PDA

Ver Versão Completa : Cherokee Sport + GNV = filtro de ar explodiu !



Ricardo Bambhoo
01/08/2006, 14:44
Srs,

Já li aqui no forum qq coisa sobre o filtro de ar das Cherokas Sport com GNV que explodem. (bom, na verdade quem explodiu não foi a caixa do filtro, mas sim uma caixa acoplada ao bloco da injeção).
A minha explodiu ! Ai então lá foi cola e arame pra resolver a situação, mas as vezes dá uma "estufada" como que diz: vou explodir outra vez !
Por que explode ?
Como evitar que expluda outra vez ?
Tem algum outro modelo de filtro de ar ?
[]'s

J Pinho
01/08/2006, 15:59
Ricardo, aquela caixa não é filtro, é chamada de tbi ou algo parecido. ela explode se voce deixar a chave ligada na posição gas pois acumula nela e quando voce vai ligar o gas explode. verifique se ha vazamentop no regulador e pode retirala que não ha prejuisp para o desenpenho.

jeronimo gama
01/08/2006, 16:23
Ricardo o certo é trocar aquela caixa do filtro e colocar um filtro espotivo, pois os gnv geralmente com o uso costumam estourar é um tal de fireboard ou algo assim,

Celsogvs
01/08/2006, 17:02
Ricardo, infelizmente não posso responder suas perguntas, pois estou aprendendo sobre Cherokee agora.

Gostaria de saber qual é sua opinião sobre Cherokee com GNV.

- Ela funciona bem?
- Como é o consumo?
- A quanto tempo está usando GNV?
- Foi você que mandou instalar o kit GNV? Se sim, onde?

Obrigado e desculpe por tantas perguntas.

[]'s

Ricardo Bambhoo
02/08/2006, 08:24
Ricardo, infelizmente não posso responder suas perguntas, pois estou aprendendo sobre Cherokee agora.

Gostaria de saber qual é sua opinião sobre Cherokee com GNV.

- Ela funciona bem?
- Como é o consumo?
- A quanto tempo está usando GNV?
- Foi você que mandou instalar o kit GNV? Se sim, onde?

Obrigado e desculpe por tantas perguntas.

[]'s
Depende o que chama de funcionar bem:
- Bom, só acho que em rotações muito baixas (1.000 - 1.500) é fraco. A velocidade final tb tá ruim, muito ruim (acho que uns 130 Km/h). Se bem que acho que tem alguma coisa pifada, pois um belo dia saiu muita fumaça que veio debaixo do capo, preciso voltar na instaladora e ver o que é ! To achando que vou retirar um tal de regulador automático e botar um mecânico.
- O consumo é excelente: na cidade, no transito maluco de põe 1a pára, anda põe 2a pára de novo , põe 1a pára... ela faz uns 6 Km com 1 m3. Na estrada, direto e reto, chegou a fazer 11 Km com 1 m3 (normalmente faz 10 Km).
- Está instalado faz uns 4 meses.
- A instalação foi em Osasco, na Nova Geração.
Resumo: estou satisfeito. Só quero fazer mais de velocidade final...

[]'s

Ricardo Bambhoo
02/08/2006, 08:26
Ricardo o certo é trocar aquela caixa do filtro e colocar um filtro espotivo, pois os gnv geralmente com o uso costumam estourar é um tal de fireboard ou algo assim,
Alguém sabe onde compro ? (Waaaaaaaalaceeeeeeee??)
[]'s

jeronimo gama
02/08/2006, 09:38
O ideal com GNV é colocar dois redutores e não o grandão que geralmente usam para caminhonetes, é parecido com as caminhonetes de corrida com GNV, usam tambem o tal filtro esportivo e cabos e velas especiais para GNV, a minha estalei aqui em Jaragua do Sul, com um cilindro de 20m3 custou R$ 5.000, 00 faz 8 km por litro na estrada e 6 na cidade, chega bem facinho a 160Km/h e tem um torque fantastico.
abraços

Celsogvs
02/08/2006, 10:40
Ricardo e Jeronimo, muito obrigado pelas respostas.

Devo comprar uma chroka nos próximos dias e como vou usá-la no dia a dia (70 km dia) quero colocar GNV.

So não sei se vou conseguir uma empresa especializada em instalação de GNV aqui em BH que consiga instalar sem me dar dor de cabeça depois.

