PDA

Ver Versão Completa : Qual a menor antena p/ PX ?



Edu MB
04/08/2006, 21:47
Senhores , alguém saberia informar se existe alguma antena pequena e potente para usar com PX ? ou algum tipo de potencializador ?(se é que isto existe) é que arrumei um Cobra 19 DX II , mas vou ter problemas com a altura da garagem .
obrigado.

Cavalcante
06/08/2006, 07:39
Rapaz, a menor antena para px é a B-2050, que tem 0,67 m (http://www.aquario.com.br/?action=produtos&pagina=detalhes&id=69&subcat=19). Acontece que não tem milagre no px. Alcance quer dizer antena grande... Esta antena tem ganho de 0,5 dBi, enquanto que a B-2070, de 1,62 m (http://www.aquario.com.br/?action=produtos&pagina=detalhes&id=70&subcat=19), que é a que eu mais gosto tem 1 dBi de ganho. É exatamente o dobro, mas o alcance praticamente quadruplica, sem precisar mexer no rádio, o que por sinal é proibido (a famosa bota). E essa antena nova agora dobra a haste em 90º a partir da base, ficando paralela com o carro, aí acabam os problemas de falta de teto:D
Lembrando que para um bom alcance tanto de transmissão quanto recepção, a haste da antena deve estar o máximo possível acima da lataria do carro, para que esta não funcione como uma "blindagem" para a antena, bloqueando o sinal transmitido/recebido.

Edu MB
07/08/2006, 22:02
Cavalcante , é para colocar numa Defender que já é alta , e tô pensando em instalar no teto mesmo , pois o carro já tem vários furos , um a mais não vai fazer diferença , e o rádio vai ser usado mais na estrada , pois pego um trecho da Rio-Santos todo dia p/ ir trabalhar (sem curvas e sem grandes desníveis ) e talvez esta pequena resolva , vou dar uma pesquisada em preços e tentar achar alguém que usa ou já tenha usado este modelo para ver como funciona na prárica , valeu e obrigado pela ajuda !

Edu MB
07/08/2006, 22:04
Cavalcante , é para colocar numa Defender que já é alta , e tô pensando em instalar no teto mesmo , pois o carro já tem vários furos , um a mais não vai fazer diferença , e o rádio vai ser usado mais na estrada , pois pego um trecho da Rio-Santos todo dia p/ ir trabalhar (sem curvas e sem grandes desníveis ) e talvez esta pequena resolva , vou dar uma pesquisada em preços e tentar achar alguém que usa ou já tenha usado este modelo para ver como funciona na prática , valeu e obrigado pela ajuda !

Wallace
08/08/2006, 10:35
Eu gosto de instalar antena a meia altura, no caso da defender ou no suporte de estepe ou na calha da base do parabrisas.

Grassmann
08/08/2006, 10:45
Cavalcante , é para colocar numa Defender que já é alta , e tô pensando em instalar no teto mesmo , pois o carro já tem vários furos , um a mais não vai fazer diferença , e o rádio vai ser usado mais na estrada , pois pego um trecho da Rio-Santos todo dia p/ ir trabalhar (sem curvas e sem grandes desníveis ) e talvez esta pequena resolva , vou dar uma pesquisada em preços e tentar achar alguém que usa ou já tenha usado este modelo para ver como funciona na prárica , valeu e obrigado pela ajuda !



Sei não...
A B2050 é rígida, não dá pra dobrar. Só curvar, e olhe lá.
A B2070 tem uma espécie de dobradiça na base. Dobra-se e ela fica paralela ao teto. Quer usar? Desdobre.
A B2080 tem uma mola na base, que permite que ela fique presa ao carro pela ponta, similar às "maria mole".

Eu uso a B2080 presa pela ponta para não raspar nas garagens por aí. Quando quero usar, só solto a ponta.

Eu não usaria a B2050. Além de dificultar para dobrá-la, ela tem pequeno alcance. No caso da Land, pense na B2070. Tem melhor recepção, e você pode escamoteá-la quando não estiver usando. (Não raspa em garagens e não chama a atenção de "amigos do alheio").

Cavalcante
08/08/2006, 10:46
Eu gosto de instalar antena a meia altura, no caso da defender ou no suporte de estepe ou na calha da base do parabrisas.
O problema é que a própria carroceria trabalha como blindagem para a antena, interferindo na roe. A parte efetivamente irradiante vai ser só a parte livre da antena. Eu procuro deixar somente a base e o suporte "protegidos" pela carroceria, com o máximo de antena para cima do carro...

