Ver Versão Completa : Kit Fes vale a pena?
Olá amigos, tenho um jeep CJ5, 79, e pretendo melhorar a sua suspensão. Já ouvi falar muito bem do kit Fes, mas também já ouvi falar mal. Estou na dúvida. Afinal, para uso urbano e para trilha, quais os benefícios e os inconvenientes da instalação do kit? Além disso, preciso alongar o cardã em cm? preciso trocar os jumelos?
ola antonio
eu tb to com a mesma duvida que vc sobre o kit fess , alguem sabe se esse kit que vende na donatti é bom?
obs: meu jeep ta mais baixo na traseira caso eu coloque o kit fes, a tendencia é nivelar com a dianteira ou vai continuar baixo?
falow
Tenho mais algumas dúvidas:
Devo retirar algumas lâminas do feixe de molas?
Um abraço.
Antonio.
Amigos,
Esse kit tem algumas melhorias em relação ao Fess original, os suporte são bem melhor acabados e todas as molas são montadas sobre os eixos... O Fess atualmente usar as molas traseiras montada sobre o feixe.
Recomendações
1 - Retirar molas;
2 - Colocar cunha no eixo dianteiro - Pois este kit costuma levantar muito o jeep mudando o caster das rodas, causando muito chime...
3 - Usar jumelos originais - Pequenos. Isso para não mudar muito o caster...
OBS: Deve-se instalar o mesmo e testar, caso tenha chime ou fique duro se deve adotar as recomendações acima...
[ ]´s
Antônio e Torp,
O Kit Fes, necesita que sejam trocados os Jumelos traseiros e mantidos os dianteiros e que sejam retirados algumas lâminas dos feixes (não lembro a qtd de lâminas que devem ser retiradas.
É uma forma de leventar o jipe, sem grandes investimentos, pois dá pra comprar o kit e instalar em casa, mas é uma forma não muito correta. O correto seria fazer o SPOA , mas este sai mais caro e, na maioria das vezes, não dá prafazer em casa.
Ribon,
O shimmy ocorre porque, ao levantar o carro, as barras de direção originais puxam as rodas, detonando o alinhamento, não acredito que ocorra mudança de cater, pois não ocorre inclinação do eixo (os especialistas devem responder esta).
No meu JEEP, instalei numa emergência, pois ia participar do TRC e quando instalei o guincho, os feixes cançados abriram o bico. No SUPER-ESCÓRIA, mandei alinhar no dia seguinte e pronto.
Lembrem também, que o kit muda os pontos de tensão no Chassi, podendo provocar novas trincas.
[]'s
Escória, obrigado pelas informações.
Tenho mais algumas perguntas:
1 - Quando eu colocar as molas, levantando o jipe, não vou precisar trocar os 4 amortecedores? Os originais não vão ficar no fim-de-curso?
2 - Eu sei que com a instalação das molas o jipe vai levantar, mas meu objetivo é que ele fique mais macio. Isso vai ocorrer?
3 - Se as barras de direção vão puxar as rodas, provocando o shimmy, é desaconselhável a instalação das molas?
4 - O eixo cardã não vai ficar curto?
Um abraço.
Antonio.
Escoria,
Não vejo em que puxar as barras de direção podem causar shimmy.
O shimmy é causado pela rotação do eixo, mesmo problema (em menor grau), que quando se fez SPOA.
Antonio,
1 - Quando eu colocar as molas, levantando o jipe, não vou precisar trocar os 4 amortecedores? Os originais não vão ficar no fim-de-curso?
Não vai levantar tanto que seu amortecer de fim de curso com frequencia, não é necessario trocar.
2 - Eu sei que com a instalação das molas o jipe vai levantar, mas meu objetivo é que ele fique mais macio. Isso vai ocorrer?
Vai ter de tirar laminas dos feixes para isso acontecer.
3 - Se as barras de direção vão puxar as rodas, provocando o shimmy, é desaconselhável a instalação das molas?
Usando jumelos originais isso é minimizado.
4 - O eixo cardã não vai ficar curto?
Vai ter de instalar para ver. Mas provavelmente vai ter de mudar os cardãs.
[ ]´s
José Augusto
31/07/2006, 18:49
All, kit fess...:stop:, é uma solução bem porca para feixe de molas cansado.
