Ver Versão Completa : Niva vs. Viagens Longas
pedrodoniva
30/07/2006, 00:38
Eu estou querendo muito ir para a praia nesse verão ou quem sabe para goiás...só que como todo bom niveiro,eu quero ir de niva...Agora a pergunta.........O niva guenta o tranco?Alguem já fez viagens longas com o russo?E quais são as suas opinioes a respeito do assunto???
Valew galera
emtsuhako
30/07/2006, 11:25
Pedro, como qq carro, para uma viagem tranquila é só deixar a manutenção em dia. Antes de viajar, leve ao mecânico para uma revisão geral. Faz ano e meio que estou com meu Niva e viajei muito para o interior. Fui com meu pai até Votuporanga. De Sorocaba até lá, foram pouco mais de 500km percorridos, sem paradas, só na ida. Voltei nomesmo dia. Fui com uns amigos até Prudente, percorrendo a mesma distância. A viagem mais longa foi pra Campo Grande, qdo fui num congresso científico. São quase mil quilômetros e fui com uma colega. Nunca tive problemas durante o percurso, onde em todos os casos conseguia manter a média de 110km/h. Em subidas de serras, como trechos da Anchieta, da Imigrantes ou na Castelo Branco, altura de Botucatu, o Niva dificilmente passa dos 90km/h se não estiver embalado. Se vc for para a praia, se seus pneus forem lameiros e vc for pegar trechos de areia, prepare-se para possíveis encalhes, é bom levar duas pranchas de pelo menos 0,30m de largura x 1,10m de comprimento feitas com tábuas de madeira de 2cm de espessura.
pedrodoniva
30/07/2006, 12:57
Então,quanto a velocidade dele,ontem eu peguei uma rodovia aqui e coloquei ele a 90 km/h,e tava trepidando tudo,tipo,como se fosse desmontar tudo,hehehe...Será que em decida eu passo disso em 5 marcha sem dar problema nenhum?
Cavalcante
30/07/2006, 13:11
Pedro, verifique as cruzetas e o alinhamento da caixa de transferência. Esse trepidamento é devido ao desalinhamento já bastante grande da caixa ou à folga e/ou engripamento (eca) nas cruzetas. NÃO é normal em hipótese alguma. O máximo aceitável é alguma vibração das alavancas de reduzida e bloqueio em arrancadas.
Poucos dão atenção devida ao engraxamento periódico do carro, que é fundamental para a durabilidade dos cardans e cruzetas e pra se rodar sem que o cérebro passe de massa a fluido cinzento... São só 7 pontos (cinco cruzetas e dois cardans) e não sai por mais de 20 merrecas, já uma cruzeta de niva não sai por menos de 120...
emtsuhako
30/07/2006, 18:20
Pedro, meu Niva tb apresenta uma leve vibração qdo chega aos 90km/h, mas não chega a tanto, a ponto de causar preocupação. Siga as recomendações do Cavalcante, pq provavelmente é desalinhamento da caixa de transferência. Recomendo, tb, que vc procure uma boa oficina especializada em Niva, talvez compense vc ir até Atibaia e levar na Motorfort, muito recomendado pelos Camaradas do Niva. Outra, se os seus pneus forem lameiros ou diagonais, a tendência é apresentar uma certa instabilidade em velocidades próximas de 100km/h. Meu Niva estava com pneus radiais 90% off-road e costumavam fazer um barulho muito forte qdo chegava + - nos 80km/h. Acima disso, qq irregularidade da pista vazia o russinho sair de um dos lados. Qdo coloquei pneus radiais 90% onroad, ficou bem mais gostoso de dirigir, tanto que qdo chego aos 120km/h o russinho parece um carro de passeio, apesar do forte barulho do motor. Vale tb lembrar que alguns pneus tem limite de velocidade, convém consultar o fabricante, ok?
Rones Jr
31/07/2006, 14:41
Bem, o ShreK só vibra em 1ª e 2ª, no início da acelaração. Mas, digo q faço o engraxamento de todo o sistema a cada dois meses....dá um puta trabalho! Com os pneus radiais o carro realmente parece de passeio....e depois de tirei os Rodorurais passei a ouvir mais o barulho do motor depois dos 90km/h!
Pretendo pirar o cabeçote e dar um pulo na Chapada Diamantina...alguem topa?
ferchina
31/07/2006, 15:01
digo q faço o engraxamento de todo o sistema a cada dois meses....dá um puta trabalho!
Quais são os principais pontos? na cruzeta tem q desmontar ou engraxa só superficialmente?
vlw
Rones Jr
31/07/2006, 16:11
Há 7 pontos. No meu as "graxetas" estão todas lá...1 em cada cruzeta, 1 em cada cardã....e um perto acomplamento....eu acho...jáh q qd to embaixo do Niva e acabo lembrando e achando de todos...
GARCIA/SP
02/08/2006, 15:12
Olá amigos,
Estou precisando de um help. Moro em Tatuí, na região de Sorocaba. Alguém pode me indicar um especialista em Niva em Sorocaba? Preciso de alguém, ou de algum mecânico, que se disponha a dar uma olhada/examinada num Niva que pretendo comprar.
Desde já, agradeço.
Abs
Renato Chedid
rchedidgarcia@hotmail.com
rcgconsultoria@terra.com.br
thgteixeira
15/04/2010, 22:51
Pessoal, tava lendo o tópico que acabou se desviando um pouco.
Viajar de Niva, longas viagens, com terra incluída além do asfalto, pra rodar 5, 10 mil km. Será que o nosso amigo Russo/Soviético vai bem?
Fica a questão! É um dos meus objetivos com o Niva, e é por isso que estou reformando o meu. Não pretendo fazer trilhas, pretendo viajar!
:)
thgteixeira
15/04/2010, 22:52
Ah, e não me venham com aquele papo de "acho que você deveria comprar um Uno" porque eu já tenho o Niva e é incurável! :mrgreen:
Pessoal, tava lendo o tópico que acabou se desviando um pouco.
Viajar de Niva, longas viagens, com terra incluída além do asfalto, pra rodar 5, 10 mil km. Será que o nosso amigo Russo/Soviético vai bem?
Fica a questão! É um dos meus objetivos com o Niva, e é por isso que estou reformando o meu. Não pretendo fazer trilhas, pretendo viajar!
:)
A resposta está nos meus álbuns de fotos, que, pelo que sei, você já conhece. :mrgreen:, mas, em todo caso:
Viagens entre 3.000 e 6.000 Km:
1997: viagem a Minas Gerais (Estrada Real)
1998: viagem ao Sul (SP/SC/RS/SC/PR/SP)
2000: Paraty/Serra Fluminense/P.N. do Caparaó/Tiradentes/Ibitipóca/V de Mauá/SP
2001: viagem ao Sul (SP/SC/RS/SC/PR/SP)
2002: Visconde de Mauá/Sul de MG/Visconde de Mauá
2004: viagem ao Sul (SP/SC/PR/SP)
2005: Serra Fluminense e V de Mauá
2006: viagem a MG (Estrada Real)
2007: SP/RJ/ES/RJ/SP
2009: viagem ao Sul (SP/SC/RS/SC/PR/SP)
fora as inúmeras viagens a Visconde de Mauá, Aiuruoca, Alagoa, Itatiaia, Fragária, etc...
Será que dá para viajar com o Niva? :mrgreen:
O importante é lembrar que se trata de um carro com muitos anos de uso e abuso, portanto se faz necessária uma rigorosa manutenção.
thgteixeira
16/04/2010, 01:16
A resposta está nos meus álbuns de fotos, que, pelo que sei, você já conhece. :mrgreen:, mas, em todo caso:
Viagens entre 3.000 e 6.000 Km:
1997: viagem a Minas Gerais (Estrada Real)
1998: viagem ao Sul (SP/SC/RS/SC/PR/SP)
2000: Paraty/Serra Fluminense/P.N. do Caparaó/Tiradentes/Ibitipóca/V de Mauá/SP
2001: viagem ao Sul (SP/SC/RS/SC/PR/SP)
2002: Visconde de Mauá/Sul de MG/Visconde de Mauá
2004: viagem ao Sul (SP/SC/PR/SP)
2005: Serra Fluminense e V de Mauá
2006: viagem a MG (Estrada Real)
2007: SP/RJ/ES/RJ/SP
2009: viagem ao Sul (SP/SC/RS/SC/PR/SP)
fora as inúmeras viagens a Visconde de Mauá, Aiuruoca, Alagoa, Itatiaia, Fragária, etc...
Será que dá para viajar com o Niva? :mrgreen:
O importante é lembrar que se trata de um carro com muitos anos de uso e abuso, portanto se faz necessária uma rigorosa manutenção.
Claro que já vi Gil! Está nos favoritos do meu navegador, tanto no Note como no Desktop! A Pergunta que eu te faço (nunca falamos disso pessoalmente) é a seguinte: Já teve problemas nas viagens? Se teve, como conseguiu solucionar?
O Meu Niva, é cinco anos mais velho do que o seu, e pra atingir um padrão confiável de manutenção, ainda levarei tempo. Não coloco o carro na pista antes de solucionar todos os pepinos, e não me importo com o preço, nem que eu fique pagando por anos. Já te disse, mas não custa repetir: Escolhi o Niva porque gosto do Niva! Poderia ter comprado outro veículo, mas esse é o que eu quero. (fora que todos os amigos gostam, a família acha bacana, até a namorada aprecia)
Sempre ouvimos e lemos que o Niva foi desenvolvido para trafegar pelas regiões mais remotas da extinta União Soviética, que tinha estradas e caminhos sofríveis. Que é um carro confiável se bem mantido e se não possuir algumas adaptações desnecessárias (as tais adaptraições), mas é difícil quem, como você, mostra esse tipo de coisa na prática, viajando, colocando o carro "a prova".
