Ver Versão Completa : Marruá ou Engesa Fase II?
André Pereira
01/08/2006, 23:29
Prezados Companheiros,
Encontrando-me tendente a permutar meu Engesa fase I por um Marruá (ou por um engesa fase II), peço opiniões dos que conhecem um e outro jipes. Esclareço que meu propósito é empregar o veículo preponderantemente em expedições. Por outro lado, os quesitos que mais me interessam são estabilidade e eficiência nas frenagens (coisa em que, segundo ouvi dizer, os engesas não são muito bons). Agradeço desde logo a cooperação.
José Augusto
01/08/2006, 23:56
André, vai depender do Engesa FII, é claro que um Marruá sendo novo é uma excelente opção, mas as vezes vc pode pegar um Engesa FII em perfeito estado, com o mesmo motor MWM (ou outro melhor ou equivalente), eixos já reforçados, com flutuante, itens de comodidade (dh, embreagem hidráulica, sistema de freios de S10/Blazer a disco nas 4), tcase com redução, calçado com pneus mais adequados e com acabamanto em couro.
Então o Engesa numa condição como a acima, teoricamente, seria mais interessante.
Felypenoob
02/08/2006, 13:35
Tenho um tio que fez treinamento na fábrica da Agrale e me falou bastante sobre o carro.
O Marruá é novo, tem um chassi MUITO reforçado, motor a diesel forte, caixa boa, eixos bons, carroceria forte, efim.. um monstro! A única coisa que não me comove no marruá são os pneus finos :mrgreen:
Eu sou fã do engesa também, mas para comprar um engesa muito bem preparado (de tal forma a superar o marruá) você deve estar pagando um valor alto, mas o chassi ainda não será tão forte como o do marruá.
Abraços!
Felype
Marcos Petri
02/08/2006, 17:17
Sem contar que um Fase II deve estar uns R$ 40.000,00 e um Marruá R$ 85.000,00. Com 1 Marruá compra-se 2 Engesas, só que um Engesa é , pelo menos, 14 anos mais velho que um Marruá. Se eu tivesse dinheiro, já teria comprado um Marruá, pois vi seu desempenho naquele encontro de Engesa aí de São Paulo. O duro é pagar os R$ 85.000,00. Parece que colocaram uns à venda por R$ 60.000,00, mas não tenho certeza.
Petri F I " mula "
Felypenoob
02/08/2006, 17:23
Sem contar que um Fase II deve estar uns R$ 40.000,00 e um Marruá R$ 85.000,00. Com 1 Marruá compra-se 2 Engesas, só que um Engesa é , pelo menos, 14 anos mais velho que um Marruá. Se eu tivesse dinheiro, já teria comprado um Marruá, pois vi seu desempenho naquele encontro de Engesa aí de São Paulo. O duro é pagar os R$ 85.000,00. Parece que colocaram uns à venda por R$ 60.000,00, mas não tenho certeza.
Petri F I " mula "
Devem ser os nove que estão a venda hoje em dia, os militares que participaram de uma expedição aí...
Abraços!
Felype
Só pra lembrar: o chassis do Marruá é o mesmo do fase II do qual foi copiado.
A carroceria é a mesma (outra cópia).
Eixo traseiro o mesmo.
Só não copiaram os intens que não são mais fabricados e fizeram algumas melhorias.
Enfim, nada mais que uma cópia descarado do antigo fase II.
Me ofereceram por email um exemplar que participou da expedição Marruá por módicos 98.000,00 (isso mesmo! noventa e oito mil reais!)
Parece que algum bicho mordeu os caras da Agrale durante a expedição e ficaram malucos!
Com 50.000,00 se montar um super engesa com tudo novo, do bom e do melhor!
Felypenoob
02/08/2006, 18:43
Só pra lembrar: o chassis do Marruá é o mesmo do fase II do qual foi copiado.
A carroceria é a mesma (outra cópia).
Eixo traseiro o mesmo.
Só não copiaram os intens que não são mais fabricados e fizeram algumas melhorias.
Enfim, nada mais que uma cópia descarado do antigo fase II.
Me ofereceram por email um exemplar que participou da expedição Marruá por módicos 98.000,00 (isso mesmo! noventa e oito mil reais!)
Parece que algum bicho mordeu os caras da Agrale durante a expedição e ficaram malucos!
Com 50.000,00 se montar um super engesa com tudo novo, do bom e do melhor!
