PDA

Ver Versão Completa : Como usar a tração

acaetano
07/08/2006, 12:55
Alguem poderia me ajudar e ensinar-me como e quando usar a tração e reduzida CJ5 1975 pois no final de semana peguei uma subida muito forte com pedras coloquei 2ª joguei nas 4x4 e a viatura não aguentou joguei na reduzida ( Marcha pequena para frente ) ai sim ganhou força mas esperava mais somente com 4x4 sem a reduzida mas não aguentou.....

Sergio Rocha
07/08/2006, 13:02
Alguem poderia me ajudar e ensinar-me como e quando usar a tração e reduzida CJ5 1975 pois no final de semana peguei uma subida muito forte com pedras coloquei 2ª joguei nas 4x4 e a viatura não aguentou joguei na reduzida ( Marcha pequena para frente ) ai sim ganhou força mas esperava mais somente com 4x4 sem a reduzida mas não aguentou.....

Difícil avaliar, mas parece normal. dependendo da subida .....
Vc está pilotanto um veículo de 30 anos, extremamente forte e capaz de coisas incríveis, mas tudo tem limite.Vc acha que ele não teve força sem ligar a reduzida.Quando ligou a reduzida ele subiu sem problemas.Qual o outro veículo que teria se saído melhor ?

Vc não precisa de ninguem pra aprender a usar a reduzida ou a tração, a experiencia vai te ensinar.Vc acabou te ter a sua primeira aula pratica.
Nào espere milagres, o fato de ter tração 4x4 e uma reduzida muito boa ( 2,46) não o faz subir paredes.

[]'

Rogério Tortato
07/08/2006, 13:25
não esqueça ainda de que tração 4x4 dá mais aderência.

a reduzida é que dá mais força.

a reduzida ainda tem um efeito colateral. quando acionada, força muito menos todo o equipamento antes dela (motor, embreagem e câmbio) e força muito mais todo o equipamento posterior a ela (cardãs, cruzetas, diferenciais e semi eixos).

assim, se em alguma situação sentir o cheiro de embragem queimando, coloque reduzida que economiza ou para de forçar a embreagem.

por outro lado, não é incomum estourar os semi eixos, principalmente os dianteiros e cruzetas do munhão, forçando demais com reduzida.

como disse o sérgio. o tempo vai te ensinar melhor.

abraços.

otavio_gomes
07/08/2006, 14:10
Acaetano,

Você apenas avaliou mal que marcha deveria usar.

O Jeep com 3 marchas e reduzida tem 5 marchas distintas:
1 reduzida
2 reduzida
3 reduzida = 1 normal
2 normal
3 normal

Asssim, considere que em dificuldade você deve usar a segunda reduzida (quase em 100% dos casos) pois você terá uma marcha mais forte ou uma mais veloz que poderá utilizar.

A tração nas 4 rodas deve ser usada apenas em terreno não 100% aderente, para uma curva, pelo menos uma roda deve deslisar. No caso dos Jeeps Willys a velocidade não deve ser alta.

Um abraço,

José Augusto
07/08/2006, 15:05
acaetano, as vezes mesmo sabendo tudo e fazendo tudo certo a coisa fica complicada, outras vezes sem dar uma embalada não sobe mesmo, mas como todos já disseram vc precisa conhecer melhor o equipamento, ter noção da força e a velocidade de cada marcha, (que é diferente de jipe para jipe,) com a prática vc vai saber como encarar qualquer desafio e qual o limite do difícil para o impossível.

Antigamente antes de ter jeep, fazia-se um espécie de estágio como "zeca", vc ficava por dentro de alguns macetes de como enfretar cada situação, aí quando já tinha o proprio jipe a coisa era mais tranquila.

[]s com 4 anos como zeca.

Hughes
17/03/2009, 18:24
E no meu caso amigos. Comprei um Jeep Ford 4 CC e não sei usar nada dele, principalmente a tração e a reduzida. Alguém pode me ajudaar?