É um tópico bem bacana, alguns colegas falaram sobre viagens que fizeram com o Niva, seria interessante conhecer mais depoimentos!
Valeu pela resposta, Gil! :concordo:
Claro que já vi Gil! Está nos favoritos do meu navegador, tanto no Note como no Desktop! A Pergunta que eu te faço (nunca falamos disso pessoalmente) é a seguinte: Já teve problemas nas viagens? Se teve, como conseguiu solucionar?
O Meu Niva, é cinco anos mais velho do que o seu, e pra atingir um padrão confiável de manutenção, ainda levarei tempo. Não coloco o carro na pista antes de solucionar todos os pepinos, e não me importo com o preço, nem que eu fique pagando por anos. Já te disse, mas não custa repetir: Escolhi o Niva porque gosto do Niva! Poderia ter comprado outro veículo, mas esse é o que eu quero. (fora que todos os amigos gostam, a família acha bacana, até a namorada aprecia)
Sempre ouvimos e lemos que o Niva foi desenvolvido para trafegar pelas regiões mais remotas da extinta União Soviética, que tinha estradas e caminhos sofríveis. Que é um carro confiável se bem mantido e se não possuir algumas adaptações desnecessárias (as tais adaptraições), mas é difícil quem, como você, mostra esse tipo de coisa na prática, viajando, colocando o carro "a prova".
É um tópico bem bacana, alguns colegas falaram sobre viagens que fizeram com o Niva, seria interessante conhecer mais depoimentos!
Valeu pela resposta, Gil! :concordo:
Grande Thiago, o Niva atual está comigo há 4 anos, antes dele eu tinha um 90/91, que ficou comigo durante quase 10 anos, rodando quase 200.000 Km em minhas mãos. Portanto, foi com ele que fiz diversas de minhas viagens longas. Aliás, eu viajava bem mais naquela época do que faço hoje!
As viagens abaixo foram todas feitas com aquele Niva:
1997: viagem a Minas Gerais (Estrada Real) - o Niva tinha cerca de 60.000 Km rodados
1998: viagem ao Sul (SP/SC/RS/SC/PR/SP) - o Niva tinha cerca de 82.000 Km rodados
2001: viagem ao Sul (SP/SC/RS/SC/PR/SP) - o Niva tinha cerca de 150.000 Km rodados
2002: V.de Mauá/Sul de MG/V.de Mauá - o Niva tinha cerca de 170.000 Km rodados
2004: viagem ao Sul (SP/SC/PR/SP) - o Niva tinha cerca de 210.000 Km rodados
2005: Serra Fluminense e V de Mauá - o Niva tinha cerca de 225.000 Km rodados
Obviamente, tive problemas nas viagens, mas todos foram resolvidos sem dificuldades. Lâmpadas queimadas, pneus furados, nada mais sério. Os problemas mais sérios que tive, que menciono abaixo, ocorreram, para minha sorte, próximo a São Paulo ou, em um dos casos, próximo a um local que me permitiu reparar o problema.
Em 2001, retornando de uma viagem ao sul, eu saí de Florianópolis em um sábado, com destino a Peruíbe, onde pernoitaríamos, para no dia seguinte seguirmos até Paraty. A uns 100 Km de Florianópolis, estranhei o fato de a alavanca de câmbio estar esbarrando no meu toca-fitas, parei num pequeno posto de gasolina para verificar (achei que o toca-fitas, que era do tipo gaveta, estava mal encaixado). Ao dar marcha-a-ré, simplesmente fiquei com a alavanca de câmbio em minha mão!
Comecei a desmontar o sistema (console, guarda-pó, etc...) e vi que a alavanca de câmbio, através de uma bucha de nylon, se encaixava em outra alavanca, bem mais curta, que entrava na caixa de câmbio e executava os engates, acionando o trambulador. Esta alavanca curta é que havia se partido, ao que tudo indicava, em um processo que já havia começado havia tempo. Na falta de opção, resolvi tentar tirar a peça e encontrar alguém para soldá-la. Ao fazê-lo, quase estraguei tudo, ao remover a peça errada e deixar cair um parafuso dentro da caixa de câmbio! Gelei novamente, mas, com um alicate de bico fino e a chave de fenda magnetizada, além de muuuuuuita paciência, consegui tirar o parafuso de lá. Se eu não tivesse conseguido fazê-lo, babau, teria que chamar o resgate para rebocar o carro e mandar remover e desmontar o câmbio!
Para provar que, no meio do azar, a sorte pode aparecer, descobri que, próximo ao posto de gasolina, havia um depósito de areia e brita, no qual haviam algumas escavadeiras. Para maior sorte nossa, lá estavam três rapazes, consertando alguma coisa, dentro de um galpão. E, para nossa máxima sorte, eles tinham um equipamento de solda elétrica!!! Fui atendido por um rapaz (Juliano, descobri depois), que me disse que poderia soldar a peça (que eu, após alguma luta, havia conseguido retirar e levar até o galpão onde estavam os rapazes). Assim foi feito, e após a solda, voltei ao Niva e montei tudo em seu lugar. É claro que eu o fiz de forma errada, de modo que nenhuma marcha entrava, a alavanca não se mexia. Voltei até o galpão e Juliano me explicou que eu deveria alinhar os dentes das três engrenagens, para colocar o câmbio no ponto morto. Desmontei tudo de novo, alinhei as engrenagens e tornei a montar tudo. Agora, a 1ª e a 2ª marchas entravam, a ré não. Forcei um pouco, e a ré entrou, para não mais sair! Acabei rodando de ré até o galpão (!!!), retirei mais uma vez a bendita peça e Juliano me explicou que eu havia montado a trava da marcha-à-ré de forma invertida, com o que a ré não travava. Montei a peça a peça de forma correta e, enfim, tudo funcionou a contento! Como eu havia estragado uma junta, Juliano colocou um pouco de cola vedadora no local, para que o óleo de câmbio não vazasse, e eu, pela quinta e definitiva vez, montei a alavanca! Assim, aliviados, conseguimos, por volta das 16:40, seguir viagem. Dos males o menor, atrasamos muitíssimo a etapa daquele dia, mas não ficamos largados no meio da estrada nem fomos rebocados! E ainda completamso nossa viagem, conforme previsto, indo até Paraty!
Em 2004, também em viagem ao Sul, saímos bem cedo de Curitiba, rumo a Visconde de Mauá, um trajeto looooongo (cerca de 800-900 Km), mas possível. Ao passarmos por São Paulo, no congestionamento da Marginal do Tietê, senti que havia algo errado com a embreagem, mas atribuí isto ao calor excessivo e ao uso intensivo da mesma. Já na rodovia Carvalho Pinto, parei o Niva para um lanche. Ao dar a partida para sair, apertei o pedal da embreagem, como sempre o faço (e aconselho todos a fazer o mesmo, isto alivia o motor de arranque, facilitando a partida e aliviando a bateria), e o motor de partida girou pesadamente. Fiz um teste e percebi que, ao apertar o pedal da embreagem, isto sempre acontecia. Liguei para o Wilson, que me informou que a embreagem estava no fim, e seguir viagem não era recomendável, pois eu iria ficar sem embreagem. Tive que chamar o resgate da seguradora, que levou meu carro até minha casa. Na manhã seguinte, fui rodando até o Wilson, que trocou a embreagem, permitindo que, pouco antes do meio-dia, eu partisse para Visconde de Mauá. Portanto, perdemos apenas algumas horas da viagem (e economizamos um dia de hospedagem...:mrgreen:)
O terceiro problema sério ocorreu em uma viagem a Visconde de Mauá. Eu estava a uns 70 Km de São Paulo quando o motor começou a emitir um ruído "feio". Desliguei imediatamente o motor e liguei para o Wilson, que me disse para não ligar mais o motor, pois poderia piorar a situação. O Niva foi levado pelo resgate da seguradora até a oficina (a viagem, obviamente, foi cancelada) e foi necessário mexer na parte baixa do mesmo, um conserto que não saiu caro, principalmente em relação ao que poderia ter custado se eu insistisse em seguir viagem. Neste caso, minha sorte foi que isto correu próximo a São Paulo e dentro do perímetro coberto pela seguradora. Seria bem pior se o carro quebrasse a uns 300 Km de casa, à noite, no meio do nada!
Resumindo: em alguns casos, dei sorte, mas, de modo geral, é importante ter um mecânico de confiança, tudo em dia, no que diz respeito à manutenção e ter um bom ouvido para os ruídos normais e anormais do carro. Não foram poucas as vezes em que eu levei meu carro ao Wilson para verificar algum ruído que soava estranho, e ele descobriu pequenos problemas que poderiam ter se transformado em grandes aborrecimentos, se não tivessme sido detectados por mim.
É importante lembrar que carro velho é carro velho, o Niva é resistente e confiável, mas há certos problemas que não podem ser previstos, acontecem e ponto! O importante é fazer com que a ocorrência deste problemas seja minimizada e, em alguns casos prevenida com a troca antecipada de peças que possam vir a trazer problemas futuros.
Quanto a gostar do Niva e não querer outro carro, sei como é isso, já pensei por diversas vezes em trocá-lo, mas, quando tento imaginar qual seria o substituto, só encontro uma opção: um outro Niva! :mrgreen:
jorgeffn
16/04/2010, 19:59
Gil, lendo todos os seus relatos sobre o Niva... e agora com esse... sempre que ouço alguém falar mal dele.. me lembro... poxa... conheço um cara de São Paulo que viaja muito com o Niva e "quase" sempre vai e volta numa boa.... Acho que as manutenções preventivas e todo seu conhecimento sobre o Niva (principalmente por saber "ouvi-lo") é que tornam as viagens mais seguras. Parabéns mais uma vez... e já tá na hora de voltar aqui pros lados de Minas com o Niva né...
Abraços!