Pelo que eu sei, o chassi do marruá é o mesmo, mas a chapa tem espessura maior e mais reorços. A carroceria eu não sei se é mais espessa, mas pelo que sei é mais reforçada.E bom, dizer que é copia não é apropriado, pois a Agrale comprou o projeto. :mrgreen:
Abraços!
Felype
Comprando ou não o projeto a cópia é evidente!!!
Mas não tem problema nenhum, pois copiaram o melhor dos jipes!
Como dizia o comandante Rolim Amaro: "Quem não tem criatividade para criar tem que ter coragem para copiar!"
Cilon Carlos Heck
03/08/2006, 13:40
Engesa FII com motor MWM ou S4T em bom estado de conservação o preço gira em torno de R$ 35.000,00. Gastando uns R$ 5.000,00 coloca freio a disco na traseira (golf), capota de fibra e bancos de couro de primeira.
Não precisa ter chassi mais reforçado que o original (a não ser que queira jogá-lo de uma ribanceira, derrubar árvore na porrada, etc.).
Tem um cara que me deixou um cartão que ele estava vendendo um com eixos, câmbio e transferência da Toyota (inclusive com reduzida) e estava pedindo 33.000,00. Foi montado pelo Munhoz (reportagem sobre camper na 4X4 & Cia.) de Cambé. Está excelente. Se tiver interesse me mande um e-mail.
Marcio Vargas
09/08/2006, 11:48
Comprando ou não o projeto a cópia é evidente!!!
Mas não tem problema nenhum, pois copiaram o melhor dos jipes!
Como dizia o comandante Rolim Amaro: "Quem não tem criatividade para criar tem que ter coragem para copiar!"
Amigo
Acredito que taxar de copia é um pouco pessado.
O Negocio da Agrale é trator, caminhão e motor...
Eles não se propuseram a desemvolver um Jipe, se propuseram sim a Fabricar um jeep. Para tanto compraram o projeto de um otimo Jipe que infelizmente não era mais fabricado e relançaram no mercado com outro nome. Claro que esse relançamento veio acompanhado de pequenas modificações a fim de corrigir alguns problemas ( como a suspenção dianteira) e outros apenas para melhorar o que jpa era bom ( chassi) isso para citar apenas dois exemplos
Portanto acho que copia não é o termo certo, pq o Marrua não é uma copia, ele é o Engesa com algumas modificações que o novo fabricante fez...
haundrich
09/08/2006, 12:05
Eu sou fã do engesa também, mas para comprar um engesa muito bem preparado (de tal forma a superar o marruá) você deve estar pagando um valor alto, mas o chassi ainda não será tão forte como o do marruá.
Abraços!
Felype
Ué, a Agrale mudou o projeto original do chassis?
haundrich
09/08/2006, 12:11
Pelo que eu sei, o chassi do marruá é o mesmo, mas a chapa tem espessura maior e mais reorços. A carroceria eu não sei se é mais espessa, mas pelo que sei é mais reforçada.E bom, dizer que é copia não é apropriado, pois a Agrale comprou o projeto. :mrgreen:
Abraços!
Felype
ô lôko... fico pensando no motivo para tornar o chassis mais forte do que já é.
A capacidade de carga e de reboque continuam os mesmo que no projeto original, ainda por cima para uso militar (canhão ati-recuo e num sei o que más..) E também nunca ouvi falar de trincas ou desalinhamentos em chassis de engesa que necessitasse de algum tipo de reforço.
Estou realmente curioso...
Nessa onda de cortar custos, acredito que o chassi tenha ficado é mais fraco em relação aos engesas
Não acredito que tenham enfraquecido o chassis.... Pelo que sei, os caras de SP, que eram engenheiros/técnicos da falida Engesa, e que recuperaram o projeto do EE4, e depois venderam para a Agrale, melhoraram alguns aspectos ruins e atualizaram outros, como motor, caixa, diferenciais, parte elétrica... Mas mesmo assim, 85/98 K por um Marruá é pesado. Sem conforto nenhum, sem acabamento. Não sou muito do Troller, mas acho que o Troller tá bem melhor de custo/benefício.
José Augusto
09/08/2006, 17:38
Pessoal, naquele encontro de engesas que rolou aqui no forum, o responsável que desenvolveu o protótipo do Marrua (e que vendeu os direitos para agrale) esteve presente com o Marrua.
Existem algumas diferenças, mas a principal é o cambio que é mais moderno e bem mais fácil de engatar.
O pessoal que esteve lá pôde testar o Marrua, o Edu Velo do engesa F3 com Q20b, explorou bem subiu e desceu com o Marrua um barranco que tinha lá, pergunta para ele sobre o comportamento, me parece que o engesa dele se saiu melhor.