Cavalcante
08/08/2006, 10:48
Sei não...
A B2050 é rígida, não dá pra dobrar. Só curvar, e olhe lá.
A B2070 tem uma espécie de dobradiça na base. Dobra-se e ela fica paralela ao teto. Quer usar? Desdobre.
A B2080 tem uma mola na base, que permite que ela fique presa ao carro pela ponta, similar às "maria mole".

Eu uso a B2080 presa pela ponta para não raspar nas garagens por aí. Quando quero usar, só solto a ponta.

Eu não usaria a B2050. Além de dificultar para dobrá-la, ela tem pequeno alcance. No caso da Land, pense na B2070. Tem melhor recepção, e você pode escamoteá-la quando não estiver usando. (Não raspa em garagens e não chama a atenção de "amigos do alheio").
Concordo em gênero, número e grau!!

Wallace
08/08/2006, 11:23
O problema é que a própria carroceria trabalha como blindagem para a antena, interferindo na roe. A parte efetivamente irradiante vai ser só a parte livre da antena. Eu procuro deixar somente a base e o suporte "protegidos" pela carroceria, com o máximo de antena para cima do carro...Eu uso normalmente as antenas pequenas (PX e PY) na Cherokee, uma de cada lado da porta traseira na altura da base dos vidros. Tenho um otimo alcance e recepção, mesmo com elas mal chegando na altura do teto (estão um pouco inclinadas para trás).
Tenho também as antenas medias que obviamente me dão uma melhora no sinal, mas em ambos os casos tenho melhor alcance e qualidade de sinal que a grande maioria simplesmente por ter feito uma instalação direitinha sem nenhuma gambiara.
Na RAM já decidi que vou colocar as antenas presas no final do capo uma de cada lado. Só não instalei ainda pois vou comprar um novo radio para ela (PX e PY conjugado).
Não são as melhores soluções tecnicamente, mas funcionam muito bem, quando bem feitas.

Cavalcante
08/08/2006, 20:25
Eu uso normalmente as antenas pequenas (PX e PY) na Cherokee, uma de cada lado da porta traseira na altura da base dos vidros..
Experimente colocar a antena mais acima e medir a ROE. Vai ver que melhora sensivelmente, por consequência, o alcance também.

Não são as melhores soluções tecnicamente, mas funcionam muito bem, quando bem feitas.
Claro que funcionam, mas os comentários foram feitos buscando o máximo de aproveitamento do equipamento, com a menor antena possível...

Cavalcante
08/08/2006, 20:28
e tô pensando em instalar no teto mesmo , pois o carro já tem vários furos , um a mais não vai fazer diferença
ASSASSINO!!!!!:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Num fura o teto não!!! A 110 não tem calha? Tem suporte adequado pra calha ou então pro porta-malas, sem galho e sem furo!

jon
09/08/2006, 08:33
uma dúvida:
qual a diferença entre a B-2070

Tipo: Antena Móvel com Bobina na Base
Ganho: 1,0 dBi
Freqüência: 26 a 39 Mhz
Peso: 235 g
Medida: 162 cm

e a Marinox B-2003

Tipo: Antena Móvel 1/4 de Onda
Ganho: 1,5 dBi
Freqüência: 26 a 28 Mhz
Peso: 870 g
Medida: 270 cm

tirando o tamanho e o ganho (dBi) queria saber dessa parada de "frequencia" :shock:

estou entre essas 2 da aquario, q foram as recomendadas aki...
qual vale a pena? :mrgreen:

Grassmann
09/08/2006, 08:47
uma dúvida:
qual a diferença entre a B-2070

Tipo: Antena Móvel com Bobina na Base
Ganho: 1,0 dBi
Freqüência: 26 a 39 Mhz
Peso: 235 g
Medida: 162 cm

e a Marinox B-2003

Tipo: Antena Móvel 1/4 de Onda
Ganho: 1,5 dBi
Freqüência: 26 a 28 Mhz
Peso: 870 g
Medida: 270 cm

tirando o tamanho e o ganho (dBi) queria saber dessa parada de "frequencia" :shock:

estou entre essas 2 da aquario, q foram as recomendadas aki...
qual vale a pena? :mrgreen:


Jon,

O PX trabalha com frequências de 26,965 a 27,605 MHz. Se a antena recebe algo fora dessa faixa, pro PX não interessa.

Portanto, qualquer uma das duas é suficiente para "tocar" um PX. A diferença está realmente no ganho. A B-2003 (famosa "maria mole") tem um ganho 50% maior (em dBi), o que garante mais potência de recepção no rádio. O lado ruim é que ela é pesada e grande. Normalmente o suporte precisa ser bastante reforçado. Dependendo da situação, a peça onde a antena está fixada "cede", necessitando de reforço extra.

A maria mole vai muito bem em carros grandes (Bandeirante, Defender,...). Em carros menores fica até estranho.

