Ver Versão Completa : turbinar o BF
Rodrigo59
06/08/2006, 17:37
Bom galera to afim de turbinar o meu BF so pa faze uma graça!! colocar um 0.8 kg so pa da uma spirradinha!!
alguem tem alguma ideia de qual turbina eu coloco?? D-20?? Garrett?? grande ou pequena??alem da turbina tem que fazer muita modificação no carburador??
valeu!!
Afonso Carlos
06/08/2006, 19:16
Veio não faça isso, esse motor não tem mancais muito menos pressão e volume de oleo, suficientes para o esforço gerado por uma turbina.
Não aguenta mesmo.
Abraços.
Rodrigo,
Eu já li sobre isso alguma vez aqui no Fórum. Acho que com uma pesquisa você deve encontrar algo.
Afonso,
Acho que aguenta sim. O BF, assim como motores antigos, eram produzidos com uma margem de segurança muito maior do que nos motores atuais, movido pela falta de tecnologia na época o que gerava motores muito mais resistentes do que os atuais. Acho que o grande problema seria para encontrar peças para suprir algumas necessidades como bombeamento de gasolina, óleo, etc. Mas nada que não dê para improvisar.
[s] turbinados,
Treme Terra
06/08/2006, 20:13
Vai rodar no maximo 100 km espirrando. Procure outro motor.
Só para animar o tópico... :dance: :shock: :dance:
[s] ilustrados,
José Augusto
06/08/2006, 22:09
0.8 kg de pressão num BF com 40 anos de idade ...:shock:, alem da pressão outra coisa que vai subir rápido é a temperatura, acho que a durabidade vai para o espaço.
Thiago Rodeghel
06/08/2006, 22:39
Quem gosta de caracol é lesma...:razz: :razz: :razz: :lol:
Já q é pra preparar o BF, vai de blower... é mais confiavel e o q rende mais em giro baixo. 0,5, pra um BF já acredito q seja um limite. Mais q isso é muito pra esse motor.
O carbura já tbm não vai dar mais conta, teria q trocar um por gicles maiores. Ignição eletronica,etc... Recomendo procurar um bom preparador, para te dar umas dicas. Apesar do BF ser um pouco arcaico, o 6c do maverick é parecido... Então fica mais facil achar algum preparador para te dizer sobre a instalação de turbocharger ou supercharger.
[s]AP blower:twisted:
Mas aqui mesmo no fórum tem alguns motores turbinados até OHC.Tem um membro q colocou num 3000 e disse que ficou muito bom.Mas fica uma dúvida...independente de ser ou não sistema "SAE"/potência líquida e tal...como é que um BF guenta mais 50 cv a mais?Que eu saiba o bloco do bf161 é o mesmo do 3000!Bf161 tem 90 cv e o bf184 tem 130~140cv.E na verdade não seria mais ou menos isso que se ganharia com uma pressão limitada a 0,4bar,uns 40 cv?
Concordo que é um motor antigo e tudo mais,mas parece que às vezes rola uma certa discriminação...
São motores que tem 40 anos sim e vão durar ainda muito mais....
Duram tanto quanto todo resto por isso é motor de jeep!
Abraços.
Afonso Carlos
07/08/2006, 08:49
O idade do motor não tem nada a haver mas sim seu projeto, BF 161 não aguenta turbina, tem 5 mancais no vira, c fizer isso vai perder o motor.
Abraços.
Elmer_Jeep
07/08/2006, 09:32
Que eu saiba o bloco do bf161 é o mesmo do 3000!Bf161 tem 90 cv e o bf184 tem 130~140cv
:parede:
Não são iguais justamente pela diferença da capacidade cúbica.
