PDA

Ver Versão Completa : Direção Hidraulica para Samurai



SILVIO GEORGETTI
08/08/2006, 13:43
Olá pessoal, gostaria de saber se alguem já colocou direção Hidraulica em um Suzuki Samurai 95/95 Metal Top e qual seria a adpitação ?

raphaelmacae
08/08/2006, 15:36
eu uso as de santana, mas o meu motor é 1.9 diesel.

Sa_Mourao
15/08/2006, 14:38
Reativando o tópico........

Pessoas.... seguinte.

Como a grande maioria sabe tenho um motor 2.2 no jipe. A DH é de Vitara.

Bom, a DH não tah guentando o tranco, vive chiando e não te força suficiente pra virar os pneus. Alguém tem alguma sugestão pra qual DH devo migrar ?

Lembrando-se claro q estou usado uma d vitara, a idéia é não mudar todo o sistema d direção..... tava pensando em algo + tira um e coloca outro.

O pessoal usa a d F1000. Mas tem o problema do braço "pitman".

Grato pela atenção d todos,

AlemãoRS
15/08/2006, 20:14
E a da S10 não serve?

Beto
16/08/2006, 09:16
a minha é de opala / omega, as furações são iguais. Faz um suporte para furação dela e coloca no chassi e no motor uma bomba hid. acertando os suportes e mandar fazer as mangueiras. Não é coisa do outro mundo não.
Ou dizem que a cx. do vitara dá pra colocar direto no chassi, só que é mais cara. É questão de analisar.
Boa sorte.

Fabil
16/08/2006, 12:54
tenho um amigo que usa setor hidraulico de OPALA com bomba de santana... ficou perfeito... obvio precisou fazer uma flange p/ compatibilizar a furacao do setor de opala com os furos no chassis do samurai ( isso pq ele nao quiz altera a furacao do chassis, senao a flange seria desnecessaria)

T+

Sa_Mourao
18/08/2006, 14:20
Dae Fabil...

Acho q vou pro de Opala tb!
Já pedi pro mecânico ir a cata de um !
[ ] e valeu

mir000
22/08/2006, 22:54
Vi hj no Samurai de um amigo...

Bomba de S10 e setor do Opala... Quem não conhece, acha que é original...

Quem quiser ver... É do Ricardo, mecânico da Trilha BH!

[s] de quem fudeu a direção na última trilha!!! :-(

MUTS
23/08/2006, 07:56
Aeee Mir000!!!

Será que vc não consegue umas fotos desta adaptação??? Seria interessante para nós samuqueiros....

Abraços

mir000
23/08/2006, 14:00
Devo ir lá pegar minha viatura amanhã...

Vou ver se levo a máquina!!!

Pelo que ele me explicou, teve que cortar umm pouco da lata no para-lama, pra caber tudo direitinho sem bagunça...

O motor dele é original!

Abraços

maaro
03/05/2007, 13:24
tenho um amigo que usa setor hidraulico de OPALA com bomba de santana... ficou perfeito... obvio precisou fazer uma flange p/ compatibilizar a furacao do setor de opala com os furos no chassis do samurai ( isso pq ele nao quiz altera a furacao do chassis, senao a flange seria desnecessaria)

T+

Só uma coisa não ficou clara pra mim. O setor do samuka é substituido pelo do Opala?
O problema é que meu setor quebrou e estou tendo dificuldade em encontrar um bom para substituir.
Imagino que uma saída seria instalar a DH, neste caso não precisaria do setor original. É isso mesmo?

Valeu pessoALL!

Fabil
03/05/2007, 13:37
claro... o setor orginal do samurai sai fora...
defina entao o que vc quer... a nivel de adaptacao fica praticamente e mesma coisa.. tanto faz colocar de opala mecanico ou hidraulico...
porem no hidraulico vc precisará de fazer um suporte p/ colocar a bomba hidraulica e alterar as correias do motor p/ toca-la.. e se seu samurai tiver ar condicionado, terá de mudar o compressor de lugar..

ou entao se nao quiser adaptar muita coisa, tem tb a direcao hidraulica de VITARA, é quase plug'n play mas custa beeeemmm mais que uma de opala

T+

maaro
04/05/2007, 16:08
... tanto faz colocar de opala mecanico ou hidraulico...
porem no hidraulico vc precisará de fazer um suporte p/ colocar a bomba hidraulica e alterar as correias do motor p/ toca-la.. e se seu samurai tiver ar condicionado, terá de mudar o compressor de lugar...


Fabiano,

Estive conversando com alguns mecanicos e disseram que a adaptação não seria tão simples. Alem da furação do chassi, teria que adaptar a ponta do Pitman para conectar na direção, etc... e isso não ficaria "garantido" podendo quebrar na trilha..bla....bla...bla...

Você saberia me indicar alguem que fez esta adaptação?

ALL,

Alguem fez a adaptação e teria fotos para me mandar?


[]'s sem direção.. :(

Fabil
04/05/2007, 16:27
sobre o pitman qual o problema ? o furo conico é diferente?? mudao pivô da barra de direcao do samurai que a partir dai usará só de opala que é baratin..

T+

maaro
11/05/2007, 10:04
Tá dificil!

Não estou encontrando um mecanico para fazer esta adaptação. Alguem saberia me indicar um, na região de BH?

Alguem sabe onde encontro um setor de Samurai, em bom estado?

Fabil
11/05/2007, 10:06
cabra bao de adaptacao
www.ggl4x4.com.br fica em sabará... procura o Gilvan ( filho) e diz que fui eu que o indicou..

T+

Fabil
11/05/2007, 11:35
Gilvan ( filho) 3647-2767 ( sabara)

T+

Joao Baeta
11/05/2007, 12:24
Gilvan ( filho) 3647-2767 ( sabara)

T+
:arrow:Esse Gilvan faz o DH de Santana ou do Vitara no Sam?
:pensativo:
Absssssssssssssss

Fabil
11/05/2007, 16:58
DH de santana em samurai/vitara?? eu nunca ví eu sei que o Gilvam coloca DH de santana em willys..
até pq o sistema sao completamente diferentes..
setor do suzuki é tipo rosca sem fim... e o do santana é pinhao e cremalheira...

que pode ser adaptavel pode até ser, desdeq eu tenha espaco lá na frente p/ isso..

