Ver Versão Completa : Alavanca de Tração Emperrada
vnogueira
28/07/2006, 16:13
Pessoal,
Estou comprando um Samurai 97 e hj fui fazer um teste com a participação de um mecânico.
O carro está muito bom, e a única coisa que me preocupou foi quando a alavanca de tração emperrou.
Foi mais ou menos assim.
Engatamos 4x4, rodamos e tudo ok. Depois engatamos reduzida, rodamos e tudo ok.
Na hora de voltar a alavanca de 4X4 para 4X2 a alavanca emperrou e não voltava de jeito nenhum.
O Mecânico me disse que isso aconteceu pelo fato de termos testado o sistema de tração no asfalto e pelo fato de termos feitos curvas (demos uma volta no quarteirão), mas que na terra isso não acontece!?!?!
É verdade, posso confiar no mecânico?
O que causa isso?
Abraços,
Vitor
Na minha opnião é mentira... nos meus dois samurais engato e desengato o 4x4 a qualquer hora, na terra, nos alfalto. O aconselhavel é fazer como mesmo parado. Nas curvas é mais difícil engatar ou desengatar o mesmo, mas basta alinhar o samuca e realizar normalmente.
Beto Lacerda
28/07/2006, 16:38
vnogueira
o mecanico esta correto
por não ter diferencial central a tcase do samuca não "assimila" as diferenças de rotações entre os eixos em curvas
por isso não se deve usar 4x4 nem 4x4low em pisos firmes e/ou com boa aderencia .
MUTS o que vc faz é errado , força o carro e vai trazer problemas .. cedo ou tarde .. mas vai
samurai s´po se engata 4x4 parado e em pisos de baixa aderencia ...
[]'s
E o vitara?
possui este diferencial central que "assimila" as diferenças de rotações?
é 1/2 verdade.. o fato dos samurais nao possuirem diff central, a maneira mais suave de vc engatar/desengatar a tracao é com o carro em linha reta ( se vc tentar engatar/desengatar com a direcao virada o engate fica duro)
enfim.. a alavanca de tracao tá dura ? basta andar alguns metros p/ frente ou p/ tras em LINHA RETA que ela fica macia e engata normal
isso tanto na terra como no asfalto ( nao estou entrando no assunto de usar 4x4 part-time em asfalto, ok?? isso é outro papo)
mas em momento algum a alavanca travar é normal.. em samurai ate 95 ( Tcase por engrenagens) é extreamamente comum a alavanca travar em neutro por causa de uma simples bucha de nylom que desgasta, ela fica na base da alavanca, basta retira-la e trocar a bucha que nao trava mais.
mas como seu samurai a Tcase é diferente, a alavanca nao usa o mesmo sistema de buchas, se ela travou e ate agora ( mesmo depois de andar com o jipe em linha reta) vc nao conseguiu destravar certamente tem algum problema, provavelmente quebra ou empeno dos garfos
T+
TODOS os suzukis que foram vendidos aqui o Brasil sao 4x4 PART-TIME ou seja SEM diferencial central
T+
vnogueira
28/07/2006, 17:08
vnogueira
o mecanico esta correto
por não ter diferencial central a tcase do samuca não "assimila" as diferenças de rotações entre os eixos em curvas
por isso não se deve usar 4x4 nem 4x4low em pisos firmes e/ou com boa aderencia .
MUTS o que vc faz é errado , força o carro e vai trazer problemas .. cedo ou tarde .. mas vai
samurai s´po se engata 4x4 parado e em pisos de baixa aderencia ...
[]'s
Beto,
Valeu pelos esclarecimentos.
Na verdade tudo foi engatado e desengatado com o veículo parado, costume mesmo, pois sempre fiz assim no meu Willys, mas mesmo assim isso aconteceu.
Mas me fale uma coisa, tem alguma dica ou procedimento para engatar ou desengatar a tração, tipo ter que dar ré pra desengatar, enfim, ou basta estar parado e em terreno bom?
