PDA

Ver Versão Completa : Engesa X Marruá



cassiolm
18/02/2004, 23:42
A maioria já deve ter visto mas achei que valia a pena postar essa foto...

Eduardo Velo
19/02/2004, 12:04
Galera Engeseira , já vi essa criatura de perto e posso afirmar que é uma cópia quase perfeita do Fase 2 , meu interesse nesses bichos é sempre no eixo dianteiro , é o mais complicado , colocar tração e fazer girar não é fácil , tanto que qqer carro de passeio usa homocinética que é o sistema mais simples .
Acontece que o Marruá tbm usa homocinética , com eixo rígido , testaram o indep. e não foi aprovado , não que eu seja contra homocinétia , o Hummer usa esse sistema , tendo as paredes e esferas de acordo , ela suporta muito bem , o problema desse sistema , pra mim , é a coifa , o material da coifa não pode ser rígido , mas pode ser bem espesso (hummer) para evitar que qqer galho ou pedra a rasgue com facilidade . Se estiver numa parada com muita lama pela frente e rasgar a coifa tchau homocinética , fora que pra trocar é um pé no s... , tem que desmontar a pta de eixo .
O Envesa usa eixos da Rural , é lógico que ninguém fabrica esses eixos , são pegos em desmanches e recondicionados .
O Troller usa eixos da Chry$ler ($$$) , nada contra tbm , só que as peças de reposição (rol.,anéis...) $ão o zóio da cara
Estamos carentes de criação e de empresas que desenvolvam e alimentem o mercado com eixos dianteiros traçados usando cruzetas ou similar .
Não que Engesa tenha a 8º maravilha em eixo diant. , deixa a desejar pela exposição das cruzetas . Acho q CJ , F75, Rural, Land,Samuca ... teem eixos dianteiros excelentes , são cruzetas envolvidas por uma proteção semi esférica , foi criado na década de 40 e é o melhor sistema até hj na minha opinião ...

[]s...

Valdir
19/02/2004, 15:33
Galera Engeseira , já vi essa criatura de perto e posso afirmar que é uma cópia quase perfeita do Fase 2 , meu interesse nesses bichos é sempre no eixo dianteiro , é o mais complicado , colocar tração e fazer girar não é fácil , tanto que qqer carro de passeio usa homocinética que é o sistema mais simples .
Acontece que o Marruá tbm usa homocinética , com eixo rígido , testaram o indep. e não foi aprovado , não que eu seja contra homocinétia , o Hummer usa esse sistema , tendo as paredes e esferas de acordo , ela suporta muito bem , o problema desse sistema , pra mim , é a coifa , o material da coifa não pode ser rígido , mas pode ser bem espesso (hummer) para evitar que qqer galho ou pedra a rasgue com facilidade . Se estiver numa parada com muita lama pela frente e rasgar a coifa tchau homocinética , fora que pra trocar é um pé no s... , tem que desmontar a pta de eixo .
O Envesa usa eixos da Rural , é lógico que ninguém fabrica esses eixos , são pegos em desmanches e recondicionados .
O Troller usa eixos da Chry$ler ($$$) , nada contra tbm , só que as peças de reposição (rol.,anéis...) $ão o zóio da cara
Estamos carentes de criação e de empresas que desenvolvam e alimentem o mercado com eixos dianteiros traçados usando cruzetas ou similar .
Não que Engesa tenha a 8º maravilha em eixo diant. , deixa a desejar pela exposição das cruzetas . Acho q CJ , F75, Rural, Land,Samuca ... teem eixos dianteiros excelentes , são cruzetas envolvidas por uma proteção semi esférica , foi criado na década de 40 e é o melhor sistema até hj na minha opinião ...

[]s...

concordo com voce quanto ao eixo do troller
razão pela qual optei pelo da Toyota BAnd
acho que fica pronto amanha... senão vou da porrada no jeg-team
se quiser conhecer depois te mostro.
abraço

Ricardo Cubas
19/02/2004, 20:09
Eduardo voce sabe se O Marruá vai ser vendido para os pobres mortais ou apenas para o exército ? Aliás, a "forma"parece identica à do Engesa.

gvogetta
20/02/2004, 21:38
Caro Ricardo,


Também já vi a criança de perto e acho que nem mesmo a Agrale, que está tocando o projeto do Marruá sabe ainda se o venderá no mercado civil... Tudo vai depender, na minha humilde opinião, da aceitação e do desempenho prático dele nas forças armadas... Intenção da Agrale existe, mas se vai chegar ao mercado civil e quando chegará, ninguém ainda sabe.

