PDA

Ver Versão Completa : Lâmpada de iluminação dos instrumentos por LEDs



emtsuhako
02/08/2006, 21:35
Colegas, segue uma dica interessante para incrementar o painel do Niva... foi enviado por um amigo que faz parte do HP do Passat.

"No caso dos manômetros eu adaptei no soquete original que veio neles (é um soquete universal). Dá pra adaptar em qualquer soquete de lâmpada.

Existem de modo simples, três tipos de leds:

- Opacos (são aqueles que o "bulbo" é colorido, são os mais comuns e baratos. Iluminação é péssima.)
- Cristal (tem o "bulbo" transparentes e só ligando que se pode ver a cor que ele emite.)
-Cristal Alto brilho (tem alto poder e emissão de luz, e como os de cima só ligando que se pode ver que cor são).

São os leds "Cristal alto brilho" que o pessoal usa em painéis e manometros de carros.

Os leds , diferentes de lâmpadas, são medidos em mcd, quanto maior o mcd, mais luz ele produz.

O led tem duas pernas, uma maior que a outra. Nessa perna maior (que corresponde ao pólo +) que se deve soldar o resistor.

Na perna onde o resistor foi soldado, tem que ligar no pólo (+) de onde vai alimentar o led, pois se ligar no pólo negativo (-) o led não acende.

O resistor não tem lado tanto faz.

O resistor recomendado para usar no led é o de 470 ohm.Menor que isso tem o risco do led queimar ou reduzir a vida útil dele.

A vantagem do led é que ele consome muito menos energia,não dissipa calor e dura muito mais que uma lâmpada (100.000 horas de uso ou mais).

Daí vai de cada um, existe várias cores dos leds alto brilho. Vermelho, azul, verde, amarelo, magenta, branco, roxo.

São bem fortes, tanto que se vc olhar diretamente para eles os olhos ficam doloridos ehehhe.

Eu usei para o isolamento entre a "pernas" do led espaguete termo retrátil custa barato e o serviço fica 10).

Pode parecer "complicado", mas não é não. O custo é baixo e o resultado é muito satisfatório. Pra quem curte trabalhos do tipo "faça vc mesmo" é uma terapia hehehe."

pedrodoniva
02/08/2006, 22:23
Eu adoro trabalhos "faça vc mesmo",hehehehehehe
Mas emtsuhako,o led náo é muito pequeno para os soquetes???É q eu nunca vi o tamanho do soquete,mas imagino que seja maior que a circunferencia do led...
E se eu trocar as incandescentes por led a iluminação vai ficar melhor? E quanto ao botao de intensidade da luz,dá pra regular o led?
Valew kra!

LeoGouveia
02/08/2006, 22:40
Outra dica para os LEDs quando forem pra iluminar istrumentos do painel é lixá-los com uma lix d'água de leve para que, quando acesos, dispersem a luz. Os LEDs têm foco excelente e para os instrumentos é melhor que esteja iluminado por igual em todos os cantos!

[]s

emtsuhako
02/08/2006, 22:41
Pedro, vc pode trocar o soquete da lâmpada por um próprio para LED... na verdade nem é um soquete, mas, sim, um suporte para o LED e deixar o trabalho mais apresentável... qto ao botão de intensidade da luz, ele é uma espécie de resistor variável... vc pode ligar o resistor de 470 ohm nele. Com certeza a iluminação ficará muito melhor se vc usar um LED de de alto brilho... no meu Niva a iluminação com lâmpada é bem fraquinha... vou trocar por LED mais pra frente...

emtsuhako
02/08/2006, 22:46
Leonardo, existe um LED de múltiplas faces, como um poliedro, que faz esse trabalho de dispersão da luz... só não sei se existe o de alto brilho nessa configuração...

