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Ver Versão Completa : Como instalar autoradio em meu Jeep ?



valmor
08/08/2006, 17:59
Pretendo instalar um radio ( AM/FM pra ladrao ão crescer o olho...) em meu CJ5 ....
Entretando , ele , não tem fiação alguma para esta instalação ....
Sei que não posso simplesmente puxar um par de fios da bateria pois a amperagem da bateria "fritaria" o radio.

Como faço pra reduzir a amperagem para que possa ligar este radio e futuramente outras equipamentos ???

[]´s

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
08/08/2006, 20:58
Pretendo instalar um radio ( AM/FM pra ladrao ão crescer o olho...) em meu CJ5 ....
Entretando , ele , não tem fiação alguma para esta instalação ....
Sei que não posso simplesmente puxar um par de fios da bateria pois a amperagem da bateria "fritaria" o radio.

Como faço pra reduzir a amperagem para que possa ligar este radio e futuramente outras equipamentos ???

[]´s

Companheiro, a amperagem não "frita" o seu rádio. Você só puxa os fios e liga o palrador. O rádio se encarrega de demandar a amperagem necessária. Imagine uma lâmpada de painel de 5W/12V e outra do farol 55W/12 V. A de 5W vai demandar uma amperagem de 0,42A e a do farol 4,6A, você não reduz a amperagem, sacou? Você só tem de pensar em voltagem. Se o rádio for de 12V e a bateria também... tá valendo! PS, não esqueça o fusível.

valmor
09/08/2006, 18:01
ok ..ok ..agora entendi perfeitamente ! :palmas:

Posso "puxar" entao qquer acessorio ( eletrico, 12 V !!! ) direto da bateria sem medo ! :dance:

Mas pra não ficar uma gambiarra só de fio puxado da bateria qual a melhor forma pra puxar uma extensão eletrica , c/ fusivel é claro , pra radio , farol , etc .... ??? :pensativo:

Muito obrigado ! :concordo:

abraço

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
09/08/2006, 23:10
Vamos lá. O Jeep, originalmente, tinha um fusível geral embaixo do painel numa caixinha de "supositório". Esse fusível servia tudo, desde luzes de farol até painel, etc. Quando queimava... Kaputz! Era só pegar um pedacinho do papel alumínio do cigarro envolver o fusível e seguir até algum lugar onde pudesse comprar um fusível. Esse sistema não é bom porque você tem de ter um fusível de amperagem alta que atenda toda a demanda. O ideal é que você procure uma caixa de fusíveis com várias saídas (tantas quantos os circuitos que você quiser instalar mais uns três ou quatro de reserva para futuras adições) e com tampa estanque para não deixar entrar água. Essa caixa pode ficar instalada na parede "corta-fogo" dentro do compartimento do motor (o mais prático). Aí vem um cabo de uns 10 mm2 (antigo fio 6 AWG) do positivo (+) da bateria até à entrada da caixinha que você instalou (o negativo - da bateria vai à "massa"). De cada saída (fusível) vai um cabo para o circuito que você quer proteger (todos têm de ser protegidos).
Agora preste atenção na potência de cada circuito (Watts) e efetue o cálculo usando a seguinte fórmula. W : V x 1,5 = A (requeridos para o fusível)
Esse 1,5 corresponde a 50 % além da demanda do circuito. Por exemplo você coloca um circuito para o farol alto (dois faróis), outro circuito para farol baixo (dois também) outro para as lanternas/luzes traseiras (4 lâmpadas), outro para o pisca e luz de freio (4 lâmpadas) e por aí vai... inclua o rádio, os faróis de milha, de neblinha e tudo o mais que você quiser. Voltemos ao cálculo da amperagem dos fusíveis...
Exemplo farol alto. Veja a lâmpada 55A 12V. Como você tem dois faróis desses, você multiplica por 2 assim

55W x 2 = 110W : 12 V = 9,2A x 1,5 = 13,8A (demanda do circuito + reserva) Como você não tem fusível de 13,8A, coloca um de 15A (pode usar até 20A, sem medo).

Vamos ao caso das lanternas/luzes traseiras + pisca/luz de freio. Você vê nas lâmpadas uma inscrição 21/5A 12V (lâmpadas conjugadas de dois filamentos) significa que a luz de freio/pisca tem a potência de 21W e a da lanterna 5W.
Vamos ao cálculo do circuito das lanternas... são 4 lâmpadas, certo?

5W x 4 :12V x 1,5 = 2,5A (coloque de 5A a 10A).

