PDA

Ver Versão Completa : Freios abs ranger



LucianoJra
08/08/2006, 09:49
mais uma ves estou aki, pois esta sendo muito util as dicas que recebo de vcs ... (desde ja agradeço por isso).
Então vamos ao assunto: Minha caminhoneta quando, se precizar frear bruscamente, não consigo parar de jeito nehum... ta muito perigoso. Não sei se é o abs desregulado, ou se é o cilindro do freio nas rodas traseiras. oque acontece ´q eu quando freia as rodas trazeiras ficam trancando e soltando... com isso da um stalo muito fortee a caminhoneta não para... ja provoquei assidente por causa desse problema.

Vinicius Hauagge
08/08/2006, 10:46
Ao que parece, esse é um problema comum nas rangers... A minha faz exatamente a mesma coisa, principalmente quando sai da lavagem ou pega um trecho de estrada molhado...
Apos trocar as lonas traseiras, o problema melhorou... De uma verificada se as lonas nao estao muito desgastadas...

Wallace
08/08/2006, 10:49
Não sei qual é a sua, mas se tem ABS deve ser só na traseira. Ai é assim mesmo, ele vai soltar quando travar para diminuir o espaço de frenagem, pois com as rodas travadas a distancia de frenagem aumenta.
Tem que lembrar que picape não é carro, que não freia tão bem.

Stephan
08/08/2006, 11:20
Não sei... a minha (Ranger 06) tem ABS nas 4 rodas, freia muito bem, porém em dias úmidos nas primeiras freadas, quando devagar, trava as rodas traseiras, depois esse probema "passa"...mas é estranho.

Pequeno jr
08/08/2006, 13:43
Engraçado, a minha sempre acontece isso depois de lavar, e so ocorre qdo estou bem lento e toco no freio. É so dar uma ou duas freadas para secar a lona que resolve, pelo menos no caso da minha.

Mas causar acidente ? essa é nova.

nelsonnrc
08/08/2006, 14:16
É so dar uma ou duas freadas para secar a lona que resolve, pelo menos no caso da minha.

Na minha acontecia a mesma coisa e era só dar uma rodadinha e frear que já ficava bom.
No meu Ranger tinha ABS nas 4 e achava excelente, freia melhor que o TR4, e como disseram anteriormente - Pickup é diferente de carro.
Oq pode acontecer com vc, é que sua lona de freio já esteja no talo ou mal regulado.
Abs

cbridi
08/08/2006, 14:17
Engraçado, a minha sempre acontece isso depois de lavar, e so ocorre qdo estou bem lento e toco no freio. É so dar uma ou duas freadas para secar a lona que resolve, pelo menos no caso da minha.



:arrow: x2 :concordo:

Walter L. L. Casitta
08/08/2006, 14:38
:arrow: X3

abreu
08/08/2006, 15:15
:arrow: X3
:arrow: X4

A minha após passar em água ou sair do lava jato, tente a freiar mal.
Mas isso acontece com qualquer carro. Molhou os discos e pastilhas eles esfriam, ai tem que dar umas freiadinhas para esquentar denovo.

Abraços.

Edintruder
08/08/2006, 18:23
É assim mesmo. Se travar direto corre-se um grande risco de perder o controle do veículo e se tratando de caminhonete, a traseira é o eixo mais sucetível de ocorrer a frenagem completa e dar um cavalo de pau. O que causa esse solavanco todo é que o sensor do freio fica junto à planetária do diferencial, então só solta quando o eixo inteiro pára de girar. Parace que freia menos até pelo refluxo do pedal, mas na verdade melhora bastante a frenagem final.
se travar e soltar é o sinal que está freiando bem, pois se não fizer isso o sistema ou não está funcionando ou as lonas estão gastas.
Então:
X5

conder
08/08/2006, 19:35
Na minha acontecia a mesma coisa e era só dar uma rodadinha e frear que já ficava bom.
No meu Ranger tinha ABS nas 4 e achava excelente, freia melhor que o TR4, e como disseram anteriormente - Pickup é diferente de carro.
Oq pode acontecer com vc, é que sua lona de freio já esteja no talo ou mal regulado.
Abs

Essa eu não sabia a Ranger tem frio ABS na dianteira ??????? Sepre achei que era só na traseira como quase todas pick-up nacionais.
A sua era importada grande nelson???? qual era o modelo dessa joia?

