Ver Versão Completa : folga do cardã ranger 4x2
LucianoJra
06/08/2006, 14:31
Olá amigos... minha caminhoneta começou a apresentar um stalo quando solta solta a embreagem. O mecanico que consultei falou que a folga do diferncial ta muito grande e que tem que revisá-lo. Falouq ue ao abrio a diferencial vou gastra entre 2 a 3 mil reais...
se alguem ja passou por isso ... por favor me de uma dica em como devo proceder para não fazer coisa errada.
obrigado!
Walter L. L. Casitta
06/08/2006, 15:44
Com certeza o problema não será o diferencial. Esse estalo é uma característica da Ranger e o barulho é causado pelo choque entre as lâminas das molas traseiras. Isso pode ser normal. No máximo poderia ser folga nas juntas do cardam, mas nesse caso o estalo aconteceria nos momentos de tirar e por o pé no acelerador.
Mais uma vez aqui vale o conselho: Troca de mecânico...
Prezado pode até ser que seja o feixe de molas, mas é fácil abrir a parte de traz do diferencial e verificar as folgas das engrenagens (coroa e pinhão e caixa de satélites). È só ter a mão o óleo e a o selante para fechar depois.
http://img322.imageshack.us/img322/9127/diferencialsh5.jpg (http://imageshack.us)
José Augusto
06/08/2006, 22:25
Folga no diferêncial !?!?:???:
O que é isso, concordo com o Walter, folga no cardãn até é possivel.
Quanto ao custo 2k a 3k ...:stop: esse cara não é mecânico.
edubelem
07/08/2006, 08:47
Eu tive esse problema c/ a minha ranger 01 4x2, foi provocado por um baque no eixo, este diferencial visteon é uma M, a folga que fica é enorme dentro da caicha de satélite, Luciano, ele esta roncando?
Pois se tiver, é bem provavel que seja ele, se não é problema realmente na mola.
Prezado observe as engrenagens da caixa de satélites, há falhas nos dentes e a folga quando voce movia o conjunto eram absurdas. Detalhe essa caixa de satélites tinha 101500km e era a original da S10 e até onde pude saber nunca faltou óleo . Acontece que as caixas "open drive" numa pickup com 34kgf de torque e pouco peso na traseira sofrem uma enormidade.Eh muito comum voce arrancar e uma roda girar mais que a outra, mesmo numa sinaleira, basta uma das rodas ter menos aderencia que a outra. Dai que leva o raio é a caixa de satélites. Se voce andar constantemente em alta velocidade em estrada direto, quem se desgasta mais é a coroa e o pinhão.
Não estou dizendo que snão seja o carda mas sim que é razoavelmente fácil, desconectar o cardã, abrir o diferencial e inspeciona-lo. Dai voce pelo menos ter certeza de que não é ele, e ainda aproveitar para drenar e trocar todo o óleo.
Sds
Edintruder
07/08/2006, 21:28
Antes de gastar uma fortuna no diferencial, manda verificar as cruzetas, pois elas criam folga e começam a estalar. Com essa folga aparece junto o desalinhamento do cardan, causando muita vibração em velocidades mais altas. A minha parou de estalar quando troquei as duas cruzetas. Tem que desmontar as cruzetas para olhar, pois montado é difícil perceber. Se as cruzetas estiverem ok dá ainda para ajustar o diferencial. Tem muito mecânico por aí que faz isso sem cobrar caro. Cada cruzeta custa em média R$ 65,00, e as duas são iguais (na frente e atrás do cardan).
Os estalos de cruzetas aparecem até quando se reduz e torna a acelerar, como para passar por um quebra-molas por exemplo.
LucianoJra
08/08/2006, 09:37
não esta roncando... não tem vazamento, ouseja aparentemente esta tudo ok com o diferencial. O problema é que tem uma folga muito grande e devido a isso da tranco para arancar e quando troca de marcha ou quando solta o acelerador.
