PDA

Ver Versão Completa : Queima de fusível com buzina

riverajl
07/08/2006, 18:00
Minha land 90 queima direto o fusível da busina. É sair buzinar e pronto, lá vai um. Alguma dica?

Edu MB
07/08/2006, 21:17
Não buzine !

Edu MB
07/08/2006, 21:23
Tô brincando , de uma olhada se o fusível não é muito fraco para buzina que está usando , se não adiantar , tente acompanhar toda a fiação que deve ter alguma coisa em curto , boa sorte e desculpe a brincadeira !

Ricardomkz
08/08/2006, 11:59
Amigos, JAMAIS usem um fusivel maior que o especificado:discordo:
se os problemas continuarem, coloquem um relê auxiliar!!!:concordo:
Eu coloquei e nunca mais tive problemas !!!:-) :-) :-)
sds,

riverajl
08/08/2006, 14:36
Como um rele auxiliar? A buzina tem que passar pelo fusível do mesmo jeito, não?

Ricardomkz
08/08/2006, 16:18
Correto, mas a corrente que passará pelo fusivel original e pelo botão da buzina, será ínfimo, visto que toda a carga para acionar a buzina virá do relê e seu respctivo fuzivel!!!
No meu 110 coloquei inclusive relês individuais p/ cada farol, visando diminuir o desgaste da "chave" do farol e melhorar a iluminação visto que possuo um cabo que sai da Bat. e vai p/ a caixa de solenoides do guincho, passando p/ cofre do motor.
(nao sou eng. eletricista, apenas um réles proprietario de Defender, que teima em fugir das conce$$ionárias)
sds,

riverajl
08/08/2006, 16:33
Desculpe insistir, mas então você colocou fusível extra para a buzina e colocou no fusível antigo a carga só do relê novo, certo?

Ricardomkz
08/08/2006, 16:42
Sem problemas!!!
creio que não fui muito claro.
O sistema original ficou mantido, a diferença e que a corrente antes de chegar na "buzina", ativa o relê que ativa a buzina. A corrente do relê poderá vir da cx de fusivel (caso tenha uma posição disponivel/vaga).
Este relê custa menos que R$10,00 e qualquer autoeletrica coloca em meia hora ao custo de no maximo R$20,00.
sds,

Cavalcante
08/08/2006, 20:55
Ricardo, ou vc explicou errado ou o que vc fez só aliviou a carga no botão da buzina. Se vc fez exatamente o que disse, verifique o circuito entre o botão da buzina e o relé que vc instalou. Provavelmente era isso que estava causando a queima do fusível. Como o defeito ainda está lá, vc pode até tocar fogo no carro numa visita a são paulo ou rio em dia de trânsito ;)

Rivera,
Tire os dois fios da buzina e conecte-os à bobina de um relé auxiliar. O negativo da bobina vc conecta ao negativo da bateria ou à carroceria ou bloco ou suspensão ou o que tiver mais perto... O positivo vai ao terminal normalmente aberto do relé e o comum do relé vc liga, através de um fusível de 20 A, com cabo 2,5 mm², ao positivo da bateria. Pode colocar a buzina de grito de elefante que quiser que não vai ter galho.

regisnavarro
09/08/2006, 00:58
Cavalcante, neste caso a alimentação da buzina fica em paralelo ou em série à bobina do relê? Pelo que entendi, eu liguei a minha errado...como fica o desenho desse circuito? Grato.

riverajl
09/08/2006, 09:16
Cavalcante, foi isso que eu entendi.
Ontem medi a corrente da buzina: 13A.
No mesmo fuzivel passa a carga do flash do farol alto que dá 9A
9+13=22A
Como a buzina o o flash estão na mesma haste, é muito fácil, ao buzinar, também acionar o flash do farol o que queima o fuzivel.
A soução realmente é ter um fuzivel a parte para a buzina com rele.

Abraços a todos.

Ricardomkz
09/08/2006, 13:48
Cavalcante, no meu caso, não há nenhum problema no circuito!!!
Coloquei o relê auxiliar porque coloquei uma buzina mais forte, e isto sobrecarregava o sistema e a buzina não funcionava direito!!!
Recomendo a instalação do relê auxiliar inclussive na chave do farol,
já ví diversos casos que os contatos da chave se "derreteram" :concordo:
sds,

Edu MB
09/08/2006, 21:07
Pessoal da elétrica , não é por nada não , mas não é mais fácil colocar um fusível um pouquinho mais forte para ver se resolve (exemplo de 20 para 25),antes de fazer toda esta alteração ? talvez resolva o problema , e melhor , só custará R$1,50 , afinal estamos falando de um Land Rover e não da carruagem da Cinderela .

abraço a todos.

Cavalcante
09/08/2006, 23:45
Colocar um fusível "um pouquinho mais forte" está para o cabo pegando fogo como usar uma cinta um pouquinho rasgada está para a manilha voando em direção ao pára-brisas.
Nunca faça isso...

Ricardomkz
10/08/2006, 11:19
Nunca faça isso...
Concordo com o cavalcante :concordo:
sds,

Edu MB
10/08/2006, 21:28
Tudo bem pessoal , mas se a buzina tivesse a necessidade de um relê auxiliar já viria de fábrica com o mesmo , e não vai ser um simples fusível "um pouquinho mais forte " que vai por fogo no carro , todo caso , retiro minha tentativa de ajuda pois com certeza vocês entendem mais do que eu .abraço.

Ricardomkz
11/08/2006, 15:26
retiro minha tentativa de ajuda pois com certeza vocês entendem mais do que eu
Zemarrara, ninguem aqui e "doutor" e a graça do forum é justamente os "parpiteiros" que falam de suas experiencias, boas e ruins.
Agora me desculpem os proprietários de Defender (me incluindo), o carro é muito bom!!! massssss pode melhorar muito!!!, e coloco o que um amigo já disse uma vez aqui no forum: DEFENDER é como um LEGO, vc compra e acaba de montar (e melhorar) em casa!!!!!!!!!!!:-D
sds,

Edu MB
11/08/2006, 22:08
Ok Ricardo , acho que me precipitei , e realmente a graça do negócio esta na diferença de opiniões , sejam elas certas ou erradas .
Só mais uma coisa , será que se " melhorar muito !!! " não vai acabar estragando ?

abraço.

Ricardomkz
14/08/2006, 11:29
Só mais uma coisa , será que se " melhorar muito !!! " não vai acabar estragando ?

Por outro lado, para quem gosta de "mecanica" é diversão garantida por muito tempo!!!:-D :-D :-D
sds,