PDA

Ver Versão Completa : Cherokee Rubicon 98



SERGIO-HJR
06/08/2006, 03:22
Meu pai acabo de compra uma Rubicon 98
É um show ! Um espetaculo de carro !
6cc automatica, com uns 5 tipo de traçao
Gostaria da ajuda de vcs com a traçao dela...sao muitos tipos de traçao
Se alguem pudesse me arruma o manual dela ou intao tive ai pra me explica pra que serve cada tipo de traçao eu agradeceria muito...
Eu ate sei quando usar cada, mas nao sei o certo, nao sei a finalidade especifica de cada uma.
Vlw ae
Flw

Wallace
06/08/2006, 10:15
Procura uma revenda Jeep e pede um manual.

2WD - Tração nas duas rodas traseiras

4x4 Full Time - Tração nas 4 rodas com uso do diferencial central, pode usar essa opção no asfalto sem problemas, e DEVE usar ao cair o pimeiro pingo de chuva por segurança. Se quiser pode andar sempre nesta opção, pois não gasta mais que a 2WD.

4x4 Part Time - Tração nas 4 rodas onde só se pode usar em pisos escoregadius pois não tem ação do diferencial central. Usar quando precisar de mais tração que a opção 4x4 Full Time.

4x4 Low - Tração 4x4 com reduzida, usar no fora de estrada mais pesado e quando no fora de estrada precisar de mais segurança, força, precisão na pilotagem com menor velocidade. Só deve usar em piso escoregadiu. Só deve colocar e tirar desta posição com o veiculo parado com o cambio em Neutro e colocar e tirar de forma firme e seca. Se arranhar quando engatar alguma marcha volta o cambio para o Neutro e tenta engatar a reduzida novamente.

Entre as outras opções pode mudar andando a qualquer velocidade, mas de preferencia quando estiver em linha reta e se posivel dando uma acelerada e tirando o pé e voltando ao acelerador.

Neutro - somente para reboque.

SERGIO-HJR
06/08/2006, 13:37
Ok
Muito obrigado mesmo
Foi de grande ajuda...
Vou tentar ir em goiania esse final de semana pedir o manual dela
Mas por exemplo, quando eu estiver na fazenda puxando a gaiola, a tração deve ficar no neutro ?
Eu acho que em alguns lugares ela deve patinar...
Quando coloca no neutro como fica ?
So funcionam as rodas de tras ?
Vlw a ajuda ae
flw

Sandro Tannuri
06/08/2006, 18:43
Ele quis dizer para usar o neutro quando for rebocar a Cherokee.
No netro não vai tração nenhuma para nenhuma roda.

Abraços,

SERGIO-HJR
06/08/2006, 23:31
A ta, foi mal ae...hehehe
Por isso que eu nao tinha entendido nada
Muito obrigado denovo
O que acontece quando eu coloco no neutro ?
Funciona apenas a roda de tras mas com menos força ? Ou nao funciona nada ?
Alguem poderia me falar algo sobre a suspensao dela ? Ela aguenta muito ?
E muito resistente ? Quais os defeitos dela ? O que eu posso fazer para melhorar ?
Wallace parece que vc entende muito, agradeceria muito a sua ajuda !
Obrigado
[]

Wallace
07/08/2006, 16:39
Neutro não vai tração para lugar nenhum como o Sandro falou.
É só para poder rebocar a Cherokee sem estragar nada.
Sim a suspensão dela é parruda, mas a Cherokee não é uma picape, assim não pode colocar muito peso nela. É algo como 70 kg por passageiro + uns 70 para bagagem.
Não vejo nenhum defeito cronico, e como todo veiculo tem suas qualidade boas e outras nem tanto.
Sempre se pode melhorar, depende o que quer melhorar e quando quer gastar.

