PDA

Ver Versão Completa : turbinar o BF

Rodrigo59
06/08/2006, 17:37
Bom galera to afim de turbinar o meu BF so pa faze uma graça!! colocar um 0.8 kg so pa da uma spirradinha!!
alguem tem alguma ideia de qual turbina eu coloco?? D-20?? Garrett?? grande ou pequena??alem da turbina tem que fazer muita modificação no carburador??
valeu!!

Afonso Carlos
06/08/2006, 19:16
Veio não faça isso, esse motor não tem mancais muito menos pressão e volume de oleo, suficientes para o esforço gerado por uma turbina.

Não aguenta mesmo.

Abraços.

Marcelo
06/08/2006, 20:07
Rodrigo,

Eu já li sobre isso alguma vez aqui no Fórum. Acho que com uma pesquisa você deve encontrar algo.

Afonso,

Acho que aguenta sim. O BF, assim como motores antigos, eram produzidos com uma margem de segurança muito maior do que nos motores atuais, movido pela falta de tecnologia na época o que gerava motores muito mais resistentes do que os atuais. Acho que o grande problema seria para encontrar peças para suprir algumas necessidades como bombeamento de gasolina, óleo, etc. Mas nada que não dê para improvisar.

[s] turbinados,

Treme Terra
06/08/2006, 20:13
Vai rodar no maximo 100 km espirrando. Procure outro motor.

Marcelo
06/08/2006, 20:18
Só para animar o tópico... :dance: :shock: :dance:

[s] ilustrados,

José Augusto
06/08/2006, 22:09
0.8 kg de pressão num BF com 40 anos de idade ...:shock:, alem da pressão outra coisa que vai subir rápido é a temperatura, acho que a durabidade vai para o espaço.

Thiago Rodeghel
06/08/2006, 22:39
Quem gosta de caracol é lesma...:razz: :razz: :razz: :lol:

Já q é pra preparar o BF, vai de blower... é mais confiavel e o q rende mais em giro baixo. 0,5, pra um BF já acredito q seja um limite. Mais q isso é muito pra esse motor.

O carbura já tbm não vai dar mais conta, teria q trocar um por gicles maiores. Ignição eletronica,etc... Recomendo procurar um bom preparador, para te dar umas dicas. Apesar do BF ser um pouco arcaico, o 6c do maverick é parecido... Então fica mais facil achar algum preparador para te dizer sobre a instalação de turbocharger ou supercharger.

[s]AP blower:twisted:

Zepi
07/08/2006, 07:18
Mas aqui mesmo no fórum tem alguns motores turbinados até OHC.Tem um membro q colocou num 3000 e disse que ficou muito bom.Mas fica uma dúvida...independente de ser ou não sistema "SAE"/potência líquida e tal...como é que um BF guenta mais 50 cv a mais?Que eu saiba o bloco do bf161 é o mesmo do 3000!Bf161 tem 90 cv e o bf184 tem 130~140cv.E na verdade não seria mais ou menos isso que se ganharia com uma pressão limitada a 0,4bar,uns 40 cv?
Concordo que é um motor antigo e tudo mais,mas parece que às vezes rola uma certa discriminação...
São motores que tem 40 anos sim e vão durar ainda muito mais....
Duram tanto quanto todo resto por isso é motor de jeep!

Abraços.

Afonso Carlos
07/08/2006, 08:49
O idade do motor não tem nada a haver mas sim seu projeto, BF 161 não aguenta turbina, tem 5 mancais no vira, c fizer isso vai perder o motor.

Abraços.

Elmer_Jeep
07/08/2006, 09:32
Que eu saiba o bloco do bf161 é o mesmo do 3000!Bf161 tem 90 cv e o bf184 tem 130~140cv
:parede:

Não são iguais justamente pela diferença da capacidade cúbica.

