Conectar

Ver Versão Completa : Bobina aquecendo, motor BF

Raphael Diniz
01/08/2006, 09:59
Olá pessoal,

Antes que alguém diga alguma coisa, fiz uma pesquisa no forum e as respostas que encontrei, não foram satisfatórias, por isso resolví abrir este tópico.

Quando ligo o jeep (motor BF, ignição normal) o motor funciona normalmente, porém quando o mesmo aquece, começa a falhar e a Bobina tá esquentando tanto que não dá nem pra colocar a mão nela.

A princípio achei que fosse o bobina e fiz um teste colocando outra bobina nova....ficou a mesma coisa....vinte minutos tava fervendo.....Como informação, acabei de reformar todo o jeep, inclusive fiz todo o chicote novo, cabos de vela novos (bosch), tampa do distribuidor novo, rotor novo, bobininha de dentro do distribuidor nova, platinado novo, velas novas, bateria nova (70Ah), motor de arranque revisado. A bobina que estou usando é a Bosch Azul, que segundo os entendidos é pra alta amperagem.......outra informação, troquei o alternador original do motor por um do Tempra (90 A).

Aguém tem alguma sugestão ou idéia do que possa ser......não consigo andar com o jeep por causa disso.

Agradeço a todos antecipadamente pela ajuda.

Abraço,

Santoro
01/08/2006, 10:10
posso estar enganado , mas a bobiba bosch q e pra alta amperagem n e a laranja ? era a q eu tinha no carro ...

Raphael Diniz
01/08/2006, 10:17
Olá Santoro,

Sim, existe uma outra bobina Bosch que é específica para altas amperagens....essa que estou usando, é uma intermediária....não é a normalzinha, mas também não é a Top em se tratando de altas amperagens. Mas a questão não é a Bobina inadequada, pois como disse, coloquei outra normal (e nova) no lugar e aconteceu a mesma coisa......outra coisa, eu não uso ignição eletrônica no jeep, ele está com ignição normal, qualquer bobina, até a de fusca da Marflex, serviria......A coisa é mais complicada! Talvez a instalação, não sei......

Abraço,

Alessandro Henrique
01/08/2006, 11:11
Raphael,
Existem bobinas de ignicao que necessitam de resistor externo ou fio-resistencia (balast). Verifique se nao eh este o caso.

Sds.

Raphael Diniz
01/08/2006, 11:22
Opa, tudo bem Alessandro,

Cara, já me falaram pra ver isso, por isso deixei o jeep hoje no auto-elétrico pra me dar algum diagnóstico......realmente não sei se eles fizeram com fio resistivo.....mas aí vai umas perguntas......Será que ambas as bobinas testadas por mim necessitariam desta resistência? Será que dei tanto azar assim? Caso eu coloque a resistência externa numa bobina que não precise, isso evitaria que ela se aqueça e por consequência não falharia o motor? Mas indo menos amperagem (por causa da resistência) para a bobina que não necessita desta resistência não afetaria as faiscas nas velas?

Abraço,

Alessandro Henrique
01/08/2006, 11:32
Será que ambas as bobinas testadas por mim necessitariam desta resistência? Dependendo do modelo sim.
Para eliminar duvidas, deve-se utilizar a bobina que o fabricante recomenda.
Existem modelos que necessitam de resistencia externa e outros nao. A utilizacao de resistencia em uma bobina que nao requer este artificio, acarretara em uma faisca de menor intensidade. Desta forma, bobinas que necessitam do resistor e estiverem instaladas sem o mesmo, aqueceram demasiadamente o que reduz sua vida util.
Outro detalhe: verifique o estado do condensador.

Sds.

GOT
01/08/2006, 12:20
Galera, deixa eu pegar uma carona no tópico.

A bobina da viatura tbém está fervendo a ponto de não conseguir encostar a mão na danada.
A viatura é 4cc, motor OHC, ignição normal. Uso uma bobina laranja:
Como saber se a bobina precisa dessa tal resistência?
abs

NeRo
01/08/2006, 12:43
Olha... eu não manjo disso, mas o que me acontecia é que alguma ligação na bobina estava invertida (não sei dizer qual).
Daí o meca viu isso e disse que com essa ligação invertida a bobina funciona, mas esquenta logo. E que é um erro é até comum de acontecer numa montagem...