Gustavo de Olliveira
17/03/2009, 21:59
E no meu caso amigos. Comprei um Jeep Ford 4 CC e não sei usar nada dele, principalmente a tração e a reduzida. Alguém pode me ajudaar?

tem 3 alavancas

a primeira é o cambio

a segunda se vc puxar prá trás´, é a tração ( traciona as rodas dianteiras também)

a terceira (curta) é a redução vc empurra ela prá frente se perceber que o jipe está sem força.

Só mexa nas alavancas "dois" e "três" em terrenos escorregadios ( lama, barro, areia fofa).

Sempre que voltar a terrenos firmes volta as alavancas as posições normais.
a "dois" pra frente e a "tres" pra tras.

Aproveitando , já que vc nunca tewve jipe e não entende #@$% dele , cuidado nas curvas ( ele tomba) e cuidado com os freios ( ele não para )

SERGIO MOLLO
17/03/2009, 22:55
Outra coisa;
Prescisa ver se seu jeep, está com roda livre manual ou automática, se for manual, voce prescisa aciona-la, para poder ligar o 4x4.
Abs

roneydebrito
17/03/2009, 23:44
ainda quando a roda livre for automatica precisa ver se ela ta funcionando pois as automaticas dao muitos problemas prefiram as manuais

Outra coisa;
Prescisa ver se seu jeep, está com roda livre manual ou automática, se for manual, voce prescisa aciona-la, para poder ligar o 4x4.
Abs

JeepOta
18/03/2009, 15:47

Hughes, vc comprou o CJ com a ajuda de alguém que conhece Jeep ou comprou na raça, sem consultar ninguém?

Tem muita informação no Fórum mas conversando pessoalmente com alguém que possa te mostrar e demonstrar o funcionamento básico do Jeep, fica muuuito mais fácil. Nem sempre fica claro só escrevendo.

Qual região de Sampa vc está?

[ ]´s

Robertux
18/03/2009, 23:06
Antigamente antes de ter jeep, fazia-se um espécie de estágio como "zeca", vc ficava por dentro de alguns macetes de como enfretar cada situação, aí quando já tinha o proprio jipe a coisa era mais tranquila.

[]s com 4 anos como zeca.

Acho que estou começando da forma correta então, no próximo sábado devo fazer minha 4ª trilha como "Zequinha". Já estou conhecendo bastante coisa, inclusive técnicas de condução, além de ajudar o piloto, tipo ligar as rodas livres, engatar a cinta para reboque quando atola, fazer contrapeso no estribo para não tombar, etc. Até junho devo ter o capital em mãos para comprar meu CJ5.

Abraço

cadu
20/03/2009, 17:07
Aí vai uma dica, procure o pessoal do Jeep Clube da sua cidade, com certeza eles vão te ensinar muito, mas não existe nada melhor do que viver a situação... como os colegas disseram anteriormente você ja teve sua primeira aula!

fabricio teco
21/04/2010, 03:01
Quer dizer que se eu acionar a alavanca da tração 4x4 e não ligar a roda livre, de nada vai adiantar?
O sinistro que para eu tirar o meu CJ5 da garagem, a rampa é bem íngreme e bichano reclama muito para subir, na verdade nem sobe. Aí eu aciono a p... toda, e ele sobre igual a um trator, mas não aciono nada nas rodas, ela continua marcando 4x2. Eu estou fazendo errado?

Jacimar
21/04/2010, 06:38
Quer dizer que se eu acionar a alavanca da tração 4x4 e não ligar a roda livre, de nada vai adiantar?
O sinistro que para eu tirar o meu CJ5 da garagem, a rampa é bem íngreme e bichano reclama muito para subir, na verdade nem sobe. Aí eu aciono a p... toda, e ele sobre igual a um trator, mas não aciono nada nas rodas, ela continua marcando 4x2. Eu estou fazendo errado?