SERGIO-HJR
27/08/2006, 23:00
Pessoal, muito obrigado.
Esse final de semana eu estava na fazenda e agente tava testando a traçao.
Sinceramente, um espetaculo !
Como e o meu primeiro 4x4 estou impressionado.
So gostaria de saber mais uma coisa, quando eu vou tracionar eu coloco a marcha no neutro entao eu traciono e volto para o D.
Qual o modo certo de tracionar ?
Qual o limite de velocidade para se traçar as trações menos a low?
Em quais marchas eu posso usar a traçao ?
Como evitar que nao quebre o cambio (Por exemplo a velocidade e as curvas) ?
E uma pergunta com o cambio automatico, qual o modo certo de trocar de marcha ?
Peço a ajuda de voces com isso
Muito obrigado mesmo a todos voces
[]'s

Wallace
29/08/2006, 11:54
Para tirar e colocar na reduzida sempre tem que para e colocar o cambio em Neutro.
Nas outras opções pode trocar em qualquer velocidade.
Pode usar todas as marcha mesmo na reduzida.
O que não pode fazer é usar as opções 4x4 part-time e 4x4 reduzida em piso com aderencia.

SERGIO-HJR
29/08/2006, 13:31
A ta...
intao se eu precisar de força em uma estrada de terra, tipo empurrar alguma coisa ou puxar, eu devo usar a fulltime ? a part e a low e so pra escorregadio mesmo tipo lama ? ou tb cascalho e pra subi tipo akelas inclinaçoes com terra fofa, tipo barranco ?
Porque por aqui nao tem muita lama nem atoleiros, e esses dias pra subi um barranco agente uso a low, porque era muito inclinado, so que nao tava escorregano tanto.
e quanto ao cambio so pode troca com o carro parado ne ?
menos da 1.2 pra 3 ?
muito obrigado por tudo ae
[]'s

Wallace
30/08/2006, 10:10
Não, quando precisa de força ou mais controle pode e deve usar a reduzida.
Terra em principio é piso escorregadio.
Pode até usar a reduzida no asfalto ou concreto como para tirar um barco da agua, basta fazer em linha reta sem virar.
O que pode trocar parado e em neutro é quando coloca ou tira a reduzida na caixa de transferncia.

SERGIO-HJR
30/08/2006, 21:00
Wallace, valeu por tudo ae...
foi mal abusa das perguntas, mas e que vc entende mesmo
vc poderia me informar qual o modelo da lampada da cherokee ?
o farol ilumina muito pouco e a lampada e muito amarela
e que eu nao to axano o manual e nao deu tempo de i em goiania ainda
muito obrigado
[]'s

Wallace
01/09/2006, 12:02
é uma H4.
Procura a Silver Star da Osram ou sua equivalente da philips, são baratas e ilumina melhor, mas não nada que fique perfeito.
Não vai comprar as de cor mais azulada (cool Blue) que só tem cor diferente mas não ilumina mais.
Não pode tocar no vidro da lampa quando for trocar, ou ela fica ruim e queima rapidinho.

SERGIO-HJR
05/09/2006, 14:10
Ta ok
Ja estou arrumando as lampadas. :D
No que vc falo de nao ficar perfeitamente bom, e porque os farois sao antigos, entao a lente e meio fosca e a luz nao passa perfeitamente. e o que eu acho, entao se for esse o caso, vc nao sabe se existe algum dakeles modelos novos com a lente mais clara que encaixe nela nao ?
Quanto a colocaçao da traçao se eu estiver a 100km/h, 120km/h eu posso colocar mesmo assim ? Foi mal, e que surgiu essa duvida pq a nova L200 tem um limite pra se colocar a traçao em 80km/h, entao eu axo estranho um carro mais antigo como a cherokee poder colocar a qualquer velocidade. Desculpe qualquer erro.
E mais uma ultima pergunta, o que vc aconselha fazer para colocar os pneus 31 ?
Estava pensado em comprar um kit de molas de 3" pronto, como os da pro comp, mas eu nao sei se compensa, porque futuramente planejo pular para pneus 35, como eu vi vc comentando que os 33 nao compensavam
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20622)
Entao eu queria algo basica apenas para instalar os pneus 31. Se o kit compensar tudo bem, e porque como vc entende mesmo resolvi perguntar para nao gastar atoa.
Prentendo colocar o kit pra levantar e instalar novos pneus e coloca os quicks disconnects.
Brigadao ae
[]'s