Saudações,

Ricardo Cubas
20/03/2004, 16:37
Na revista Pickups e 4x4 deste mes tem uma entrevista com diretores na Agrale sobre o projeto marrua.

A semelhança com o Engesa segundo eles eh somente porque muitos dos engenheiros sao egressos da antiga Engesa e segundo eles os modelos que estao no mercado quardam muitas semelhançcas com o Jeep Willys :?

Mas o Marrua seria um novo projeto com Motor MWM 4.07 TCA diesel de 2,8L, caixa Eaton, e eixos Dana-Agrale.

A versao civil - que esta sim nos planos da empresa - nao chegaria ao mercao antes de 2005. Mesmo a versao militar nao tem ainda previsao de entrega, nam quanto a datas , nem quanto a quantidades.

Eh esperar para ver, e torcer para que mais um projeto com tecnologia nacional nao morra antes mesmo de ter nascido.

Wallace
20/03/2004, 20:27
Oi Eduardo,

O Troller não usa nem nunca usou eixos da Chrysler.
Mesmo a Chrysler não costuma usar os eixos dela.
É tudo Dana assim como o Engesa.
E a Dana fabrica normalmente.

O Hummer usa homocinética clássica sem eixo rígido.

O Marruá como você falou usa a homocinética somente para permitir a roda esterçar. O Samurai acho que é assim também.

Abraços,

Eduardo Velo
21/03/2004, 09:41
Fala Wallace , eu sei que é a Dana que fabrica os eixos 44.3 para os Troller , mas são os mesmos usados pela Chrysler , e sendo usado pela Crhysler , não sei pq :?: , a manut. fica mais cara que os usados por carros fabricados pela Ford , Gm , VW .... . Considero esses eixos até superdimensionados para o Troller :wink: .
O que quis dizer com os comentários é a falta de criatividade para eixos dianteiros com robustez , custo e manutenção baixos ...

Vi um Troller sendo trocado pivos , rolamentos e cruzetas na oficina aqui em frente de casa , teve que aguardar 2 semanas a chegada da cruzeta que veio do NE , através de consulta on-line , não sei o preço mas o meca comentou que dá pra comprar 2 do engesa e ainda sobra lts , os rolamentos e pivos tbm são mais caros . é isso ...

Os Samucas usam eixo rígido com Cruzetas , o mesmo sistema do CJ , Engesa , Troller , Rocsta ...

IMHO as homocinéticas ( Niva, Marruá , Hummer ... ) tem a fragilidade nas coifas , a transmissão é normal , estando bem lubrificadas não vejo problema ...

Em tempo ... Nunca penso em criticar o Troller pela mecânica , acho a escolha geral excelente , e cada vez está melhor , por enqto , a manutenção é que preocupa ...

[]s ...

Wallace
21/03/2004, 14:26
Oi Eduardo,

Não o eixo do Troller atual é só dele... ninguém mais usa.
A Jeep usa basicamente dana 30 na frente e 35 atrás nos Wrangler e Cherokee (e são diferentes no caso do dianteiro).
Algumas versões de Wrangler, Cherokee e Grand usam o dana 44, mas é outro.
O Troller mais antigo é que usava o dana 44 da Cherokee da Venezuela.
A Troller chuta o preço lá para cima, pois o acordo com a dana é que a mesma só forneça as peças para a própria Troller.
Pelo que sei tem Samurai com homocinética sim, talvez seja só os mais novos com helicoidal.

Eduardo Velo
21/03/2004, 18:00
Valeu Wallace , não sabia desses detalhes da Dana ter uma linha exclusiva pro Troller , deve ser tudo né ?? Cardan , cruzetas e eixos ...
os que vi usavam 44.3 da Cheroke .
Mesmo assim fica o problema dos preços de peças de reposição ...

Quem sabe com o tempo isso se modifica , afinal o Troller não vai enferrujar e com uma mecânica forte a tendencia é durar bastante ...

[]s ...

Rogerio Fernandes Macedo
25/03/2004, 14:52
Estive vendo a discussão no fórum , a respeito do Marruá versão civil , como estou trabalhando no desenvolvimento do projeto e ja tive a oportunidade de realizar alguns testes com o novo veículo, posso dizer que o jipe esta ótimo e que essa versão estará disponivel antes do fim do ano de 2004.
Trará muitas melhorias com relação ao antigo engesa , e alguma minima mudança estetica , mas conservando o espirito do engesa.

