PDA

Ver Versão Completa : Ar quente Defender



riverajl
31/07/2006, 09:29
Ai galera. Comprei uma Defender 90 2002 e, como esfriou, tentei usar o ar quente e... nada. Notei que ela não possui o circuito que leva a água quente para o trocador de calor. Alguém já passou por isso? Onde posso comprar as mangueira e onde elas são instaladas?
Abraços
José Luiz

Ricardomkz
31/07/2006, 13:20
Jose Luiz, alguns proprietarios retiram a mangueira de agua quente que vai p/ o radiador da ventilaçao interna porque o fluxo de agua nao pode ser interompido, ou seja o radiador da ventilaçao interna esta sempre quente(temp. do motor) :sad: e a alavanca do painel simplesmente vira uma "latinha" direcionando o fluxo de ar.:putz:
Repare na parte de traz do cabeçote que vc verá uma pequena mangueira entrando e saindo, vc deverá retira-la e conectar uma nova e maior mangueira ate o sistema de ventilaçao.
Nao se sequeça que quando o verao chegar, mesmo com a alavanca no "ar frio" entrará um "bafo" quente dentro da viatura pelo sistema de ventilaçao forçada.:lol: :lol: :lol:
sds,

riverajl
31/07/2006, 16:45
Legal, devo viajar para o sul e o frio é de matar. Alguma mangueira especial deve ser usada? Tanto faz a ligação nos dois tubos no trocador de calor?
Grato
José Luiz

Jaylson Freitas
31/07/2006, 18:58
José Luis, aconselho você a se certificar quanto ao estado do trocador de calor do seu carro, antes de fazer as ligações com as mangueiras, para evitar o que aconteceu comigo em uma viagem, quando a água do arrefecimento vazou toda por um furo no trocador e, queimou a junta do cabeçote danificando-o. Depois do ocorrido, desliguei as mangueiras para sempre.
O motor Maxion tem a particularidade de ter a válvula termostática instalada na parte superior do motor, isto quer dizer que quando o ponteiro estiver no vermelho, é só para avisar para você ir preparando o bolso.
Boa sorte.

Edu MB
04/08/2006, 21:23
Jaylsom , para desligar as mangueiras é só fazer o caminho inverso do procedimento citado pelo Ricardo ou precisa de algum outro cuidado ?

Jaylson Freitas
07/08/2006, 15:10
Zemarra, o procedimento é bastante simples, na verdade você deve criar um "By-passs" com uma única mangueira, no entanto não é muito fácil encontrar esta mangueira no mercado, pois ela deve possuir bitolas diferentes em suas extremidades, a adaptação definitiva foi feita com uma mangueira comprada em uma concessionária.Você mesmo poderá fazer a adaptação caso encontre a mangueira certa, basta substituir as mangueiras que vão para o trocador de calor, ligando os dutos que saem na parte superior do motor. Certifique-se de que a mangueira não ficou dobrada na curva.
Boa sorte.

Edu MB
09/08/2006, 21:20
Obrigado pela dica , abraço.

Antonio C Ribeiro
01/11/2013, 10:11
Ressuscitando o tópico.

Olá Pessoal

Vi na mensagem do Ricardomkz acima que o ar quente sempre sopra um bafo quente no interior da Defender, mesmo que a alavanca esteja na posição "frio".

Bem, estou notando isso mesmo na minha e isso incomoda, pois o ar quente fica concorrendo com o ar condicionado. Na estrada, com os vidros fechados, é quase impossível desligar o ar condicionado por causa do calor provocado pelo ar quente que sai pelos dutos superiores (desembaçador) e pelos inferiores.

Existe solução para isso? Como eu posso fazer para que o ar quente seja desligado? Já mexi nas alavancas do painel para todo lado e o ar quente insiste em entrar.

Agradeço os comentários.

alberto megda
01/11/2013, 11:40
A alavanca tem uma posição que desliga. Sao duas alavancas, uma quente ou frio e outra que liga e desliga, uma de cada lado do painel

mouramares
02/11/2013, 13:53
Antonio....estes cabos do ar quente sao regulaveis, veja na caixa onde entra as mangueira de agua e confere se nao estao forcando as portinholas a ficarem meio abertas o que pode ocasionar este bafo que vem do compartimento do motor. Eu uso meu ar quente todo comectado com as mangueiras, ja furou o radiador qdo estavamos em Ushuaia, isolamos a peca, qdo voltei comprei um usado e montamos tudo funcionando sem problemas.
abcs

joao

Antonio C Ribeiro
02/11/2013, 21:45
Obrigado pela ajuda, Alberto e Mouramares

Ontem, voltando do trabalho, eu procurei acionar as três alavancas. Mesmo com a direita totalmente fechada e as duas esquerdas totalmente para cima, ainda há entrada de ar quente pelas saídas do parabrisa.