Wallace
07/09/2006, 01:07
O projeto do farol da Cherokee é antigo e não muito eficiente, por melhor que estiver o farol e por melhor que for a lampada não vai ficar mais que bom.
Os farois mais moderno são muito melhores.
A unica real melhoria que sei custa muito caro (uns 3 mil por baixo) que é colocar farois de Xenon de verdade, com reator e tudo mais.
Pode mudar a tração a 120 sem problema, talvez ela não entre, pois normalmente tem que tirar o pé e acelerar novamente para a tração realmente mudar. O fato da Cherokee ser mais antiga não quer dizer nada, uma caixa de transferncia similar (ou identica) já era usada na sua antecessora, a Wagonner. Uma coisa é existir a tecnologia e a opção, outra é a fabrica usar isso que algumas vezes é algo mais caro. As Pajeros mais caras usam a mesma caixa de transferencia da Cherokee, nas Pajeros são as Super Select (Select Track na Cherokee). Assim lá é algo reservado para os veiculos mais top rs rs.
Para colocar pneus 31 um kit de 3 polegadas.
O mais barato é o HDS que vendo, US$ 690,00 com molas,amortecedores, braços de suspensão etc.
Tem kits de melhor desempenho como os da Sky, mas o custo é superior.
Se vai colocar 35 mesmo depois acho melhor ficar com o HDS. Mesmo sem as quicks, pois vai perder as quicks quando colocar os 35.
O gasto para os 33 é basicamente o mesmo para os 35, por isso acho que não vale.
Um bom motivo para usar 33 é se for usar pneus tipo AT, pois 35 só vai achar MUD.

SERGIO-HJR
07/09/2006, 20:42
a ta, intendi
intao o farol e ruim por causa do conjuto inteiro ne ?!
nao so por causa de uma pecinha ali e outra aki
mas vc acho que compensa colocar os 31 agora e futuramente os 35, ou esperar e colocar os 35 de uma vez so ?!
Os HDS sao bons ou e melhor juntar mais algumas latinhas e colocar os sky ?
Porque eu perderia os quicks se eu colocar os 35 ?
Mas sem os quicks nao ficaria pior ?
[]'s

Wallace
11/09/2006, 01:43
Os quicks para suspensão maior para usar os 35 são outras das usadas para a suspensão para pneus 31.
Sem os quicks fica com menos articulação de suspensão.
Não é que um kit é melhor que outro, mas depende da aplicação, ai sim um pode ir melhor que outro.
Eu, por exemplo, vou montar um kit personalizado para colocar os 35 na minha, pois nenhum kit tem o que eu quero.
Alguns kit da Sky tem braços com rotulas, o que eu acho ruim num veiculo monobloco como a XJ para nossas estradas. Assim acho melhor os braços com buchas de borracha como os dos Kits da HDS.
Mas para mim o ideal são os caros braços da JKS, com buchas de borracha como os HDS, mas com articulação roscada para permitir maior torção. Isso para um grande desempenho de articulação de suspensão.'
É dificil dizer se vale a pena colocar os 31 e o kit, depende da velocidade que consegue comprar o kit de 35 e tudo mais necessario.
Pode ser interesante pois pode ficar satisfeito com o custo beneficio com os 31 e seu kit.

SERGIO-HJR
11/09/2006, 02:00
a ta
intendi, mas entao se eu for montar um kit e so eu comprar as peças separadas desses fabricantes e juntar ? Mas o preço sai mais caro ne ?
Wallace que tipos de produtos voce tras ?
Me passe uma lista de coisas que vc tras pra eu poder fazer um orçamento, e quem sabe ir pedindo o que for de urgência (por exemplo, estou precisando de macaco para a gaiola, guincho, lampadas, etc) ok ?!
valeu ae
[]'s