Gil, lendo todos os seus relatos sobre o Niva... e agora com esse... sempre que ouço alguém falar mal dele.. me lembro... poxa... conheço um cara de São Paulo que viaja muito com o Niva e "quase" sempre vai e volta numa boa.... Acho que as manutenções preventivas e todo seu conhecimento sobre o Niva (principalmente por saber "ouvi-lo") é que tornam as viagens mais seguras. Parabéns mais uma vez... e já tá na hora de voltar aqui pros lados de Minas com o Niva né...
Abraços!
Não sou o único que viaja de Niva, apenas faço mais barulho que os outros! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Vou estar em MG no final de semana 24-25.04, mais precisamente em Visconde de Mauá! Quer aparecer por lá? :mrgreen: (antes que alguém diga que V de M fica no Rio de Janeiro, aviso que a pousada onde vou ficar fica do lado mineiro do rio Preto!)
Neste final de semana estarei encostado em MG, vou para Casa Branca/SP, a uns 50 Km da divisa SP/MG. Lá o pessoal fala "porrrta verrrde", igualzinho os mineiros... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Olá!
Acabo de colocar no ar um álbum de fotos de uma viagem (de Niva, é claro!) ao Sul em 2004. São fotos escaneadas, portanto deixam um pouco a desejar, mas servem como registro. O endereço é: http://girti.multiply.com/photos/album/37/Viagem_ao_Sul_-_2004
Quanto a gostar do Niva e não querer outro carro, sei como é isso, já pensei por diversas vezes em trocá-lo, mas, quando tento imaginar qual seria o substituto, só encontro uma opção: um outro Niva! :mrgreen:
Belo relato Gil:concordo:
Esse é o mais puro exemplo do que eu digo sempre à todos que questionam "porque ter um NIVA?":
Simplesmente não conseguimos explicar todos os sentimentos que ele nos proporciona:dance::mrgreen::twisted::putz::dance:
E vc acaba de nos mostrar mais um desses motivos...
Imagina se teria alguma graça se vc fosse um "normal" e nos contasse de suas viagens de gol ou uno:lol:,e depois ainda confessa-se que só trocaria um gol por outro!
Essa troca qualquer um pode fazer:odedo:!
Agora trocar um NIVA por outro NIVA e ainda sorrir...
Só os grandes mestres:palmas::palmas::palmas:
Abraço.
(...)Agora trocar um NIVA por outro NIVA e ainda sorrir...(...)
Só mesmo um masoquista, como todo niveiro é... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Geniva, não me leve a mal, mas não resisti...
Um grande abraço!
Alexandre Banana
17/04/2010, 01:10
Acho que a melhor pessoa para saber se o carro aguenta uma longa viagem é o proprio dono dele. Temos nivas de todos os jeitos. .. novos, velhos, velhos com mecanica boa... então quem sabe melhor é o proprio dono ... o meu por exemplo ... chegaria em uma viagem longa, mas eu achava inviavel. 1º o meu só fazia 5km/l. 2º seria uma viagem muito cansativa devido a velocidade de cruzeiro e 3º fazia medo ficar no prego e não ter um mecanico que soubesse me tirar no local ...
Vagner Fabricio
17/04/2010, 01:28
Galera, vendo os relatos de vcs, das viagens com os niva, até dá vontade de comprar um e sair viajando hehehhee...
Viajei poucas vezes com meu Sidekick nos finais de ano, mais nada...
Acredito que com a viatura em dia, vai tranquilo... só não abusar muito do carrinho.
thgteixeira
19/04/2010, 17:34
Valeu pelo relato, Gil!
De grande valia pra quem pretende "ganhar o mundo" com o Niva! :)
thgteixeira
19/04/2010, 17:35
Galera, vendo os relatos de vcs, das viagens com os niva, até dá vontade de comprar um e sair viajando hehehhee...
Viajei poucas vezes com meu Sidekick nos finais de ano, mais nada...
Acredito que com a viatura em dia, vai tranquilo... só não abusar muito do carrinho.
Ter Niva é sempre uma emoção, ter alguma coisa pra consertar, é diversão garantida! :mrgreen:
Joao Baeta
19/04/2010, 18:07
:arrow:Girti!
Neste feriado estarei em VM também!
Mande o seu num do celular por MP! :concordo:
:arrow:Girti!
Neste feriado estarei em VM também!
Mande o seu num do celular por MP! :concordo:
Pois é, descobri apenas na sexta-feira que o dia 23 é feriado no Rio, o que vai fazer com que a região esteja lotada! Uma pena, eu evito ao máximo ir para lá em feriados, mas desconhecia este...
Devido a este fato, estamos pensando em adiar nossa viagem a V de M...
"GRAUÇÁ 4x4"
20/04/2010, 10:12
Grande Thiago, o Niva atual está comigo há 4 anos, antes dele eu tinha um 90/91, que ficou comigo durante quase 10 anos, rodando quase 200.000 Km em minhas mãos. Portanto, foi com ele que fiz diversas de minhas viagens longas. Aliás, eu viajava bem mais naquela época do que faço hoje!
As viagens abaixo foram todas feitas com aquele Niva:
1997: viagem a Minas Gerais (Estrada Real) - o Niva tinha cerca de 60.000 Km rodados
1998: viagem ao Sul (SP/SC/RS/SC/PR/SP) - o Niva tinha cerca de 82.000 Km rodados
2001: viagem ao Sul (SP/SC/RS/SC/PR/SP) - o Niva tinha cerca de 150.000 Km rodados
2002: V.de Mauá/Sul de MG/V.de Mauá - o Niva tinha cerca de 170.000 Km rodados
2004: viagem ao Sul (SP/SC/PR/SP) - o Niva tinha cerca de 210.000 Km rodados
2005: Serra Fluminense e V de Mauá - o Niva tinha cerca de 225.000 Km rodados
Obviamente, tive problemas nas viagens, mas todos foram resolvidos sem dificuldades. Lâmpadas queimadas, pneus furados, nada mais sério. Os problemas mais sérios que tive, que menciono abaixo, ocorreram, para minha sorte, próximo a São Paulo ou, em um dos casos, próximo a um local que me permitiu reparar o problema.
Em 2001, retornando de uma viagem ao sul, eu saí de Florianópolis em um sábado, com destino a Peruíbe, onde pernoitaríamos, para no dia seguinte seguirmos até Paraty. A uns 100 Km de Florianópolis, estranhei o fato de a alavanca de câmbio estar esbarrando no meu toca-fitas, parei num pequeno posto de gasolina para verificar (achei que o toca-fitas, que era do tipo gaveta, estava mal encaixado). Ao dar marcha-a-ré, simplesmente fiquei com a alavanca de câmbio em minha mão!
Comecei a desmontar o sistema (console, guarda-pó, etc...) e vi que a alavanca de câmbio, através de uma bucha de nylon, se encaixava em outra alavanca, bem mais curta, que entrava na caixa de câmbio e executava os engates, acionando o trambulador. Esta alavanca curta é que havia se partido, ao que tudo indicava, em um processo que já havia começado havia tempo. Na falta de opção, resolvi tentar tirar a peça e encontrar alguém para soldá-la. Ao fazê-lo, quase estraguei tudo, ao remover a peça errada e deixar cair um parafuso dentro da caixa de câmbio! Gelei novamente, mas, com um alicate de bico fino e a chave de fenda magnetizada, além de muuuuuuita paciência, consegui tirar o parafuso de lá. Se eu não tivesse conseguido fazê-lo, babau, teria que chamar o resgate para rebocar o carro e mandar remover e desmontar o câmbio!
Para provar que, no meio do azar, a sorte pode aparecer, descobri que, próximo ao posto de gasolina, havia um depósito de areia e brita, no qual haviam algumas escavadeiras. Para maior sorte nossa, lá estavam três rapazes, consertando alguma coisa, dentro de um galpão. E, para nossa máxima sorte, eles tinham um equipamento de solda elétrica!!! Fui atendido por um rapaz (Juliano, descobri depois), que me disse que poderia soldar a peça (que eu, após alguma luta, havia conseguido retirar e levar até o galpão onde estavam os rapazes). Assim foi feito, e após a solda, voltei ao Niva e montei tudo em seu lugar. É claro que eu o fiz de forma errada, de modo que nenhuma marcha entrava, a alavanca não se mexia. Voltei até o galpão e Juliano me explicou que eu deveria alinhar os dentes das três engrenagens, para colocar o câmbio no ponto morto. Desmontei tudo de novo, alinhei as engrenagens e tornei a montar tudo. Agora, a 1ª e a 2ª marchas entravam, a ré não. Forcei um pouco, e a ré entrou, para não mais sair! Acabei rodando de ré até o galpão (!!!), retirei mais uma vez a bendita peça e Juliano me explicou que eu havia montado a trava da marcha-à-ré de forma invertida, com o que a ré não travava. Montei a peça a peça de forma correta e, enfim, tudo funcionou a contento! Como eu havia estragado uma junta, Juliano colocou um pouco de cola vedadora no local, para que o óleo de câmbio não vazasse, e eu, pela quinta e definitiva vez, montei a alavanca! Assim, aliviados, conseguimos, por volta das 16:40, seguir viagem. Dos males o menor, atrasamos muitíssimo a etapa daquele dia, mas não ficamos largados no meio da estrada nem fomos rebocados! E ainda completamso nossa viagem, conforme previsto, indo até Paraty!