Joao Baeta
11/05/2007, 17:08
DH de santana em samurai/vitara?? eu nunca ví eu sei que o Gilvam coloca DH de santana em willys..
até pq o sistema sao completamente diferentes..
setor do suzuki é tipo rosca sem fim... e o do santana é pinhao e cremalheira...

que pode ser adaptavel pode até ser, desdeq eu tenha espaco lá na frente p/ isso..
:arrow:Ô Fabil!
Tô falando que dá p/ adaptar o sistema de dh do vitara ao Samurai?
:pensativo:

Fabil
11/05/2007, 17:31
aahhhhh bao.... DH de vitara em samurai dá sim... molesa...

T+

newtondireito@hotmail.com
13/05/2007, 09:31
Olá rapaziada....

no meu samuca coloquei uma dh do opala completo....
ficou perfeita.....
meus pneus são 225-75-15...
adaptei em setembro e nunca me deu problemas....

valeu

Henanh
13/05/2007, 11:39
Pessoal, aproveitando o tópico...

Como faz pra reduzir o curso do volante? Ou seja ele girar menos, mas as rodas estarçarem a mesma coisa? No Hepatite (jeep), foi feito isso com a caixa de direção hidraúlica do dodge, quero fazer no samurai... tem algo a ver com reduzir o tamanho do pitman? sei la... to viajando?

abraços

Supercharger
15/05/2007, 15:33
Olá rapaziada....

no meu samuca coloquei uma dh do opala completo....
ficou perfeita.....
meus pneus são 225-75-15...
adaptei em setembro e nunca me deu problemas....

valeu


Newton, o seu samurai está com o motor 1.3 original ou está com motor AP ou algo diferente?

Se der, coloca fotos aí para o pessoal ver a adaptação do setor de opala e da bomba hidráulica ao motor.

Saudações,
Gustavo.

Mandruva
11/07/2007, 11:25
Recentemente comprei um samurai 97/98 e queria colocar uma dh nele.

Se eu usar o setor da dh, do omega ou do opala e usar a bomba eletrica do
astra, ficaria bom?

Ou um não é compativel com o outro?

Acho que seria uma adaptação mais simples so que as outras que o pessoal
esta dizendo ai, ou não?

Um Abraço

Mandruva

Henanh
11/07/2007, 18:29
Dizem que essa bomba elétrica é uma verdadeira "bomba", custa uma fortuna...

Mandruva
16/07/2007, 09:31
Mas será que da certo esta adaptação?

Fica bom?

Pelo menos a adaptação é mais facil né!
eu acho!


Mandruva

Fabil
16/07/2007, 17:16
a bomba eletrica tem dois problemas...
1- preco.. mesmo usada em desmanhce é $$$$$$$$ p/ diabo
2- foi prjetada p/ carros de passeio, p/ uso off-road ( travessia de rios, lama, etc..) será que a vedacao é perfeita??

a receita tradicional e testada e aprovada é..
setor opala/omega + bomba hidraulica de santana
a maior enchecao de saco na adaptacao é no caso do motor original ter que mudar o compressor do A/C de lugar pois com ele o setor de opala nao entra ( é muito maior que o setor suzuki)
mas nada que um bom mecanico caprichoso nao faca..

T+

Mandruva
16/07/2007, 17:23
a bomba eletrica tem dois problemas...
1- preco.. mesmo usada em desmanhce é $$$$$$$$ p/ diabo
2- foi prjetada p/ carros de passeio, p/ uso off-road ( travessia de rios, lama, etc..) será que a vedacao é perfeita??

a receita tradicional e testada e aprovada é..
setor opala/omega + bomba hidraulica de santana
a maior enchecao de saco na adaptacao é no caso do motor original ter que mudar o compressor do A/C de lugar pois com ele o setor de opala nao entra ( é muito maior que o setor suzuki)
mas nada que um bom mecanico caprichoso nao faca..

T+

Alguem teria a foto desta adaptação
fazendo um favor pra economizar
dor de cabeça

Um Abraço

Mandruva

Joao Baeta
16/07/2007, 17:59
:arrow:Se colocar o DH... O A/C vai parar onde? Acho que nao tem espaço no motor...!
Abs

Mandruva
17/07/2007, 10:44
:arrow:Se colocar o DH... O A/C vai parar onde? Acho que nao tem espaço no motor...!
Abs

chiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!11

Ai complicou viu
Melhor fazer força
do que passar calor


Mandruva

Joao Baeta
17/07/2007, 11:43
chiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!11

Ai complicou viu
Melhor fazer força
do que passar calor


Mandruva
:arrow:Pois é....
Complica msm..... Tem que achar o jeito de colocar o A/C...
Abs

Eduardo Chaves
25/08/2007, 14:30
Tenho uma caixa de direção original do samuca para vender, está em perfeito estado de funcionamento, acompanha o pitman original. Valor R$ 300,00.
(19) 9251-8497 ou echaves@etrex.com.br

Só para constar, estou aproveitando q meu novo motor veio com a bomba e vou colocar a hidráulica de opala, peguei ela hj, a princípio parece que vai ser necessário uma flange para aproveitar a furação original no chassis e cortar ou dar um "chego" na lata do paralamas para caber a de opala q é beeem maior q a original, sobre o pivô ainda num sei o q vai dar, mas esta semana a bichinha tá no lugar... rsrsrsrs....

lg_gustavo
27/08/2007, 09:54
Isso mesmo... vai precisar fazer uma flange :concordo:

Essas fotos são do jipe do Beto e eu estou utilizando para instalar a minha caixa.

[ ]s

Henanh
27/08/2007, 11:53
A troca da direção do samurai para uma hidraúlica ( opala msm), acarretaria num perda de potencia no é isso? Será que vale a pena pra quem anda de indoor? E cada pangaré vale ouro?

abraços

Eduardo Chaves
28/08/2007, 18:42
Gustavo,

Valeu pelas fotos, com certeza serão de grande ajuda...

Henanh,

O pessoal costuma instalar a hidráulica no motor original tb, como do caso das fotos acima do Beto, mas não sei dizer com relação à perda de potência, mas..... como dizem, "Não existe almoço grátis..."

[]´s

Henanh
28/08/2007, 18:58
Hehehe, acho que vou entrar é na academia... melhor...

Quando a folga, que é hoje de uns 5 graus, aumentar eu penso nessa possibilidade...

