Ver Versão Completa : Vale a pena alongar o Jeep
Marcos Arcosy
03/08/2006, 15:15
O meu Jeep esta na lanternagem para trocar o assoalho e fazer alguns reparos. Ele esta todo desmontado e com a carroceria fora do chassis.
Um amigo me sugeriu alongar o Jeep em 30 cm na altura da porta.
Já escutei que fica bem melhor :pensativo: . O que o pessoal do Fórun acha :?:
O chassis será alinhado e reforçado.
Abraços,
Marcos,
Alongar o chassis requer um grande ponto de atenção, principalmente se você está alongando ele pelo meio. Tem que levar em consideração para onde vai espichar? Para frente, para trás, ambos? Porque dai envolve em comprimento do cardan, recorte do pára-lama, etc.
Como tudo na vida tem um preço, e não existe almoço grátis, qualquer mudança trás prós e contras. Logo de cara posso te adiantar que com o chassis mais longo o jeep ficará mais confortável, menos propenso a empinar numa subida, mas em contra-partida você tem um raio maior na curva, e o centro mais vulnerável a bater embaixo numa "lombada", por exemplo.
Tem alguns jeeps aqui que fizeram esse alongamento. Mas acho que fizeram nas extremidades.
[s] não-alongados,
Elmer_Jeep
03/08/2006, 16:51
aumenta 50cm e transforma logo em CJ6.
[]'s
José Augusto
03/08/2006, 18:35
Marcos, alongar em 30 cm não sei, talvez seja muito apenas pelo conforto, a maior vantagem em alongar seria a adaptação de uma mecânica completa que exige um entre eixos maior, S10 4x4, Ranger 4x4, Hilux, L200, ..., etc.
Se no futuro vc pretende fazer um "up grade" desses, Ok, já justifica, mas eu não aumentaria mais que o necessário para isso.
Em termos de conforto 10 cm seriam mais que suficiente, porem o gasto talvez não compense, uma vez que com pequenas alterações na caixa de rodas e nos bancos já se ganha algo em torno de 5 cm.
leopoldo
03/08/2006, 18:57
alonga 51 cm ELMER,
51 cm é que é uma boa ideia pois já tem carroceria de fibra pronta (agromotor)
foi o que eu fiz, além de alongar as ponteiras da longarina na traseira para colocar o estepe e o guincho.
e
alonguei a ponteira da longarina na frente para passar para o padrão CJ-7
Marcos,
alongar o jeep abre uma infinidade de opções pois começa a caber um monte de coisas que antes não cabia,
Porém,
algumas dores de cabeça como falta de capota vc vai enfrentar.
Marcos Arcosy
04/08/2006, 08:06
Analisando os prós e contras acho que é melhor deixar como está :!:
A minha idéia era ter o carro um pouco maior, mais não tão grande quanto um Bernardão:discordo: . A facilidade de se alongar o Jeep no meu caso se deve ao fato de ele estar desmontado na oficina, e de o funileiro que esta fazendo o serviço ser um dos melhores aqui de Petrópolis.
Pretendo trocar o motor original de 4 cilindros por outro provavelmente de 4 cilindros também ou um V6, então creio que o tamanho original não seja problema.
Abraços,
Elmer_Jeep
04/08/2006, 10:10
alonga 51 cm ELMER,
51 cm é que é uma boa ideia pois já tem carroceria de fibra pronta (agromotor)
foi o que eu fiz, além de alongar as ponteiras da longarina na traseira para colocar o estepe e o guincho.
e
alonguei a ponteira da longarina na frente para passar para o padrão CJ-7
Marcos,
alongar o jeep abre uma infinidade de opções pois começa a caber um monte de coisas que antes não cabia,
Porém,
algumas dores de cabeça como falta de capota vc vai enfrentar.
Aproveitando a informação, por acaso o sr não tem poraí mais detalhes sobre dimensões da carroceria do CJ6 :?:
Devido a dificuldade pra encontrar algo pronto e pelo fato de não gostar da fibra to querendo confeccionar uma carroceria em chapa(de aço) anti-derrapante.
Abaixo fotos do material.
leopoldo
04/08/2006, 11:58
Elmer.
A carroceria do jeep CJ-6 é exatamente 51 cm mais comprida justamente entre eixos. Apenas isso.
Se o problema são as medidas, então não é problema. Está resolvido. Meça a carroceria do seu CJ-5 e acrescente 51 cm entre eixos..... e seja feliz.
hehehe
só te digo uma coisa: tu gosta de peso heim ... porque vai ficar um peso de lata lascado !