Conectar

Ver Versão Completa : Ligação elétrica da ventoinha

dptucunduva
18/02/2004, 14:25
Grande all,

http://www.horacio4x4.hpg.com.br/misc/vent.jpg

Tô apanhando pra fazer essa ligação aqui... :/

Quero ter uma chave liga-desliga do sistema de ventoinha, de modo que quando eu desligar tudo, uma luz acenda. Se ligar, ainda tenho outra chave seletora de ou ligado direto ou usando o cebolão.

Meu problema é que o relé NF que controla a luz indicadora de tudo desligado (B no esquema), se eu deixar o carro parado normalmente com a chave on/off geral da ventoinha no ON, vai ficar consumindo pra manter o contato aberto (mantendo assim a luz espia desligada).

Como eu mudaria isso pra ter consumo zero com o carro desligado, independente da chave geral da ventoinha estar em ON ou OFF??

Estou querendo evitar colocar qquer outro componente no meio da história. Vai ficar muito relé pra pouca ventoinha... :)

Tentei procurar uma chave seletora (I no esquema) de 4 pinos pra ter 3 posições diferentes (12V/cebolão, 12V/relé NA, 12V/luz espia de ventoinha desligada), mas nem na santa efigênia achei. :/

Alguma dica?

billj
18/02/2004, 14:46
Pode ser que não estou entendendo direito, mas a solução me parece simples. É só puxar a alimentação da luzinha da chave de partida.......

dptucunduva
18/02/2004, 16:26
Pronto.

Bem, fuçando saiu esse esquema aqui:

http://www.horacio4x4.hpg.com.br/misc/vent2.jpg

Puxar a alimentação do ACC resultaria na colocação de um terceiro relé, como disse é muito relé pra pouca ventoinha. :D

Esse novo esquema diminui de 2 pra 1 relé, foi só trocar o tipo da chave A para o mesmo da chave I.

EduardoLang
18/02/2004, 21:33
GRANDE dp.

nO MEU EU TENHO A SEGUINTE SITUAÇÃO:

Teno uma chave de duas posições que faz com que a ventuinha liga de acordo com a cebolinha ou ligue no momento em que eu quizer. Para tanto fiz o seguinte:

Liguei o positivo da chave de contato no botão de duas vias e depois levei este carga até o relê, ou seja o relê é acionado conforme eu ligo o botão que por sua vez somente liga no momento em que o jeep estiver ligado. Depois peguei um positivo da caixa de fusível para levar até o relê e este ir até a ventuinha, ou melhor ir até o cebolão. Depois, da outra perna do botão, levei este carga até a ventuinha, que seria a posição em que a ventuinha ligaria no momento em que eu quiser. Hora, se vc quer colocar uma luzinha para indicar o funcionamento dela, basta que vc puche o positivo e o negativo da ventuinha até o painel novamente e ligue na luzinha e quando a ventuinha ligar a luzinha também irá lçigar.

Espero ter ajudado.

Forrte abraço,

Edu

Adriano Appel
08/03/2004, 10:26
Olá pessoal,

Instalei uma ventoinha elétrica no meu CJ5 com motor de Opala 4CC com o esquema de acionamento pela cebolinha ou com botão liga/desliga.O que está acontecendo é que o automático não está funcionando, mesmo quando atinge os 95 graus de especificação da cebolinha. A mesma foi instalada na mangueira superior do radiador.
Pergunta:
- A instalação neste local está correta?
- A faixa de funcionamento da cebolinha está muito elevada para este motor?

Um abraço.
Appel
CJ5 69