Ver Versão Completa : SUSPENSÃO DO JEEP COM MOLAS HELICOIDAIS E FEIXE DE MOLAS
Jameson Andrade
17/02/2004, 17:45
Olá, Já ví várias fotos de Jeeps com uma mola helicoidal em cima do eixo e também com o feixe de molas trabalhando juntos. Se deixarmos apenas 2 lâminas no feixe, para o eixo não se mover pra frente ou para trás e colocarmos uma mola adequada, digo adequada, pois deve ser como molas traseiras de um carro de passeio, p. ex., na teoria, pelo menos, não deixaria os ocupantes do jeep como pipoca, pulando a cada buraco. Já notei que os golpes da suspensão original é muito mais sentida na parte traseira do jeep. Vcs já viram alguma adaptação como esta????? Ou já andaram em um jeep assim???
Creio que isso que vc viu seja o Kit Fess.....
A galera já comentou bem desse kit aqui....
De suspensão eu não entendo, passo a bola....
Abraço...
Pavani
leopoldo
17/02/2004, 18:51
Se deixarmos apenas 2 lâminas no feixe, para o eixo não se mover pra frente ou para trás e colocarmos uma mola adequada, digo adequada, ............?
Quando voce fizer isso, preste atenção que toda vez que brecar ou arrancar o cardã vai desacoplar e cair no chão.
Na suspensão com mola helicoidal, existem uns braços articulados 3 ou 4, ou um membro estrutural, dependendo da suspensão, que impede o eixo de girar sobre sí mesmo.
Isso não tem no jeep, porque é função da mola semi-eliptica segurar também a rotação do eixo.
Mesmo no jeep original, tem gente que adiciona uma barra, ou amortecedores de cada lado para não desacoplar o cardã quando reduzido.
Esse kit também tem em falta o batente de suspensão, que não impede mas pelo menos diminui o impacto no caso de abuso.
Assim, algo vai quebrar, além do seu bolso.
Os passageiros de trás vão sempre sofrer mais em Jeeps e afins pq eles ficam quase que sobre o eixo traseiro. Pode notar que carros de luxo sempre tem um entre eixos grandes, e as pessoas vão praticamente no meio dos mesmos, que é justamente para evitar os impactos da suspensão.
Então, mesmo com molas helicoidas, os passageiros de trás vão sofrer.
Agoraaaa, quanto ao Kit Fess, é uma ótima se você rodar mais em cidade e quer altura e um pouco menos de desconforto no Jeep, pq em uso de trilha, foi o que o Leopoldo disse, vai começar a quebrar coisas...
[]s!
Marcio Vargas
18/02/2004, 07:11
Opa!!!
Tenho o Kit Fees desde dezembro... Só tenho elogios para ele, tanto urbano quanto em trilha. O unico porem é o que foi comentado pelo leopoldo, falta um batente, mas sente-se a falta dele tanto em urbano quanto em trilha e não apenas em trilha como comentou nosso amigo Ojaneri. Explico. O impacto que o batente absorveria é causado por um tranco muito forte, isso pode acontecer em uma lombada, ( asfalto, parelelepipedo, etc...) e não só em trilha,, claro que em trilhas é mais seguido que vc recebe estes impactos. Tirando este porem o Kit é otimo. Eu resolvi este problema em casa adaptando umas buchas no suporte das elicoidais. Outro ponto a ser observado se vc fizer esta adaptação é a abertura das rodas dianteiras, com o ganho de altura, se vc tem o sistema de direção original, a tendencia é de as rodas fecharem, e isso causa um shimmy enorme...
[]'s
Uso a viatura já há 2 anos com kit Fess. Fiz muita trilha, viajei muito com ele e etc. Não tive problema algum com quebras por conta do kit. Deixei o mesmo número de lâminas no feixe, apenas o que fiz foi inverter as 2 últimas molas, deixando o feixe como um duplo estágio.
ABrços
olá amigos
esta é uma foto de um jipe a venda e o dono disse ter molas de engesa. da para saber se é verdade?
grato
Marcos ET
22/03/2004, 21:30
... preste atenção que toda vez que brecar ou arrancar o cardã vai desacoplar e cair no chão.
Na suspensão com mola helicoidal, existem uns braços articulados 3 ou 4, ou um membro estrutural, dependendo da suspensão, que impede o eixo de girar sobre sí mesmo.
Isso não tem no jeep, porque é função da mola semi-eliptica segurar também a rotação do eixo.
Mesmo no jeep original, tem gente que adiciona uma barra, ou amortecedores de cada lado para não desacoplar o cardã quando reduzido.
Assim, algo vai quebrar, além do seu bolso.
Leopoldo, já observei este "detalhe" e estou programando para colocar molas da Band no meu CJ3A, para prevemir que o eixo gire e cause danos maiores, como este sistema (Kit Fress) ocorre a mesma coisa (só que pior ainda!) pensei nesta solução:
Colocando um jogo com três lâminas (ou menos, ainda nao sei a calibragem ideal para meu jeep), nao existirá mais o reforço das outras lâminhas para impedir tal rotação, desta forma, imaginei colocar mais uma lâmina adicional, porém com a única função "nati-roll" do eixo (óia o ingrêiz...) sem interferir na sustentação do bixo...
tava pensando em usar uma mola de caminhão ou qualquer outra que seja superdimensionada para o jeep, corto ela em um de seus lados, logo depois da contra-chapa onde fixam os prisioneiros e utilizo um segundo jumelo (fixado do outro lado do feixe de molas, onde nao teria jumelo) para compensar o movimento do conjunto.
olhando o jeep, fica até engraçado, pois, no caso do eixo dianteiro do CJ3A, por exemplo, fica um jumelo na frente (aquele que trabalha com o feixe de molas, como em qualquer jeep) e um jumelo para trás (prendendo esta mola "anti-roll" ao chassis, bem no ponto onde o feixe de mola está fixo).
Este sistema nao atrapalha o curso da suspensão, nao torna a suspensão mais dura ou macia, apenas impede o movimento de rotação do eixo...
espero que o desenho ajude ok?
[]'s esperado opiniões a respeito desta possível solução!
Paulo Eduardo
23/03/2004, 00:14
:shock: :shock:
melhor vc fazer um tirante só pra acabar com esse efeito.... é menos complicado e mais eficiente que essa tua idéia... e não pode ter um jumelo, tem que ser fixo, só movimentando junto com o sobe e desce da suspensão através de buchas. O tirante fixado sob o eixo é melhor, pois atua exatamente contra o rolamento do eixo nas arrancadas, impedindo a formação de "s" nas molas....
[]´s sugestivos...
Beto Lacerda
23/03/2004, 02:09
Marcos, pelo que pude ler nesse topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2482
aparentemente funciona sim , baixa e da uma lida que o artigo é muito interessante.
[]'s
Paulo Eduardo
24/03/2004, 01:05
Dalhe... :D
.... é, mas nesse texto do Leopoldo o cara diz exatamente que sistemas com um jumelo na parte da frente não são eficientes.... pois não fazem conter o movimento do eixo:
" Essa barra se torna mais efetiva quanto mais abaixo do eixo elas forem montadas, mas em contrapartida reduzem a distância livre ao solo, conforme o suporte abaixa.Esta montagem também limita um pouco do curso da suspensão porque a mola e a barra percorrem diferentes trajetórias e em algum momento haverá o encavalamento. Eu me considero muito feliz em dizer nunca ter visto alguém vender um kit desses com um jumelo na parte da frente da montagem, isto porque tornaria o kit sem utilidade pois o movimento da barra não permitiria o tensionamento da mola."
[]´s...
Paulo,
A barra tem que ficar no lado posto do jumelo.
Se não enxerga isso nem pense em fazer nada de suspensão ou a possibilidade de fazer besteira vai ser grande.
E não tem nada com o fato do jumelo estar na frente ou atrás do eixo. Na realidade o fato do jumelo estar na frente ou atrás do eixo tem outras implicações, incluindo ai a facilidade do jipe escalar um obstáculo. Novamente; Se não enxerga isso nem pense em fazer nada de suspensão...
olá amigos
esta é uma foto de um jipe a venda e o dono disse ter molas de engesa. da para saber se é verdade?
grato
São heliciodais, mas não dá para saber se são do Engesa, não...
Agora, aquele sistema de direção é uma piada........ :shock:
Abraços,
Dennis Figueiredo
24/03/2004, 10:23
Agora, aquele sistema de direção é uma piada........ :shock:
Abraços,
Bill.. tu não viu nada.... to loco pra pegar minha máquinha digital e sair batendo umas fotos de adaptações feitas por "mecânicos" aqui da minha região, é de se mijar de rir. :D
Mauro B.
24/03/2004, 12:25
melhor vc fazer um tirante só pra acabar com esse efeito.... é menos complicado e mais eficiente que essa tua idéia... e não pode ter um jumelo, tem que ser fixo, só movimentando junto com o sobe e desce da suspensão através de buchas. O tirante fixado sob o eixo é melhor, pois atua exatamente contra o rolamento do eixo nas arrancadas, impedindo a formação de "s" nas molas....
Olá Paulo !!! :D
Fazer um tirante como vc fez em sua suspensão pode até ser mais fácil e mais eficiente do que o sistema do Marcos ET em termos de evitar a rotação do eixo , mas em compensação limita o curso de suspensão. A explicação vc mesmo trouxe em sua mensagem em:
Esta montagem também limita um pouco do curso da suspensão porque a mola e a barra percorrem diferentes trajetórias e em algum momento haverá o encavalamento.