Em 2004, também em viagem ao Sul, saímos bem cedo de Curitiba, rumo a Visconde de Mauá, um trajeto looooongo (cerca de 800-900 Km), mas possível. Ao passarmos por São Paulo, no congestionamento da Marginal do Tietê, senti que havia algo errado com a embreagem, mas atribuí isto ao calor excessivo e ao uso intensivo da mesma. Já na rodovia Carvalho Pinto, parei o Niva para um lanche. Ao dar a partida para sair, apertei o pedal da embreagem, como sempre o faço (e aconselho todos a fazer o mesmo, isto alivia o motor de arranque, facilitando a partida e aliviando a bateria), e o motor de partida girou pesadamente. Fiz um teste e percebi que, ao apertar o pedal da embreagem, isto sempre acontecia. Liguei para o Wilson, que me informou que a embreagem estava no fim, e seguir viagem não era recomendável, pois eu iria ficar sem embreagem. Tive que chamar o resgate da seguradora, que levou meu carro até minha casa. Na manhã seguinte, fui rodando até o Wilson, que trocou a embreagem, permitindo que, pouco antes do meio-dia, eu partisse para Visconde de Mauá. Portanto, perdemos apenas algumas horas da viagem (e economizamos um dia de hospedagem...:mrgreen:)
O terceiro problema sério ocorreu em uma viagem a Visconde de Mauá. Eu estava a uns 70 Km de São Paulo quando o motor começou a emitir um ruído "feio". Desliguei imediatamente o motor e liguei para o Wilson, que me disse para não ligar mais o motor, pois poderia piorar a situação. O Niva foi levado pelo resgate da seguradora até a oficina (a viagem, obviamente, foi cancelada) e foi necessário mexer na parte baixa do mesmo, um conserto que não saiu caro, principalmente em relação ao que poderia ter custado se eu insistisse em seguir viagem. Neste caso, minha sorte foi que isto correu próximo a São Paulo e dentro do perímetro coberto pela seguradora. Seria bem pior se o carro quebrasse a uns 300 Km de casa, à noite, no meio do nada!
Resumindo: em alguns casos, dei sorte, mas, de modo geral, é importante ter um mecânico de confiança, tudo em dia, no que diz respeito à manutenção e ter um bom ouvido para os ruídos normais e anormais do carro. Não foram poucas as vezes em que eu levei meu carro ao Wilson para verificar algum ruído que soava estranho, e ele descobriu pequenos problemas que poderiam ter se transformado em grandes aborrecimentos, se não tivessme sido detectados por mim.
É importante lembrar que carro velho é carro velho, o Niva é resistente e confiável, mas há certos problemas que não podem ser previstos, acontecem e ponto! O importante é fazer com que a ocorrência deste problemas seja minimizada e, em alguns casos prevenida com a troca antecipada de peças que possam vir a trazer problemas futuros.
Quanto a gostar do Niva e não querer outro carro, sei como é isso, já pensei por diversas vezes em trocá-lo, mas, quando tento imaginar qual seria o substituto, só encontro uma opção: um outro Niva! :mrgreen:
Hei, Xará!!!...
Não vi relatos de suas viagens ao Nordeste, por que? Oportunidade?
Ou medo do calor de 40º????!!!...
Betão (Roberto Santana)
www.grauca4x4.blogspot.com (http://www.grauca4x4.blogspot.com/)
Niva 1991
Canavieiras - Bahia
"GRAUÇÁ 4x4"
20/04/2010, 10:24
Off Topic: Niva vs. Viagens Longas
"Ao dar a partida para sair, apertei o pedal da embreagem, como sempre o faço (e aconselho todos a fazer o mesmo, isto alivia o motor de arranque, facilitando a partida e aliviando a bateria)"
Xará (Gil Roberto), esse comentário é muito interessante...
Betão (Roberto Santana)
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Niva 1991
Canavieiras - Bahia
Hei, Xará!!!...
Não vi relatos de suas viagens ao Nordeste, por que? Oportunidade?
Ou medo do calor de 40º????!!!...
Betão (Roberto Santana)
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Niva 1991
Canavieiras - Bahia
De fato, o Nordeste não é minha praia, muito calor para o meu gosto... Mas já fui de carro até Salvador (2 vezes) e atér a Chapada Diamantina, as 3 viagens foram na época pré-Niva.
Vagner Fabricio
21/04/2010, 13:53
Quanto a ter algo pra concertar, é a terapia melhor que existe!!! hehehehe
Eu e minha moto RX-180 de 1983 que o digamos... diversão garantida nos fds hehehehe.....
thgteixeira
21/04/2010, 15:12
Quanto a ter algo pra concertar, é a terapia melhor que existe!!! hehehehe
Eu e minha moto RX-180 de 1983 que o digamos... diversão garantida nos fds hehehehe.....
Sinto que tem mais um colega se contaminando com essa idéia de ter um Niva! :mrgreen:
Afajoses
24/04/2010, 12:27
Bem, não chega a ser uma graaande viagem mas ontem fiz um percurso de 240km, sai de Niterói, ate Itaboroai onde enchi o tamque de GNV, segui ate Guapiaçu, depois ate guapimirim e estiquei ate teresópolis para encher denovo o tanque com GNV e voltar para Niterói Via Mage-manilha, levando em considereção que meu carro ainda esta em fase de reforma e que estou usando pneus 7.50 Fronteira acho ate que o carro estava bem confortavel de dirigir (estava com minhas 2 filhas e minha esposa)
"GRAUÇÁ 4x4"
25/04/2010, 22:41
Bem, não chega a ser uma graaande viagem mas ontem fiz um percurso de 240km, sai de Niterói, ate Itaboroai onde enchi o tamque de GNV, segui ate Guapiaçu, depois ate guapimirim e estiquei ate teresópolis para encher denovo o tanque com GNV e voltar para Niterói Via Mage-manilha, levando em considereção que meu carro ainda esta em fase de reforma e que estou usando pneus 7.50 Fronteira acho ate que o carro estava bem confortavel de dirigir (estava com minhas 2 filhas e minha esposa)
Alfajoses,
Diga aí, como foi o comportamento desses pneus na estrada de asfalto?
Como usa sua suspensão, original?
Outra pergunta esses pneus 7.50 fronteira não raspam na caixa de roda?
Betão (Roberto Santana)
www.grauca4x4.blogspot.com (http://www.grauca4x4.blogspot.com/)
Niva 1991
Canavieiras - Bahia
Afajoses
25/04/2010, 23:04
Alfajoses,
Diga aí, como foi o comportamento desses pneus na estrada de asfalto?
Como usa sua suspensão, original?
Outra pergunta esses pneus 7.50 fronteira não raspam na caixa de roda?
Roberto,
Em primeiro lugar devo falar que não tenho experiencia em Niva então não tenho como comparar o meu com outros nivas :???: ... mas vamos lá
Antes usava os pneus 6.70 e não vi muita diferencia para dirigir não o que chama atenção é o barulho :shock: .... esses pneus fazem muito barulho no asfalto, fora isso o desempenho caiu um pouquinho, ando no GNV a 80-85 kmh sem problemas e na gasolina um pouquinho mais, na serra ele sofreu um pouco: media de 45kmh
a suspenção ta original na frente so com os pivos da d20 com uma flange para adaptar e atras molas de pampa (não cortei nenhum elo) e amortecedor de besta, agora a caixa de roda teve que amassar muito por dentro e cortar a lata do paralama e as vezes ainda bate um pouco :twisted: (to ajeitando isso...)
Qualquer coisa avisa !!
:concordo::concordo::concordo::concordo:
André Fajoses
Não foi uma viagem longa, mas serve como exemplo: na sexta-feira, saí cedo de São Paulo e fui para Visconde de Mauá por um roteiro alternativo, que já percorri diversas vezes: São Paulo/Engenheiro Passos/Garganta do Registro (acesso ao P.N.Itatiaia, parte alta)/Vargem Grande (bairro)/Fragária (idem)/Santo Antonio do Rio Grande/Mirantão/Maringá/Maromba (pousada após a Maromba). A volta, feita hoje, foi pelo trajeto normal. Foram percorridos 680 Km, boa parte em estradas de terra (alguns trechos eram bem ruinzinhos).
claudiobrutus
09/05/2010, 17:14
Nunca me liguei muito em off roud mas depois que adquiri um sitio com dificio acesso, fui obrigado a cogitar por alguns carros de traçao 4x4, com o bolso furado o carro que veio em mente foi o niva, depois de muito tempo, mais de 1 ano procurando, achei uma barbada, um niva 91 vermelho interao (pelas fotos e claro) porque se localizava em taubate, e eu aqui na freguesia do o nao podia ir velo, entao fechei negocio as escuras, fui buscar o carro, o rapaz dono do mesmo deu uma volta comigo e o carro tudo bem, ai fechamos negocio peguei o carro e 160 km a frente ate minha casa, vindo a 80 km/h na dutra depois de 20 km a roda esquerda começa a sair fumaça e parei, o rolamento ja tinha ido para o saco a roda tava quase travando, chamei o serviço de guincho as 4 horas 6 horas e nada, fiquei irritado entrei no carro e fui indo a 40km/h e todo mundo buzinando rsrsr
Nao tinha geito parei em um mecanico e ele me disse que sem chance, tome guincho, paguei um guincho particular que me deixou em casa por 250 r$ que pra mim foi uma pechinxa.
Esta foi minha primeira aventura com meu lada niva, acho que teremos muitas historias boas para contar, chega de ruim rsrrs.
Sou novo no ramo de 4x4 e novo de forum.
Nunca me liguei muito em off roud mas depois que adquiri um sitio com dificio acesso, fui obrigado a cogitar por alguns carros de traçao 4x4, com o bolso furado o carro que veio em mente foi o niva, depois de muito tempo, mais de 1 ano procurando, achei uma barbada, um niva 91 vermelho interao (pelas fotos e claro) porque se localizava em taubate, e eu aqui na freguesia do o nao podia ir velo, entao fechei negocio as escuras, fui buscar o carro, o rapaz dono do mesmo deu uma volta comigo e o carro tudo bem, ai fechamos negocio peguei o carro e 160 km a frente ate minha casa, vindo a 80 km/h na dutra depois de 20 km a roda esquerda começa a sair fumaça e parei, o rolamento ja tinha ido para o saco a roda tava quase travando, chamei o serviço de guincho as 4 horas 6 horas e nada, fiquei irritado entrei no carro e fui indo a 40km/h e todo mundo buzinando rsrsr
Nao tinha geito parei em um mecanico e ele me disse que sem chance, tome guincho, paguei um guincho particular que me deixou em casa por 250 r$ que pra mim foi uma pechinxa.