GOT
01/08/2006, 12:52
Verdade Nero, depois que trocaram uma vez a bobina foi que começou esse problema. O cara deve ter invertido. O jeito vai ser desinverter e ver se melhora.
Agora, qdo ela esquenta, corta a faísca e a vtr não pega!? Nem no tranco, correto? Pois o meu jeep morre e não pega, as vezes pega no tranco...

Raphael Diniz
02/08/2006, 09:24
Galera, novas informações,

Lembrei que antes de trocar a bomba de óleo, essa falha no motor não acontecia......e agora lendo o manual do mecânico, observei que a bomba de óleo e o distribuidor trabalham juntos, isto é, lendo o manual, existe todo um procedimento para a retirada da bomba de óleo, se não quando da reinstalação da mesma, o motor pode ficar fora de ponto de ignição. Com certeza o MECA não seguiu este procedimento que é a colocação do pistão número 1 na posição superior e o rotor do distribuidor na posição 5 horas. Ele simplesmente retirou a bomba velha e colocou a nova......percebí que depois disto, o motor começou a falhar.....até pensei que fosse o carbura e limpei ele todo.....mesmo assim continuou.....Agora eu pergunto, caso realmente seja isso (ignição fora de ponto), isso causaria o aquecimento da bobina?

Abraço (quase chegando em um conclusão),

Augustocesar
08/08/2006, 15:59
Rafael,
Eu também estou com esse problema e veja bem, eu tirei a bomba de óleo e depois coloquei tudo e tenho certeza de que ficou no ponto.
Mas a dúvida é porque o motor funciona normalmente e depois que aquece a bobina esquenta tanto e começa a falhar.
no meu caso, fiz todas as besteiras possíveis com o BF, esclareço:
Fiz o motor, troquei o comando de válvulas por um mais bravo, rebaixei o cabeçote (algo como 10:1), passei para álcool, troquei o carburador por um SOLEX 40 DEIS, coloquei ignição eletrônica, fiz escape dimensionado 6x2 e ainda não consegui arredontar o motor.
Sei que ele deve apresentar um desempenho satisfatório, afinal enquanto a bobina não esquenta ele fica muito bom, mas logo em seguida ele ratea.
Mas apesar de conseguir um funcionamento satisfatório enquanto a bobina está fria, logo que ela esquenta o motor fica rateando até apagar, olhei a faísca na vela e notei que a mesma fica quase apagada, então na câmara de explosão ela deve desaparecer.
Como disseram que pode ser a ligação errada da bobina eu apelo ao poderoso all, que mostre qual a ligação correta, se existe um roteiro dessa ligação, porque assim podemos corrigir nossas viaturas.
Abraços,

Raphael Diniz
08/08/2006, 17:20
Opa...tudo bem Augusto,

Cara, fiz uma regulagem do ponto novamente e continua aquecendo.....desta forma descobrí que também não é isso. Tive conversando com outro mecânico de jeeps aqui e o que ele me passou e que pode ser a causa é que o regulador de tensão, pode estar "desregulado". Explico, como está num dos post´s anteriores, eu troquei o alternador do jeep que era original (35A) e com o regulador Wapsa separado (aquela caixinha preta) pois antigamente os alternadores não vinham com o regulador de voltagem junto, era separado. Coloquei um Alternador do Tempra (90A), até por sugestão dos experts aqui do forum, e este novo alternador já possui o regulador de tensão dentro dele, desta forma arraquei aquele regulador Wapsa, pois não seria mais necessário. Pois bem, o mecânico disse que este novo alternador pode estar com o regulador de tensão "desregulado" ou danificado provocando um aumento de carga na Bateria.
Estive pensando e realmente faz sentido, Pois se este regulador estiver alterado, ele pode estar sobrecarregando todo o sistema, fazendo com que a bobina esquente também.....ele disse que pra sabermos, é muito fácil, é só medir com um multímetro a carga da bateria, com o jeep ligado (qualquer auto-elétrico pode medir isso) e dar umas aceleradas, se por acaso a medição passar de 14V, é por que o alternador tá mandando carga de mais pra bateria e fazendo com que o sistema se sobrecarregue......

