Conectar

Ver Versão Completa : motor diesel no jeep

carlos andreto
03/08/2006, 20:50
E ai galera tenho um cj5 e quero trocar o motor pensei em motor ap vi preços e adaptações mais vi em varios saits motor diesel nos cjs e fiquei na duvida queria alguma ajuda de qual motor e qual fica mais facil adaptar pois ja vi ate motor dre besta em jeep então se alguem conhece e puder me dar dicas de preços fico grato pq estou no inyerior de MG e aqui e dificil nem em BH temos muitas opções
ABRAÇOS E OBRIGADO

José Augusto
04/08/2006, 01:44
Carlos, existem vários motores que ficam muito bom no jeep, o cuidado fica mais na escolha do cambio e da tcase, como o CJ é curto a escolha tem que levar em conta a dimensão total para não inviabilizar, pois a tendencia é o comprimento do cardãn traseiro diminuir.

Escolha os motores mais atuais (de alta rotação), pois são mais leves e ficam melhores no CJ, nem cogite a possibilidade de qualquer coisa inferior a 2.0, para ficar bom o motor tem que ter um torque acima de 20 kgfm em baixa rotação.

O motor diesel tem tb o aspecto da oportunidade, as vezes se consegue um conjunto motor e cambio numa condição muito boa e nesta condição que o negócio vale realmente a pena.

Os custos envolvidos são relativamente altos em função do próprio valor do motor e cambio escolhidos (que tem que ser de origem conhecida e estar em bom estado), alem do mais, quando se faz uma adptação dessas já se mudam vários outros itens, como pedaleira, sistema de freios com servo e hidrovacuo, embreagem hidráulica e direção hidráulica. Quanto a uma estimativa de valores, acredito que fique entre R$ 12K e 20K.

Elmer_Jeep
04/08/2006, 09:40
prepara o bolso pra fazer algo que realmente seja funcional.

Tenho um CJ diesel e sei o trabalho que dá pra deixar tudo certinho.
[]'s

Celso CJ5 diesel
05/08/2006, 19:04
Carlos,
Eu também instalei um motor diesel no meu Jeep e concordo plenamente com José Augusto, quando diz que o melhor as vezes depende da oportunidade e preço. O Elmer também tem razão, pois, se você pretende fazer um bom serviço "prepara o bolso". O meu Jeep está com o motor 14B + câmbio 4 marchas, T-case e eixos da Band. Este conjunto ficou excelente, porém o custo disso tudo foi elevado. Além de necessitar de um bom serviço de adaptação. Inevitavelmente você será contaminado pela doença do "já que" e aí meu amigo, pode incluir, suspensão da Band, jumelos maiores ou SPOA, Hi-steer, amortecedores, pneus, etc., etc. Pense muito bem, leia e converse com várias pessoas que já fizeram este tipo de adaptação, analise os prós e contras e somente então tome uma decisão. Lembre-se ainda que você terá algumas despesas e, dependendo da sua cidade, uma boa dor de cabeça para legalizar estas modificações, junto ao DETRAN e para tanto serão exigidas as notas fiscais e numeração de motor, câmbio e eixos.
É meu amigo, se esta é realmente sua intensão, esteja disposto a enfrentar um bom desafio.
Abraço,
Celso

DJunior
07/08/2006, 07:46
Celso, bom dia...

Aproveitando o tópico, estou pensando em instalar o motor e câmbio do toyota 14B em meu CJ3. Perguntas:

- Este motor vibra muito?
- Ele é muito barulhento?
- Considerando as dimensões do conjunto montado, será que ele cabe no CJ3?

Abraços,

Dirceu

Elmer_Jeep
07/08/2006, 09:11
DJunior, não sou o Celso mas essa eu posso responder.

1- Não vibra pois é considerado de alta rotação; O funcionamento é muito bom em qualquer faixa de rotação, possui tuchos roletados e quando as válvulas estão bem reguladas dá pra ouvir um barulhinho gostoso (clic, clic bem suave).

2- Pra um motor diesel aspirado e com sua capacidade cúbica (3.7) não considero barulhento.

3- Veja bem, o Celso utiliza esse motor com cambio de 4m pra ganhar alguma coisa de espaço, o meu está com cambio de 5 e o cardâ ficou com uns 20 e poucos centímetros devido ao entreeixos do CJ5.
Já no CJ3 que tem o chassi menor creio que vai dar um bom trabalho devido ao comprimento do conjunto (motor + cambio).

Depois que mudei minha suspensão pra SOA, senti a necessidade de um entreeixos maior justamente por causa do cardâ trazeiro, por enquanto to rodando assim mesmo mas os planos são de transferir a parte mecânica pra um chassi mais longo (CJ6) que tenho aqui.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/65fc319155ff3b40742697882b0ac429.jpg

[]'s

DJunior
07/08/2006, 09:33
Elmer, bom dia...

Primeiramente obrigado por tirar as minhas dúvidas. Porém, cada vez mais eu acho que estou ferrado para colocar o motor em minha viatura.

Comprei este CJ3 para reformar. Fiquei muito feliz por o documento já estar a Diesel, isso porque já sabia que fica por volta de R$1800,00 para modificar a documentação de Gasolina para Diesel.

Agora, não acho uma configuração de motor Diesel + câmbio + Transferência que entre na viatura sem ter que alongar o chassi....

Já realizei o alinhamento técnico e reforço do chassi, colocação das molas do toy, substituição dos eixos por canela grossa, etc...

Você tem alguma sugestão de configuração que entre no chassi sem ter que alongar o mesmo?

Abraços,

Dirceu

jeisonk
07/08/2006, 10:10
Dirceu, vou ficar de olho nas tuas duvidas que também me interessam.

Elmer, que T-case é essa que tu usa? É boa?

Abraços a todos

Elmer_Jeep
07/08/2006, 10:24
Dirceu, talvez um maxion hsd 2.5 ou o psd 2.8, me parecem bem compactos. Mas tem que escolher um cambio e tcase legal pra aguentar, sugiro os da toy band.

Ou até mesmo o powertrain (motor+cambio+tcase) das hilux mais antigas.

Não sei o comprimento desse conjunto, como falei antes, isso vai dar um bom trabalho.

jeisonk, uso motor/cambio/tcase da toy band moderna (1995 a 2001) é mais robusta e confiável que a original do jeep...

