PDA

Ver Versão Completa : Falta de combustível com 1/2 tanque



Sergio Rocha
08/08/2006, 21:30
Essa é pros experts e espiritas de plantão.Tenho uma band 1990, motor Om314 turbinado.Toda a vez que o tanque chega pelo meio ou um pouco abaixo ela enguiça por falta de combustível.Basta colocar 3 litros de diesel no tanque que ela volta a funcionar.Aí chega-se no posto mais próximo e completa-se o tanque que nunca leva mais de 25 a 30 litros.Ou seja ainda tinha de 22 a 27 litros quando ela parou.
Troquei o tanque por outro novo, achando que o defeito deveria ser no pescador, mas o problema continua igual.
Os filtros foram drenados e não apresentam agua.Tenho variado de posto no abastecimento.
Por que será que quando o nível do combustivel chega a uma determinada altura da falta e ela só pega se adicionar 3 litros pelo menos.
[ ] ':pensativo::pensativo::pensativo::pensativo:

Joao Baeta
08/08/2006, 22:41
:arrow:Sérgiooooooooooooooooooooooooooooooo,
Comprou a Band 90???????????????????????????????
Pq vc não avisou para turma?????????????????????
Comprou a Band e tem esse problema! Eta carro ruim!
Band é tunada! bota para correr!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Troque o motor e bote um V8 de 400cv!!!!!!!! Para vc enfiar o pé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Vai ser adversário do Corsa pick up do Rodrigueta!!!!!!!!!!!http://www.websmileys.com/sm/trans/fahr02.gifXhttp://www.websmileys.com/sm/trans/fahr06.gif

Absssssssssssssssssssss

Sergio Rocha
09/08/2006, 12:27
:arrow:Sérgiooooooooooooooooooooooooooooooo,
Comprou a Band 90???????????????????????????????
Pq vc não avisou para turma?????????????????????
Comprou a Band e tem esse problema! Eta carro ruim!
Band é tunada! bota para correr!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Troque o motor e bote um V8 de 400cv!!!!!!!! Para vc enfiar o pé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Vai ser adversário do Corsa pick up do Rodrigueta!!!!!!!!!!!http://www.websmileys.com/sm/trans/fahr02.gifXhttp://www.websmileys.com/sm/trans/fahr06.gif

Absssssssssssssssssssss

Joào

se vc se desse ao trabalho de olhar a minha assinatura, saberia.
Mas como trabalho e vc são como agua e azeite, nào se misturam então ......

[ ] ':mrgreen:

Elmer_Jeep
09/08/2006, 13:40
Tio Sergio, pelo teu relato só consigo chegar à um posível diagnostico, o pescador.

Pow, meteu um tanque novo e tá acontecendo o mesmo fenômeno... mas podem ser inúmeros motivos ocultos tb.

Tinha alguma sujeira no tanque antigo ??

Foi substituída alguma das mangueiras de combustível ?

Drenou o filtro, mas esse é de qual modelo, aquele par de refil ou um único do tipo blindado ?

E aí, quando enguiça não dá entrada de ar não ??

[]'s tentando descobrir o mistério...

Sergio Rocha
09/08/2006, 13:52
Tio Sergio, pelo teu relato só consigo chegar à um posível diagnostico, o pescador.

Pow, meteu um tanque novo e tá acontecendo o mesmo fenômeno... mas podem ser inúmeros motivos ocultos tb.

Tinha alguma sujeira no tanque antigo ??

Foi substituída alguma das mangueiras de combustível ?

Drenou o filtro, mas esse é de qual modelo, aquele par de refil ou um único do tipo blindado ?

E aí, quando enguiça não dá entrada de ar não ??

[]'s tentando descobrir o mistério...

Fala Elmer

Vamos lá:
Muito pouca alguns pequenos ciscos.
Nào substitui nada além do tanque
Foi drenado, não por mim.
O filtro ou filtros são duplos dentro de uma "caixa "metalica.Como não fui eu que abri não sei como são.Mas pela minha experiencia parecem ser os de refill.