Esta foi minha primeira aventura com meu lada niva, acho que teremos muitas historias boas para contar, chega de ruim rsrrs.
Sou novo no ramo de 4x4 e novo de forum.
Seja bem vindo ao emocionante :mrgreen: mundo dos niveiros! Espero que as coisas melhorem e recomendo fortemente uma revisão completa do seu Niva. Mande trocar todos os fluidos (óleos do motor, dos diferenciais, do câmbio e da caixa de transferência, líquido de arrefecimento, fluidos do freio e da embreagem) e filtros e peça um exame geral das buchas, pivôs, freios, suspensão, direção etc... É sempre melhor prevenir do que remediar!
Posso recomendar o meu mecânico há mais de 15 anos, o Wilson. É especializado em Lada, conhece bem os segredos dos russos, e não é careiro. Sua oficina fica no Moema, próximo ao Shopping Ibirapuera e ao Aeroporto de Congonhas. O telefone dele é 5531.7796.
Passei por uma experiência parecida com a sua ao comprar o meu atual (e quinto) Niva. Fui buscá-lo no Rio de Janeiro, e já o conhecia, mas apenas de "dar uma voltinha". Eu conhecia também o seu proprietário, e sabia que ele era extremamente cuidadoso com a manutenção do carro, mas também sabia que rodava relativamente pouco (o Niva rodou 67.000 Km em 10 anos!). Fizemos a transferência, e eu saí meio tarde do Rio, e ainda peguei trânsito na saída. Como não queira me arrriscar a rodar de noite, sem conhecer bem o carro e sem minhas ferramentas e peças sobressalentes, optei, já quase no final da tarde, por subir até Visconde de Mauá, aonde pernoitei, seguindo no dia seguinte para São Paulo. Tudo correu bem, a despeito de eu estar rodando com os pneus originais russos (pneus com 10 anos!). O antigo dono me recomendou não passar dos 80 Km/h com eles (eu rodei a 100-110 Km/h), e, durante o percurso, me ligou duas vezes para saber se estava tudo bem e recomendar, mais uma vez "Pelo amor de Deus, não passe dos 80, este pneus devem estar ressecados!". Cheguei bem, mas sabia que o carro tinha uma boa manutenção. Não sei se teria arriscado, caso fosse um carro totalmente desconhecido!
[ ]s
thgteixeira
22/05/2010, 15:08
Muito bacana o seu relato no Viajantes 4x4, Gil! Bacana ver um representante da turma dos Nivas por lá. Fotos muito bem tiradas também, e cenários belíssimos!
Esse Roteiro já está nos planos, relato de grande valia! Chegaremos lá também!
:palmas:
Muito bacana o seu relato no Viajantes 4x4, Gil! Bacana ver um representante da turma dos Nivas por lá. Fotos muito bem tiradas também, e cenários belíssimos!
Esse Roteiro já está nos planos, relato de grande valia! Chegaremos lá também!
:palmas:
Obrigado, Thiago, mas não foi tudo isso, há ótimos relatos lá! Se quiser ver mais fotos da viagem pela ER, é só ir no álgum: http://girti.multiply.com/photos/album/12/ESTRADA_REAL_2006. Se quiser mais, veja as fotos da viagem de 1997, quando a "grife" ER ainda não existia: http://girti.multiply.com/photos/album/14/VIAGEM_A_DIAMANTINA_MG_-_1.997_
[ ]s
thgteixeira
23/05/2010, 02:26
Ah, eu já revirei o site, li vários relatos. Mas de Niva é outra coisa né! Quem tem um, se sente tentado a realizar as mesmas coisas, vê que as possibilidades do carro (se este estiver em boas condições) vão muito além do que a maioria pensa.
Interessante o "causo" (cagada) da buzina (:lol:) e o acidente com o motoqueiro, que você já tinha me contado na última vez em que nos encontramos no Poliesportivo aqui de SBC.
Existem vários relatos bons mesmo, mas com veículos mais atuais e menos espartanos do que os Nivas. Espero que poste mais coisas por lá!
(sobre os albuns do multiply, já revirei todos! hehe)
Abraço!
edneyccruz
23/05/2010, 12:05
Eu não vejo nenhum problema em fazer qualquer viagem longa com o Niva, na semana passada estive no PETAR, saindo de Curitiba, andei por estradas de asfalto e terra, bem cheias de lama e atravessei algumas vezes um rio para encontrar a casa de um guia e chegar em uma caverna. No dia seguinte a minha chegada, fui a São Paulo aonde rodei por uma semana e voltei a Curitiba, somadas as duas viagens, mais a terra e trecho urbanos, rodei 2096 km sem nenhum problema se quer.
Desde que a manutenção seja bem feita, com peças de procedência e de forma preventiva, qualquer carro é capaz de leva-lo em uma viagem longa, sem causar transtornos. JA tive carros antigos (carro velho é um antigo mal conservado), e carros 0KM e nenhum deles jamais me deixou na rua. Até pouco tempo eu tinha um Clio 2004 comprado 0, e no carnaval de 2009 rodei com ele 12500 km pelo Uruguai, Argentina e Brasil, mesmo o carro ja tendo 5 anos e 118.000 km, fui e voltei somente abastecendo o único problema que tive foi uma lâmpada queimada do farol, que era original do carro.
Abraços e viva as viagens de Niva.
BACALHAU
23/05/2010, 12:29
Duas frases suas dizem tudo:
"Desde que a manutenção seja bem feita, com peças de procedência e de forma preventiva, qualquer carro é capaz de leva-lo em uma viagem longa, sem causar transtornos." :concordo:
"carro velho é um antigo mal conservado" :palmas: :palmas: :palmas:
(...) na semana passada estive no PETAR, saindo de Curitiba, andei por estradas de asfalto e terra, bem cheias de lama e atravessei algumas vezes um rio para encontrar a casa de um guia e chegar em uma caverna. No dia seguinte a minha chegada, fui a São Paulo(...)
Hehehe... agora sei porque o seu Niva estava imundo, quando nos encontramos lá no Wilson! :mrgreen:
"Carro velho é um antigo mal conservado" :concordo: Esta frase é uma verdadeira pérola, genial! :concordo: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Gil os seus relatos e fotos sao fantásticos!tal como já foi dito dá vontade de partir de niva por aí!
Achei as suasplavras tão "encorajantes" que até abri um tópico no ladaniva4x4.net a mostrar.Neste tempo de crise,é bom ter um "empurrão".
O meu niva (que veio para a minha mão com 205mil kms) também percorreu Portugal de lés a lés com canoas em cima..Agora na minha mão,o máximo que fez deve ter sido viagens de 600Kms,para ir ao Festival de Paredes de Coura ou um Encontro Nivista.
Tal como foi referido,manutenção preventiva e em dia,peças de qualidade,fluídos de alguma qualidade e o niva está sempre pronto para tudo!
Gil os seus relatos e fotos sao fantásticos!tal como já foi dito dá vontade de partir de niva por aí!
Achei as suasplavras tão "encorajantes" que até abri um tópico no ladaniva4x4.net a mostrar.Neste tempo de crise,é bom ter um "empurrão".
O meu niva (que veio para a minha mão com 205mil kms) também percorreu Portugal de lés a lés com canoas em cima..Agora na minha mão,o máximo que fez deve ter sido viagens de 600Kms,para ir ao Festival de Paredes de Coura ou um Encontro Nivista.
Tal como foi referido,manutenção preventiva e em dia,peças de qualidade,fluídos de alguma qualidade e o niva está sempre pronto para tudo!
Ó pah, queres dizer que agora fiquei internacional? :mrgreen:
BACALHAU
24/05/2010, 19:26
Gil os seus relatos e fotos sao fantásticos!tal como já foi dito dá vontade de partir de niva por aí!
Achei as suasplavras tão "encorajantes" que até abri um tópico no ladaniva4x4.net a mostrar.Neste tempo de crise,é bom ter um "empurrão".
O meu niva (que veio para a minha mão com 205mil kms) também percorreu Portugal de lés a lés com canoas em cima..Agora na minha mão,o máximo que fez deve ter sido viagens de 600Kms,para ir ao Festival de Paredes de Coura ou um Encontro Nivista.
Tal como foi referido,manutenção preventiva e em dia,peças de qualidade,fluídos de alguma qualidade e o niva está sempre pronto para tudo!
Olá, Skinnie.
Não tens umas fotos dessa nossa terra maravilhosa para matar um pouco as saudades?
Ó pah, queres dizer que agora fiquei internacional? :mrgreen:
É verdade Gil!
Olá, Skinnie.
Não tens umas fotos dessa nossa terra maravilhosa para matar um pouco as saudades?
Infelizmente quando fui para paredes de coura não tinha máquina fotográfica.Mas do encontro nivista na guarda (organizada pelo "representante" tem aqui (http://www.ttverde.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=704&Itemid=129).
Abraço
BACALHAU
24/05/2010, 20:53
...
Infelizmente quando fui para paredes de coura não tinha máquina fotográfica.Mas do encontro nivista na guarda (organizada pelo "representante" tem aqui (http://www.ttverde.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=704&Itemid=129).
Abraço
Agradeço, patrício.
Espero não morrer sem voltar a pisar esse solo sagrado. :concordo:
thgteixeira
25/05/2010, 18:53
Já estou inscrito no fórum dos amigos d´além mar. Muito bom conteúdo! E o fórum é só de Nivas! hehe
Buenas!