[]'s

Rodrigo59
07/08/2006, 09:54
Sera que se eu andar com 0.5 meu motor estora?? Num quero turbinar pra ficar dando pau exigindo q o motor trabalhe no limite so quero pa faze barulho e pa ter uma tomada de força melhor!! pa faze uma graça!!hehe!! pois tenho uma turbina encostada com o kit do ap!! ia colocar no jipão pa fica chique!!hehe

Elmer_Jeep
07/08/2006, 10:05
se é só pra fazer graça monta logo esse kit que vc tem...

e não esquece de mandar fotos quando o motor espirrar alguma das bielas.

[]'s

Afonso Carlos
07/08/2006, 10:18
Sera que se eu andar com 0.5 meu motor estora?? Num quero turbinar pra ficar dando pau exigindo q o motor trabalhe no limite so quero pa faze barulho e pa ter uma tomada de força melhor!! pa faze uma graça!!hehe!! pois tenho uma turbina encostada com o kit do ap!! ia colocar no jipão pa fica chique!!hehe

OK, amigo não caia nessa tentação, tenho certa experiencia com turbinas, principalmente em motores antigos, isso vai virar um pesade-lo pra vc, seu motor vai derreter, mas c vc quer dar uma zoada sem c preucupar com as consequencias, mete a bixa lá e soca a porva, da pra brincar uns dias, não sei c compensa pois o numero de modificações necessarias para c instalar a turbina nesse motor vão ser várias.

E outra, ninguem resiste em enfiar o pé, quando c tem turbina.

Abraços.

edwint
07/08/2006, 10:40
0.8 kg??? puts isso é muito que tal 0.1 kg.... ainda acho muito....

Sergio Rocha
07/08/2006, 13:10
Se vc acha engraçado ver o BF rachar no meio, coloca e seja feliz por uns minutos.Duvido que resista a uma acelerada mais forte.

[ ] '

José Augusto
07/08/2006, 13:24
Rodrigo, vc quer que alguem fale para vc que o motor aguenta (isso só para falar em motor), que a lubrificação dele não vai ter problema, que as bielas são de material especial, que não vai queimar junta, que vc vai colocar quase um 1kg e que as válvulas vão funcionar como antes, que o projeto do motor previu essa carga extra, que os aneis e casquilhos são resistentes o suficiente para essa sobrepressão e que vc, apesar de ter toda esta cavalaria extra, vai andar com o pé bem na casquinha e não vai deixar a pressão passar 0.2 kg, que vai ficar tudo numa boa, bom desse jeito aproveita e manda um abraço pro "papai noel" e pede um motor novo para ele pro final do ano.:twisted: :twisted: :twisted:

JPSP
07/08/2006, 15:43
Rodrigo,
eu tinha turbina no meu BF. A pressão é coisa de o,2 mesmo, pois ele não suporta. Só mesmo para fazer uma graça. A turbina era pequena e enchia rápido, se acelerar muito vai dar falta de combustível.´Volto a frisar, é só mesmo para brincar, e espirrar um pouco.
Veja algumas fotos do meu.

Abraços,

Thiago Rodeghel
07/08/2006, 15:54
Não sei...:neutral:

Talvez 0.5 de pressão aguente. Minha dúvida seria qto a lubrificação de válvulas, se o BF iria dar conta... e o principal nesse caso alimentação.
:mad: colocar um carburador tipo 2E, com gicle maior. Consequentemente, ignição eletronica pra queimar tudo isso.

0.5, de pressão é um nº. q normalmente a maioria dos motores aguenta, claro q o BF nunca vi ninguém q colocou nele. Pode ser q aguente:concordo: ou não:pensativo:

Outra q a turbina tem q estar ligada com o filtro,nem pode ver barro no caminho.:roll:

Bom sei lá, se fosse pra mim montar, começaria com 0,4 e depois colocaria 0,5. Não passaria disso. E outra motor BF pra encher essa turbina, só se estiver no talo mesmo:razz: , ela vai acionar a 2500 giros, pra um motor q já está gritando a 3000, vai ser mesmo um limite...
Se naum funfar, depois vc compra outro BF por 800 conto e troca o motor:concordo:

[s]A favor do blower:twisted:

edgar
07/08/2006, 16:37
Se é somente pelo espirro, tem uma geringonça ridicula pra vender no mercado livre que imita o som, coloca-se o botão de acionamento perto da alavanca de marchas e aciona uando quiser.....até com o motor desligado (he he he)
Mas serio, seria interessante retificar o motor antes....para evitar vazamento nos aneis, trocar as guias de valvulas e as molas, depois que gastar uns 3k ou 4k nisto, pensa no turbo !