Quando enguiça dá entrada de ar.Sangrar bico no meio da rua com o transito passando é um saco.:mrgreen:

Detalhe é que o tanque novo como tb o velho vem com o seu proprio pescador já fixado e vc não tem como checar pelo pequeno buraco da boia.
Eu troquei o tanque achando que o pescador estava quebrado ou furado, então daria entrada de ar com 1/2 tanque.Mas pelo visto não é esse o problema, a não ser que por muita sacanagem o tanque novo tb esteja com o pescador c/ defeito:twisted:

Vou drenar e limpar com ar comprimido toda a tubulação e trocar os filtros, inclusive o do copinho de vidro.Rechecar vazamentos, acender uma vela, rezar 3 Pai Nosso e torcer para que ELE me ajude.

O que mais posso fazer ?

[]':pensativo::pensativo::pensativo::pensativo::pens ativo::pensativo:

Elmer_Jeep
09/08/2006, 14:33
Porra tio, trocou o tanque e não substitiu os filtros... custa 6 reais o par.

Aproveita pra limpar a carcaça com jato de água e depois ar, pode ter alguma obstrução(micro-partículas) ali dentro.

Manda conferir (ou entra debaixo vc mesmo) as mangueiras da linha de combustível, pra ver se tá tudo ok.

Bom, ainda não sei se o problema tá nisso, espero que depois desse exame vc não precise sangrar os bicos em plena av. atlantica.

1 abraço.

Luca
09/08/2006, 14:55
Quando enguiça dá entrada de ar ...
Sérgio,
Entrada de ar falso em alguma conexão da linha, desde o pescador até a bomba de combustível. Não tô de sacanagem, não. Quando o tanque tá cheio, a diferença de pressão para mover o combustível é pequena. Ou seja, a depressão na linha é pequena. No popular, à medida que o tanque baixa, há maior propensão à entrada de ar na linha. Não que quando o tanque esteja cheio não haja entrada de ar. Há, mas insuficiente prá formar uma bolhazona na linha.
Um exemplo simples. Imagine você no 2o andar de um prédio com um tubinho na boca puxando água de uma vasilha no piso térreo. Se houver um furo pequenino há 1 cm de altura da superfícia da água da vasilha, vai entrar ar por ele, mas imperceptível. Se houver um furinho, há 1 cm antes da sua boca, vai entrar um monte de bolhas. À medida que a coluna aumenta a diferença de pressão é maior, há mais propensão à entrada de ar. Acho que é esta a mágica.

O que mais posso fazer ? ... Desconecte a linha da tomada do pescador. Estrangule, se possível usando um objeto bem semelhante ao bico do pescador (ideal era manter o pescador com a tomada bloqueada). Desconecte a linha da bomba de combustível. Ponha pressão de ar (pouca), no sentido da bomba para o tanque. Passe espuma de sabão em todas as conexões. Verifique formação de bolhas. Se não há nenhuma conexão, passe espuma em toda linha. Verifique. Se não achar nada, troque a linha. Se ainda assim persistir, acho que é "pobrema" de bomba. Mas daí, escreva de novo. A gente vai acompanhando.
Abraço

Joao Baeta
09/08/2006, 15:02
:arrow:Elmer,
O Tio Sérgio é teimoso = a mula:rolleyes:!
Mas ele vai "abandonar" a Filomena como fez o CJ... Lá no Chapéu:mrgreen:!
Absssssssssssssssssssssss

Sergio Rocha
09/08/2006, 15:14
Luca e Elmer

Ótimas dicas.Vou checar vazamentos com sabão e ar comprimido.Vou trocar os filtros.

Na sexta feira vou poder me dedicar a isso.Espero resolver.
Valeu

[]'

Sergio Rocha
09/08/2006, 15:18
:arrow:Elmer,
O Tio Sérgio é teimoso = a mula:rolleyes:!
Mas ele vai "abandonar" a Filomena como fez o CJ... Lá no Chapéu:mrgreen:!
Absssssssssssssssssssssss

joão

VSF

Lembre-se que na próxima quebra, o Zeca vai viajar, quem vai querer te ajudar ?
Eu nunca abandonei nenhum carro em oficina, ao contrario do que vc fez com akilo que vc chama de "azul ". :discordo:

[ ] ' :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgr een:

Bernardo Cariello Hoelz
09/08/2006, 18:38
Sergio, verifique se o problema não é no indicador de combustivel do painel do carro. Leve em um bom eletricista.


vlw.

