PDA

Ver Versão Completa : Solenóide para guincho Work



fpandur
01/08/2006, 09:01
PessoALL

Na última trilha quando precisei usar o guincho p/ sair de um atoleiro brabo, os solenóides começaram a grudar. O guincho disparava enrolando (ainda bem que tenho chave interna geral p/ ele) e teve uma hora que estava puxando e de repente começou a rodar ao contrário. Então preciso trocar as 4 solenóides, pois não quero correr o risco de ficar testando qual delas está grudando, uma vez que só ocorre quando colocando muita carga no guincho.

O fato é que achei muito caro essas solenóides, na Work pediram R$ 80,00 cada ! :shock: No conjunto de 4 solenóides, fizeram o preço de R$ 280,00 ...
Me lembro de algo sobre esses solenóides serem os mesmos do auxiliar de partida da D-20 ou F1000. Alguém sabe algo a respeito ? :pensativo: Ou então, saberiam me dizer uma outra aplicação desses solenóides, p/ que eu pudesse tentar achar eles em um fornecedor alternativo ?

Ah, em tempo: o guincho é um Work 12.000 compacto.

leovalle
01/08/2006, 09:51
Flávio,

Paraga mais caro agora pelos certos pra não pagar 2 vezes e mais caro.

[]'s

fpandur
01/08/2006, 09:59
leovalle, também pensei nisso. Mas antes de comprar lá, resolvi perguntar aqui. Vai que alguém saiba de uma solução alternativa e mais barata. Se esses solenóides tiverem outra aplicação (automotiva ou não), pelo menos eu poderia consultar o preço e verificar se está compatível. ;-)

equipeminas4x4
01/08/2006, 11:28
Não é solução alternativa, a Work usa relé auxiliar de partida, que custa 32 reau em qualquer auto peça especilizada em elétrica ou auto-peças de caminhão.
Tem esse vagaba e tem o que a Hipull usa que custa uns 120 cada.

[]´s

fpandur
01/08/2006, 11:36
Marcel, pois é, eu me lembro de alguém muito tempo atrás ter comentado sobre isso, mas não tinha certeza e nem de que carro seria.Vou tentar ver em auto-elétrica de caminhões.

Se alguém tiver a referência mais precisa de qual caminhão usa, por favor, poste aqui que fica bem mais simples e fácil a procura. :wink:

equipeminas4x4
01/08/2006, 11:57
só procurar por relé auxiliar de partida, tem só 2 modelos no mercado, ou então leva a peça na mão. Não tem erro.

[]´s

rodrigo camper
01/08/2006, 12:00
90% dos ônibus u~são esse tipo de solenóide, leve o modelo para não comprar errado.
Ligue na Odapel fale com o Emerson f:0800 703 2799 ou 11-3767-27-99

equipeminas4x4
01/08/2006, 12:47
Se fosse vc comprava 2 da ASKBY, que fica no mesmo preço e vão durar muito mais que esses. 2 fazem a função destes 4 ae.

[]´s

fpandur
01/08/2006, 14:03
Tirei a tampa da caixa de controle agora na hora do almoço e tem 2 solenóides com sinal de deformação por aquecimento nos isoladores dos terminais. Bem pouco, mas tem. É a 2ª vez que ocorre isso, devo estar com algum problema no motor do guincho (fuga de corrente no induzido ou algo assim). :mad:

Esses solenóides importados podem ser uma boa solução p/ mim. Troquei a fiação do guincho dos 16 mm originais p/ 35 mm e a caixinha ficou apertada. Com apenas 2 solenóides, ganho um fôlego de espaço nela. :grin:

De qualquer forma, como tenho 1 solenóide extra guardado, vou levar ele nas lojas e ver se consigo alguma coisa por aqui também.

ribon
01/08/2006, 14:28
Se fosse vc comprava 2 da ASKBY, que fica no mesmo preço e vão durar muito mais que esses. 2 fazem a função destes 4 ae.

[]´s

Marcel,

Estas que vc fala da ASKBY, são iguais a que lhe mandei?

[ ]´s

Ribon

equipeminas4x4
01/08/2006, 19:04
Marcel,

Estas que vc fala da ASKBY, são iguais a que lhe mandei?