O sistema do Marcos ET funcionaria semelhante a uma "ladder bar", pois não é rotulada na parte que fixa-se ao eixo. Um tirante simples (rotulado nas duas pontas) e com um jumelo em uma delas com certeza não funciona! Assim, o sistema do Marcos ET apenas limita a rotação do eixo, e se for feita com critério, não limitará o curso. E é tudo isso que queremos!!! :D
Esses critérios eu vejo como sendo:
:arrow: comprimento do meia-mestra
:arrow: comprimento do jumelo
:arrow: e ângulo e posição que o jumelo deve ser montado
Fazendo isso, ficaria parecida com uma "ladder bar" diferente, mas ao meu ver menos eficiente! :?
[]'s
Dennis Figueiredo
24/03/2004, 13:03
Ba... uma das razões de eu não gostar de jumelos e feixes de mola
Paulo Eduardo
24/03/2004, 16:12
daê Mauro :D
Ta certo véio, se não for rotulada no eixo, funciona sim, pois quando o eixo tenta girar, ela iria forçar o jumelo em direção ao chassis certo?
a meu ver o jumelo ficaria o mais próx. possível da vertical, aumentando essa resistência não é?.... acho que não prestei atenção nesse "detalhe" do desenho do Marcos.... :?
Mas...Wallace,
eu não tô falando do jumelo das molas, e sim de uma barra simples, rotulada na junção com o eixo, e fixa ao chassis por um JUMELO, daí não funciona mesmo, pois quando o eixo tenta girar, o jumelo cede e permite o movimento, já que a barra gira tb em relação ao eixo.
[]´s
Beto Lacerda
24/03/2004, 23:01
imagine um jeep com a suspensão de um caminhão , fica duro pacas mas creio eu que não torceria esse feixe nem a pau
o desenho é uma "meia mola" de caminhão , que para o jeep é superdimencionada , e que muito provavelmente vai dar conta de não deixar o eixo torcer nem o feixe original virar um S , porem o jeep não vai ficar duro feito pedra pq. não tera que flerter essa mola uma vez que ela não está ligada a outra extremidade. acredito que funciona :wink: .
[]'s
O que o Marcos inventou não evita nada... ou seja, não seve para nada.
Dennis Figueiredo
25/03/2004, 11:23
Será realmente necessário fazer isso???? Ja vi muitos jeeps rodarem perfeitamente com molas de Band sem se preocupar com o giro do eixo.
Bom, não iria entrar nessa, mas............
A idéia do Marcos funciona, sim. E desde que seja bem dimensionado, diria que funciona bem. Sob aceleração, a mola grossa teria a tendeância de girar na direção do chassis, só que sua fixação no jumelo impediria isso. Portanto, axle wrap minimizado...... :wink:
OBS: Essa mola grossa teria que ser grossa prá K7.......
Um link sobre axle wrap em geral, vale a pena uma lida:
http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?s=&threadid=125644
Abraços,
Mauro B.
25/03/2004, 12:31
Ae Paulo ! :D
Ta certo véio, se não for rotulada no eixo, funciona sim, pois quando o eixo tenta girar, ela iria forçar o jumelo em direção ao chassis certo?
Eu penso que é isso aí mesmo, como uma "ladder bar"! :wink:
a meu ver o jumelo ficaria o mais próx. possível da vertical, aumentando essa resistência não é?.... acho que não prestei atenção nesse "detalhe" do desenho do Marcos.... :?
Olha, na real o jumelito deveria ser preso ao chassis pela parte de baixo, e a parte de cima é que deveria ser ligada à barra anti-torção. Isso é por causa do movimento da suspensão. Mas se for feito conforme o Marcos desenhou, a meia-mestra de caminhão deverá ser mais comprida do que, vamos dizer assim, que a meia-mestra do próprio feixe. Em outras palavras o jumelito deve apontar para o entre-eixos. Estou mandando uma foto de uma "ladder bar" com a parte de cima do jumelito fixa ao chassis. :wink: Detalhe: é melhor que a parte de baixo do jumelito seja presa ao chassis :shock:
[]'s
Vinicius Hauagge
25/03/2004, 13:48
Olá, sou do interior do Paraná e um feliz proprietário de um jeep 1967 dotado de várias alteracoes, o qual convive comigo há mais de 10 anos.
Porem durante todo esse tempo, nao fiz nenhuma alteração na suspensão do veículo, a nao ser jumelos maiores, buchas de nylon e amortecedores de toyota.
Gostaria de saber de voces qual seria a melhor alternativa para que eu obtesse um ganho de curso da suspensão, aliado com a melhora da estabilidade e do conforto. Ou tal seria impossível?
Já pensei em várias alternativas, colocar molas da toyota, da pick up strada, alterarar o feixe de molas em relacao ao eixo, etc.
Ciente da atenção de voces, desde já agradeço!
PS - parabéns pela lista! Alem de ser um apaixonado por jeeps sou meio internetmaníaco e essa foi a melhor lista de discussão que já encontrei!
Beto Lacerda
25/03/2004, 14:13
Olá, sou do interior do Paraná e um feliz proprietário de um jeep 1967 dotado de várias alteracoes, o qual convive comigo há mais de 10 anos.
Porem durante todo esse tempo, nao fiz nenhuma alteração na suspensão do veículo, a nao ser jumelos maiores, buchas de nylon e amortecedores de toyota.
Gostaria de saber de voces qual seria a melhor alternativa para que eu obtesse um ganho de curso da suspensão, aliado com a melhora da estabilidade e do conforto. Ou tal seria impossível?
Já pensei em várias alternativas, colocar molas da toyota, da pick up strada, alterarar o feixe de molas em relacao ao eixo, etc.
Ciente da atenção de voces, desde já agradeço!
PS - parabéns pela lista! Alem de ser um apaixonado por jeeps sou meio internetmaníaco e essa foi a melhor lista de discussão que já encontrei!
já que vc é meio internet maniaco , clica em pesquisar e digita SPOA , le tudo que tiver la , dai vc vai ver oque é ter duvidas :lol: , brincadeiras a parte tem muita coisa descutida sobre como melhorar a suspenção do jeep , depois de ler bastante coisa sobre isso , principalmente aqui no forum ou em links encontrados aqui, posso dizer que não manjo picas de suspenção :lol: ,mas quem defende SPOA defende com melhores argumentos , por isso apostei na ideia . fora que para nós leigos é mais dificil fazer cag*** com feixe do que com molas espirais (as quais não tenho nada contra , apenos não conheço ninguem que tenha feito uma bem feita , exetuando as feitas para o proprio jeep, jeep do irmão , do amigo , mas são raros os casos) toma muito cuidado onde mexer (qual oficina) pq. o assunto é complicado, não tem muita margem pra erro, ou funciona ou fica pior do que era :wink:
[]'s
Dennis Figueiredo
25/03/2004, 14:30
Fazendo bem feito, prefiro infinitamente as molas espirais.
Vinicius Hauagge
26/03/2004, 15:33
Mas alguem tem algum esquema de como fazer uma adaptacao bem feita de molas helicoidais? Quais devem ser usadas? Quais bandejas, furacao, suportes, etc? Pois pelo que vi as em forma de kit (tipo JR) nao funcionam!
Abraco,
Vinicius!
Mas alguem tem algum esquema de como fazer uma adaptacao bem feita de molas helicoidais? Quais devem ser usadas? Quais bandejas, furacao, suportes, etc? Pois pelo que vi as em forma de kit (tipo JR) nao funcionam!
Abraco,
Vinicius!
Como você é novato, "I´ll be nice just this once".......... :roll: :wink:
Há três alternativas:
1) Estude você mesmo engenharia mecânica especializada em projeto de mecanismos, prestando atenção especial nas aulas de quinética e física de corpos livres. Deve terminar com conhecimento profundo dos conceitos de "instant centers, center of gravity, roll axis, anti-squat" entre outros.
2) Contrata alguém com os requisitos acima mencionados para executar o serviço para você. OBS: As empresas JR e Extreme até agora não demostram tal conhecimento........
3) Compre um kit pronto dos States.
Abraços,
Vinicius Hauagge
26/03/2004, 16:47
Ola Bill, primeiramente obrigado pela resposta Pelo o que andei lendo na lista vc é um expert em suspensao. Entao fico honrado em receber uma resposta sua!!!
Mas como nao tenho U$$ disponivel para importar um kit, nem conheco alguem pra contratar, muito menos objetivo estudar engenharia (falando nisso, o que é a tal da quinetica? procurei no aurelio on line e nao tem, e no google so tem 5 notas com tal palavra), o jeito mesmo é me conformar com a suspensao do meu jeep ! :D :D :D
Então, por hora gostaria de saber qual é sua opiniao para melhorar a suspensao, mantendo os feixes.
Qual a melhor opcao? Dentre as muitas vi o SPOA, troca das molas por outras de toyota, pick up strada, etc?
Como disse antes, gostaria de conseguir ao mesmo tempo, melhor estabilidade, um pouco mais de conforto e um aumento no curso da suspensao. Ou será que é impossível conseguir tudo isso junto e deixar o jeep do jeito que está?????
Vinicius.
Ola Bill, primeiramente obrigado pela resposta Pelo o que andei lendo na lista vc é um expert em suspensao. Entao fico honrado em receber uma resposta sua!!!
Mas como nao tenho U$$ disponivel para importar um kit, nem conheco alguem pra contratar, muito menos objetivo estudar engenharia (falando nisso, o que é a tal da quinetica? procurei no aurelio on line e nao tem, e no google so tem 5 notas com tal palavra), o jeito mesmo é me conformar com a suspensao do meu jeep ! :D :D :D
Então, por hora gostaria de saber qual é sua opiniao para melhorar a suspensao, mantendo os feixes.