Celso CJ5 diesel
07/08/2006, 12:07
DJunior,
O conjunto mecânico 14B + câmbio 5 m e T-case da Band é excelente. Porém, reforçando o que o Elmer disse, o díficil é fazer caber no entre eixos do CJ5. Eu não digo que é impossível, mas fazer caber no CJ3b, será uma tarefa muito díficil. Só vai sobrar garfo e luva no cardã traseiro, se sobrar e olha que eu estou pensando no câmbio 4 marchas. Isto porque a 5a da Band é feita por uma espécie de agregado que torna o câmbio mais comprido e este é dos motivos pelo qual usei o câmbio 4 marchas no meu Jeep. Eu acho que você precisará analisar outras opções, como por exemplo a sugerida usando motores mais compactos Hilux, MWM 2.8, Maxion 2.5 ou 2.8, câmbio CLark e reduzida Willys ou Band, tomando cuidado com o comprimento da caixa seca. Se couber o conjunto câmbio e T-case Band ótimo!!! Olhe no site da TT4 que você encontrará a adaptação de um conjunto semelhante ao que descrevi em um CJ3a.
Abraço,
Celso

DJunior
07/08/2006, 21:13
Celso / Elmer, boa noite...

Já andei pesquisando algumas configurações para o meu CJ3. Estas configurações aparentemente funcionam bem, mas eu sempre fico travado com relação ao comprimento da configuração. Não existe nenhuma tabela com tamanhos padrão para que eu possa usar como referência, só a experiência dos amigos do forum.

Segue as configurações já pesquisadas:

1- Motor 2.8 MWM + Cambio Eaton Clarck 240V + Transferência do willis;
2- Motor 2.8 MWM + Cambio Eaton Clarck 240V + Transferência da Band;
3- Motor e Cambio da Toyota Bandeirantes 14B (essa eu já vi que não cabe);
4- motor MWM 2.8 + cambio FSO-2305B + redução de Band;
5- Motor e cambio da KIA Besta + transferência da Band (este por sua vez é bem fraquinho);

Acho que terei bastante dor de cabeça para achar uma configuração que entre no CJ3, a principio, sem alongar o chassi.

Caso alguém tenha alguma idéia diferente, estou pronto para recebé-las.

Abraços,

Dirceu

CAVESO
07/08/2006, 21:47
Completamente leigo em CJ, vou dar um pitaco engeseiro: MWM sprint com caixa clark e transferência engesa não resolveria o problema do comprimento?

proença
07/08/2006, 22:22
vi este fds um cj5 com a seguinte configuração (tudo do kia sportage)
1. motor diesel com turbo e intercooler
2. toda a suspensão dianteira, com molas helicoidais
3. câmbio e reduzida
4. diferencial traseiro
o jipe foi aumentado em 18 cm na porta
o jipeiro falou que gastou uns $6.000 com todas as peças da sportage, mas não sei qto ficou a mão de obra
o jipe ficou show!!!

[ ]´s

Afonso Carlos
07/08/2006, 22:29
Caro Carlos não va na conversa do Celso ele é Loko de pedra, ele sempre quer o mais caro, o mais complicado,mas pelo menos tem muita mas muita paciencia, hahahaha, (calma celsinho hahaha) só que tem razão em tudo que t disse.

Antes de qualquer decisão converse muito a respeito, o Elmer e o Celsinho tão muito por dentro do assunto, e c precisar to a disposição.

Abraços.

Elmer_Jeep
08/08/2006, 10:51
Celso / Elmer, boa noite...

Já andei pesquisando algumas configurações para o meu CJ3. Estas configurações aparentemente funcionam bem, mas eu sempre fico travado com relação ao comprimento da configuração. Não existe nenhuma tabela com tamanhos padrão para que eu possa usar como referência, só a experiência dos amigos do forum.

Segue as configurações já pesquisadas:

1- Motor 2.8 MWM + Cambio Eaton Clarck 240V + Transferência do willis;
2- Motor 2.8 MWM + Cambio Eaton Clarck 240V + Transferência da Band;
3- Motor e Cambio da Toyota Bandeirantes 14B (essa eu já vi que não cabe);
4- motor MWM 2.8 + cambio FSO-2305B + redução de Band;
5- Motor e cambio da KIA Besta + transferência da Band (este por sua vez é bem fraquinho);

Acho que terei bastante dor de cabeça para achar uma configuração que entre no CJ3, a principio, sem alongar o chassi.

Caso alguém tenha alguma idéia diferente, estou pronto para recebé-las.

Abraços,

Dirceu

Realmente, não existe uma tabela de medidas longitudinais de cada conjunto :|
Dessa relação de opções eu recomendo a nº2 e nº4, porém, como sempre tem que verificar o comprimento do conjunto.

Tava pensando ontem a noite, tem também a opção do VW Diesel 1.9, daí vc pode montar no cambio da C10 (260F) com kit deep tec e tcase do willys.

Lembrando que é apenas uma sugestão, qualquer destas vai exigir tempo, mão de obra qualificada e algumas latinha$$.

[]'s

Celso CJ5 diesel
08/08/2006, 11:24
DJunior,
Também ficaria com as opções no 2 e 4. Você teria um motor potente, moderno, confiável e de fácil manutenção, tudo isto aliado ao câmbio Clark (conjunto praticamente original) e a robustez da reduzida Band. Só precisa ver se cabe. A opção do VW 1.9 é bem interessante, ainda mais se for o original TDI, o problema é o preço e manutenção, mas tudo depende da oportunidade.
Afonso não fique me difamando por aí!!! Sou um cara exigente e que procura fazer as coisas uma vez só, e isto tem um preço. Falando nisso: "rapidez e elegância"! hahahhahaha
Abraço,
Celso

DJunior
08/08/2006, 13:14
All, boa tarde...

Esta opção do motor VW 1.9 Diesel achei bem interessante. Agora gostaria de reduzir ao máximo o comprimento do conjunto. Vamos lá:

1- Motor VW + Cambio 260F (4M) + kit Deep Tec + Tcase willis, ou
2- Motor VW + Cambio 260F (4M) + kit Deep Tec + Tcase Band.

Quanto a potência, alguém saberia me dizer quantos cavalos e torque tem este motor VW 1.9 Diesel?????

Quanto ao custo, se eu não estou enganado, 8.000 latinhas$$$ compra qualquer uma das duas configurações acima?????