Edintruder
08/08/2006, 21:03
Essa eu não sabia a Ranger tem frio ABS na dianteira ??????? Sepre achei que era só na traseira como quase todas pick-up nacionais.
A sua era importada grande nelson???? qual era o modelo dessa joia?
As 3.0 já possuem ABS nas 4 rodas como opcional.

nelsonnrc
08/08/2006, 21:14
Então Conder o meu era um americano 4.0 V6, adorava aquele pickup mas era 4x2 e apertado, heheheh
Abs

murilloaquino
08/08/2006, 21:35
As 3.0 XLT e LTD vem com ABS de série...As XL e XLS nao vem com abs, mais vem com a valvula equalizadora de frenagem...
Acho q o abs nas 4 rodas deveria ser un item obrigatorio em camionetes acima d 50.000 reais...
abraços...

edubelem
09/08/2006, 11:59
As 3.0 XLT e LTD vem com ABS de série...As XL e XLS nao vem com abs, mais vem com a valvula equalizadora de frenagem...
Acho q o abs nas 4 rodas deveria ser un item obrigatorio em camionetes acima d 50.000 reais...
abraços...

:concordo:
Comcordo plenamente!
Nessa a Ford regrediu, deveria vir c/ ABS pelo menos na traseira como era de série.
Apesar de até hoje eu não ter tido problemas de jogar a traseira, grassas a valvula equalizadora.

Edintruder
09/08/2006, 22:36
Não me adimiraria se a valvula equalizadora de frenagem fosse igual a do Uno!!!

Walter L. L. Casitta
09/08/2006, 23:24
Toda Ranger tem ABS. Algumas só na traseira, mas toda tem desde 98 pelo menos...

murilloaquino
09/08/2006, 23:32
Walter,
as 3.0 XLS nao possuem abs nem na traseira...Trocaram-na como disseram pela valvula equalizadora d frenagemm
:P

Pequeno jr
13/08/2006, 22:00
Galera,

Vou aproveitar esse tópico para pedir ajuda no problema que aconteceu sábado (12/08/2006) à noite com a minha Ranger. Simplesmente mesmo com o motor funcionando o pedal do freio fica duro como se estivesse com o motor desligado, como se o hidro-vácuo não funcionasse.

Pior de tudo, no momento que aconteceu o caso acima, eu estava com a minha esposa, e meus dois filhos dentro do carro. Que susto da POr**!!.. (desculpa) ainda bem que consegui controlar o carro na marcha e não bati em ninguém.

Vamos aos fatos:
Para quem conhece Brasília, mais precisamente a região dos condomínios de Sobradinho, eu estava indo para o Condomínio Império dos Nobres. Alguns metros antes de fazer a curva que chega ao condomínio, a luz do alternador piscou, pisei no freio para fazer a curva e tdo OK!. Depois acelerei para a subida que chega ao condomínio e escutei um barulho metálico vindo do motor e nesse momento qdo fui frear para chegar à portaria do condomínio, o pedal do freio endureceu. Tinha uns 2 carros parados na cancela de visitante e eu me dirigindo para ela. Do jeito que eu vinha próximo a uns 40 ou 50km/h de 4º engatei uma segunda e logo em seguida uma primeira marcha e joguei o carro para a cancela do lado q tinha acabado de ser aberta para um morador entrar e eu passei direto. Acho que eu ainda cheguei a andar uns 20 metros até o carro parar. Minha esposa só segurou os meninos no banco de trás e esperou a pancada.

Galera, não quero isso nem para o meu pior inimigo.

Hoje analisei todas as mangueiras que saem do hidro-vácuo para ver se descobria alguma mangueira rasgada, furada ou algo assim, mas esta tdo em ordem. A única coisa que notei de diferente é um som metálico que esta vindo do Alternador tanto acelerando qto em marcha lenta, mas o som não é constante.