Ricardo Cubas
25/03/2004, 15:21
Rogério vc trabalha na Agrale ?? Trabalhou ou conheceu o projeto Engesa ??

E quanto à versao civil, alguma previsao de data e preço ???

Luiz Claudio
25/03/2004, 15:26
Estive vendo a discussão no fórum , a respeito do Marruá versão civil , como estou trabalhando no desenvolvimento do projeto e ja tive a oportunidade de realizar alguns testes com o novo veículo, posso dizer que o jipe esta ótimo e que essa versão estará disponivel antes do fim do ano de 2004.
Trará muitas melhorias com relação ao antigo engesa , e alguma minima mudança estetica , mas conservando o espirito do engesa.

Salve Rogério,

Seja bem vindo ao fórum!!!
Aqui você vai encontrar a maior concentração de Engeseiros da net...

O assunto Marruá já foi bastante discutido por aqui mas sempre baseado em informações colhidas em reportagens e entrevistas publicadas na mídia.
Poder falar com alguém que faz parte do projeto com certeza nos trará informações mais precisas e confiáveis.

Vou começar a abusar um pouco do amigo...

Você saberia nos informar mais detalhes e o preço estimado dessa versão civil do Marruá?
Ele vai mesmo ser lançado com o sistema de homocinética no eixo dianteiro?
Nosso amigo e Engeseiro Eduardo Velo se preocupa muito com a durabilidade e resistência das coifas no sistema de homocinéticas. O que você poderia nos dizer a respeito? Elas aguentariam o tranco de uma trilha mais pesada?

[]'s

Sa_Mourao
25/03/2004, 15:48
Eu já vi o marruá versão civil, ele tah meio puxando para o hummer (parte frontal).
:shock:
Vi o civil vermelho e posso dizer q é bonito o bicho. :lol:

Deve sair custando uma 60 latas. :?

[ ]s orgulhoso de ser caxiense.

hugo.morais
25/03/2004, 17:04
Nosso amigo e Engeseiro Eduardo Velo se preocupa muito com a durabilidade e resistência das coifas no sistema de homocinéticas. O que você poderia nos dizer a respeito? Elas aguentariam o tranco de uma trilha mais pesada?


Luiz,

O eixo dianteiro da band também usa homocinética, acho que as hilux também, e eles são bem resistentes...

[ ]s,

hugo.morais
25/03/2004, 17:07
...
Trará muitas melhorias com relação ao antigo engesa , e alguma minima mudança estetica , mas conservando o espirito do engesa.

Grande Rogério,

Vc sabe qual é a especificação do eixo dianteiro do marruá? Seria o mesmo do troller? E a suspensão continua 2-link com barra panhard ou a agrale partiu para uma 3-link, similar ao JPX?

[ ]s,

Luiz Claudio
25/03/2004, 17:22
O eixo dianteiro da band também usa homocinética, acho que as hilux também, e eles são bem resistentes...

Fala Hugo,

Na verdade a pergunta se refere a coifa (que seria a parte mais vulnerável do sistema) e não ao eixo em sí.
A preocupação estaria em, durante uma trilha, a coifa estourar permitindo a entrada de barro e danificando a homocinética.

Segundo o post do Edu Velo, "o material da coifa não pode ser rígido, mas pode ser bem espesso (Hummer) para evitar que qualquer galho ou pedra a rasgue com facilidade. Se estiver numa parada com muita lama pela frente e rasgar a coifa tchau homocinética..."

[]'s...

hugo.morais
25/03/2004, 17:39
Opa Luiz,

Na band o munhã é fechado como no jipe e a homocinética trabalha dentro da graxa ou óleo, não me lembro, portanto não existe coifa...

Agora, ví uma foto do eixo do maruá, não me lembro aonde, e o munhão é aberto, igual ao dana 30 do engesa. Só não me lembro o que é que protege a homocinética, acho que deva ser uma coifa :)

Alguém que tenha um troller, modelo novo, pode descrever como é o eixo dianteiro? Qq coisa hoje tem reunião e posso tentar verificar como é o esquema do troller :D

[ ]s,

Luiz Claudio
25/03/2004, 17:59
Agora, ví uma foto do eixo do maruá, não me lembro aonde, e o munhão é aberto, igual ao dana 30 do engesa. Só não me lembro o que é que protege a homocinética, acho que deva ser uma coifa :)

Hugo,

Foi essa foto???