Abraços,

Dirceu

handreh
08/08/2006, 13:41
Boa tarde.

Espero poder ajudar:

Eu vi este jeep para vender:
http://www.floripacarros.com.br/mostraanuncio.php?cd=85397
Pedem R$ 28.000,00.

liguei na loja e o rapaz informou que o câmbio é clark e a tração é do jeep mesmo.

Só que outro dia desses, vi um CJ3 para vender em Criciúma. A mecânica dele era toda da S-10, e o cidadão me disse que quem fez a adaptação foi um tal José Nardi, de Orleans-SC (fica perto de Criciúma).

Daí minha SUGESTÃO:
Acesse o site do jeep clube de Criciúma e tente entrar em contato com o José Nardi.

www.pantaneirosdocarvao.com.br

Abraço

André

José Augusto
08/08/2006, 14:09
O conjunto da S10, motor+cambio+tcase não deve caber, pois existe um prolongamento de um 15 cm entre o cambio e a tcase que deve dificultar muito a adaptação.

No CJ, tenho quase a mesma mecânica, motor+cambio da Ranger 2002, adaptado na tcase do willys e mesmo assim o cardãn ficou bem curtinho.

DJunior
23/08/2006, 20:15
All, eu de novo...

Gostaria do parecer de vocês com relação a esta configuração:

Motor maxion 2.5 diesel + cambio 260F + flanges de adaptação + Tcase do willis.

Será que cabe no CJ3?

Abraços,

Dirceu

Elmer_Jeep
24/08/2006, 00:49
o cardâ deve ficar com uns 30 cm...

mas cabe!

[]'s

José Augusto
24/08/2006, 01:14
Dirceu, é bem provável que caiba e no CJ3, deve ficar bom, quanto ao maxion 2.5 lembre-se que existem várias fontes desse motor fazendo tanto sua potência máxima (95, 105 e 115 CV) quanto torque máximo (22.4, 26.5, 27.0 e 29.0 kgfm) variarem um pouco, não sei o que muda exatamente de um para outro mas a diferença no torque é considerável.

O conjunto 260F+flange+tcase original é bastante utilizado com diversos motores e conhecido pela sua confiabilidade, a tcase estará no limite, como este cambio é sem overdrive, dependendo da relação de diferencial e dos pneus, o conjunto pode ficar muito reduzido.

O conjunto com essa configuração é capaz de andar bem (altas velocidades), mas lembre-se, a tcase original estará próximo do limite e ela não gosta muito de rotações elevadas.

Celso CJ5 diesel
24/08/2006, 10:55
Dirceu,
Eu acho que é um bom conjunto e deve caber. Talvez você precise fazer algum ajuste na parede corta-fogo. Sua maior dificuldade será com o radiador e com o intercooler, se for instalar neste motor. O radiador ficará colado à grade e o intercooler pode ser posicionado sobre o motor como na L200 e outras picapes, basta instalar uma entrada de ar no capô. Quanto ao cardã ... ficará curto, mas tolerável.
Boa sorte na empreitada!
Abraço,
Celso

DJunior
24/08/2006, 18:52
José Augusto, boa noite...

Minha relação é 44:9 (4,88) e a minha idéia é utilizar um pneu 33" MUD. Atualmente o jeep está com os pneus Frontiera, mas é só para colocar o jeep para rodar. Será que vai judiar do Tcase?

Celso, boa noite...

Se for preciso mexer na parede corta fogo estou lascado. Mandei fazer uma carroceria de fibra nova na Fiber4x4. O bom é que pedi para deixar o cofre preparado para um motor MWM 2.8 diesel turbo. Segundo o Frederico, ele iria fabricar o cofre com o maior espaço possível, inclusive deixando os para-lamas mais afastados. Espero que isso seja o sulficiente??????

No mais, obrigado a todos pelo apoio que estou recebendo.

Abraços,

Dirceu

Abraços,

José Augusto
25/08/2006, 02:39
No meu tb uso 44:9 mas com pneus 35", posso dizer que nunca cheguei a 3000 rpm, e raramente superei 120 km/h, procuro andar no máximo entre 100 e 110 km/h (a 2500 rpm) já em over drive.

O bastante é ter cuidado de não abusar da rotação, lembrar que esta caixa foi projetada a mais de 50 anos para velocidades máximas de cruzeiro próximas de 80 km/h com pneus 600x16, isso dá pouco menos de 3500 rpm, o que no seu caso (já com pneus 33") equivalem a mais ou menos 110 km/h.

Isso não quer dizer que essa velocidade não possa ser superada, mas o ideal é que se o fizer não permanecer acima disso por muito tempo.

DJunior
25/08/2006, 07:32
José Augusto, bom dia...

Você também usa o cambio 260F + Tcase do Willis no seu CJ5 com o motor maxion?

Abraços,

Dirceu

José Augusto
25/08/2006, 13:04
Olá Dirceu, no meu CJ o motor e cambio são originais de Ranger 2002, o cambio se não me engano é um madza com 5 marchas e a última over, este cambio foi adaptado na tcase original willys.

O cambio que vc escolheu é bem conhecido (Clarck 4), o pessoal usa junto com motores GM 4 e 6 cc, é considerado um "upgrade" dos cambios originais, a vantagem é que existem várias flanges disponíveis para ligação do cambio com a tcase inclusive a melhor e mais conhecida é a da Deeptec.

Duda Lopes
25/08/2006, 15:06
Se for preciso mexer na parede corta fogo estou lascado. Mandei fazer uma carroceria de fibra nova na Fiber4x4.

DJunior,

Estou acompanhando esse tópico pelo assunto que é muito interessante, mas não é o caso de eu querer colocar um motor diesel pois não tenho bala na agulha pra isso (no momento:mrgreen: ).
Dentro de alguns meses vou iniciar a reforma de um CJ3a e vou precisar restaurar a carroceria ou então comprar uma outra, será que vc poderia me dizer quanto foi que vc gastou nessa carroceria? É completa com capo e paralamas?
Se não quiser colocar valores aqui e me responder por MP, tudo bem.
Caso não queira falar, beleza, vou entender.
É só para comparação de custos e já ir me programando.

Brigadão,

Eduardo Coelho
27/08/2006, 00:49
Será que algum companheiro ja viu ou ouviu falar de um cj5 com motor mwm 229/4 ou /3 adaptado?!