Ainda não medí por falta de tempo, mas será a primeira coisa que farei quando ligar o jeep esta semana. se por acaso isso acontecer, terei que fazer uma revisão completa no alternador.

Espero ter ajudado.....

Abraço tracionado,

Augustocesar
09/08/2006, 10:33
Rafa,
Acho que não é isso.
no meu carro não troquei o alternador, continua o original, o farol chega a parecer um tomate e ainda assim acontece.
Disseram que pode ser alguma ligação errada, acho mais provável, afinal de tanto tirar e colocar a bobina isso pode acontecer.
Ponto também não (deve) ser, mas estou desesperado com isso, se continuar vou fazer um bazar das peças do motor e comprar um motor de opala ou ap, assim quem sabe eu ando mais de jeep e vou menos em oficina.
Quem tiver alguma idéia, somos gratos, afinal é um absurdo fazer isso no atual estágio do motor.

Abraços,

Raphael Diniz
09/08/2006, 11:30
Augusto,

Tive conversando com o auto-elétrico que fez o chicote do meu jeep sobre a possibilidade de alguma ligação errada, ele me disse o seguinte, se fosse ligação errada da bobina, nem iria funcionar o jeep......oque não tá acontecendo, pois o jeep liga normalmente e só depois de um tempo começa a falhar....na verdade a falha é causada pelo aquecimento da bobina que em seu interior, possui um óleo para ajudar no resfriamento e condução da corrente. Caso tenha alguma coisa anormal no sistema (que a gente ainda não descobriu) ela superaquece e a corrente que ela envia para o distribuidor passa a ficar irregular, causando a falha do motor. Me falaram até pra colocar a bobina de ponta cabeça......como nos fuscas e brasílias...não fiz este teste pois não achei que tenha sentido, mas é uma opção (rsrsrs) nesta altura do campeonato! rsrsrsrsrs......

Assim que tiver alguma notícia, eu posto aqui!

Abraço tracionado,

Augustocesar
09/08/2006, 15:04
Rafa,
Isso também não adianta, já virei a minha, ela já fez mais de 180 graus ..e nada.
Também troquei a bobina, coloquei uma nova e ele falhou, não sei mais o que pode ser.
No caso do meu jeep a ignição é eletrônica, não tem platinado, tudo funciona a 4 anos e agora esta assim.
Abraços,

Alessandro Henrique
09/08/2006, 15:54
Recomendacao de leitura:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=715

Sds.

otavio_gomes
09/08/2006, 15:56
Olá pessoal!

Vamos aos fatos:
- Tensão do sistema elétrico do Jeep - deve situar-se entre 12 e 13,8 v (12v para o motor desligado e 13,8 para tensão máxima com o alternador carregando a bateria ) - é claro que funciona com a bareria levemente descarregda também.

Se a bobina recebe a carga correta da bateria, verifique as condições do platinado - um platinado muito fechado força uma corrente maior que a necessária na bobina para que esta gere a faísca nas velas.

Se a bobina sofreu um aumento grande de temperatura, ela pode ter perdido parte do isolamento interno e passar a esquentar muito sempre. Explico: um motor parado com o platinado fechado gera uma corrente na bobina. Uma bobina qualquer com corrente contínua tem a sua resistencia interna muito baixa o que permite uma corrente muito alta que "queima" a bobina.

Um platinado muito desregulado - muito fechado por muito tempo tem o mesmo efeito que o descrito no parágrafo anterior.

Depois que a bobina "queimou" seu isolamento interno, a única solução é a troca da mesma.

A bobina deve ser sempre instalada na posição vertical para permitir que o óleo de refrigeração interno circule dentro da bobina

Assim, fica minha sugestão troque a bobina por outra adequada ao seu sistema de ignição.

