Conectar

Ver Versão Completa : Pneus com medidas diferentes L200 Sport.

Jorge T
31/07/2006, 11:38
Srs. acompanho as discussões e gostaria da ajuda de vcs.

Existe algum problema em usar pneus com medidas diferentes na l200 Sport.

Por exemplo: BFGoodrich AT 285/75 R 16 na traseira e 265/75 R 16 na frente.

Existindo problemas, quais seriam ? já li que a medida 265/75 seria o ideal p/os 4(raspa pouco ou quase nada), mas gostaria de dar uma encorpada maior na traseira.

Desde já agradeço a atenção.

Abs,

Jorge T.

murilloaquino
31/07/2006, 13:41
Se o uso fosse em 4x2, com certeza nao teria problema nenhum.Pode ser q a propria falta d aderencia do piso onde normalmente o 4x4 é usado, possa compensar, mais EU, nao minha opiniao, colocaria os 265.Ja ficam bunitos pakas...
abraços

rodrigocockpit
31/07/2006, 18:08
Com certeza Murilo! Os pneus ficam melhores na mesma medida, a única que aceita bem isso é a dakota, mas eu prefiro todos iguais, ok?

Pequeno jr
31/07/2006, 18:32
Aproveitando o Tópico e a pergunta ai do amigo.

Um colega aqui tem no carro dele 4 pneus 225/70 R15. Sendo que os Dois pneus dianteiros estão completamente carecas. Ele esta querendo comprar dois pneus 1/2vida com medidas 255 para colocar atrás e passar os dois pneus 225 traseiros que estão bem melhores para a frente.

Existe algum problema nisso ? Quais seriam ?

Eu não sou a favor disso, mas como ele ta quebrado e está andando com medo do transito é a alternativa q sobrou.

Bianor
31/07/2006, 18:58
Prezados em veículos com tração nas 4 rodas sem diferencial central, como é o caso da maioria das nossas pick-ups não é aconselhavel pneus de diametros diferentes nos dois eixos. Pode consultar o fabricante, o manual do veículo etc. Voce causara dano a transmissão forçando-a e a caixa de redução. Como a maioria das nossas pick-ups já estão lá meio rodadas, o susto pode ser grande no seu bolso. Vovo sempre dizia a economia é a base da porcaria.
Sds

José Augusto
31/07/2006, 19:06
pneus com diâmetro diferentes, em veículos 4x4, se a diferença no diâmetro for bem pequena 1%,2% ou 3%, é aceitável, mais que isso não é recomendável.

Jorge T
31/07/2006, 20:36
Obrigado a todos pela explicação.
Rodrigocockpit o motivo da minha dúvida foi uma Dakota V6 que tive em 99 e que era exatamente assim(com medidas diferentes da l200). Nunca tive problemas e o carro ficou particularmente mais estável e bonito.

Abs,
Jorge T.

Bianor
31/07/2006, 20:40
Obrigado a todos pela explicação.
Rodrigocockpit o motivo da minha dúvida foi uma Dakota V6 que tive em 99 e que era exatamente assim(com medidas diferentes da l200). Nunca tive problemas e o carro ficou particularmente mais estável e bonito.

Abs,
Jorge T.

Sr Jorge a sua Dakota tinha tração 4x4 ?
Esta restrição se aplica a a veículos 4x4 sem diferencial central ok !

Jorge T
31/07/2006, 21:14
Bianor era 4x2. Eu entendi a restrição para as 4x4.

Abs,

Jorge T.

Marcello Ladeira
01/08/2006, 08:48
Com certeza Murilo! Os pneus ficam melhores na mesma medida, a única que aceita bem isso é a dakota, mas eu prefiro todos iguais, ok?
Rodrigo você está usando o 265/75 no seu carro?

Pelo que você tem visto será que compensa levanta-lo um pouco para evitar a raspada ao esterçar as rodas dianteiras?

No final de semana do dia 2 vai ter um passeio da MitCar para Lavras Novas... vc vai encarar?

[]s

Marcello Ladeira

Jorge T
01/08/2006, 09:38
Aproveitando o tópico. Alguém já viu a L200 rodando com os BF 285/75 ?
Os pneus ficam p/fora das saias ? Raspa em que situações ?
Abs,
Jorge T.