Bom dia prezado ! pelo que entendi acontece o seguinte : sua roda livre eh manual e voce deixa ela desligada, aciona a alavanca de tracao para tras engatando o carda dianteiro e habilitando o engate da reduzida, aciona a alavanca de reduzida para frente, ai consegue subir a rampa . . . foi o que eu entendi quando disse : Aí eu aciono a p... toda, e ele sobre igual a um trator, se for isso mesmo voce esta usando so a reduzida, sem tracao dianteira.

Fiz isso varias vezes para manobrar em baixa velocidade, a um tempo atras no dia em que fui instalar a ignicao eletronica no CJ58 da minha exposa, o distribuidor dela pifou de vez, na realidade isso apressou a instalacao, o carro ficou parado em frente a minha casa e eu engatei a reduzida e manobrei o Jeep no arranque cerca de 40 metros e subindo uma rampa de uns 30% para chegar na garagem, para o motor ficar mais leve eu tirei as velas e parei umas duas vezes para descansar o motor de arranque, sem problema nenhum e sem descarregar a bateria, afinal aquela corrente enorme na partida eh em funcao do peso do motor . . . um abraco !

faustoangelini
21/04/2010, 14:57
Fabricio,

Também sugiro voce revisar a roda livre para ter certeza que ela está acionando, pois senão, quando mais voce precisar, vai descobrir que o diferencial dianteiro está parado e não vai ter tração para sair de uma "encrenca"...

Veja também se o antigo dono não trocou a relação dos diferenciais para uma mais "longa" pois algumas pessoas fazem isso para ganhar velocidade em estrada e no barro fica "xoxo".

Mais uma: cuidado se voce está acionando a reduzida somente em 4x2, pois todo o torque está indo somente para o conjunto traseiro, quando na verdade deveria estar dividido entre frente e tras... num tranco maior pode estourar alguma coisa na traseira.

Boa sorte e boas trilhas...

Fausto

RODFRAGA
15/06/2010, 22:22
Pessoal, estou em busca de meu primeiro 4x4 e tenho uma duvida sobre roda livre. Se no CJ5 ( viatura que estou olhando ) pode ter a tracao nas 4 rodas acionada através de uma alavanca interna e quando ela não está acionada a viatura esta funcionando 4x2, porque ter a roda livre? Parece-me um item desnecessário. Desculpem a ignorancia no assunto, mas quem não pergunta não aprende

rubensx
16/06/2010, 00:02
Pessoal, estou em busca de meu primeiro 4x4 e tenho uma duvida sobre roda livre. Se no CJ5 ( viatura que estou olhando ) pode ter a tracao nas 4 rodas acionada através de uma alavanca interna e quando ela não está acionada a viatura esta funcionando 4x2, porque ter a roda livre? Parece-me um item desnecessário. Desculpem a ignorancia no assunto, mas quem não pergunta não aprende

Fala Rod

Seguinte...

Considere que a roda livre tem esse nome justamente para quando desligado o 4x4 vc pode desativar todo o sistema de coroa e pinhào (aquelas engrenagens que ficam dentro da bolota do diferencial sabe?). Desligado o conjunto o carro tem menos 1 diferencial a caregar ou "empurrar", economiza combustivel e as peças desse conjunto.

Alguns cj5 tem o sistema de roda livre automático (não necessitando mexer nas rodas), porém o sistema é muito precário e perigoso de soltar quando vc está em pleno obstáculo, o que faz com que quase 100% dos amantes de offroad utilizem o sistema manual pra ter CERTEZA que ativou ou desativou o conjunto dianteiro...
Imagina no meio de uma descida vc utilizando o "freio motor" com 4x4 e reduzida e simplesmente parte desse "freio" se solta (o diferencial dianteiro no sistema automatico falha e solta a dianteira) é ruim... dependendo do caso... é péssimo!!!

Em tempo não há nenhum problema em manter o sistema manual ativado quando vc entrou numa estrada de terra e nos deslocamentos de trilha, apenas o carro será mais gastão de combustivel e vai desgastar as peças dianteiras na mesma proporção que as do eixo traseiro.