Sergio Rocha
09/08/2006, 18:46
Sergio, verifique se o problema não é no indicador de combustivel do painel do carro. Leve em um bom eletricista.


vlw.

Bernardo

Nas duas vezes que deu falta, tinha meio tanque.No reabastecimento só levou 27 litros na primeira vez e na segunda 25.Tinha muito diesel no tanque.releia o primeiro post que vc entendi melhor.:concordo:
[]'

ThE_DoG
09/08/2006, 20:21
Opa, rode o suficiente para gastar uns 15 ou 20 litros, pare a viatura e retire imediatamente a tampa do tanque, se estiver fazendo vácuo vc vai ouvir o barulho do ar entrando, tbém se for isso vc vai rodar quase até o final do tanque antes de dar o problema.
Se for vácuo no tanque esse tipo de problema é relativamente comum em Band, o tanque não tem respiro e o modelo mais comum de tampa tbém não.
Existem duas soluções, fazer um furo minúsculo na tampa ou um furo no bocal do tanque, na minha antiga band o furo era no bocal do tanque, bem na parte de cima mas por dentro da cabine, não ficava cheiro e nunca chegou a vazar diesel, nem qdo enchia até o talo...
Tem uma tampa da Click que tem o respiro mas tem que pesquisar o cód antes de comprar pq quem vende não sabe qual tem e qual não tem....
Se for isso posta ae depois.
Boa sorte :)

Marco Antonio
Curitiba

Sergio Rocha
09/08/2006, 20:33
Opa, rode o suficiente para gastar uns 15 ou 20 litros, pare a viatura e retire imediatamente a tampa do tanque, se estiver fazendo vácuo vc vai ouvir o barulho do ar entrando, tbém se for isso vc vai rodar quase até o final do tanque antes de dar o problema.
Se for vácuo no tanque esse tipo de problema é relativamente comum em Band, o tanque não tem respiro e o modelo mais comum de tampa tbém não.
Existem duas soluções, fazer um furo minúsculo na tampa ou um furo no bocal do tanque, na minha antiga band o furo era no bocal do tanque, bem na parte de cima mas por dentro da cabine, não ficava cheiro e nunca chegou a vazar diesel, nem qdo enchia até o talo...
Tem uma tampa da Click que tem o respiro mas tem que pesquisar o cód antes de comprar pq quem vende não sabe qual tem e qual não tem....
Se for isso posta ae depois.
Boa sorte :)

Marco Antonio
Curitiba

Marco Antonio

Não faz vácuo.Isso eu tenho certeza.Já verifiquei, foi o q eu chequei primeiro.

[ ] 'continua o misterio

José Augusto
09/08/2006, 21:07
Sergio, deve ter ar na linha e pode ser defeito interno do pescador.

O pessoal do Toyoteiros discutiu isso a coisa de 1 ano atrás, quando alguns trocaram de tanque, mas agora não me lembro quais foram as soluções.

Sergio Rocha
09/08/2006, 21:17
Sergio, deve ter ar na linha e pode ser defeito interno do pescador.

O pessoal do Toyoteiros discutiu isso a coisa de 1 ano atrás, quando alguns trocaram de tanque, mas agora não me lembro quais foram as soluções.
Eu pesquisei no forum toyoteiros e não encontrei nada.
O mais provável seria defeito no pescador.Mas no tanque da band o pescador vem fixo por dentro e vc não tem como mexer e mal consegue ver um pedaço dele.Por isso troquei o tanque.Será muita coincidencia que no tanque novo o pescador esteja com o mesmo defeito e na mesma altura.Dá ar no sistema ou falta de combustível , como quiser chamar, sempre por volta de 1/2 tanque.
To achando mais provável que seja ar na linha.Ocasionado por um micro vazamento ou por um cisco.
Vou pressurisar a linha com ar e ver se acho algum vazamento.Depois vou trocar todos os filtros e lavar a linha.
Se nào resolver, vou meter o maçarico no tanque velho pra verificar se o pescador dele estava com defeito.Se estiver vou consertar, e recoloco o tanque velho pra testar,por último só resta a Bomba.
[] ' ou então levo pra benzer:lol:

