PDA

Ver Versão Completa : Uso do engate - Contran tem Resolução vigente



Mauro_PJ
03/08/2006, 12:25
Olá pessoal, como muitos tomaram conhecimento, o Contran em 31/07/06 publicou a Resolução 197/2006 que trata dos engates em veículos com até 3.500 Kg/pbt e muitos colegas estão preocupados com a possibilidade de serem multados e ainda perderem 5 pontos na CNH.
Pelo que pude observar, os Jeep's não serão prejudicados com esta resolução.
Peço a quem é da área do Direito(eu não sou) que analise se estamos ou não sujeitos a tal resolução. Abaixo alguns tópicos que acho, nos excluem dessa obrigatoriedade. A íntegra desta resolução pode ser conferida no site do Denatran http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/resolucao197_06.pdf

Artigo 1º:
Esta resolução aplica-se aos veículos
de até 3.500 kg de PBT, que possuam capacidade de tracionar reboques
declarada pelo fabricante ou importador, e
que não possuam engate de reboque como equipamento original de fábrica.

OS JEEP'S ORIGINALMENTE SAIAM DE FÁBRICA COM ENGATES TRASEIROS??? SE SAIAM, COMO ERAM ESSES ENGATES???
SE ESSE EQUIPAMENTO ERA ORIGINAL DE FÁBRICA, LOGO DE CARA OS JEEP'S NÃO ESTÃO SUJEITOS A ESTA RESOLUÇÃO.

Artigo 6º:
Os veículos em circulação na data da vigência desta resolução, Poderão
continuar a utilizar os engates que portarem, desde que cumpridos os
seguintes requisitos:
a - Qualquer modelo de engate, desde que o equipamento seja original de
fábrica;

MESMO QUE O ENGATE DO JEEP ORIGINALMENTE NÃO SEJA ESSE TIPO ESFERA METÁLICA(COMO DE FATO NÃO É), PODEMOS MANTER O QUE ESTIVER INSTALADO DESDE QUE SEJA ORIGINAL.

O que o pessoal diz a respeito?
Como eram os engates originais dos CJs???
Que todos dirão que isso é um meio de arrumar dinheiro, concordo plenamente mas quanto as nossas viaturas, estamos ou não sujeitos?

Ronaldo Petri
03/08/2006, 16:14
Pelo menos no manual do proprietário não consta engate traseiro, pelo que vi, a lei se aplicará a nós também, ainda mais que no meu caso nem tem tomada de força como fala que deve ter. Acho isso mais uma forma deles pegarem nosso dinheiro.

Aurélio
04/08/2006, 06:02
Opa!

Esse assunto tá rolando no Fórum Geral 4x4.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15038&page=10

[]´s

Vital Pedro Ottobone
04/08/2006, 06:58
Essa polemica esta pegando,tenho uma Meriva que coloquei um kit Off Rood da Keko agora pouco tempo, sera que isto tambem é proibido? pois tem o parachoque com quebra mato e fica bem grudado ao parachoque estilo do crossfox, tambem tenho o engate, este ja sei que vou ter que tira-lo. Engraçado o Detran em vez de ver algumas irregulariedades que exitem la dentro Ex ( atraso de documentos), fica vendo coisa que não tem nada a ver, pois isto é meio deles levarem alguns reais , como estes produtos ja foram vendidos e não deram lucros para eles, então eles vem com essa nova lei, isto esta parecendo os kits de primeiro socorros, quando foi obrigado os motoristas a compra do mesmo. Este é o nosso Páis que so rola dinheiro por fora......VAMOS CRIAR LEIS QUE AGREGEM , E NÃO QUE PERTUBEM NÓS BRASILEIROS QUE SOMOS PONTUAIS COM NOSSOS COMPROMISSOS!!!!!

Mauro_PJ
04/08/2006, 12:08
Fala Aurélio! Vou dar uma olhada lá no forum geral. Postei aqui pois no caso específico preciso saber como eram os engates originais dos CJs. Lá o papo vai se expandir muito.

Vital, eu também acho que isso vai acabar sendo anulado como foi o tal kit de primeiros socorros. Não se tem estatística de acidentes causados pelo uso do guincho.
Quanto ao quebra-mato, por enquanto ainda não fizeram nenhuma restrição mas do jeito que tá, é questão de tempo. Acho que esses caras ficam coçando o saco e pensando o que podem fazer para mostrar que estão trabalhando e aí criam coisas absurdas como esta. Você já viu caminhões de lixo circulando sem sinalização e em péssimo estado de conservação? Já viu os caminhos com os guindaste da Nova Kabi(caminhões de recolhimento de caçambas) com aquelas duas vigas de ferro quadradas apontadas para trás na altura do capô dos carros de passeio? Uma porrada alí é CTI na certa. Aqui no Rio chega a ser revoltante você pegar a Av. Brasil as 06:30 da manhã. Junto com o enorme volume de carros, circulam imensos guindastes motorizados de empresas tipo Superpesa, Carvalho etc... daqueles com 4 eixos sendo os dois da frente esterçados. Um trambolho daquele não tem agilidade para encarar o trânsito pesado ainda mais junto com automóveis. A visibilidade não é a melhor, os freios não o segurariam com precisão no caso de um súbito congestionamento. Isso as autoridades não estão vendo. Dá vontade de começar a fotografar também os carros de polícia aqui no Rio. Tudo carroça. Sem iluminação, sem lanternas de direção, sem retrovisor, pedaços soltos(capô, pára-choque etc...). Na novela da Globo só colocam carros novos mas isso é uma grande mentira.

otavio_gomes
04/08/2006, 13:02
Ainda bem que finalmente disciplinaram uma aberração que existia na lei.

Alguns veículos não foram projetados para rebocar carretinhas - exemplo ford Ka.

Muitos engates estão instalados para proteger a pintura do parachoques e em caso de um acidente podem sim causar danos aos envolvidos.

Os parachoques foram projetados para absorver impactos de pequenas trombadas, os engates não.

Os Jeeps CJ vinham com um suporte para o engate preso à barra de reboque sem a bolinha do reboque. servia para rebocar implementos agrícolas que usam um pino para serem rebocados e podia-se instalar ali a bolinha do reboque. Veja na figura anexa

Os Jeeps militares vinham com o gancho 'G' para rebocar equipamentos militares.

Essa lei é nacional e situações ocorridas no RJ não devem ser usadas como parâmetro nacional.

Um abraço,

Vital Pedro Ottobone
04/08/2006, 14:34
Mauro . Aqui em SC tambem não fica atras não pois aqui anda um atraso nas renovação de documentação mas o policiamento fica querendo é da aquela modida , antes que me enchem o saco pois aqui para ir em qualquer lugar tem que pegar estrada hoje eu ja tirei este engate do meu carro depois vou ver o que faço . Vou te contar uma, um dia deste fui pegar minha esposa no serviço para levar na faculdade so que é em outra cidade e via fui parado no posto rodoviario como o guarda tinha nada de errado no carro ele mandou abri o porta mala e eu tenho uma lanterna grande de bateria que para uso de quando vou para os ralli do jipeiro, este queria saber para que eu usa esta lanterna. Isto é o Brasil

Abraço