Esse sistema deixa o veículo bem arqueado e com pouquissimo curso, uma bost@ na trilha, em uma curva fechada de geometria incorreta (superelevação lateral negativa) o veículo tende a ser jogado para fora da pista, uma merd@ no asfalto.
Quando comprei meu CJ tinha esta coisa instalada, já sabia que não era recomendável mas ... já que tá fica.
Foi uma época em que fazer curva, ou pegar uma erosão lateral era sempre mais emocionante pois exigia muito cuidado para não tombar, só resolvi o problema quando tirei o kit e fiz uma revisão nos feixes deixando original.
Sergio Rocha
31/07/2006, 21:10
All, kit fess...:stop:, é uma solução bem porca para feixe de molas cansado.
Esse sistema deixa o veículo bem arqueado e com pouquissimo curso, uma bost@ na trilha, em uma curva fechada de geometria incorreta (superelevação lateral negativa) o veículo tende a ser jogado para fora da pista, uma merd@ no asfalto.
Quando comprei meu CJ tinha esta coisa instalada, já sabia que não era recomendável mas ... já que tá fica.
Foi uma época em que fazer curva, ou pegar uma erosão lateral era sempre mais emocionante pois exigia muito cuidado para não tombar, só resolvi o problema quando tirei o kit e fiz uma revisão nos feixes deixando original.
X2.Já tive e tirei.
[ ] '
É uma solução "barata", mas paliativa.
Já vendi muitos, mas sempre deixei isso claro.
Vendo e instalo, mas não é algo que recomende a ninguém.
Como todas as adaptações tem prós e contras.
[ ]´s
Escoria,
Não vejo em que puxar as barras de direção podem causar shimmy.
O shimmy é causado pela rotação do eixo, mesmo problema (em menor grau), que quando se fez SPOA.
Antonio,
1 - Quando eu colocar as molas, levantando o jipe, não vou precisar trocar os 4 amortecedores? Os originais não vão ficar no fim-de-curso?
Não vai levantar tanto que seu amortecer de fim de curso com frequencia, não é necessario trocar.
2 - Eu sei que com a instalação das molas o jipe vai levantar, mas meu objetivo é que ele fique mais macio. Isso vai ocorrer?
Vai ter de tirar laminas dos feixes para isso acontecer.
3 - Se as barras de direção vão puxar as rodas, provocando o shimmy, é desaconselhável a instalação das molas?
Usando jumelos originais isso é minimizado.
4 - O eixo cardã não vai ficar curto?
Vai ter de instalar para ver. Mas provavelmente vai ter de mudar os cardãs.
[ ]´s
Ribon,
Pela geometria da direção original, distanciar o chassis dos eixos, puxa o vértice do triângulo formado pelas barras de direção, encurtando a distancia entre as outras extremidades das barras de direção. Isto fecha a as rodas, tirando todo o alinhamento.
Um dos causadores do Shimmy é alinhamento, outros são balanceamento das rodas, folga na caixa de direção, folga nas buchas dos jumelos e feixes de mola, mudança de caster, entre outros.
Este shimmy do Kit Fes é fácil de resolver, é só alinhar novamente.
Antônio,
O conforto, ,se não tirar nenhuma lâmina, ficará uma m... Vai ficar duro pra kct.
Dependendo do amortecedor, vai dar fim de curso. Tem muita loja por aí que vende amortecedor curto dizendo que é de JEEP.
O cardan traseiro não vai escapar, na verdade, ele pode precisar ser encurtado. O dianteiro vai encurtar e poderá ser necessário ser alongado.
José Augusto,
As molas do kit, se forem tiradas as lâminas do feixe, passam a fazer o serviço das lâminas, pois a função das duas é a mesma. Como geralmente as pessoas instalam o kit e não tiram as lâminas (meu caso por enquanto), você diminui o poder de atuação da suspensão. Como eu disse, é uma solução barata, mas não é a mais recomendável. Depende do uso e do bolso.
[]'s
Em primeiro lugar gostaria de agradecer a colaboração dos amigos para esclarecer minhas dúvidas. Sou novo no Fórum, e fiquei contente em verificar o companheirismo de vocês.
Mas vamos lá.
Pelos depoimentos que li, não me entusiasmei com a instalação do Kit Fes. Parece que vou arrumar mais problemas.