Qual a melhor opcao? Dentre as muitas vi o SPOA, troca das molas por outras de toyota, pick up strada, etc?
Como disse antes, gostaria de conseguir ao mesmo tempo, melhor estabilidade, um pouco mais de conforto e um aumento no curso da suspensao. Ou será que é impossível conseguir tudo isso junto e deixar o jeep do jeito que está?????
Vinicius.
A palavra correta seria a tradução de "kinematics".
http://www.glenbrook.k12.il.us/gbssci/phys/Class/1DKin/1DKinTOC.html
Quanto a suspensão do seu Jeep, está atrás da Gralha Sagrada que não existe. Não dá para ter tudo numa só suspensão, sempre terá que abrir mão de algo para ganhar algo diferente.
O que decidir fazer depénde de suas necessidades, sugiro que leia todo o conteúdo do forum "Jeep", pois tem bastante discussão sobre suas dúvidas....
Tô de bom humor hoje, não acham?!?!? :P :wink:
Abraços,
Abraços,
elmestizo
26/03/2004, 17:10
Bill,
Desse jeito o povo só vai postar perguntas na sexta feira :D :D :D
[]s
dptucunduva
26/03/2004, 17:16
Vinícius,
Aumentar o conforto e curso ao mesmo tempo é fácil, ainda mais no CJ. Existem algumas soluções que não exigem graaaaaandes alterações.
Molas da toyota bandeirante com menos lâminas fica legal, aumentam um pouco o curso (trocando tbém os amortecedores, pque os originais são uma b*sta) e dão mais conforto. Essa adaptação exige muito pouco de alteração no CJ, só trocar os suportes de mola no chassi e jumelos.
Uma solução legal é SPOA com essas molas, mas aí, pra ficar bem feito, já é pra fuçar bastante, tem que trocar pneus, refazer todo o sistema de direção, etc. etc. etc. Sem isso fica pela metade e vai ficar pior que antes.
Mais barato ainda, mas eu nem sei como fica, é arrancar umas lâminas da mola original do CJ. Vai aumentar o conforto, com certeza.
andretomasi
26/03/2004, 18:32
Tô de bom humor hoje, não acham?!?!? :P :wink:
Pessoal,
APROVEITEM, PERGUNTEM LOGO TUDO DE UMA VEZ! :D :lol: :D :lol: :D
p.o.a.m.n.p.a.p.
[ ]´s
Marcos ET
29/03/2004, 01:57
Mais barato ainda, mas eu nem sei como fica, é arrancar umas lâminas da mola original do CJ. Vai aumentar o conforto, com certeza.
Beleza Daniel, mas devemos lembrar que tirando molas originais dos CJs, as que ficam sofrem mais, podem quebrar mais facilmente...
[]'s preferindo molas da Band.... rs
Mauro B.
29/03/2004, 03:19
Beleza Daniel, mas devemos lembrar que tirando molas originais dos CJs, as que ficam sofrem mais, podem quebrar mais facilmente...
Tudo bem Marcos, mas daí podemos instalar a barra anti-torção (ou braço de reação)! :shock:
[]'s
e ai galera:
calorosa essa discussao sobre suspensao. to vendo que o tema eh complexo.
recentemente observei um jeep e um bernadão com molas de blazer/s10.
essas molas possuem uma especie de espaçador ou algo semelhante entre cada feixe o que torna o conjunto bem silencioso.
conversei com o dono, e ele disse que a opçao ficou melhor q o esperado, visto que uma blazer pesa quase o dobro de um cj, sendo assim ficou folgado no jeep.
na verdade eu ja havia pensado nessa soluçao, porem o suporte dos feixes inviabilizaram o projeto na epoca, hoje vejo que é muito simples e de facil confecçao. talvez as molas da ranger tbem surtissem o mesmo efeito. alguem tem algum relato semelhante? sera que vale a pena?
pelo menos gostei do que vi.
abraços
Paulo Eduardo
30/03/2004, 01:27
Beleza Elcio :D
acho que praticamente qualquer mola tipo semi elíptica pode ser adaptada num jeep, até de caminhão :shock: se vc não tiver problemas de coluna :lol: :lol:
quando eu tava fazendo o meu vi as molas da s-10 e da ranger, daria certo, mas por uma facilidade com os suportes coloquei as da f-350. Teve gente que torceu o nariz, até ver o jeep andar :shock: , ficou bem confortavel comparando com a orignal. Se vc dimensinar os feixes corretamente e for cuidadoso na fabricação e colocação dos suportes, tem tudo pra ficar bom. A única coisa que pode te complicar é o comprimento das molas, se forem muito grandes, ou tem que aumentar chassi, ou encurtar as molas. Tem opniões contra e a favor das duas alternativas.
[]´s
Mauro B.
27/04/2004, 21:51
Oi pessoal !!! :D
Volto a este tópico porque resolvi deixar de ser preguiçoso e escaneei uma gravura de um livro que eu tenho sobre os jipes da 2°GM.
Só por curiosidade, esse sistema "anti-torção" que o Marcos explicitou no início do tópico já equipou os jipes de guerra, lá em quarenta e poucos. Bom, escaneei uma gravura para vc's verem como o dito cujo era... :D
[]'s
rschultz
28/05/2004, 13:31
Boa Tarde Amigos Jeepeiros !
Alguem sabe me dizer ou alguem tem um desenho de como é o suporte que vai no eixo dianteiro p/ fixar a mola helicoidal? O suporte que vai no chassis é simples, mas como é fixado o suporte no eixo? Estou pensando em colocar na dianteira do meu Jeep essas molas.
Valeu gente.
Marcio Vargas
29/05/2004, 10:57
Opa!!!
O suporte das molas elicoidais que vai no eixo utiliza o mesmo principio do outro suporte, akele que vai no batente.
Um tubo de mais ou mmenos uns 10 cm com espessura que permita "entrar na mola" na sua base a exemplo do outro suporte é soldada uma chapinha de ferro, porem a do eixo é mais estreita e comprida e não tem os furos de fixação.
Para fixa-la vc deve soltar os grampos que prendem o feixe de molas ao eixo. Quando esle estiverem bem frouchos coloque o suporte ali. Eles vão presos pelos grampos. Passe as duas " orelhas" das chapinhas em baixo dos grampos. Pedois é só ir dando aperto sempre cuidando para que o suporte fike alinhado. Pode apertar ate a chapinha ficar bem firme,,, Talves ela deforme para assumir o auro relevo do eixo. No lado da bolota do diferencial ela vai ficar um pouco inclinada,, nada que inspire preocupação.
Agora muita atenção para os batentes. Como vc tirou os betentes para fixar o suporte vc tera que conpensar a falta deles, caso contrario as batidas secas de suporte com suporte a longo prazo podem ocasionar trincas.
No meu caso em improvisei umas buxas de borracha em cima de cada suporte.
Espero ter ajudado...
rschultz
29/05/2004, 19:45
Valeu amigo !!
Vou tentar fazer isso mesmo, tinha mais ou menos uma idéia, mas não a certeza, vou tentar fazer no próximo fim de semana.
Mauro B.
03/06/2004, 22:56
Oi!
Se não for tarde...
Tente fazer os cilindrinhos na menor altura possível, apenas o suficiente para as molas não escaparem quando a suspensão abre. :wink:
Quando tinha instalado o kit no meu cj5 tinha feito os suportes dessa forma. Mas agora, quando for instalar o kit no cj3A do meu pai, vou bolar um esquema com trava para a mola não escapar. Isso me possibilitará fazer um suporte bem baixinho que não dará fim de curso (bater) quando a suspensão comprime! :D
[]'s
Marcio Vargas
04/06/2004, 07:37
Grande Mauro!!!!
Muito frio ai em Porto??? Aki na serra tá 08°C Essa manha!!!!!
Mas falando de Jeep!!!!!
Bem lembrado os suportes o mais curto possivel. Alem de mais curso como vc citou, eles tb vão bater menos um no outro!!!!
Ideia anotada e pronta pra ser copiada no meu proximo CJ...
Akele Abraço
Mauro B.
15/06/2004, 21:39
Muito frio ai em Porto??? Aki na serra tá 08°C Essa manha!!!!!
hehe, nem sei quanto, só que minhas mãos congelam...e doem mais tbm quando a gente fuça no jipe!!! :D
Como houveram pedidos pra mim em particular, de como havia feito os suportes pro meu jipe, aí vai um desenho deles, com alguma mínima melhorada!
Qualquer dúvida, sujestão, crítica ou interesses obscuros... grita! :D
[]'s
bacana00
27/07/2005, 16:13
Mauro,
Quais as molas utilizadas na dianteira e na traseira para este suportes? Seu jumelo é original?
Mauro B.
27/07/2005, 19:26
Fala Luiz!!! :D
Quais as molas utilizadas na dianteira e na traseira para este suportes?
As molas para estes suportes são as mesmas que o kit fess "1° geração" usava, que eram:
* Na dianteira do jipe → Traseira de Corsa
* Na traseira do jipe → Traseira de Kadet
Já o kit fess "2° geração" usa a seguinte confiruração:
* Na traseira do jipe → Traseira de Vitara
Obs: nesse caso, como as molas traseiras são diferentes, os suportes traseiros não podem ser os mesmos dos desenhos. :concordo:
Seu jumelo é original?