Alguns veículos mais novos tem o sistema pneumático (ou seja é automatico no acionamento da tração pelas alavancas ou botão) ou simplesmente usam travados acionados o tempo todo como a Ranger, o que ocasiona maior consumo...

Ou seja o sistema manual serve basicamente mais quando vc vai utilizar o carro na cidade e nas estradas de asfalto em deslocamentos grandes, onde não será necessário ativar o 4x4 devido a velocidade mais alta e etc...
Já em uma rua de terra que for quando sabe que vai entrar na lama e etc ative o sistema de roda livre travando os cubos e esqueça-os assim para não correr risco de empolgado na hora H esquecer e passar em 4x2!

Em tempo com o sistema ligado você tb aquece mais o conjunto dianteiro do veículo e a caixa de transferencia também...

abraços
PS - pergutne sempre, pesquise sempre tb, não existe pergunta ruim só resposta ruim!!!

Acho que vc vai de roda livre manual agora ;-)

fotos:

Sistema automático:

http://www.bloqueiokaiser.com.br/adminsetup/admin_img/imagens/origem/25_17_.jpg
Da nekarth mesma fabricante do bloqueio Kaiser

e manual:
http://www.avm.com.br/L500_final.gif
http://www.avm.com.br/L400_final.gif
da AVM que tb tem linha automática...

fendrich
16/06/2010, 09:38

Rod, é bem assim como Rubens sabiamente falou.

Se você não tiver roda livre, mesmo que a alavanca interna esteja em 4x2, o diferencial dianteiro vai girar, as peças se desgastam mesmo não fazendo tração nenhuma.

Com a roda livre, você poupa teu equipamento e só usa ele quando realmente precisar.

Eduardo

RODFRAGA
16/06/2010, 10:16
Entendi.......eu achava que quando a alavanca estava em 4x2 todo sistema parava de funcionar na parte frontal, por isto nao entendia a utilização da roda livre......Para mim este sistema só deveria ser utilizado em carros full 4x4....Valeu pessoal...

OPC+JR
16/06/2010, 10:36
Bom dia,

Tenho uma curiosidade que está ligada a questão da tração. :pensativo:

Os Cjs, pelo que lembro tem limite de velocidade de 4x4 bem baixo, acho que é 40 km, sendo que os carros mais modernos tem limites mais altos.

Essa limitação se deve à caixa de reduzida utilizada no jeep, a caixa de marcha ou algum outro elemento que pode ser danificado com o 4x4?

[]´s

homerohermida
16/06/2010, 18:27
Bom dia,

Os Cjs, pelo que lembro tem limite de velocidade de 4x4 bem baixo, acho que é 40 km, sendo que os carros mais modernos tem limites mais altos.

Essa limitação se deve à caixa de reduzida utilizada no jeep, a caixa de marcha ou algum outro elemento que pode ser danificado com o 4x4?

[]´s
Acredito que um dos motivos seja a presença de buchas de bronze na porção final do semi-eixo dianteiro, próximo as cruzetas do munhão. Buchas de bronze geralmente não se dão bem com altas velocidades!

rubensx
16/06/2010, 18:58
Bom dia,

[]´s

Não é o eixo (apesar dele tb ser um fator limitante) e é sim cambio + t-case, o superaquecimento dela, as engrenagens que não foram bem projetadas para suportar o esforço continuo em maior velocidade resulta no 40km/h, na prática dá pra passar um pouco pois ninguém mantem 40km/h o tmepo todo, alémd e ser uma medida de segurança imposta na fabrica...

Porém os Trollers, Rangers e etc já conseguem maiores velocidades, t-case diferente, usam correntes menos barulhentas, aquecem menos etc etc...

Mas sinceramente andar em 4x4 acima de 40km/h melhor colocar em 4x2 mesmo, num vai fazer tanta diferença eu creio andar a 60km/h em 4x4 que em 4x2 nàor esulte no memso desempenho eu ahco :pensativo:

Mauricio Rotta
17/06/2010, 09:25
Também não vejo motivo nenhum pra se andar correndo com um Jeep com a tração engatada.

