PDA

Ver Versão Completa : Engates!!!!!!!!!!



UENIRI
03/08/2006, 15:54
Amigos, alguem poderia esclarecer como vai ficar a situação dos niveiros, com a nova legislação (leia-se nova enganação), pelo que entendi teremos que ter algumas informações que deverão ser passadas pelas montadoras.

pedrodoniva
03/08/2006, 16:28
eu nao li muito sobre essa tal legislação,mas pelo que vi,vai ser proibido o uso de engates exceto para transportar trailer,carreta,essa coisa né? Pois bem,li tambem que os engates agora vão ser encaixados,tipo de rosca sabe?!

Grassmann
03/08/2006, 16:45
Pedro,

Não, não... O engate pode ser fixo sim.
O que não pode mais é carro que não pode rebocar com engate (Ex: Ford Ka), e nem engates instalados sem a parte elétrica conectada.

Veja o que diz a Resolução 197 do Contran:

"Art 6º Os veículos em circulação na data da vigência desta resolução, poderão continuar a utilizar os engates que portarem, desde que cumpridos os seguintes requisitos:

a) qualquer modelo de engate, desde que o equipamento seja original de fábrica;

b) quando instalado como acessório, o engate deverá apresentar as seguintes características: esfera maciça apropriada ao tracionamento de reboque ou trailer; tomada e instalação elétrica apropriada para conexão ao veículo rebocado; dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque; ausência de superfícies cortantes ou cantos vivos na haste de fixação da esfera; dispositivos de iluminação, devidamente regulamentados."

Ou seja, se não vier com o carro, tem que seguir o que está na Resolução.

O que não ficou claro para mim é a parte que obriga os fabricantes e importadores a informarem a capacidade de tração de cada veículo. Neste caso, cabe o questionamento do UENIRI: Como ficam os carros, a exemplo de Nivas e Suzukis, que não tem mais representante legal no País? E se eu quiser instalar um engate numa Rural 1964, posso???

UENIRI
04/08/2006, 08:15
Pois é amigo, essa é minha grande dúvida, no meu Niva por exemplo está instalado engate desde que o adquirí, o que terei que fazer para legalizá-lo, pelo que parece o mesmo foi fabricado!!! pelo antigo proprietário, e eu o uso no transporte de barco para pescarias.
abçs
Irineu
Niva 93 AP 1.6D
Nova Aliança do Ivaí - Pr

Elmer_Jeep
06/08/2006, 01:55
aqui vai o tópico com todas as informações sobre essa nova resolução do contran:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15038&page=10

MAURICIO PASSERO
04/01/2007, 07:54
Afinal, alguém sabe responder se poderemos ou não continuar utilizando o engate ORIGINAL do Niva?

GARCIA/SP
25/01/2007, 21:29
Afinal, alguém sabe responder se poderemos ou não continuar utilizando o engate ORIGINAL do Niva?

Mais uma vez, vamos ficar na mão deste governo filho...da...e dessa polícia corrupta...Eles sempre arrumam um jeito de ganhar em cima do cidadão...
Com essa "nova" resolução, com certeza tem neguinho ganhando muito...pois alguns fabricantes de engates foram beneficiados...
O pior é que, além dos pontos na carteira, o veículo pode ser apreendido pela "otoridade"...

pedrodoniva
25/01/2007, 22:12
Pois é...saiu no jornal de hoje aqui de Jundiaí uma matéria sobre os engates...Pra passar batido eles tem de ter tomada,com os devidos fios devidamente ligados,haeuahueae... Tem que ter a bola de engate maciça e nenhuma superfície cortante...caso contrário o motorista leva multa de 127 reais,5 pontos na carteira,e como o camarada já citou,pode ter o veículo apreendido!SACANAGEM NÃO?!?!?!
Vou ter que tirar a minha superfície cortante!hehehe

Rones Jr
25/01/2007, 22:21
Galera, resposta está no art 6 da resolução. Quem já tem o engate ou instalará como acessório deve seguir os parâmetros: tomada de força, bola maciça, tomada....bla, bla, bla...
O Shrek ainda tá com reboque....a tomada tá até lá, mas não tah ligada...falta a corrente e iluminação....acho q vou fazer no mês q vem...