[ ]´s

Ribon

Esse mesmo Ribon, igual ao da figura em anexo. Esse é bom pra K7. É o mesmo usado no guincho da Ramsey. Usei ele por 3 anos sem ter nenhum tipo de problema. O me entregaram outro tipo uma vez, que não durou 1 prova de RC.
Não tem dessa de tipo de solenóide, a única função deles é inverter o sinal que vai para o motor. Hora manda +/- hora manda -/+, só isso. Porém, como passa uma corrente caprichada eles esquentam. A questão é quanto calor eles aguentam.

[]´s

equipeminas4x4
01/08/2006, 19:05
Outra coisa, me parece que a única diferença do uso de 4 relé, no guincho Work, é que não consegue fazer a inversão do sinal apenas com 2, só isso.

[]´s

leovalle
01/08/2006, 19:21
Esse mesmo Ribon, igual ao da figura em anexo. Esse é bom pra K7. É o mesmo usado no guincho da Ramsey. Usei ele por 3 anos sem ter nenhum tipo de problema. O me entregaram outro tipo uma vez, que não durou 1 prova de RC.
Não tem dessa de tipo de solenóide, a única função deles é inverter o sinal que vai para o motor. Hora manda +/- hora manda -/+, só isso. Porém, como passa uma corrente caprichada eles esquentam. A questão é quanto calor eles aguentam.

[]´s

Uso esse relé na partida do velociraptor. Como o motor da Ranger é mais pesado que os 4cc OHC originais e uso o arranque de um desses, antes de usar isso o arranque queimava direto. Depois disso queimou o carro toto :mrgreen: brincadeira, ficou muito bom.

[]'s

rural4x4
01/08/2006, 20:41
Tive um guincho da Superwinch, modelo X9 , em que o primeiro dono havia queimado os reles originais 2x em menos de 6 meses de uso(era utilizado em uma plataforma de auto socorro de uma concessionaria), depois desse preju repetido para eles, eles instalaram um guincho hidraulico, e ai comprei o guincho e mandei fazer a ligação com 4 reles auxiliares de partida , usei durante quase dois anos e nao tive problemas.

Se a instalação for bem feita e com produtos de qualidade, nao tem por que gastar um monte com produtos importados.

http://www.superwinch.com/products/winches/xseries/x9.html

fpandur
01/08/2006, 20:48
Bem, hoje a tarde fui atrás do solenóide. Ele realmente é um auxiliar de partida, fabricado pela Facobrás. Descobri até o modelo, mas não tem informação da corrente suportada. Nem no site do fabricante, mandei um email perguntando a respeito.:rolleyes:

Tem de outro fabricante, ZM, que até serviria, mas tem medidas diferentes e não caberia na caixinha da Work.

Eu realmente não sei se a Work usa 2 p/ cada posição por questão de corrente ou se por necessidade de inversão da polaridade mesmo. Teria que perder um tempinho e analisar as ligações da caixinha.

Wallace, você sabe qual a capacidade de corrente dos solenóides que você tem p/ os HDW ? Se tiver as medidas físicas, também ajudaria ;-)

Abaixo, foto do modelo usado pela Work. Teria que descobrir qual a corrente suportada por ele, e tentar achar um equivalente. Vamos ver se o fabricante me dá um retorno ... :rolleyes:

fpandur
01/08/2006, 21:03
Rural4x4, vi no link que postou que esse SuperWinch pode chegar a precisar de 420A quando puxando 9000Lbs na 1ª camada :shock: O Work 12000 compacto pela tabela que está no site precisa de 100A na 1ª camada p/ puxar as 12000 Lbs. Estranho tanta discrepância, ainda mais os 2 usando motores de 2 HP.... bem, pode ser que a redução do Work seja maior que o X9. O X9 tem redução de 253:1 (!!!), o Work não informa a redução .... :rolleyes:

Completando o que escrevi acima: acabei de baixar o manual de operação da Work e lá tem o esquema elétrico. Pelo que pude ver, precisa de 4 solenóides por conta da inversão mesmo, não porque é utilizado 2 em paralelo para suportar a corrente. Vou ter que continuar com os 4 solenóides mesmo.

rural4x4
01/08/2006, 21:07
Flavio

Tai uma foto de uma caixa original do Warn 8274 ( fonte da possivel inspiraçao do Work). No X9 originalmente so se utilizam dois solenoides (iguais aos da foto postada pelo Marcel), quando fiz a substituição é que passei a utilizar o esquema de 4 solenoides (iguais ao da foto que vc postou por ultimo).