Também notei que o acionamento para cima (desembaçador) e para baixo (para os pés) não funcionam perfeitamente, pois é possível fechar totalmente o fluxo de ar para baixo mas não para cima.

Vou verificar os cabos e as portinholas para ver se elas estão abrindo e fechando regularmente, como sugeriu o Mouramares.

Abraços

Waldmartins
04/11/2013, 00:43
Antonio....estes cabos do ar quente sao regulaveis, veja na caixa onde entra as mangueira de agua e confere se nao estao forcando as portinholas a ficarem meio abertas o que pode ocasionar este bafo que vem do compartimento do motor. Eu uso meu ar quente todo comectado com as mangueiras, ja furou o radiador qdo estavamos em Ushuaia, isolamos a peca, qdo voltei comprei um usado e montamos tudo funcionando sem problemas.
abcs

joao

João,

qto vc pagou num radiador usado? Tem vendendo na TEKCOM por R$ 602,00 :pensativo:

Outra dúvida. Eu dei uma fuçada e vi que é chato pra carai pra mexer nele (tirar). Aí vem as dúvidas:

1) Tem como saber se está furado DEPOIS de retirar ele? (é que meu ar quente tá isolado e só queria reinstala-lo qdo fosse pra Patagônia no final do ano que vem...mas é bom saber se o radiador tá funcionando né? rs)

2) O radiador sai pelo lado de dentro da VTR?

Abs

Wald

Luiz Cazati
16/11/2016, 23:48
Camaradas, o mecânico que confiei a primeira revisão na minha defender 110 constatou a ausência desse item que seria por onde o ar quente sairia, por cima. alguém sabe me dizer o nome ou número de dela? onde procurar? a minha é uma 110 ano 2000539035

SergioMedeiros
17/11/2016, 20:13
Camaradas, o mecânico que confiei a primeira revisão na minha defender 110 constatou a ausência desse item que seria por onde o ar quente sairia, por cima. alguém sabe me dizer o nome ou número de dela? onde procurar? a minha é uma 110 ano 2000539035


Segue:

BTR1599 | DUCT - LOUVRE | Bearmach | Defender 1983 To 2006 | Britcar (UK) Ltd (http://www.brit-car.co.uk/product.php/234434/0/duct___louvre)

Part n. BTR1599

Luiz Cazati
18/11/2016, 12:19
Encontrei na land center, com o Júnior. Valeu

Segue:

BTR1599 | DUCT - LOUVRE | Bearmach | Defender 1983 To 2006 | Britcar (UK) Ltd (http://www.brit-car.co.uk/product.php/234434/0/duct___louvre)

Part n. BTR1599

canisio
23/06/2017, 09:17
Bom dia senhores.

A minha defender aparentemente está com todas as peças (mangueiras, radiador), porém não sai ar quente. Já tentei todas as posições das alavancas, já coloquei a mão na mangueira que leva a água para o radiador de ar quente e ela está esquentando. Será que o dono anterior pode ter feito o "bypass" internamente na caixa de ar? Obrigado.

Defender 110 - 1999

luiz ccosta
27/06/2017, 18:52
Bom dia senhores.

A minha defender aparentemente está com todas as peças (mangueiras, radiador), porém não sai ar quente. Já tentei todas as posições das alavancas, já coloquei a mão na mangueira que leva a água para o radiador de ar quente e ela está esquentando. Será que o dono anterior pode ter feito o "bypass" internamente na caixa de ar? Obrigado.

Defender 110 - 1999

o Ventilador de ar quente esta funcionando ( fica la na frente dentro do cofre do motor onde entram as maqgueiras de agua quente ) ? se sim pode ser o cabo igual ao de freio de bicicleta solto na alavanca da caixa de ar quente que nao esta abrindo a portinhola pro ar entrar para dentro do carro
baixa o manual de mecanica no inicio do forum que vc vai entender

canisio
10/07/2017, 20:34
o Ventilador de ar quente esta funcionando ( fica la na frente dentro do cofre do motor onde entram as maqgueiras de agua quente ) ? se sim pode ser o cabo igual ao de freio de bicicleta solto na alavanca da caixa de ar quente que nao esta abrindo a portinhola pro ar entrar para dentro do carro
baixa o manual de mecanica no inicio do forum que vc vai entender

O cabo está funcionando, quando mexo a alavanca mais externa (lado esquerdo do volante) consigo ver o movimento lá na frente. Até ouço algo se mover dentro da caixa onde entram as mangueiras. O ventilador que vc fala são os que ficam nos pés do caroneiro? Os dois estão funcionando. Agora que tive tempo de olhar os manuais. Estou fuçando aqui pra entender. Obrigado!

[EDIT] Acabei de ver no manual do usuário. Confundi os acionamentos do ar-condicionado (lado esquerdo abaixo do volante), com o acionamento do ar quente (lado direito do volante). Os dois estão funcionando, só não pude confirmar o ar-quente porque o motor não estava ligado. Vou verificar assim que puder.