[]'s
Rodrigo59
07/08/2006, 09:54
Sera que se eu andar com 0.5 meu motor estora?? Num quero turbinar pra ficar dando pau exigindo q o motor trabalhe no limite so quero pa faze barulho e pa ter uma tomada de força melhor!! pa faze uma graça!!hehe!! pois tenho uma turbina encostada com o kit do ap!! ia colocar no jipão pa fica chique!!hehe
Elmer_Jeep
07/08/2006, 10:05
se é só pra fazer graça monta logo esse kit que vc tem...
e não esquece de mandar fotos quando o motor espirrar alguma das bielas.
[]'s
Afonso Carlos
07/08/2006, 10:18
Sera que se eu andar com 0.5 meu motor estora?? Num quero turbinar pra ficar dando pau exigindo q o motor trabalhe no limite so quero pa faze barulho e pa ter uma tomada de força melhor!! pa faze uma graça!!hehe!! pois tenho uma turbina encostada com o kit do ap!! ia colocar no jipão pa fica chique!!hehe
OK, amigo não caia nessa tentação, tenho certa experiencia com turbinas, principalmente em motores antigos, isso vai virar um pesade-lo pra vc, seu motor vai derreter, mas c vc quer dar uma zoada sem c preucupar com as consequencias, mete a bixa lá e soca a porva, da pra brincar uns dias, não sei c compensa pois o numero de modificações necessarias para c instalar a turbina nesse motor vão ser várias.
E outra, ninguem resiste em enfiar o pé, quando c tem turbina.
Abraços.
0.8 kg??? puts isso é muito que tal 0.1 kg.... ainda acho muito....
Sergio Rocha
07/08/2006, 13:10
Se vc acha engraçado ver o BF rachar no meio, coloca e seja feliz por uns minutos.Duvido que resista a uma acelerada mais forte.
[ ] '
José Augusto
07/08/2006, 13:24
Rodrigo, vc quer que alguem fale para vc que o motor aguenta (isso só para falar em motor), que a lubrificação dele não vai ter problema, que as bielas são de material especial, que não vai queimar junta, que vc vai colocar quase um 1kg e que as válvulas vão funcionar como antes, que o projeto do motor previu essa carga extra, que os aneis e casquilhos são resistentes o suficiente para essa sobrepressão e que vc, apesar de ter toda esta cavalaria extra, vai andar com o pé bem na casquinha e não vai deixar a pressão passar 0.2 kg, que vai ficar tudo numa boa, bom desse jeito aproveita e manda um abraço pro "papai noel" e pede um motor novo para ele pro final do ano.:twisted: :twisted: :twisted:
Rodrigo,
eu tinha turbina no meu BF. A pressão é coisa de o,2 mesmo, pois ele não suporta. Só mesmo para fazer uma graça. A turbina era pequena e enchia rápido, se acelerar muito vai dar falta de combustível.´Volto a frisar, é só mesmo para brincar, e espirrar um pouco.
Veja algumas fotos do meu.
Abraços,
Thiago Rodeghel
07/08/2006, 15:54
Não sei...:neutral:
Talvez 0.5 de pressão aguente. Minha dúvida seria qto a lubrificação de válvulas, se o BF iria dar conta... e o principal nesse caso alimentação.
:mad: colocar um carburador tipo 2E, com gicle maior. Consequentemente, ignição eletronica pra queimar tudo isso.
0.5, de pressão é um nº. q normalmente a maioria dos motores aguenta, claro q o BF nunca vi ninguém q colocou nele. Pode ser q aguente:concordo: ou não:pensativo:
Outra q a turbina tem q estar ligada com o filtro,nem pode ver barro no caminho.:roll:
Bom sei lá, se fosse pra mim montar, começaria com 0,4 e depois colocaria 0,5. Não passaria disso. E outra motor BF pra encher essa turbina, só se estiver no talo mesmo:razz: , ela vai acionar a 2500 giros, pra um motor q já está gritando a 3000, vai ser mesmo um limite...