Para deixar o jipe mais macio, principalmente no asfalto, o que vocês acham de substituir os amortecedores Nakata pelos amortecedores Rancho? Sei que cada um custa R$ 500,00, mas se fizer a troca o jipe não vai ficar mais macio, sem precisar mudar sua mecânica? Há outra solução mais barata?
Um abraço a todos.
Antonio.
José Augusto
02/08/2006, 00:35
Antonio, jeep pela própria concepção é um veículo bruto, feito para ser simples e resistênte, seu entre eixos curtos visa a transposição de obstáculos mas paga o preço em estabilidade e conforto.
A suspensão é exatamente o espelho dessa idéia, muitos já alteraram a suspensão copiando de outros jipes (engesa, JPX, ..., etc) porem é uma tarefa ingrata, sujeita a muitos desacertos e com certa dose de risco.
Existem várias estórias dessas suspensões, quem fez e acertou, ficou muito satisfeito, alguns fizeram e a coisa não foi tão bem, mas convivem com alguma inconveniência, outros fizeram e tiveram de retirar pois ficou perigoso e impossível de corrigir.
Aqui existe até um ditado, nasceu com feixe, morre com feixe.
O que se tem feito aqui, mas que depende de um investimento pouco maior, é a substituição dos feixes originais por outros feixes mais longos e largos com menos lâminas (quanto mais comprido mais macio), comparativamente o jeep fica um pouco mais macio além de outras vantagens. Friso que a mudança é perceptível mas não vai tornar o jeep igual a um veículo atual no quesito conforto.
Os amortecedores por sí só, no caso do jeep, tem pouca influência no conforto.
Suspensão é um assunto muito discutido aqui, se vc pesquisar vai achar muita coisa interessante, mas o básico é isso aí.
Antonio,
A pergunta era: Kit Fes vale a penas?
A resposta é simples: Não.
Para fazer um bom serviço vc vai gastar no minimo a metade da grana que gastaria para instalar um kit de molas novas.
Pesquise sobre kit de mola de toyotas, tem muita coisa no forum e o resultado deve ser proximo ao que quer.
E não coloque Rancho agora.
[ ]´s
Sergio Rocha
02/08/2006, 15:28
Em primeiro lugar gostaria de agradecer a colaboração dos amigos para esclarecer minhas dúvidas. Sou novo no Fórum, e fiquei contente em verificar o companheirismo de vocês.
Mas vamos lá.
Pelos depoimentos que li, não me entusiasmei com a instalação do Kit Fes. Parece que vou arrumar mais problemas.
Para deixar o jipe mais macio, principalmente no asfalto, o que vocês acham de substituir os amortecedores Nakata pelos amortecedores Rancho? Sei que cada um custa R$ 500,00, mas se fizer a troca o jipe não vai ficar mais macio, sem precisar mudar sua mecânica? Há outra solução mais barata?
Um abraço a todos.
Antonio.
Com kit fess vc vai ter que retirar laminas do feixe e com isso colocar barras de tração, pra evitar que seu eixo gire sobre si mesmo.Já fiz isso tudo e não fiquei satisfeito.Arranquei essas gambiarras fora e coloquei amortecedores da ranger antiga ( cofap gl 12343) fica muito bom.
O amortecedor mais macio te dá uma sensação mais confortável do que o mais duro.Por que ? Simples, como a velocidade de resposta é mais longa ele demora mais a segurar a subida da carroceria, te dá a sensação de maciez o que não ocorre com um amortecedor mais duro que te dá um tranco quando para rapidamente na subida da carroceria.
Parece confuso mais é simples.Todos os que passaram a usar esse amortecedor ficaram satisfeitos com o resultado.
Com o preço de um Rancho vc compra os 4 da ranger.Quer melhora mais um pouco, então coloca tb o feixe de toyota.A tt4 vende um kit muito bom.
[]'
Sergio Rocha
02/08/2006, 18:40
Antonio
Kit de molas Toy + amortecedor de Ranger e fim de papo.:concordo:
[]'
rafaelsouza
02/08/2006, 21:12
vou apenas aumentar o coro, Rancho neste caso não vai ajudar nada! me lembro na epoca do dollar 1 por 1 o pessoal trazia ranchos aos montes e muito dono de Cj comprou pensando que a viatura ia virar carro de passeio, nós mesmos na oficina instalamos vários e o resultado não éra o esperado, agora para engesa e outros de mola espiral fica show
[],s
manual de instalação com fotos em CD ROM.
