PDA

Ver Versão Completa : Cobra 148 GTL



Policarpo
31/07/2006, 21:37
Pessoal, adquiri um 148GTL usado e o instalei no meu CJ5 com uma antena Maria Mole. O cabo+antena são zero km...Ainda não consegui escutar ou falar...Quando ligo o rádio nem ouço ruído de estática...o que pode estar ocorrendo? Estou iniciando e não sei quais são os pontos que pegam em uma instalação.

Grande abraço!

Cavalcante
01/08/2006, 00:07
Bom:
1) você tem certeza de que o rádio estava funcionando? Digo, ele foi testado quando você comprou?
2) você comprou o cabo na MEDIDA EXATA e não cortou NENHUM pedacinho dele, por menor que seja? se sim, ok, se não, compre outro cabo. ah, não enrole o cabo que sobrar, dê voltas pelo carro. isso não interferiria na escuta de estática, que tinha que aparecer.
3) coloque as chaves, da esquerda pra direita, nas seguintes posições: OFF - CB - S/RF - AM - NOR (a ordem dos controles vale para o 148gtl, se for o 148gtl dx muda um pouco, mas é parecido...). coloque o rádio em um canal em que vc saiba que normalmente tem gente falando (o 5 é o usado por caminhoneiros, então é provável que sempre tenha um por perto). zere completamente o squelch e verifique se o ponteiro de sinal se mexe indicando algum sinal sendo recebido. se mexer, você deve ouvir pelo menos estática
4) verifique o estado do seu mike (peça um outro emprestado a um colega para ligar em seu rádio). normalmente os rádios não "falam" sem que o mike esteja conectado.
Se nada funcionar, o rádio pode estar com a parte de saída de áudio com defeito. Nada muito difícil de arrumar, nem tão caro. Mande a uma assistência técnica.
Segue o manual. Dê uma boa lida, que seu rádio é cheio de ótimos recursos:-D

Luiz Claudio
01/08/2006, 00:15
Policarpo,

Analisar assim de longe é um pouco complicado, mas podemos ir fazendo alguns testes para tentar descobrir o que está acontecendo...

Uma causa provável para não se escutar nada seria o botão "Squelch" mal regulado... Verifique como esse botão está posicionado, deixe-o todo virado no sentido anti-horário e veja se escuta alguma coisa.

Outro problema simples de se verificar, caso o primeiro teste não resolva nada e por seu rádio ser usado, é verificar se os fios do auto-falante interno do rádio estão ligados. Uma vez tive esse problema (um fio do auto-falante solto) e meu PX também ficou completamente "mudo".

PS.: Detalhe importante: Confira a estacionária do seu rádio. O Cobra 148 GTL tem medidor de ROE no próprio rádio e isso torna essa operação bastante sinples de se fazer. Siga os procedimentos descritos no manual e não tente (em hipótese nenhuma!!!) transmitir nada sem ter certeza que a estacionária esteja dentro dos padrões.

Depois posta aqui o resultado.

[]'s...

Luiz Claudio
01/08/2006, 00:18
Cavalcante,

Acho que enquanto eu escrevia você postava... Valeu, suas explicações foram melhores que as minhas!!!:concordo:

[]'s...

Cavalcante
01/08/2006, 00:21
Cavalcante,

Acho que enquanto eu escrevia você postava... Valeu, suas explicações foram melhores que as minhas!!!:concordo:

[]'s...

Melhor sobrar resposta do que faltar pro nosso amigo!!:lol:

Flw!

Policarpo
02/08/2006, 20:35
Pessoal estou feliz demais da conta (como dizemos aqui em Minas...Ouro Preto). A turma aqui do 4x4Brasil é 1000!

Então, li as dicas e no domingo irei fazer esses teste (estou viajando à trabalho e gostaria muito de fuçar no meu "Bola de Neve" ainda no sábado...- primeiro o trampo depois o Jeep).

Muito obrigado pelas dicas.

Cavalcante, infelizmente não chequei antes de comprar(comprei de Carreteiro conhecido), o fio está inteiro como veio...mas está com enrolado (vou reparar...), o mike está com aparência horrível...

Vou estudar o manual ....

Quando tiver olhado esses detalhes (dicas de ambos os amigos) lhes reporto...