Se naum funfar, depois vc compra outro BF por 800 conto e troca o motor:concordo:
[s]A favor do blower:twisted:
Se é somente pelo espirro, tem uma geringonça ridicula pra vender no mercado livre que imita o som, coloca-se o botão de acionamento perto da alavanca de marchas e aciona uando quiser.....até com o motor desligado (he he he)
Mas serio, seria interessante retificar o motor antes....para evitar vazamento nos aneis, trocar as guias de valvulas e as molas, depois que gastar uns 3k ou 4k nisto, pensa no turbo !
Elmer disse:
;
;
;
;
;
Meu amigo,a diferença cúbica está no curso do virabrequim,meia polegada de curso a mais!Nada tem a ver com o diâmetro das "camisas",se é isso que pensou.
Não que venha ao caso mas tenho um 3000 em minha rural e outro bf-161 desmontado em casa.O que muda é o vira e as bielas,mais outras coisinhas que não vêm ao caso.
Já foi falado isso aki nno fórum,O BLOCO É O MESMO!
Sem mais...
Zepi,
Acho que está ocorrendo um equívoco da sua parte. O bloco do 161 é diferente do 184 na altura, e conseqüentemente o virabrequim tem que ter mais curso também.
Veja nas fotos, a primeira é de um BF-161 e a segunda de um BF-184. Repare na distância entre o coletor de escape e o cabeçote. :concordo:
Ambos os motores tiramos as medidas para verificar a cilindrada e bateu corretamente. ;-)
[s] fotográficos,
Elmer_Jeep
08/08/2006, 08:56
Elmer disse:
;
;
;
;
;
Meu amigo,a diferença cúbica está no curso do virabrequim,meia polegada de curso a mais!Nada tem a ver com o diâmetro das "camisas",se é isso que pensou.
Não que venha ao caso mas tenho um 3000 em minha rural e outro bf-161 desmontado em casa.O que muda é o vira e as bielas,mais outras coisinhas que não vêm ao caso.
Sem mais...
Vamos fazer uma aposta :?:
Minhas afirmações :concordo: contra as suas :parede:
[]'s no aguardo.
Elmer_Jeep
08/08/2006, 09:19
Elmer disse:
;
;
;
;
;
Me explica como o curso de um virabrequim vai definir a capacidade cúbica(cm3, litragem) de um motor :?:
Me diga quais são as outras coisinhas:?: Será que vc sabe mesmo :?:
Sem mais...
Quem foi o cidadão que confirmou isso :?: Vou ter que falar com ele pra rever meus conceitos :lol:
[]'s aguardando pela aposta :wink:
http://ruralwillys.tripod.com/diversos/motoreswillys.htm
As informações que tenho são desse site.
Mas concordo que a distância é bem diferente nos motores da foto.
Mas voltando ao assunto do tópico,será então que o 3000 maguentaria melhor um turbo com baixa pressão?
As outras diferenças nem vêm ao caso falar...como já disse tenho um em casa...
Mas se for como vc diz então o 3000 pode ter sido preparado para uma carga extra....
Abraços.
Elmer disse:
Me explica como o curso de um virabrequim vai definir a capacidade cúbica(cm3, litragem) de um motor
Não entendi sua pergunta!
Não se trata do curso do vira e sim do pistão,e obviamnete tem tudo a ver!
O volume não é calculado pela área da base do cilindro multiplicado pela altura(curso)?
Quanto maior a altura(curso) maior a litragem...
Assim como também acontece se aumntar o diâmetro.
Eu penso assim.posso estar errado....
outra coisa...não me parece que seja um 3000....
Quando vc fez a medida estava com os cilindros no lugar?
Sabe que agora até fiquei interessado...
Pra isso servem discussões.
Valeu!
Elmer_Jeep
08/08/2006, 12:09
Me explica como o curso de um virabrequim vai definir a capacidade cúbica(cm3, litragem) de um motor
Não entendi sua pergunta!
Apenas pedi pra vc me explicar isso que vc falou antes:
Meu amigo,a diferença cúbica está no curso do virabrequim,meia polegada de curso a mais!