Olhen só este relato de viagem de um casal uruguaio.:palmas::palmas:
http://www.niva4x4.com/modules.php?op=modload&name=phpBB2&file=viewtopic&t=7025&postdays=0&postorder=asc&start=40&sid=494bb73ffe461fc3ba485536f659836a
Abraços,
Jfranck:concordo:
desculpem o off
galera to querendo comprar um niva para iniciar nas trilhas......to vendo um aqui em curitiba 1.6 92 4x4 inteiro.......carro zerado mesmo....o cara esta pedindo 11k....o que acham ???? é isso que vale ????
não pretendo usar para o dia a dia só para trilha mesmo, mas por desencargo queria saber qual o consumo do niva na cidade....rodando normalmente....
obrigado !!!
Betão
Acho que os dois gringos ,pelo nome e pelo passaporte(que é holandes) devem ser holandeses e não alemães.
O bagageiro consequentemente tambem deve ser holandes.
Não fiz a verificação em lugar nenhum,mas é conclusão que estou tirando.
No mais ,parabens pelo belo trabalho que presta a comunidade niveira.
Abraços
edneyccruz
03/06/2010, 22:06
E ai pessoal, porque não tiramos essa dúvida, se o Niva aguenta ou não? Podemos marcar uma viagem longa com o Niva, tipo Estrada Real, Chapada da Diamantina, Jalapão...
O que vcs acham?
:concordo:
thgteixeira
03/06/2010, 22:14
Fazendo um planejamento pra isso, sou parceiro!
"GRAUÇÁ 4x4"
04/06/2010, 00:04
Betão
Acho que os dois gringos ,pelo nome e pelo passaporte(que é holandes) devem ser holandeses e não alemães.
O bagageiro consequentemente tambem deve ser holandes.
Não fiz a verificação em lugar nenhum,mas é conclusão que estou tirando.
No mais ,parabens pelo belo trabalho que presta a comunidade niveira.
Abraços
Tradução do Site foi toda do Alemão, e ainda questionei-me sobre a bandeira alemã ao canto do site, cliquei nela e nada, e também não vi a bandeira holandesa a não ser no carro, depois na tradução comenta que teriam que rodar +/- 2.000 km extras, calculei a distância entre à Alemanha e Amsterdan entre ida e volta dava aproximadamente 1.600 km.
Sendo assim, se olhar no livro de visitas tem um brasileiro fazendo contato com os caras (eu), e ainda enviei e-mail para obter maiores informações.
Obrigado pela dica Peter.
thgteixeira
04/06/2010, 18:04
A Estrada Real seria bacana, hein Edney?
edneyccruz
04/06/2010, 23:44
Opa Thiago, sem dúvida seria. Esta nos meus planos para breve e sei que meu Niva agüenta numa boa. Quero fazer somente algumas modificações para que ele fique mais confortável e um pouco mais econômico, mas em breve estaremos prontos, é só o pessoal se animar e marcarmos a data.
[ ]s
Pessoal, esse feriado rodei exatos 1002km com o Niva, foi a primeira viagem do motor AP.
O Niva rodou muito bem, pelo gps, mantive média de 90km/h com carro andando e média geral de 79km/h (com paradas para lanche, abastecimento, etc)
Acabei não anotando o os litros, mas gastei no total R$180 entre gnv e alcool.
Não tive nenhum problemas em todo o percurso, senti muita confiança no Niva.
Mudando de assunto, moro aqui em Guaratinguetá e conheço alguns trechos da estrada real que passam aqui pela região, quando quesirem marcar estou dentro.
abs
A Estrada Real seria bacana, hein Edney?
Sem dúvida, seria bacana:
http://girti.multiply.com/photos/album/14/VIAGEM_A_DIAMANTINA_MG_-_1.997_
http://girti.multiply.com/photos/album/12/ESTRADA_REAL_2006
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
thgteixeira
07/06/2010, 22:09
A Idéia de fazer uma viagem mais longa com o Niva seria ótima! Ainda mais com vários Nivas!
O Gil tem boas dicas nos álbuns, Edney! Também estou ajeitando o meu ainda, espero terminar até o final do ano. Ao menos a mecânica já está em dia!
edneyccruz
07/06/2010, 22:16
Então pessoal, vamos marcar essa viagem? Abrimos um tópico ou vai aqui mesmo? Quem topa ir? Alguma idéia de data?
E ai, Gil, que tal você nos falar do seu roteiro, por onde é legal passar e claro, você será nosso guia, então sua presença é OBRIGATÓRIA.
Abraços.
Então pessoal, vamos marcar essa viagem? Abrimos um tópico ou vai aqui mesmo? Quem topa ir? Alguma idéia de data?
E ai, Gil, que tal você nos falar do seu roteiro, por onde é legal passar e claro, você será nosso guia, então sua presença é OBRIGATÓRIA.
Abraços.
Edney, por experiência própria sei que é muuuuuuito difícil juntar um grupo que consiga viajar em uma mesma data para algum lugar. Cada um tem seus compromissos, suas obrigações, e a data que agrade a todos é muito difícil de ser acertada. Isto vale para um final de semana, o que dizer de uma viagem longa, necessariamente marcada em um feriado ou durante as férias? É praticamente impossível. O mais viável é a formação de grupos pequenos, de 2 ou 3 viaturas.
O Encontro dos Dinossauros do Niva, a ser realizado daqui a poucos dias, será uma ótima oportunidade para vários niveiros fazerem uma viagem mais longa, quem sabe pegam o gostinho? :mrgreen:
[ ]s
thgteixeira
07/06/2010, 23:54
Edney, por experiência própria sei que é muuuuuuito difícil juntar um grupo que consiga viajar em uma mesma data para algum lugar. Cada um tem seus compromissos, suas obrigações, e a data que agrade a todos é muito difícil de ser acertada. Isto vale para um final de semana, o que dizer de uma viagem longa, necessariamente marcada em um feriado ou durante as férias? É praticamente impossível. O mais viável é a formação de grupos pequenos, de 2 ou 3 viaturas.
O Encontro dos Dinossauros do Niva, a ser realizado daqui a poucos dias, será uma ótima oportunidade para vários niveiros fazerem uma viagem mais longa, quem sabe pegam o gostinho? :mrgreen:
[ ]s
Larga de ser pessimista, vai Gil! :mrgreen:
O Ideal é juntar mais de uma viatura, se tiverem duas já é alguma coisa! :p
edneyccruz
07/06/2010, 23:56
Pois é, Gil, imagino que não consiga reunis mais que um punhado de Niveiros, mas ainda assim vale a experiência. É até bom não ter um grupo grande pois a chance de ter Nivas quebrados ou niveiros se estranhando fica muito menor.
Tomara que o pessoal se anime mesmo, o russinho é bom de estrada e merece passear bastante, afinal para que ter um Niva se não é para se aventurar, não é mesmo...
Abraço.
thgteixeira
20/07/2010, 20:28
Não é uma viagem longa, mas...
No Domingo percorri um trecho muito bonito com o Niva. É uma estrada meio enlameada, mas que não faz nem cócegas no carro.
Pra quem quiser aproveitar o Festival de Inverno em Paranapiacaba por um caminho diferente, aí vai a dica:
- Via Anchieta sentido Santos
- Sair no Km 29 (Trevo do Riacho Grande/SBC)
- Acessar a Estrada Velha de Santos/Caminho do Mar (SP 148 )
- Seguir até o Km 38 - Acessar a Estrada Velha de Mogi das Cruzes (lado esquerdo - Terra - Sem dificuldades/Qualquer 4x2 passa)
- Seguir pela Estrada e atravessar uma das barragens da Represa (Sangradouro Perequê-Pequeno)
- Passe a entrada do condomínio Jardim Colina (lado esquerdo)
- Do lado direito, acessar uma estrada de terra com sinalização da Petrobras (o acesso é livre) - Essa estrada acompanha uma extensa faixa de gasodutos/oleodutos e está em uma região belíssima!
É nela que a aventura começa, cruzando o Rio das Garças (por ponte) e várias cachoeiras. É pra veículos 4x4, mas não judia e nem destrói o carro. No entanto, oferece boas emoções ao condutor!
Essa estrada sairá na SP 122, que liga a Rod. Índio Tibiriçá (SP 31) a Paranapiacaba - Asfalto bom, daí é só pegar a direita e atingir a Vila. A Volta pode ser feita por asfalto.
Aproveitem, vale a pena!
Não é uma viagem longa, mas...
No Domingo percorri um trecho muito bonito com o Niva. É uma estrada meio enlameada, mas que não faz nem cócegas no carro.
Pra quem quiser aproveitar o Festival de Inverno em Paranapiacaba por um caminho diferente, aí vai a dica:
- Via Anchieta sentido Santos
- Sair no Km 29 (Trevo do Riacho Grande/SBC)
- Acessar a Estrada Velha de Santos/Caminho do Mar (SP 148 )
- Seguir até o Km 38 - Acessar a Estrada Velha de Mogi das Cruzes (lado esquerdo - Terra - Sem dificuldades/Qualquer 4x2 passa)
- Seguir pela Estrada e atravessar uma das barragens da Represa (Sangradouro Perequê-Pequeno)
- Passe a entrada do condomínio Jardim Colina (lado esquerdo)
- Do lado direito, acessar uma estrada de terra com sinalização da Petrobras (o acesso é livre) - Essa estrada acompanha uma extensa faixa de gasodutos/oleodutos e está em uma região belíssima!
É nela que a aventura começa, cruzando o Rio das Garças (por ponte) e várias cachoeiras. É pra veículos 4x4, mas não judia e nem destrói o carro. No entanto, oferece boas emoções ao condutor!
Essa estrada sairá na SP 122, que liga a Rod. Índio Tibiriçá (SP 31) a Paranapiacaba - Asfalto bom, daí é só pegar a direita e atingir a Vila. A Volta pode ser feita por asfalto.
Aproveitem, vale a pena!
Boa dica :concordo:, vou anotar!