Quando usei o kit fess não usava o original, mas sim um mais alto. Porém recomendo expressamente que uses o jumelo original. :wink:
[]'s
bacana00
27/07/2005, 19:50
Mauro, Esse suporte traseiro é feio pra utilizar sobre o eixo? O aumento de 5CM no suporte pode ser compensado por molas mais compridas? Não é necessário qualquer tipo de fização das molas?
Mauro B.
28/07/2005, 00:45
Mauro, Esse suporte traseiro é feio pra utilizar sobre o eixo?
Sim
O aumento de 5CM no suporte pode ser compensado por molas mais compridas?
Sim, mas lembre-se que molas diferentes implicam em diferentes medidas para os suportes. Os suportes que estão desenhados lá em cima são adequados para serem utilizados com as molas que eu mencionei na mensagem anterior.
Não é necessário qualquer tipo de fização das molas?
Eu usei da forma que estão desenhados, sem trava. Comigo as molas não escaparam, mas vale lembrar que eu não fiz trilhas de verdade enquanto usei o kit. Então não posso te confirmar que se tu fizeres da mesma forma tuas molas não irão escapar em uma torção maior da suspensão.
Acho a instalação de trava no ultimo elo muito interessante, pois com isso poderás diminuir os tubos dos suportes, reduzindo o risco de os mesmos se chocarem quando a suspensão comprimir. :concordo:
[]'s
bacana00
28/07/2005, 14:15
Valeu Mauro...
Mauro B.
28/07/2005, 22:49
Essa foto que mando é um exemplo de trava para as molas.
[]'s
Elmer_Jeep
30/01/2006, 19:54
quando eu penso que já li tudo nesse fórum sempre tem um tópico interessante escondido... :palmas:
[]'s projetando uma TBar.
marcosmoscz
30/01/2006, 21:21
Tenho um cj5 que na suspenção com feixe molas elixoidais e amortecedor isso é normal?
Elmer_Jeep
30/01/2006, 22:59
Tenho um cj5 que na suspenção com feixe molas elixoidais e amortecedor isso é normal?
Deve estar um lixo mesmo, tem fotos aí :?:
marcosmoscz
31/01/2006, 00:00
Vou tirar umas fotos e postar aqui...
Saudações a todos. Sou novo no fórum, e gostaria de aproveitar para tirar uma dúvida também. Comprei um CJ5 recentemente com carcaça de fibra, nunca andei ou tive jeep antes e achei bastante duro, ou seja, pula e bate com qualquer ressalto até no asfalto, tem sistema original de suspensão com feixes de mola. Seria uma solução tirar alguns feixes pra ficar mais macil e colocar Molas elicoidais com Suporte?. Quero agradecer desde já pela atenção de todos e pedir desculpas antecipadamente se fui inconveniente.
Rodrigo Baratti
12/07/2011, 11:39
Seja bem vindo Edelmar,
Realmente os jeeps são bastante desconfortaveis, mas que um utilitario vc comprou um estilo de vida!
Se vc leu o tópico deve ter visto a galera metendo o pau nesse sistema de suspensão "hibrido", pois efetivamente não funciona.
Antes de mais nada verifique como está sua suspensão, se as buchas estão boas, se os feixes estão devidamente arqueados, se os amortecedores estão bons e por fim se todo o conjunto está devidamente alinhado.
Adaptar as molas de Toyota oferem um pouco mais de conforto, pois tem menos laminas, mas continuara duro se comparado a um carro de passeio ou até mesmo com outros utilitarios mais modernos.
Não quero jogar agua fria, mas as vezes vc pode ter comprado o jeep esperando algo que ele não oferece (conforto), nesse caso sua escolha foi equivocada.
[]'s
Robertux
16/07/2011, 13:55
Uma boa revisão na suspensão do Jeep, verificando o estado das buchas, dos jumelos, etc, com a sustituição dos componentes danificados ajuda muito.
Não coloque jumelos altos, não elevam o jeep em praticamente nada e atrapalham o trabalho da suspensão, portanto jumelos originais.
No lado do suporte fixo use as buchas silenciosas de aço e borracha, nos jumelos use buchas de PU (poliuretano).
Verifique o estado das molas, se cansadas substitua por novas, arqueá-las funciona por um curto período de tempo e não vale a pena.
Substitua os amortecedores originais de ação única por amortecedores a gás de dupla ação. O turbogás da Cofap, traseiro da Ranger até 97 é praticamente plug and play no Jeep, é só trocar uma das buchas pela do próprio Jeep, pode colocar a do amortecedor que você está tirando. Usando esses amortecedores a traseira pulará bem menos e o Jeep fica bem mais confortável.
O Jeep nunca vai ser macio. Na cidade ande em velocidades até 40 km/h, acima disso fica dificil permanecer em cima dele e cansa demais.
Com essa revisão fica aceitável. Colocar as molas da Toyota dizem que fica bom. Eu preferí manter a suspensão original. Bem calibradinha fica razoavel.
Na traseira eu utilizo molas traseiras do Golf em conjunto com as originais (tipo kit Fess, mas feita pelo meu mecânico), porque o meu Jeep veio com menos lâminas na traseira e estavam muito cansadas, por questões financeiras eu fiz essa adaptação. Ficou bom, não pretendo mexer novamente tão já. Gastei algo por volta de R$ 300,00 para fazer nos dois lados, se fosse comprar feixes de molas novos iria gastar mais ou menos R$ 400,00 cada lado. Na frente é original.
Eu estou resistindo a colocar a suspensão da Toyota porque não gosto do jumelo para frente na suspensão dianteira, mas é minha opinião pessoal.
Ola a todos do forum.
Outro dia vi um cj-5 com essas suspensões.. alguem poderia me informar de que viatura é, se ja viu, conhece etc etc.? Já procurei em todos os lugares e nao achei nada parecido, agradeço desde ja..
ultimas fotos.
pelo que vi são 3 braços (acho que é assim que se diz, se não me corrigem por favor) por eixo, no total de 6. É assim mesmo? as barras centrais são cruzadas....:???:
maxdelta
16/08/2011, 14:15
As fotos não são claras, mostra 2 links, e fica na dúvida se é 4 link ou 2 link mais braço triangular. Existe esse tópico q fala sobre 4 link http://www.4x4brasil.com.br/forum/hardcore-4x4/10266-4-link-calculator.html
Tem a cinfel fazendo o kit prontinho pra willys: Produtos - Cinfel (http://www.cinfel.com.br/produtos.php?c=11&categoria=chassi)
Tem vários cjs por aí com suspensão helicoidal e a tendência é aumentar! Aqui na minha região tem 2, um com 2 link e barra panhard e 2 link com braço triangular!
[]s
Valeu Max, vou dar uma olhada nos links.
Pois é , so deu pra tirar essas fotos....:parede::parede:
Se alguem mais souber sobre essas suspensoes agradeço....
Aaah, se alguem tbm puder opnar esse sistema de direção tbm agradeceria muito, pq tbm nunca vi um igual...:-?:-?
Denis Takashi
20/08/2011, 20:49
Aaah, se alguem tbm puder opnar esse sistema de direção tbm agradeceria muito, pq tbm nunca vi um igual...:-?:-?
Primo,
Não sou o maior expert na coisa, mas minha opinião pessoal :
Aparentemente essa suspensão não é de nenhum carro comercial, a pessoa teve uma inspiração no sistema do JPX em fazer 2 longitudinais+triangulo ( essa foi a minha impressão)
Alguns pontos :
Fixações do eixo : prender o link com grampo de mola não é a melhor opção, pois com aquele aparato todo perdeu-se muito vão livre , além de não ter um sistema "firme" .... basta observar os mesmos suportes em um engesa, troller e etc que será mais fácil de entender o que digo.
Fixações de molas no chassis : A pessoa optou por uma solução menos agressiva ao fazer tudo parafusado ( pelo menos é o que parece) , mas nessa ele agregou muito peso no chassis, além de concentradores de tensão e etc....
Suportes do triangulo ; No caso, aparentemente aquele "mancal" faz as vezes de algo que seria equivalente a panhard e evitaria o Axle wrap, porém como não é algo soldado a carcaça, não cumpre nehuma das funções para a qual foi projetado.
O melhor é não reinventar a roda, com feixes de mola pode-se obter menos conforto, menos curso (apesar que essa suspensão dificilmente aguentaria o uso urbano) , entretanto com muito mais segurança....
()´s
Valeu Denis, tive a mesma impressao. Na verdade, talvez eu adquira esse veiculo, por isso da pergunta, acho que vou troca-los e colocar eixo de toyota. O dono do veiculo tbm nao sabe sobre essas coisas pois ele ja comprou ele assim mesmo (ele nao faz trilha e nao entende nada de jeep, nem sabe pra que serve a reduzida rss).
Mas o que mais me chamou a atencao foi a mecanica que está em perfeitas condiçoes (motor,chassis, cambio e transmissao), depois paciencia, tempo e $$$$ para fazer as adaptaçoes necessárias......
ops... eu quiz dizer suspenssao de toyota e nao eixo de toyota,rssss
quintino
09/04/2012, 19:17
Amigos,
Mandei tirar os "fechos de mola" e estou pensando em colocar molas espiral (alguma caminhonete), será que vai ficar bom???
Confesso que sou leigo nesse assunto...
Preciso da opiniao e experiencia de vocÊs.
Um abraço
Quintino.
Claudio Almeida Machado
09/04/2012, 21:18
Amigos,
Mandei tirar os "fechos de mola" e estou pensando em colocar molas espiral (alguma caminhonete), será que vai ficar bom???
Confesso que sou leigo nesse assunto...