DJunior
27/08/2006, 11:29
Duda, bom dia...

A carroceria é completa: caixote, grande frontal, paralamas e capo. Paguei R$ 4.600,00 pois pedi para alongar em 10cm os paralamas dianteiros e traseiros, para que possa cobrir os MUD 33" futuramente.

Este preço não varia muito entre os fabricantes aqui de São Paulo - Fiber4x4 e Agromotor. Decidi pela Fiber pois além dos relatos que tive da qualidade da carroceria, ela já vem colorida. Não é nenhuma pintura metálica, mais estas latinhas da pintura vou utilizar para acabar de montar o jeep e futuramente pinto a mesma.

Qualquer dúvida é só perguntar.

Abraços,

Dirceu

José Augusto
27/08/2006, 19:53
Eduardo em termos de CJ já ví e ouvi bastante coisa inusitada, já ouvi alguma coisa a esse respeito mas não me lembro quem disse e onde foi, digo que nunca ví pessoalmente, em todo caso não dei muita atenção na época pois acho estes motores além de grandes muito pesados para um CJ.

DJunior
28/08/2006, 08:08
All, bom dia...

Mais uma para os nobres amigos de plantão.

Após a decisão sobre o conjunto motriz (motor maxion, 260F e tcase willis), surgiu outra dúvida:

O conjunto cambio + tcase originalmente no willis é apoiado sobre a travessa inferior fixada nas longarinas do chassi. Pergunta:

Como os nobres amigos fixaram este conjunto nos respectivos jeep's?

Alguém teria alguma foto da adaptação?

Abraços,

Dirceu

Elmer_Jeep
28/08/2006, 10:09
Será que algum companheiro ja viu ou ouviu falar de um cj5 com motor mwm 229/4 ou /3 adaptado?!

CJ6 :concordo:

Um amigo meu já rodou com o 229 3 cilindros num CJ6 por alguns anos, parou o CJ pra fazer uma reforma geral, o motor continua sendo o mwm mas foram feitos alguns up-grades como por exemplo a instalação do kit turbo do TD229/4 que teve os coletores (adm/esc) retrabalhados pra 3 cilindros.

O restante da mecânica inclui Cambio 240v, Tcase willys e PTO ramsey.

as fotos foram tiradas sábado, então pelo estado em que se encontra a reforma não adianta me perguntar se ficou bom, como está o consumo, etc ;-)

Elmer_Jeep
28/08/2006, 10:23
mais duas pra finalizar

DJunior
30/08/2006, 07:49
All, bom dia...

Niguém tem fotos da adaptação do 260F + tcase willis no chassi?

Vide minha mensagem anterior.

Abraços,

Dirceu

folgado
16/09/2006, 09:34
Alguém sabe se um motor MWM Sprint 2.8, com Câmbio FS0 2305 e reduzida da Toyota, cabe em um CJ?
Um abraço.
Antonio.

Elmer_Jeep
16/09/2006, 09:38
cabe sim, vc já definiu se vai mesmo usar o 2305 ?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20971

folgado
16/09/2006, 09:45
Caro Elmer,
após pesquisar, vi que dois câmbios bons para instalar com o MWM 2,8 são o 260 F e o FS0 2305. Mas não está nada definido ainda. Primeiro gostaria de saber qual é o melhor, e se ambos cabem no CJ, com reduzida da Toyota.
Um abraço.
Antonio.

Carvalho
18/09/2006, 16:50
Gostaria de trocar idéias com quem tem o motor AP 1.9 diesel instalado.Sobre preço,adaptação, reposição de peças...tenho um M606.

DJunior
27/09/2006, 19:35
All, boa noite...

Apareceu a oportunidade de comprar um VW AP 1.9 SDI.

Alguém tem referências deste motor? Empurra bem o jeep?

Abraços,

Dirceu

rafaelsouza
28/09/2006, 01:34
já adaptamos um aspirado com o clark 2215+Tcase willys e ficou melhor do que eu esperava, achei que ia ficar meio chôcho mas até que saia legal e tinha uma final boa tbm, os pneus éram 750x16
[],s

DJunior
28/09/2006, 12:33
Rafael, boa tarde...

Você adaptou este conjunto em um CJ3 ou CJ5?

Abraços,

Dirceu

rafaelsouza
28/09/2006, 19:56
Boa Noite, Dirceu foi num CJ5
[],s

DJunior
03/10/2006, 21:52
Rafael, boa noite...

Você possui fotos desta adaptação? Principalmente dos suportes do coxim do motor no chassi.

Se sim e se possível, gostaria de recebé-las!!!

Abraços,

Dirceu

tavio_g
21/11/2006, 13:57
Pessoal, já que o assunto é Diesel, gostaria de saber se alguém conhece ou tem no jeep o motor da KIA Besta.
OK, OK, sei que não é o melhor motor que tem, mas infelizmente não tenho $$ suficiente para trocar todo o conjunto, apesar de ser o que eu queria, não vai dar.
vou partir para um motor mais barato e que eu consiga usar o cambio/tcase/eixos originais. O meu conjunto está excelente, portanto não gostaria de mexer em nada agora.
Atualmente tenho um OHC que me permite deslocamentos a 80-90 km/h e nunca senti falta de motor na trilha. Pelo menos em todas que eu fiz, até as mais difíceis.
Gostaria de colocar um Diesel para poder viajar com ele com mais economia, mas queria ao menos que ele tenha a mesma força que tem hoje.
Outra, quanto custaria um motor destes?!
abraços.

Otávio Luiz
21/11/2006, 16:42
Xará,
Esse cara vai todo ano vai na Fenajeep com seu Jeep CJ5 motor diesel da Sportage. Não sei se é o mesmo motor, mas dá pra ter uma idéia.
Ele utiliza a viatura para expedições e viagens longas, e o jipão tá show, tem até carpet!!!:shock:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8457&highlight=besta

DJunior
21/11/2006, 19:20
Pessoal, já que o assunto é Diesel, gostaria de saber se alguém conhece ou tem no jeep o motor da KIA Besta.
OK, OK, sei que não é o melhor motor que tem, mas infelizmente não tenho $$ suficiente para trocar todo o conjunto, apesar de ser o que eu queria, não vai dar.
vou partir para um motor mais barato e que eu consiga usar o cambio/tcase/eixos originais. O meu conjunto está excelente, portanto não gostaria de mexer em nada agora.
Atualmente tenho um OHC que me permite deslocamentos a 80-90 km/h e nunca senti falta de motor na trilha. Pelo menos em todas que eu fiz, até as mais difíceis.
Gostaria de colocar um Diesel para poder viajar com ele com mais economia, mas queria ao menos que ele tenha a mesma força que tem hoje.
Outra, quanto custaria um motor destes?!
abraços.