fpandur
01/08/2006, 21:12
Realmente, é muuuito parecida, á excessão dos solenóides. Esses solenóides eu achei fácil aqui, são fabricados pela ZM, código 401, R$ 46,00 cadas :mrgreen: Mas o suporte é ligeiramente deslocado em relação aos usados pela Work (Facobrás), então não vai caber na caixinha com tampa da Work :wink:

equipeminas4x4
02/08/2006, 08:12
Parece que esse outro ae não precisa de 4 não. Precisa verificar essa ligação direito. Quem descobriu a ligação de um outro que liguei no Ramsey foi o Sebastian. Pelo jeito esse ae dá pra ligar só 2. Tem a foto do esquema de ligação de 2 solenóides no site da ramsey. Depois procuro lá e posto aqui.

[]´s

equipeminas4x4
02/08/2006, 10:50
Conforme prometido.

fpandur
02/08/2006, 11:07
Marcel, seguindo sua dica dei uma passeada pelo site da Ramsey. Baixei alguns manuais e encontrei o esquema de ligação. Realmente é usado 2 solenóides, porém os mesmos tem 5 terminais. Um é de controle da bobina do mesmo. Outros 2 são NF (normalmente fechados) e 2 NA (normalmente abertos). Dessa forma dá p/ fazer o guincho funcionar com apenas 2 solenóides.
Porém o solenóides que encontrei são de apenas 4 terminais. Das duas uma: ou um terminal da bobina é comum com um dos contatos ou tem-se um terminal p/ bobina, e os outros 3 são p/ chaveamento: um sendo o central, outro é NF e um o NA.

Só vendo um desses na mão p/ avaliar. Acho que vou com um multímetro na loja que encontrei esses de 4 terminais e testar :pensativo:

Wallace
02/08/2006, 12:48
Os do HDW tem de 3, 4 e 5 terminais (se não me engano).

Wallace
02/08/2006, 12:49
Rural4x4, vi no link que postou que esse SuperWinch pode chegar a precisar de 420A quando puxando 9000Lbs na 1ª camada :shock: O Work 12000 compacto pela tabela que está no site precisa de 100A na 1ª camada p/ puxar as 12000 Lbs. Estranho tanta discrepância, ainda mais os 2 usando motores de 2 HP.... bem, pode ser que a redução do Work seja maior que o X9. O X9 tem redução de 253:1 (!!!), o Work não informa a redução .... :rolleyes:

Completando o que escrevi acima: acabei de baixar o manual de operação da Work e lá tem o esquema elétrico. Pelo que pude ver, precisa de 4 solenóides por conta da inversão mesmo, não porque é utilizado 2 em paralelo para suportar a corrente. Vou ter que continuar com os 4 solenóides mesmo.Essa tabela da Work esta mais furada que peneira, não faz sentido.

fpandur
02/08/2006, 14:59
Abaixo o esquema de ligação da Work. E também de um guincho Ramsey que baixei do site. Se o solenóide do HDW de 5 terminais for com 4 terminais de contato (maiores), 1 par NA e 1 par NF, e 1 de controle (menor), dá p/ modificar tranquilamente a caixa da Work e passar a trabalhar com apenas 2 solenóides.:concordo:

Wallace, saberia me dizer em qual guincho ele é utilizado (p/ ter idéia da corrente que o solenóide suporta) ? Por fim, teria como tirar uma foto da peça ? Pode enviar pelo Forum ou então por MP, por favor. ;)

equipeminas4x4
02/08/2006, 16:39
Não esquece de olhar se a carcaça não é outro polo separado.

Se o guincho tiver 3 fios de acionamento este solenóide que eu postei a foto resolve. Mas 120 reau tá caro pra caraio.

[]´s

Jeanilson
19/07/2010, 19:59
Resgatando o tópico das profundezas do esquecimento... :mrgreen:

Alguém saberia me dizer qual seria a corrente máxima que passa pelo circuito do acionamento dos solenóides (o do controle do guincho).

É que eu estou instalando um controle interno para acionar um guincho Work 9000, com um botão do tipo "comando de vidro elétrico" e uma chave liga-desliga para evitar o acionamento acidental, e gostaria de saber a corrente do circuito para o dimensionamento desses componentes.