[]'s

cRiPpLe_rOoStEr
17/01/2009, 17:12
Ricardo, aquela caixa não é filtro, é chamada de tbi ou algo parecido. ela explode se voce deixar a chave ligada na posição gas pois acumula nela e quando voce vai ligar o gas explode. verifique se ha vazamentop no regulador e pode retirala que não ha prejuisp para o desenpenho.

tbi = throttle body injection, injeção no corpo da borboleta, por fora parece um carburador e dentro tem aquele esguicho eletrônico em cima da borboleta e o filtro é igual ao dos carburados... foi bastante comum nos 1ºs modelos americanos com injeção para aproveitar a escala de produção ja existente com os modelos carburados...

BetoScliar
19/01/2009, 12:14
Pessoal tenho uma Cherokee Sport 97 e instalei GNV aqui em Porto Alegre na Arm Gás,
custou acima da média mas ficou perfeito, está com um sistema que só liga gás acima de 2.000 rpm para não ter aquele problema de falta de uso de gasolina... pra não dar problemas depois, o sistema ficou muito bom.

Funciona perfeitamente mas sentí que alterou a frenagem, tb a potência significativamente.

Só fiquei preocupado com essa questão de explodir, vou ver isso ae quando souber de preço da peça aviso aqui, um abraço!

cRiPpLe_rOoStEr
19/01/2009, 21:06
tenho uma Cherokee Sport 97 e instalei GNV aqui em Porto Alegre, com um sistema que só liga gás acima de 2.000 rpm para não ter aquele problema de falta de uso de gasolina...

Funciona perfeitamente mas sentí que alterou a frenagem.

e se o tanque "secar" antes das 2000rpm o motor apaga? tem como desligar esse sistema? quanto ao problema de rodar só no gás, se for por causa da bomba de gasolina, é possível adaptar um interruptor para desativar ela... se for por causa das sedes de válvula, na índia tem uns kits para converter motores 2t com um sistema para misturar o gás e o óleo, que poderia ser adaptado em motores 4t para manter lubrificadas as sedes de válvula... sobre a frenagem, com um peso a mais sobre o eixo traseiro acaba havendo uma transferência de peso que acaba por ser projetado para a frente e aí vai aumentar a distância de frenagem por inércia... uma válvula sensível a carga como a que equipa algumas pickups atenuaria esse efeito...

BetoScliar
22/01/2009, 12:10
Cripple se o tanque tiver vazio é só ligar e acelerar que passa direto pro gás, engraçado que tive um problema com o "Security", o corta corrente ( o problema era no controle)... mas daí lembrei que o gnv não é afetado por isso, daí pude levar numa autorizada indo com gás, fica a dica pra quem tiver o mesmo problema.

Ah respondendo a pergunta inicial o sistema tem como ser desligado (ligar direto no gnv), mas eu prefiro assim.

Boa dica sobre gnv valeu mesmo, eu tenho 5 cilindros acho que vou vender 2, até pra ter um espaço no porta-malas, risos, e confesso por questão psicológica não me sinto bem dirigindo olhando um reator nuclear atrás, apesar de ser muito seguro.

um abração valeu pela dica preciosa!

cRiPpLe_rOoStEr
22/01/2009, 17:46
nunca pensou em usar álcool, beto? um dos meus tios, depois que o outro comprou uma pontiac trans sport e passou para gnv, resolveu comprar outra para fazer o mesmo, mas vai acabar passando para flex... ja reparou que até entre os taxistas ja tem uns que não usam mais gnv?

BetoScliar
23/01/2009, 11:20
Isso é uma verdade, tem muuuito taxista desistindo de gnv....
Pra mim até é conveniente pq viajo muito e dirijo devagar na estrada (80km/h) mas o peso que a caminhonete ficou que me encomoda, fora que perdí o porta-malas né, mas a alcool? que adaptação teria que fazer para uma cherokee rodar a alcool?

um grande abraço!

Luiz Carlos Moreira
23/01/2009, 12:39
Amigos, tive oficina de conversão a gás natural por 03 anos , fiz cursos na Rodagás, Inmetro e Senai. e posso dizer claramente o que esta ocorrendo.
Esses estouros no filtro de ar ou no TBI são chamados de "retorno de chama", o qual a explosão ocorre no filtro em vez de na câmara de combustão.
Os fatores que levam a esse problema são vários:

- mal regulagem do redutor de pressão ( ou esta muito rica, ou muito pobre )