Tavio,

Não sei dizer se o motor da Besta é a mesmo da Sportage??? Porém posso te falar das análises que já realizei quanto ao motor da Besta.

O motor da Besta possue um torque razoável, pois ela foi feita para carregar carga (leia carga como pessoas - 7 a 9 pessoas), porém a potência deste motor é muito baixa. Logo, você vai perder bastante velocidade em subidas!!!

Outro ponto negativo é que nunca ouvi falar em flanges para adaptar o cambio original do willys neste motor. Você teria que utilizar o câmbio original da Besta que já vem com a reduzida acoplado nele ou partir para adaptações que deverão sair da sua cabeça. Na minha opinião, trocar o motor OHC pelo da Besta é trocar seis por meia duzia, exceto pelo consumo. O motor da Besta faz perto de 16Km/l na estrada.

Quanto ao preço, deve estar custando por volta de R$ 4.000,00.

Espero ter ajudado um pouco.

Abraços,

Dirceu

Elmer_Jeep
21/11/2006, 19:25

Aí só se vc usar um MWM Sprint mano.

tavio_g
22/11/2006, 07:33
Aí só se vc usar um MWM Sprint mano.

OK, mas aí vou ter que mexer no câmbio, tcase e etc não!?
[]s

DJunior, eu já andei em algumas bestas:oops::oops: e na estrada não perdia tanto rendimento assim. será que perde muito mesmo!?
dá para considerar uma turbina no futuro para dar um up nele??

DJunior
22/11/2006, 07:41
DJunior, eu já andei em algumas bestas:oops::oops: e na estrada não perdia tanto rendimento assim. será que perde muito mesmo!?
dá para considerar uma turbina no futuro para dar um up nele??

Tavio,

Motor da Besta R$ 4000,00
Turbina R$ 1500,00
Instalação da turbina R$ ?????????

Seu jeep tá rodando!!!! Continua se divertindo com ele, junta a grana e parte logo para um motor a diesel melhor ?????

Abraços,

Dirceu

tavio_g
22/11/2006, 08:12
Eu pensei nisso tb.
o problema é que se eu colocar um motor maior, vou ter que trocar cambio, tcase, aí para trocar os eixos não vai precisar de muito.
nisso vc já imagina para onde vai o $$$.
os meu eixos tão bons, os dois com freio a disco, cambio e reduzida também tão legal. agora será que Sprint - Elmer - não moe a minha tcase se eu colocar outro câmbio? pq o 4m do jeep não vai aguentar mesmo né!?
e o preço deste motor vai na faixa dos 10 pilas né!?

Elmer_Jeep
22/11/2006, 10:49
Cara, já vi isso escrito em outro tópico: Motores diesel econômicos são da época que as fábricas retiravam motor de trator e colocavam nas picapes (questão de consumo).
Já na questão da adaptação, se quiser fazer algo confiável pra usar muitos anos sem problemas tem q trocar o powertrain completo. Não adianta gastar dinheiro pra encher teu carro de gambiarra com motorzinho chinês só pra economizar na hora do abastecimento...

[]'s

tavio_g
22/11/2006, 11:10
Cara, já vi isso escrito em outro tópico: Motores diesel econômicos são da época que as fábricas retiravam motor de trator e colocavam nas picapes (questão de consumo).
Já na questão da adaptação, se quiser fazer algo confiável pra usar muitos anos sem problemas tem q trocar o powertrain completo. Não adianta gastar dinheiro pra encher teu carro de gambiarra com motorzinho chinês só pra economizar na hora do abastecimento...

[]'s

Concordo com você, acho que se tem que fazer que faça bem feito.
o que eu questionei foi comparando com o seguinte, hoje tem flange pronta pro motor de opala para o cambio Willys. no caso do 4cilindros não há problema em usar o cambio original(já no 6...) minha dúvida é se ele assim como o gm151(sem preparação) tocaria bem o jeep e estaria dentro dos limites aceitáveis de torque/potência que o conjunto original suporta.
Quem não quer, assim como vc, ter eixos de toy/troller tcase band e motor sprint!?
esse é o ideal ou próximo disso, para ter um conjunto robusto e confiável, mas para o meu caso não seria tão necessário, tendo em vista que o meu conjunto está bom.
o que eu posso ver é se o meu conjunto pode ser vendido por um bom valor que compense a troca de tudo. Assim daria pra se pensar em algo mais caro.

Tendeu!?

Elmer_Jeep
22/11/2006, 11:16
Tendi, lembrando que meu CJ não é perfeito e também não fiz tudo q ele tem da noite pro dia, peguei o bixo em 98 e até hoje estou mexendo(e ga$tando).

tavio_g
22/11/2006, 11:27
Pode não ser perfeito, mas é bem bacana! hehe
Infelizmente hoje as prioridades são outras e o jeep não é a primeira delas, mas tem sua importância e se rolasse por um diesel nele a um custo não tão elevado, qto se fosse trocar o powetrain todo subiria bem na lista. :)
Voltando a pergunta, você acha que o cambio original tocaria? ou pelo menos a transferencia? O cambio eu posso procurar um outro e colocar lá.

Valeu!

PIRATADOM
22/11/2006, 11:32
eai Tavio tem um conjunto legal e vc vai $$$$$praticamento o mesmo do coreinha la vai maxion2.5+260f+flange+tcasewillys

229td+masda 5m over+tcase orig do jeep ,esse cambio masda o pessoal não fala muito nele mas e resistente pacas:palmas:

valeu

José Augusto
22/11/2006, 18:19
tavio_g, motor diesel é questão de oportunidade e mesmo assim um conjunto bem montado não sai barato.