[]'s

Nava
22/07/2010, 22:37
A solenoide de acionamento faz justamente isso! Isola a alta corrente da bateria direto ao guincho e deixa o controle (chavinha) livre dessa corrente.

Desta forma, vc pode fazer um controle interno com componentes básicos sem problemas.

equipeminas4x4
23/07/2010, 09:36
http://www.4x4brasil.com.br/forum/highslide/graphics/warning.gifhttp://lh6.ggpht.com/_9Y3wYnD8nSs/St3adsIObiI/AAAAAAAAA0c/HEobKCWdPUg/s640/19102009382.jpg (http://lh6.ggpht.com/_9Y3wYnD8nSs/St3adsIObiI/AAAAAAAAA0c/HEobKCWdPUg/s640/19102009382.jpg)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/highslide/graphics/warning.gifhttp://lh4.ggpht.com/_9Y3wYnD8nSs/St3affyBp6I/AAAAAAAAA0k/jJz5YAyMrIw/s640/19102009383.jpg (http://lh4.ggpht.com/_9Y3wYnD8nSs/St3affyBp6I/AAAAAAAAA0k/jJz5YAyMrIw/s640/19102009383.jpg)

[]'s

Jeanilson
23/07/2010, 10:01
A solenoide de acionamento faz justamente isso! Isola a alta corrente da bateria direto ao guincho e deixa o controle (chavinha) livre dessa corrente.

Desta forma, vc pode fazer um controle interno com componentes básicos sem problemas.
Nava,

Valeu pela explicação, mas qual seria a corrente que passaria por essa chavinha? 1A? 5A? 10A?

Por vias das dúvidas, olhei a chave original do controle do guincho e ela é uma de 15A, então já comprei uma chave de 15A também para colocar no painel.

[]'s

fpandur
23/07/2010, 10:24
Corrente de cada solenóide medida por mim em bancada com multimetro: 3,5 A. Como são 2 solenóides por cada movimento (soltar ou puxar), considere cerca de 7 A para cada movimento.

Jeanilson
23/07/2010, 11:13
Corrente de cada solenóide medida por mim em bancada com multimetro: 3,5 A. Como são 2 solenóides por cada movimento (soltar ou puxar), considere cerca de 7 A para cada movimento.
Valeu, fpandur! :concordo:

Agora dá até para dimensionar a fiação do comando interno!

[]'s

Cotrim
26/07/2010, 12:15
Jeanilson,

Como segurança, calcule tudo para 15A. Cabo PP 1,5mm dá conta do recado.

[]'s

Jeanilson
26/07/2010, 16:55
Jeanilson,

Como segurança, calcule tudo para 15A. Cabo PP 1,5mm dá conta do recado.

[]'s
OK. Obrigado pelo aviso. :concordo:

[]'s

CAIOROQUE
26/07/2010, 17:32
Li em algum lugar por aqui que qualquer pessoa com um grampo pode acionar o guincho(aquele espirito de porco que usa a inteligencia para o mal), faz sentido pois os cabos do guincho tem de ser ligados diretamente da bateria e o circuito de acionamento do jeito que está ligado tambem vem direto.
Por precaução coloquei uma chave desligando o circuito de acionamento( aquela original de acionamento do farol dos Willys), vai aí uma dica. Trabalho com gerador diesel e rele de acionamento do motor é bem parrudo vou ver o modelo e posto aqui.
Marcelo Caio

felix
12/08/2010, 21:21
Afinal porque o solenoide queima.?
problemas na fiação.?
problemas no guincho.?
ja queimei 02 jogos e estou pensando em me desfazer do work,cada vez que preciso usar queima um,o que pode ser.?
é possivel recondicionar o solenoide,existe algum sistema que poderia substituir aquela caixa onde fica os 4 solenoides.?

fpandur
12/08/2010, 21:53
Se o motor do guincho é exigido além da conta, quem sofre também são os solenóides, por onde toda a corrente elétrica irá passar. Ou então seu motor está com baixa isolação, já aconteceu isso uma vez com o meu guincho, desmontei o motor e consegui isolar as bobinas novamente. funcionou bem por um bom tempo e agora novamente está com esse problema: usa um pouco e lá vão os isoladores dos solenóides a derreter ... :parede: provavelmente novamente está com baixa isolação entre as bobinas de campo e a carcaça do motor. Eu já consegui recuperar alguns solenóides, abrindo o mesmo e recuperando o contato, que acaba se desgastando pela alta corrente. Mas dá um certo trabalho, ás vezes não fica bom e tem que abrir de novo, já nem sei se vale a pena pelo trabalho que dá ... :rolleyes: da última vez troquei o jogo inteiro de solenóides, mas devido a esse aparente problema no motor, já está indo pro espaço de novo ...

