PDA

Ver Versão Completa : Roda livre manual com barulho

Gafanhoto
05/08/2006, 08:00
Pessoal, possuo uma F75 ano/mod 75/76. Recentemente troquei a roda livre automática original pela livre manual AVM/400. Tudo está em ordem, mas, quando roda 4x2 fica fazendo um barulho como um chacoalhar, tipo barulho de castanhola em música espanhola, eheh... Alguém sofre desse mal?

rural4x4
05/08/2006, 10:22
A roda livre da sua F 75 nao esta voltando o suficiente, e fica raspando os engates, ai faz um barulho como se vc tivesse raspando marcha no cambio, so que é continuo.

Carlos_bass
08/08/2006, 15:35
Pessoal, possuo uma F75 ano/mod 75/76. Recentemente troquei a roda livre automática original pela livre manual AVM/400. Tudo está em ordem, mas, quando roda 4x2 fica fazendo um barulho como um chacoalhar, tipo barulho de castanhola em música espanhola, eheh... Alguém sofre desse mal?

Acontece o mesmo com a minha roda livre AVM nova. Mas o barulho é somente quando passo em buracos.

Eu acho que deve ser normal, pois a minha tambem comprei nova e faz o mesma barulho e não esta raspando na ponta do eixo.

Gafanhoto
14/08/2006, 22:19
A minha não raspa nada, e também faz barulho nos buracos e paralelepípedo. Tive uma L200 que fazia isso também, nunca deu problema, mas que é chato é!!!

Joao Baeta
14/08/2006, 22:40
:arrow:Esse barulho faz um barulho chato...? Fica batendo a toa?
Abssssssssssssssssssssssssss

flaviovs
15/08/2006, 00:15
Perguntas: como você sabe que é a roda-livre? Já desmontou pra ver se tem algo errado?

A No.2 também fica com um barulho parecido. Mas é bem fácil de reproduzir. A seqüencia abaixo é como comumente passamos de 4x2 => 4x4 => 4x2:

1. 4x2, RL em 4x2 - sem barulho
2. 4x2, RL em 4x4 - sem barulho
3. 4x4, RL em 4x4 - sem barulho
4. 4x2, RL em 4x4 - COM barulho
5. 4x2, RL em 4x2 - sem barulho

(Ai é só repetir pra voltar a ouvir o barulho.)

Minha desconfiança: soltou a trava do semi-eixo e o barulho, na verdade, é a flange batendo por dentro no munhão. Estou só pra arrumar um tempo pra desmontar e ver se é isso.

Carlos_bass
15/08/2006, 08:02
Perguntas: como você sabe que é a roda-livre? Já desmontou pra ver se tem algo errado?

A No.2 também fica com um barulho parecido. Mas é bem fácil de reproduzir. A seqüencia abaixo é como comumente passamos de 4x2 => 4x4 => 4x2:

1. 4x2, RL em 4x2 - sem barulho
2. 4x2, RL em 4x4 - sem barulho
3. 4x4, RL em 4x4 - sem barulho
4. 4x2, RL em 4x4 - COM barulho
5. 4x2, RL em 4x2 - sem barulho

(Ai é só repetir pra voltar a ouvir o barulho.)

Minha desconfiança: soltou a trava do semi-eixo e o barulho, na verdade, é a flange batendo por dentro no munhão. Estou só pra arrumar um tempo pra desmontar e ver se é isso.

Acho pouco provavel que seja isso, pois acabei de montar meu eixo dianteiro
e coloquei a RL automatica (não fazia barulho mas tambem não funcionava) então comprei uma RLM ai começou o barulho em 4x2. Desmontei para revisar e não tinha nada de errado. Mas ja me acostumei, nem me incomoda mais. Deve ser normal destas RLM novas.

Ricardo Bambhoo
17/08/2006, 08:49
A minha faz (fazia, agora descobri o que é !) um barulho parecido com este sempre que está com a roda livre destravada mas com a alavanca entre o 4x2 e 4x4, ou seja, eu tirava ela do 4x4 e passava para 4x2, mas tinha que dar "um tranco" na alavanca pra ir totalmente pro 4x2.
[]'s

Carlos_bass
17/08/2006, 10:59
No meu caso não pode ser isso porque minha pick-up coloquei a T-case do jeep com as duas alavancas no assoalho, assim sempre tenho a certeza que engatou.

flaviovs
28/08/2006, 02:54
Atualizando o tópico: desmontei a RL e não era falta da trava, que estava lá firme e forte.

Andei um bocado em 4x4 neste FDS e o barulho continua. :-(

E a seqüencia acima mudou. Se mudar a RL para 4x4 e engatar o 4x4, o barulho não aparece imediatamente. Mas só andar alguns Km que começa o tléc-tléc...

leovalle
24/02/2007, 18:21
A roda livre da sua F 75 nao esta voltando o suficiente, e fica raspando os engates, ai faz um barulho como se vc tivesse raspando marcha no cambio, so que é continuo.

Doctor Rural,

realmente isso acontece principalmente com as AVM de alumínio da linha 500
http://www.avm.com.br/L500_final.gif
Eu acredito que seja esse anel, que quando a RL tá desligada bate na bucha onde vai o semi-eixo e dá um barulho de castanhola. Normalmente quem lubrifica com graxa em quantidade maior não dá o barulho, mas pode acontecer de ela não acoplar se tiver graxa demais.

Agora o tléc tléc do Fláviovs pode conferir que tem outra coisa fazendo o barulho no sistema e que tá dando a impressão que é a RL. Talvez algo da t-case, ou no cardã dianteiro.

[]'s

leovalle
26/02/2007, 03:05
:arrow:Esse barulho faz um barulho chato...? Fica batendo a toa?
Abssssssssssssssssssssssssss

:pensativo:

Barulho chato?