Joao Baeta
09/08/2006, 21:38
:arrow:Sérgio,
Eu tenho um conselho:Troque essa Band por = que não dê problema!
Fácil né?
Absssssssssssssssssssssss

gbalero_URU
10/08/2006, 07:14
Hola, Sergio.
Hace un tiempo atras mi band casi me enloquese con el tema del aire,la realidadera que la junta de goma del vasito que va debajo de la bomba extractora estaba dejando entrar aire, entre las tantas cosas que hice fue sacar el tanque pera limpiarlo, al armar conete invertidos los caños dela salida del mismo y sucedía lo que te pasa a ti lo unico que con 3/4 tanque.
Un saludo desde Uruguay y espero puedas solucionarlo pronto

Sergio Rocha
10/08/2006, 09:25
Hola, Sergio.
Hace un tiempo atras mi band casi me enloquese con el tema del aire,la realidadera que la junta de goma del vasito que va debajo de la bomba extractora estaba dejando entrar aire, entre las tantas cosas que hice fue sacar el tanque pera limpiarlo, al armar conete invertidos los caños dela salida del mismo y sucedía lo que te pasa a ti lo unico que con 3/4 tanque.
Un saludo desde Uruguay y espero puedas solucionarlo pronto


Hola Gbalero

Gracias

[ ] '

sachetjr
10/08/2006, 10:54
Verifique se não há alguma dobra ou estrangulamento na linha de alimentação.
Isso já aconteceu comigo. Foi só trocar a linha de lugar que nunca mais aconteceu.

Joao Baeta
10/08/2006, 12:17
:arrow:Sérgio,
Estou impresionado como vc fala mt bem en español! UAU!http://www.websmileys.com/sm/cool/653.gif
Abssssssssssssssssssssssssssssssss

crp
10/08/2006, 17:12
blz Sergio

tive 1 problema parecido e com duas causas:
1 sujeira no tanque - não é o seu problema
2 no sisitema de alimentação tem 1 mangueira entre 2 tubos que com o tempo(trepidação) o dois tubos saem do alinhamento e fazem um esse na mangueira e obstrui a passagem(não explica bem o seu caso mas não custa nada dar 1 olhada)
1 abc

Luca
10/08/2006, 19:00
´... la junta de goma del vasito que va debajo de la bomba extractora estaba dejando entrar aire,...

Sérgio,

O GBalero deu uma boa pista. Me parece certo. A entrada de ar falso causa exatamente o efeito que descrevi. É o furo próximo a "boca". Talvez seja mais fácil verificar a bomba, antes de olhar a toda a linha.

Abraço

Sergio Rocha
10/08/2006, 21:31
Sérgio,

O GBalero deu uma boa pista. Me parece certo. A entrada de ar falso causa exatamente o efeito que descrevi. É o furo próximo a "boca". Talvez seja mais fácil verificar a bomba, antes de olhar a toda a linha.

Abraço

Eu amanhã começo a "caça ao furo ".
1- Inspecionar visualmente todo o sistema procurando vazamento
2- ligar o motor e usando espuma de sabão procurar vazamento.
3- desligar o motor.desconectar mangueira do tanque e com ar comprimido + sabão checar vazamento.
4- tomar uma cerveja
5- ir desconectando todas as ligações e injetando ar e usando sabão.
6- tomar cerveja
7- levar num Bombista
8- tomar muitas cervejas enquanto espero o orçamento do bombista

[]' totalmente bebado chamar um taxi.