Não se trata do curso do vira e sim do pistão,e obviamnete tem tudo a ver!
Ali em cima vc disse que era o curso do vira quem fazia a diferença ;-)
O volume não é calculado pela área da base do cilindro multiplicado pela altura(curso)?
Quanto maior a altura(curso) maior a litragem...
Altura + diametro, do CILINDRO! Não tem nada haver com o curso(levante) do eixo virabrequim.
rafaelsouza
08/08/2006, 13:02
Pessoal é o seguinte:
O bloco dos 3000 é SIM mais alto aprox uns 20mm (olhometro) o diametro dos cilindros são exatamente os mesmos tanto que daría até para se usar o mesmo pistão, a unica diferença é que um é com pino prensado e outro usa travas nas extremidades, as bilelas são mais compridas, as varetas do comando tbm e os contrapesos do virabrequim são maiores, no caso do dos 3000 ford a bomba de óleo é maior por isso acho que seria mais aconselhavel para turbinar
tenho tanta certeza doque estou dizendo que seria capaz de APOSTAR A MINHA SOGRA HEIM?!?!:mrgreen: :lol: :mrgreen: :lol:
brincadeiras á parte oque está ai em cima é verdade verdadeira MESMO!!:concordo:
[],s:concordo:
José Augusto
08/08/2006, 13:50
Pessoal é o seguinte:
seria capaz de APOSTAR A MINHA SOGRA HEIM?!?!:mrgreen: :lol: :mrgreen: :lol:
brincadeiras á parte oque está ai em cima é verdade verdadeira MESMO!!:concordo:
[],s:concordo:
Pessoal cuidado com algumas respostas, pois se pergarmos apenas a parte que interressa pode gerar alguma confusão.:twisted: :twisted: :twisted:
creio eu q o zepi ta correto sim, vamos pela lógica, se o virabrequim tem curso maior, a biela "pucha" mais o pistao (almenta o curso do pistao dentro da camisa) , daí teremos uma capacidade cubica maior do motor...
pi x Raio ao quadrado x altura = cap. cubica
Pessoal vejo que a coisa é mais complicada do que parece....
Estou um pouco confuso com o fato de duas alturas de bloco,mas a circunferência que faz o vira tem imfluência na cilindrada,é só ter um pouco de pensamente espacial.
Mas quando se altera o vira e a biela aí muda tudo...
Veja que no "pms" o eixo inferior da biela está no ponto mais alto,e quando no "pmi" o o eixo inferior da biela está no ponto mais baixo.Então se o vira tiver maior "circunferência" ou maior "curso"(ñ sei o termo) o pistão vai subir mais e descer mais assim indo alguns milímetros(hipotético) pra cima e outro pra baixo,aumentando assim a cilindrada.
Claro que isso é teoria pq se fizesse isso o pistão iria entra dentro do cabeçote,e nem todos os motores permitem isso.
Usam se técnicas parecidas para aumantar um pouco a cilindrada...e também já fazerem o pistão adentrar um pouco no cabeçote,mas poucos casos...
Elmer_Jeep
08/08/2006, 14:57
...
E... ??
Tinha alguém q tinha no avatar o funcionamento interno do motor só com as bielas,o vira e os pistões.Era perfeito para entender o processo...
Está indo longe este tópico...
Elmer,não me abandona!
Elmer_Jeep
08/08/2006, 15:04
por acaso o avatar era meu.
e vou continuar pegando no seu pé enquanto não ouvir(ler) alguma informação definitiva.
Afonso Carlos
08/08/2006, 15:07
OK Zepi escute o Elmer ele é um cara muito gente fina, alem do que é dono de uma puta retifica de motores, e sabe o que ta t falando.
Abraços.
poxa se o avatar era seu como é que tu me diz que o seu movimento não influi na cilindrada?
Como dizem por aqui:me caiu os butia do bolso...