Em 2003/2004 iniciei a 2a reforma ou "up grade" na Rural, eu estava procurando outro jipe e postei mensagens em várias listas de discussão (eu estava procurando um jipe "pronto" e não me importava se era Band, engesa, JPX, CJ, ..., etc.) um colega da Jipenet me mandou umas fotos de um jeep CJ5 que estava com ele a 17 anos e recem reformado (1000 km) rodando com motor kia diesel 2.7, ele morava no Rio de Janeiro mas disse que todas as transformações desse jeep tinham sido executadas no Rio Grande do Sul, tinha suspensão com molas helicoidal na frente e feixe de blazer atrás (segundo ele "ventura 4x4"). Segundo ele o jeep ficou melhor que o original, e fazia 10 km/l.

Tenho mais dados desse jeep, estou anexando uma foto da montagem .

tavio_g
23/11/2006, 10:55
Humm.. legal, acho que falei com esse seu amigo, por indicação da jipenet.
vou estudar bem as possiblidades e o custo disso.
vou pesquisar mais coisas e as novidades que eu tiver vo colocando aqui.
valeu pessoal!

DJunior
23/11/2006, 19:22
Tavio,

Segue alguns lugares para você pesquisar o valor dos motores diesel, dentre eles o mercado livre que tem uns 9 motores a venda.

http://lista.mercadolivre.com.br/motor-diesel_CategID_3172

http://www.renondiesel.com.br/

http://www.crestana.com.br/

Abraços,

Dirceu

Hudson Buck
24/11/2006, 09:08
Bom dia.

A Cared esta leiloando os motores MWM 2.8 que eles arremataram em um leilão uns dois meses atrás. O lance inicial esta em 7.700,00 e pode ser por lance eletrônico. O que esta acontecendo e que a oferta de motores diesel não eletrônicos aumentou pois a partir do ano que vem eles não poderão mais equipar carros novos, e se a oferta aumenta, o preço cai. O link é http://www.lancereal.com.br/Leilao/LeiloesOnlineLotes.aspx?Pagina=4&idLeilao=59 . Mas antes é legal ir ver o lote pois não dá para ver pelas fotos se o motor esta com a bomba injetora ou outros agregados.

Abraços

Pexe
30/01/2007, 22:34
Bom dia pra todos

Ressucitadando o tópico gostaria da ajuda de vcs pra saber se um ap 1.9 turbo intercooler aguenta empurrar uma f-75.
Estou usando o cambio da C-10 5 marchas e pneus 33, o diferencial é 8/43, mas eu tava pensando em por um 11/41. Sera que é muito longo?

Obrigado a todos

José Augusto
01/02/2007, 01:30
Bom dia pra todos

Ressucitadando o tópico gostaria da ajuda de vcs pra saber se um ap 1.9 turbo intercooler aguenta empurrar uma f-75.
Estou usando o cambio da C-10 5 marchas e pneus 33, o diferencial é 8/43, mas eu tava pensando em por um 11/41. Sera que é muito longo?

Obrigado a todos

Pexe, acho que com o diferêncial 8/43 na F75 esse motor até empurra, mais que isso deve ficar "xoxo" e ter que queimar embreagem para sair.
Conheço alguns jeep's (CJ's) com esse motor, num CJ3 com pneus 31", diferênciais 8/43 e cambio "over" o jeep fica um "capetinha" muito esperto.
Já num CJ5 com pneus 35" e diferênciais 9/44, fica fraco.

felipemendes
01/02/2007, 08:30
Estou eu aqui pensando: se o cara quer torque em baixa rotação, beleza. Mas, do ponto de vista da economia, acho que o diesel não tá valendo muito a pena... Vejamos: um motor MWV: em leilão, custa a partir de 7700. Mão de obra, etc. vamos colocar mais 1500 (por baixo). Então, o custo da brincadeira é de uns 9200, chegando facilmente a uns 10000. :shock: Vamos imaginar que o cara rode uns 200 km por semana, o motor faz 10 km/litro e o litro do diesel tá 1,80 (aqui no Rio tá mais ou menos isso). Não contabilizei a regularização de documentos.
Custo fixo: 9200. Custo semanal: 36 pratas.

Um AP 2.0 a álcool aqui tá por volta de 2000 (caro) mais os mesmos 1500 de MO (no preço). O consumo é de 7 km/litro (por baixo), mas aqui o álcool custa 1,60. Não incluí as cosinhas que a gente troca de tempos em tempos (velas, cabos, etc.). Então:
Custo fixo: 3500. Custo semanal: 45,72

Ou seja, o custo fixo se paga em 586 semanas ou 11 anos... Isso se o cara não colocar gás no carro, porque aí o AP vai gastar 20 por semana...

Abraço a todos!

José Augusto
01/02/2007, 14:58
felipemendes, olhando pela econômia, hj o GNV ou álcool são melhores pois o investimento inicial é menor, mas eu prefiro motor diesel nos jeep's por eles se comportarem melhor em ambiente "umido".

DJunior
01/02/2007, 16:57
felipemendes, olhando pela econômia, hj o GNV ou álcool são melhores pois o investimento inicial é menor, mas eu prefiro motor diesel nos jeep's por eles se comportarem melhor em ambiente "umido".

Felipe,

Sou da mesma opinião do José Augusto. Diesel no barro/lama não tem preço...

Abraços,

Dirceu

tavio_g
15/02/2007, 16:16
Pessoal, depois de muito pensar e relfetir e claro juntar $$ inicio a caça de motor cambio e transferencia para o Jeep.
Falei com o João da SOLO4x4 em SP(alguém tem referencias??) e ele me disse que a seguinte configuração ficaria boa e é PNP:
- Motor diesel originário da linha GM/S10 MWM
- Cambio da Toy 4m com transferencia tb Toy.
Segundo ele não precisa de flange usando a caixa seca do motor GM, usa-se a embreagem GM também. O Piloto da Toy também dá certinho com ele.
a única coisa que precisa ser feita é refurar a caixa seca, só!

Alguém sabe disso?
Estou pensando na troca dos eixos também, mas vou aguardar ainda um pouco mais.

[]s
Elmer, vc venceu! Valeu!