Preciso da opiniao e experiencia de vocÊs.
Um abraço
Quintino.
fALA qUITINO, COMO VÃO AS COISAS...
cARA ESTOU PENSANDO EM COLOCAR MOLAS ESPIRAIS TBM, ME FALARAM QUE AS DIANTEIRAS DA PAMPA FICA BOM, NA TRASEIRA DO JEEP, JA VI PESSOAL COLOCAR EM TROLLER TBM...
jÁ NA DIANTEIRA NÃO SEI, TALVEZ SEJA MELHOR PROCURAR DE ENGESA, OU DO PRÓPIO TROLLER MSM...
SE VC CONSEGUIR UM BOM MECANICO COM CERTEZA FICA BOM, O BOM E VC PEGAR O MODELO DA SUSPENSÃO DO JPX ACHO DIZEM Q É BOM....ME MANTENHA INFORMADO SOBRE O Q VC OPTAR...EU DEVO DEMORAR UM POUCO A MEXER...
AS DE TOY ACHO QUE NÃO MELHORA TANTO QUANTO O PESSOAL FALA...POIS JA VI RELATOS RUINS...QUERIA ANDAR PARA VER...
ABRAÇO
M-Beltrame
09/04/2012, 21:50
fALA qUITINO, COMO VÃO AS COISAS...
cARA ESTOU PENSANDO EM COLOCAR MOLAS ESPIRAIS TBM, ME FALARAM QUE AS DIANTEIRAS DA PAMPA FICA BOM, NA TRASEIRA DO JEEP, JA VI PESSOAL COLOCAR EM TROLLER TBM...
jÁ NA DIANTEIRA NÃO SEI, TALVEZ SEJA MELHOR PROCURAR DE ENGESA, OU DO PRÓPIO TROLLER MSM...
SE VC CONSEGUIR UM BOM MECANICO COM CERTEZA FICA BOM, O BOM E VC PEGAR O MODELO DA SUSPENSÃO DO JPX ACHO DIZEM Q É BOM....ME MANTENHA INFORMADO SOBRE O Q VC OPTAR...EU DEVO DEMORAR UM POUCO A MEXER...
AS DE TOY ACHO QUE NÃO MELHORA TANTO QUANTO O PESSOAL FALA...POIS JA VI RELATOS RUINS...QUERIA ANDAR PARA VER...
ABRAÇO
Se for feito por alguém q sabe fica bom, o difícil é achar esse alguém...
A mola eu usaria (para o meu jeep) na dianteira a do opala 4cil ou a da pampa 4x4 com ar e atras a da pampa acho q a tensão da mola ficaria boa. O tipo seria 2link com panhard ou 3 link com braço em "A" (preferido). Pensei muito em fazer assim, mas como era certeza de sucesso com as molas da band e eu teria q trocar o eixo fui de feixes mesmo...
T+
quintino
11/04/2012, 14:03
Alô pessoal,
Levei ontem pro meu mecanico as molas de uma Land Rover, é uma "tora" essas molas. Ele ficou assustado quando viu, comentou que a probabilidade de ficar "duro" o jeep é enorme, vou testar... Como tenho um amigo que tem auto peças, posso fazer a troca depois, o problema é a mão de obra!!
Até final da semana, posiciono vocês.
Um abraço.
maxdelta
11/04/2012, 22:54
Adaptação, é um treco chato de fazer, o ideal é comprar um kit pronto.
No meu samurai ano retrasado mandei fazer 4 links de suspensão, ficou bom, continuaria bom se eu não fizesse trilha, o sistema dos links rasgaram a parede do diferencial como se fosse papelão! Voltei a usar feixe de molas!
Conforto no jipe, isso não existe! Pode melhorar colocando molas mais novas, e trocando o amortecedor para turbo gás, fica mais barato q adaptação de molas helicoidais!
Se não me engano a Redirecionando (http://www.rota4x4.com.br) comercializa o link de suspensão do engesa! Fica mais pratico para uma adaptação se vc já tiver na mão o link e o sistema pra colocar no eixo, boa sorte
Aqui tem um jipe q está com uma barra, e em cada extremidade há uma ponteira, mas é uma senhora ponteira de caminhão! E ela é que segura o eixo. Muita responsabilidade para uma ponteira... Não sou eu q ando no jipe mesmo! O jipe é uma ignorancia q motor 6 canelo de opala mexido, me lembro de uma ocasião q agarrou minha ex-band na lama, aquela ignorancia de jipe foi o unico q conseguiu arrancar a band da lama! Unica vez q vi um jipe conseguir arrancar uma band de um atoleiro!
Vou procurar nas fotos das trilhas daqui pra vê se eu acho a foto do jipe!
Claudio Almeida Machado
13/04/2012, 22:50
Adaptação, é um treco chato de fazer, o ideal é comprar um kit pronto.
No meu samurai ano retrasado mandei fazer 4 links de suspensão, ficou bom, continuaria bom se eu não fizesse trilha, o sistema dos links rasgaram a parede do diferencial como se fosse papelão! Voltei a usar feixe de molas!
Conforto no jipe, isso não existe! Pode melhorar colocando molas mais novas, e trocando o amortecedor para turbo gás, fica mais barato q adaptação de molas helicoidais!
Se não me engano a Redirecionando (http://www.rota4x4.com.br) comercializa o link de suspensão do engesa! Fica mais pratico para uma adaptação se vc já tiver na mão o link e o sistema pra colocar no eixo, boa sorte
Aqui tem um jipe q está com uma barra, e em cada extremidade há uma ponteira, mas é uma senhora ponteira de caminhão! E ela é que segura o eixo. Muita responsabilidade para uma ponteira... Não sou eu q ando no jipe mesmo! O jipe é uma ignorancia q motor 6 canelo de opala mexido, me lembro de uma ocasião q agarrou minha ex-band na lama, aquela ignorancia de jipe foi o unico q conseguiu arrancar a band da lama! Unica vez q vi um jipe conseguir arrancar uma band de um atoleiro!
Vou procurar nas fotos das trilhas daqui pra vê se eu acho a foto do jipe!
Max,
Como que rasgou a parede do diferencial? no caso vc colocou uma barra na bola do diferencial e ligando no chassi tipo "A", igual dos troller a gasolina e do JPX?
Quando colocou estas molas espirais em relação ao conforto ficou melhor que as de feixes de molas....
Ainda não decidi o que fazer no meu....cada hora penso em alguma coisa, é foda rsrs
Valeu
maxdelta
14/04/2012, 18:42
Max,
Como que rasgou a parede do diferencial? no caso vc colocou uma barra na bola do diferencial e ligando no chassi tipo "A", igual dos troller a gasolina e do JPX?
Quando colocou estas molas espirais em relação ao conforto ficou melhor que as de feixes de molas....
Ainda não decidi o que fazer no meu....cada hora penso em alguma coisa, é foda rsrs
Valeu
Nem, o meu era 2 link com panhard! Quebrou 2 vezes a panhard, 2 vezes o link, quando eu reforçei o link com um tarugão, rasgou o diferencial! Eu queria tipo do JPX, mas eu teria q mudar muita coisa no samurai! Sabe se vc olha por debaixo do samurai o carter é projetado de um jeito q a bolota do diferencial nem encosta nele, se fosse colocar triangular teria q levantar muito o samurai, E eu sou contra a levantar carro(só se for pra colocar pneuzão).
Neste link foi 2 falhas na concepção dele, onde ligava ao chassi, a bucha de poliuretano foi colocada do tipo mais dura, onde deveria ter colocado algo mais macio, e na ligação com o diferencial teria de ter sido colocado um terminal rotular, ou uma ponteira bem parruda, ao invés disto fora feito 2 olhais!
Fiz esta adaptraição, pelo fato de não achar os feixe de molas, demorei 6 meses pra colocar tudo pra feixe novamente, tanto q o samurai agora, tem feixe de mola de jipe 51, na frente e traseiro original dele, que demorei mas achei!
Se me perguntar eu até faria no jipe, mas eu usaria terminal rotular, usaria 4link, e amortecedor pneumático(este q é o X da questão) sem molas helicoidais, somente o amortecedor, duplo talvez, leia:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/10266-4-link-calculator.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/30868-terminal-rotular.html
Olhe e veja o link q tá no jipe:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/geral-off-topic/53551-suspensao-pneumatica-pistao-seria-uma-boa-opcao.html
Isso é o q eu queria:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/27964-hydraulic-ram-shocks.html
Solução barata em relação ao amortecedor pneumático:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/13082-willys-com-suspensao-ar.html
Neste caso ele deixou uma lamina do feixe de mola, mas eu preferiria 2 link!
Mas deixe o feixe de mola, no dia q eu querer mais curso no jipe tem ainda o jumelo revolver. Se eu fosse fazer algo do tipo tinha de ser ignorante ou o feixe estar quebrando demais por causa da brincadeira aí sim, essa tecnologia, eu queria colocar no jipe!
Haja dinheiro!
Boa Tarde,
De qual carro seria melhor para adaptar as molas helicoidais entre o chassis e o feixe de molas (travessa) tanto dianteira como traseira e se alguem tem fotos (Gabarito), pois estou com problemas ao fazer as curcas, onde meu jeep deita para lado de forma fora do normal e é bem desconfortável.
Pampa
Santana
Golf
??
Grato
Alguém conhece o Kit para adaptação de molas helicoidais no CJ5 da Cinfer??
F-75 DudaRenner
05/07/2013, 16:11
Alguém conhece o Kit para adaptação de molas helicoidais no CJ5 da Cinfer??
Buenas!!!