Um abraço,

Sergio Rocha
09/08/2006, 16:16
Verifica o platinado e o condensador. Tem conta giros ligado nela ? experimenta desligar.

[ ] '

Augustocesar
18/08/2006, 11:52
Rafa e todos,
O seguinte, troquei a bobina por uma do gol 1.6 mi, que é mehor e mais atual, tendo que trocar os conectores que são facilmente comprados nas auto elétricas, ela custou 35 reais da Olimpic, já vem com o cabo que vai para o distribuidor. Esse cabo tem que ser cortado e emendado na parte do cabo que entra no distribuidor que é diferente do gol.
Troquei também o chicote, 27 reais, colocando tudo conforme o material que Alessandro Henrique colocou a nossa disposição e é muito bom.
O carro pegou na primeira, e é a álcool, mas logo começo a esquentar a bobina (um pouco) e a caixinha da ignição (muito) e começou a ratear novamente.
Pergunto aos universitários: Eu não sei se a caixinha de ignição esquentava antes, será que é normal ela ficar tão quente, ou que pode ser que ser????
Abraços, desesperados e doido por uma volta no quarteirão pelo menos. :(((((
Abraços,

Raphael Diniz
18/08/2006, 12:54
Augusto e galera,

Vejo que não estamos evoluindo.....e realmente o material que o Alessandro passou é muito bom, esclareceu muita coisa......

Ainda não fiz nada desde a última postagem....não tive tempo ainda de ver isso, mas estou pensando em levá-lo num auto-elétrico muito bom aqui na região......nunca fui neste cara, pois sempre disseram ser muito careiro, mas também muito competente....dizem por aqui que se não tem mais jeito é só levar no cara que ele resolve......segundo o pessoal daqui, ele mede todo o sistema com equipamentos adequados (osciloscópio, multímetro, etc, etc) e se for necessário, também faz muitas consultas a catálogos de equipamentos, fornecedores, etc.....até resolver o problema.....A oficina dele tá sempre cheio de carros importados......Sem contar que sua oficina é modelo na região......tudo muito limpo, organizado e possui funcionários muito qualificados.....É careiro, mas resolve......Estou bem inclinado a levar o jeep lá, pois já cansei de "achismos" e de auto-elétrico picareta que fica fazendo tentativa e erro com o sistema (troca-troca de componentes)......quero dar um basta nisso!!!

Vou levar o jeep lá amanhã cedo (sábado)...vamos ver! Depois eu posto aqui o resultado.....

Abraço a todos!

Augustocesar
18/08/2006, 14:46
Rafael,
Claro que procurar um profissional é a solução, assim resolvemos mesmo.
Mas infelizmente não achamos profissionais tão legais assim, primeiro eles vão fazer o mesmo que nós estamos fazendo, na tentativa e erro. Depois, trocam as peças que julgarem convenientes empurrando peças mais caras. Por fim, jogam a toalha dizendo que são falhas decorrentes da idade do motor, da conservação, de sua longevidade já ter sido alcançada.
Olha, eu procurei um eletricista amigo e ele me disse que para a caixinha esquentar só existem duas causas principais: a primeira que falta aterramento, apesar do mesmo estar presente, pode não ser suficiente; a segunda, que o alteranador esta carregando em excesso.
Portanto, hoje, depois das 20:00hs que é quando chego do serviço, vou colocar aterramento e ver como fica, senão vou medir a carga do alternador e ver se esta ali o problema.
É isso.
Abraços,

Augustocesar
19/08/2006, 19:42
Rafa,
Hoje resolvi o problema. Realmente busquei um eletricista e ele já foi dizendo que era apenas colocar a resistência que ficava bom. Fez o serviço, com o detalhe, colocou a resistência antes da caixa de ignição e da bobina, liguei e o carro pegou e funcionou sem aquecer a bobina ou ratear por falta de faísca.
Portanto, apesar de dizerem o contrário, inclusive o vendedor da bobina, sem a resistência a bobina aquece mesmo.
Abraços, com o motor funcionando e beleza.