Elmer_Jeep
15/02/2007, 16:47
Bom, onde tem o motor já te falei: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25351

Sobre a adaptação do Sprint no Cambio Toyota parece que o trampo é simples mesmo, aproveita pra trocar uma idéia com essa galera aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21487

E os eixos, é bom vc dar uma lida aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24603

[]'s e boa sorte no projeto.

joão k. chikui
15/02/2007, 21:04
Otávio
O joãozinho da sollo4WD é excelente meca, aliás ele que preparou meu Jota com AP2000/cambio Clark.
Mas, será que preparar um CJ5 com tudo isso, não seria vantajoso partir para uma Band curta, turbo e intercooler?
Preço por preço, fica pau a pau.
abraços.

folgado
20/02/2007, 19:16
tavio_g,
estou colocando um motor MWM Sprint 2.8 com câmbio + T-case da Toyota Bandeirante 4 marchas no meu Jeep. Essa configuração é excelente.

folgado
20/02/2007, 19:18
tavio_g,
mais uma coisa:
além de trabalhar a capa seca, o eixo do câmbio Toy não encaixa perfeitamente no motor, é preciso fazer uma adaptação, mas dá para fazer.

Um abraço.

Antonio.

tavio_g
21/02/2007, 07:48
Valeu pelas dicas, agora é só ir comprando as peças...
vamos ver qto tempo demora pra fazer isso.

abraços

MARCO GOES - NIVA
27/11/2008, 14:13
DJunior, não sou o Celso mas essa eu posso responder.

1- Não vibra pois é considerado de alta rotação; O funcionamento é muito bom em qualquer faixa de rotação, possui tuchos roletados e quando as válvulas estão bem reguladas dá pra ouvir um barulhinho gostoso (clic, clic bem suave).

2- Pra um motor diesel aspirado e com sua capacidade cúbica (3.7) não considero barulhento.

3- Veja bem, o Celso utiliza esse motor com cambio de 4m pra ganhar alguma coisa de espaço, o meu está com cambio de 5 e o cardâ ficou com uns 20 e poucos centímetros devido ao entreeixos do CJ5.
Já no CJ3 que tem o chassi menor creio que vai dar um bom trabalho devido ao comprimento do conjunto (motor + cambio).

Depois que mudei minha suspensão pra SOA, senti a necessidade de um entreeixos maior justamente por causa do cardâ trazeiro, por enquanto to rodando assim mesmo mas os planos são de transferir a parte mecânica pra um chassi mais longo (CJ6) que tenho aqui.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/65fc319155ff3b40742697882b0ac429.jpg

[]'s

Elmer, boa tarde!

Sou amigo do Herbert de Manaus...

Tenho uma dúvida nessa foto acima, qual cruzeta vc está utilizando no cardan traseiro, qual o cardan? A angulação do seu cardan está muito grande, não limita? Desde já agradeço...

Elmer_Jeep
27/11/2008, 15:25
Boa tarde Marco,

pra não misturar o assunto tem um tópico onde falamos mais detalhadamente sobre adaptação de cardâns e cruzetas, andei comentando por lá esses dias e tem resposta pra essas suas dúvidas: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=734884#post734884

[]'s

Miguel Tabacow
26/04/2015, 21:05
Tenho um CJ5 6 cilindros que uso na cidade e eventualmente em trilhas.
Penso em trocar o motor original, que está funcionando bem, por um motor diesel, com consumo menor e melhora da autonomia. Quem já fez isto pode me orientar?
Quem faz este serviço em São Paulo?
Aonde posso procurar um motor para este fim?

Obrigado

Ian Jeep
26/04/2015, 23:52
Tenho um CJ5 6 cilindros que uso na cidade e eventualmente em trilhas.
Penso em trocar o motor original, que está funcionando bem, por um motor diesel, com consumo menor e melhora da autonomia. Quem já fez isto pode me orientar?
Quem faz este serviço em São Paulo?
Aonde posso procurar um motor para este fim?

Obrigado

Bom dia Guize,

Seja bem vindo ao Fórum, ficamos agradecidos por sua participação, porém já q é o seu primeiro poste e recém cadastrado no site, aconselho q fique por dentro das regas e regulamentos desse fórum. (já q não recebe nenhuma informação assim q se cadastra).
Isso nada mais é do que manter a organização desse fórum, então procure sanar suas duvidas primeiramente pesquisando aki mesmo no fórum, que possui praticamente todos os assuntos sobre duvidas principalmente de novatos. Então vc vai encontrar diversas soluções e vai ver a que melhor lhe convêm, ou caso contrario, não exite em perguntar no mesmo tópico aberto, mesmo q o mesmo esteja inativo por algum tempo, sendo assim mais fácil de obter oq procura.

Tem diversos tópicos sobre motores alternativos a DIESEL e sua combinações inúmeras caixas de cambio. Infelizmente o mecanismo de pesquisa desse fórum não é muito eficiente, uma boa dica é pesquisar no google dessa forma:

"site:www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/ (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/) motor diesel

Joga tudo isso no google e moda só o final, q é o assunto q vc precisar.

Peço desculpas por ter feito esse comentário publicamente, pois infelizmente o fórum não facilita a comunicação privada entre os membros recém cadastrados.

Vamos ajudar a manter o fórum organizado, valeu :concordo:

Abraços.

Sonhador
27/04/2015, 07:19
Miguel

Como disseram a ferramenta de pesquisa do forum não e das melhores , mas e sempre bom ir na parte de cima onde esta escrito forum ...depois vai na parte mecanica , adaptações por veiculo e depois vai na parte jeep Willys e vai lendo os titulos ate achar algum mais especifico sobre o que procura , ou ate outros de interesse.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/57042-qual-o-melhor-motor-pra-adaptar-no-cj5.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/19562-motor-diesel-no-jeep.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/77681-qual-motor-diesel-posso-colocar-no-jeep.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/3602-qual-motor-ideal-para-um-cj5-me-ajudem.html

Aqui tem alguns topicos aqui do forum para vc iniciar suas pesquisas e ideias .

Compensa trocar pelo diesel? manutenção mais cara e o preço do diesel mais caro alem da documentação e o custo da adaptação.

Uma sugestão e tentar comprar uma mecanica completa (carro sinistrado) e montar o que puder aproveitar (motor, cambio , diferenciais , bancos ,instrumentos ,etc)
acredito que saira mais barato do que comprar so o motor , e muitas vezes dependendo do motor e cambio tem de trocar as relações
e com conjuntos completos acaba reduzindo a mistura de peças.