[]´s atras do self serv....

lg_gustavo
29/08/2007, 11:49
Henanh


Estou partindo para a hidráulica pra facilitar manobras em trilhas (e no shopping também :mrgreen: ). Hoje já é cansativo fazer trilha com a caixa mecânica e pneu 225 / 75 Raio 15" (que equivale a um pouco mais de 28")... Como os 33" já estão comigo, sem caixa hidráulica fica impossível, hehehe.

diogo ludovico
30/12/2007, 20:46
Pessoal, estou com uma duvida, estou começando um projeto de substituir meus eixos originais por um par de rural, e com isso colocar peneus 31" (no minimo).
Será que a direção original ficará impraticavel? Alguem usa 31" com a direção mecanica original, ou serei obrigado a colocar uma direção hidráulica?

Supercharger
30/12/2007, 20:51
Diogo, o Samurai do Fabiano já está com 31 nos eixos e caixa de direção originais. O meu eu já rodei com 31 também (hoje estão guardados na garagem) nos eixos originais e caixa original, também sem problema. Não fica pesado. Agora, quando começa a aumentar mais, tipo 33 ou 35, aí complica. Só com os 31 acho que você pode deixar para depois, depois que experimentar.

[]´s
Gustavo.

diogo ludovico
30/12/2007, 21:53
Valeu Supercharger, já estava preocupado, pois seria mais uma coisa a dar dor de cabeça, pois a grana mal vai dar para a colocação dos eixos de rural (e modernização).....:concordo:

Fabil
31/12/2007, 14:40
Diogo... um passo de cada vez fio....

estou rodando a mais de um ano com pneus 31 e direcao MECANICA original do samurai, nao fica pesada e esta tudo numa boa... dá tranquilo..

direcao hidraulica eu até gostaria de colocar, mas apenas por LUXO mesmo, por precisao nao... se um dia pintar um setor hidraulico de vitara baratinho aqui na minha mao eu pego... hehehe se nao. fica na munheca mesmo...

diogo ludovico
31/12/2007, 15:38
Pois é fabiano, acabei que fiquei com esta duvida, mas que bom que não vai ser preciso. è aquele medo de uma adaptação ir puxando a outra e ai não saber onde vai parar....
Mas agora fico mais tranquilo, valew:concordo:

Joao Baeta
31/12/2007, 17:15
Diogo... um passo de cada vez fio....

estou rodando a mais de um ano com pneus 31 e direcao MECANICA original do samurai, nao fica pesada e esta tudo numa boa... dá tranquilo..

direcao hidraulica eu até gostaria de colocar, mas apenas por LUXO mesmo, por precisao nao... se um dia pintar um setor hidraulico de vitara baratinho aqui na minha mao eu pego... hehehe se nao. fica na munheca mesmo...

:arrow:Fabil!
Qts custa o setor hidraulico do Vitara? :pensativo:

Joao Baeta
31/12/2007, 17:19
:arrow:Meu plano no futuro........
Colocar o eletro.hidráulica (Como usando no Stock Car) no Azul... que nem ia roubar motor....!
Deve valer a pena!!!!
:pensativo:

Fabil
02/01/2008, 13:30
Fala Joao...

em media pedem na casa dos 700,00 num setor de vitara..

o problema na eletro é o custo... neguim pede mais de 1.000,00 no motorzinho eletrico...

Joao Baeta
02/01/2008, 13:32
Fala Joao...

em media pedem na casa dos 700,00 num setor de vitara..

o problema na eletro é o custo... neguim pede mais de 1.000,00 no motorzinho eletrico...
:arrow:E nem gosta de água........ Se entrar num rio... babau!
:pensativo:
E estava pesquisando que o motorzinho eletrico está na faixa de 2500 pratas... É mt din din por nada!
Abs

Natanael Junior
09/04/2008, 16:45
direcao hidraulica eu até gostaria de colocar, mas apenas por LUXO mesmo, por precisao nao... se um dia pintar um setor hidraulico de vitara baratinho aqui na minha mao eu pego... hehehe se nao. fica na munheca mesmo...

Fabil,

Pensava isso até sábado passado no Lagartixa Trophy

http://picasaweb.google.com.br/PoncedeLeon.Gustavo/LagartixaTrophy

A direção do samucaco ficou PESADÍSSIMA, FORA DO COMUM, RALAÇÃO DE ESTIVA, DURAPRACARÁI, QUASIMPOSSÍVER depois da instalação quase insana do Lock Right na dianteira, hehehe

Já estamos correndo a trás dos parangolês da DH do opala para adaptar.

Aliás, alguém sabe de alguma bomba de DH de opala que venha com um motor 2.2 acoplado... vai que rola...

Abraço à base de calminex e antinflamatório desde sábado.

Fabil
09/04/2008, 16:58
se precisar da flange tenho na mao

T+

Natanael Junior
09/04/2008, 17:58
Que flange?

O lance do motor 2.2 é brincadeira.

[]

Joao Baeta
09/04/2008, 18:10
:arrow:Povo!
Tem como adaptar o DH da L200 no Samurai?
:pensativo:

Fabil
09/04/2008, 18:14
Que flange?

O lance do motor 2.2 é brincadeira.

[]

flange p/ adaptar setor de opala no chassis de samurai sem precisar fazer furos ou soldas no chassis..

vide:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22195&page=15

T+

Fabil
09/04/2008, 18:15
:arrow:Povo!
Tem como adaptar o DH da L200 no Samurai?
:pensativo:

ter tem.. dá p/ adaptar até de caminhao...hehehh a questao é verificar o grau de dificuldade p/ colocar uma de L200 e ver se é viavel

T+

Joao Baeta
09/04/2008, 18:21
ter tem.. dá p/ adaptar até de caminhao...hehehh a questao é verificar o grau de dificuldade p/ colocar uma de L200 e ver se é viavel

T+
:arrow:Pois é Fabil...
Me falaram que o do L200 é menor que do Opala...!!!
Penso em colocar ou coloco direção eletrica... :pensativo:

Natanael Junior
09/04/2008, 18:45
quantos reais com envio para Brasília (CEP 70364-030)?

Fabil
09/04/2008, 19:45
:arrow:Pois é Fabil...
Me falaram que o do L200 é menor que do Opala...!!!
Penso em colocar ou coloco direção eletrica... :pensativo:

se for menor que a do opala melhor ainda, porem é preciso ver se a da L200 vai por fora ou por dentro da longarina do chassis... se for por fora fudeu... dai tem que cortar muita lata na cx de roda

e outro detalhe.. o pitman da L200 é p/ frente ou p/ tras?

inventa moda de direcao eletrica nao fio...