Cotrim
12/08/2010, 23:11
Afinal porque o solenoide queima.?
problemas na fiação.?
problemas no guincho.?
ja queimei 02 jogos e estou pensando em me desfazer do work,cada vez que preciso usar queima um,o que pode ser.?
é possivel recondicionar o solenoide,existe algum sistema que poderia substituir aquela caixa onde fica os 4 solenoides.?
Felix,

Certa vez, quando eu vendia peças, conversando com o Pandur, resolvemos pesquisar qual era o solenóide do work. Descobrimos que era o do motor do arranque dos Mercedinhos 608, para 35 A.

Ou seja, é sub-dimensionado. Por isso queima.

[]'s

fpandur
12/08/2010, 23:16
Exato, tem mais essa, ou seja, se tudo estiver OK já não pode abusar muito por conta da corrente do solenóide, agora com algo já meio ruim em termos de motor, só tende a piorar...

Cotrim
12/08/2010, 23:20
Exato, tem mais essa, ou seja, se tudo estiver OK já não pode abusar muito por conta da corrente do solenóide, agora com algo já meio ruim em termos de motor, só tende a piorar...

o ideal, era pegar outros solenóides e construir uma caixa mais robusta

equipeminas4x4
13/08/2010, 10:18
o ideal, era pegar outros solenóides e construir uma caixa mais robusta
Compra os solenóides da Ramsey e faz uma caixa nova. Lembrando que vc precisará de apenas 2 pra essa função e não dos 4, pois ele é fabricado para este fim.

[]'s

Cotrim
13/08/2010, 10:20
Ou compra a caixa da Ramsey pronta.

é uma idéia....

equipeminas4x4
13/08/2010, 10:28
O Azad, na época que ainda existia a winchtech fez uma caixa de solenóides nova pra comandar um guincho Ramsey antigo que eu tinha. Usou uma dessas caixinhas de passagem elétrica residencial e tá funcionando até hj no guincho que vendi pro Stephan.

[]'s

Cotrim
13/08/2010, 12:18
O Azad, na época que ainda existia a winchtech fez uma caixa de solenóides nova pra comandar um guincho Ramsey antigo que eu tinha. Usou uma dessas caixinhas de passagem elétrica residencial e tá funcionando até hj no guincho que vendi pro Stephan.

[]'s

Tem fotos???

felix
13/08/2010, 12:26
boas as sugestoes,entendi alguma coisa,mas para um leigo ficou dificil de trocar a caixa por uma do ramsey pronta,
caixinha de paissagem eltrica entao nem se fala,nem imagino isso funcionando.
alguem tem foto desse esquema.?

equipeminas4x4
13/08/2010, 12:28
acho q só tenho essa.

[]'s

equipeminas4x4
13/08/2010, 12:31
essa é a caixa original da Ramsey.

[]'s

felix
13/08/2010, 21:29
caixa do ramsey,bem mais simples,onde encontro uma dessas.?
desmontei o guincho,vou limpar/lubrificar todo o sistema.
sera que existe um meio para eliminar os solenoides.?

fpandur
13/08/2010, 22:28
Eliminar os solenóides não vejo como, eles que fazem a conexão da tensão elétrica ao motor. Além de verificar lubrificação (no Work 12000 é tudo cheio de graxa a caixa de engrenagens), tem que verificar a isolação das bobinas do motor, isso é fundamental.