Alguém já passou por isso? Tem alguma idéia do que pode ter acontecido? Amanhã a tarde irei rebocar o carro para uma mecânica, mas queria antes de levar o carro ter uma idéia do que pode ter acontecido.

Pergunta: O que é aquela peça preta que fica atrás do alternador ?

Obrigado a todos pela ajuda
(OBS: Não quis abrir um novo tópico, pois já estamos falando de freio aqui neste).

murilloaquino
13/08/2006, 22:09
pequeno,
provavelmente isso foi problema na bomba de vacuo.Mesmo assim, os freios deveriam funcionar como se nao tivesse o servo-frio.Haja perna, mais creio q dá pra segurarr...
olhe lá e diga aqui pra nos..
abraços

Jera
14/08/2006, 00:44
fala galera!

ae...tenho uma 2.5 tb q é mt ruim de freio! qq coisa eles travam as rodas dianteiras. senti q piorou mais qnd troquei os pneus originais pelos goodyear at.
num dia de chuva aki em brasilia levei multa no semaforo pq pisei no freio e o carro travou as rodas e foi deslisando até q ultrapassei o semaforo q tinha um radar instalado...fiquei mt puto!!
até ja sonhei q os meus freios tinham acabado, foi um sofoco hehehe, mesmo sendo no sonho. posso imaginar como o pequeno jr. se sentiu!! graças a deus nao aconteceu nada!

Pequeno jr
14/08/2006, 15:16
Galera,

O problema do meu carro foi a bendita bomba de vácuo. Preço da criança R$ 267,00. Vou aproveitar e trocar tbm as pastilhas, vou colocar as SYL mesmo.

[]'s e obrigado.

Homero
14/08/2006, 16:21
Jera,

Se trava com facilidade a roda dianteira , verifique se a roda traseira está freiando.Voce pode estar com a lona muito gasta ou desregulada ou então a válvula proporcionadora do freio traseiro pode estar desregulada ou com problemas.
As rodas traseira são responsáveis de 20 a 30% da força de frenagem , se ela faltar a frente sozinha no molhado acaba escorregando

RABUGENTO
14/08/2006, 16:35
Há poucos dias, dirigindo pela BR 101, no estado do Rio de Janeiro, próximo a Casemiro de Abreu, tive que usar os freios em emergência por causa de um fusquinha que deu seta pra direita, foi até o acostamento e cortou minha frente indo para a esquerda, atravessando a pista, rapidinho para que ninguem percebesse...pqp.
Pisei ao mesmo tempo no freio e na embreagem como é recomendado. O ABS funcionou magnificamente. Eu ainda não tinha sentido essa emoção :)

dalmolin
14/08/2006, 19:09
numa freada brusca em alta velocidade, sem desembrear o carro o que pode quebrar primeiro?
o meu irmão bateu uma 250 numa bmw a uns 120 p h, e ele falow que pisou na embragem pra não quebra o diferencial. mas tambem soh fico o diferencial inteiro. :putz:

Edintruder
14/08/2006, 19:33
numa freada brusca em alta velocidade, sem desembrear o carro o que pode quebrar primeiro?
o meu irmão bateu uma 250 numa bmw a uns 120 p h, e ele falow que pisou na embragem pra não quebra o diferencial. mas tambem soh fico o diferencial inteiro. :putz:

Sem debrear não quebra nada. Até se aconselha freiar junto com o motor pois o freio motor ajuda a segurar a inércia do carro. Se na BMW quebrou deve ter sido por outro motivo. Eu normalmente se dá tempo sempre reduzo uma marcha para frear.

Pequeno jr
14/08/2006, 19:43
Esse erro ao frear é o que mais vejo qdo ando de carona com alguns amigos.

Qdo estão freando, colocam o pé na embreagem. Pior q ja tentei alertar, falar, zombar .. ou seja fazer tdo, mas os camaradas pegaram a mania de sempre q freiam, colocam o pé na embreagem. Tem um deles até q com o carro em descida e em ponto morto(a famosa e adorada banguela do WAlter) ele coloca o pé na embreagem.(imaginem a cena)

GRaças a Deus até hj eles não precisaram realmente parar um carro, mas qdo forem fazer isso, tomara que não seja tarde para eles aprenderem que carro tbm tem freio motor e existe tbm a redução para ajudar a parar.