Se interessar tenho desenho dos link´s e suportes para fabricação dos brasços da suspensão do engesa (acho que a mesma da cinfel), ainda não comecei a minha por falta de tempo $$$$$$, tenho quase tudo anotado do que precisa fazer barras, pivôs, suportes, molas, etc...
abraço
Buenas!!!
Se interessar tenho desenho dos link´s e suportes para fabricação dos brasços da suspensão do engesa (acho que a mesma da cinfel), ainda não comecei a minha por falta de tempo $$$$$$, tenho quase tudo anotado do que precisa fazer barras, pivôs, suportes, molas, etc...
abraço
Boa noite!!
Ficaria imensamente grato se você pudesse me passar tais desenhos! Realmente pelo que li o projeto da Cinfel é baseado realmente no Engesa e inclusive tenho um mecânico que afirmou que consegue reproduzir o sistema por um valor bem mais em conta que o do Kit pronto. Essas suas anotações são tudo o que falta pra poder fazer ser medo!
Grande abraço!
F-75 DudaRenner
09/07/2013, 16:40
Boa tarde!!! K-L@ngo desculpa a demora mas sou novo nisso tentei postar uma foto da suspa mas ta dificil, hehehehe, como se faz isso?
Posso te mandar os arquivos da suspa em DWG ou pode ser PDF, DWG você pode enviar direto pra quem vai fazer a parte do oxicorte pra ti...
abraço
F-75 DudaRenner
09/07/2013, 16:43
420942
Agora deu!!!! kkkkk
Tirando o suporte... acho que é isso que precisa, ok?
Boa tarde!!! K-L@ngo desculpa a demora mas sou novo nisso tentei postar uma foto da suspa mas ta dificil, hehehehe, como se faz isso?
Posso te mandar os arquivos da suspa em DWG ou pode ser PDF, DWG você pode enviar direto pra quem vai fazer a parte do oxicorte pra ti...
abraço
Grande DudaRenner!!
E se mandasse os arquivos por email???
Melhor que fosse nos dois formatos!!
wladirjunior@hotmail.com
Abraço!
À própósito, tem as medidas e a descrição de todas as peças necessárias em anexo??
Obrigado pela atenção!
F-75 DudaRenner
10/07/2013, 07:18
K-L@ngo
Mandei tudo no teu e-mail, qualquer coisa tamu ai....
abraço
Rodrigo Baratti
11/07/2013, 09:15
K-L@ngo
Mandei tudo no teu e-mail, qualquer coisa tamu ai....
abraço
Olá Duda,
Consegue mandar pra mim tb?
rodrigobaratti@hotmail.com
Obrigado,
Ricardo MG
11/07/2013, 09:28
420942
Agora deu!!!! kkkkk
Bom dia Duda,
Seria possível me enviar tb as medidas?
Grato
F-75 DudaRenner
11/07/2013, 11:27
Bom dia Duda,
Seria possível me enviar tb as medidas?
Grato
Bom dia Ricardo!!!
Qual e-mail?
Abraço
F-75 DudaRenner
11/07/2013, 11:29
Olá Duda,
Consegue mandar pra mim tb?
rodrigobaratti@hotmail.com
Obrigado,
Bom dia!!!
Enviado, qualquer coisa grita...
Abraço
vavarusso
11/07/2013, 11:49
Bom dia Ricardo!!!
Qual e-mail?
Abraço
Isso vai longe! Manda pra mim também Duda se nao for encomodar demais.
vava_russo@hotmail.com
4X4GARAGE
11/07/2013, 13:28
depois pra mim 4x4garage@gmail.com muito obrigado visse
[]s
F-75 DudaRenner
11/07/2013, 14:05
Isso vai longe! Manda pra mim também Duda se nao for encomodar demais.
vava_russo@hotmail.com
Buenas!!!
Enviado... tomara que vá longe mesmo, modificações é o que mexe com o offroad.
Imagina a monotonia se não fosse essas ganbiarrações?
Abraço
F-75 DudaRenner
11/07/2013, 14:15
depois pra mim 4x4garage@gmail.com muito obrigado visse
[]s
Enviado
abraço
aryduarte
15/07/2013, 11:00
F-75 DudaRenner
Bom dia amigo, seria possível enviar essa relação para o meu e-mail também?
aryduarte@oi.com.br
Desde já, obrigado.
Abraço.
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/f-75-dudarenner.html)
Leonardo Truccolo
15/07/2013, 12:17
Pra mim tb
supercrossmotopecas@hotmail.com
valeu, abraço,
F-75 DudaRenner
15/07/2013, 14:08
Enviado!
abraço
E aí DudaRenner? Pelo jeito está fazendo sucesso mesmo! Nessa semana vou falar com um torneiro daqui da cidade que é considerado um "magico" pra mostrar a ele os arquivos, depois te conto quanto deve ficar o orçamento.
Abraço!
F-75 DudaRenner
15/07/2013, 21:09
E aí DudaRenner? Pelo jeito está fazendo sucesso mesmo! Nessa semana vou falar com um torneiro daqui da cidade que é considerado um "magico" pra mostrar a ele os arquivos, depois te conto quanto deve ficar o orçamento.
Abraço!
K-L@ngo o negócio a ajudar e não o sucesso, já quebrei muito a cabeça com invensões e e criações pra jeep, agora quando posso divulgo.
Com relação a suspa, parte de torno é uma barbada... procura na net alguem que venda as buchas prontas, ai você fica só com a parte de torno, oxicorte e solda, em relação as buchas você só vai usar as grandes da parte do eixo e as médias na ponta do braço onde tem a rosca que fixa no suporte do chassis.
Os olhais do braço onde vai as buchas grandes pode usar tubo mecânico, as chapas e barra chata do braço usa tudo de SAE 1020 pra ter uma solda boa, se for colocado de SAE 1045 vai quebrar a solda. As barras de direção e panhard usa SAE4340 são ótimas em resistencia, pivôs pode usar os da 608 resistente e barato, atenção ao conicidade do suporte onde vai os pivôs. A base das molas na parte do eixo sem problemas pode pontear, mas na parte de cima da mola primeiro coloca a mola com a base de cima fixa na mola macaqueia o jeep e escolhe a posição mais adequada, se ficar muito pra baixo pode ficar com a mola muito comprimida, tens que achar um meio termo. Todos os suporte apenas ponteia primeiro depois de tudo certo pré montado ai sim tu parte pra solda definitiva..... cacete meu.... me impolguei... foi mal....
Abraço
Portrilhas
17/07/2013, 23:46
Enviado!
abraço
Boa noite DudaRenner,
Poderia enviar para meu email tb, rodrigords@hotmail.com
abç
F-75 DudaRenner
18/07/2013, 07:03
Boa noite DudaRenner,
Poderia enviar para meu email tb, rodrigords@hotmail.com
abç
Enviado!!!
Abraço
Portrilhas
18/07/2013, 23:29
Obrigado!!
Duda, BOA NOITE! Gostaria também de incomoda-lo, poderia mandar para ( veby@bol.com.br ). obrigado Abraço.
Robertux
22/07/2013, 22:06
Duda, se não for incômodo poderia enviar para mim também? Estou atrás desse projeto há alguns anos.
aseredo@ig.com.br
Obrigado!
Roberto
Ricardo MG
22/07/2013, 22:13
Bom dia Ricardo!!!
Qual e-mail?
Abraço
Duda, Boa noite, me desculpe não tinha visto a sua msg solicitando o email, vamos lá, ricardo@ampex.com.br.
Grato
Oi, tem como mandar pro meu email também.
hedeson@haphotos.com
Obrigado
georgevalle
16/08/2013, 17:54
Duda, sem querer muito repetitivo (vai ouvir ainda muitos pedidos) manda para cá também georgehvalle@terra.com.br
F-75 DudaRenner
17/08/2013, 16:45
Duda, sem querer muito repetitivo (vai ouvir ainda muitos pedidos) manda para cá também georgehvalle@terra.com.br
George, passei...
Faz uma favor to tentando enviar para hedeson e não consigo se poder fazer a gentileza de encaminhar pra ele agradeço.
abraço
georgevalle
19/08/2013, 08:15
Obrigado, vou tentar.
georgevalle
19/08/2013, 08:27
Também não consegui, hedeson passa outro e-mail.
Carlos Padial
24/08/2013, 22:00
Boa Noite Duda.
Vc pode enviar no meu email também ?
cpadial@ig.com.br
Grato
Carlos
Evandroans
24/08/2013, 22:24
Boa noite galera,
Uso no meu esta suspensão que o duda citou, segue foto.
427878
F-75 DudaRenner
24/08/2013, 22:28
Boa Noite Duda.
Vc pode enviar no meu email também ?
cpadial@ig.com.br
Grato
Carlos
Enviado!!!
Carlos Padial
24/08/2013, 22:55
Valeu Duda
Grato
Carlos
thiagorussi
02/09/2013, 09:31
Opa Duda! Manda thiagorussi@yahoo.com.br!
F-75 DudaRenner
02/09/2013, 11:27
Opa Duda! Manda thiagorussi@yahoo.com.br!
Bom dia!!!
Enviado.
Abraço
Opa, se puder enviar também, agradeço.
reslima@hotmail.com
Obrigado.
REnato
F-75 DudaRenner
02/09/2013, 16:16
Opa, se puder enviar também, agradeço.
reslima@hotmail.com
Obrigado.
REnato
Enviado!!!
att
Duda
Recebido!
Valeu e parabéns pela iniciativa de compartilhar aqui com a galera!
Abraço...
