PDA

Ver Versão Completa : Engesa a diesel?



Beto
16/02/2004, 13:57
Beleza galera, vi que tem muita gente entendida do assunto e disposta a dar uma mão. Gostaria de passar minha engesa 88 a diesel, já comprei uma sucata de uma s10 4x4 diesel, agora gostaria de opiniões, se coloco só o motor ou motor, cambio e caixa de transferencia e redução. E se tiverem dicas, palpites, etc.... agradeço. Valeu.........

NeRo
02/03/2004, 16:44
Oi amigo!

Tem gente muito mais experiente nessa lista aqui do que eu pra responder quanto ao câmbio e caixa de tranferência...

Mas pelo que sei o motor é tranquilo pra instalar...

Vamos esperar o pessoal que manja mesmo dar sua opinião...

[]s

dptucunduva
02/03/2004, 16:53
Coloca tudo.

Não tem coisa melhor do que jipe sem adaptação. Quanto mais adaptação, mais fácil é de ter lugar pra quebrar, pois nem sempre a adaptação fica bem feita ou é bem pensada.

Pra que juntar câmbio de engesa com motor de S10 se vc tem tudo da S10? O peso dos carros é + ou - o mesmo. Coloca tudo da S10 que vai ficar um jipe de dar inveja em muita gente.

Beto
02/03/2004, 17:02
Valeu, estou amadurecendo a idéia, acho que daqui a pouco já terei certeza no que vou fazer, daí dou um toque de como está indo. Obrigado e até mais....

gvogetta
02/03/2004, 18:57
Caro Beto,


Motor e caixa de câmbio da S-10 é tranqüilo para instalar no Engesa... O único problema seria a caixa de transferência, que é muito comprida (causaria problemas de espaço no chassi e na saída do cardã).

Eu faria uso da caixa de transferência do próprio Engesa, trabalhando apenas o entalhado do câmbio da S-10, que é excelente em termos de resistência e muito macio.

Só uma pergunta: o motor que está usando é o MWM das S-10 novas ou é o International (Maxion) das S-10 até 2000/2001... Se for o Maxion, observe o cárter, que normalmente tem uma espécie de "bico" proeminente na parte inferior, que pode atrapalhar a adaptação pois ficaria "pegando" no eixo dianteiro ou na bola (ops!) do diferencial dianteiro. Se for o caso, procure uma tampa de cárter de Land Rover Defender (é o mesmo motor Maxion) que é reta e mude o pescador para o da Land. Fica show de bola, além de eliminar também o perigo da exposição do cárter a pedras e tocos por baixo do veículo...

Saudações,

Beto
02/03/2004, 19:09
Obrigado pelas dicas, bom o motor é o maxion hs ou h5, na tampa esta meio apagado, vc. acha que ficaria meio complicado deixar a transferência da S10? Pq. estava pensando em só mudar os cardans e colocar todo o conjunto da s10. Ainda não parei p/ estudar e analisar espaços, etc... mas acho que logo mais vamos começar a trabalhar nela. E com o motor da s10 ela vai andar menos do que o 6cc? E o consumo, será que faz +/- 10km/l? Tenho um rocsta ( jeep da asia motors a diesel )a autonomia dele é show de bola. Valeu e obrigado denovo.

LuirRR
03/03/2004, 14:43
Tenho esse motor no meu Engesa, com caixa e transferencia originais.

Faz media de 11 Km/l cidade, e cerca de 13 na estrada, a veloc. media de 70-80 Km/h (nao se aguenta o ronco acima disso... :))) )

Creio que deverias considerar tb, se possivel qto a custo e quem faca, a adaptacao do conjunto motor maxion HS+cx. marcha+cx.transf do propria Land Rover (Defender), que se adaptaria melhor ao Engesa do que o da S10.

Abraco e sucesso na empreitada!

Beto
03/03/2004, 18:56
Tenho esse motor no meu Engesa, com caixa e transferencia originais.

Faz media de 11 Km/l cidade, e cerca de 13 na estrada, a veloc. media de 70-80 Km/h (nao se aguenta o ronco acima disso... :))) )

Creio que deverias considerar tb, se possivel qto a custo e quem faca, a adaptacao do conjunto motor maxion HS+cx. marcha+cx.transf do propria Land Rover (Defender), que se adaptaria melhor ao Engesa do que o da S10.

Abraco e sucesso na empreitada!

Valeu pela dica, mas vou tentar colocar tudo da s-10, dai fica mais barato, pois tenho a sucata dela completa, e oq. sobrar vou tentar colocar em um jeep que tenho na praia. Ela anda bem com esse motor? A qtos.giros ela está a 80km/h? Em subidas ela perde força? Obrigado até mais.....

Daniel Lima
03/05/2004, 14:58
Caro amigo, uma dúvida!!!!! :?:
Na s-10 a tranferência não é feita eletrônicamente???? Que eu saiba não existe alavanca. Como fazer, visto que esse sistema é muito falho??
Daniel Lima
(Elefante Branco :twisted: )

Beto
03/05/2004, 15:12
Caro amigo, uma dúvida!!!!! :?:
Na s-10 a tranferência não é feita eletrônicamente???? Que eu saiba não existe alavanca. Como fazer, visto que esse sistema é muito falho??
Daniel Lima
(Elefante Branco :twisted: )
Passei minha engesa p/ alcool e está indo muito bem, vou segurar um pouco p/ montar ela a diesel. Se não colocar a mec. nela vou comprar uma s-10 depenada p/ colocar nela. ainda não estudei como iria colocar. Mas valeu a curiosidade, vou dar uma pesquisada. Se eu não me engado é igual a do troller.