LeoGouveia
02/08/2006, 22:51
Leonardo, existe um LED de múltiplas faces, como um poliedro, que faz esse trabalho de dispersão da luz... só não sei se existe o de alto brilho nessa configuração...
Pois é... Mas pro painel ficar com iluminação decente, tem que ser o de alto brilho... Ou vários LEDs de múltiplas faces, né? Mas aí não fica bem... :)

Um abraço!

pedrodoniva
02/08/2006, 23:20
Pô,taí...gostei da idéia de colocar LEDS lá.....será que se eu colocar luz negra vai ficar muito esquisito?hehehehehehehehe
Ah,e quantos leds mais ou menos tenho de usar pra ficar super legal?1hehehehehe

emtsuhako
03/08/2006, 07:32
Pedro, pro painel, um LED cristal de alto brilho de maior mcd possível já basta. Se a luz ficar muito forte, é só regular no botão de intensidade... Acho que tb vou trocar as lâmpadas das luzes de cortesia por LEDs e colocar um no porta-malas, um no porta-luvas... :)

Hervé Roberto
03/08/2006, 10:44
Desculpem a ignorancia. :parede:
A sugestão é ótima, mas eu não tenho menor idéia de como farei para ter acesso às lâmpadas no interior do painel?
Ele é de fácil desmontagem e principalmente re-montagem?

kemramone
03/08/2006, 10:46
< Camaradas seria muito interesante que os amigos postassem fotos do antes, durante e depois da troca das lâmpadas pelos led's! Dai daria uma luz a mais pro resto dos interesados em usar essa idéia!

pedrodoniva
03/08/2006, 10:55
Seria uma boa idéia colocar fotos viu,eu tambem nao faço a minima ideia de como desmontar o painel e muito menos de recolocar...alias,eu até sei,mas nao sei aonde estão as luzes.......
Ah,e esse suporte de led onde eu compro?Valeu!

Hervé Roberto
03/08/2006, 11:09
Acho que vou transferir esse trabalho "faça você mesmo" para alguma auto-elétrica. hehehe

emtsuhako
03/08/2006, 12:11
Pessoal, no momento estou sem tempo... em Setembro eu vou desmontar novamente meu Niva e farei essa troca de lâmpada por LED... prometo documentar tudo e publicar num site... mas já adianto que é fácil desmontar o painel, basta desaparafusar os dois parafusos nos cantos inferiores direito e esquerdo do painel de instrumentos... aí é só procurar a lâmpada (para isso, deixa a lanterna ligada)... para quem não quiser se arriscar, aguardem.

Freitas
03/08/2006, 17:50
< Camaradas seria muito interesante que os amigos postassem fotos do antes, durante e depois da troca das lâmpadas pelos led's! Dai daria uma luz a mais pro resto dos interesados em usar essa idéia!

Segue duas fotos de painel usando Leds

RenatoMachado
03/08/2006, 19:45
Freitas ficou muito bonito mesmo agora me reposta uma coisinha.....será que conseguiriamos colocar um ponteiro tipo do Gol GIII com um led no centro para acender vermelho? e facil desmontalo?
valeuu

pedrodoniva
03/08/2006, 22:43
Boa Freitas!!!belo painel!!!parabens...mas me diz uma coisinha...quantos mcd tem os leds que você usou???Teve de lixar para dispersar mais a luz?

ferchina
04/08/2006, 13:10
camaradas, tentei trocar as lampadas dos instrumentos por led's aproveitando o msm furo mas a iluminação ficou mto fraca, lixei como nosso amigo disse e realmente a luz fica mais dispersa, mas msm assim ficou fraco, uma solução q vi no site do natal, seria furar a moldura, mas não achei legal.
http://www.natal4x4.com.br/ideia_22.htm

vou fazer mais alguns teste:pensativo:

ferchina
04/08/2006, 13:46
Segue duas fotos de painel usando Leds

Freitas, como vc colocou os led's??

Hervé Roberto
04/08/2006, 14:16
Além do trabalho de furar o painel, a iluminação mostrada no site do natal não ficou muito boa.
Freitas nessa foto postada por você parece ter sido utilizados dois leds por mostrador, estou certo?

emtsuhako
04/08/2006, 16:27
Freitas, parabéns! Ficou muito bom o serviço! No meu caso eu colocarei luzes brancas para não parecer tunning ou talvez coloque magenta pra combinar com o display do meu som...