[ ]s
thgteixeira
20/07/2010, 22:52
Algumas fotos (era de noite, perdão pela qualidade, estava sem o tripé)
Foto 1: Estrada de Mogi das Cruzes sobre a barragem.
Foto 2: Antigos alojamentos e casas de manutenção do Sangradouro.
Foto 3: O Niva cruzando a parte das comportas.
Foto 4: De dentro do Niva sobre o sangradouro
Algumas fotos (era de noite, perdão pela qualidade, estava sem o tripé)
Foto 1: Estrada de Mogi das Cruzes sobre a barragem.
Foto 2: Antigos alojamentos e casas de manutenção do Sangradouro.
Foto 3: O Niva cruzando a parte das comportas.
Foto 4: De dentro do Niva sobre o sangradouro
Maluco, você fez este trajeto à noite??? :shock: :putz: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:
thgteixeira
20/07/2010, 23:46
Maluco, você fez este trajeto à noite??? :shock: :putz: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:
Tranquilo Gil, estávamos em tres amigos e temos uma base de apoio ali por perto (um sítio de um amigo)
Esqueci das fotos em Paranapiacaba! Seguem:
Niva solo, e a turma reunida (Não sei porque saí com uma cara de poucos amigos na foto)
Bonito o lugar... mas não sei se andaria por dentro do sangradouro com o niva...
Falando nisso, o que é ma viagem longa? Fiz o trajeto Rio-Brasília com o meu a alguns anos, mas foi só asfalto... Acho que ainda tenho os consumos.
thgteixeira
23/07/2010, 01:38
Raizer;
Na Primeira foto, a parte iluminada é uma barragem. A Parte de concreto, é uma ponte, onde estão as comportas da barragem e o sangradouro dela, mas é só uma ponte. O Trânsito de veículos por ali é regular, uma estrada passa em cima. Sem riscos para o Niva!
Na Terceira foto da página anterior, dá pra ver a estrutura que eleva as comportas, a água passa por baixo de onde está o Niva, e não no local onde ele está. Na mesma foto, do lado direito está a Represa Billings (que é imensa) e do lado esquerdo, os desníveis que marcam o início da Serra do Mar, dali, o rio segue serra abaixo, rumo a Cubatão.
E a sua viagem vale sim, não precisa ser um trajeto 4x4, o negócio é mostrar que de descartáveis os Nivas não tem nada. São Carros muito valentes e robustos se bem mantidos, e a maioria dos donos tem medo de "ficar na mão" em uma estrada.
thgteixeira
23/07/2010, 01:52
A Represa aliás merece destaque, o off topic é interessante!
Ela foi formada não a partir de um único rio, mas sim a partir de vários cursos d´agua, e de um complexo sistema de barragens. A Represa foi concluída em 1927, e gera energia para todo o parque industrial de Cubatão.
Ela foi constituída da seguinte maneira: Como está nos contrafortes da Serra do Mar, os rios que a alimentam correm da serra para o interior. O que foi feito, foi um sistema com várias barragens (Eu conheço oito, mas sei que existem mais) e vários reservatórios que revertem o curso dos rios, desta forma, eles correm no sentido interior-serra. O Rio Pinheiros em São Paulo, foi totalmente retificado e transformado em um canal, que tinha por objetivo transportar a água do Rio Tietê para alimentar a represa (nos tempos em que ele era limpo, hoje o bombeamento de suas águas para a Billings é proibido por lei estadual). A Usina de Traição, na Marginal Pinheiros, controla a direção do fluxo das águas, ou seja, ela determina pra onde o Pinheiros corre e tem capacidade de gerar energia. Na Foz do Pinheiros (Bairro da Pedreira, proximidades do Autodromo de Interlagos) está a Usina Piratininga, que também gerava energia através do fluxo do rio. Hoje ela tem as suas comportas permanentemente fechadas. Daí se inicia um complexo sistema de barragens, todas elas divididas embora a maioria pense que tudo faz parte de uma única represa. Essa porção, é o reservatório do Rio Grande, que se extende até São Bernardo do Campo, onde há também a Barragem do Rio Pequeno e o Reservatório de Pedras. O Nível das represas é controlado por um canal chamado Summit Control (aqui em São Bernardo, ele é chamado errôneamente de "Canal Schimidt", corruptela de "Summit"). Todo este sistema elevou a cota dos rios formadores do complexo de forma que a água escorra em direção a serra, por tubulações que descem o morro, e vencem um desnível de mais de 700 metros, no sopé da serra estão as turbinas da Usina Henry Borden, que tem a sua parte externa (mais antiga, bombardeada durante a Revolução de 1932) e a parte subterrânea (protegida para evitar ataques aéreos).
Os principais rios que formam a represa são: Grande, Pequeno, das Pedras, Passareúva, Perequê, e outros.
Foi considerada na época a maior obra de engenharia do mundo! É o nosso pequeno mar do planalto! E foi executada sob resposabilidade do EngºAsa White Kenney Billings, que foi mais tarde homenageado na própria represa, chamada de Represa Billings.
Essa parte das fotos é um dos vertedouros da represa.
Perdão pelo off!
edneyccruz
23/07/2010, 13:46
Bom, Gil, eu faço São Paulo/Curitiba e o trajeto inverso até de madrugada, na verdade na maioria das vezes viajo a noite.
E ai, pessoal, vamos combinar uma aventura de Niva para um final de semana? Podemos descer a estrada da patrobras e depois fazermos um passeio por ilha bela, que tal?
Abraços
A Represa aliás merece destaque, o off topic é interessante!
Ela foi formada não a partir de um único rio, mas sim a partir de vários cursos d´agua, e de um complexo sistema de barragens. A Represa foi concluída em 1927, e gera energia para todo o parque industrial de Cubatão.
Ela foi constituída da seguinte maneira: Como está nos contrafortes da Serra do Mar, os rios que a alimentam correm da serra para o interior. O que foi feito, foi um sistema com várias barragens (Eu conheço oito, mas sei que existem mais) e vários reservatórios que revertem o curso dos rios, desta forma, eles correm no sentido interior-serra. O Rio Pinheiros em São Paulo, foi totalmente retificado e transformado em um canal, que tinha por objetivo transportar a água do Rio Tietê para alimentar a represa (nos tempos em que ele era limpo, hoje o bombeamento de suas águas para a Billings é proibido por lei estadual). A Usina de Traição, na Marginal Pinheiros, controla a direção do fluxo das águas, ou seja, ela determina pra onde o Pinheiros corre e tem capacidade de gerar energia. Na Foz do Pinheiros (Bairro da Pedreira, proximidades do Autodromo de Interlagos) está a Usina Piratininga, que também gerava energia através do fluxo do rio. Hoje ela tem as suas comportas permanentemente fechadas. Daí se inicia um complexo sistema de barragens, todas elas divididas embora a maioria pense que tudo faz parte de uma única represa. Essa porção, é o reservatório do Rio Grande, que se extende até São Bernardo do Campo, onde há também a Barragem do Rio Pequeno e o Reservatório de Pedras. O Nível das represas é controlado por um canal chamado Summit Control (aqui em São Bernardo, ele é chamado errôneamente de "Canal Schimidt", corruptela de "Summit"). Todo este sistema elevou a cota dos rios formadores do complexo de forma que a água escorra em direção a serra, por tubulações que descem o morro, e vencem um desnível de mais de 700 metros, no sopé da serra estão as turbinas da Usina Henry Borden, que tem a sua parte externa (mais antiga, bombardeada durante a Revolução de 1932) e a parte subterrânea (protegida para evitar ataques aéreos).
Os principais rios que formam a represa são: Grande, Pequeno, das Pedras, Passareúva, Perequê, e outros.
Foi considerada na época a maior obra de engenharia do mundo! É o nosso pequeno mar do planalto! E foi executada sob resposabilidade do EngºAsa White Kenney Billings, que foi mais tarde homenageado na própria represa, chamada de Represa Billings.
Essa parte das fotos é um dos vertedouros da represa.
Perdão pelo off!
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Bom, Gil, eu faço São Paulo/Curitiba e o trajeto inverso até de madrugada, na verdade na maioria das vezes viajo a noite.
E ai, pessoal, vamos combinar uma aventura de Niva para um final de semana? Podemos descer a estrada da patrobras e depois fazermos um passeio por ilha bela, que tal?
Abraços
Nada contra viajar de noite, o que faço com freqüência, mas tanto você, no seu exemplo, como eu, na maioria de minhas viagens noturnas (Dutra, Carvalho Pinto, Ayrton Senna, Fernão Dias, etc...) viajamos por estradas movimentadas e com certa infraestrutura, o que não foi o caso da aventura de nosso amigo Thiago.
Bonito o lugar... mas não sei se andaria por dentro do sangradouro com o niva...
Falando nisso, o que é ma viagem longa? Fiz o trajeto Rio-Brasília com o meu a alguns anos, mas foi só asfalto... Acho que ainda tenho os consumos.
Cada um entende "viagem longa" do seu jeito, já vi gente perguntando se o Niva agüentaria uma viagem de... 100 Km! :shock:
No meu entender, uma viagem longa seria uma viagem de vários dias, rodando no mínimo uns 1.000 Km. Mas, como escrevi acima, o conceito é relativo!
thgteixeira
26/07/2010, 01:22
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Ser formado em História serve pra alguma coisa, afinal! :mrgreen:
Pessoal, se combinarem algo, contem com a minha presença. Agora ao menos eu tenho um carro confiável. Ainda não está como eu quero, mas mecanicamente está anos luz melhor do que o carro que o Gil conheceu tempos atrás.
Ser formado em História serve pra alguma coisa, afinal! :mrgreen:
Pessoal, se combinarem algo, contem com a minha presença. Agora ao menos eu tenho um carro confiável. Ainda não está como eu quero, mas mecanicamente está anos luz melhor do que o carro que o Gil conheceu tempos atrás.