Abraço,
Vitor
vnogueira
28/07/2006, 17:13
é 1/2 verdade.. o fato dos samurais nao possuirem diff central, a maneira mais suave de vc engatar/desengatar a tracao é com o carro em linha reta ( se vc tentar engatar/desengatar com a direcao virada o engate fica duro)
enfim.. a alavanca de tracao tá dura ? basta andar alguns metros p/ frente ou p/ tras em LINHA RETA que ela fica macia e engata normal
isso tanto na terra como no asfalto ( nao estou entrando no assunto de usar 4x4 part-time em asfalto, ok?? isso é outro papo)
mas em momento algum a alavanca travar é normal.. em samurai ate 95 ( Tcase por engrenagens) é extreamamente comum a alavanca travar em neutro por causa de uma simples bucha de nylom que desgasta, ela fica na base da alavanca, basta retira-la e trocar a bucha que nao trava mais.
mas como seu samurai a Tcase é diferente, a alavanca nao usa o mesmo sistema de buchas, se ela travou e ate agora ( mesmo depois de andar com o jipe em linha reta) vc nao conseguiu destravar certamente tem algum problema, provavelmente quebra ou empeno dos garfos
T+
Fabil,
A alavanca voltou só depois do mecânico forçar um pouco e o carro dar um tranco...será então problemas?
Abraço,
Vitor
eu só engato a tracao do meu samurai com ele parado, sei que posso engatar/desengatar 4x4H com ele em movimento, mas por frescurajem minha só o faco parado, nao me custa nada...heeh
quanto ao seu caso, entendi que vc estava parado quando a alavanca travou, e dai seu mecanico ficou dando "tranquinhos" no jipe p/ ela soltar, certo??? se essa situacao nao se repetir com frequencia nao precisa se preocupar , mas se toda vez que vc mexe na alavanca e fica essa peleja p/ desengatar, certamente tem algo errado.
Beto Lacerda: então pelo que entendi não é correto usar o 4x4 em asfalto??? nem em chuva para dar maior tração e aderencia??
Abração a todos!!
Beto Lacerda
28/07/2006, 17:39
Beto Lacerda: então pelo que entendi não é correto usar o 4x4 em asfalto??? nem em chuva para dar maior tração e aderencia??
Abração a todos!!
isso ae ..
[]'s
vnogueira
28/07/2006, 17:42
eu só engato a tracao do meu samurai com ele parado, sei que posso engatar/desengatar 4x4H com ele em movimento, mas por frescurajem minha só o faco parado, nao me custa nada...heeh
quanto ao seu caso, entendi que vc estava parado quando a alavanca travou, e dai seu mecanico ficou dando "tranquinhos" no jipe p/ ela soltar, certo??? se essa situacao nao se repetir com frequencia nao precisa se preocupar , mas se toda vez que vc mexe na alavanca e fica essa peleja p/ desengatar, certamente tem algo errado.
Fabil,
Na verdade o cara forçou a alavanca, e por consequência o carro deu um tranquinho sozinho e a alavanca desengatou...
Vitor
Beto Lacerda
28/07/2006, 17:42
é 1/2 verdade.. o fato dos samurais nao possuirem diff central, a maneira mais suave de vc engatar/desengatar a tracao é com o carro em linha reta ( se vc tentar engatar/desengatar com a direcao virada o engate fica duro)
enfim.. a alavanca de tracao tá dura ? basta andar alguns metros p/ frente ou p/ tras em LINHA RETA que ela fica macia e engata normal
isso tanto na terra como no asfalto ( nao estou entrando no assunto de usar 4x4 part-time em asfalto, ok?? isso é outro papo)
mas em momento algum a alavanca travar é normal.. em samurai ate 95 ( Tcase por engrenagens) é extreamamente comum a alavanca travar em neutro por causa de uma simples bucha de nylom que desgasta, ela fica na base da alavanca, basta retira-la e trocar a bucha que nao trava mais.
mas como seu samurai a Tcase é diferente, a alavanca nao usa o mesmo sistema de buchas, se ela travou e ate agora ( mesmo depois de andar com o jipe em linha reta) vc nao conseguiu destravar certamente tem algum problema, provavelmente quebra ou empeno dos garfos
T+
Fabil se vc andar com 4x4 em pisos aderentes a tração vai ficar dura de desengatar sim ...
a tcase d osamuca não foi feita p/ engates em movimentos , o fato de vc conseguir não quer dizer que se deve fazer
agora se andou só em linha reta , ai não deveria ficar dura mesmo e indicaria um problema na caixa mas cara ele disse que rodou no asfalto .. sem duvidas teve curvas no trajeto
[]'s
Beto Lacerda
28/07/2006, 17:46
Beto,
Valeu pelos esclarecimentos.
