PDA

Ver Versão Completa : ventoinha



axil2410
06/08/2006, 14:43
quando desligo o carro a ventoinha para na hora , mesmo com a chave ligada ela não funciona ,SÓ LIGANDO O MOTOR DO CARRO, logo toda vez que paro a água sem resfriar começa a ferver e sair do reservatário,toda vez tenho que colocar mais de um litro de água nele, pergunto:
tá com deefeito ela não funcionar ou é assim mesmo?
alguém tem idéia do que seja?
obrigado
LIXA

axil2410
06/08/2006, 14:45
esqueci:
viatura CHEROKEE LIMITED 98/98

Amostardeiro
06/08/2006, 19:11
quando desligo o carro a ventoinha para na hora , mesmo com a chave ligada ela não funciona ,SÓ LIGANDO O MOTOR DO CARRO, logo toda vez que paro a água sem resfriar começa a ferver e sair do reservatário,toda vez tenho que colocar mais de um litro de água nele, pergunto:
tá com deefeito ela não funcionar ou é assim mesmo?
alguém tem idéia do que seja?
obrigado
LIXA

Axil2410

Tá com defeito, não pode ficar fervendo e expulsandoa a água do radiador, uma pergunta: A ventoinha é elétrica ou é com gel como nas Sportages, Rangers e outros??? Se for com gel troca urgentemente antes de fo... tudo.

Abraço

axil2410
06/08/2006, 20:39
isso não sei , nem sabia que tinha com gel, vou ver e falo , valeu amigo

Arbass
07/08/2006, 06:26
Acho que é normal desligar.
Quanto a ferver:
Já testou a tampa do radiador? Tá parecendo que ela não tá aguentando a pressão.
E o líquido de arrefecimento? Esse negócio de colocar água, vai diluindo o aditivo, facilita a fervura e cada vez piora mais.

Abraço,

Luís Arato
07/08/2006, 09:43
Olá moçada, depois de umas férias (leia-se 3000 km de Sport por Santa Catarina, uns 800 km só estradas de terra, muita serra etc e só um pneu furado), estamos ai de novo!!!

Se a ventoinha for elétrica, o problema está no relé da ventoinha, quando desliga abre o circuito sem o retardo. Tem um relé da extinta Autolatina, que servia no Santana e no Versailles, dá direitinho e custa uns R$ 35,00. Nem sei quanto custa o original.

Não há tampa que segure o superaquecimento.

axil2410
07/08/2006, 13:09
valeu turma , vou levar a viatura no mecânico e ver o que vai dar e avido por aqui, viu verificar tudo até o relé , abraços

Arbass
07/08/2006, 15:36
Pelo q entendi a ventoinha funciona, desligando quando se desliga o carro.
Na minha XJ é assim também. O normal é ficar ligada um pouco após desligar o carro como em outros automóveis (nem todos)?

Aí Luís, também estou voltando de viagem, 2900 km de asfalto e 1300 de terra. O Uno Mille foi impecável, lógico respeitando suas limitações, e foi muito pouco o q deixei de fazer. Detalhe: chegou a fazer 19,2 km/l de gasolina no asfalto.

Minha XJ já está rodando, só q tenho q trocar um calço da caixa de câmbio. É f...

Decidi q apesar de babar por ela, vou partir p/ um carro a Diesel, provavelmente uma Toyota Hilux, q tive a oportunidade de usar um pouco na viagem. Só estou esperando $$$.

Abs,

Amostardeiro
07/08/2006, 16:11
Ary

Tu que tens uma XJ, pode esclarecer a minha dúvida a ventoinha é elétrica como nos Volkswagen ou tipo embreagem como Ranger, Sportage e outros.

Abraço

Luís Arato
08/08/2006, 11:16
Ary,

Beleza!!! Viva os Fiat (fiets). Viva os Mille e os 147 também.

Na minha viagem, de fato, tinha pouco 4x4, claro que fui aonde os
"mortais" não conseguiam ir, mas o principal dava para fazer com carros normais mesmo. Claro também que a Sport desfilava majestosa no habitat natural dela.

E realmente, o que mais gastei foi com combustível, pois a bichinha não tem dó do dono não!!! Isso todos sabemos, o que sempre nos faz pensar em diesel, apesar de gostarmos muito das XJ.

Vai ver que na minha a ventoinha fica ligada um pouco, porque o relé já não é o original, vou ver a referência e passo depois.

Arbass
09/08/2006, 19:31
Ary

Tu que tens uma XJ, pode esclarecer a minha dúvida a ventoinha é elétrica como nos Volkswagen ou tipo embreagem como Ranger, Sportage e outros.

Abraço

É,... ahhh... Acho que não sei.

Vou tentar descobrir e te passo depois.

Abs,

Arbass
11/08/2006, 07:06
Pesquisei e descobri o seguinte:

A maioria das XJ tem ventoinha c/ acoplamento viscoso, mas existem poucas com acionamento elétrico. Só não consegui saber quais anos e modelos.

Abs,

Wallace
11/08/2006, 16:37
Voce certamente e/ou tem um problema na tampa do radiador ou um furo ou vazamento no radiador ou em outra parte e/ou não tem o aditivo correto e na quantidade correta.
A ventoinha provavelmente com acoplamento viscoso que talvez se deslige com a chave mesmo.
O que acontece é que as Cherokees trabalham muito quente mesmo, acho que é normal trabalhar com a agua acima dos 100 graus.
O que impede da agua ferver é o aditivo e a pressão no sistema.
Com o aditivo errado ou com vazamento de pressão vai ferver.

axil2410
13/08/2006, 00:10
levei no mecãnico e era a válvula termostática com problema , travada , tirei e vou ter que comprar , estou rodando sem ela , atemperatura tá em 90 /92 não sobe nem na serra , não sei se isso é saudável para o motor ,
o mecânico falou que é normal mjuitos carros tirarem ela , mas fico meio duvidoso, bem o problema era na válvula , de qualquer maneira agradeço as respostas e ajudas

Amostardeiro
13/08/2006, 00:21
Axil

Não aconselho a andar sem a válvula termostática, eu fui obrigado a tirar a da minha viatura por uns dias, cara ficou uma merda, não esquentava nunca e, no teu caso que o motor é gasolina o aumento de consumo é pra matar, coloca uma nem que seja adaptada, na minha Sportage coloquei a do motor AP tá funcionando beleza.

Abraço

Arbass
13/08/2006, 06:57
Vai aumentar o desgaste do motor, aumentar o consumo de combustível e diminuir a potência rodar em temperatura mais baixa que a normal.

Abs,

mgfontana
13/08/2006, 17:02
Agora pintou um grilo.
Nunca escutei a ventoinha da minha Sportage funcionando, como comprei na Concessionária, acho que a válvula deve estar lá. Se não estiver, será que é por isso que meu carro bebe muito? A temperatura nunca passou do meio e nunca escuei a ventoinha, vou verificar isso amanhã.

Saudações,

Fontana

axil2410
15/08/2006, 13:58
já senti o drama !! vou ter que comprar essa válvula , quero ver como vou encontrar , abraços