T+

Joao Baeta
09/04/2008, 20:21
se for menor que a do opala melhor ainda, porem é preciso ver se a da L200 vai por fora ou por dentro da longarina do chassis... se for por fora fudeu... dai tem que cortar muita lata na cx de roda

e outro detalhe.. o pitman da L200 é p/ frente ou p/ tras?

inventa moda de direcao eletrica nao fio...

T+
:arrow:Boa pergunta Fabil!

http://img212.imageshack.us/img212/9608/imgkq9.jpg (http://imageshack.us)

Pitman da L200

Alexandre X
09/04/2008, 20:37
este pitman está a direita de quem vai ou a esquerda de quem vem?

Natanael Junior
10/04/2008, 13:05
Fabil, veja a MP, por favor.
Abraço a todos.

Natanael Junior
12/04/2008, 21:27
Até agora, os gastos com a DH no samucaco:
1-caixa de opala com pitman, terminais: R$220,00 (desmanche cadastrado)
2-bomba de santana, com mangueiras e reservatório: R$120,00 (desmanche cadastrado)
3-flange do Fabil, com envio para Brasília por sedex: R$50,0+R$30,00 (Já enviou Fabil?)
Assim que chegar a flange vamos começar a montar a coisa. Tiro fotos e reporto por aqui.
Abraço,

MaGao
12/04/2008, 22:42
Até agora, os gastos com a DH no samucaco:
1-caixa de opala com pitman, terminais: R$220,00 (desmanche cadastrado)
2-bomba de santana, com mangueiras e reservatório: R$120,00 (desmanche cadastrado)
3-flange do Fabil, com envio para Brasília por sedex: R$50,0+R$30,00 (Já enviou Fabil?)
Assim que chegar a flange vamos começar a montar a coisa. Tiro fotos e reporto por aqui.
Abraço,


po legal.. mais vc vai continuar com o ar? ou vai realocar ele em outro local?
vlw

Natanael Junior
12/04/2008, 23:15
vou tentar manter o ar. Mas não é prioridade pois o uso do samucaco é quase que 100% em trilhas e sem capota...
mando fotos por aqui na medida que a coisa for andando.
[]

Fabil
14/04/2008, 15:40
flange despachada
T+

equipeminas4x4
15/04/2008, 12:46
meu samuca com direção hidráulica do Opala ficou simplesmente ducaraio. Um show pra dirigir tanto na cidade qto na trilha.

[]´s

MaGao
15/04/2008, 14:17
meu samuca com direção hidráulica do Opala ficou simplesmente ducaraio. Um show pra dirigir tanto na cidade qto na trilha.

[]´s


foi a receita da caixa de opala + bomba de santana?
e teu a/c tu coloco onde?
posta algumas fotos ! vlw

Joao Baeta
15/04/2008, 14:24
meu samuca com direção hidráulica do Opala ficou simplesmente ducaraio. Um show pra dirigir tanto na cidade qto na trilha.

[]´s
:arrow:Mas o meu é equipado com motor AP né?

equipeminas4x4
15/04/2008, 15:38
exatamente, eu uso motor AP.

[]´s

Fabil
15/04/2008, 15:39
meu samuca com direção hidráulica do Opala ficou simplesmente ducaraio. Um show pra dirigir tanto na cidade qto na trilha.

[]´s

kakakak.. qual foi o santo que fez o milagre??? kakakak

T+

Natanael Junior
15/04/2008, 15:48
Esse fórum faz mal!!

Eu era felizaço com meu samuca original...

ai começou: pneu, reduX ( ops, Xcrawler, foi mal X ), bloqueio traseiro, Spoa, Gaiola, barras de tração, revólveres, bloqueio dianteiro...

Na fila ainda tem:
Direção Hidráulica (devia vender junto com bloqueio dianteiro, hehe)

Na idéia aina tem:
Motor
Eixos
Aí vai começar de novo: bloqueios, suspensão, pneus, blá,blá,blá....

Isso é pior que jogatina!

Abraço querendo ver fotos do conjunto Caixa de Opala e Bomba de Santana no motor original, só pra facilitar a mão-de-obra do japa.

Joao Baeta
15/04/2008, 15:53
Esse fórum faz mal!!

Eu era felizaço com meu samuca original...

ai começou: pneu, reduX ( ops, Xcrawler, foi mal X ), bloqueio traseiro, Spoa, Gaiola, barras de tração, revólveres, bloqueio dianteiro...

Na fila ainda tem:
Direção Hidráulica (devia vender junto com bloqueio dianteiro, hehe)

Na idéia aina tem:
Motor
Eixos
Aí vai começar de novo: bloqueios, suspensão, pneus, blá,blá,blá....

Isso é pior que jogatina!

Abraço querendo ver fotos do conjunto Caixa de Opala e Bomba de Santana no motor original, só pra facilitar a mão-de-obra do japa.
:arrow:Pois é Natanael!
Quero ver como será a "adaptação" do DH no motor original!!!
:pensativo:

equipeminas4x4
15/04/2008, 16:50
Esse fórum faz mal!!

Eu era felizaço com meu samuca original...

ai começou: pneu, reduX ( ops, Xcrawler, foi mal X ), bloqueio traseiro, Spoa, Gaiola, barras de tração, revólveres, bloqueio dianteiro...

Na fila ainda tem:
Direção Hidráulica (devia vender junto com bloqueio dianteiro, hehe)

Na idéia aina tem:
Motor
Eixos
Aí vai começar de novo: bloqueios, suspensão, pneus, blá,blá,blá....

Isso é pior que jogatina!

Abraço querendo ver fotos do conjunto Caixa de Opala e Bomba de Santana no motor original, só pra facilitar a mão-de-obra do japa.
Natanael,

Tá ae 1 coisa que não faria nunca num samurai, sem mexer nos entre-eixos, é a troca dos diferenciais. Pra colocar D44, vc teria que usar pneus preferencialmente 35 pra ter o mesmo vão-livre que tem com pneus 31 e eixos originais. Além disso a questão de peso influi bastante. Na minha opinião, essa coinfig. que vc tá usando é perfeita para o Samurai. Pra partir pra algo maior, parte logo pra um carro tubular e seja feliz sem enfiar toda sua grana no samuca.