No meu caso de Sábado o que parou o carro foi uma redução brusca de 4º marcha para 2ºmarcha. Sem isso, eu teria afundado a traseira de dois carros e com certeza meus filhos teriam se machucado.

Wallace
15/08/2006, 12:33
Mais uma vantagem dos automaticos rs rs
Alias pode na emergencia colocar 1 no automatico que sõ vão entrando as marchas quando possivel.

murilloaquino
15/08/2006, 21:22
Emergencia, so se lembra d meter o pé no freio e tentar desviar...Se for mexer no cambio automatico, axo q dá mais trabalho q no manual, alem de nao ter o mesmo freio motor...Essa é um parte ruim...
Falando nisso, o desgaste das pastilhas de freio em cabio automatico é muito maior q em cambio manual?
abraços

Edintruder
15/08/2006, 21:44
Murillo, o desgaste maior em carros automáticos fica por conta do menor freio motor em rpm mais baixas, pois quando se retira o pé do acelerador a transmissão tenta avançar uma marcha ao invés de reduzir, mas é tudo questão de costume mesmo pois no meu antigo Monza eu usava muito freio motor reduzido as marchas, mas fazia uma a uma pois não tinha confiança que não engataria a 1a a 100km/h! Afinal, a ré já entrou andando a 90 numa bobeada minha para reduzir no pedágio...

murilloaquino
15/08/2006, 21:50
Nossa...rodo nao?
tá doido.No vectra, tinha as 1.2.3,mais nao sabia pra que q servia.Achavamos q era pra utilizar como manual se tivesse algum problema...
hahahaha
:P

edubelem
16/08/2006, 14:58
E eu pensava que o pessoal apertava na embreagem antes do freio só de barbeiragem ou p/ encher o saco do carona pois o pescoço vai pra frente e pra trás, não sabia que alguma besta tinha falado que quebrava o diferencial.

Já ouvi falar que reduzir sistematicamente no câmbio AT, é prejudicial, será que é lenda?

Wallace
18/08/2006, 11:16
Emergencia, so se lembra d meter o pé no freio e tentar desviar...Se for mexer no cambio automatico, axo q dá mais trabalho q no manual, alem de nao ter o mesmo freio motor...Essa é um parte ruim...
Falando nisso, o desgaste das pastilhas de freio em cabio automatico é muito maior q em cambio manual?
abraçosNão, é só falta de custume de quem usa automatico achando que é proibido tocar na alavanca. Fica algo automatico e simples, basta acionar a trava é baixar a alavanca direto para 1 enquanto afunda o pé no freio, nem precisa se preocupar em que posição estaria a alavanca como no caso do mecanico e também não precisa se preocupar com a embreagem.
Não tem freio motor? Isso depende do motor, nos meu dois veiculos se reduzo muito cedo sem acelerar em 4x2 as rodas traseiras travam.
As minhas pastilhas devem durar muito mais, pois uso o freio motor direto.
É tudo uma questão de saber usar.

Wallace
18/08/2006, 11:19
Murillo, o desgaste maior em carros automáticos fica por conta do menor freio motor em rpm mais baixas, pois quando se retira o pé do acelerador a transmissão tenta avançar uma marcha ao invés de reduzir, mas é tudo questão de costume mesmo pois no meu antigo Monza eu usava muito freio motor reduzido as marchas, mas fazia uma a uma pois não tinha confiança que não engataria a 1a a 100km/h! Afinal, a ré já entrou andando a 90 numa bobeada minha para reduzir no pedágio...Colocar Ré e não 1 é muito mais que bobeado num auto né :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
A ré é lá na frente e a primeira lá atras :parede:

Wallace
18/08/2006, 11:21
E eu pensava que o pessoal apertava na embreagem antes do freio só de barbeiragem ou p/ encher o saco do carona pois o pescoço vai pra frente e pra trás, não sabia que alguma besta tinha falado que quebrava o diferencial.

