PDA

Ver Versão Completa : MOTOR X COLETOR



Rogério Sales
16/02/2004, 00:01
Olá, em primeiro lugar é um prazer participar de um forum de jipeiros que realmente fazem valer o titulo de jipeiros e ajudam-se mutuamente!
Sou do AMAZONAS JEEP CLUBE, e apesar de ja navegar no site a muito tempo, me registrei somente agora!

Então, recentemente troquei o motor BF 161 do meu Jeep por um do Maverick, o bf 184 de 3000 cc, que os senhores conhecem bem....
só que nao conssegui utilizar o coletor do motor novo, pois minha caixa de direção é original, e a saída deste coletor bate na caixa de direçao.
Aí estou utilizando o coletor com o escapamento do motor que estava, o BF 161.
O que os senhores acham? tá abafando o motor uma vez que ele é bem mais forte e o coletor do 161 é mais fino do que o original do 184??
ou nao tem problema??
sinceramente acho que ta fazendo o motor funcionar meio preso....
Ajudas por favor!!
Obrigado pela atenção.

Marcos ET
16/02/2004, 08:17
Saudações Rogério, blz?

Cara, talvez possa haver outras mil soluções pra resolver seu problema, mas vc já pensou em pedir um coletor dimensionado pra colocar no jeep? (daqueles que tem no anúncio da 4x4&cia) aih vc pede pra fazer com as medidas tais que nao batam na cx de direção (ou coloca logo uma de maverik, que é muuuuuuuuito melhor, além de sair mais em conta...

usar um coletor subdimensionado pode causar aquecimento das válvulas de escape, vai com calma...

Dennis Figueiredo
16/02/2004, 09:11
Olá, em primeiro lugar é um prazer participar de um forum de jipeiros que realmente fazem valer o titulo de jipeiros e ajudam-se mutuamente!
Sou do AMAZONAS JEEP CLUBE, e apesar de ja navegar no site a muito tempo, me registrei somente agora!

Então, recentemente troquei o motor BF 161 do meu Jeep por um do Maverick, o bf 184 de 3000 cc, que os senhores conhecem bem....
só que nao conssegui utilizar o coletor do motor novo, pois minha caixa de direção é original, e a saída deste coletor bate na caixa de direçao.
Aí estou utilizando o coletor com o escapamento do motor que estava, o BF 161.
O que os senhores acham? tá abafando o motor uma vez que ele é bem mais forte e o coletor do 161 é mais fino do que o original do 184??
ou nao tem problema??
sinceramente acho que ta fazendo o motor funcionar meio preso....
Ajudas por favor!!
Obrigado pela atenção.

Grande rogerio.....

Você ja tentou adptar umas cruzetinhas na barra de direção???? Daí derrepente você consegue usar o coletor original do motor. Assim só nas letrinhas é difícil dar alguma opnião.

[]´s

leopoldo
16/02/2004, 12:19
O motor perde um pouco mas é bem pouco.

Tente verificar as demais regulagens:

Avanço, marcha lenta.

Depois, voce poderia colocar um outro silencioso ou abafador, quem sabe.

Rogério Sales
17/02/2004, 00:30
Blz galera, valeu pelas dicas, vou ver a possibilidade de pedir um coletor desses dimensionados, ou mesmo trocar a caixa de direção pela do maverick, o meu mecanico tem uma la pela oficina...

leopoldo, quanto ao escapamento, o que vc acha de eu tirar o silencioso e o abafador, deixar o cano livre, sera que compensaria o fato de o coletor e o cano do escapamento ser mais fino do que o motor precisa?? o barulho vai ficar alto demais??

o motor é Zerado, foi refeito todo no jeito, bloco encamisado e pistons standard, manivela 010, distribuidor eletronico do opala 6cc, carburador do Jeep novo, por essas e por outras eu nao quero que esse bendito coletor prejudique sua vida útil e muito menos seu desempenho...

realmente tenho verificado tbm que a temperatura ta passando do meio quando dou uma pisada... sera que ja é por causa do coletor??

Pilatti
17/02/2004, 11:37
... leopoldo, quanto ao escapamento, o que vc acha de eu tirar o silencioso e o abafador, deixar o cano livre, sera que compensaria o fato de o coletor e o cano do escapamento ser mais fino do que o motor precisa?? o barulho vai ficar alto demais?? ...


Rogério,

Ola! Apenas lembre-se que ao fazer isso vc estara andando com seu Jeep fora da legislação :twisted: , e no ano que vem começam as vistorias obrigatórias :shock: , ou seja logo vc tera de arrumar a situação, caso contrário sua viatura não sera licensiada.... :)

[]´s

leopoldo
17/02/2004, 12:33
leopoldo, quanto ao escapamento, o que vc acha de eu tirar o silencioso e o abafador, deixar o cano livre, sera que compensaria o fato de o coletor e o cano do escapamento ser mais fino do que o motor precisa?? o barulho vai ficar alto demais??

por essas e por outras eu nao quero que esse bendito coletor prejudique sua vida útil e muito menos seu desempenho...

realmente tenho verificado tbm que a temperatura ta passando do meio quando dou uma pisada... sera que ja é por causa do coletor??

É ISSO AÍ MESMO,

Um barulho do inferno e se o comando te pega, bye bye jeep.

Meu jeep rodou muitos anos nessa configuração de motor e não esquentava tanto.
Veja avanço(ponto),
deixa a mixtura mais rica,
revise o radiador,

aliás, você está usando o sistema do maverick certo, tá com as mangueiras laterais de água do motor?

Tá qcom qual bomba d'água? do jeep ou do maverick

Tá com a válvula termostática?

Rogério Sales
17/02/2004, 22:38
a bomba d'água é do maverick mesmo, so que ta sem essas mangueiras laterais e a caixa do radiador ta com uns furinhos minimos, mas que com certeza influencia sim...
quanto ao coletor, vou ver as possibilidades de trocar a caixa de direção mesmo, ou de arranjar um coletor dimensionado...
valeu pelas dicas...
obrigado...

Tiago.Amaral
01/04/2005, 15:33
Rogerio , tenho o mesmo motor que o seu : maverick !

Vc pode tentar mexer no do mav , mas fica meio Favelão ! hehehe

Colocar o 6x2 do aero

Ou um dimensionado por 450 em media !

QUANDO VOCE REFEZ SEU MOTOR COMO VC FEZ COM A BOMBA DE OLEO ? NOVA ?

ABRAÇOS !