Johnny59
20/08/2006, 22:12
Rafa,
Por favor dê mais detalhes sobre esta resistência , que marca é , tipo, etc....e quanto pagou pelo serviço, se possivel , só pra ter uma idéia....
O meu tem ignição eletronica também , a bobina e a caixinha aquecem , mas não falha , dá pra por a mão nas 2 peças tranquilo.
Hoje andei por 1 hora e dava pra colocar a mão.
Será que com esta tal resistencia fica mais fria ?

Augustocesar
21/08/2006, 09:29
Jhony,
Eu que mandei colocar uma resistência´.
Ela é de 3W, você coloca ela antes da caixa e da bobina, no fio que vem da positivo que vem da chave.
Eu não vi marca, porque foi o eletricista que colocou, mas você chega nas lojas de autoeletrica e pede essa resistência que eles sabem qual é.
O objetivo dela é diminuir a amperagem que chega no sistema de ignição e principalmente na bobina, que apesar de trabalhar com muitos volts, trabalha com baixa amperagem, segundo o material do Alexandre, a bobina precisa de 4 amperes, se passar disso ela esquenta.
Abraços.

edwint
23/01/2007, 12:50
posso estar até enganado mas com platinado, vc tem que usar bobina de baixa voltagem...

obs a titulo de informação: todas as bobinas sao de baichíssimas amperagem e alta voltagem, se a amperagem for alta pode ate eletricultar uma pessoa, ou derreter tudo. por ex as maquinas de solda eletricas começam com 100 amperes ou as vezes menos ainda.

Alexandre Targino
23/01/2007, 15:04
No meu caso instalei a ignição eletrônica e com ela a bobina nova que vem no kit (Bobina vermelha) e um tempo depois a bobina começou a esquentar.....levei num eletricista e ele falou que tinha que usar a resistÊncia..........depois de instalado a resistência a bobina não esquentou mais!!!

Tia Mi
23/01/2007, 15:13
[quote=edwint;339367]posso estar até enganado mas com platinado, vc tem que usar bobina de baixa voltagem...

Não necessariamente Edwint. O Jipo ainda era platinado e eu já uso bobina de Ignição eletrônica há muito tempo. Ela é mais robusta e dá menos dor de cabeça.

A única coisa é que, mais do que qualquer uma, deve se colocar a resistência.

Abraços!

Luciano CJ5
23/01/2007, 21:52
Segue em anexo um descritivo de sistema de ignição que definitivamente irá tirar as dúvidas de muita gente.

Alessandro Henrique
24/01/2007, 10:12
Nas mensagens anteriores eu já havia recomendado a leitura deste arquivo.
Abaixo segue imagem do famigerado resistor, lembrando também, que pode ser utilizado um fio de níquel-cromo com a mesma finalidade.

Dic3
26/01/2007, 14:14
Boa tarde,

Alguem tem os valores de resistencia "ohms" dessa resistencia?

Ou sabem se pode ser adaptado de algum outro automovel?

Alessandro Henrique
01/02/2007, 21:35
O arquivo anexado ao tópico faz referência a um resistor de cerca de 1,5 ohms para bobina do tipo KW (vermelha) com código ...067, no entanto existem outras bobinas do mesmo tipo com resistência primárias diferentes o que sugere o uso de resistores de valores também diferentes.:pensativo:
Como curiosidade, ontem estive em uma auto-peças e vi uma bobina KW onde constava uma observação na etiqueta que mencionava a necessidade de um resistor de 0,8 ohms.

Sds,

Bruno-Coyote
01/02/2007, 21:48
o esquema é por a bubina do gol mi

bubininha feraaa fore pacas i nao da muita diferença de preço

esquenta mesnos e por ai vai

edwint
02/02/2007, 07:29
eu ACHO melhor substituir a RESISTENCIA por FIO RESISTIVO, esteticamente fica muito melhor, e vc não fica com aquele "trocinho" emendado no fio.