JP CJ-5
13/08/2010, 22:37
Meu work 9000 quando comprei (usado) veio com esta caixa (acredito que seja a do 12000, ou 12500), mas segundo o mecânico tem uma salada aí ...:pensativo:

[ ]'s

Haroldo Valino
13/08/2010, 23:56
Meu work 9000 quando comprei (usado) veio com esta caixa (acredito que seja a do 12000, ou 12500), mas segundo o mecânico tem uma salada aí ...:pensativo:

Fiz uma cotação junto a fábrica da caixa de comando (solenóides) - valor de R$ 640,00 c/ frete grátis ... garantia de 6 meses.

fpandur
14/08/2010, 00:00
No meu 12000 utiliza 4 solenoides daqueles menores desta foto, não entendi porque utilizar 2 de um tipo e 2 de outro ... :pensativo: A não ser que os maiores tenham maior capacidade de suportar corrente e são utilizados no circuito que o guincho puxa, e os menores no circuito que libera o motor, daí faria sentido :idea:

equipeminas4x4
14/08/2010, 07:42
caixa do ramsey,bem mais simples,onde encontro uma dessas.?
desmontei o guincho,vou limpar/lubrificar todo o sistema.
sera que existe um meio para eliminar os solenoides.?
Tem como elminar sim, mas o guincho não vai funcionar.

[]'s

felix
14/08/2010, 10:09
jp-cj5,interessante sua caixa,o meu tambem utiliza 04 modelos do menor que vc tem,
sera que este solenoide maior que esta instalado ai,tem uma capacidade/durabilidade acima da media.?
que modelo de solenoide é esse,digo o maior.?
o guincho esta todo limpo e bem engraixado,falta montar,ainda nao mexi na caixa de comando,sugestoes serao bem vindas.

elmestizo
14/08/2010, 11:06
Tem como elminar sim, mas o guincho não vai funcionar.

[]'s

MJ é foda....

JP CJ-5
14/08/2010, 12:04
Felix, quando mostramos a caixa de comando para o mecânico, ele nos disse que da forma que está ficaria com maior durabilidade, mas usei muito pouco o guincho, então não posso garantir que realmente esteja mais confiável do que um "normal". Na época ele até nos disse de quais marcas e modelos eram esses solenóides, mas faz alguns anos e não me lembro mais, acho que dá pra tentar descobrir pelo oque está gravado neles.

Abraço.


jp-cj5,interessante sua caixa,o meu tambem utiliza 04 modelos do menor que vc tem,
sera que este solenoide maior que esta instalado ai,tem uma capacidade/durabilidade acima da media.?
que modelo de solenoide é esse,digo o maior.?
o guincho esta todo limpo e bem engraixado,falta montar,ainda nao mexi na caixa de comando,sugestoes serao bem vindas.

Jeanilson
16/08/2010, 08:43
Meu work 9000 quando comprei (usado) veio com esta caixa (acredito que seja a do 12000, ou 12500), mas segundo o mecânico tem uma salada aí ...:pensativo:

[ ]'s
JP,

As duas menores são as originais da Work. Já as outras desconheço a origem... :pensativo:

Mas pela foto com certeza deve ter queimado as solenóides de uma fase (provavelmente os responsáveis por recolher o cabo) e fizeram a substituição por esses maiores.

Agora se esses substitutos prestam já não sei dizer... :oops:

[]'s

JP CJ-5
16/08/2010, 10:15
Tem razão, provavelmente deve ter queimado e foi subtituido por estes maiores. Sobre a qualidade também não sei, mas quanto ao funcionamento, está no mínimo "igual" a um work com caixa de comando original :concordo:.

Abraços.



JP,

As duas menores são as originais da Work. Já as outras desconheço a origem... :pensativo:
Mas pela foto com certeza deve ter queimado as solenóides de uma fase (provavelmente os responsáveis por recolher o cabo) e fizeram a substituição por esses maiores.
Agora se esses substitutos prestam já não sei dizer... :oops:

[]'s

equipeminas4x4
16/08/2010, 10:34
esse maior aí tb é relé auxiliar de partida. Os guinchos Hipull usam ele. É melhor que essa porcaria que queima direto, mas tb não é indestrutível. Da última vez que olhei isso (faz tempo) esse menor custava R$30,00 e o maior R$120,00.