Mas a decisão final é sua. Até que ponto é necessária muita qualidade e alcance na recepção? Eu uso uma B-2080 e estou achando ótima. Como uso somente em trilhas e viagens, o alcance de 4 a 5km que tenho observado me atende plenamente.

Edu MB
10/08/2006, 22:00
Cavalcante , pensei em furar o teto da defender se fosse usar uma antena pequena , mas tô achando que vou seguir a opnião do Grassmann e colocar a B2080 , pois achei interessante o tamanho e potência (123cm / 0,8dBi) além da flexibilidade . valeu pelas dicas !

até mais

Cavalcante
10/08/2006, 22:08
Hoje reparando numa land notei que a calha lateral se estende até a porta traseira. Se você colocar um suporte de calha por ali, vai ter só a haste pra cima e a bobina/mola/suporte vão ficar bem protegidos de qualquer enrosco. E acho que fica fácil também pra passar o cabo por ali.
[]s

Wallace
11/08/2006, 16:23
Cuidado que a calha da Land é bem fraca.

Edu MB
11/08/2006, 21:50
Acabei de medir a distância entre a calha e a parte mais alta do teto , deu aproximadamente 12 cm ( no meu caso , é uma picape) , será que se instalar na calha não vai ter interferência com a lataria ? e como o Wallace disse a calha da Defender não é das mais fortes .

Cavalcante
11/08/2006, 22:09
zemarrara,
1 - O que vc quis dizer por interferência? Se for no alcance, tanto de transmissão quanto recepção, sem problemas. A haste vai ficar com certeza totalmente pra cima do carro nessa situação, o que é a situação ideal.
2 - Quanto à resistência da calha, se for uma 2080, vc tem dois fatores a considerar: a haste é relativamente pequena (1,23 m) e o torque na calha será menor em função disso; e a mola amortece quase que toda a força exercida sobre a calha em enroscos. Isto para o caso da antena fixa ao trecho da calha da parte traseira do carro, onde só a haste da antena ficaria exposta a enroscadas...
Mas, se ainda assim achar arriscado, use um suporte para porta-malas (o da foto), preso à porta traseira na altura da calha. Eletricamente dá no mesmo, mas a porta traseira com certeza é bem mais rígida que a calha...

Wallace
12/08/2006, 12:30
No caso da Land não necessariamente a porta traseira é mais rigida que a calha rs rs

Juninho
30/08/2006, 21:20
No caso da Land não necessariamente a porta traseira é mais rigida que a calha rs rs


X 2 !! :)

[ ]'s

Cavalcante
30/08/2006, 22:55
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Então a porta da land não é feita de alumínio, mas de papel-alumínio!!!!:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Edu MB
16/09/2006, 21:26
Muito engraçado !

Márcio Magalhães
18/09/2006, 16:32
Engraçado não é... para quem descobriu na prática a "porta de papel alumínio"! rs...

[]´s,

valmor
27/09/2006, 23:58
Qual o melhor lugar para fixar uma antena num CJ5 ????

[]´s

Juninho
28/09/2006, 19:55
Qual o melhor lugar para fixar uma antena num CJ5 ????

[]´s


O pessoal daqui costuma fixar no Suporte de estepe e galão .. entre os dois, o que evita o risco de quebra da antena, pois fica protegida pela capota, confere bom aterramento e fica num altura considerável .... isso falando nas B2070 ou B2080 ...

No caso da Maria Mole ... ou presa na lata logo acima do parachoque traseiro .. ou num suporte saindo do parachoque traseiro ...

[s]

valmor
28/09/2006, 20:18
O pessoal daqui costuma fixar no Suporte de estepe e galão .. entre os dois, o que evita o risco de quebra da antena, pois fica protegida pela capota, confere bom aterramento e fica num altura considerável .... isso falando nas B2070 ou B2080 ...

No caso da Maria Mole ... ou presa na lata logo acima do parachoque traseiro .. ou num suporte saindo do parachoque traseiro ...

[s]

Fala Juninho !

Veja se consegue umas fotos do suporte !

[]´s

Juninho
29/09/2006, 00:16
Vou conseguir uma maquina fotografica digital e posto aqui !!

[s]

valmor
28/10/2006, 18:05
Experimente colocar a antena mais acima e medir a ROE. Vai ver que melhora sensivelmente, por consequência, o alcance também.