UENIRI
26/01/2007, 09:05
Pois é Amigos, Segundo O Diário Do Noroeste, Aquí Da Minha Região, Os Engates Que Já Estão Instaladas, Poderão Permanecer, Desde Que Possuam Tomada Elétrica, Bola Maciça, Cantos Arredondados.
No Gorba/93 Ap 1.6d Quando O Adquirí à 7 Anos Ja Tinha Então Só Vou Tirar Os Cantos Cortantes E Show De Bola, Muitas Pescarias.

UENIRI
26/01/2007, 09:08
Alguém tem conhecimento da resolução que permite a legalização de gaolina para diesel, estou no Paraná.
abraços
Irineu
Gorba/93 1.6 D

pedrodoniva
26/01/2007, 22:01
Caraca,como é que eu vo arredonda os canto?Será que com a esmerilhadera dá pra tira as superfícies cortantes?

Cavalcante
26/01/2007, 22:26
Pedro, se tomar como base a regra do quebra-mato, que especifica o que é diabos eles chamam de canto vivo, vai ver que a peça não pode ter arestas com diâmetro menor que 5 mm. Se o engate for feito de perfil ou chapa dobrada de 2,5 mm de espessura, é simplesmente impossível se fazer um canto com menos de 5 mm de diâmetro. Agora se for de chapa soldada, danou-se... Quanto à elétrica e iluminação do bicho, amanhã eu posto fotos da solução (como todo bom brasileiro, deixei pra fazer na última hora... já está quase pronto, mas falta os finalmente, ou seja, colocar no lugar)

Cavalcante
26/01/2007, 22:32
Ah, com um rebolinho safado daqueles que vem na bosch hobby ou uma lima e muita boa vontade você dá uma disfarçada nos cantos vivos. Duvido que tenha guarda que vá com micrômetro medir o diâmetro dos cantos. Se é que eles sabem o que é isso.

Na dúvida, ande com uma cópia da resolução e uma máquina fotográfica no porta-luvas e, se tiver certeza que está certo, o que não é tão difícil, porque a resolução nem é lá essas coisas de restritiva, só põe um pouco de ordem no barraco, diga a seguinte frase: "Amigo, eu sei onde você quer chegar, mas você NÃO vai chegar." O cara te manda embora rapidinho, sem susto pra você (pra ele são outros quinhentos...).

pedrodoniva
26/01/2007, 22:58
Então...eu ouvi dizer por aí sobre uma capa arredondada que prende com a rosca da bola maciça...Será que é bom?

GARCIA/SP
27/01/2007, 01:45
Galera, como posso saber se o meu engate é original (de fábrica) do Niva?
Posso estar fazendo uma pergunta idiota..rs....mas estou com o carro há alguns dias apenas..rs...tô meio perdido...rss
Alguém dá um help???

Valeww!
Chedid

Cavalcante
27/01/2007, 08:40
Veja o que diz a Resolução 197 do Contran:

"Art 6º Os veículos em circulação na data da vigência desta resolução, poderão continuar a utilizar os engates que portarem, desde que cumpridos os seguintes requisitos:

a) qualquer modelo de engate, desde que o equipamento seja original de fábrica;

b) quando instalado como acessório, o engate deverá apresentar as seguintes características: esfera maciça apropriada ao tracionamento de reboque ou trailer; tomada e instalação elétrica apropriada para conexão ao veículo rebocado; dispositivo para fixação da corrente de segurança do reboque; ausência de superfícies cortantes ou cantos vivos na haste de fixação da esfera; dispositivos de iluminação, devidamente regulamentados."