Zepi
07/08/2006, 20:59
Elmer disse:

;
;
;
;
;
Meu amigo,a diferença cúbica está no curso do virabrequim,meia polegada de curso a mais!Nada tem a ver com o diâmetro das "camisas",se é isso que pensou.
Não que venha ao caso mas tenho um 3000 em minha rural e outro bf-161 desmontado em casa.O que muda é o vira e as bielas,mais outras coisinhas que não vêm ao caso.
Já foi falado isso aki nno fórum,O BLOCO É O MESMO!

Sem mais...

Marcelo
07/08/2006, 22:25
Zepi,

Acho que está ocorrendo um equívoco da sua parte. O bloco do 161 é diferente do 184 na altura, e conseqüentemente o virabrequim tem que ter mais curso também.

Veja nas fotos, a primeira é de um BF-161 e a segunda de um BF-184. Repare na distância entre o coletor de escape e o cabeçote. :concordo:

Ambos os motores tiramos as medidas para verificar a cilindrada e bateu corretamente. ;-)

[s] fotográficos,

Elmer_Jeep
08/08/2006, 08:56
Elmer disse:

;
;
;
;
;
Meu amigo,a diferença cúbica está no curso do virabrequim,meia polegada de curso a mais!Nada tem a ver com o diâmetro das "camisas",se é isso que pensou.
Não que venha ao caso mas tenho um 3000 em minha rural e outro bf-161 desmontado em casa.O que muda é o vira e as bielas,mais outras coisinhas que não vêm ao caso.

Sem mais...

Vamos fazer uma aposta :?:

Minhas afirmações :concordo: contra as suas :parede:

[]'s no aguardo.

Elmer_Jeep
08/08/2006, 09:19
Elmer disse:

;
;
;
;
;

Me explica como o curso de um virabrequim vai definir a capacidade cúbica(cm3, litragem) de um motor :?:

Me diga quais são as outras coisinhas:?: Será que vc sabe mesmo :?:

Sem mais...
Quem foi o cidadão que confirmou isso :?: Vou ter que falar com ele pra rever meus conceitos :lol:

[]'s aguardando pela aposta :wink:

Zepi
08/08/2006, 10:56
http://ruralwillys.tripod.com/diversos/motoreswillys.htm

As informações que tenho são desse site.

Mas concordo que a distância é bem diferente nos motores da foto.
Mas voltando ao assunto do tópico,será então que o 3000 maguentaria melhor um turbo com baixa pressão?

As outras diferenças nem vêm ao caso falar...como já disse tenho um em casa...
Mas se for como vc diz então o 3000 pode ter sido preparado para uma carga extra....

Abraços.

Zepi
08/08/2006, 11:00
Elmer disse:

Me explica como o curso de um virabrequim vai definir a capacidade cúbica(cm3, litragem) de um motor

Não entendi sua pergunta!
Não se trata do curso do vira e sim do pistão,e obviamnete tem tudo a ver!
O volume não é calculado pela área da base do cilindro multiplicado pela altura(curso)?
Quanto maior a altura(curso) maior a litragem...
Assim como também acontece se aumntar o diâmetro.
Eu penso assim.posso estar errado....

Zepi
08/08/2006, 11:04
outra coisa...não me parece que seja um 3000....
Quando vc fez a medida estava com os cilindros no lugar?
Sabe que agora até fiquei interessado...
Pra isso servem discussões.

Valeu!

Elmer_Jeep
08/08/2006, 12:09
Me explica como o curso de um virabrequim vai definir a capacidade cúbica(cm3, litragem) de um motor

Não entendi sua pergunta!

Apenas pedi pra vc me explicar isso que vc falou antes:

Meu amigo,a diferença cúbica está no curso do virabrequim,meia polegada de curso a mais!