Alessandro Henrique
02/02/2007, 10:53
o esquema é por a bubina do gol mi
bubininha feraaa fore pacas...
esquenta mesnos e por ai vai

A questão é saber se o módulo de ignição comporta drenar a corrente necessária demandada pela bobina do gol MI visto que, a mesma possui resistência primária menor do que as alfásticas. Pode ser questão de tempo até o transistor do módulo queimar ou torcer para que tenha sido super-dimensionado. Outro detalhe é saber qual é a frequência máxima de operação para esta bobina. Só com as informações sobre tensão máxima de operação e frequência, poderemos comparar com as alfásticas. E cuidado, afirmar que a bobina do gol MI é boa para um motor de quatro cilindros não significa que seja boa para um motor de seis ou oito cilindros.

eu ACHO melhor substituir a RESISTENCIA por FIO RESISTIVO, esteticamente fica muito melhor, e vc não fica com aquele "trocinho" emendado no fio.

Vai do gosto do freguês, alguns veículos vinham equipados com o resistor e outros com o fio resistência. Só lembrando que nem todos sabem que aquele fio é de níquel-cromo, constituindo um resistor discreto, sendo que muitas vezes acaba sendo substituído por um fio normal erôneamente simplesmente por aquecer. Outro detalhe é que não se deve reduzir o comprimento do mesmo.

Sds.

bernardão_57
02/02/2007, 12:33
Colegas, Não Sei Se Estou Sendo Repetitivo Postando Este Arquivo Pois Não Consegui Abaixar O Item De Leitura Que O Alessandro Indicou,mas No Intuito De Ajudar A Todos Coloco A Disposição De Vocês Esta Apostila Em Anexo Que Nem Lembro Mais De Onde Tirei.

Fornara
26/08/2011, 14:45
Minha F-75 tem este mesmo problema e meu BF tá com platinado. Já tentei de tudo, mas agora lendo este tópico vou tentar colocar esta resistencia num eletrecista para ver se é isso. Hoje comprei uma bobina Marflex(MB.924039) de cor amarela recomendada para motores com platinado (R$ 30,00). Minha F esteve em todos os bons mecânicos da cidade e nenhum conseguiu resolver o problema. Agora sei que o problema não é mecânico e sim elétrico!! Abraço a todos

Rafaminc
26/08/2011, 17:23
Minha F-75 tem este mesmo problema e meu BF tá com platinado. Já tentei de tudo, mas agora lendo este tópico vou tentar colocar esta resistencia num eletrecista para ver se é isso. Hoje comprei uma bobina Marflex(MB.924039) de cor amarela recomendada para motores com platinado (R$ 30,00). Minha F esteve em todos os bons mecânicos da cidade e nenhum conseguiu resolver o problema. Agora sei que o problema não é mecânico e sim elétrico!! Abraço a todos

Amigo, se vc não está utilizando bobina KW não precisa de pré-resistência. Se coloca-la, só vai fazer sua bobina comum desenvolver uma centelha mais fraca.
Sua F75 usa que tipo de distribuidor? é original a platinado ou adaptado com sistema indutivo?

sraposo
26/08/2011, 17:54
Olá.

Não me consta que sistema baseado em platinado utilize resistor/resistência/fio-resistivo em série com o primário. Não é impossível que haja algum assim, mas não seria de se esperar. A intrudução de um resistor vai enfraquecer a centelha, conforme o Rafaminc já disse, e isso vai prejudicar o funcionamento do motor, especialmente quando estiver fazendo mais força.
Ocorrem duas causas que, isolada ou conjuntamente podem levar a esse efeito:
- ângulo de permanência (muito) maior do que o devido. Sem que ninguém mexa no platinado, o ângulo de permanência vai aumentando pelo próprio desgaste do platinado;
- tensão de alimentação mais alta do que tem que ser. Um problema no regulador de voltagem pode fazer isso.

Note, não sugeri que troque platinado, regulador de voltagem, alternador, condensador, bobina nem nada! O certo é fazer as medições necessárias para detectar a(s) origem(ns) do problema.