Freitas
04/08/2006, 20:49
Pessoal não é obra minha não apenas achei a foto
ainda to juntando $$ para comprar meu Niva
Mais segue o endereço de onde eu achei as fotos
e tem mais algumas ideias tambem alem dos leds


http://fotolog.terra.com.br/niva_restaurado:10

Cavalcante
04/08/2006, 21:12
Opa!!! Isso é muito bom!!! Dar o crédito a quem de direito é uma ótima atitude. Parabéns

pedrodoniva
05/08/2006, 16:10
Fui seco ontem para colocar os leds no painel,tirei aqueles dois parafusos do painel principal,ele saiu,mas nao veio mais do que uns 2 cm para frente...A impressão que dá é q tem algo preso lá,e tenho medo de puxar mais e estragar algo,sei lá,parar de funfar algo,hehehehe
Queria muito colocar os leds amarelos que tenho aqui...Mas q q eu faço??? Puxo pra valer e ver no que dá???Será que eu ranco algum fio importante de lá se eu fizer muita força?
hehehe
qualquer ajuda é bem vinda...valew

emtsuhako
05/08/2006, 21:07
Pedro, deve ser o cabo do velocímetro... pra facilitar a retirada, primeiro retire o volante, depois puxe um pouco o painel de instrumentos para desconectar o cabo do velocímetro... vc tb terá que desconectar mais dois ou três plugues da parte elétrica... ah, puxe primeiro a parte inferior do painel, pq a parte superior é encaixada...

pedrodoniva
06/08/2006, 11:31
Bom,até aí tudo bem,mas e depois como faço pra ligar esses fios denovo???Tipo,desconectar é baba...só puxar,mas para ligar tem que encaixar,e como vou encaixar com tao pouco espaço para minha pekenas mãos?hehehehehehehe
Valew

emtsuhako
06/08/2006, 20:16
Pedro, pela forma como vc descreve, talvez o cabo do velocímetro esteja preso em algum lugar, pois o meu painel de instrumentos sai com uma boa folga, deixando uma brecha... ops... que entra até minha cabeça... ops... na primeira vez que desmontei o painel de instrumentos, o cabo do velocímetro estava preso em algum lugar, o que deixa ele mais curto e não deixa espaço para eu desconectar os fios... puxei com um pouco de força e se soltou... tenta fazer isso ou tiar por baixo...

shuther4x4
07/08/2006, 12:04
Pedro, pra não correr o risco de quebrar, peça pra alguém empurrar o cabo (pelo cofre do motor) enquanto você puxa o painel ate dar espaço para colocar a mão e soltar o cabo. Pode tentar também colocar a mão por baixo do painel todo (ao lado da coluna de direçao) para soltar o cabo.

Cavalcante
07/08/2006, 20:19
Opa!! O cabo de velocímetro NÃO passa pelo cofre do motor!!!
Ele vem da caixa de câmbio, passa por um furo na coluna central, próximo ao ventilador de ar interno e vai ao painel. Enfia (ops) a mão por baixo do painel que você vai encontrá-lo.

Desmontar esse painel é a coisa mais fácil do mundo. São só dois conectores e o cabo de velocímetro, aí o resto todo sai na sua mão!!!

shuther4x4
07/08/2006, 21:55
[QUOTE=Cavalcante]Opa!! O cabo de velocímetro NÃO passa pelo cofre do motor!!!
Ele vem da caixa de câmbio, passa por um furo na coluna central, próximo ao ventilador de ar interno e vai ao painel. Enfia (ops) a mão por baixo do painel que você vai encontrá-lo.

Falei asneira... Obrigado pela correção Cavalcante.

Fabinho YAWARI
18/07/2007, 17:50
Sobre os LEDs valem três lembretes:
1- não importa em qual terminal vai ser soldado o resistor, preocupe-se apenas em ligar o positivo no terminal maior e o negativo no menor (passando é claro pelo resistor, que pode estar em qualquer um dos dois);
2- o resistor deve ter potência maior que 1/4W, pouca gente se atenta pra isto, mas usando um de potência mais baixa ele pode esquentar (se achar o de 1/2W melhor ainda, não costuma ser mais caro);
3- o resistor do dimmer tem a resistência muito baixa pois foi calculado para dividir tensão com a lâmpada, que tem resitência muito menor que a do resistor em questão; sendo assim o dimmer não deve alterar em nada a iluminação do LED.

Sukys
18/07/2007, 18:19
Mais outro lembrete:

O valor do resistor, tanto em Ohm quanto em Watt, depende das características do led versus tensão de alimentação, e não existe um valor de resistor que sirva para todos os tipos de led.