Não se trata do curso do vira e sim do pistão,e obviamnete tem tudo a ver!
Ali em cima vc disse que era o curso do vira quem fazia a diferença ;-)

O volume não é calculado pela área da base do cilindro multiplicado pela altura(curso)?
Quanto maior a altura(curso) maior a litragem...
Altura + diametro, do CILINDRO! Não tem nada haver com o curso(levante) do eixo virabrequim.

rafaelsouza
08/08/2006, 13:02
Pessoal é o seguinte:
O bloco dos 3000 é SIM mais alto aprox uns 20mm (olhometro) o diametro dos cilindros são exatamente os mesmos tanto que daría até para se usar o mesmo pistão, a unica diferença é que um é com pino prensado e outro usa travas nas extremidades, as bilelas são mais compridas, as varetas do comando tbm e os contrapesos do virabrequim são maiores, no caso do dos 3000 ford a bomba de óleo é maior por isso acho que seria mais aconselhavel para turbinar
tenho tanta certeza doque estou dizendo que seria capaz de APOSTAR A MINHA SOGRA HEIM?!?!:mrgreen: :lol: :mrgreen: :lol:
brincadeiras á parte oque está ai em cima é verdade verdadeira MESMO!!:concordo:
[],s:concordo:

José Augusto
08/08/2006, 13:50
Pessoal é o seguinte:
seria capaz de APOSTAR A MINHA SOGRA HEIM?!?!:mrgreen: :lol: :mrgreen: :lol:
brincadeiras á parte oque está ai em cima é verdade verdadeira MESMO!!:concordo:
[],s:concordo:

Pessoal cuidado com algumas respostas, pois se pergarmos apenas a parte que interressa pode gerar alguma confusão.:twisted: :twisted: :twisted:

edwint
08/08/2006, 14:36
creio eu q o zepi ta correto sim, vamos pela lógica, se o virabrequim tem curso maior, a biela "pucha" mais o pistao (almenta o curso do pistao dentro da camisa) , daí teremos uma capacidade cubica maior do motor...
pi x Raio ao quadrado x altura = cap. cubica

Zepi
08/08/2006, 14:54
Pessoal vejo que a coisa é mais complicada do que parece....
Estou um pouco confuso com o fato de duas alturas de bloco,mas a circunferência que faz o vira tem imfluência na cilindrada,é só ter um pouco de pensamente espacial.
Mas quando se altera o vira e a biela aí muda tudo...
Veja que no "pms" o eixo inferior da biela está no ponto mais alto,e quando no "pmi" o o eixo inferior da biela está no ponto mais baixo.Então se o vira tiver maior "circunferência" ou maior "curso"(ñ sei o termo) o pistão vai subir mais e descer mais assim indo alguns milímetros(hipotético) pra cima e outro pra baixo,aumentando assim a cilindrada.
Claro que isso é teoria pq se fizesse isso o pistão iria entra dentro do cabeçote,e nem todos os motores permitem isso.
Usam se técnicas parecidas para aumantar um pouco a cilindrada...e também já fazerem o pistão adentrar um pouco no cabeçote,mas poucos casos...

Elmer_Jeep
08/08/2006, 14:57
...
E... ??

Zepi
08/08/2006, 15:01
Tinha alguém q tinha no avatar o funcionamento interno do motor só com as bielas,o vira e os pistões.Era perfeito para entender o processo...
Está indo longe este tópico...

Elmer,não me abandona!

Elmer_Jeep
08/08/2006, 15:04
por acaso o avatar era meu.

e vou continuar pegando no seu pé enquanto não ouvir(ler) alguma informação definitiva.

Afonso Carlos
08/08/2006, 15:07
OK Zepi escute o Elmer ele é um cara muito gente fina, alem do que é dono de uma puta retifica de motores, e sabe o que ta t falando.

Abraços.

Zepi
08/08/2006, 15:09
poxa se o avatar era seu como é que tu me diz que o seu movimento não influi na cilindrada?