Escória,
Você pode disponibilizar as fotos desse CD?
luisaureliomb@terra.com.br
Aurélio,
O manual é muito grande pra disponibilizar aqui.
[]'s
Pessoal,
Algumas fotos do Kit de suspensão instalado e em ação.
[]'s
Mauro B.
03/08/2006, 15:36
Eu sempre chego atrasado ... :putz:
Afinal, para uso urbano e para trilha, quais os benefícios e os inconvenientes da instalação do kit (FESS)?
Benefícios:
Eleva a altura do jipe, o que é bom qdo os feixes estão arriados.
Alinha a suspensão, em jipes que estão mais "caídos" p/ algum lado e/ou pra frente ou pra trás.Malefícios
Pode deixar mais duro.
Pode reduzir o curso da suspensão.
Além disso, preciso alongar o cardã em cm?
O traseiro não precisa modificar. O dianteiro acho que não vai precisar tbm, mas não garanto.
preciso trocar os jumelos?
Não.
Devo retirar algumas lâminas do feixe de molas?
No teu feixe dianteiro, se ele está completo e original (12 lâminas) retire a 4º e a 7° lâminas, contando da menor para a maior. Já o feixe traseiro ainda não sei dizer quais.
2 - Colocar cunha no eixo dianteiro - Pois este kit costuma levantar muito o jeep mudando o caster das rodas, causando muito chime...
O máximo de variação do ângulo de caster do cj5 durante todo o curso de suspensão é de 1° (um grau) portanto, se o kit fess faz alguma coisa que cause shime, com certeza não é por isso. Imagino que possa ser o próprio arqueamento que ele dá aos feixes, o que pode acabar deixando eles mais "bambas", facilitando uma trepidação. Ou a própria inclinação das barras como o escoria falou, mas não pelo alinhamento, pois isso pode ser ajustado, mas pela própria inclinação que pode oferecer condições favoráveis para o chime. Sei lah!!! :dance:
O Kit Fes, necesita que sejam trocados os Jumelos traseiros e mantidos os dianteiros
Escoria, pq tu diz que os jumelos traseiros precisam ser trocados?
[]'s
Mauro,
Isto é o que consta no manual de instalação. Na traseira, eles mandam colocar o Jumelão e na dianteira manter o original. Num primeiro momento, deixei os originais em ambos e o resultado é que o angulo deles ficou negativo. Quando coloquei os jumelões, eles ficaram normais.
Quanto ao curso, é fácil saber o porque diminui, pois entre o chassis e o feixe, agora você tem uma mola e não o espaço vazio que existia antes.
Na minha opinião, a melhor opção ao SPOA e para melhorar o conforto, é a troca de feixes de Willys por Toyota, e não é porque eu vendo, pois vocês podem comprar de outro comerciante.
O JEEP Devasso do Ramiro Eli, utiliza as molas de Toyota e usa pneus 37 e tem um PUUUUUTA curso de suspensão.
[]'s
Pelo que andei pesquisando no site, a instalação do feixe de molas toyota parece ser a melhor solução para o meu Jeep.
Mas tenho algumas dúvidas:
1 – O kit TT4 é composto por feixe de molas toyota? Bandeirante ou pick up?
2 – para a sua instalação, deve-se prolongar o chassi? Há a necessidade de mão francesa para sua instalação?
3 – o jumelo do feixe dianteiro vai na frente ou atrás? E quanto ao feixe traseiro?
4 – há alguma recomendação especial para a sua instalação?
5 – com a instalação do kit, vou ter que prolongar o cardã?
6 - Escória, você pode me enviar mais algumas fotos da instalação do Kit TT4? E-mail: antonionf terra.com.br? Onde posso buscar o Kit? Tem para pronta entrega?
7 – quanto aos amortecedores da Ranger cofap gl 12343, a que se referiu o Sérgio Rocha, são os quatro dianteiros, traseiros, ou dois dianteiros e dois traseiros?
Um abraço a todos.
Antonio.
Antonio,
1 – O kit TT4 é composto por feixe de molas toyota? Bandeirante ou pick up?
É composto por:
Dianteira feixes de mola Toyota Bandeirantes (1100mm);
Traseira feixes de mola Toyota Bandeirantes (1300mm);
2 – para a sua instalação, deve-se prolongar o chassi? Há a necessidade de mão francesa para sua instalação?