Boa sorte ai!
-

netojeeppibit
03/12/2011, 15:47
olá,
sou novo 4x4 brasil, porem tenho um jeep cj5 a + de 5 anos, mas só agora ( meses) venho me interessando em arrumá-lo, já gastei $$$$ em peças 4x4, estou com uma duvida, quero instalar uma conta giros e observei que alguns jeep têm duas bobinas instaladas!!! melhora em que duas bobinas? o meu jeep ta com bf 6 cl. se puder ajudar agradeço.

avs
27/09/2012, 21:05
Olá.

Não me consta que sistema baseado em platinado utilize resistor/resistência/fio-resistivo em série com o primário. Não é impossível que haja algum assim, mas não seria de se esperar. A intrudução de um resistor vai enfraquecer a centelha, conforme o Rafaminc já disse, e isso vai prejudicar o funcionamento do motor, especialmente quando estiver fazendo mais força.
Ocorrem duas causas que, isolada ou conjuntamente podem levar a esse efeito:
- ângulo de permanência (muito) maior do que o devido. Sem que ninguém mexa no platinado, o ângulo de permanência vai aumentando pelo próprio desgaste do platinado;
- tensão de alimentação mais alta do que tem que ser. Um problema no regulador de voltagem pode fazer isso.

Note, não sugeri que troque platinado, regulador de voltagem, alternador, condensador, bobina nem nada! O certo é fazer as medições necessárias para detectar a(s) origem(ns) do problema.

Boa sorte ai!
-

Pessoal, tive exatamente o problema previsto acima: Depois de colocar uma resistor, o motor começou a falhar. Eu coloquei pq a bobina estava esquentando.
Abaixo as fotos do resistor e da saída do Ignição eletrônica.

372651372652

O que se deve fazer então, para não esquentar a bobina? Ou deixo como está e vou tentar agora regular o motor para trabalhar com uma faísca menos potente? queria um direcionamento dos nobres colegas...

Afonso.

sraposo
28/09/2012, 07:54
AVS,

Um sistema com ignição eletrônica do tipo mais simples (esse da 'caixinha prateada' da Bosch é um exemplo disso) mantém o primário da bobina energizado por mais tempo do que seria necessário nas rotaçÕes baixas, mas isso se deve a uma limitação do equipamento, que precisa garantir uma boa centelha em rotação alta. Assim, neste sistema a bobina trabalha mais quente do que poderia, mas isso não significa que ela fique 'pelando de tão quente'. Qual temperatura o invólucro da bobina atinge?
Temperatura da bobina está relacionada à corrente que circula em seu primário. Considerando ESTE sistema de ignição, quanto menor a resistência do primário, maior a tensão de alimentação e menor a resistência em série com o primário da bobina, mas ela (bobina e o módulo de ignição) ficará quente. Introduzir um resistor em série (no caso de ele não ser especificado para existir) ou aumentar a sua resistência é uma maneira resolver um problema porém criando outro.
Note que fiz referência a 2 outros fatores que podem, sozinhos ou simultaneamente, estarem resultando em maior temperatura da bobina (supondo que ela realmente esteja ficando mais quente do que o esperado): "menor resistência do primário" e "maior a tensão de alimentação". Isso significa que se estiver em uso uma bobina com resistência de primário MENOR do que a que deveria ser e/ou se a tensão de alimentação estiver ACIMA do padrão, vai acontecer aquecimento anormal da bobina. Repito o que disse em mensagem anterior: somente MEDINDO-SE as grandezas e ANALISANDO-SE o cenário pode-se determinar com MENOR custo de tempo e dinheiro a(s) causa(s) de um problema. O método do troca-troca pode ser muito custoso e, pior, não resolver o problema. Sugiro levar o carro a um bom profissional, daqueles que usam e sabem usar um multímetro, coisa que está ficando cada vez mais rara.
Por enquanto, AVS, você pode:
- tentar certificar-se de que a bobina que está em uso é realmente a indicada para uso com este módulo;
- verificar se a tensão de alimentação está dentro da faixa esperada, ESPECIALMENTE em rotação MENOSO BAIXA, já que medir a tensão em marcha lenta não é útil para se verificar o funcionamento do regulador de voltagem.