[]´s

Natanael Junior
15/04/2008, 23:21
CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP!!
Boa dica Marcel!
Foi por isso que depois do calango trophy do ano passado, que torci o tubo do eixo traseiro mais o semi-eixo esquerdo, acabei encontrando outro original e montando a receita conhecida de novo.
Das coisas que mais tenho medo na hora de mexer no samuca é tirar sua principal característica, que é o equilíbrio do conjunto. DO jeito que tá acho que já tá passando desse limite.
Mas que podia já ter uns semi-eixos de cromo-molibi-coisa e também uns bloqueios selecionáveis a preços terráqueos para o samuca, isso podia...
Valeu!
Abraço

equipeminas4x4
16/04/2008, 08:32
CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP, CLAP!!
Boa dica Marcel!
Foi por isso que depois do calango trophy do ano passado, que torci o tubo do eixo traseiro mais o semi-eixo esquerdo, acabei encontrando outro original e montando a receita conhecida de novo.
Das coisas que mais tenho medo na hora de mexer no samuca é tirar sua principal característica, que é o equilíbrio do conjunto. DO jeito que tá acho que já tá passando desse limite.
Mas que podia já ter uns semi-eixos de cromo-molibi-coisa e também uns bloqueios selecionáveis a preços terráqueos para o samuca, isso podia...
Valeu!
Abraço
Natanael,

Realmente o limite para este conjunto são os pneus 31" e mesmo assim, o pé tem q ser controlado. Como a maioria não tem este controle, mesmo o carro tendo um melhor curso de suspensão devido ao SPOA, bloqueios, etc., acaba ultrapassando este limite. Sempre digo que o que quebra o carro é o piloto.

Tenho conversado com a ENSIMEC sobre o assunto do semi-eixo traseiro, pois tenho visto algumas quebras, principalmente de quem usa bloqueio. Mas é um assunto ainda em discussão, não existe nada de concreto. O bloqueio a única solução ainda é o air-lock, que infelizmente está fora do alcance da grande maioria. Eu uso o lockright e estou bastante satisfeito com ele, o pouco barulho que faz em manobras não me incomoda e não sinto nenhum problema no asfalto. No dif. dianteiro eu prefiro deixar sem, justamente pra poupar as homocinéticas.

[]´s

Fabil
16/04/2008, 08:35
semi-eixos de chromo p/ samurai tem uns caras enrolados aqui que estavam p/ olhar a viabilidade de fabricao, néh Marcel???

T+

equipeminas4x4
16/04/2008, 09:09
semi-eixos de chromo p/ samurai tem uns caras enrolados aqui que estavam p/ olhar a viabilidade de fabricao, néh Marcel???

T+
e o que eu escrevi ali em cima????

Natanael Junior
24/04/2008, 14:59
primeiras fotos.
A caixa do opala já está lá.
Já tinha pensado em mudar meu parachoque tubular e agora com a caixa nova, aproveitei para trocar o antigo. Também está em andamento...
Muito provavelmente o Japa vai conseguir manter o Ar-Condicionado. Vou postando as fotos.
Abraço.

Fabil
24/04/2008, 15:18
bacana.... precisou chegar o radiador p/ o lado ou deu na conta?


T+

Natanael Junior
24/04/2008, 15:47
Na conta!
e a flange serviu legal. Valeu!

Joao Baeta
24/04/2008, 17:23
:arrow:Bem interessante Natanael!!!!!
:palmas: :palmas:
Pensando em colocar no Azul!!!!
Abssssssssssss

MaGao
24/04/2008, 17:50
to de olho tbm.. vlw =)

diogo ludovico
24/04/2008, 20:54
Opa, muito interessante....
Agora to com uma duvida....:rolleyes:
estou colocando pneus savero 33" nos eixos de rural, sei que vai pesar a beça a direção normal, mas como terei que mecher nos terminais de direção me veio uma ideia:pensativo:
É possivel que alongando o braço pitman a direção fique mais leve? Tipo, sei que nunca ficaria igual ao DH, mas queria um "meio termo" entre a mecanica e a hidraulica :mrgreen:
Se só a DH resolver meu caso, então lá se vão mais algumas latinha$$$ alias, Fabil tá quanto esta peça para adaptar a caixa do opala??:rolleyes:

leo cabral
24/04/2008, 21:44
Fabil tá quanto esta peça para adaptar a caixa do opala??:rolleyes:

fabil quero saber também.

Você tem algum suporte ou peça para adaptar a correia do a/c e direção hidráulica?

Fabil
25/04/2008, 11:22
povo interessado na flange setor de opala

preco= R$55,00 ( flange + parafusos) + frete

sobre o suporte p/ bomba hidraulica eu nao tenho, pois ainda nao fiz instalacao de setor de opala num samurai com motor original, só fiz com motor AP pré 1995 (AP com correia comum e nao as POLI-V) esse eu tenho o suporte da bomba tb..

quando pintar aqui alguem de samurai com motor original p/ adaptar o setor de opala dai eu farei o suporte e provalmente o kit "completo" p/ D/H de opala p/ samurai

T+

Joao Baeta
25/04/2008, 12:58
:arrow:Coloque mais fotos!!!!!!!
Tô interessado já!!!!!
Qts deve custar o sistema completo do Opala? :pensativo:

Fabil
25/04/2008, 13:07
fotos: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22195&page=15

o sistema do opala vai depender do quao disposto vc esta a "bater perna" nos desmanches cariocas.. hehehe já vi nego pagando de 200,00 a 500,00 num setor hidraulico de opala.

T+

Joao Baeta
25/04/2008, 13:23
fotos: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22195&page=15

o sistema do opala vai depender do quao disposto vc esta a "bater perna" nos desmanches cariocas.. hehehe já vi nego pagando de 200,00 a 500,00 num setor hidraulico de opala.

T+
:arrow:Encontra-se no ferro velho por acaso ou nas lojas de peças?
Eu vou olhar por lá hj mesmo!
Abs

Fabil
25/04/2008, 13:30
ambos.. mas lojas de pecas novas, duvido que um setor desse saia por menos de 1.000,00 ( fora bomba)

T+

Joao Baeta
25/04/2008, 13:35
:arrow:Ok!
Vou dar olhada.... Usados ou novos.....
Mas vai reposicionar o A/C para ter a bomba e vai ter correia a mais... Totalizando 4!
Onde essa correia irá puxar.... Ou dá para colocar uma correia que puxe ambos (Ar/ DH)?
:pensativo:

Fabil
25/04/2008, 14:39
vc viu as fotos no Natanel??? ele conseguiu colocar o setor hidraulico de opala no samurai dele sem preicisar de mexer no A/C...
agora a bomba nao sei onde ele coloco ou vai colocar..
sobre a correia, é provavel que seja possivel colocar na mesma correia que toca o A/C ( obvio trocando a correia por outra maior néh?)