Quanto a quem possa executar não tenho muito conhecimento a quem indicar , mas tem o 4x4 garage que faz varios serviços , e parece um grande conhecedor aqui do forum e ele e de sp aqui em baixo esta o topico do jeep dele :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/71061-jeep-xaropinha.html

Tem um encontro jipeiro semanal em sp se mal me engano em frente ao pacaembu as quintas leia esse proximo forum e la talvez o pessoal possa te indicar indicar pessoas e serviços:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/eventos/11464-pacaembu-encontro-de-jipeiros-664.html

Espero ter ajudado.

Sonhador
27/04/2015, 07:32
Quando comentei sobre a mecanica de pegar uma mecanica completa olha um que esta vendendo aqui no forum :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/148300-motor-diesel-caixa-e-tracao-hilux-2-8-a.html

tem gente que so montaria a carroceria do jeep em cima dessa mecanica que esta completa e regularizaria os documentos.

MARCOFAGUNDES70
15/08/2018, 15:36
Boa tarde José, tenho uma Mb 180 da MERCEDES-BENZ, e estou querendo adaptar em Jeep Wills, existe algum frange que se adapta no motor para caixa do Jeep?

Thiago Rodeghel
05/09/2018, 02:01
Boa tarde José, tenho uma Mb 180 da MERCEDES-BENZ, e estou querendo adaptar em Jeep Wills, existe algum frange que se adapta no motor para caixa do Jeep?

acho que não, tem que fazer... este não é o da Sprinter né? É o anterior dela correto?

[s]

Mario OP
23/04/2019, 11:29
Pessoal, já fiz pesquisas mas encontrei poucas e desencontradas informações, por isso achei interessante consolidar as informações em um único tópico. Mas pra isso dependemos de você, que já adaptou motor diesel em CJ (vale também informações de quem fez isso na irmã mais nova do CJ, a Rural... ok?).
Não se preocupem em responder nos mínimos detalhes, apesar da quantidade de perguntas a idéia é ter uma percepção geral. Desde já agradeço o tempo em que cada irmão irá dispensar na resposta.

Copie e cole o "template" abaixo em sua resposta e complete:

Qual motor usou?
Qual cambio usou(fabricante, modelo, carro)?
O acoplamento entre o motor e cambio foi feito como?
Mudou caixa de transferência ou manteve original?
Mudou relação de diferencial ou manteve original?
Fez você mesmo ou em oficina?
Se em oficina, qual (nome, cidade, telefone, site, etc)?
Qual o investimento total aproximado?
Quanto tempo durou o processo, do início até conclusão final?
Qual a maior dificuldade ou desafio durante o processo?
O que foi mais fácil do que você imaginava?
Qual a principal lição aprendida?
Mergulharia em um projeto desse novamente?

DanielBarreto51
23/04/2019, 15:47
Sabe que a muito tempo não frequentava o forum, pois estava sem nenhum veículo "compatível".
Semana passada voltei para o mundo dos jeeps e comprei um CJ5 59. Hoje me veio a vontade de começar um projeto desses de usar um motor diesel no jeep!!
Aguardo ansiosamente as respostas !

otaviofilho
29/04/2019, 09:53
Pessoal, já fiz pesquisas mas encontrei poucas e desencontradas informações, por isso achei interessante consolidar as informações em um único tópico. Mas pra isso dependemos de você, que já adaptou motor diesel em CJ (vale também informações de quem fez isso na irmã mais nova do CJ, a Rural... ok?).
Não se preocupem em responder nos mínimos detalhes, apesar da quantidade de perguntas a idéia é ter uma percepção geral. Desde já agradeço o tempo em que cada irmão irá dispensar na resposta.

Copie e cole o "template" abaixo em sua resposta e complete:

Qual motor usou?
Qual cambio usou(fabricante, modelo, carro)?
O acoplamento entre o motor e cambio foi feito como?
Mudou caixa de transferência ou manteve original?
Mudou relação de diferencial ou manteve original?
Fez você mesmo ou em oficina?
Qual o investimento total aproximado?
Quanto tempo durou o processo, do início até conclusão final?
Qual a maior dificuldade ou desafio durante o processo?
O que foi mais fácil do que você imaginava?
Qual a principal lição aprendida?
Mergulharia em um projeto desse novamente?

Obrigado por deletar meu post e inserir as questões neste tópico ;)

José Gustavo
30/04/2019, 09:01
Qual motor usou? Mercedes Om 314.

Qual cambio usou(fabricante, modelo, carro)? Câmbio 4 marchas com 1ª e 2ª secas Toyota Bandeirante 81.

O acoplamento entre o motor e cambio foi feito como? Capa seca original Toyota Bandeirante para Câmbio 4 marchas com 1ª e 2ª secas.

Mudou caixa de transferência ou manteve original? Mantive a CT original, porém coloquei kit de engrenagens reforçadas e com o estriado da acionadora feito sob medida, pela Corpas Engenharia.

Mudou relação de diferencial ou manteve original? Troquei a relação pela da F-1000 Diesel com câmbio 4 marchas ( se acha Spicer por R$900,00).

Fez você mesmo ou em oficina? Fui eu mesmo que fiz todas alterações mecânicas, apenas serviço de torno e ressoldagem da parede corta fogo não fiz.

Qual o investimento total aproximado? Lembrando que foi em 2016 que iniciei, motor: R$4500,00, torneiro: R$600,00, peças: R$2000,00.

Quanto tempo durou o processo, do início até conclusão final? Como fiz tudo aproveitando períodos de férias levei 2 anos, que na verdade foram aproximadamente 60 dias, sempre trabalhando sozinho.

Qual a maior dificuldade ou desafio durante o processo? Esperar tanto para poder testar, e desfrutar dos benefícios do motor diesel.

O que foi mais fácil do que você imaginava? A alteração no documento para regularizar a troca de motor e combustível.

Qual a principal lição aprendida? Primeiro passo definir muito bem o que quer e baseado em conhecimento prático e técnico botar a mão na massa, ou melhor, no aço.

Mergulharia em um projeto desse novamente?[/QUOTE] Pelo resultado sim, mas já ouvi muita reclamação por ter ficado por dois anos de férias sem sair de casa com a família.

DanielBarreto51
30/05/2019, 15:53
Teve problema com o diferencial? precisou trocar?
Precisou aumentar o cofre ou coube tranquilo?

Estou quase pra comprar um OM 324 com o câmbio 4 marchas ( 1 e 2 Secas ) pr colocar no meu CJ5, O que acham !?