O rádio é a mesma coisa só que... ATENÇÃO!!! Aquela potência de 200W de saída, não é a potência de demanda do rádio e sim potência de áudio (autofalantes) que não tem nada a ver com o real consumo do palrador.
Geralmente nenhum rádio precisa de mais de 5A de fusível.
Taí !... Mas capriche na apresentação dos circuitos e proteção dos fios (que têm de ser sempre flexíveis - multifilares - nada de fio rígido de um só arame, para não quebrarem com a trepidação). É importante que os cabos não fiquem soltos e nem encostem em partes quentes (escapamento/motor) ou abrasivas que possam "descascar" o isolamento provocando curto-circuitos. Todos os cabos devem ser reunidos em "chicote" envoltos em fita plástica própria (sem cola). Os cabos devem ser folgados sem, contudo, ter muito excesso (para evitar perdas). A bitola dos cabos também é importante e depende da amperagem do circuito que atendem (há tabelas que indicam a bitola e que você pode solicitar gratuitamente de qualquer fornecedora/casa de eletricidade) Use sempre uma a duas bitolas acima do recomendado na tabela. As cores dos cabos também devem ser diferenciadas (quando for comprar, prefira fazê-lo em casas especializadas em eletricidade de automóveis que podem fornecer-lhe um catálogo com as cores. Isto é importante para que você possa rastrear o circuito sem ter de desmontar o chicote. Para o circuito de "massa" você pode optar por duas soluções: a carroceria do veículo (onde você "pega" a massa em qualquer lado (sistema americano - eles pegam massa "grana" em qualquer lado, não é mesmo?) ou o sistema inglês onde vêm com o cabo de massa agarrado e paralelo ao circuito (Tony Blair também é assim... agarrado no Bush).
Acho que respondi... será?

valmor
10/08/2006, 18:47
Antonio , vc não deu uma resposta ...mas uma VERDADEIRA AULA !!!!:palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

MUITO obrigado :concordo:

[]´s

Eduardo_Coton
10/08/2006, 21:41
Tô abrindo uma loja de instalação de som... Se precisar de um emprego é só falar.... rsrs

Valmor, a galera aqui de Paranaguá não tá acostumada a chamá-lo pelo primeiro nome. Pode chamar de "Alexandrino" ou de "Oh Pá"...

Sergio Rocha
10/08/2006, 21:52
Antonio

Benvindo ao forum.

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::pal mas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palma s::palmas:


[ ]'

shuther4x4
11/08/2006, 00:02
Vixe!!!!!! Agora ninguém mais segura...
Coitado do veim da autoelétrica daqui perto... não apareço lá tão cedo..
Valeu pela aula Antonio...

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
11/08/2006, 07:23
Tô abrindo uma loja de instalação de som... Se precisar de um emprego é só falar.... rsrs

Valmor, a galera aqui de Paranaguá não tá acostumada a chamá-lo pelo primeiro nome. Pode chamar de "Alexandrino" ou de "Oh Pá"...


É mesmo!... Eu não gosto desse nome, Antonio...

valmor
13/08/2006, 20:59
"professor" Alexandrino, me passa umas dicas :


Qual a funçao dos reles ? Quando e porque devo instala-los ????
Me indica uma boa caixa de fusiveis. A minha esta pedindo aposentadoria ....
Obrigado

[]´s

marcelo nunes
20/08/2006, 20:27
Quanto À caixa de fusíveis, vou dar meu palpite:

Uso a caixa do Uno antigo ( Eletronic/ELX).

É pequena mas tem terminais de sobra para fusíveis e relés.
Usa os fusíveis tipo faca (mais modernos) e é fácil de achar em perfeito estado no desmanche.

Comprei uma com os terminais e já com todos os fusíveis por $40,00

valmor
03/09/2006, 08:52
E quanto a FURAÇÂO no painel pra instalar e fixar o radio ???
Alguem tem alguma sugestão ?????

Fotos ilustrativas são muito bem vindas !!!

[]´s

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
03/09/2006, 09:33
E quanto a FURAÇÂO no painel pra instalar e fixar o radio ???
Alguem tem alguma sugestão ?????

Fotos ilustrativas são muito bem vindas !!!