T+

Natanael Junior
27/04/2008, 21:45
Ainda não está instalada a bomba do santana + Ar Condicionado original. Parece que o Makoto vai conseguir manter o Ar. Para a bomba do santana vai uma polia bem maior para tomar menos pangarés do motor. Assim que o suporte bomba+ar estiver pronto coloco fotos. Acho que o kit vai ser consorciado, hehehe (flange setor by fabil e suporte bomba+ar by Makoto).
Um parêntese sobre peças usadas. Procuro lojas credenciadas, das que vendem peças de carros baixados no detran e evito as "roubautos" da vida. Isso porque tem muita loja do tipo: "Fala véi, essa peça hoje não tem, mas se quiser nóis encomenda, numa boa..." e NÃO PRETENDO ESTIMULAR ESSE MERCADO DE "ENCOMENDA"!
Voltando à adaptação no samucaco, quando possível, tiro mais fotos para postar aqui.
[]

equipeminas4x4
28/04/2008, 09:34
Opa, muito interessante....
Agora to com uma duvida....:rolleyes:
estou colocando pneus savero 33" nos eixos de rural, sei que vai pesar a beça a direção normal, mas como terei que mecher nos terminais de direção me veio uma ideia:pensativo:
É possivel que alongando o braço pitman a direção fique mais leve? Tipo, sei que nunca ficaria igual ao DH, mas queria um "meio termo" entre a mecanica e a hidraulica :mrgreen:
Se só a DH resolver meu caso, então lá se vão mais algumas latinha$$$ alias, Fabil tá quanto esta peça para adaptar a caixa do opala??:rolleyes:
isso ae num vai ficar bom não. Coloca hidráulica de uma vez.

[]´s

diogo ludovico
28/04/2008, 10:17
Pois é, já estou a caça de uma bomba hidraulica de opala, e agora é ficar antenado a possibilidade de coesistencia da DH com o AR, já que não queria perder o mesmo, mas ae surge outro problema....O motor 1.3 do samurai aguenta tanta coisa? ou quando ligar o Ar o carro fica muito xoxo.
Como dizem, não existe almoço gratis, ou passa calor com a DH ou se mata manobrando o carro.

equipeminas4x4
28/04/2008, 10:23
Pois é, já estou a caça de uma bomba hidraulica de opala, e agora é ficar antenado a possibilidade de coesistencia da DH com o AR, já que não queria perder o mesmo, mas ae surge outro problema....O motor 1.3 do samurai aguenta tanta coisa? ou quando ligar o Ar o carro fica muito xoxo.
Como dizem, não existe almoço gratis, ou passa calor com a DH ou se mata manobrando o carro.
exatamente isso.

[]´s

Fabil
28/04/2008, 11:01
Pois é, já estou a caça de uma bomba hidraulica de opala, e agora é ficar antenado a possibilidade de coesistencia da DH com o AR, já que não queria perder o mesmo, mas ae surge outro problema....O motor 1.3 do samurai aguenta tanta coisa? ou quando ligar o Ar o carro fica muito xoxo.
Como dizem, não existe almoço gratis, ou passa calor com a DH ou se mata manobrando o carro.

perder o A/C vc nao perde, o maximo é reposicionar o compressor do A/C..

se até uno/gol/paio 1.0 tem A/C e d/h pq nao motorico do samurai?? heheh

T+

equipeminas4x4
28/04/2008, 11:38
Me parece que a Honda já lançou um sistema novo no mercado, que usa um compressor de vapor pra tocar a DH e o AC. Parece que os catalizadores atuais, que são montados ali na saída do coletor de escape, chegam a 300ºC ou mais em pouquíssimo tempo.

[]´s

Fabil
28/04/2008, 11:42
bacana.. uma bomba movida a vapor.... imagino o precinho disso agora no lancamento..heheh

T+

equipeminas4x4
28/04/2008, 11:52
se for pensar bem, pode até gerar uma redução de custo, sem falar na economia de combustível.

[]´s

Natanael Junior
19/05/2008, 12:28
Conforme prometido, aí vai:
A receita funciona!
O Samucaco já está rodando com DH e o AR Condicionado foi mantido!
Bomba santana e Caixa ZF do Opala.
Seguem fotos e em breve Makoto-sam vai disponibilizar o "kit" com os suportes, correia, manual de montagem, etc.
Abraço

Fabil
19/05/2008, 12:45
Bacana Natanael..

tres detalhes... pq a polia da bomba tá com aquele parafuso enorme?
seu samurai tá com BL de 2" né?
tira uma foto p/ mim da parte da frente da bomba ( perto do acoplmento elastico) onde ela fica bem proxima ao compressor do A/C.. só p/ ver o quanto de espaco sobrou..

T+

Natanael Junior
19/05/2008, 13:02
fabil, o parafuso enorme já não está lá mais. Ali foi só para testar o tamanho da polia e a "pista" do esticador, antes de fazer o suporte traseiro da bomba. Foi o parafuso que o japa tinha em mãos na hora e ainda não tinha fixado a polia em todos os pontos.
Depois tiro a foto e, sim, tem BL de 2polegadas.

Joao Baeta
19/05/2008, 13:40
:arrow::palmas: :palmas:
Penso em fazer no meu Azul assim!!!!!!
Veja o seu MP!