Como dizem por aqui:me caiu os butia do bolso...

Era show aquele avatar...
Falando sério,tô meio confuso com aquela altura....
Mas aguarde,que volto a responder.
Abraço.

Elmer_Jeep
08/08/2006, 15:12
beleza, to na área (no aguardo)

to tentando encontrar aquele grafico, por enquanto achei isso:
http://www.serviteste.com.br/images/hist_d2.gif

Zepi
08/08/2006, 15:15
Beleza afonso carlos,mas não disse queele não era um cara legal!
Só que quero "discutir" mais,pois é pra isso que estamos aqui.
Espero que não tenha me entendido mal,mas gostaria que ele me desse explicações mais técnicas ,já q trabalha numa retífica,e não ficasse pegando no meu pé como ele mesmo disse.
Se ele é uma pessoa que tem conhecimento sobre esses motores(o que é difícil)sou o primeiro a querer recebê-los,entende?

o tópico era sobre o que mesmo?

Abraços.

Zepi
08/08/2006, 15:21
nossa!isso aí colega?

Tá mas então te faço uma pergunta:

Entre o 2° e o 3° tempo quando o cilindro está no ponto máximo não é?
Se a circunferênciado virabrequim fosse maior não aumentaria a cilindrada?
Tô confuso....

Elmer_Jeep
08/08/2006, 15:42
Se a circunferênciado virabrequim fosse maior não aumentaria a cilindrada?
Pra isso(virabrequim de curso maior) existe a necessidade de um cilindro mais longo para o pistão percorrer...

entendeu agora porque os blocos são diferentes ?

Afonso Carlos
08/08/2006, 15:42
Beleza afonso carlos,mas não disse queele não era um cara legal!

Abraços.

OK, eu entendi isso mesmo, só falei para justamente vc trocar ideias com o cara pois ele conhece muito.

Quanto ao vira é obvio que quanto mais curso + cilindrada.

Abraços.

Marcelo
08/08/2006, 15:58
Pessoal,

Tem alguém achando que aquelas minhas fotos são feitas no Photoshop???
É extamente o que o Elmer disse. Para permitir que o pistão tenha um curso maior é necessário que o cilindro seja mais alto, mais comprido.

Zepi, você me perguntou se medimos os cilindros com o pistão montado. Resposta afirmativa.

[s]

Zepi
08/08/2006, 16:09
concordo!Mas do jeito que falaram entendi que o virabrequim não tinha nada a ver com a cilindrada.
É obvio que tem que ter mais espaço mas é que pensei que houvesse esse espaço sobrando,já que é só meia polegada.
Pensei fosse só relação de vira e biela.
No site diz que os blocos são iguais...enfim,novo aprendizado...

Marcelo,matou a charada então!
Mas voltando ao tópico esse motor 3000 guenta melhor um turba de baixa pressão ou vale o mesmo do bf-161?

Há pouco retifiquei o meu e gostaria de taxá-lo um pouco mais...Mas não sei se é prudente.
Elmer?

Obrigado

Afonso Carlos
08/08/2006, 16:21
Ok Zepi esqueça essa de turbo nestes motores cara, eles tem um mancal para cada 2 bielas, não aguenta mesmo, isso só pra falar do vira e bronzinas, não parece mais o vira é uma peça flexivel, e quanto mais mancais menos ele mexe OK, c vc almentar a carga para qual preve o projeto ele vai vibrar muito e logo destruira suas bronzinas e as vezes até seu bloco, desencana veio tenho bastante experiencia nesta area.

Abraços

Zepi
08/08/2006, 16:24
tá beleza....triste vou seguir seu conselho...Mas nem uma taxadinha???
Que tristeza....

Obrigado pela ajuda,Elmer e Afonso Carlos ...

Elmer_Jeep
08/08/2006, 16:29
bom, eu tava pesquisando no fórum procurando um tópico onde rolou um tira-teima tipo esse nosso aqui, hehe. Não encontrei, pesquisei usando a palavra maverick e encontrei muita informação legal, como alguns tópicos falando sobre as diferenças entre o BF161 e 184, encontrei também um tópico falando de turbo no 161, tem umas 3 paginas.