[]'s

felix
16/08/2010, 14:24
Grato pelas informações/contribuições.
120,00 muito caro para um solenoide,acho que nao justifica o preço.
abri 03 solenoides,o que aconeceu neles foi que derreteu o plastico que fica ligado o fio que vem da bateria/sai para o motor eletrico do guincho,
este plastico derreteu e isolou a corrente,entao limpei eles e montei de novo,vou tentar vedar a tampa com silicone/ou algo melhor aceito sugestoes.
depois de vedar vou ligar e ver o que acontece,mas se tudo der certo,vou ter 03 solenoides digamos recondicionado/meia boca,sei la o que.
o quarto solenoide,estorei ele na marreta ja tava de saco cheio.
vou tambem utilizar 02 patescas na proxima vez para poupar o guincho.

equipeminas4x4
16/08/2010, 14:32
ter um guincho pra ficar nessa preocupação toda, é melhor trocar por outro.

[]'s

Jeanilson
16/08/2010, 17:08
ter um guincho pra ficar nessa preocupação toda, é melhor trocar por outro.

[]'s
Mas será que essa caixa de solenóides é tão ruim assim? o meu Work 9000 é antigo (já deve ter uns cinco anos) e ainda estou com os solenóides originais.

E olha que a coitada da caixinha já sofreu até acidente de trânsito :shock:...


(Detesto dizer essas coisas pois é só eu falar "está funcionando bem" que começa a aparecer defeitos :putz: :mrgreen:).


[]'s batendo na madeira (toc, toc, toc)...

mrcrema
14/10/2010, 16:28
Hoje tive a ótima noticia que meu guincho faleceu, umas das vias das solenoides foi para o espaço.

E agora ?

Qual usar, dá a dica, modelo e codigo ai Marcel.

Meu guincho diateiro que deu pau é um Work 12000 compacto.

Valewwwwwwwwww

Cotrim
15/10/2010, 17:48
Hoje tive a ótima noticia que meu guincho faleceu, umas das vias das solenoides foi para o espaço.

E agora ?

Qual usar, dá a dica, modelo e codigo ai Marcel.

Meu guincho diateiro que deu pau é um Work 12000 compacto.

Valewwwwwwwwww
Crema,

Pegue um dos solenóides e leve até uma auto-peças de caminhões que vc encontra. Se quiser algo definitivo, compre os da Warn e refaça sua caixa de solenóides.

Milton Quindim
03/11/2010, 11:56
Eu uso os solenoides da ZM modelo 401, é maior que os originais mas custam 30 pilas e aibda se der pau vc abre e conserta ele...uso há mais de 3 anos os mesmos...e uso pesado.

felix
03/11/2010, 12:37
milton,
interessante este modelo de solenoide que vc esta utilizando,
realmente funciona.?
o modelo zm 401 é encontrado com facilidade onde.?
basta retirar o modelo anterior e acoplar este modelo,ou é necessario alguma adaptação.?
grato pela informação.

JUNINHO_BITTENCOURT
03/11/2010, 13:34
A Z/M é aqui de Brusque http://www.zm.com.br/

Vão encontrar em qualquer lugar do Brasil em Distribuidoras de auto peças elétricas e oficinas Auto Elétricas.

Grato.

Milton Quindim
03/11/2010, 13:36
É maior do que o original, eu abandonei a caixinha de solenoide e instalei eles diretamente entr o radiador e a grade frontal do jipe pois ali é seguro e tem bastante espaço.
Acha em qualquer auto peças.

felix
03/11/2010, 22:58
juninho,
estarei em brusque no proximo feriado,por acaso a fabrica tem loja para venda direta ao consumidor,no caso iria trazer umas 8 peças.?
ate mais,

JUNINHO_BITTENCOURT
04/11/2010, 06:53
juninho,
estarei em brusque no proximo feriado,por acaso a fabrica tem loja para venda direta ao consumidor,no caso iria trazer umas 8 peças.?
ate mais,

Não Felix. So vendem para Distribuidoras :concordo:

Abraço.

Claudio Almeida Machado
22/10/2011, 10:35
Senhores,
Bom Dia!

Comprei um guincho Work, compact, 1200. Porém o motor esta queimado, notei que uma bobina do estator esta fudida. Alguém sabe se encontramos estas bobinas a venda no mercado? conseguinos adptar alguma outra? conseguimos alguém para reerolar as bobinas? ou tem que ser apenas na Work mesmo.

Milton Quindim
22/10/2011, 18:00
Senhores,
Bom Dia!

Comprei um guincho Work, compact, 1200. Porém o motor esta queimado, notei que uma bobina do estator esta fudida. Alguém sabe se encontramos estas bobinas a venda no mercado? conseguinos adptar alguma outra? conseguimos alguém para reerolar as bobinas? ou tem que ser apenas na Work mesmo.

