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Ver Versão Completa : Multi ponto no 3000 a gnv!



Zepi
04/08/2006, 18:37
Olá amigos!Pensei em um modo de equlizar melhor a mistura de gás na câmara de admissão,como o coletor do bf-184 é separado do cabeçote acho que é fácil de colocar um bico para cada cilindro como é feito no carburador.
Assim na mesma disposição que motores mpfi mas só que nesse caso com os "bicos" de gnv e com uma vávula para cada cilindro,assim conseguiria depois de muitas regulagens ter uma mistura homogênia em todos os cilindros...
O que acham?o sistema é simples,seria coisa de furar o coletor fazer rosca,ter seis "bicos" e seis reguladores conseguindo regular a mistura em cada cilindro separadamente...
A dúvida é se funcionaria dessa forma?!?Como minha válvula já tem duas saídas fica mais fácil fazer três canecos para cada mangueira.
Bem fica aí minha idéia,para os amigos discutirem,concordar e discordar comigo...


Um abraço.

Zepi
26/07/2007, 10:53
Bem acabei achando o procurava,mas está disponível somente para carros injetados....


http://www.gaspoint.com.br/gnv/sequentfastness.asp



Mas quem sabe um dia não sai um para carros carburados com ignição...

Abs

fontana
26/07/2007, 11:15
Olá amigos!Pensei em um modo de equlizar melhor a mistura de gás na câmara de admissão,como o coletor do bf-184 é separado do cabeçote acho que é fácil de colocar um bico para cada cilindro como é feito no carburador.
Assim na mesma disposição que motores mpfi mas só que nesse caso com os "bicos" de gnv e com uma vávula para cada cilindro,assim conseguiria depois de muitas regulagens ter uma mistura homogênia em todos os cilindros...
O que acham?o sistema é simples,seria coisa de furar o coletor fazer rosca,ter seis "bicos" e seis reguladores conseguindo regular a mistura em cada cilindro separadamente...
A dúvida é se funcionaria dessa forma?!?Como minha válvula já tem duas saídas fica mais fácil fazer três canecos para cada mangueira.
Bem fica aí minha idéia,para os amigos discutirem,concordar e discordar comigo...


Um abraço.

só uma pergunta besta.....

esse gas vai ser injetado sequencial????
não né.....

então aumenta a taxa de compressão e coloca uma ignição de alta potencia...

Zepi
26/07/2007, 11:35
Olá Fontana!
Claro que não será sequencial,pois é carburado....na época não havia pensado nisso..hehehehe!!!

Mas lembro que na época tinham alguns colegas que se interessaram nesse sistema então estou colocando caso alguém ache interessante.
E quanto a taxa e ignição mais potente,é sim uma ótima idéia cuja qual será seguida por mim!

Abs

Sukys
26/07/2007, 13:01
Zepi,

Equalização, homogeinização e relação ar/combustível são coisas distintas, e equalização de mistura tem tudo a ver com a simetria do coletor.
Por exemplo, motor de fusca com dupla carburação possui dois coletores com simetria idêntica (diametro, comprimento, angulação) e dois carburadores também idênticos, onde existe ajuste de equalização (nas varetas de acionamento) para permitir que os dois bancos de cilindros aspirem o mesmo volume de ar/combustível.
Em carburados com coletor unico, como o BF, ou mesmo o Willys 3.000cc com dupla carburação, os dutos possuem diferenças na simetria, onde o volume de ar nunca será o mesmo para todos os cilindros, daí injetar combustível na base da válvula só vai complicar o que já é simples, pois com um unico ponto de mistura (carburador ou injetor monoponto) todos os cilindros apresentam a mesma relação ar/combustível, já com multi-ponto haverá a necessidade de ajuste individual, sem que isso proporcione qualquer vantagem.

Outra coisa, injeção na base da válvula (multiponto) tem muito mais a ver com emissão do que com geração de potência ou mesmo economia, e o grande problema que existe na maioria dos reguladores de GNV está na forma como é feito o controle de dosagem, que depende da depressão no coletor.

Sds,
Sukys

Zepi
26/07/2007, 14:04
Beleza Sukys!

Concordo colega,mas tinha essas dúvidas há um ano atrás....
Hoje em dia estou com idéias renovadas,graças a relatos de membros do fórum,assim como vc.

Só coloquei a reportagem para trocar alguma idéia talvez.


Abs