PDA

Ver Versão Completa : Manutenção após viagem longa e maresia



jhippert
07/08/2006, 20:13
Saudações!!!

Fiz uma viagem com minha Hilux 2001 rodando mais de 3000 km entre asfalto, estrada de terra (péssima) e areia (próximo à praia).

Tenho o veículo há pouco tempo, por isso estou com dúvidas sobre o que seria recomendado fazer como manutenção: lubrificação, além de uma lavagem geral, etc.

Agradeço muito aos que puderem responder esse tópico com alguma dica como o que costuma fazer para melhor conservação do veículo, evitando desgaste precoce dos componetes mecânicos, tração, motor...

[]'s :-D

João Hippert

Sergio Rocha
07/08/2006, 21:21
Além da lavagem caprichada, não esqueça da graxa nos pinos e um reaperto geral por baixo.

[ ] '

FroesdaMotta
08/08/2006, 07:16
Além da lavagem caprichada, não esqueça da graxa nos pinos e um reaperto geral por baixo.

[ ] '
Sérgio,
Além dos parafusos que fixam a carroceria e a caçamba da Hilux, existem outros pontos que necessitem de reapaerto por baixo do carro :pensativo: :pensativo: ??
João,
Na lubrificação lembra que existem 5 graxeiros no cardã dianteiro; tres deles são na junta dupla do cardã, que fica colada na caixa de transferência. Tem umas antas que trabalham nos postos, que lubrificam apenas um destes !!!

[ ]'s

beni-rj
08/08/2006, 11:06
Sérgio,
Além dos parafusos que fixam a carroceria e a caçamba da Hilux, existem outros pontos que necessitem de reapaerto por baixo do carro :pensativo: :pensativo: ??
João,
Na lubrificação lembra que existem 5 graxeiros no cardã dianteiro; tres deles são na junta dupla do cardã, que fica colada na caixa de transferência. Tem umas antas que trabalham nos postos, que lubrificam apenas um destes !!!

[ ]'s


A propósito, quanto a cuidados com a Lubrificação do Chassis:

Em cada roda dianteira, acima e abaixo, há dois pontos muito importantes que ninguém engraxa, pois há necessidade de retirar as tampas de plástico, adaptar a engraxadeira e recolocar as tampas. Veja detalhes e a figura na página 132 do Manual de Manutenção.

Outro detalhe quanto à lubrificação em Postos é que, geralmente, não é utilizada a graxa recomendada pela Toyota-- sabão de lítio com bisulfeto de molibdênio (NLG 1 ou 2).

Por essa e outras é que resolvi comprar a graxa e eu mesmo fazer (um saco), ou mandar fazer no mecânico, sempre de olho, (aliás o mecânico me acha, também, um saco).

[]s Hiluxminados

FroesdaMotta
08/08/2006, 13:25
A propósito, quanto a cuidados com a Lubrificação do Chassis:

Em cada roda dianteira, acima e abaixo, há dois pontos muito importantes que ninguém engraxa, pois há necessidade de retirar as tampas de plástico, adaptar a engraxadeira e recolocar as tampas. Veja detalhes e a figura na página 132 do Manual de Manutenção.

[]s Hiluxminados

Na minha coloquei os bicos graxeiros nestes pontos (pivos superior e inferior das bandejas), e não tirei mais !! Sempre que engraxo as cruzetas, dou uma conferida nos pivos.

Beni,
Que manual de manutenção é este que você citou? Procuro a anos o manual de serviço das Hilux, e NUNCA achei pra comprar.

[ ]'s

beni-rj
08/08/2006, 18:57
FroesdaMotta

No meu caso veio com o carro, quando comprei. Entretanto, você poderá

baixá-lo no site:

www.atinet.com.br - /manuais-toyota/

Caso não consiga mandê-me email que mandarei zipado o arquivo Acrobat

Reader.

Boa essa sua idéia de colocar os bicos graxeiros definitivamente. Agora, por

quê será que os japoneses não fizeram isso? Será que seria para evitar

contaminação com lama? Então, os outros pontos no cardã não são

importantes ?

Quem entende de cabeça de japinha favor se manifestar

[]s Hiluxminados

Luciano Almeida Silva
08/08/2006, 19:28
Amigo, boa noite.

Voce pode fazer a gentileza de mandar o manual da Hilux SW4 95 para mim.
luciano.sarah@uol.com.br

Grato,

Luciano

Sergio Rocha
08/08/2006, 21:18
Sérgio,
Além dos parafusos que fixam a carroceria e a caçamba da Hilux, existem outros pontos que necessitem de reapaerto por baixo do carro :pensativo: :pensativo: ??
João,
Na lubrificação lembra que existem 5 graxeiros no cardã dianteiro; tres deles são na junta dupla do cardã, que fica colada na caixa de transferência. Tem umas antas que trabalham nos postos, que lubrificam apenas um destes !!!

[ ]'s

Parafusos dos feixes de mola,jumelos,cardans, amortecedores, suportes do escapamento e com certeza outros que eu não consigo me lembrar agora.

Eu particularmente uso a seguinte "tecnica", junto chaves de 12 a 22 mm, me enfio em baixo do carro e reaperto tudo que for possível.

[ ] '

jhippert
09/08/2006, 15:47
Pessoal,

Muito obrigado pelas sugestões de todos. Esse foi o primeiro tópico que postei no fórum e, pelo visto, me tornarei assíduo :mrgreen:.

Em breve espero poder também ajudar ao invés de só fazer "pergunta besta", he, he...Sou novo ainda, então aprendo!!!

Mandei a Catarina (nome de batismo da viatura) para dar uma geral normal, agora então vou providenciar a lubrificação e reapertos conforme orienta o manual.

Um abraço a todos e mais uma vez obrigado!!!

João Hippert