Edintruder
08/08/2006, 18:33
não esta roncando... não tem vazamento, ouseja aparentemente esta tudo ok com o diferencial. O problema é que tem uma folga muito grande e devido a isso da tranco para arancar e quando troca de marcha ou quando solta o acelerador.
Olha as cruzetas. Só para testar, engata a 1a marcha com o motor desligado e empurra a caminhonete para frente e para trás com força pelas rodas. Ela deverá estalar cada vez que der o tranco do cardã contra a resistência da caixa. Esses estalos são das cruzetas. Troca logo que quando estala fica perigoso de quebrar alguma coisa.
LucianoJra
09/08/2006, 15:29
ranger xl cab estendida 2000/2001 4x2 diesel 160.000 km
edubelem
09/08/2006, 15:41
Pode ser tambem o rolamento de centro!!
Sem ver é complicado.
THIEGO LIMA
03/11/2008, 23:09
Galera,
Isso Também Serve Para A Ranger 4x4 Xlt 2001?
Tenho Uma Que Também Faz Esse Barulho E Faz Mais Quande Se Anda Em Baixa Velocidade. Quando Se Gira A Roda Traseira Com O Carro Emgrenado Ele Estala. O Que Pode Ser?
Cristiano Faria
03/01/2009, 14:53
Antes de gastar uma fortuna no diferencial, manda verificar as cruzetas, pois elas criam folga e começam a estalar. Com essa folga aparece junto o desalinhamento do cardan, causando muita vibração em velocidades mais altas. A minha parou de estalar quando troquei as duas cruzetas. Tem que desmontar as cruzetas para olhar, pois montado é difícil perceber. Se as cruzetas estiverem ok dá ainda para ajustar o diferencial. Tem muito mecânico por aí que faz isso sem cobrar caro. Cada cruzeta custa em média R$ 65,00, e as duas são iguais (na frente e atrás do cardan).
Os estalos de cruzetas aparecem até quando se reduz e torna a acelerar, como para passar por um quebra-molas por exemplo.
Olá, pessoal!
Comprei minha primeira Ranger 4x4 diesel motor 2.5 (ano fab 2000 mod 2001) recentemente e estou gostando muito. É impressionante também o nível e o respeito que se vê nesse fórum. Parabéns a todos!
Acho que minha dúvida se encaixa na descrição do colega acima, mas só que o barulho de estalo metálico acontece no cardan dianteiro, que parece ter uma folga e dá estalos quando se aciona o 4x4 ou quando a 4x2 está em alta velocidade (acima de 90 Km/h)
Existem cruzetas também no cardan dianteiro?? Será que só isso resolveria a folga e os problemas desses estalos metálicos??
Agradeço desde já!
Olá, pessoal!
Comprei minha primeira Ranger 4x4 diesel motor 2.5 (ano fab 2000 mod 2001) recentemente e estou gostando muito. É impressionante também o nível e o respeito que se vê nesse fórum. Parabéns a todos!
Acho que minha dúvida se encaixa na descrição do colega acima, mas só que o barulho de estalo metálico acontece no cardan dianteiro, que parece ter uma folga e dá estalos quando se aciona o 4x4 ou quando a 4x2 está em alta velocidade (acima de 90 Km/h)
Existem cruzetas também no cardan dianteiro?? Será que só isso resolveria a folga e os problemas desses estalos metálicos??
Agradeço desde já!
Cardam dianteiro deve ser a famosa "bolacha", é a junda homocinética que fica junto a caixa de transferência. Pelo que sei se for ela tem que trocar o cardã inteiro ou adaptar uma cruzeta.
Daqui a pouco os mais entendidos lhe darão a solução!
Nesse tópico aqui tem algumas informações interessantes, inclusive onde você pode comprar a homocinética com um preço razoável no caso de ser ela mesmo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32300&highlight=bolacha+ranger&page=1
A minha era uma cabine simples 2002 2.8 powerstroke com dana...
estava com 210.000 km, fiz uma revisão e a cruzeta na saída da caixa estava com um pouquinho de folga... foi preenchido com solda e rebalanceada a peça... ficou como nova e custou 50 pila!!!