Não é necessario alongar o chassi ou mão francesa.
3 – o jumelo do feixe dianteiro vai na frente ou atrás? E quanto ao feixe traseiro?
Jumelo do eixo dianteiro vai na frete do feixe.
Jumelo do eixo traseiro vai a atrás do feixe.
4 – há alguma recomendação especial para a sua instalação?
Não.
5 – com a instalação do kit, vou ter que prolongar o cardã?
Só vai saber quando instarlar o kit, pois isso é muito particular de cada jeep. Mas é bem provavel que tenha que revisar ambos...
6 - Escória, você pode me enviar mais algumas fotos da instalação do Kit TT4? E-mail: antonionf terra.com.br? Onde posso buscar o Kit? Tem para pronta entrega?
Isso é com o Escória.
7 – quanto aos amortecedores da Ranger cofap gl 12343, a que se referiu o Sérgio Rocha, são os quatro dianteiros, traseiros, ou dois dianteiros e dois traseiros?
Use 4 traseiros.
[ ]´s
Mauro B.
04/08/2006, 11:56
Na traseira, eles mandam colocar o Jumelão e na dianteira manter o original. Num primeiro momento, deixei os originais em ambos e o resultado é que o angulo deles ficou negativo. Quando coloquei os jumelões, eles ficaram normais.
Escória, isto aconteceu mesmo tendo retirado algumas lâminas do feixe ou tu os deixou completos? O kit fez teve duas versões: a que tu instalaste foi a versão com molas traseiras apoiadas sobre o eixo ou sobre o feixe? :pensativo:
Quanto ao curso, é fácil saber o porque diminui, pois entre o chassis e o feixe, agora você tem uma mola e não o espaço vazio que existia antes.
Não tão vazio assim pq tem o batente da suspensão, mas eu concordo contigo nesse ponto. Porém esta perda de curso da suspensão quando comprimida poderia ser compensada com o aumento quando distendida, pois as molas helicoidais forçam o arqueamento dos feixes. Se esse aumento não acontecesse, não teria sentido discutir um aumento no tamanho do cardan dianteiro, como tu mesmo frisou a possibilidade. ;)
Na minha opinião, a melhor opção ao SPOA e para melhorar o conforto, é a troca de feixes de Willys por Toyota, e não é porque eu vendo, pois vocês podem comprar de outro comerciante.
Em desempenho, sem dúvida alguma. O Kit Fess é uma forma rápida e de certa forma barata de elevar a suspensão do jipe. Mas se para sua instalação for necessário fazer outras modificações, como o aumento de algum cardan, por exemplo, daí ele deixa de valer a pena (se é que um dia valeu para essa pessoa em questão). :parede:
Outra coisa: se o kit fess gera chime por causa das consequências de se elevar a suspensão do jipe, qualquer outra alternativa, como molas de toyota, tbm gerariam, pois elas tbm elevam a altura do jipe. O buraco é mais embaixo .... :putz:
[]'s
Escória, isto aconteceu mesmo tendo retirado algumas lâminas do feixe ou tu os deixou completos? O kit fez teve duas versões: a que tu instalaste foi a versão com molas traseiras apoiadas sobre o eixo ou sobre o feixe? :pensativo:
Não tão vazio assim pq tem o batente da suspensão, mas eu concordo contigo nesse ponto. Porém esta perda de curso da suspensão quando comprimida poderia ser compensada com o aumento quando distendida, pois as molas helicoidais forçam o arqueamento dos feixes. Se esse aumento não acontecesse, não teria sentido discutir um aumento no tamanho do cardan dianteiro, como tu mesmo frisou a possibilidade. ;)
Em desempenho, sem dúvida alguma. O Kit Fess é uma forma rápida e de certa forma barata de elevar a suspensão do jipe. Mas se para sua instalação for necessário fazer outras modificações, como o aumento de algum cardan, por exemplo, daí ele deixa de valer a pena (se é que um dia valeu para essa pessoa em questão). :parede:
Outra coisa: se o kit fess gera chime por causa das consequências de se elevar a suspensão do jipe, qualquer outra alternativa, como molas de toyota, tbm gerariam, pois elas tbm elevam a altura do jipe. O buraco é mais embaixo .... :putz:
[]'s
Mauro,
O meu kit é o que na traseira a mola apoia sobre o feixe, o que, embora tenha uma geometria estranha, não atrapalha tanto o curso.