Valeu mesmo

André-4WD
09/08/2006, 04:43
Salve:
Também comprei um cobra148GTL a pouco tempo. Ainda nao tive tempo de instala-lo e antes de fazer qq M.. na instalação tenho algumas dúvidas:

- O radio veio na caixa, tá novissimo, foi usado apenas uma vez como base e encaixotado novamente. PORÈM, ao abrir a caixa notei que a entrada de energia não tem nenhum cabo, apenas um plug tipo femea com 3 pinos. É assim mesmo?
- Se não, como faço para instalar um chicote para ligar no 12v?
- Eu uso uma antena aquario (a tal da maria-mole) e pretendo usar os cabos pré-montados da aquarius para facilitar e acertar a instalação. Só que o cabo tem tamanho de 3,5 ou de 5,5metros. Como saberei qual devo utilizar?
saudações,
Andre

Cavalcante
09/08/2006, 09:16
Rapaz, provavelmente esse rádio foi alterado. Tire uma foto do painel traseiro pra podermos identificar o conector. Abra o gabinete (a tampa superior é em "U") e tire outra foto pra vermos se encontramos as conexões de alimentação.
Abraços

Luiz Claudio
09/08/2006, 12:06
O radio veio na caixa, tá novissimo, foi usado apenas uma vez como base e encaixotado novamente. PORÈM, ao abrir a caixa notei que a entrada de energia não tem nenhum cabo, apenas um plug tipo femea com 3 pinos. É assim mesmo?
André,

Não sei se entendi bem sua colocação, mas pra mim o que você descreveu é exatamente como deve ser... Na parte traseira do rádio tem uma "tomada fêmea" com 3 pinos onde se encaixa um rabicho. Dê uma olhada na foto anexa...


Eu uso uma antena aquario (a tal da maria-mole) e pretendo usar os cabos pré-montados da aquarius para facilitar e acertar a instalação. Só que o cabo tem tamanho de 3,5 ou de 5,5metros. Como saberei qual devo utilizar?
Calcule mais ou menos o quanto você vai usar de cabo e, na dúvida, opte sempre pelo maior comprimento... É melhor sobrar cabo do que faltar!!!

[]'s...

André-4WD
09/08/2006, 12:27
A tomada 3 pinos é identica a da foto que o Luz Claudio postou!! A minha duvida eh a seguinte:
- três pinos: um é o positivo que vem da bateria (com porta fusivel), o outro é o negativo da bateria e o terceiro seria aquele que o pessoal recomenda aterrar no veículo, próximo ao local de colocação do radio???

- pergunta idiota: como se calcula o tamanho do cabo? andei vendo uma formula que seria N X 99/F é isso? onde N é numero inteiro qq e F a freq. é isso?? Sei que o 148 tem medidor de estacionaria mas como ainda nao consegui domar o danado nem sei como proceder.

abraços,
Andre

Luiz Claudio
09/08/2006, 12:58
A tomada 3 pinos é identica a da foto que o Luz Claudio postou!!
Então é original, todo Cobra tem essa tomada.


três pinos: um é o positivo que vem da bateria (com porta fusivel), o outro é o negativo da bateria e o terceiro seria aquele que o pessoal recomenda aterrar no veículo, próximo ao local de colocação do radio???
André, se o rabicho não veio junto com o rádio é só comprar um novo... Ele já vem com o plug certo pra encaixar na tomada do rádio, você acha fácil e é bem baratinho!!!

Tendo o rabicho o procedimento é bem simples: É só ligar o fio vermelho no positivo e o preto no negativo, direto na bateria, e o plug no rádio... Não tem segredo!!!

Veja a foto do rabicho em anexo.


pergunta idiota: como se calcula o tamanho do cabo? andei vendo uma formula que seria N X 99/F é isso? onde N é numero inteiro qq e F a freq. é isso?? Sei que o 148 tem medidor de estacionaria mas como ainda nao consegui domar o danado nem sei como proceder.
Desencana disso, é muita complicação pra pouca coisa... Pra você que está começando o melhor mesmo é comprar direto um cabo da Aquário já na medida certa.

Depois, só por precaução, meça a estacionária... O manual explica direitinho como proceder, é bastante fácil e rápido.

[]'s...

lg_gustavo
09/08/2006, 14:29
Pessoal, adquiri um 148GTL usado e o instalei no meu CJ5 com uma antena Maria Mole. O cabo+antena são zero km...Ainda não consegui escutar ou falar...Quando ligo o rádio nem ouço ruído de estática...o que pode estar ocorrendo? Estou iniciando e não sei quais são os pontos que pegam em uma instalação.
Rádio "mudo" pode ser também sintoma de antena em curto... cuidado com isso ! Pode acabar queimando o rádio.
O cabo ou o conector da antena podem ter se danificados durante a instalação ou desinstalação...
Outra possibilidade de curto é a instalação incorreta da antena maria-mole, onde deve-se atentar para o correto isolamento do terra na base da antena.