José Augusto
01/08/2006, 14:46
All, minha resposta pode gerar um interpretação errada, pois me referi ao caso do Pequeno jr, com o tal amigo sem grana, que queria aproveitar os pneus antigos e fazer um up grade para pneus maiores em etapas.

Pois o sujeito sabendo da condição, (diâmetros pouco diferentes) deverá ter muito cuidado no uso do 4x4, somente em condição de falta de tração e mesmo assim deverá ser intermitente por poucos metros e se usado, por discuido, em piso aderente mesmo em poucos metros é certeza de quebra.

Conclusão, para uso emergêncial dentro de certos limites Ok, para uso regular NÃO. No mais o colega Bianor já disse tudo.

Jorge T Sa, minha irmã tinha uma L200 com os BF-AT 31", tentamos de todo jeito colocar os 33", mas sem mexer, na frente não dá, vimos algumas com os 33" mas elas estavam com BL de 3" e os pneus estavam pouco para fora, acho que as rodas não eram originais e pelas marcas acho que em algumas situações os pneus pegavam na parte de trás interna da caixa de rodas diânteira.

JairoM
01/08/2006, 17:27
Jorge T Sa

Eu tive esta duvida quando estava para trocar os pneus da minha L-200.

Os amigos aqui do forum me ajudaram, e minha escolha foi mesmo pelos BF 31x10,5. No meu caso, o aro é o 15.

Pra um amigo que tambem tem L-200 (a dele é Sport HPE e bem mais nova que a minha), sugeri o mesmo pneu. Ele encontrou 31x10,5R16.... ficou muito bom, e não pega nada.

No dia a dia, os Bfs não fazem diferença pra um Goodyear(por exemplo), e na lama ou na areia, ai sim.... voce vai agradecer por ter escolhido BFs.

Jorge T
02/08/2006, 14:21
Jorge T Sa

Os amigos aqui do forum me ajudaram, e minha escolha foi mesmo pelos BF 31x10,5. No meu caso, o aro é o 15.

Pra um amigo que tambem tem L-200 (a dele é Sport HPE e bem mais nova que a minha), sugeri o mesmo pneu. Ele encontrou 31x10,5R16.... ficou muito bom, e não pega nada.

No dia a dia, os Bfs não fazem diferença pra um Goodyear(por exemplo), e na lama ou na areia, ai sim.... voce vai agradecer por ter escolhido BFs.

Jairo, não achei essa medida 31x10,5 R16 em nenhum fabricante.

Usei um programa de conversão p/tentar achar uma medida compatível com a 31x10,5 e a mais próxima foi a 270x70 R16(não existe em nenhum lugar tb) que seria igual a 30,9x10,6.

Já tive os BF e com certeza são os da minha preferência.

Abs.

Jorge T.

Jorge T
02/08/2006, 14:33
All, minha resposta pode gerar um interpretação errada, pois me referi ao caso do Pequeno jr, com o tal amigo sem grana, que queria aproveitar os pneus antigos e fazer um up grade para pneus maiores em etapas.

Pois o sujeito sabendo da condição, (diâmetros pouco diferentes) deverá ter muito cuidado no uso do 4x4, somente em condição de falta de tração e mesmo assim deverá ser intermitente por poucos metros e se usado, por discuido, em piso aderente mesmo em poucos metros é certeza de quebra.

Conclusão, para uso emergêncial dentro de certos limites Ok, para uso regular NÃO. No mais o colega Bianor já disse tudo.

Jorge T Sa, minha irmã tinha uma L200 com os BF-AT 31", tentamos de todo jeito colocar os 33", mas sem mexer, na frente não dá, vimos algumas com os 33" mas elas estavam com BL de 3" e os pneus estavam pouco para fora, acho que as rodas não eram originais e pelas marcas acho que em algumas situações os pneus pegavam na parte de trás interna da caixa de rodas diânteira.

José Augusto, como na Sport o raio é 16 eu tenho o mesmo problema se quizer colocar os pneus 285.
Não tenho o interesse de colocar o BL e não quero mexer na frente também.
Vou seguir os conselhos dos amigos em outras msgs e colocar os 265 mesmo.
Obrigado pela atenção.
Abs,
Jorge T.