Galera, como posso saber se o meu engate é original (de fábrica) do Niva?
Posso estar fazendo uma pergunta idiota..rs....mas estou com o carro há alguns dias apenas..rs...tô meio perdido...rss

Chedid, leia direitinho a resolução. É qualquer engate, de qualquer tipo, feio, bonito, liso ou cortante, SE e SOMENTE SE for original de fábrica.
O item b fala do que foi colocado como acessório, ou seja, não é original de fábrica. Aí tem de obedecer àqueles detalhezinhos.

Se o seu obedece aos detalhes, pouco importa se é original ou não, porque você pode dizer que é um acessório, e que atende à resolução.

E dá pra gente continuar colocando engate em qualquer carro, de acordo com o que está aqui, porque quem é que vai provar que o engate foi colocado depois de janeiro de 2007? A menos que o carro seja fabricado depois de 2007, aí não tem jeito. O que não pode mesmo, e isso tá certo, é celta com engate. Ele mal se aguenta sozinho, quanto mais puxando um carrinho de feira:D :D :D

pedrodoniva
27/01/2007, 15:45
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-52730209-kit-para-regularizar-seu-engate-reboque-evite-ser-multado-_JM

Eu já vou garantir a minha capa cromada com cantos arredondados!!!hehehehehehehe...15 reais...não é uma beleza?
Tava pensando seriamente em tirar o engate fora para não dar dor de cabeça,mas é 15 reais de capa,mais uns 10 pra alguem soldar um ganhchinho pra passar corrente,e pronto!

GARCIA/SP
27/01/2007, 18:23
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-52730209-kit-para-regularizar-seu-engate-reboque-evite-ser-multado-_JM

Eu já vou garantir a minha capa cromada com cantos arredondados!!!hehehehehehehe...15 reais...não é uma beleza?
Tava pensando seriamente em tirar o engate fora para não dar dor de cabeça,mas é 15 reais de capa,mais uns 10 pra alguem soldar um ganhchinho pra passar corrente,e pronto!


Bingo!!!!!!! Cara, vc descobriu a salvação da galera! O meu já tem o furo prá passar a corrente...
Valew!
Abs

NIVA4X4
27/01/2007, 23:24
O meu é original e as especificaçoes estao em russo ,hahaha quero ver o pessoal do Detran traduzir ,se conseguirem eu tiro o guincho ,hehehee.
uma vez o cara do dentran queria me detonar na vistoria porque ele disse que eu nao tinha estep ,nem abriu o capo do motor .hehehe.

Peter
03/02/2007, 09:40
Meus colegas

Andei vendo a resolução e me deparei com isto:

Art 1º Esta resolução aplica-se aos veículos de até 3.500 kg de PBT, que possuam capacidade de tracionar reboques declarada pelo fabricante ou importador, e que não possuam engate de reboque como equipamento original de fábrica.

No manual não achei nada.
Nas Plaquetas tem algo informando sobre CMT?

Não quero jogar ......areia no ventilador!!!!!!

emtsuhako
03/02/2007, 12:01
Pessoal, segue foto do meu engate... é bem reforçado, pois puxava trailer... as três barras paralelas tb servem como proteção do assoalho... se alguém se interessar, me contatem...

pedrodoniva
08/02/2007, 12:03
falaí pessoal,td as pampa?!
Bom,eu estava quase comprando a capa com cantos arredondados que vi no ML e até passei o link pra vcs,mas resolvi que não iria gastar 25 reais numa coisa dessa.Então fabriquei uma!!!aueuaheuae...Usei chapa galvanizada (de calha,aheuahueae) e não é que ficou bom dimais?!?! Assim que terminar de lixar vou pintar de preto,e pronto!
Aquele arco pra passar corrente que é mencionado na lei eu também não tinha,portanto,fabriquei um tambem... Só q não tenho foto dele pois já foi soldado no niva e estou longe dele,hehehehe...mas assim que der ponho foto dele e do conjunto completo já prontinho! falow?!
Valeu!

kemramone
08/02/2007, 12:33
< Boa camarada Pedrokadaka depois dizem que o jeitinho Brasileiro é so pra se dar bem tai gostei da idéia se no meu tivesse reboque iria copiar a idéia do amigo!!! parabéns!!