Luca
10/08/2006, 21:53
Valeu, Sérgio. Boas cervejas prá vc. Depois conta prá gente. Um brinde http://www.websmileys.com/sm/drink/trink39.gif
Abraço

gbalero_URU
11/08/2006, 07:04
Sergio, creo que la unica espuma que vas ha ver es de cerveza!!!!, colocar en forma provisoria tubos de plastico transparente en las conecciones de los filtros y de la bomba me ayudo a descubrir donde entraba aire,una pista es que si viene aire de la tuberia desde el tanque hasta la bomba de extracción deberías ver pequeñas burbujas en el vasito de esta,
Suerte y muchas cervezas.
un abrazo Gerardo

Elmer_Jeep
11/08/2006, 09:04
Eu amanhã começo a "caça ao furo ".
1- Inspecionar visualmente todo o sistema procurando vazamento
2- ligar o motor e usando espuma de sabão procurar vazamento.
3- desligar o motor.desconectar mangueira do tanque e com ar comprimido + sabão checar vazamento.
4- tomar uma cerveja
5- ir desconectando todas as ligações e injetando ar e usando sabão.
6- tomar cerveja
7- levar num Bombista
8- tomar muitas cervejas enquanto espero o orçamento do bombista

[]' totalmente bebado chamar um taxi.

Não esquece de acender as velas :twisted:

Ney _Niterói
11/08/2006, 12:55
Sérgio,

Tive problemas de pane seca quando comprei a band no ano passado.

Troquei o tanque e as mangueiras mas nada disso resolveu. A entrada de ar acontecia pela "bombinha" manual, cuja função era justamente retirar o ar do circuito. Depois que a troquei, nunca mais tive problema! custa aprox R$ 50,00.

Abraço

Ney

Elmer_Jeep
11/08/2006, 14:55
Fala Ney,

seu diagnóstico é semelhante ao que o gbalero URU postou na página anterior, no caso dele o problema era o o'ring debaixo do copinho de vidro que tava ressecado. Não precisou substituir a bombinha.

[]'s torcendo pelo Tio Sérgio.

crp
11/08/2006, 15:11
blz
já ouvi esta história da bombinha manual com passagem de ar.é só trocá-la
tome muitas cervejas e boa sorte

Sergio Rocha
11/08/2006, 17:36
Novela capítulo 45

Hoje, conforme falei, me dediquei a "caça ao furo".
Não usei espuma nem ar comprimido.
Retirei toda a linha de combustível, do tanque até a bomba.Troquei algumas abraçadeiras e refiz todas as conexões. Minha suspeita e quase certeza é o tal "T " que liga a linha de alimentação e o retorno pro tanque.
tinha uma abraçadeira frouxa e ali estava tudo babado.:parede:
Como o antigo dono dela adorava pulverizar tudo com oleo, ela é uma meleira só, ficando difícil até de se visualizar qualquer problema, mas me parece que ali tinha oleo diesel misturado a pasta de oleo "residente"por lá.
Troquei os filtros de combustível, como Elmer disse 12,00 o par.
Fiz então o seguinte teste.Drenei aproximadamente uns 35 litros do tanque.Aproveitei enquanto drenava para checar o respiro. tirando ou colocando a tampa do tanque, a diferença era praticamente nula.
Deixei por volta de uns 10 litros.Liguei o motor, pegou normalmente, deixei trabalhando por aproximadamente uns 20 minutos.Funcionou normalmente.Como antes ela não conseguia puxar combustível com 20 ou mais litros no tanque e agora funciona com menos de 10, acredito que tenha resolvido o problema.
Abraçadeira que fixa a passagem do combustível para a bomba na junção com o retorno do tanque, estava frouxa.

De qualquer maneira vou andar um tempo com uma chave 19 e um galão de 5 litros dentro da Band.:pensativo:
Obrigado a todos pela atenção e taí o final feliz.

[ ] ' tomei poucas cervejas, foi muito rápido o conserto:grin:

gbalero_URU
14/08/2006, 07:17
hola Sergio, me alegro mucho que dieras con el problema, espero que las cervezas hayan sido muchas.
Un abrazo desde Uruguay

Sergio Rocha
14/08/2006, 13:45
hola Sergio, me alegro mucho que dieras con el problema, espero que las cervezas hayan sido muchas.
Un abrazo desde Uruguay

Hola Gbalero

Muchas gracias por su ayuda. El problema fue sanado. Y las cervezas no fueran tantas.

[] '