Dá uma pesquisada ae que tu vai encontrar muita dica interessante.

PS. o site que vc pegou a informação está completamente errado.

1 abraço.

Elmer_Jeep
08/08/2006, 16:32
tá beleza....triste vou seguir seu conselho...Mas nem uma taxadinha???
Que tristeza....

Obrigado pela ajuda,Elmer e Afonso Carlos ...

Tem um tópico sobre isso de rebaixar o cabeçote do BF, dá uma pesquisada e procura algumas info por lá.

rafaelsouza
08/08/2006, 16:54
Sinceramente conheci 3 caras que tentaram e nenhum deu certo, todos tinham problemas de superaquecimento, queima de junta do cabeçote etc etc etc
[],s

Thiago Rodeghel
08/08/2006, 17:03
Queimar é até normal:lol: :lol: :lol: a junta

Alguns casos simplismente o motor "cospe" a junta pra fora:twisted:

Esse tipo de preparação exige mais além do turbo.
No meu caso, com o blower, já foi radiador de óleo, troca de radiador por um com mais colmeias, ignição e bobina mais fortes, bicos injetores retrabalhados, além claro da junta de aço. Além dos outros componentes todos novos, bomba dágua e bomba de óleo:pensativo: . Isso em um motor do GTI 16v. Tem quase tudo pronto pra ele.

Agora imagino isso em um BF, é possivel mas...$$$ depende de qto quer se sujar:-P :-P :-P .

[s]já sem orçamento:p

Zepi
08/08/2006, 17:49
´Bem no meu caso não quero turbo,mas sim taxar um pouco...
Já coloquei ignição com bobina mais forte,junta de cobre,motor retificado,ventoinha elétrica....

Uso gnv e queria ter um pouco mais de pressão...já que economia não é problema...Além do mais essa junta é mais grossa que a original então na verdade vou também compensar...

Abraços...

Afonso Carlos
08/08/2006, 18:04
Taxa no problem. estes motores tem taxa para a gosolina da epoca deles, que tinha menos octanagem do que a de hoje, por isso a taxa deles é baixa mesmo, pode chegar a 10 de taxa tranquilamente para gasolina, e 12 pra alcool, c for rodar só no GNV 14.
Mas lembre-se taxa deve ser calculada e não feita no olho como muitos fazem. e não esqueça das valvulas que vão ter que sofrer nova regulagem ou até ter que por calços na flauta de balanceiro (admissão) e encurtar as de escape pois a distancia onde as varetas trabalham vai mudar, devido ao rebaixo.

Abraços.

Elmer_Jeep
25/08/2006, 01:05
bom, eu tava pesquisando no fórum procurando um tópico onde rolou um tira-teima tipo esse nosso aqui, hehe. Não encontrei, pesquisei usando a palavra maverick e encontrei muita informação legal, como alguns tópicos falando sobre as diferenças entre o BF161 e 184, encontrei também um tópico falando de turbo no 161, tem umas 3 paginas.

Dá uma pesquisada ae que tu vai encontrar muita dica interessante.

PS. o site que vc pegou a informação está completamente errado.

1 abraço.

Sei que o assunto já foi resolvido, atualizei apenas pra mostrar que encontrei por acaso o tópico que eu estava me referindo na mensagem acima, serve pra complementar as informações contidas neste e também pra futuras consultas

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4142&highlight=elmer

No dia eu procurei pra caramba li tanta coisa e nao achei de jeito nenhum, hoje encontrei do nada... :pensativo:

[]'s ;-)

marcos antonio mendes
24/10/2016, 12:46
boa tarde voçe me informar qual modelo de turbina utilizou e como esta a durabilidade do motor

antonio umino
24/10/2016, 12:53
Apos 10 anos o post foi reaberto...
Tá valendo....

Marcio Vargas
24/10/2016, 13:49
Apos 10 anos o post foi reaberto...
Tá valendo....

Que legal.

Do tempo em que as coisas eram mais simples. Boa lembrança