Quanto ao batente, o meu tinha um batente pequeno, mas só entrava em ação quando a mola dava fim de curso. Com o FES, a mota quando totalmente comprimida é maior que o batente original, assim, você perde preciosos centimetros. Na suspensão original, numa erosão por exemplo, quando um lado está comprimido, o outro estaria todo distendido. A medida de curso de suspensão é feita pela diferença de valores entre o distendimento (não muda) e a compressão (muda), logo, o Kit Fes altera o curso.
No meu caso, o Shimmy foi gerado pelo desalinhamento do sistema de direção, ocorrido pelo sistema de direção original ter as duas barras partindo do centro do JEEP, e não como nos alterados onde uma barra sai do centro e a outra interliga as duas rodas. Se for este, acredito que não ocorra nenhum shimmy.
[]'s
Pelo que andei pesquisando no site, a instalação do feixe de molas toyota parece ser a melhor solução para o meu Jeep.
Mas tenho algumas dúvidas:
1 – O kit TT4 é composto por feixe de molas toyota? Bandeirante ou pick up?
2 – para a sua instalação, deve-se prolongar o chassi? Há a necessidade de mão francesa para sua instalação?
3 – o jumelo do feixe dianteiro vai na frente ou atrás? E quanto ao feixe traseiro?
4 – há alguma recomendação especial para a sua instalação?
5 – com a instalação do kit, vou ter que prolongar o cardã?
6 - Escória, você pode me enviar mais algumas fotos da instalação do Kit TT4? E-mail: antonionf terra.com.br? Onde posso buscar o Kit? Tem para pronta entrega?
7 – quanto aos amortecedores da Ranger cofap gl 12343, a que se referiu o Sérgio Rocha, são os quatro dianteiros, traseiros, ou dois dianteiros e dois traseiros?
Um abraço a todos.
Antonio.
Ribon,
Obrigado por postar as respostas, só vi o tópico agora, pois estou muito enrolado por excesso de trabalho.
Antônio,
Respondendo a única questão que o Ribon deixou pra mim...
6.1 - Escória, você pode me enviar mais algumas fotos da instalação do Kit TT4? E-mail: antonionf terra.com.br?
As que postei são as que eu tinha, vou ver com a TT4 se arranjo mais.
6.2 - Onde posso buscar o Kit?
Estou em São Paulo e entrego em sua casa.
6.3 - Tem para pronta entrega?
Não. O kit é feito por encomenda (just in time - chique não?). Após a encomenda, preciso de 7 dias úteis para tê-lo em mãos.
[]'s
Sergio Rocha
04/08/2006, 16:22
7 – quanto aos amortecedores da Ranger cofap gl 12343, a que se referiu o Sérgio Rocha, são os quatro dianteiros, traseiros, ou dois dianteiros e dois traseiros?
Antonio.
são os traseiros.Mas basta conferir o codigo são os 4 amortecedores iguais
[ ] '
Sergio Rocha
04/08/2006, 16:33
Fotos do kit da TT4 ?
Apesar de não ser revendedor TT4, mas como apreciador de coisas bem feitas, tenho algumas :
[ ] '
Sergio Rocha
04/08/2006, 16:50
Tenho mais algumas.
:mrgreen:
[]'
Sérgio,
Obrigado pelas fotos. No site da tt4 tem mais algumas. Veja no link
http://www.tt4.com.br/catalogo/nav.php?busca=Adapta%E7%E3o+de+Suspens%E3o+TT4&func=search&Submit=Ok
O Afonso é muito caprichoso no que faz. Seus produtos, além de qualidade, tem visual impecável.
[]'s
Mauro B.
04/08/2006, 21:49
Fala Escoria! :-D
A medida de curso de suspensão é feita pela diferença de valores entre o distendimento (não muda) e a compressão (muda), logo, o Kit Fes altera o curso.
Então se o distendimento não muda, não há pq falar em aumento do cardan dianteiro ... :concordo:
[]'s
Mauro,
O distendimento não aumenta, mas as duas molas ficam sempre distendidas. O Cardan dianteiro precisa ser aumentado porque, muitas vezes, o cardan escaparia numa situação de máximo distendimento, o que ocorre agora nos dois lados e não em apenas um deles, como era antes.