JairoM
02/08/2006, 15:15
Jorge T Sa,

Pode pedir em qualquer revenda BF, que eles tem o pneu.

Tenho certeza, porque um amigo meu, colocou na L-200 dele.

Faça contato com alguma revenda de sua cidade. Procure por elas em www.pneusbfgoodrich.com.br

Talvez eles até chamem o 31x10,5R16 por otro nome... 270 ou 275 ou 285 sei lá... mas que eles tem, isso eu garanto.

murilloaquino
02/08/2006, 23:34
No aro 16, assim como a ranger, eu ficaria com os 256/75.É praticamente os 31x10.5, ou intao faz igual eu fiz...um pneu um pouco mais largo, e um poquinho mais baixo.275/70 r16

rodrigocockpit
04/08/2006, 19:39
Jairo, os bf 16 são 265/75/16, eles não utilizam a nomeclatura 31' ou 33', ok?
Me lembro de ter postado fotos da minha antiga l200 com pneus 33', vc não se animou a coloca-los não?

Alexandre Souto
08/07/2007, 02:49
Ola amigos...

Meu pai pos pneus de diferentes medidas atraz maior que na frente na L200/06....

Logo estranhei e ficou uma discurcao se faria mal ou nao em 4 X 4....

Meu chute estava correto, heheheh...

Obrigado aos colaboradores sabia que o forum me ajudaria!!!

[]'s a todos!

Marcello Ladeira
08/07/2007, 23:06
Rodando com 4x4 acionado vocês terão problema pois a pkp não conta com diferencial central e as rodas de traz estarão em velocidade diferente das da frente forçando assim todo o conjunto.

Troquem logo estes pneus.

[]'s,

Gugu7
05/05/2008, 00:03
Jorge T Sa

Jairo o que vc acha da L200 com 255/75 R15 (AT) na areia? Sabe algo sobre?

Gugu7
05/05/2008, 00:08
Srs. acompanho as discussões e gostaria da ajuda de vcs.

Existe algum problema em usar pneus com medidas diferentes na l200 Sport.

Por exemplo: BFGoodrich AT 285/75 R 16 na traseira e 265/75 R 16 na frente.

Existindo problemas, quais seriam ? já li que a medida 265/75 seria o ideal p/os 4(raspa pouco ou quase nada), mas gostaria de dar uma encorpada maior na traseira.

Desde já agradeço a atenção.

Abs,

Jorge T.
Postado originalmente por leopoldo http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=600048#post600048)
RBM,

Jeep CJ Br (o nosso) não tem diferencial central ... nunca teve e é por isos que ele é chamado de part-time 4x4. Outros "jeeps" ou "SUV's" possuem 4x4 integral, o 4x4 full time. O LADA Niva por exemplo, tem.

No jeep, vc engata a tração, as 4 rodas deveriam girar por igual, pois os cardans estão sincronizados. Entretanto, mesmo em linha reta, variações da suspensão, compressão dos pneus no terreno, pressão de pneus, desgaste de cada pneu fazem com que o conjunto da frente esteja desincronizado apenas no miolo do diferencial dianteiro e trazeiro. Assim, estes saem de sincronia um em relação ao outro. O cardan dianteiro começa a querer virar um pouco mais ou menos que o outro, forçando a cruzetas, o entalhado dos cardans e por último, o eixo e entalhados da caixa de transferência. Isso é chamado de encavalamento (binding) e pode ser notado na dificuldade em desengatar a alavanca da 4x4.

Um diferencial central atua absorvendo a diferença de rotação dos cardans dianteiro e trazeiro. Assim, os 4x4 permanentes podem rodar em qualquer velocidade, pois o diferencial da coroa-pinhão compensa entre as rodas (de um mesmo eixo) e o central, a diferença entre os cardans da frente e o de trás.

Se vc tiver um jeep full time com diferencial central e pneus da frente muito diferentes dos traseiros, pode rodar mas com certa perda da capacidade de tração ao solo entre os eixos, pois parte da tração é perdida na rotação entre os dois cardans pelo central. Só que vc não pode mais travar o central (os 4x4 permanentes tem o bloqueio do central, passando de full time para o nosso part time), pois um eixo vai querer "passar por cima" do outro