Mas enfim,
A primeira coisa que vc deve fazer é verificar se o aparelho está ok ou é a instalação que está com problemas... para isto, basta procurar alguém que tenha o mesmo aparelho já instalado e funcionando e instalar o seu aparelho na instalação de seu amigo. Aproveite e troque também o mike... Se não conhece alguém com um PX do mesmo modelo instalado, pode fazer a troca também, tomando cuidado apenas na posição correta dos pinos de alimentação. Se o seu aparelho funcionar normalmente, o seu problema está na instalação em seu jipe.
Aproveite e se familiarize com a "configuração" do 148....verifique se o squelch está todo "aberto", se o rádio está operando em AM, etc (veja acima a dica do Luiz Cláudio).
Se estiver tudo ok e mesmo assim não ouve nada, com certeza o problema está na instalação...
Antes te ter a brilhante idéia de continuar com o troca-troca de rádio com o seu amigo (ops!), verifique a sua instalção. Verifique com um multímetro no conector de sua antena se ela não está em curto e faça uma medição no seu chicote, para verificar a alimentação e o aterramento.

lg_gustavo
09/08/2006, 14:34
Só pra ilustrar... uma vez fui ligar o rádio e vi que ele tava mudo. Fiz quase tudo isso que escrevi acima e nada... antena ok, alimentação ok.... foi um trabalhão ver tudo isso.
Quando já tava desistindo e levar para um técnico, achando que tinha queimado, vi que ele tava em PA (public adress) hehehee


Aproveitando.... Luiz, vc ainda tem aquele seu 148 ? Tô precisando dar uma olhada na minha estacionária, hehehehe

[ ]s

Luiz Claudio
09/08/2006, 15:34
Aproveitando.... Luiz, vc ainda tem aquele seu 148 ? Tô precisando dar uma olhada na minha estacionária, hehehehe
Fala Sushi,

Infelizmente não tenho mais... Ele foi junto com o Barão!!!

[]'s...

André-4WD
09/08/2006, 16:23
Fuçando pela net encontrei a seguinte informação em um site (http://www.luizbertini.net/download.html)

Cálculo de cabos para ligação de antenas de PX:

Para calcularmos o comprimento de um cabo coaxial que ligará o rádio com a antena devemos saber o seguinte:
- Fator de encurtamento do cabo. Este fator corresponde a um número, sempre menor do que 1, e que varia de acordo com as características do cabo. Para o cabo RG58, este fator é igual a 0,66 (0,657).
- Frequência que estamos transmitindo. No caso de PX a freqüência é próxima a 27 MHz (o ideal seja que você use uma frequência que corresponda ao meio da faixa de PX).
- Velocidade da luz 300 milhões de Km por segundo (300.000.000).

Com estes valores em mãos podemos calcular o comprimento do cabo da seguinte forma:

Pegamos a velocidade da luz e dividimos pela freqüência :

300.000.000/27.000.000 que é igual a 300/27.

Pegamos este valor e dividimos por quadro:

(300/27)/4

Agora pegamos este valor e multiplicamos pelo fator de encurtamento:

[(300/27)/4] x 0.66 (para o cabo RG58)

Temos agora o comprimento de um cabo, caso este tamanho seja curto basta multiplicarmos este valor por números ímpares até encontramos um valor que seja o suficiente para conectar o rádio com a antena.

{[(300/27)/4] x 0,66} x números ímpares

Colaboração do rádio-amador Marcos Sotello.

AGORA, se multiplicar por 1 = 1, 8333 metros de cabo
por 3 = 5,499999 metros de cabo
por 5 = 9,16666 metros de cabo

As Antenas aquarius tem os cabos pré-montados de 3,5m e de 5,5m. O de 5,5m é o que irei comprar, mas fiquei em duvida tentando entender pq o cabo pre-montado tem comprimento de 3,5m se no calculo nao dá isso?? Só se multiplicar por 2 ( que é numero par) e mesmo assim dará 3,666 metros..

Saudações tentando compreender o porque das coisas...
Andre

lg_gustavo
09/08/2006, 19:14
Fuçando pela net encontrei a seguinte informação em um site (http://www.luizbertini.net/download.html)

Cálculo de cabos para ligação de antenas de PX:

Para calcularmos o comprimento de um cabo coaxial que ligará o rádio com a antena devemos saber o seguinte:
- Fator de encurtamento do cabo. Este fator corresponde a um número, sempre menor do que 1, e que varia de acordo com as características do cabo. Para o cabo RG58, este fator é igual a 0,66 (0,657).
- Frequência que estamos transmitindo. No caso de PX a freqüência é próxima a 27 MHz (o ideal seja que você use uma frequência que corresponda ao meio da faixa de PX).
- Velocidade da luz 300 milhões de Km por segundo (300.000.000).

Com estes valores em mãos podemos calcular o comprimento do cabo da seguinte forma:

Pegamos a velocidade da luz e dividimos pela freqüência :

300.000.000/27.000.000 que é igual a 300/27.