No meu, passou a aparecerr o entalhado.
Entendeu?
Com o kit de molas de Toyota, como o jumelo passa pra frente, é mais difícil o cardan escapar, pois em máxiom distendimento, o diferencial se aproxima da caixa de transferência, encolhendo o cardan.
[]'s
Mauro B.
04/08/2006, 22:18
Escoria,
Entendi, porém pensava que o problema de escapar o cardan só acontecia em jipes que usavam jumelos maiores, mas pelo que dizes parece que o problema tbm acontece mesmo quando se usam os jumelos originais. Eu não sabia. :putz:
Já usei o kit eu-mesmo-fess e tive que aumentar o cardan dianteiro em 30mm, porém eu usava jumelos de 160mm. Se tivesse mantido os originais não sei se isso seria necessário. O maior problema desse aumento foi que posteriormente eu passei meu jipe para SPOA e, acreditem, o cardan ficou comprido demais! :parede:
No fim das contas o kit está sobrando aqui na garagem e por isso eu pretendo instalá-lo num cj3A que estou montando, mas com os jumelos invertidos (como no cj5). Estou fazendo as coisas de acordo pra que esta experiência seja bem sucedida! Vamos ver! :p
[]'s
(...)Com o kit de molas de Toyota, como o jumelo passa pra frente, (...)[]'s
A propósito, é possível instalar o kit Toyota mantendo o jumelo na parte de trás?
Aurélio,
Sim. Mas nenhum kit no mercado hoje contempla esta possibilidade (acredito eu).
Mas para que isso?
[ ]´s
Elmer_Jeep
05/08/2006, 12:48
A propósito, é possível instalar o kit Toyota mantendo o jumelo na parte de trás?
Com algumas alterações no suporte fixo para nivelar os feixes em relação ao chassi é possível instalar.
Suporte toyota original:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/e05ca0de0f7153f935fe66bc651b975b.jpg
Suporte toyota modificado:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/fca679d3a8abd85fde72cfe82fa1f7f8.jpg
Mais info: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4615&page=11
:arrow: E para ter um bom aproveitamento do conjunto será necessário um cardâ dianteiro com luva/estria mais longa.
Recomendo a luva da C10 e estria da D20, tem um tópico onde postei fotos dessas peças e com as referencias Albarus, pesquisei aqui mas não encontrei, a foto q tenho é essa comparando com a luva e estria original do CJ:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/db374559cf314b18d72b76d926373dc0.jpg
e em ultimo caso existem outras opções:
http://www.jeeperos.com/foros/attachment.php?attachmentid=61067&stc=1&d=1150172047
[]'s
Mas para que isso? [ ]´s
Ribon,
Para manter a configuração original, ainda que fique mais duro.
Ademais, li algo sobre a possibilidade de ocorrer deslocamento do eixo dianteiro quando o jumelo fica na parte da frente.
Aurélio,
Como um amigo diz "não existe jantar grátis".
Mantendo o jumelo atrás tem vantagens e desvantagens, instalando ele na frente também.
Acho que vc vai ter muito mais benefícios e menos dor de cabeça instalando eles na frente.
[ ]´s
Aurélio,
Concordo com o Ribon.
[]'s
"não existe jantar grátis"
nem almoço...:mrgreen:
Concordo com o Ribon.
De qualquer forma, a opinião dos senhores conta e muito sobre qualquer decisão que venha a tomar.
[]´s
pcervieri
02/10/2006, 00:03
E se utilizar jumelos revolver?
Com jumelos revolver, é melhor colocar na frente, pois se vc usar atrás no eixo dianteiro, quando articular, provavelmente o seu cardan vai soltar.
[]'s
Elmer_Jeep
02/10/2006, 09:37
Pra quem tiver interesse no assunto sobre posição de jumelo dianteiro pode dar uma lida aqui.
REVERSE OU NÃO, EIS A QUESTÃO
http://www.man-a-fre.com/technical_info/shacklereversalopinion.htm
Outro aqui do Fórum, bem interessante onde foram discutidos os prós e o s contras:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17686&page=3
Mais comentários sobre jumelo dianteiro FRONT x REVERSE
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=922
E mais esse:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8989
Bom, espero que meu trabalho de pesquisa sivra pra alguma coisa.