Anthoniusnikos
04/01/2009, 21:49
Cristiano Faria. Seja Bem-Vindo ao fórum, e parabém pela aquisição. É uma boa viatura, desde que seja bem cuidada.
É bom que se faça uma revisão geral, a troca dos óleos e fluídos.
Antes de ficar tentando usar o 4x4, veja logo esse problema, pois um pequeno defeito, barato, pode custar uma nota preta.
Se possível acompanhe os serviços, e antes de levar num mecânico, pesquise o que puder aquí no Fórum.
Se não tiver jeito para praticar mecânica, pelo menos vai ficar sabendo sobre o serviço que deve ser realizado.
Pesquise os tópicos do Fórum da seguinte maneira:
No Google coloque: site: www.4x4brasil.com.br (http://www.4x4brasil.com.br) assunto a pesquisar
Ex.: site:www.4x4brasil.com.br (http://www.4x4brasil.com.br) eixo cardã
Abs
Anthon
Cristiano Faria
11/02/2009, 20:46
Cristiano Faria. Seja Bem-Vindo ao fórum, e parabém pela aquisição. É uma boa viatura, desde que seja bem cuidada.
É bom que se faça uma revisão geral, a troca dos óleos e fluídos.
Antes de ficar tentando usar o 4x4, veja logo esse problema, pois um pequeno defeito, barato, pode custar uma nota preta.
Se possível acompanhe os serviços, e antes de levar num mecânico, pesquise o que puder aquí no Fórum.
Se não tiver jeito para praticar mecânica, pelo menos vai ficar sabendo sobre o serviço que deve ser realizado.
Pesquise os tópicos do Fórum da seguinte maneira:
No Google coloque: site: www.4x4brasil.com.br (http://www.4x4brasil.com.br) assunto a pesquisar
Ex.: site:www.4x4brasil.com.br (http://www.4x4brasil.com.br) eixo cardã
Abs
Anthon
Olá a todos!
Obrigado pelas dicas! Demorei a responder porque estava empenhado na pesquisa do problema e de uma boa oficina.
Descobri, lendo o Fórum, que o problema era realmente no homocinético (bolacha) do cardan dianteiro. Levei numa oficina, levantaram e viram que a coifa estava rompida.
Resultado: a graxeira se foi e a bolacha enferrujou. O mecânico "mão-santa" desmontou a bolacha, esmerilhou a ferrugem fora, reengraxou e montou (por sorte não chegou a afetar as trilhas internas, nem perdeu esferas). Fui atrás de uma coifa.
A m..:twisted: da Ford só vende o conjunto inteiro (bolacha+coifa) por uma fortuna, mas pesquisando consegui a marca original (SPICE) por R$ 100,00 mais o frete.
Se houver interessados, me avisem pelo e-mail cristianomlf@yahoo.com.br
Em Varginha-MG, descobri também que pode ser possível "dar um passe" na bolacha, se ela estiver danificada. As trilhas são refeitas, ficando mais largas e se substitui as esferas por outras de diâmetro um pouco maior. Dizem que fica em boas condições, mas acho que depende da severidade do uso, como dizem aqui...
Espero que tenha contribuido e agradeço a todos novamente.
Um abraço!
joelcarlos
17/02/2009, 09:57
Adquiri uma Ranger 2001 recentemente, como é a primeira não estou acostumados aos seu barulhos. Percebi que ao trocar as machas, não é sempre, ouço um estalo pequeno como se fosse a cruzeta folgada do cardã. Contudo, elas estão boas. Alquem já teve ou ouviu algum relato semelhante?
Normal, em todos as Rangers é assim. Procure na seçao picapes que voce encontra mais info.
joelcarlos
17/02/2009, 19:13
Quanto a folga do cardã é normal? A minha estala do mesmo jeito, contudo percebi que não é sempre, tentei forçar em movimento tirando o pé rapido da embreagem e não estala como esperava. Só acontece durante o movimento normal em algumas ocasiões.
joelcarlos
17/02/2009, 19:20
E quanto a folga no cardã é normal?