Na verdade tudo foi engatado e desengatado com o veículo parado, costume mesmo, pois sempre fiz assim no meu Willys, mas mesmo assim isso aconteceu.
Mas me fale uma coisa, tem alguma dica ou procedimento para engatar ou desengatar a tração, tipo ter que dar ré pra desengatar, enfim, ou basta estar parado e em terreno bom?
Abraço,
Vitor
nada de especial .. igaul nowillys com a vantagem de ser uma alavanca só então vc nunca vai esquecer de traçar p/ tentar reduzir etc etc ..
traça e reduz nas mesmas condições que willys ou seja em terrenos de baixa aderencia
se usar nos lugares certos e babinha de engatar e soltar .. beeeeeem mais suave que o velho cj ...
[]'s
Muts,, exatamente... NAO se deve usar 4x4 part-time no asfalto/piso aderente..
em chuva fica por sua conta e risco... melhora a dirigibilidade ? sim melhora, mas vai que a chuva passa, e vc esquece de desligar???
T+
vnogueira
28/07/2006, 18:03
Fabil se vc andar com 4x4 em pisos aderentes a tração vai ficar dura de desengatar sim ...
a tcase d osamuca não foi feita p/ engates em movimentos , o fato de vc conseguir não quer dizer que se deve fazer
agora se andou só em linha reta , ai não deveria ficar dura mesmo e indicaria um problema na caixa mas cara ele disse que rodou no asfalto .. sem duvidas teve curvas no trajeto
[]'s
Beto,
Sem dúvida, andei no asfalto e fiz um curva com ele traçado, depois, já em linha reta, reduzi, andei uns vinte metros testando a reduzida em todas as marchas, e, ainda em linha reta, desliguei a redução e deixei só traçado, e depois foi um parto desengatar...
Mas blz, agradeço a todos pelas informações, já me esclareceram...
Só uma última dúvida, esse problema é comum só em Samurai ou em todos os veículos off-road que não possuem diferencial central?
Abraços,
Vitor
é por isso que eu gosto deste forum!!! Aqui é uma escola de 4x4!!!
Obrigado ao Beto e ao Fabil..... já fazem 10 anos sou proprietário de Samurai e uso com frequencia o 4x4 com chuva (principalmente na estrada) mas nunca tive problemas neunhum com a tração dos mesmos....
Onde posso encontrar ou se existe alguma adaptação sobre:
"mas em momento algum a alavanca travar é normal.. em samurai ate 95 ( Tcase por engrenagens) é extreamamente comum a alavanca travar em neutro por causa de uma simples bucha de nylom que desgasta, ela fica na base da alavanca, basta retira-la e trocar a bucha que nao trava mais"
Muito Obrigado
ô Matias...
essa bucha vc encontra na www.suzucar.com.br / www.alternativa4x4.com.br ou se vc conseguir uma empresatada p/ tirar medida, qualquer torneiro faz uma de nylom p/ vc...
T+
ô Matias...
essa bucha vc encontra na www.suzucar.com.br / www.alternativa4x4.com.br ou se vc conseguir uma empresatada p/ tirar medida, qualquer torneiro faz uma de nylom p/ vc...
T+
não posso tirar a estragada para o torneiro fazer? ou não serve para copiar?
talvez sim... vai depender do estado dela... tem casos em que a bucha desmancha toda... se a sua ainda estiver inteira, da p/ o torneiro fazer outra tomando ela como medida sim... basta ele levar em consideracao o desgaste e fazer a nova ( na parte conica, ou seja a parte de atrito com a rotula) alguns mm maior p/ compensar..
T+
talvez sim... vai depender do estado dela... tem casos em que a bucha desmancha toda... se a sua ainda estiver inteira, da p/ o torneiro fazer outra tomando ela como medida sim... basta ele levar em consideracao o desgaste e fazer a nova ( na parte conica, ou seja a parte de atrito com a rotula) alguns mm maior p/ compensar..