1 abraço.
so pra botar mais uma lenha na fogueira , ibstalei o kit fess na traseira do meu cj por um motivo , tenho gnv no cj , e com o peso extra minhas molas estavam meio arriadas , coloquei so na traseira o kit e ficou bom , ja fiz trilhas e tudo mais . estou usando apenas como um paleativo , pois vou instalar o kit da toyota , mas enquanto o consorcio n sai resolvi usar este metodo .
Otávio Luiz
02/10/2006, 14:09
Pessoal,
Desculpem a ignorância e se este assunto já foi tratado em outro tópico.
Seria muito interessante explicar aqui pois pode aparecer mais gente com a mesma dúvida que eu...:oops:
Os feixes são de Toyota, certo? As Toyotas são beeem mais pesadas que os CJs, certo? Estas molas não ficam muito dura por este motivo? Ou é retirada alguma lâmina?:pensativo:
Elmer_Jeep
02/10/2006, 14:57
Otávio, a resposta está no tópico MOLAS DE TOYOTA NO CJ.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=277&page=21
[]'s
Otávio Luiz
03/10/2006, 11:07
Obrigado Elmer.
Eu tinha quase certeza que isto já havia sido discutido em outro tópico.
Então estes kits vem completos, e cada um decide com quantas lâminas deixa, dependendo das características da viatura.
Ou seja, como a maioria dos CJs é mais leve que as Toys vai sobrar lâmina... e a configuração vai ser feita na base do monta, testa, desmonta, monta, testa, desmonta, monta, testa............
Mais uma dúvida que acho pertinente pra quem pretende modificar a suspensão... como saber que está ocorrendo axle warp? Tem algum sintoma, barulho, etc?
Já li bastante coisa sobre isso, mas nunca ficou claro como identificá-lo...:???:
Elmer_Jeep
03/10/2006, 11:48
Otávio, alguns kits vem ao gosto do cliente, pois já são desenvolvidos pensando nos CJ's veja em:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17686&page=9
Sobre o Spring Wrap veja o vídeo e tire suas conclusões:
http://www.tommyjeep.com/videos/jeep_cam/Spring_Wrap.wmv
[]'s
Otávio Luiz
03/10/2006, 13:44
Mais uma vez obrigado Elmer.
Como aqui não tenho som acredito que somente visualizando o movimento do eixo pra saber se tem axle wrap.
Elmer_Jeep
03/10/2006, 13:53
Mas não tem um som específico que indica o spring wrap.
No vídeo vc pode observar, inicialmente o cara engata uma ré, devido à quantidade e elasticidade dos feixes somado ao torque do motor o pião baixa, quando engata a primeira o pião sobe (devido ao sentido de giro das rodas) e conforme vai trocando as marchas podemos perceber que as laminas torcem.
Aí pra resolver isso entra a barra anti-rolagem. E vc já deve saber o resto da história.
[]'s
Marcos ET
26/02/2007, 10:23
Pessoal.. hoje, mais que nunca, posso falar:
"KIT FES NAO VALE A PENA"
Este kit foi o único que me deu aquelas duas felicidades: a primeira na hora que instalei... e a segunda (e maior que a prineira) na hora que eu tirei ele fora! hehehehehe Este kit serviu muito bem pra andar no asfalto... como eu ja tive um uno rebaixado, nao estranhei o tanto que o jeep "quicava" nas ruas... mas nas trilhas... Deus me livre de um curso de suspensao tao curto!
Ei, que viatura é esta do vídeo? quando o "cara" acelera, parece que o amortecedor vai a uns 90% do fim de curso.... e com estas molas retas.... aquilo era um jeep????
Bom, como já falei no outro tópico "MOLAS DE TOYOTA NO CJ", tou instalando as molas da dita cuja hoje (o jeep deve ficar pronto daki a pouco), entao, gostaria de pedir a quem souber, que respondam naquele tópico a questao quanto à quantidade de laminas para um CJ3A com motor de Opala ok?
Grande abraço a todos!
Kit Fess - nunca mais! hehehehe
Emerson4x4
01/09/2007, 10:10
Acho que esse kit só fica legal em carroças. Essa semana mesmo ví que o pipoqueiro de frente da escola da minha filha colocou na carrocinha dele. Ficou show!!!!! Mas no Jeep???? Tenho minhas Dúvidas.:discordo:
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