Abraços e boa sorte!

avs
28/09/2012, 19:55
Sergio, obrigado pela resposta. Tentarei seguir os caminhos sugeridos.

Paulo Leit
29/09/2012, 20:50
Olá amigo,

Se for com platinado vc usa a bobina E12 ou K12 da bosch (Olhar na parte de baixo da bobina),porem a K12 é menos resistiva e vai aquecer (queimar) o platinado.

Se for com ignição eletrônica vc usa a K12 sem resistência ou KW12 com resistência (esta ultima eu tenho no meu jipe e nunca tive problemas), espero ter ajudado.

Até mais,

avs
30/09/2012, 18:24
Olá amigo,

Se for com platinado vc usa a bobina E12 ou K12 da bosch (Olhar na parte de baixo da bobina),porem a K12 é menos resistiva e vai aquecer (queimar) o platinado.

Se for com ignição eletrônica vc usa a K12 sem resistência ou KW12 com resistência (esta ultima eu tenho no meu jipe e nunca tive problemas), espero ter ajudado.

Até mais,

Paulo,
Tenho a ignicao eletronica da bosh, 6 pinos. Uso a bobina kw12, final 067, 1 semana de uso. Quando uso resistor de porcelana, entra 9v no primário da bobina e o motor começa a falhar (motor ohc 4 c gasolina). Quando nao uso resistor, entra 12v no primario. Motor funciona bem. Porém a bobina esquenta. Depois de uns 25 minutos, a temperatura da bobina passa de 45o. (medido com termômetro de gente...rsrsrs).

Sergio, alguma sugestão por onde vou? Regulagem de ponto ou revisão sistema ignicao? Pior que já havia levado a uma das melhores elétricas de joinville. E ainda esta assim.

sraposo
30/09/2012, 22:35
Afonso,

Este sistema da Bosch faz com que o primário da bobina trabalhe com uma tensão perto disso.O que eu tenho na minha lembrança é 8V. Se eu estiver certo, 9V não faria a bobina esquentar tão mais. O termômetro clínico não é o melhor instrumento para isso, sem falar que ele pode vir a explodir por conta de uma temperatura alta assim (a dilatação extra do mercúrio levaria o bulbo de vidro a se quebrar). Possivelmente este termômetro indicou uma temperatura abaixo da real.
Apesar de a tensão no primário da bobina estar certa ou perto de estar certa (usando o resistor em série), este parâmetro não é o único que importa. Pode ser que a falha na ignição quando se usa o resistor deva-se à velas sujas e/ou desgastadas, só para citar um problema comum. Talbém há a hipótese de estar sendo utilizada velas (muito) mais frias do que a recomendada. Note, não estou dizendo para comprar velas novas, nem bobina nem nada. O ideal seria que um profissional realmente competente avaliasse isso (sem ter que trocar 1 peça sequer). Caso você não tenha este apoio ou queira tentar algo por conta própria:
1) verifique se o tipo da vela é o indicado para este motor. troque pelo tipo certo se necessário
2) meça o afastamento entre eletrodos
3) verifique a aparência dos eletrodos. Se possível, fotografe e poste as imagens
4) Experimente usar um módulo de ignição emprestado (seguramente bom, é claro) e veja se o problema pára quando se usa resistor
5) Existe a possibilidade de haver problema na fiação do módulo, se na linha de +12V, seja no retorno (muito comum, até) ou ambos. Você teria que ligar o módulo diretamente à bateria, apenas para teste, e verificar se a falha se repete quando se usa resistor.

Observe que estas dicas são iminentemente práticas, considerando que você nao tem conhecimento técnico avançado e nem instrumental apropriado (especialmente osciloscópio).

Dependendo do que você vier a relatar depois, o escopo de investigação poderá ficar menos amplo.

Boa sorte aí!

Abraços

Sérgio

chinelao4x4
01/10/2012, 12:58
tenta ver se :

o fio terra direto esta entrando na bobina junto da saida negativo, isso não pode , o negativo da bobina não pode entrar , a bobina manda negativo. o que faz ela esquentar ,isso se for eletronico, se for platinado eu não fiz o teste.
abrçs