[]'s...

hugo.morais
25/03/2004, 18:15
Foi essa mesma!! :lol: :lol: :lol:

Aquilo ali dentro do munhão não seria uma coifa não? Repare que o desenho do munhão dele é mais fechado do que o do engesa, o que, "teoricamente", diminui bastante a possibilidade de algo indesejado rasgar a coifa e a homocinética ir pro espaço.

Uma dúvida: Qual é a vantagem de se ter o munhão aberto como nos engesas? Seria pq é mais fácil colocar pinças de freio maiores com pneus aro 15? :)

Dependendo da especificação desse eixo ele pode se tornar uma grande possibilidade de upgrade para os engesas/Camper's

[ ]s,

Rogerio Fernandes Macedo
29/03/2004, 15:16
O eixo dianteiro será sim com homocinéticas , e com relação a coifa , esta sendo desenvolvido um fornecedor que irá utilizar um material compativel com a utilização , nos testes a coifa tem se mostrado altamente resistente e confiavel até o momento, mesmo em condições severas.

Fernando L. Schiesser
17/12/2004, 21:51
Prezado amigo,

Estou me comunicando pela primeira vez nesse grupo e vi como é legal o interesse mútuo.
Eu tentei visitar a fábrica da Agrale afim de conhecer mais de perto o Marruá, conversei um bom tempo com um dos pilotos de teste do veículo e pude obter muitas informações interessantes. Infelizmente o pessoal do departamento de marketing ficou sabendo da minha visita e me encaminharam a um escritório impossibilitando o meu acesso ao jipe.
Observando a troca de correspondências nesse fórum, gostaria de confirmar o tipo de eixo utilizado pelo Marruá, pelo menos até o dia da minha visita na fábrica, é o danna 44.3 com homocinética.
Este eixo mostrou muita resistência e precisão nas adversidades do off-road, me parece que não houve danos nas coifas dos Marruás em teste.
Bom, pelo menos logo saberemos se este sistema funcionará bem nas nossas trilhas pois o veículo será vendido para os civis.

Fernando 8)

Eduardo Velo
17/12/2004, 22:00
Quem usa Dana 44.3 com homocinética é a Cheroka .
Se for o mesmo , a pta de eixo é assim :

Luiz Claudio
17/12/2004, 22:04
Bom, pelo menos logo saberemos se este sistema funcionará bem nas nossas trilhas pois o veículo será vendido para os civis.


Fernando,

Realmente agora é esperar pra ver...

Acredito que se o Marruá passou com êxito pelos testes realizados pela Agrale e pelo E.B. (pelo menos é o que a gente ouve falar), ele também será uma excelente opção para as trilhas.

Uma pena que essa opção só esteja ao alcance dos mais abonados, afinal R$75.000,00 é muita grana.

[]'s e seja bem vindo ao fórum 4x4 Brasil...

kaliba
22/02/2005, 12:40
Rapaziada , estava lendo uma matéria sobre o Marrua no site :

http://www2.uol.com.br/bestcars/testes2/marrua-2.htm

que esta assim :

"Como não há o diferencial central, a tração 4x4 é do tipo temporária, para uso em condições adversas de piso, apenas, e até 40 KM/h ". :(

Bom geralmente quando esta chovendo na estrada, custumo usar 4x4 para dar mais firmesa sem nunca ter para para pensar em velocidade.
Afinal nunca vi um manual do proprietário do Engesa, alguém que tenha esse manual pode dizer se existe alguma limitação de velocidade :?:

kaliba
Engesa 92 F2 diesel

NeRo
22/02/2005, 13:11
O manual tem essa recomendação sim... É para baixas velocidades e terreno de pouca aderência.
Mas... tudo sempre tem um mas... Se não quebrou até agora... continue usando, já existe esse tipo de discussão no fórum com os picapeiros.

Eteval
22/02/2005, 13:15
No MUSGÃO há uma plaqueta que diz " Nunca utilizar a tração dianteira em velocidade acima de 40 km/h" :?

Grande abraço Enlameado!

Eduardo Chaves
22/02/2005, 18:22
Kaliba,

Estás correndo o risco de danificar peças da transferência, ou mesmo apenas acelerar o processo de desgaste acentuadamente...

[]'s falando difícil... hehehe...

Eduardo Velo
23/02/2005, 09:29
Rodei só com eixo diant. um mes atraz de peças do eixo tras. , andava normalmente na velocidade das vias ...
Aparentemente não tinha acontecido nada , mas os rolamentos do munhão estavam em péssimo estado qdo abri na reforma geral , provavelmente a causa seja isso .

Na chuva , como vai ter pouca aderencia , não deve causar nada ...

[]s...