Enviado!!!
att
Duda
Caro Evandroans.
De que carro usou as molas espirais, amortecedores? pode dar mais detalhes? aqui ou por email? torktoll@gmail.com
abraços
chinelao4x4
04/09/2013, 19:01
Colega,
seria pedir muito enviar pra mim tambem ? ( reinerbergmann@bol.com.br )
grato
abrçs
F-75 DudaRenner
04/09/2013, 19:15
Colega,
seria pedir muito enviar pra mim tambem ? ( reinerbergmann@bol.com.br )
grato
abrçs
Buenas!!!
Enviado...
Quero saber se alguem já começo a empreitada?
Eu já... compreia as primeiras partes da suspa, a alma dos link´s e amanhã eu posto umas fotos pra verem como fica bonito...
abraço
PS: vamo mete a mão...
Guilherme_
04/09/2013, 19:43
Buenas!!!
Enviado...
Quero saber se alguem já começo a empreitada?
Eu já... compreia as primeiras partes da suspa, a alma dos link´s e amanhã eu posto umas fotos pra verem como fica bonito...
abraço
PS: vamo mete a mão...
Duda, se não for incomodar manda pra mim tbm, guilherme@coretintas.com.br
obrigado
Se Nao for pedir muito... primojp2004@yahoo.com.br
F-75 DudaRenner
06/09/2013, 07:16
Se Nao for pedir muito... primojp2004@yahoo.com.br
Guilherme e Primo!!!
E-mail´s enviados
abraço
F-75 DudaRenner
06/09/2013, 07:19
PRIMO seu e-mail ta voltando tens algum outro?
primojp2000@hotmail.com
Desculpa Duda, nao sei o motivo do problema do meu e-mail.
Abraços.
Olá Duda, mais um pra te incomodar, tem como mandar pra mim tambem? ( turbinobr@yahoo.com.br )
desde ja muito obrigado.
F-75 DudaRenner
06/09/2013, 14:56
Olá Duda, mais um pra te incomodar, tem como mandar pra mim tambem? ( turbinobr@yahoo.com.br )
desde ja muito obrigado.
Enviados, PRIMO E TURBINO...
abraço
Recebi, obrigado Duda, valeu ^^v
Recebi o mail, valeu duda.
Evandroans
Me fale mais da sua suspensão. de que carro usou as molas e amortecedores? braços?
agradeço
Ricardo Baldessar
10/09/2013, 09:20
Duda
Se possivel poderia enviar p mim farmstarita@hotmail.com
Obrigado
F-75 DudaRenner
10/09/2013, 10:40
Duda
Se possivel poderia enviar p mim farmstarita@hotmail.com
Obrigado
Enviado!!!
Caio Melis
21/10/2013, 13:59
Duda
Estou pesquisando sobre o assunto, para realizar um projeto de modificação da suspensão de um jipe javali, e aproveitar o momento para realiza o trabalho de conclusão de curso de Engenharia.
Quero parabenizar o seu projeto e gostaria de visualizar as peças, assim podemos trocar idéias e conhecimentos.
Se possível envia para caio.vanmelis@gmail.com e se não for pedir demais informar qual mola e amortecedor que vc está utilizando.
Abraço
F-75 DudaRenner
21/10/2013, 14:51
Duda
Estou pesquisando sobre o assunto, para realizar um projeto de modificação da suspensão de um jipe javali, e aproveitar o momento para realiza o trabalho de conclusão de curso de Engenharia.
Quero parabenizar o seu projeto e gostaria de visualizar as peças, assim podemos trocar idéias e conhecimentos.
Se possível envia para caio.vanmelis@gmail.com e se não for pedir demais informar qual mola e amortecedor que vc está utilizando.
Abraço
Caio!
O projeto não é meu pois é baseado no engesa, apenas a atitude de compartilhar e simplificar para que todos possam ter por um preço justo, mesmo assim obrigado.
Quanto as molas tem um kit da WB4x4 de Brusque que vende as molas certas, ou dianteiras da pampa.
Amortecedor uso os da ranger, barato e um bom custo, depois pra maior investimento tem os da procomp.
abraço
Caio Melis
21/10/2013, 16:48
Duda
Obrigado pelo envio!
Abraço
maico lapschies
21/10/2013, 21:04
Duda
Se possivel envia pra mim: maicolapschies@yahoo.com.br
Obrigado
[]'s
jefferson gabriel
28/10/2013, 14:13
Pessoal me ajudem em dúvida.... Vocês conhecem alguma empresa/site que faz cabines em fibra para picape f-75? Na verdade meu pai tem uma picape Willis Jeep e ta querendo descobrir que fabrica a cabine dela em fibra, se alguém souber me ajude, valeu!!!!
POPEYE MIT
28/10/2013, 15:59
Pessoal me ajudem em dúvida.... Vocês conhecem alguma empresa/site que faz cabines em fibra para picape f-75? Na verdade meu pai tem uma picape Willis Jeep e ta querendo descobrir que fabrica a cabine dela em fibra, se alguém souber me ajude, valeu!!!!
De uma olhada aqui e ligue pra lá. Pode ser que te indiquem Caçamba de F-75 em Fibra de Vidro em São Paulo - 60675 (http://saopaulo.evisos.com.br/caamba-de-f-75-em-fibra-de-vidro-id-60675)
jefferson gabriel
01/11/2013, 15:21
De uma olhada aqui e ligue pra lá. Pode ser que te indiquem Caçamba de F-75 em Fibra de Vidro em São Paulo - 60675 (http://saopaulo.evisos.com.br/caamba-de-f-75-em-fibra-de-vidro-id-60675)
Valeu parceiro, vou fazer contato e em caso positivo eu já dou a notícia aqui para a galera... Valeu!!
WDFAZ2007
11/12/2013, 11:21
Duda
Se possivel envia pra mim: ldissenha@smma.curitiba.pr.gov.br (maicolapschies@yahoo.com.br)
Obrigado
kaiser64
11/12/2013, 22:54
Duda boa noite,
pode fazer a gentileza de me enviar?
alisson.squinzani@gmail.com
Obrigado
eliasFerreira
13/12/2013, 07:26
Por favor, pra mim também.
eliasprog@hotmail.com
F-75 DudaRenner
23/12/2013, 07:36
Bom dia!!!
Desculpem a demora mas ando meio atarefado no meu jeep...
E-mail´s enviados...
att
eliasFerreira
23/12/2013, 07:45
Obrigado Duda, acabei de receber o e-mail!
:curtir:
FUKETEIRO
09/02/2014, 22:16
Bom dia!!!
Desculpem a demora mas ando meio atarefado no meu jeep...
E-mail´s enviados...
att
Olá, se puder mandar pra mim também agradeço, abraço.
vps28@hotmail.com
Luis Bastos
19/02/2014, 21:24
Gostaria de receber também ,barreto@moradaimoveisjf.com.br
Forte abraço
luis
Marcio Rossetto
26/02/2014, 12:35
Prezado Duda ,
Também se possível enviar para mim : mrossetto@interlub.com
Aos colegas que também já receberam se possível também fazer essa gentileza .
Muito obrigado
F-75 DudaRenner
07/03/2014, 10:04
Prezado Duda ,
Também se possível enviar para mim : mrossetto@interlub.com
Aos colegas que também já receberam se possível também fazer essa gentileza .
Muito obrigado
Enviado, desculpe a demora!
F-75 DudaRenner
07/03/2014, 10:06
Gostaria de receber também ,barreto@moradaimoveisjf.com.br
Forte abraço
luis
Enviado, desculpe a demora!
marcelfreitas
20/03/2014, 18:32
Por Favor, tem como me mandar tambem.
marcelfreitas@gmail.com
Abraços, sucesso e paz Duda
LuizOtávio
21/03/2014, 18:01
Poderia enviar para mim também?
loag83@hotmail.com
Obrigado!!
juleymar73
22/03/2014, 01:37
Ola amigo Duda , sei que são muintos os pedidos mais de puder me mandar
Juleymar73@hotmail.com
depois eu receber e alguen quiser, envio pre qualquer que precise com praser ,
pra aliviar pro nosso amigo Duda ,
abraço.
antonio umino
22/03/2014, 13:19
Juleymar..
Recebendo.
manda para mim.
antonio.umino@yahoo.com.br
ok.
abçs
juleymar73
22/03/2014, 14:01
falow Antonio, estou aguardando assim que receber te passo,
abraço.
F-75 DudaRenner
31/03/2014, 22:00
falow Antonio, estou aguardando assim que receber te passo,
abraço.
Depois da demora..... enviados...
att
Duda
juleymar73
31/03/2014, 23:15
Depois da demora..... enviados...
att
Duda
Duda , recebido 10 arquivos , confere ? estou enviando para o Antonio umino agora
obrigado.
FUKETEIRO
01/04/2014, 14:18
Duda , recebido 10 arquivos , confere ? estou enviando para o Antonio umino agora
obrigado.
Olá, eu não recebi, se possível, agradeço, estou ajudando meu Tio na preparação do Jeep dele, abraço.
vps28@hotmail.com ou cba140567@terra.com.br
F-75 DudaRenner
01/04/2014, 16:25
E-mail´s enviados!!!
Quero saber se alguem já começou a fazer a sua??? Hummmm!!!
JUCEIMAR
01/04/2014, 19:04
F-75 DudaRenner,
podes enviar para juceimar@gmail.com, Obrigado.
FUKETEIRO
01/04/2014, 19:44
Duda, muito obrigado pelo envio, abraço.
maciel_diego
26/05/2014, 14:00
Amigo Duda ou algum dos colega que já receberam, podem me enviar também? maciel_diego@yahoo.com.br.