Piorar foi um exagero meu, mas reforçar acho que não o fizeram, mesmo porque nem é necessário.
É isso que não entendo. Os caras não gastaram quase nada com projetos e tem a coragem de pedir 98.000,00 por um cópia "melhorada" (?) do engesa!
Marcio Vargas
10/08/2006, 07:45
Li uma vez em uma exame uma emtrevista com o presidente mundial da ford
Perguntaram para ele porque que a Explorer custava perto das 100 mil latinhas por aqui, se lá nos EUA saia por 30...
O cara simplesmente respondeu que esse era o preço que o Brasileiro estava disposto a pagar pelo carro...
Assim é com o Marrua... Os caras cobram o que quiserem... Quem quiser paga. E tem muita gente que paga...
Infelizmente no Brasil funciona assim...
Vítor Martins
10/08/2006, 10:50
Percebo que ainda pairam dúvidas em vossa cachola. Você tem acompanhado minha sina em relação à montagem e restauração de um Fase II, MWM 2.8, cuja perspectiva final de custo chegará aos R$45.000,00. Cheguei à conclusão, após ter dirigido um Marruá, que o preço final do referido veículo é deveras, RIDÍCULO, uma vez que se trata de um veículo "upgradeado", ou seja, as mudanças desenvolvidas, exceto à de largura de chassis e carroceria, são possíveis a todos os mortais possuidores de um Fase II ou Fase III, a um custo bem mais barato e acessível. Para ser sincero, coloco muito "mais fé" no Engesa, do que no Marruá, por se tratar de um projeto original, genuinamente brasileiro, e que pode ser moldado, ou seja, "upgradeado" a gosto do freguês, como foi feito pela Agrale em relação ao Marruá, só que a um preço exorbitante, uma vez que o lucro a ser obtido tem de ser repartido a muitos fornecedores. Agora, se estiver com dindin sobrando, é óbvio que comprar algo novo e pronto, é a melhor solução. Taí minha opinião. Abraços a todos. Vitor Martins
YouTube - agrale marrua
talvez isso ajude, marruá, para longas expedições e não só para trilhas, etc. Tanque com autonomia de 1.000 km, baixa manutenção, etc. Se eu pudesse comprar um iria comprar com certeza. O engesa não deixa a desejar para trilhas, se este é o fim, porque ainda está em dúvida?
Frederico Mendes
07/10/2012, 12:48
Comprando ou não o projeto a cópia é evidente!!!
Mas não tem problema nenhum, pois copiaram o melhor dos jipes!
Como dizia o comandante Rolim Amaro: "Quem não tem criatividade para criar tem que ter coragem para copiar!"
Não é copia, é continuidade da produção.
Cópia é o que os chineses fazem, que nao dao o mérito ao dono da patente.
Até onde sei a Agrale, comprou a licença de produção. Temos que agradecer, afinal, é um projeto nacional, que nao copia em nada modelos de outros paises.
Parabens a Agrale.
gabriel correia
07/10/2012, 16:17
se algum de voçês já pegaram algum chassis de engesa pelado fase 2 nos braços devem perceber que em 2 caras já se cagaram de pesado ... mais reforçado do que ele já é ...só o tornaria mais pesado ainda!!! sendo assim o marruá em vez de melhorar a copia dos engesas já estariam começando errado!! tem engesas com MWM cambios de hilux ou F250 eixos trocados ou melhorados que na boa, coloca muito marruá no bolso e sempre será um eterno ENGESA copia é copia nada mais que uma copia...!!!
gabriel correia
07/10/2012, 16:23
se eu fosse da agrale teria vergonha de copiar descaradamente o engesa!! bom para termos um jeep parecido de visual e robustes porém vergonhoso pois os projetistas não tiveram a capacidade nenhuma de criar um jeep novo e o medo de não vender !! agora com a cara de engesa ..eles não precisariam ter duvidas sobre a venda deles!!
Frederico Mendes
07/10/2012, 18:59
se eu fosse da agrale teria vergonha de copiar descaradamente o engesa!! bom para termos um jeep parecido de visual e robustes porém vergonhoso pois os projetistas não tiveram a capacidade nenhuma de criar um jeep novo e o medo de não vender !! agora com a cara de engesa ..eles não precisariam ter duvidas sobre a venda deles!!
Gabriel, nao é cópia, é continuidade, foi utilizado o mesmo maquinario da ENGESA.
Foi comprado o direito de produção.
Cópia é o que a Troller fez com o Jipe Americano que nao vou falar o nome agora.
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