T+
Valeu camarada, muito obrigado pelas dicas...
E o vitara?
possui este diferencial central que "assimila" as diferenças de rotações?
A situação do Vitara é a mesma do Samurai, isto que foi dito vale para as duas viaturas.:neutral:
Valeu camarada, muito obrigado pelas dicas...
Me disseram pra pegar um cabo de vela na NGK por exemplo e cortar e colocar lá no lugar dessa bucha de forma a encaixar certinho?
Pode isso?
Alguém já fez isso?
Me disseram que nunca mais incomoda...
andre4x4
15/08/2006, 19:34
Nao vale a pena o trabalho de adaptar, paguei 25,00 na alternativa4x4 pela peça em PU, dura muito mais, o Sergio da SR motors de SP tb faz. Como todo jipeiro eu gosto de adaptar mas as vezes nao vale a pena.
Abs, André
Nao vale a pena o trabalho de adaptar, paguei 25,00 na alternativa4x4 pela peça em PU, dura muito mais, o Sergio da SR motors de SP tb faz. Como todo jipeiro eu gosto de adaptar mas as vezes nao vale a pena.
Abs, André
Mais uma vez muito obrigado...
Nao vale a pena o trabalho de adaptar, paguei 25,00 na alternativa4x4 pela peça em PU, dura muito mais, o Sergio da SR motors de SP tb faz. Como todo jipeiro eu gosto de adaptar mas as vezes nao vale a pena.
Abs, André
Só para efeito duma futura consulta, fui num torneiro e fiz uma bucha nova em tecnil, ficou 100% e levou 15min e custou R$ 20,00.
Agora tá novo.
barantes
27/08/2006, 00:07
No site da Alternativa 4x4 tá constando essa peça por R$ 45!!! Será que alguém tem as medidas dela pra passar aqui pra gente? Assim cada um pode mandar um torneiro fazer a bucha e sai mais barato...
Valeu!
No site da Alternativa 4x4 tá constando essa peça por R$ 45!!! Será que alguém tem as medidas dela pra passar aqui pra gente? Assim cada um pode mandar um torneiro fazer a bucha e sai mais barato...
Valeu!
Caro, apesar de não ser necessário as medidas pois um bom torneiro fará a peça sem maiores dificuldades levando a carcaça da caixa junto e a alavanca junto. A altura da bucha é 11mm (chanfrado em raio para encaixar a alavanca) o diâmetro externo no tamanho do encaixe e o diâmetro interno igual do furo onde a bucha se apoia na carcaça. Outro detalhe, essa bucha deve ser chanfrada 45° por fora para poder encaixar.
Se ajudou não sei, mas o que eu sabia está aqui.
diogoandre
29/04/2007, 22:12
Galera,
aconteceu algo parecido com a minha alavanca de tração. Estava em 4x4Hi e passei para 4x2. Na hora não reparei mas a alavanca ficou em uma posição intermediária entre 4x4 e 4x2. O carro está andando normalmente, mas a alavanca ficou travada lá...
algém sabe se o Grand Vitara também tem essa bucha? ou já teve algum problema parecido?
abraços
Diogo André
Paulo_CW
30/04/2007, 08:05
Pessoal...essa bucha é problema para todos... no tópico abaixo eu postei um croqui dela como referência... se alguém comprou ou já fez ela e tiver as medidas, seria legal postar lá, assim muitos outros se benificiariam na hora de fazer a peça num torneiro qualquer onde não gastariam mais de 20,00 fazendo em tecnil, nylon ou PU......
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23138&page=2&highlight=bucha+cambio+samurai
marcus.augusto
11/06/2012, 22:07
Pessoal...essa bucha é problema para todos... no tópico abaixo eu postei um croqui dela como referência... se alguém comprou ou já fez ela e tiver as medidas, seria legal postar lá, assim muitos outros se benificiariam na hora de fazer a peça num torneiro qualquer onde não gastariam mais de 20,00 fazendo em tecnil, nylon ou PU......
Cambio ficando neutro no meio da trilha - Página 2 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23138&page=2&highlight=bucha+cambio+samurai)
Espero ter contribuído no seu tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/23138-cambio-ficando-neutro-no-meio-da-trilha.html
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.