- cabos de vela com fuga de corrente
- regulagem dos eletrodos das velas ( elas tem que ter uma abertura dos eletrodos de 0,8 mm para o GNV, e não de 1,2 mm original.
- a transposição de gasolina para GNV deve ser sempre em "desaceleração", a 1.800 RPM, pois assim os dois combustiveis ( gasolina e GNV não se atropelam ), caso contrário pode ocorrer ecesso de combustivel ocasionando também esse problema.
Particularmente os motores 5.2 trabalham a uma temperatura alta ( 90 graus ) e o gás tende a aumentar essa temperatura, pois sua queima ocorre a 600 graus, bem diferente da gasolina que é de 260 graus. Futuramente, quem se utlizar do GNV em constante, pode ter as juntas dos cabeçotes queimadas, cabeçotes empenados, sistema de injeção ressecados, mangueiras rachadas e uma boa despesa para arrumar.
Não aconselho esse tipo de combustivel para esse veiculo, muito menos o alcool, que corroe os bicos injetores, escapamento, sonda, etc...etc..
Pode-se ter uma economia momentânea, mas em pouco tempo irá desembolsar $ muitos mais do que economizou para arrumar os estragos.
Esse motor foi desenvolvido mesmo para trabalhar com gasolina.

Luiz Carlos Moreira
23/01/2009, 12:45
Minha opinião, regular o motor , fazer as manutenções preventivas e rodar na gasolina.
Tenho uma Limited 96 Silver que faz cidade 6,2 km/l estrada 10 a 11 km /l em velocidade cruzeiro, com motor regulado, velas , cabos de velas sondas, limpeza do TBI, tudo feito a cada 20.000km.:-D

BetoScliar
23/01/2009, 13:35
Luiz te agradecí por msg privada mas agradeço mais uma vez aqui pelas preciosas dicas sobre Gnv, um abraço!

cRiPpLe_rOoStEr
23/01/2009, 15:14
que adaptação teria que fazer para uma cherokee rodar a alcool?

só a reprogramação da injeção e da ignição como a que é feita com aqueles módulos adaptadores ja é viável, mas para proteger mais da corrosão é aconselhável substituir a bomba de combustível e os bicos injetores por outros mais resistentes à corrosibilidade maior do álcool... se quiser rodar somente no álcool, o que eu não aconselho, poderia rebaixar o cabeçote, fazer eletroerosão nos bicos injetores para aumentar a vazão, usar filtro de ar "esportivo" e deveria instalar um sistema de partida a frio...

BlackJeff
26/01/2009, 08:16
Amigos, tive oficina de conversão a gás natural por 03 anos , fiz cursos na Rodagás, Inmetro e Senai. e posso dizer claramente o que esta ocorrendo.
Esses estouros no filtro de ar ou no TBI são chamados de "retorno de chama", o qual a explosão ocorre no filtro em vez de na câmara de combustão.
Os fatores que levam a esse problema são vários:

- mal regulagem do redutor de pressão ( ou esta muito rica, ou muito pobre )

- cabos de vela com fuga de corrente
- regulagem dos eletrodos das velas ( elas tem que ter uma abertura dos eletrodos de 0,8 mm para o GNV, e não de 1,2 mm original.
- a transposição de gasolina para GNV deve ser sempre em "desaceleração", a 1.800 RPM, pois assim os dois combustiveis ( gasolina e GNV não se atropelam ), caso contrário pode ocorrer ecesso de combustivel ocasionando também esse problema.
Particularmente os motores 5.2 trabalham a uma temperatura alta ( 90 graus ) e o gás tende a aumentar essa temperatura, pois sua queima ocorre a 600 graus, bem diferente da gasolina que é de 260 graus. Futuramente, quem se utlizar do GNV em constante, pode ter as juntas dos cabeçotes queimadas, cabeçotes empenados, sistema de injeção ressecados, mangueiras rachadas e uma boa despesa para arrumar.
Não aconselho esse tipo de combustivel para esse veiculo, muito menos o alcool, que corroe os bicos injetores, escapamento, sonda, etc...etc..
Pode-se ter uma economia momentânea, mas em pouco tempo irá desembolsar $ muitos mais do que economizou para arrumar os estragos.
Esse motor foi desenvolvido mesmo para trabalhar com gasolina.