Anthoniusnikos
18/02/2009, 00:27
Joel, não é para ter folga e nem estalar. As homocinéticas vão apresentando folga com o desgaste. Para entender melhor é preciso ver e sentir, uma nova e uma já gasta. Agora, estalar quando solicitados torques é que não está correto. Um sintoma de cruzetas (homocinéticas) do cardã gastas, é quando em certa velocidade (ex.: 110 Km/h) entrem em ressonância (fazem um vrummmm, vrummm, vrummm, vrummm). Abaixo ou acima dessa velocidade não fazem barulho perceptível.
Abraços
Anthon
joelcarlos
18/02/2009, 11:08
Valeu pelas dicas Anthoniusnikos, vou prestar atenção no vrummm. Cara meu marcador de combustivel deixou-me na mão, indicava ter 1/4 de óleo, mas....
Li aqui, em algum lugar sobre a boia. Pergunta, voce sabe informa se na ranger xl 2.5 2001 o sistema de boia é semelhante as picapes acima deste ano? Tem alguma dica sobre o assunto?
Olá a todos!
Obrigado pelas dicas! Demorei a responder porque estava empenhado na pesquisa do problema e de uma boa oficina.
Descobri, lendo o Fórum, que o problema era realmente no homocinético (bolacha) do cardan dianteiro. Levei numa oficina, levantaram e viram que a coifa estava rompida.
Resultado: a graxeira se foi e a bolacha enferrujou. O mecânico "mão-santa" desmontou a bolacha, esmerilhou a ferrugem fora, reengraxou e montou (por sorte não chegou a afetar as trilhas internas, nem perdeu esferas). Fui atrás de uma coifa.
A m..:twisted: da Ford só vende o conjunto inteiro (bolacha+coifa) por uma fortuna, mas pesquisando consegui a marca original (SPICE) por R$ 100,00 mais o frete.
Se houver interessados, me avisem pelo e-mail cristianomlf@yahoo.com.br
Em Varginha-MG, descobri também que pode ser possível "dar um passe" na bolacha, se ela estiver danificada. As trilhas são refeitas, ficando mais largas e se substitui as esferas por outras de diâmetro um pouco maior. Dizem que fica em boas condições, mas acho que depende da severidade do uso, como dizem aqui...
Espero que tenha contribuido e agradeço a todos novamente.
Um abraço!
Ola amigos. Sou novo aqui no forum. Eu tb estou com esses "estalos", mas é sempre que uso 4x4. Sera o cardã ou as cruzetas. Cristiano, voce é de Varginha? Sou de Pedralva e tenho uma Ranger 4x4 2000/2001 2.5. Deve ser do mesmo modelo não?! É argentina? Aí em varginha tem um bom mecânico para o caso?
Abraço
Thiagoorletti
13/12/2011, 13:37
e a cruzeta da transmissao carda
Ola pessoal,e minha primeira vez aqui no forum e espero ajudar como tambem ser ajudado estou com minha ranger vibrando principalmente aos 60kmh.Ja troquei ralamento de centro,cruzetas e por ultimo troquei o cardan completo com balanceamento do mesmo. Ha botei tb pneus novos goodia.Diminuiu mas aida vibra aos 60km.Pensei em mecher na cx de marcha .Alguem pode me ajudar por favor
Nivaldo Inacio dos Santos
29/11/2012, 08:24
Ola pessoal,e minha primeira vez aqui no forum e espero ajudar como tambem ser ajudado estou com minha ranger vibrando principalmente aos 60kmh.Ja troquei ralamento de centro,cruzetas e por ultimo troquei o cardan completo com balanceamento do mesmo. Ha botei tb pneus novos goodia.Diminuiu mas aida vibra aos 60km.Pensei em mecher na cx de marcha .Alguem pode me ajudar por favor
Olá, Se a sua Ranger for 4x4, você tem que verificar o cardan dianteiro se ele está sem folga. Se cardan foi adaptado cruzetas ele vai vibrar de qualquer maneira.
att; Nivaldo