Já ouvi falar que reduzir sistematicamente no câmbio AT, é prejudicial, será que é lenda?É lenda, sim.

Homero
18/08/2006, 11:57
É lenda, sim.

Concordo que é lenda ,desde que não dê tranco .Parece que tranco é o maior inimigo do cambio automático , isso junto com aquecimento do oleo.

Quanto ao desgaste da pastilha , realmente se usar freio motor (reduzindo manualmente) e usar racionalmente a pastilha dura bastante .
Só por curiosidade , tenho um Marea AT que se pisar pouco no acelerador ele troca as marchas por volta de 2000 rpm(ou antes um pouco) , mas , ele tem a tecla S e nessa condição ele não troca antes de 4000 rpm e nessa posição ao diminuir a velocidade ele reduz naturalmente dando muita confiança nas frenagens mais fortes

Pequeno jr
18/08/2006, 12:48
Voltando ao assunto freio.

Aquela merda da bombá de vácuo não da nenhum aviso antes de parar ou quebrar?

Resultado do prejuizo até o momento:
- Bomba de vácuo: R$ 337,00 (original ford)
- Pivor inferior: R$ 60,00
- Pastilhas SYL: R$ 45,00
- Rolamento de roda: R$ 167,00
- Reparo do Rolamento do Cardan:R$ 20,00 (Não sei se isso vai dar certo, mas diz o vendedor da loja q é o mesmo da F-350.) A minha está com uma pequena folga.
- Mão-de-obra: R$ 100,00

Todas as peças acabei comprando em duas lojas q vendem peças de caminhões. Ficou um pouco mais em conta dq as melhores lojas aqui de Brasília.

Estou Put# da vida por esse lance da bomba de vácuo. Se fosse num dia de semana poderia ter causado um acidente daqueles por causa disso.

Em quais carros vem essa bomba ? Até o momento sei que S-10, Sprinter 310 e 312 usam. So é nesses carros ? RAnger 2.8 tem isso tbm ??

murilloaquino
18/08/2006, 16:27
Voltando ao assunto freio.

Aquela merda da bombá de vácuo não da nenhum aviso antes de parar ou quebrar?

Resultado do prejuizo até o momento:
- Bomba de vácuo: R$ 337,00 (original ford)
- Pivor inferior: R$ 60,00
- Pastilhas SYL: R$ 45,00
- Rolamento de roda: R$ 167,00
- Reparo do Rolamento do Cardan:R$ 20,00 (Não sei se isso vai dar certo, mas diz o vendedor da loja q é o mesmo da F-350.) A minha está com uma pequena folga.
- Mão-de-obra: R$ 100,00

Todas as peças acabei comprando em duas lojas q vendem peças de caminhões. Ficou um pouco mais em conta dq as melhores lojas aqui de Brasília.

Estou Put# da vida por esse lance da bomba de vácuo. Se fosse num dia de semana poderia ter causado um acidente daqueles por causa disso.

Em quais carros vem essa bomba ? Até o momento sei que S-10, Sprinter 310 e 312 usam. So é nesses carros ? RAnger 2.8 tem isso tbm ??

Q eu saiba, todos os motores a diesel necessitam d bomba de vacuo.Na gasolina, eles aproveitam o vacuo gerado pelo proprio motor.No diesel ,a gera esse vacuo e precisa de uma bomba pra criar o vacuo no servo-freio...

abraços

edubelem
18/08/2006, 16:33
Q eu saiba, todos os motores a diesel necessitam d bomba de vacuo.Na gasolina, eles aproveitam o vacuo gerado pelo proprio motor.No diesel ,a gera esse vacuo e precisa de uma bomba pra criar o vacuo no servo-freio...

abraços

Se não me engano são todos os motores turbinados.

edubelem
18/08/2006, 16:38
Voltando ao assunto freio.

Aquela merda da bombá de vácuo não da nenhum aviso antes de parar ou quebrar?