Era show aquele avatar...
Falando sério,tô meio confuso com aquela altura....
Mas aguarde,que volto a responder.
Abraço.
Elmer_Jeep
08/08/2006, 15:12
beleza, to na área (no aguardo)
to tentando encontrar aquele grafico, por enquanto achei isso:
http://www.serviteste.com.br/images/hist_d2.gif
Beleza afonso carlos,mas não disse queele não era um cara legal!
Só que quero "discutir" mais,pois é pra isso que estamos aqui.
Espero que não tenha me entendido mal,mas gostaria que ele me desse explicações mais técnicas ,já q trabalha numa retífica,e não ficasse pegando no meu pé como ele mesmo disse.
Se ele é uma pessoa que tem conhecimento sobre esses motores(o que é difícil)sou o primeiro a querer recebê-los,entende?
o tópico era sobre o que mesmo?
Abraços.
nossa!isso aí colega?
Tá mas então te faço uma pergunta:
Entre o 2° e o 3° tempo quando o cilindro está no ponto máximo não é?
Se a circunferênciado virabrequim fosse maior não aumentaria a cilindrada?
Tô confuso....
Elmer_Jeep
08/08/2006, 15:42
Se a circunferênciado virabrequim fosse maior não aumentaria a cilindrada?
Pra isso(virabrequim de curso maior) existe a necessidade de um cilindro mais longo para o pistão percorrer...
entendeu agora porque os blocos são diferentes ?
Afonso Carlos
08/08/2006, 15:42
Beleza afonso carlos,mas não disse queele não era um cara legal!
Abraços.
OK, eu entendi isso mesmo, só falei para justamente vc trocar ideias com o cara pois ele conhece muito.
Quanto ao vira é obvio que quanto mais curso + cilindrada.
Abraços.
Pessoal,
Tem alguém achando que aquelas minhas fotos são feitas no Photoshop???
É extamente o que o Elmer disse. Para permitir que o pistão tenha um curso maior é necessário que o cilindro seja mais alto, mais comprido.
Zepi, você me perguntou se medimos os cilindros com o pistão montado. Resposta afirmativa.
[s]
concordo!Mas do jeito que falaram entendi que o virabrequim não tinha nada a ver com a cilindrada.
É obvio que tem que ter mais espaço mas é que pensei que houvesse esse espaço sobrando,já que é só meia polegada.
Pensei fosse só relação de vira e biela.
No site diz que os blocos são iguais...enfim,novo aprendizado...
Marcelo,matou a charada então!
Mas voltando ao tópico esse motor 3000 guenta melhor um turba de baixa pressão ou vale o mesmo do bf-161?
Há pouco retifiquei o meu e gostaria de taxá-lo um pouco mais...Mas não sei se é prudente.
Elmer?
Obrigado
Afonso Carlos
08/08/2006, 16:21
Ok Zepi esqueça essa de turbo nestes motores cara, eles tem um mancal para cada 2 bielas, não aguenta mesmo, isso só pra falar do vira e bronzinas, não parece mais o vira é uma peça flexivel, e quanto mais mancais menos ele mexe OK, c vc almentar a carga para qual preve o projeto ele vai vibrar muito e logo destruira suas bronzinas e as vezes até seu bloco, desencana veio tenho bastante experiencia nesta area.
Abraços
tá beleza....triste vou seguir seu conselho...Mas nem uma taxadinha???
Que tristeza....
Obrigado pela ajuda,Elmer e Afonso Carlos ...
Elmer_Jeep
08/08/2006, 16:29
bom, eu tava pesquisando no fórum procurando um tópico onde rolou um tira-teima tipo esse nosso aqui, hehe. Não encontrei, pesquisei usando a palavra maverick e encontrei muita informação legal, como alguns tópicos falando sobre as diferenças entre o BF161 e 184, encontrei também um tópico falando de turbo no 161, tem umas 3 paginas.
