PDA

Ver Versão Completa : Ajuste da corrente do comando



ROMEULOVSKI
30/07/2006, 23:31
Galera, Fiquei sabendo que o ajuste da corrente do comando de válvulas deve ser feita com o motor ligado em marcha lenta, soltando-se aquele parafuso que fica próximo á termostática e que após ouvir a batedeira, volta-se a apertá-lo até o barulho parar completamente. Esta operação deve ser feita a cada 5 mil Km.
Fui fazer isso no meu que tava dando uma griladinha em determinadas rotações (parece que a corrente raspa em algum lugar). Peguei a catraca com a extensão e o soquete 13 e fui soltar o referido parafuso (o tal fica mto próximo da hélice do motor e ela, evidentemente, fica girando!) - crianças nâo tentem isso em casa! Tentei soltar e apertar mas, por mais q eu tenha apertado, após o teste q fiz nas ruas, verifiquei q o grilinho em determinadas rpm ainda estava lá. Alguém tem idéia do q eu possa fazer? O mechanico q olhou meu motor recentemente disse q a corrente ainda dá aperto (mas pelo jeito não deu!), ou seria um outro problema, do tipo, ter que trocar a corrente. Ah, estou usando o Kit da Aerocar, não sei se tem alguma coisa que pode ser relacionada. Qual é o tempo em que deve-se trocar a corrente? Tem que trocar as polias tb? Tem que retirar o motor pra isto? Qual é o preço deste conjunto? Agradeço quem puder me ajudar. ()s acorrentados

alexandre roveri
31/07/2006, 10:43
Pelo amor de Deus !!!! quem foi o dignissimo FDP que te falou pra fazer desse jeito com o carro ligado !!!
Vc correu o risco de perder todas as valvular e o cabeçote inteiro !!!

AGORA PRA TER MAIS SOSSEGO FAÇA O SEGUINTE :

Tire a tampa de valvulas e verifique o ponto do comando pra ter certeza de não ter pulado nenhum dente !

Com o MOTOR DESLIGADO, vire o virabrequim duas vezes (pelo volante da arvore) e deixer o comando na marca !

Com o auxilio de uma chave de fenda forçe um pouco a meia lua e aperte a porca capuz !!!

Vasquez
31/07/2006, 20:24
LOUCURA MESMO!!!! Dá um kct nesse FDP
Meu mecanico trocou os retentores pois a mola interna de uma valvula tinha quebrado e arrancou o retentor do lugar...já dá pra imaginar a fumaceira que tava... ele ajustou a corrente desse jeito, sem a tampa de valvulas e motor desligado, ele me disse que a mola tinha a função de não deixar afastar o patim pois a pressão era dada pelo óleo, disse tambem que uma vez que não deixemos o nivel de oleo baixar, o conjunto é eterno pois a corrente que é dupla é resistente pra kct...

Abraço

ROMEULOVSKI
31/07/2006, 20:38
É, eu tb imaginei q correria este risco por isso, soltei mto pouco a tal porca, nem cheguei a ouvir a tal "batedeira" e reapertei novamente, só q acho q não consegui apertar o parafuso o suficiente para liquidar com o barulhinho em determinadas rotações como previa.

Camarada Alexandre, pimeiramente obrigado pelas infomrações.
Abusando de seu conhecimento, gostaria q , se possível, fizesse-nos o favor de detalhar os itens abaixo (desculpe "os gritos" mas foi a única forma q achei p/ destacar o texto):

"Tire a tampa de valvulas e verifique o ponto do comando pra ter certeza de não ter pulado nenhum dente ! COMO SABEREI SE PULOU OU NÃO UM DENTE?

Com o MOTOR DESLIGADO, vire o virabrequim duas vezes (pelo volante da arvore) e deixer o comando na marca ! QUAL MARCA? NA POLIA? PARA QUE DEIXAR NESTA MARCA, SE A CORRENTE É IGUAL EM TODA SUA EXTENSÃO?

Com o auxilio de uma chave de fenda forçe um pouco a meia lua e aperte a porca capuz !!! ESSA PORCA NÃO TEM NENHUMA TRAVA? É O SEXTAVADO Q SE ENCONTRA PERTO DA TERMOSTÁTICA?

Desculpe-me a ignorância, mas este ajuste para mim ainda é um enigma...

ROMEULOVSKI
31/07/2006, 20:50
Ok. A corrente é eterna, mas e os grilinhos do motor do meu Niva? Será q a corrente pifou e terei q trocá-la? Será q ainda dá para ajustá-la? Alguém tem experiência com esses grilinhos?

grilinhos = barulho igual ao de uma corrente passando rapidamente e suavemente por uma superfície metálica com forma de uma quina, ou seja, é a tal corrente mesmo "roendo" o meu cabeçote : (( !!!

Vasquez
06/08/2006, 11:58
Pode ser... vale lembrar que o comando da lada é meio barulhentinho...o barulho no meu caso era da mola interna que se partiu em tres... e ficava um tec tec tec


Abraço
Vasquez

Carlos Alberto da Silva
08/08/2006, 14:13
Ola quando vc tirar a tampa das valvulas verifique tambem o batente da corente fica do lado oposto do esticador, para ver se ele ainda existe, sem ele tambem faz um belo barulho.

RAR
08/08/2006, 20:27
Olá Romeu,
Vamos ver se eu posso ajudá-lo. Esta questão de “grilos” ou “choqualhar” no motor original do Niva é um problema que todo bom niveiro já passou ou vai passar. Primeiro começa com um barulhinho que com passar do tempo vai aumentando e passa a incomodar. Esta barulho pode ter conseqüência que levam a desgaste acelerado da própria corrente como das polias (3), ou seja as rodas dentadas. O desenho anexo dá uma idéia de como funciona o conjunto. Esta folga é provocada na maioria dos casos, além do desgaste normal da corrente, pelo desgaste da sapata do tencionador e do tencionador da corrente. No caso do tencionador é mais fácil, removê-lo, abri-lo e substituir a mola existente ou tencionar mais a mola. Na caso da sapata, o desgaste do berço de borracha em contato com a corrente é irreversível, tem que ser trocada. Os distribuidores de componentes de Niva (Bomer, Sarancar, etc.) devem ter... Quanto a outra questão de ajuste do ponto, não mexa! Se estas usando o comando esportivo Aerocar (original?) ele possui um enquadramento especial que só o pessoal entendido sabe realizar. É isso...
Sdçs,
Ruben Rosa
Niva 1.7i – Ilha Jeep Clube
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=59274&stc=1&d=1155080118