Resultado do prejuizo até o momento:
- Bomba de vácuo: R$ 337,00 (original ford)
- Pivor inferior: R$ 60,00- Pastilhas SYL: R$ 45,00
- Rolamento de roda: R$ 167,00
- Reparo do Rolamento do Cardan:R$ 20,00 (Não sei se isso vai dar certo, mas diz o vendedor da loja q é o mesmo da F-350.) A minha está com uma pequena folga.
- Mão-de-obra: R$ 100,00

Todas as peças acabei comprando em duas lojas q vendem peças de caminhões. Ficou um pouco mais em conta dq as melhores lojas aqui de Brasília.

Estou Put# da vida por esse lance da bomba de vácuo. Se fosse num dia de semana poderia ter causado um acidente daqueles por causa disso.

Em quais carros vem essa bomba ? Até o momento sei que S-10, Sprinter 310 e 312 usam. So é nesses carros ? RAnger 2.8 tem isso tbm ??


Pequeno,

Pelo visto vc comprou o pivo paralelo, te aconcelho em comprar original, pois, este paralelo não dura 15000 Km, ou encontre um TRW, que é o original, quando precisei não encontrei.

Pequeno jr
18/08/2006, 20:45
Pequeno,

Pelo visto vc comprou o pivo paralelo, te aconcelho em comprar original, pois, este paralelo não dura 15000 Km, ou encontre um TRW, que é o original, quando precisei não encontrei.

Edu,

Não me recordo a marca deste pivo que eu comprei, mas é a mesma marca do lado esquerdo que eu ja tinha trocado a uns 30.000km atrás. Esse do lado direito que estou trocando de novo era TRW e rodou muito so não sei qto, so sei que foi mais do que os 30.000km.

Walter L. L. Casitta
20/08/2006, 20:24
Eu estou usando pivôs da marca Techsus. Os meus estão com 45000Km e sem problemas até agora...

edubelem
21/08/2006, 08:46
Eu não me lembro a marca do que comprei, só sei que durou 15000, e depois disto não quis me arriscar com outra marca e procurei em lojas paralelas o original (que é TRW), e não encontrei, e tive que comprar na ford por trezentos e poucos reais. E como o original tinha rodado 140000, e eu ainda iria ficar mais 1 ano c/ o carro, achei que valeria apena.
Eu sou meio traumatizado c/ esse negócio de pivô , pois uma vez ele quebrou na minha mão c/ um opala de meu pai, sorte que estava devagar.

Pequeno jr
21/08/2006, 09:31
Edu,

Ja passei por isso tbm e sempre foi em carros da GM, D-10, c-10, D-20 e opalas. Não sei pq acontece tanto isso nesses carros.

cbridi
21/08/2006, 10:39
A título comparativo, mês passado, paguei R$108,00 cada pivô da balança inferior, original Ford - made in USA, comprei em concessionária autorizada como Pessoa Jurídica (30% de desconto sobre o preço normal).

[]'s

Pequeno jr
21/08/2006, 10:44
A título comparativo, mês passado, paguei R$108,00 cada pivô da balança inferior, original Ford - made in USA, comprei em concessionária autorizada como Pessoa Jurídica (30% de desconto sobre o preço normal).

[]'s

E so agora vc fala isso ? Eu tbm tenho empresa.

cbridi
21/08/2006, 11:19
Pô Pequeno, desculpa aí!? :oops: Achei que havia comentado sobre esse desconto em outros tópicos.
Esse lance dos 30% de desconto não é em todas as concessionárias, o normal é de 5 a 10%, mas tem uma concessionária aqui em POA que dá 30%, não sei se para qquer tipo de PJ, meu irmão tem uma oficina mecânica, aí o desconto fica entre 20 e 30%...
Faça um teste ai em BSB, ligue para as concessionária e veja se tbem existe esse desconto. E depois fale pra gente...

[]'s

thécio ferraz
16/05/2016, 12:51
boa tarde, como faço para saber se na minha ranger está com os freios abs traseiros ativos? pois o antigo dono me informou que havia trocado os discos e que agora estava só com freio mecânico! será que ainda tem abs nas traseiras!? após ler alguns tópicos vi que o abs dianteiro é no cubo de freio e a melhor opção seria o da IMA! e nas rodas traseiras qual a configuração! obrigado a quem puder me ajudar!