Fabil
19/05/2008, 13:44
Ae joao.... já posso enviar a flange p/ vc? heheheh

T+

Joao Baeta
19/05/2008, 13:49
Ae joao.... já posso enviar a flange p/ vc? heheheh

T+
:arrow:Qts custa o flange?
Já to anotando tudo! :concordo:
Vai me dar de presente... Fico feliz com a sua bondade!!!! :mrgreen:

Natanael Junior
21/05/2008, 14:03
Fabil, não dá pra aproximar mais. Se ficar bem de frente, a maquina do celular não dá foco.

zenio
21/05/2008, 19:51
Tô afinzão de aliviar o erforço pra girar meus 32"
O kit sai ou não sai?
Andei analisando e a caixa de direção do meu samurai 95 já é colada ao radiador. Dá muito trabalho pra colocar o radiiador pro lado?
[]'s sonhando com a DH

zelucas
21/05/2008, 20:18
Tô afinzão de aliviar o erforço pra girar meus 32"
O kit sai ou não sai?
Andei analisando e a caixa de direção do meu samurai 95 já é colada ao radiador. Dá muito trabalho pra colocar o radiiador pro lado?
[]'s sonhando com a DH


Vi esse samurai hoje na revista capotando...

samurai com bloqueio e redução é um perigo...

zenio
21/05/2008, 21:01
Sairá do estaleiro semana que vem, totalmente reformado!

Natanael Junior
23/05/2008, 19:08
Zenio perguntou:
"Andei analisando e a caixa de direção do meu samurai 95 já é colada ao radiador. Dá muito trabalho pra colocar o radiiador pro lado?"

Respondendo:
Não dá trabalho nenhum. Até porque não tem o que fazer com o radiador, hehehe. A caixa, com a flange do Fabil que tem uns 6mm de espessura coube entre o chassis e o radiador, sem mexer na posição desse último. Veja as fotos desse post e vai ver.

A ponto4x4, oficina em que foram feitos os suportes está cheia, mas já falei pro makoto que vai ter muita gente querendo comprar os suportes e ele disse que vai montar o pacote com os suportes.

E quanto ao bloqueio facilitar as tombadas, acho que a cada '"up grade" no jipe, seja o jipe qual for, demanda atenção e um certo treino. A tocada muda e o controle depende da pecinha entre o volante e o banco...

[]

equipeminas4x4
24/05/2008, 13:17
Vi esse samurai hoje na revista capotando...

samurai com bloqueio e redução é um perigo...
samurai com bloqueio, redução e UM BRAÇÃO dirigindo é um perigo...:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Joao Baeta
24/05/2008, 22:42
Sairá do estaleiro semana que vem, totalmente reformado!

:arrow:Oba!!!!!!!
Qnd acabar de consertar... Vamos fazer trilhaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!:concordo ::concordo::concordo:

zenio
25/05/2008, 18:25
Só se acidenta quem faz trilha.
Quem realmente faz trilha já ATOLOU, REBOCOU, RASPOU LATARIA, FOI REBOCADO OU TOMBOU (e leva pra casa só satisfação e boas estórias pra contar).
Quem é trilheiro sabe que estas coisas acontecem e são solidários aos companheiros que têm coragem de colocar as viaturas no desafio.
Grande Baeta, quando o Samurai ficar pronto voltamos pra trilha.
[]'s Zenio.

Joao Baeta
25/05/2008, 21:36
Só se acidenta quem faz trilha.
Quem realmente faz trilha já ATOLOU, REBOCOU, RASPOU LATARIA, FOI REBOCADO OU TOMBOU (e leva pra casa só satisfação e boas estórias pra contar).
Quem é trilheiro sabe que estas coisas acontecem e são solidários aos companheiros que têm coragem de colocar as viaturas no desafio.
Grande Baeta, quando o Samurai ficar pronto voltamos pra trilha.
[]'s Zenio.
:arrow:Oba!!!!!!
Te espero para fazer trilha!!!
:palmas:

Natanael Junior
25/05/2008, 22:08
Só se acidenta quem faz trilha.
Quem realmente faz trilha já ATOLOU, REBOCOU, RASPOU LATARIA, FOI REBOCADO OU TOMBOU (e leva pra casa só satisfação e boas estórias pra contar).
Quem é trilheiro sabe que estas coisas acontecem e são solidários aos companheiros que têm coragem de colocar as viaturas no desafio.
Grande Baeta, quando o Samurai ficar pronto voltamos pra trilha.
[]'s Zenio.

Zenio, concordo com tudo o que vc disse! Desculpa se me expressei mal no outro post...
Já tomei um bocado de susto em trilha também e só não tombei porque alguma mão divina segurou... agora, atolar, rebocar, raspar lata, amassar o jipe, ser rebocado, é o cotidiando dos "jipeirus trilheirus", ainda bem!!!
No álbum do samucaco (link abaixo) tem fotos do novo parachoque dianteiro...
[]

Cesio137
06/07/2009, 19:07
Ressucitando o topico e ja me intrometendo.... (ops)!!!
Natanael vc conseguiu fazer o suporte para o compressor da Dh e do AC pra vender?

abraço,
michel

antunet
08/07/2009, 18:06
O meu Samurai é 97 e eu adaptei o setor de Opala com bomba do Omega.... ficou excelente.

Supercharger
08/07/2009, 18:44
O meu Samurai é 97 e eu adaptei o setor de Opala com bomba do Omega.... ficou excelente.

Tem ar-condicionado este seu Samurai?
Coloca fotos aí para a galera ver como ficou a adaptação.

antunet
13/07/2009, 08:40
O meu Samuca não tem ar condicionado. Vou postar umas fotos assim que conseguir fotografar. Minha máquina deu pau.

VALENTE ADELINO
12/05/2013, 19:40
Gostaria de saber o passo a passo para instalar um DH do opala no samurai ano 1'993 com motor AP 2.0

marcusjal
05/07/2013, 17:41
Alguém sabe se dá para utilizar o setor da Blazer/S-10 no Samurai? Vou colocar um motor GM 2.4 e já vai vir com a bomba da DH original.. preciso descobrir que setor utilizar!

Se não der pra usar o setor da blazer/s-10, o do opala funciona com essa bomba?

Valeu!

Fabil
05/07/2013, 18:00
o do Opala funfará sem problemas com essa bomba

marcusjal
05/07/2013, 18:10
O da Blazer/S10 não tem como usar? Pergunto pq a pessoa que está me vendendo o motor, tá com ele montado na Blazer ainda, então tenho tudo ali... só tirar. O do opala teria que catar ainda!

Valeu Fabil!

Fabil
06/07/2013, 10:20
nao sei te informar, nunca montei o da Blazer em samurai nao..

Lucas Lee
08/07/2013, 20:07
nao sei te informar, nunca montei o da Blazer em samurai nao..