Acredito que este motor é bosch...leva na autoeletrica que eles arumam...mandei reformar o motor do mu e ficou jóia...

Francisco Maciel
30/12/2011, 23:48
Pessoal tenho um guincho work 9000 e estou sem o comando e a caixa de solenoides, daí resolvi fazer a minha. Comecei procurando a ZM 401, aqui na minha cidade e não encontrei, mas encontrei aos montes uma similar da marca Marília, custou 40,00 cada uma.
Estou colocando as fotos dessa solenoide. Assim que montar minha caixa, vou postar mais fotos aqui e de antemão digo que vou usar um controle remoto sem fio da Ekron, ao invés do comando por cabo.

Até mais.

Milton Quindim
12/01/2012, 23:34
Pessoal tenho um guincho work 9000 e estou sem o comando e a caixa de solenoides, daí resolvi fazer a minha. Comecei procurando a ZM 401, aqui na minha cidade e não encontrei, mas encontrei aos montes uma similar da marca Marília, custou 40,00 cada uma.
Estou colocando as fotos dessa solenoide. Assim que montar minha caixa, vou postar mais fotos aqui e de antemão digo que vou usar um controle remoto sem fio da Ekron, ao invés do comando por cabo.

Até mais.

Eu abandonei aquele suporte original do guincho, aquela placa onde os solenoides ficavam, coloquei eles em linha, tomando o cuidado para cruzar corretamente, usei pedaços de fios grossos para fazer a vez daqueles pedaços de metal que ligavam eles entre si, somente fio fino ligando os solenoides que devem trabalhar em dupla para fazer o reverso. Ficou bacana, onde eu coloquei? Entre a grade e o radiador do jipe assim não pega sujeira nem bate em nada. Dificil somente quando precisa fazer manutenção.

ortiz
07/05/2012, 23:25
Ola pessoal, tive problemas com meu guincho (um superwinch modelo antigo que nao sei nem qual é) e como a viatura esta num sitio nao tive como levar um eletricista pra dar uma olhada.
a principio ele nao enrolava o cabo (desenrolava normalmente) dai conclui que fosse a solenoide. Abri o guincho e na caixa de solenoides encontrei duas grandes (parecidas com a da foto ja postada aqui e em anexo a do meu guincho) dai conforme falado em outro topico daqui fui inverter os fios pra ver se ele enrolava.... so que com a caixa aberta parou de funcionar............. sera falta de aterramento da caixa ou queimei algo?
como faço pra saber que a solenoide esta realmente queimada? ou se é outro problema no guincho? e onde acho estas solenoides e preço delas?
att
Ivan346151346150

valdir rainer
09/05/2012, 01:21
Ola pessoal, tive problemas com meu guincho (um superwinch modelo antigo que nao sei nem qual é) e como a viatura esta num sitio nao tive como levar um eletricista pra dar uma olhada.
a principio ele nao enrolava o cabo (desenrolava normalmente) dai conclui que fosse a solenoide. Abri o guincho e na caixa de solenoides encontrei duas grandes (parecidas com a da foto ja postada aqui e em anexo a do meu guincho) dai conforme falado em outro topico daqui fui inverter os fios pra ver se ele enrolava.... so que com a caixa aberta parou de funcionar............. sera falta de aterramento da caixa ou queimei algo?
como faço pra saber que a solenoide esta realmente queimada? ou se é outro problema no guincho? e onde acho estas solenoides e preço delas?
att
Ivan346151346150
Ortiz,da uma olhada nesse video que é explicado como testar o solenoide.

How To: Diagnose Warn Winch Solenoids - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=MbW5-Yvz_qk&feature=player_embedded)

ortiz
12/05/2012, 17:49
Ola Valdir, obrigado pelo video........... apesar de ter um probleminha com o "ingreis"... ja dei pra dar uma luz.
nao estou achando este solenoide de 5 pinos........... achei de 4 em alguns lugares. O que fazer? ja mudar todo o esquema para o de quatro (uiiiiiii) ou alguem sabe onde enocntrar o de cinco. Inclusive achei um da Bosch (acho que com aplicação para barcos pelo que o vendedor falou) ele disse ser de 140 amperes, sera que serve?

grato pela atenção de todos