Abração
ALVARO ANGELO
26/05/2014, 15:41
Amigo Duda ou algum dos colega que já receberam, podem me enviar também? maciel_diego@yahoo.com.br.
Abração
Se possível para mim também.
Agradeço antecipadamente.
Alvaro Angelo (alvaroangelo6@yahoo.com)
juleymar
27/05/2014, 00:49
Maciel e Diego ja mandei os arquivos ai , verifique o seus Emails ,
abrço.
maciel_diego
27/05/2014, 09:15
Muito obrigado amigo.
Abs
Oscar Neto
27/05/2014, 19:56
Boa Noite Duda, parabéns pela sua iniciativa.
Comecei uma empreitada dessas e gostaria de analisar a possibilidade de usar uma suspensão diferenciada.
Se puder me enviar o arquivo em dwg ou dxf agradeço muito.
oscarbarros@gmail.com
Oscar Neto
27/05/2014, 20:29
Boa noite Juleymar, se puder enviar para o meu email tbm, agradeço.
oscarbarros@gmail.com
juleymar
27/05/2014, 22:05
Ola pessoal , link para download do esquema , se alguen nao conseguir da um alo , assim ficamais facil
abraço
.https://mega.co.nz/#F!N8MQ3aCa!K80t2JvDsXbXYf16eeJJYg
Oscar Neto
28/05/2014, 11:42
Obrigado Juleymar. :curtir:
420942
Agora deu!!!! kkkkk
Duda,
envia para o meu email também... jean.pancieri@gmail.com
juleymar
28/05/2014, 23:35
Duda,
envia para o meu email também... jean.pancieri@gmail.com
JeanCP , o link para download logo acima postado por mim ,
abraço.
F-75 DudaRenner
30/05/2014, 08:52
Pessoal peço desculpas, mas estou um pouco afastado do forum pois estou dedicando ao meu jeep, muitas adaptações e em casa então meu tempo livre esta indo pra ele.
Agradeço juleymar por essa força o link foi muito bom!!!
Se tiverem alguma duvida ou alguma mudança no formato do arquivo peçam, só não garanto retorno imediato pois as vezes fico até 3 dias sem olhar.
Agradeço e vamos continuar partilhando as loucuras é assim que formamos um grande jeep clube brasil!
Abraços a todos
Duda Renner
juleymar
30/05/2014, 22:12
Pessoal peço desculpas, mas estou um pouco afastado do forum pois estou dedicando ao meu jeep, muitas adaptações e em casa então meu tempo livre esta indo pra ele.
Agradeço juleymar por essa força o link foi muito bom!!!
Se tiverem alguma duvida ou alguma mudança no formato do arquivo peçam, só não garanto retorno imediato pois as vezes fico até 3 dias sem olhar.
Agradeço e vamos continuar partilhando as loucuras é assim que formamos um grande jeep clube brasil!
Abraços a todos
Duda Renner
Ola Duda , fo bom vc falar nesse assunto de algun arquivo nao abrir , tem 6 arquivos que nao consegui abrir ,
abraço.
F-75 DudaRenner
31/05/2014, 20:33
Me diga quais que tento em outro formato
juleymar
31/05/2014, 23:04
Me diga quais que tento em outro formato
Estas po4r nome >>>
1 braço de suspenção ENGESA 5.16 reforçado
2 BRACO SUSP CJ5
3 LINK
4 LINK
5 peças suspenção ENGESA (furo 76 eixo CJ)
6 SUP ART LINK
Abraço Duda .
Aurelio capucci
02/06/2014, 13:32
Duda Renner sou mais um dos fanaticos em jeep, se puder enviar os arquivos da suspensão do engesa , muito grato..
aurelio_capucci@hotmail.com
eliezio maia
03/06/2014, 08:51
Duda se possível envia pra mim elieziomaia@hotmail.com
juleymar
03/06/2014, 23:31
Pessoal , eu postei um link pra download na pagina (13) pagina anterior , mais ha problemas com 6 arquivos que recebi , eles foram danificados quando foi me enviados , assim que o duda me enviar novamente eu posto outro link ,
abraço a todos.
F-75 DudaRenner
09/07/2014, 14:44
Pessoal , eu postei um link pra download na pagina (13) pagina anterior , mais ha problemas com 6 arquivos que recebi , eles foram danificados quando foi me enviados , assim que o duda me enviar novamente eu posto outro link ,
abraço a todos.
juleymar manda seu e-mail pra eu enviar os arquivos novamente...
abraço
juleymar
10/07/2014, 00:37
juleymar manda seu e-mail pra eu enviar os arquivos novamente...
abraço
Duda meu Email e Juleymar73@hotmail.com , mande que eu posto link pra download ,
obrigado e abraço.
F-75 DudaRenner
22/07/2014, 14:09
Duda meu Email e Juleymar73@hotmail.com , mande que eu posto link pra download ,
obrigado e abraço.
Desculpe a demora... estou empenhado no meu jeep, fabricando o sistema de ignição hall pra 6cc 3.0
Mas agora funcionando...
Qualquer coisa posta ai ou manda e-mail direto
abraço
valmirjunior
22/07/2014, 16:14
o link da pagina 13 não esta funcionando, alguem pode passar os arquivos para mim, cabinelonga@bol.com.br
Obrigado
juleymar
23/07/2014, 22:07
o link da pagina 13 não esta funcionando, alguem pode passar os arquivos para mim, cabinelonga@bol.com.br
Obrigado
desculpe amigo , eu esclui os arquivos do link por estar corrompido , alguns arquivos foram danificados oa seren enviados por email , ja te mandei por email , abra e veja se todos estao ok e depois me responda por aqui ou por email,
abraço.
lucciano amaral
23/07/2014, 23:06
Caio!
O projeto não é meu pois é baseado no engesa, apenas a atitude de compartilhar e simplificar para que todos possam ter por um preço justo, mesmo assim obrigado.
Quanto as molas tem um kit da WB4x4 de Brusque que vende as molas certas, ou dianteiras da pampa.
Amortecedor uso os da ranger, barato e um bom custo, depois pra maior investimento tem os da procomp.
abraço
Amigo duda, gostaria que enviasse as medidas tambem, gostei da ideia, e estou umas ideias por aqui, segue email
luccianoamaral@gmail.com
valeuwwww
lucciano amaral
23/07/2014, 23:09
Ola pessoal , link para download do esquema , se alguen nao conseguir da um alo , assim ficamais facil
abraço
.https://mega.co.nz/#F!N8MQ3aCa!K80t2JvDsXbXYf16eeJJYg
Amigo JUleymar, tentei por este link mas nao deu certo, seria possivel enviar no meu email? luccianoamaral@gmail.com
abraços
valmirjunior
24/07/2014, 07:10
Deu certo, só não abri os solidworks, mas assim que instalar eu verifico.
juleymar
24/07/2014, 23:16
Pessoal novo link pra download dos arquivos do esquema da suspenção que nosso amigo Duda compartilhou com os irmãos do Forum 4x4 Brasil
https://mega.co.nz/#F!B0ln3QgJ!Z1BqkD4_97_LftcRWYu6Mg
quem fizer download ou tiver alguma duvida dar um ok aqui,
abraço a todos.
lucciano amaral
25/07/2014, 07:43
Amigo Juleymar, parece que os arquivos que nao abrem estao no formato do corel draw ( nao sei se é assim mesmo que escreve)
juleymar
26/07/2014, 01:55
Amigo Juleymar, parece que os arquivos que nao abrem estao no formato do corel draw ( nao sei se é assim mesmo que escreve)
Ola amigo Lucciano , eu instalei esse ( SolidWorks eDrawings 2013) programa e abril todos os arquivos,
abraço.
lucciano amaral
28/07/2014, 09:02
Ola amigo Lucciano , eu instalei esse ( SolidWorks eDrawings 2013) programa e abril todos os arquivos,
abraço.
Amigo esse ultimo nao consegui abrir, se der me paça o link direto, estou procurando algo que possa ser traduzido para o portugues, valeuwwww
Edson Cardeal
05/08/2014, 13:57
Amigos boa tarde, estou querendo encarar esta empreitada de mudar a suspensão para mola helicoidal, poderiam enviar os arquivos para o e-mail edcardeal@gmail.com. Obrigado e parabéns pela atitude de compartilhar os desenhos.
juleymar
05/08/2014, 22:33
Edson ! Download logo acima no link do post 171 que disponibilizei pra todos ,
boa sorte na empreita.
IGOR MENDES
13/10/2017, 08:00
Instalei no meu 4cc motor ohc Deixei 7 lâminas na frente e 6 na traseira. Os suportes com calços de pneu, borracha na base dos suportes e molas com mangueiras nas pontas, tudo para evitar barulho (ferro no ferro). Ficou muito bom. A frente ficou 100% a traseira 80% (pula um pouco nos quebra molas se passar rápido), estou pensando em fazer 2 molas mais macias para a traseira. Uso urbano do jeep o jeep já tem calços de 2" e pneus grandes R15. O jeep ficou mais macio e com molejo e ganhou 2,5 cm de altura mesmo tirando as laminas.
feliperods
24/08/2023, 12:25
Igor, quais molas foram utilizadas?
feliperods
24/08/2023, 12:31
As molas para estes suportes são as mesmas que o kit fess "1° geração" usava, que eram:
* Na traseira do jipe → Traseira de Kadet
[]'s
Mauro, qual de qual modelo de Corsa utilizou as molas? Classic, Sedan, Hatch, Sw....