Sds,
Sukys

Fabinho YAWARI
18/07/2007, 18:30
Muito bem lembrado!
Quem não sabe como calcular levanta o dedo... ajudo como possível!
Quem tem vergonha de levantar o dedo mete o de 470ohms mesmo que tá na média (pros de alto-brilho)... pode haver uma pequena diferença na intensidade da luz... nada de tão grave! Mas sugiro perder a vergonha e levantar o dedo!!!

maanunes
18/07/2007, 22:35
Gostei do esquema, mas estou pensado em fazer algo tipo angel-eyes ( usado nos farois de bmw ) nos mostradores, assim distribuo a luz.

Gustavo Niva
18/07/2007, 22:56
http://www.fibraotica.com.br/

Nem lembrava que eu tinha isso anotado aqui (pelo msm motivo hehehe)... num forum achei esses preços...
4,5 mm = R$ 20,00 / metro
8,0 mm = R$ 55,00 / metro
14,0 mm = R$ 140,00 / metro

Luciano SHAKALL
19/07/2007, 00:40
Gostei do esquema, mas estou pensado em fazer algo tipo angel-eyes ( usado nos farois de bmw ) nos mostradores, assim distribuo a luz.CAmaRAda Nunes, só lembrando que apenas trocar as lâmpadas por LED's (instalando os devidos resistores), requer "apenas" a desmontagem do painel ("bloco" inteiro do quadro de instrumentos), enquanto que a solução proposta (estilo Angel Eyes) requer a desmontagem completa de cada um dos instrumentos.

Caso os desmonte, PELAMORDIDEUS cuidado com os ponteiros: Falo por experiência própria (Ainda não deu tempo de testar a solução dos CAmaRAdas... :sad: )

Caso tente mesmo os "Angels Eyes" no painel, a fibra ótica (como bem informou o CAmaRAda Gustavo :palmas: ) parece ser uma boa solução. :concordo:

Se desejar utilizar mesmo os LEDs para os "Angels Eyes", dá uma sacada nesse link: http://www.corsaclube.com.br/forum/abre_pagina.php?page=materias.php .
Claro que lá fala dos "pra faróis", mas... Talvez, quem sabe usando "uma escala menor"... :pensativo:

Outra solução para distribuir melhor a luz, é desbastar (cortar mesmo) as bordas dos mostradores, diminuindo um pouco seu diâmetro total.
Nada muito drástico, é até quase imperceptível, só o suficiente para deixar passar um pouco mais de luz. :wink:

Se desejar "um pouco" mais de trabalho :twisted: (e quiser manter os mostradores originais "íntegros" ), pode substituí-los por outros especialmente recortados
em acrílico "Made By You" :mrgreen: , imprimindo - e colando no acrílico - adesivos com o "desenho" dos mostradores (escala de números e traços), obtidos escaneando os originais.
Como os números são brancos, eles "acenderão", pois deixrá passar a luz através deles, o que não ocorre com os mostradores originais (em alumínio pintado). :wink:

Se desejar, pode ainda mudar a cor do fundo dos instrumentos pra branco, como em alguns "carros de corrida". Nesse caso, todo o mostrador acenderá... :concordo:
Quanto a essa modificação (mostrador branco - ou da cor que vc quiser...), sugiro dar ma olhada no tópico VELOCÍMETRO (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12367) , ok?

[]'s

maanunes
06/08/2007, 10:48
Se desejar "um pouco" mais de trabalho :twisted: (e quiser manter os mostradores originais "íntegros" ), pode substituí-los por outros especialmente recortados
em acrílico "Made By You" :mrgreen: , imprimindo - e colando no acrílico - adesivos com o "desenho" dos mostradores (escala de números e traços), obtidos escaneando os originais.
Como os números são brancos, eles "acenderão", pois deixrá passar a luz através deles, o que não ocorre com os mostradores originais (em alumínio pintado). :wink:

Agora tenho uma dúvida, aonde imprimo esses adesivos ? qual material ?
[]s

Luciano SHAKALL
06/08/2007, 17:57
"... Agora tenho uma dúvida, aonde imprimo esses adesivos ? qual material ? ..."CAmaRAdas Nunes, eu "to meio atrasado" na reforma do meu painel (contra-tempos), e ainda não imprimi os adesivos :oops: ...
Mas irei mandar fazê-los em papel fotográfico brilhante (ou o mais parecido com isso que seja adesivo) e mandar "laminar": É aquele processo que "plastifica" um dos lados
(o da impressão). Quase todas as gráficas - especialmente as que fazem impressão de "Banners" - fazem esse serviço! :concordo:

[]'s