OPC+JR
17/06/2010, 10:58
É eu também imagino que a limitação se deve ao cambio.

Ainda em tempo, a dúvida era apenas técnica mesmo, caso alguem tenha curiosidade, não penso em andar acima dessa velocidade com o 4x4 ligado. :mrgreen:

[]´s

rubensx
17/06/2010, 11:28
É eu também imagino que a limitação se deve ao cambio.

Ainda em tempo, a dúvida era apenas técnica mesmo, caso alguem tenha curiosidade, não penso em andar acima dessa velocidade com o 4x4 ligado. :mrgreen:

[]´s

pois é eu creio que a idéia de utilitário seria que ruas de terra, acidentadas e com pouca aderencia não deve ser seguro andar mais de 40km/h tb, logo os engenheiros da willys/dana etc nem fizeram questãod e alterar isso, creio eu que uma ranger em 40 não possa passar de 80km/ tb no máximo com 4x4 ligado... seria desnecessário.

A nível de informação é interessante saber os limites da máquina sempre mesmo, vai que uma adversidade te obrig a a isso, vc já sabe as possibilidades de quebra!
:concordo:

Robertux
17/06/2010, 12:10
Bom dia,

[]´s

Na minha opinião a limitação está na idade do projeto.
A caixa de tração do Jeep não é dotada de diferencial central nem de conversor de torque, além disso o tipo de engrenagem utilizada não funciona bem em altas velocidades, assim, com a tração constantantemente bloqueada um possivel tranco em alta rotação pode quebrar a caixa, alem disso, em função das engrenagens de concepção antiga não é aconselhavel ultrapassar 100 km/h nem em 4X2, a caixa esquenta demais e dá problema de vazamentos e possível quebra.
Aqui em Piracicaba tem um amigo que tem um jeep com carroceria de fibra, motor AP 2.0 injetado e turbinado, câmbio de Chevette 5 marchas, muito leve, o jeep dele anda facilmente a 120 Km/h e ele é meio pé de chumbo, resultado já "derreteu" duas CTs.

hercilio.neto
17/06/2010, 22:37
Alguns carros, como o Niva, o Defender e outros, possuem tração integral. Ou seja, 4x4 permanente.
Para funcionar assim, esses carros possuem um terceiro diferencial que equaliza a rotação dos cardãs sem forçar o T-case.
Rodar em velocidade superior a 50 ou 60 km/h em pisos com baixa aderencia em um jeep é impraticável. Rodar traçado em pisos com alta aderencia, sem diferencial central, destroi a Caixa de Transferencia.
Conclusão. O projeto como foi feito, é adequado.

HERCILIO NETO

RAFAEL_ARARASSP
22/06/2015, 22:42
Galera , estou com uma duvida , comprei um willys e quando aciono a roda livre e engato 4x4 , o jeep fica pesado, como se algo estivesse segurando as rodas(tipo freiando) se solto da descida com o pe na embreagem ele para , é normal ?

Sydney66
22/06/2015, 22:56
Bom dia Rafael.
Pelas suas poucas informações, é típico problema de rodas dianteiras com diâmetro diferente das rodas traseiras ou pior, tenham mexidos nos direnciais e estarem com relação de coroa/pinhão diferentes (os jeeps tiveram relações de 44x9, 43x8 e outra que não lembro agora).
Abraços

LuizDP
23/06/2015, 17:18
Acrescentando aí o óbvio Rafael, não use a viatura em solo firme engatado aí a tração, para não forçar o conjunto e ter surpresas desagradáveis depois, imagine só a traseira querendo andar mais que a dianteira por exemplo...
Já em situação de barro, areião, terra solta ou outro caso de patinagem da traseira tranquilo, use e abuse, a falta de aderência ao solo faz compensar a possível diferença de velocidade entre os dois eixos.
Tudo isso se o seu caso for o relatado aí pelo colega Sydney66.

Abs.