Fabil, aproveitando o tópico, qual a DH mais indicada para se colocar num samurai, olhando:

- facilidade de achar uma funcionando (sei que a do vitara seria uma boa)
- com preço que não fosse exorbitante
- compatibilidade (ou que não dê muito trabalho para instalar)

Opção 01:
Opção 02:

Estou pensando no próximo investimento e dh parece que será uma boa opção. Já vou agradecendo.....!

marcusjal
08/07/2013, 21:15
Lucas, respondendo tua pergunta.. Neste mesmo tópico o pessoal fala que para o motor original a melhor opção é utilizar bomba de santana com o setor/caixa de opala, usando a flange que o Fabil vende. Já nas opções originais, a do jimny é mais fácil de adaptar do que a do vitara!

Lucas Lee
09/07/2013, 13:20
Desculpa a minha falha. É que somente vi as postagens depois de 2008 ou 2009 e dei uma olhada bem rápida.

Obrigado!

Victor Hugo.
06/08/2013, 21:19
Lucas, respondendo tua pergunta.. Neste mesmo tópico o pessoal fala que para o motor original a melhor opção é utilizar bomba de santana com o setor/caixa de opala, usando a flange que o Fabil vende. Já nas opções originais, a do jimny é mais fácil de adaptar do que a do vitara!

Marcus,
estou de olho num jimny que esa numa sucata. oq me interessa é justamente o sistema de dir. é simples msm? da pra adaptar o sistema hidraulico completo (bomba. hid, caixa de dir.) e da pra usar o compressor no msm local ou tem q fazer uma "arumação"?

att,
Victor hugo

e_wittlich
11/08/2015, 11:28
Fabil e Natanael, sei que já foram 7 anos rs, mas vocês tem o "kit de adaptação completo bomba santana+setor opala+ac original" para o samuca??

Fabil
11/08/2015, 11:42
dá uma googlada em "flange setor samurai"

Fsraulino
23/10/2016, 18:16
Por intermédio de um anúncio na internet comprei a DH do Vitara e não houve nada de plug 7 play na sua instalação.
As peças, usadas, chegaram conforme essa foto:
Dei uma geral nelas todas e aproveitei para já colocar uma polia de correia trapezoidal. A polia acho que é de Fiat Tempra.

Fsraulino
23/10/2016, 18:25
Após algumas semana s de trabalho e muita criatividade a adaptação ficou assim.

Fsraulino
23/10/2016, 18:39
O compressor de AC do Samuca foi mantido em sua posição original. A bomba de óleo foi posicionada debaixo do compressor. Pra isso foi necessário construir um suporte que servisse tanto para o compressor de AC como para a bomba da DH. A base foi o suporte do compressor do próprio Samuca que recebeu um complemento para servir de suporte da bomba da DH. Foi utilizado uma peça utilizada em estrutura de elevadores, que após alguns recortes, foi unido ao do Samuca e fixados com parafusos alen. A coluna de deireção do volante teve de ser encurtada e recebeu uma emenda ajustável.

MATOSWR
25/10/2016, 21:06
Essa instalação do Fsraulino ficou show. Uma das melhores que já vi por não mudar a posição do compressor do ar. Acredito que usando a caixa de direção do Jimny seja mais facil a instalação, devido ao tamanho e furação, mas achar uma com preço bom é uma missão difícil.

ótima empreitada

Supercharger
27/10/2016, 11:09
O Fabiano "Fabil" também faz sem mover o compressor do AC de lugar. Fez assim no meu.

Simpático este reservatório de ATF de metal, é do Vitara? No meu utilizei o da linha VW, que é plástico. Conseguiu aproveitar a mangueira de pressão (a que tem conectores prensados) do Vitara ou mandou prensar outra sob medida?

Ah, e porque não continuou com o pitman do Samurai? Reparei que está com o do Vitara, que é um "boomerang".

Supercharger
27/10/2016, 11:14
Ah, e no caso do setor, a furação com o chassi bate pelo menos?

Fsraulino
05/11/2016, 00:10
...... Simpático este reservatório de ATF de metal, é do Vitara?
É do Vitara sim e é bem pequeno. Chegou para mim na cor preta, mas depois pintei de grafite metálico (aproveitei um spray que eu já tinha)


Conseguiu aproveitar a mangueira de pressão (a que tem conectores prensados) do Vitara ou mandou prensar outra sob medida?
Aproveitei sim, mas tive que colocar reto algumas curvas e removi uma rebarba de encaixe na conexão junto à bomba.
Na conexão junto à caixa de DH, apertei mais a curva. Tudo foi feito em casa com batidas de martelo de borracha e apertos numa morsa.


Ah, e porque não continuou com o pitman do Samurai? Reparei que está com o do Vitara, que é um "boomerang".
Tive um trabalho tremendo para sacar os pitmans. Mas o pitman do Samurai não entra na caixa de DH do Vitara, pois o furo é menor. Mas no lado do pivô, a furação é a mesma. O pitman do Samurai também é alguns milímetros mais comprido.


Ah, e no caso do setor, a furação com o chassi bate pelo menos?
Nada igual: o Samurai possui dois furos na frente e um atrás, já o Vitara é o inverso. O maior problema é que o plano de apoio que o setor do Vitara faz com o chassi possui um ângulo, enquanto que no Samurai é reto.
Vou postar algumas fotos

Fsraulino
05/11/2016, 00:22
Mais algumas fotos. A questão da fixação do amortecedor de direção ainda não foi resolvido. Penso em fixar um suporte na barra de direção, do tipo oferecido para os Jimny, preso com grampos em "U".
Tive que fazer também mudanças na tubulação de entrada de óleo da bomba. Comprei duas curvas de 90º e um pedaço de tubo de cobre. Soldei tudo com estanho. A entrada de óleo original estava na direção exata daquela junta universal de borracha da coluna de direção, fato que impossibilitava a colocação da mangueira de baixa pressão.

Fsraulino
05/11/2016, 00:40
Outra adaptação grande foi a polia da bomba de óleo. A do Vitara é poli V e a do Samurai 95 é trapezoidal (10mm). Coloquei uma polia de menor diâmetro aparafusada na polia original do Vitara, sendo que esta última foi cortada.
O alinhamento da polia da bomba com a do virabrequim e a do compressor de AC deverá estar perfeito. Isso é um dos pontos críticos.

Fsraulino
05/11/2016, 13:48
Mais algumas fotos A conexão de alta, ainda com a rebarba (que foi retirada); dá para verificar a pouca distância da polia com o chassi; a quetão da posição da entrada e saida coincidindo com a junta universal (a que aparece na foto é de fusca), etc