[]´s

Valmor, você lembra de um gabarito de cartolina que você poderia colocar no seu painel com a posição dos instrumentos?... Então, você inclui aí a posição do rádio. No gabarito você recorta um retângulo do tamanho do rádio, coloca-o contra o painel e risca com aquela caneta de ponta porosa. faça quatro furos de uns 6 mm em cada canto, de modo que a borda dos furos tangencie o risco. Agora pegue aquela serra-copo e corte quatro furos como faria para os instrumentos de maneira que não exceda os limites do traço (um furo para cada lado do retângulo a cerca do meio). Simplesmente pegue uma serra para metal (aço carbono) daquelas que vendem em 1,99, sem o arco e vá cortando seguindo o traço até atingir cada furinho dos cantos. Dá trabalho isso, mas com paciência e capricho você até consegue um acabamento razoável. Dê um passe de lima (use lima mursa de 6 a 8" e com movimentos lentos e sem pressão, vá limando para tirar as rebarbas da serra e retificar as linhas). Encaixe o rádio (há umas caixinhas de alumínio baratas para isso e você pode encontrar em casas de rádios, só que aí o corte terá de ser na medida da caixa). O rádio tem um espelho (debrum) que serve exatamente para "esconder" qualquer deslize no corte ou nos furos. Há duas outras opções para o corte: 1- usando uma daquelas furadeiras multifuncionais que possuem uns mini-discos de corte. 2- há no mercado umas pontas que se adaptam na furadeira para cortar metais e que os instaladores usam para fazer os furos dos auto-falantes. Mas, a menos que você esteja familiarizado com isso, eu não o aconselho. Use luvas e óculos de proteção... heim!!!
Ah!... A fixação pode ser por tiras de ferro zincado que existem para isso mesmo (geralmente já vêm com os rádios) e que também podem ser adquiridas nas casas especializadas. Se levar o rádio a um instalador, ele faz tudo isso barato, mas aí você perde o tesão do faça-você-mesmo... e jeep quer mais é cafuné do dono. Pode usar fita colante (prateada ou de papel) em volta do retângulo (por fora) para diminuir a vibração ao serrar e limar abafando o ruído chato, para a patroa não reclamar... elas já sentem um ciúme do jeep!... Né mesmo?!... Bom trabalho.

valmor
03/09/2006, 21:58
Valmor, você lembra de um gabarito de cartolina que você poderia colocar no seu painel com a posição dos instrumentos?... Então, você inclui aí a posição do rádio. No gabarito você recorta um retângulo do tamanho do rádio, coloca-o contra o painel e risca com aquela caneta de ponta porosa. faça quatro furos de uns 6 mm em cada canto, de modo que a borda dos furos tangencie o risco. Agora pegue aquela serra-copo e corte quatro furos como faria para os instrumentos de maneira que não exceda os limites do traço (um furo para cada lado do retângulo a cerca do meio). Simplesmente pegue uma serra para metal (aço carbono) daquelas que vendem em 1,99, sem o arco e vá cortando seguindo o traço até atingir cada furinho dos cantos. Dá trabalho isso, mas com paciência e capricho você até consegue um acabamento razoável. Dê um passe de lima (use lima mursa de 6 a 8" e com movimentos lentos e sem pressão, vá limando para tirar as rebarbas da serra e retificar as linhas). Encaixe o rádio (há umas caixinhas de alumínio baratas para isso e você pode encontrar em casas de rádios, só que aí o corte terá de ser na medida da caixa). O rádio tem um espelho (debrum) que serve exatamente para "esconder" qualquer deslize no corte ou nos furos. Há duas outras opções para o corte: 1- usando uma daquelas furadeiras multifuncionais que possuem uns mini-discos de corte. 2- há no mercado umas pontas que se adaptam na furadeira para cortar metais e que os instaladores usam para fazer os furos dos auto-falantes. Mas, a menos que você esteja familiarizado com isso, eu não o aconselho. Use luvas e óculos de proteção... heim!!!
Ah!... A fixação pode ser por tiras de ferro zincado que existem para isso mesmo (geralmente já vêm com os rádios) e que também podem ser adquiridas nas casas especializadas. Se levar o rádio a um instalador, ele faz tudo isso barato, mas aí você perde o tesão do faça-você-mesmo... e jeep quer mais é cafuné do dono. Pode usar fita colante (prateada ou de papel) em volta do retângulo (por fora) para diminuir a vibração ao serrar e limar abafando o ruído chato, para a patroa não reclamar... elas já sentem um ciúme do jeep!... Né mesmo?!... Bom trabalho.


Valeu , meu amigo !!!! :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Mais uma vez MUITO obrigado !!! :concordo::concordo::concordo::concordo:

[]´s