Como posso medir a ROE ????
Qual aparelho faz isto ???
Onde encontro este aparelho ???Obrigado !!!:concordo:

Wallace
12/11/2006, 13:34
Se comprou um bom cabo, antena e radio e nenhum deles foi modificado nem precisa medir a ROE.

valmor
23/11/2006, 21:06
A fim de proteger a antena , contra contato c/ a lataria do veiculo ( "pancadas e riscos" na lataria e queimar o radio ) pergunto :


Posso proteger a antena "encapando-a" , toda , numa mangueira plastica ????:pensativo: :pensativo: :pensativo:abraços

ross
23/11/2006, 23:20
Se comprou um bom cabo, antena e radio e nenhum deles foi modificado nem precisa medir a ROE.

Instalei uma antena B2080 no parachoque e foi necessário cortar um pedaço da antena pra estabilizar a ROE.

[]'s Paulo Ross

ross
23/11/2006, 23:24
A fim de proteger a antena , contra contato c/ a lataria do veiculo ( "pancadas e riscos" na lataria e queimar o radio ) pergunto :

Posso proteger a antena "encapando-a" , toda , numa mangueira plastica ????:pensativo: :pensativo: :pensativo:abraços

Olá Valmor, veja este link ajuda:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16691&highlight=%22pintar+antena%22

[]'s
Paulo Ross

valmor
24/11/2006, 19:17
Obrigado !

Heliotqc
04/09/2011, 19:04
Boa noite alguem ai sabe onde conssigo comprar uma antena b-2080 aq em sp pois nao queria compra pela net e sin em loja

Carlos Monaco
13/09/2011, 09:35
Boa noite alguem ai sabe onde conssigo comprar uma antena b-2080 aq em sp pois nao queria compra pela net e sin em loja

Rua Santa Efigenia 611, é uma galeira que só tem radios amadores....

tchemario
13/05/2015, 21:51
Amigos, preciso de um help em relacao a Aquario B2070. Comprei duas na Sta Efigenia para instalacao uma em cada Jimny baseado nas informacoes que obtive por aqui. A minha duvida e sobre a habilidade de dobrar ela na base para ficar paralela ao carro. Ja procurei informacoes no site da Aquario, procurei videos no youtube, fotos no google, mas nao achei nada. Como se dobra esta antena? Ja tentei puxar a base pensando que havia uma mola dentro da haste, e ate agora nada. Sera possivel que so as minhas nao dobram? Alguem tem como me explicar ou melhor, enviar fotos de uma dobrada? Obrigado e abracos!

caiocastro
02/06/2015, 13:36
Amigos, preciso de um help em relacao a Aquario B2070. Comprei duas na Sta Efigenia para instalacao uma em cada Jimny baseado nas informacoes que obtive por aqui. A minha duvida e sobre a habilidade de dobrar ela na base para ficar paralela ao carro. Ja procurei informacoes no site da Aquario, procurei videos no youtube, fotos no google, mas nao achei nada. Como se dobra esta antena? Ja tentei puxar a base pensando que havia uma mola dentro da haste, e ate agora nada. Sera possivel que so as minhas nao dobram? Alguem tem como me explicar ou melhor, enviar fotos de uma dobrada? Obrigado e abracos!

Amigo, até onde sei a antena não dobra. Para deixar ela paralela ao veículo você solta o parafuso do suporte e deita ela. É assim que o pessoal faz. Ou seja, o que "dobra" é o suporte e não a antena.

A única que dobra é a Maria Mole, pois sua flexibilidade permite isso.

Abraço!

clovistite
07/09/2015, 13:15
Olá pessoal, boa tarde! Estou adaptando antenas externas nos meus talkabout motorola na frequencia de 4626250 mhz e estou em dúvida com relação a antena. Vi antenas plano terra com radiantes a 45° e 90°:
1- qual a diferença entre antenas do mesmo tamanho, mas uma com 45° e outra com 90°?
2- vi antenas com 3, 4, 5 e 7 radiantes. Qual a diferenca entre elas? Obrigado
PS.: vou colocar um no trator, com teto da cabina, paralamas e capô em plastico, outro na colheitadeira e outro em casa.

IsmaelMatos
13/09/2015, 12:49
Clovistite, foristas, boa tarde,

Segue um link para o site mais completo que conheço a respeito de rádios móvies, e todas as dificuldades relativas à instalação e operação. Pena ser em inglês, mas um tradutor automático pode ajudar.

- http://www.k0bg.com/

Saudações a todos,

mali9ski
21/10/2015, 09:57
Amigo, até onde sei a antena não dobra. Para deixar ela paralela ao veículo você solta o parafuso do suporte e deita ela. É assim que o pessoal faz. Ou seja, o que "dobra" é o suporte e não a antena.

A única que dobra é a Maria Mole, pois sua flexibilidade permite isso.

Abraço!

A 2070 vc puxa a base da aste pra cima que ela tem uma articulação e dobra 90° sem precisar frouxar o suporte

valew