Luiz, aproveitando a sua experiência no assunto, passei por esses problemas de retorno de chama e até fogo, pois a mangueira entre as flautas rachou e queimou tudo. Muitos R$, sorte minha que estava na garantia e a revendedora bancou. Naquela ocasião eu exigi a instalação de um kit 5ª Geração, que injeta o gnv em 8 pontos. Esse sistema eliminou esses problemas e ao contrário do que a turma colocou aqui, a minha cola o velocímetro facinho e nas serras sobe normal. Agora, ela começou a acender a luz CHECK ENGINE, e quando está quente (marcador de temperatura no meio ou ligeiramente acima) ela pifa na gasolina. Estou desconfiado da sonda lambda, essa sonda tem como limpar ou preciso colocar uma nova? Ainda não levei para escanear para ver por que essa luz acende.:pensativo:

de_saco_cheio
26/01/2009, 10:11
Olha

Acho bom começarem a desconfiar dos seus computadores de bordo (porque com certeza a média de consumo que vocês fazem é baseada nele)...

Uma Limited 5.2 jamais vai fazer 11 Km/L... Nem nos USA, 0 Km, com gasolina boa, em estrada e com vento a favor ela fazia isso...
Nem em velocidade de "cruzeiro" mesmo, com o Cristo no meio e muita reza brava...:discordo:

Checa esse site: www.fueleconomy.gov (http://www.fueleconomy.gov)

Procure seu carro, ano, modelo e veja nesse site do governo americano quanto bebe seu carrinho.

negreira
26/01/2009, 10:21
só a reprogramação da injeção e da ignição como a que é feita com aqueles módulos adaptadores ja é viável, mas para proteger mais da corrosão é aconselhável substituir a bomba de combustível e os bicos injetores por outros mais resistentes à corrosibilidade maior do álcool... se quiser rodar somente no álcool, o que eu não aconselho, poderia rebaixar o cabeçote, fazer eletroerosão nos bicos injetores para aumentar a vazão, usar filtro de ar "esportivo" e deveria instalar um sistema de partida a frio...


:dance::dance:MESTRE:dance::dance:

é possivel amenizar esses problemas deixando a viatura "dormir" na posição gasolina, deixando assim todo o sistema (umedecido de gazolina) tipo bomba, bicos, mangueiras ?

BlackJeff
26/01/2009, 11:47
Olha

Acho bom começarem a desconfiar dos seus computadores de bordo (porque com certeza a média de consumo que vocês fazem é baseada nele)...

Uma Limited 5.2 jamais vai fazer 11 Km/L... Nem nos USA, 0 Km, com gasolina boa, em estrada e com vento a favor ela fazia isso...
Nem em velocidade de "cruzeiro" mesmo, com o Cristo no meio e muita reza brava...:discordo:

Checa esse site: www.fueleconomy.gov (http://www.fueleconomy.gov)

Procure seu carro, ano, modelo e veja nesse site do governo americano quanto bebe seu carrinho.

Pensei que eu fosse louco, mas tem gente pé no chão, a minha na cidade fas 2,8 na casquinha hehehe ...nem meu Omega 2.0 fazia 11 km/l. :mrgreen:

cRiPpLe_rOoStEr
26/01/2009, 19:41
:dance::dance:MESTRE:dance::dance:

é possivel amenizar esses problemas deixando a viatura "dormir" na posição gasolina, deixando assim todo o sistema (umedecido de gazolina) tipo bomba, bicos, mangueiras ?

no caso do veículo a gás é possível... no álcool, se for usado esse esquema dos módulos "tabajaraflex" o jeito é misturar gasolina ou até mesmo 2% de óleo castrol 2t (solução controversa mas efetiva)... se fosse como numa brasília que eu vi, com 2 tanques, um para álcool e outro para gasolina, até dá de fazer isso tb...

Luiz Carlos Moreira
27/01/2009, 17:43
Me desculpem, tirei a média de consumo da minha cheroca novamente e o resultado foi:
cidade : 5,0 a 5,5 km/l
misto: 7,0 a 7,5 km/l
estrada: 8,7 a 9,9 km/l
Obs: não usei o computador de bordo como referência.

Com relação a sonda lambda não tem geito, quando começa a dar problemas, não tem conserto e nem tem como limpá-las.
Existe uma sonda lambda de resposta mais rápidas, é um pouco mais caro mas é melhor do que a convencional.
Não se preocupem , qualquer sonda lambda serve no seu carro, desde que tenha a mesma quantidade de fios ( 01 preto, 02 brancos, 01 cinza.
Coloquei sonda da Courier na minha cherokee 5.2 e ficou beleza, só usei o terminal original.
As roscas das sondas são padronizadas, isto é, são todas iguais, apenas umas tem somente 02 fios, outras 03 fios, e particularmente da linha Jeep são 04 fios.