Pegamos este valor e dividimos por quadro:

(300/27)/4

Agora pegamos este valor e multiplicamos pelo fator de encurtamento:

[(300/27)/4] x 0.66 (para o cabo RG58)

Temos agora o comprimento de um cabo, caso este tamanho seja curto basta multiplicarmos este valor por números ímpares até encontramos um valor que seja o suficiente para conectar o rádio com a antena.

{[(300/27)/4] x 0,66} x números ímpares

Colaboração do rádio-amador Marcos Sotello.

AGORA, se multiplicar por 1 = 1, 8333 metros de cabo
por 3 = 5,499999 metros de cabo
por 5 = 9,16666 metros de cabo

As Antenas aquarius tem os cabos pré-montados de 3,5m e de 5,5m. O de 5,5m é o que irei comprar, mas fiquei em duvida tentando entender pq o cabo pre-montado tem comprimento de 3,5m se no calculo nao dá isso?? Só se multiplicar por 2 ( que é numero par) e mesmo assim dará 3,666 metros..

Saudações tentando compreender o porque das coisas...
Andre

Lembrando que o tal 0,66 é em função do cabo utilizado.... (Esse fator é em função da velocidade de propagação no cabo). Esse é para o conhecido "cabo fino".
Se a instalação for feita com o cabo mais grosso, também conhecido como "cabo celular", esse número muda.
Para os aparelhos AM originais (baixa potência), o ideal é utilizar o cabo grosso. Esse cabo tem menor perda de potência que o fino....mas isso já é preciosimo dos macanudos da vida.:twisted:
A instalação para um rádio a ser instalado num jipe e ser utilizado basicamente em trilhas pode ser o fino mesmo... e não vai fazer tanta diferença ele ter 5,50m ou 5,60m... :rolleyes: Se for entrar nesse nível, deverá também então calcular o comprimento da vareta da antena e por aí vai.....Fora isso, a posição (proximidade) da antena em relação à massa metálica, como por exemplo a carroceria do carro, também influenciará na ROE. Resumindo: Esse papo acaba virando papo de nerd e envolve um monte de teorias e variáveis que não tem fim.....então instale o rádio com +/- uns 5,50~5,60 m de cabo, meça a ROE, e aí ajuste no cabo e na vareta até atingir a melhor relação. Mas se não entender nada disso ou não tiver quem faça isso pra vc ou ainda não tiver como medir a ROE, não se preocupe. É caso raro (nunca ouvi falar) queimar um rádio AM, sem estar chucrutado ou com botina ("turbinado"), por causa de ROE. O máximo que pode acontecer é vc não aproveitar ao máximo a potência do rádio, mas pra fazer uma trilha basta...:cool:

Cavalcante
09/08/2006, 23:48
Gustavo,
Na verdade, pro camarada conseguir queimar o rádio assim, só se for com um curto entre a antena e a lataria, e com o rádio em TX, e dependendo do rádio, por um boooommm tempo.

Quanto ao conector do 148, dei uma barrigada alí atrás, mas por sorte tinha gente pra corrigir...

Cavalcante
09/08/2006, 23:51
Aproveitando.... Luiz, vc ainda tem aquele seu 148 ? Tô precisando dar uma olhada na minha estacionária, hehehehe

[ ]s

Velhinho, amanhã não vou ao Paca, mas na semana que vem vou e posso levar o medidor, se quiser.

[]s

lg_gustavo
10/08/2006, 09:51
Velhinho, amanhã não vou ao Paca, mas na semana que vem vou e posso levar o medidor, se quiser.

[]s

Opa !!! A gente combina em relação ao medidor !!!

Quanto às observações sobre queimar o rádio, está corretíssimo ! Lembrando que com antena em curto a ROE tende ao infinito :-D

Cavalcante
10/08/2006, 13:20
Flw!
Até lá!

Luiz Claudio
10/08/2006, 16:54
Fuçando pela net encontrei a seguinte informação em um site (http://www.luizbertini.net/download.html)
André,

www.trilha4x4.com.br

Entre no site e clique no botão PX do menu principal que fica no alto da página. Lá tem bastante dicas e informações legais sobre PX, cabos, estacionária, etc.

[]'s...

jpkytep
03/12/2008, 17:44
Ola amigos!!!
Gostaria que vcs me ajudem na instalaçao do meu cobra 148 gtl.


Meu problema e que moro em rondonia, aki ñ tem ninguem q instala radio, "estou no meu do mato" comprei 2 cobra 148 gtl, novinho na caixa e tenho a antena maria-mole, mais quero colocar um como base e outro movel, o movel tem que pegar uns 200 km de distancia da base.
sera q vcs podem me ajudar????

jpkytep@hotmail.com