Legal, parabéns, estou curioso para revê-lo! Quem sabe em alguma terça-feira, lá no Poliesportivo?
edneyccruz
26/07/2010, 19:49
Opa, estou em São Paulo, se vcs forem ao poliesportivo também vou...
Concordo com o Gil sobre o conceito de viagens longas, acho que tem que ser mais de 1000 km e de preferência de vários dias. A minha última viagem longa foi de 13.000 km e um mês, mas infelizmente não deu para ir com o Niva, fui com o meu antigo Clio 1.0 16v 2004 que ja tinha 5 anos de uso.
Abraços e até terça.
thgteixeira
26/07/2010, 19:59
Apareçam por lá amanhã!
gabrielmarcolin
26/07/2010, 20:20
galera,
considerando que a viatura seja mantida em boas condicoes com a manutencao de rotina e preventiva em dia, oq voces acham que poderia entrar num checklist para ser feito antes uma viagem longa?
abs
galera,
considerando que a viatura seja mantida em boas condicoes com a manutencao de rotina e preventiva em dia, oq voces acham que poderia entrar num checklist para ser feito antes uma viagem longa?
abs
Num carro com muitos anos de uso, não deixa de ser uma loteria prever o que pode quebrar, tudo pode acontecer. O negócio é tentar reduzir as chances de isto ocorrer, fazendo uma boa revisão antes de viajar. Verificar suspensão, velas, regulagem do carburador, pneus, amortecedores, enfim, um check-up geral é recomendável. Deve-se levar também peças que, embora pequenas e baratas, podem fazer com que, em caso de quebra das mesmas, seja possível consertar o carro sem ter que esperar pela chegada destas peças. Itens como pivôs, velas, cabos de vela, platinado (caso o Niva o use), etc..., além de uma boa caixa de ferramentas, são recomendáveis. É importante rodar com o carro por alguns dias, após a revisão de viagem, para ver se algo ainda está errado. Não é bom tirar o carro da oficina na véspera da viagem, pode-se eventualmente descobrir que o mecânico deixou de apertar algum parafuso ou fazer a regulagem correta de algo durante a viagem, o que, é claro, não será nada agradável! :discordo:
thgteixeira
26/07/2010, 21:23
galera,
considerando que a viatura seja mantida em boas condicoes com a manutencao de rotina e preventiva em dia, oq voces acham que poderia entrar num checklist para ser feito antes uma viagem longa?
abs
Então Gabriel, endosso o que o Gil disse. O Ideal é passar pelo mecânico para uma revisão completa, alguns, mantem revisões específicas para este fim. Aqui em S.Bernardo, a Bomer tem o "Projeto Férias" que revisa mais de cento e cinquenta itens do carro - por este número, você já pode ter uma noção da quantidade de peças que podem te trazer problemas. E Uma quebra em um lugar remoto, é sempre dor de cabeça certa.
O Ideal é isso mesmo, passar pelo mecânico de sua confiança, seja ele quem for, tirar o carro com certa antecedência, rodar, estar atento a barulhos estranhos e a eventualidades - Se for o caso, volte ao mecânico e relate o problema. Quando estamos acostumados com o Niva, percebemos logo qualquer problema, e aí é partir pra correção.
Dê atenção especial aos itens de segurança do carro: Freios sempre em bom estado, não use peças recondicionadas, esteja com os discos, lonas, pastilhas em dia e procure sangrar todo o sistema de freio no mínimo uma vez ao ano - Como o Bacalhau bem disse certa vez, o fluído absorve umidade, o que pode causar desgaste no sistema. Se o freio costuma baixar eventualmente, é bom estar atento ao cilindro mestre. Embora muitos digam o contrário, os freios do Niva são ótimos quando estão em dia.
E é sempre bom lembrar: Procure mecânicos de confiança, existem bons profissionais em SP que podem te ajudar muito. Procure ter um seguro para viajar, seguros para Niva são baratos, ou melhor, MUITO baratos se comparados aos de carros populares! E sim, existem seguradoras que trabalham com o Niva, mesmo com os "vintões", os mais antigos que rodam por aqui.
Estou reformando o meu tendo por objetivo as viagens mais longas, tô chegando lá! Espero que seja feliz com o seu, afinal, viajar é uma coisa, mas viajar de Niva, é outra, e bem mais gratificante. (na minha opinião)
Abraço!
gabrielmarcolin
27/07/2010, 12:53
quanto sai essa revisao da bomer?
alguem ja fez?
é algo que vale a pena?
thgteixeira
27/07/2010, 13:39
Já fiz e recomendo. Não tem preço fixo, você paga pelo que for trocado mais a mão de obra. Se está em SP, na Capital, um outro mecânico de confiança que também pode te ajudar muito é o Wilson, que atende o Gil e várias outras pessoas aqui do fórum. Ele está no Planalto Paulista, perto da Avenida dos Bandeirantes e do Aeroporto de Congonhas.
Auto Mecânica Lada (Wilson/Alcides)
Avenida Carinás, 725, Moema
F. (11) 5531-7796
Bomer (Nivaldo/João Boteon)
Avenida Senador Vergueiro, 914, Centro
S.Bernardo do Campo
F. (11) 4135-0044
gabrielmarcolin
28/07/2010, 13:18
thiago,
teu niva é 1.9D, certo?
tambem estou preparando o niva pra viagens longas e to pensando em num futuro di$$$$tante colocar um motor desses na viatura. voce fez a adaptacao com o rogerio bacelar? quanto saiu a brincadeira toda? e o desempenho?
thiago,
teu niva é 1.9D, certo?
tambem estou preparando o niva pra viagens longas e to pensando em num futuro di$$$$tante colocar um motor desses na viatura. voce fez a adaptacao com o rogerio bacelar? quanto saiu a brincadeira toda? e o desempenho?
Gabriel, o motor do Niva do Thiago é original!
gabrielmarcolin
28/07/2010, 22:45
hmm... num sei daonde eu tinha tirado isso.... me confundi, ehhehe:mrgreen:
thgteixeira
29/07/2010, 00:10
Gabriel;
Você não precisa necessariamente de um motor a diesel no Niva pra fazer uma longa viagem com ele. Muitos reclamam do consumo do Niva, mas o Niva se comparado a outros jipes, SUVs e afins é econômico sim! Acho que o que poderia ser melhor, é a autonomia, já que o tanque é pequeno para o tipo de carro que é. (apenas 42 litros)
Talvez um bom investimento fosse um tanque maior, mas em matéria de motor, o do Niva vai bem! (minha opinião)
edneyccruz
29/07/2010, 11:50
Um tanque maior realmente seria bem mais bacana, o meu chegou a fazer 10.6 km/l na estrada vindo de Curitiba para São Paulo, mas andando na manha, tipo 100 km/h se não, se eu pisar um pouco mais faz 9 km/l.
Tenho planos de aumentar o tanque, mas somente quando for mandar pintar o carro, ja que parte do assoalho terá que ser alterado para caber um tanque maior.
Abraço.
thgteixeira
06/08/2010, 13:08
Tem certas coisas que pretendo fazer no carro futuramente, uma delas é colocar um tanque de maior capacidade, no mínimo 60 litros, com uma bóia que consiga usar o marcador original.
Também pretendo reestudar o bagageiro, pra conseguir colocar uma barraca de teto. Creio que eu tenha que reforçar os apoios. O Interesse é aumentar o bagageiro para fazer caber mais alguma coisa além da barraca, um espaço pequeno, talvez para um galão ou para bagagem extra.
No porta-malas, aproveitar o "rebaixo" que os modelos 90-94 possuem para instalar um organizador, e ali colocar as ferramentas e peças extras necessárias para uma viagem, mas todo separado.
Neste organizador, talvez um suporte para mais um estepe, o segundo estepe é necessário em viagens para os países do Mercosul. Essa questão do estepe ainda vai me fazer quebrar a cabeça um pouco mais, pois não gostaria que ele ficasse no porta-malas. Talvez o ideal seria construir um compartimento no próprio bagageiro, de forma que o estepe ficasse em um patamar inferior, e a barraca de teto ficasse sobre o estepe, em cima de uma base que abrisse e fechasse.
No porta-malas, alguns ganchos para prender as bagagens. Mas, sem "detonar" as proteções plásticas originais do carro. Iluminação no porta-malas (o Peter fez algo que me agradou bastante) e uma tomada de 12V também no porta-malas, coisa simples de se fazer.
E é lógico, com exceção do tanque, tudo só seria colocado no carro para as viagens, quando for pra circular na cidade, tudo seria removido para diminuir o consumo, o peso, etc.
Precisaria fazer um estudo de peso pra saber como as molas e os amortecedores se comportariam, a mesma coisa em relação ao tanque.
Idéias, idéias... hehe! :twisted:
thiago,
teu niva é 1.9D, certo?
tambem estou preparando o niva pra viagens longas e to pensando em num futuro di$$$$tante colocar um motor desses na viatura. voce fez a adaptacao com o rogerio bacelar? quanto saiu a brincadeira toda? e o desempenho?
O meu que é um Niva 1.9 SD. Comprei o kit com o Rogério sim, mas acabei montando aqui no Rio por minha conta (graaande besteira). Se quizer, posso te passar o valor das notas, mas está bem defazado.
Quanto ao desempenho:
Comparando com minha Tracker 2001TD, anda mais e bebe menos... Só que não tem ar-condicionado, pesa menos e tem pneus menores (além de fazer mais barulho). :neutral:
Ser formado em História serve pra alguma coisa, afinal! :mrgreen:
Ah, serve sim. Pode ir se aprontando que vai ser chamado para ser guia de trilha/passeio! :-D:-D:-D
gabrielmarcolin
09/08/2010, 18:14
MRaizer,
mandei uma MP pra voce pra voce sobre o motor diesel.
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