Dá uma pesquisada ae que tu vai encontrar muita dica interessante.
PS. o site que vc pegou a informação está completamente errado.
1 abraço.
Elmer_Jeep
08/08/2006, 16:32
tá beleza....triste vou seguir seu conselho...Mas nem uma taxadinha???
Que tristeza....
Obrigado pela ajuda,Elmer e Afonso Carlos ...
Tem um tópico sobre isso de rebaixar o cabeçote do BF, dá uma pesquisada e procura algumas info por lá.
rafaelsouza
08/08/2006, 16:54
Sinceramente conheci 3 caras que tentaram e nenhum deu certo, todos tinham problemas de superaquecimento, queima de junta do cabeçote etc etc etc
[],s
Thiago Rodeghel
08/08/2006, 17:03
Queimar é até normal:lol: :lol: :lol: a junta
Alguns casos simplismente o motor "cospe" a junta pra fora:twisted:
Esse tipo de preparação exige mais além do turbo.
No meu caso, com o blower, já foi radiador de óleo, troca de radiador por um com mais colmeias, ignição e bobina mais fortes, bicos injetores retrabalhados, além claro da junta de aço. Além dos outros componentes todos novos, bomba dágua e bomba de óleo:pensativo: . Isso em um motor do GTI 16v. Tem quase tudo pronto pra ele.
Agora imagino isso em um BF, é possivel mas...$$$ depende de qto quer se sujar:-P :-P :-P .
[s]já sem orçamento:p
´Bem no meu caso não quero turbo,mas sim taxar um pouco...
Já coloquei ignição com bobina mais forte,junta de cobre,motor retificado,ventoinha elétrica....
Uso gnv e queria ter um pouco mais de pressão...já que economia não é problema...Além do mais essa junta é mais grossa que a original então na verdade vou também compensar...
Abraços...
Afonso Carlos
08/08/2006, 18:04
Taxa no problem. estes motores tem taxa para a gosolina da epoca deles, que tinha menos octanagem do que a de hoje, por isso a taxa deles é baixa mesmo, pode chegar a 10 de taxa tranquilamente para gasolina, e 12 pra alcool, c for rodar só no GNV 14.
Mas lembre-se taxa deve ser calculada e não feita no olho como muitos fazem. e não esqueça das valvulas que vão ter que sofrer nova regulagem ou até ter que por calços na flauta de balanceiro (admissão) e encurtar as de escape pois a distancia onde as varetas trabalham vai mudar, devido ao rebaixo.
Abraços.
Elmer_Jeep
25/08/2006, 01:05
bom, eu tava pesquisando no fórum procurando um tópico onde rolou um tira-teima tipo esse nosso aqui, hehe. Não encontrei, pesquisei usando a palavra maverick e encontrei muita informação legal, como alguns tópicos falando sobre as diferenças entre o BF161 e 184, encontrei também um tópico falando de turbo no 161, tem umas 3 paginas.
Dá uma pesquisada ae que tu vai encontrar muita dica interessante.
PS. o site que vc pegou a informação está completamente errado.
1 abraço.
Sei que o assunto já foi resolvido, atualizei apenas pra mostrar que encontrei por acaso o tópico que eu estava me referindo na mensagem acima, serve pra complementar as informações contidas neste e também pra futuras consultas
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4142&highlight=elmer
No dia eu procurei pra caramba li tanta coisa e nao achei de jeito nenhum, hoje encontrei do nada... :pensativo:
[]'s ;-)
marcos antonio mendes
24/10/2016, 12:46
boa tarde voçe me informar qual modelo de turbina utilizou e como esta a durabilidade do motor
antonio umino
24/10/2016, 12:53
Apos 10 anos o post foi reaberto...
Tá valendo....
Marcio Vargas
24/10/2016, 13:49
Apos 10 anos o post foi reaberto...
Tá valendo....
Que legal.
Do tempo em que as coisas eram mais simples. Boa lembrança