PDA

Ver Versão Completa : Ford F1000 4x4 Duvidas



roiaoo
31/07/2006, 13:34
Por favor possuo uma f1000 4x4 93/94 e ela não está tracando, ou seja esta apenas traçando e reduzindo (low), e como as estradas de minha região são muito molhadas, raramente preciso usar a tracao reduzida. Informo ainda que a referida tração é de alavanca manual e existe na alavanca e no painel a opção de apenas 4x4. Procurei as oficinas mecanicas da minha região (Rondônia), no entanto, a resposta foi sempre a mesma, que ela não traça isoladamente apenas em conjunto (tração com redução). A f1000 4x4 realmente não traça isoladamente? Ou é algum defeito, desde já agradeço aos membros do Forum
Rodrigaooo.

RegisCandeia
31/07/2006, 19:04
Eu tinha uma F-1000 4x4 94.
O acionamento era elétrico, tinha um botão para 4x4 High e outro para Low (reduzida)
A reduzida (low) só engata com a tração 4x4 ligada.

Edintruder
02/08/2006, 18:27
A F-1000 tem 4x4 High e 4x4 Low separadamente.
Agora F-1000 com acionamento manual dando problemas? Eu nunca tinha visto isso na F1000! Vais ter que tirar a CT fora para ver o que está acontecendo, pois isso realmente não poderia acontecer.

A primeira marcha é para frente ou para trás?
Faz muito tempo que tens ela?
Falasses em acionamento no painel, nas F-1000 desse modelo tem ou só no painel ou só na alavanca.
Se a primeira marcha for para frente, a tração dela acopla com sistema elétrico com acionamento no painel então se tiver alavanca esse acionamento foi modificado com peças tabajaras. Se a primeira marcha for para trás, o acionamento é só na alavanca, porém não sei se indica algo no painel quando estiver tracionado.

roiaoo
03/08/2006, 13:50
Possuo a f1000 a pouco tempo, e quanto me refiro ao painel nao eh o acionamento no painel eh apenas um led indicativo de tração 4x4, a minha f1000 é de alavanca de acionamento manual, com a primeira marcha para baixo, o que está acontecendo eh que ela não está andandando somente traçada, tenho sempre que traçar e reduzir. Quando aciono a alavanca para a posição de tração (high) ela não responde tenha que baixar mais uma posição para 4x4 (low), e segundo os mecânicos de minha região ela não traça isoladamente (high) somente 4x4 (low) o que fica quase inviavel usar a tração pois ela fica muito lenta.
Obrigado
Roiaooo

murilloaquino
03/08/2006, 19:36
Isso é historia desses ´´mexanicos``.Se tem a opçao de traçao HIGH, ela nao esta entrando por algum defeito.Já testou se ela nao esta traçando mesmo ou se é apenas um defeito na luzinha do 4x4 H?Se nao, procure outro mecanico.Normalmente por ser mecanico, o basico das traçoes sao iguais.Se tiver alquem q saiba mexer ate mesmo nas de willis, tente pra ver....
abraços

RegisCandeia
03/08/2006, 23:20
A minha era 94, com a 1ª marcha prá trás, e acionamento no painel. Tudo original, conforme informação do manual do proprietário.

Edintruder
04/08/2006, 18:54
Regis, eu nãosabia que tinha saido caixa grande com acionamento elétrico.
Roiaoo, tens certeza que não está traçando? Só dá para perceber fazendo curvas fechadas ou arrancando forte, se andares normal mal dá para sentir que está em 4x4 high. Dessa forma, é apenas o indicador do painel que está com problemas.
P.S.: Troca de mecânico antes de mexer!

leoestevam
23/02/2007, 11:45
Olá PessoALL,

roiaoo, tive o mesmo problama que vc.

Comprei minha F1000 94 4x4 com primeira para baixo com acionamento elétrico que não estava funcionando.

Troquei a caixa de transferência (se vc não sabe é a caixa de tração) por uma com alavanca.

Continuou sem traçar, ela "só reduzia", quando fui ver, a tração dianteira não estava funcionando, o problema eram as rodas livres. Troquei por RL manuais da avm, são mais baratas e mais confiáveis.

Pronto, achei que estava sem problemas. Ledo engano.

Quando eu achava que tinha traçado, ela caia pro neutro e aí eu tinha que "puxar um pouquinho de nada" na alavanca de tração, aí ela já caía pra reduzida (pelo que entendi esse é o seu problema ou ela fica no 4x2, ou no neutro ou na reduzida) o que tive que fazer foi tirar a caixa de transferência e mandar um torneiro encher o pé da alavanca pois estava com muita folga, o meu mecânico me disse que isso era normal devido a grande vibração desse motor. Depois desse serviço, fiquei com um carro excelente, muito confiável e sem problemas na tração.

Mas pelos sintomas que vc disse, cheque as rodas livres pois pode ser que as suas estão estouradas e por isso vc acha que ela está só reduzindo.

Por acaso vc já testou num lamaçal se quando vc reduz e arranca com ela numa marcha fraca tipo uma 3ª ou 4ª ela patina as rodas dianteiras???

Se não patinar, é por que as rodas livres estão estouradas. Aí vc encomenda umas manuais na AVM e seja feliz.

Detalhe: O engate a 4x4 high na alavanca é muito próximo do 4x2, lembre-s disso. Como o Edintruder falou, pode ser que vc esteja traçando e nem esteja percebendo. Sempre faça o teste num lamaçal.

[]'s

Leo
Zulim CJ5 68
Federette F1000 4x4 94

Ktranger
23/02/2007, 12:13
lembrei de um fato interessante....
essa F1000 , eh branca ? na eh da CERR ?
lembro que em 1900 e pao doce 1980 a 1986 tinha uma empresa em sampa , que adaptava carros para as empresas de luz do nordeste ( nao sei se era Junior ou Jucio 4x4) chegue a ver varias , todas brancas e algumas verdes , com acionamento no assoalho , com CT da Borg Warner , mas elas eram na maioria 4x2 , 4x4 h e 4x4 low , eram verdadeiros achados......
eu colocara a CT fora para ver se esta tudo ok....mas um teste simples , vc jah testou a roda livre ???? com a reduzida vc sente o motor , mas nao o 4x4 , sera que a 4x4 estah funcionando ? pegue um barranquinho , sobe ? a da frente gira suspensa ? caso contrario eh possivel que o pessoal deixou a CT sem a engrenagem ....da high ???
muitas variaveis...
boa sorte

leoestevam
25/02/2007, 14:59
alguém aí sabe se existe snorkel para F1000 de fibra???

Tio Eddie
06/03/2007, 11:27
Bem, no primeiro mês de uso da Milona acabei de moer o que restava das rodas livres automáticas, mas antes disso havia revisado todo o diferencial dianteiro, trocado as cruzetas intermediárias e verificado o estado das rodas-livres.

Coloquei um par de AVM manuais, e só alegria.

Quanto a tração escapar, procede a folga na alavanca....uma revisão na cx de transferência resolve o problema.

Levanta a bichinha num elevador, deixa as rodas no ar e testa o acoplamento e engate da tração....mais fácil do que ir pro lamaçal..rsrsr

Alavancas escapando, VER CX DE TRANSFERÊNCIA.

Ah, ma minha nem a luzinha do painel acende, mas as posições da alavanca de tração são bem distintas...4x4 H no meio do caminho, e 4X4 L a esquerda e depois bem para trás....

My 2 cents