PDA

Ver Versão Completa : Pinças para Engesa...



jhzf
28/07/2006, 11:46
Olá pessoal,

Alguém sabe onde posso comprar as pinças do Bandeirante (frente) e do Kadett GSI (traseiras) novas ou usadas???? Abrço

Marcos Petri
28/07/2006, 14:37
Colega, estas pinças do Toyota são raras. Já procurei e não achei. Talvez vc tenha mais sorte. Desisti de comprar usadas e parti para uma novas mesmo. Paguei R$ 360,00 cada (R$ 720,00 o par). Achei caro mas a segurança não tem preço. Comprei na www.toyomax.com.br. Mas deve ter também na www.toyoplanet.com.br. Os caras querem vender o jogo completo, mas aconselho a comprar só as pinças e depois comprar o resto na Super Break Disk, pois segundo o SBD, os discos da Toyota tem que ter um serviço mínimo de torno.
A SBD vende as flanges+disco Toyota por R$ 580,00. E para ficar legal mesmo, troque o cilindro-mestre e servo freio original ( do gol) pelos da Ranger (que é duplo). Aqui na minha cidade (Piracicaba) comprei um usado (recondicionado, com garantia) por R$ 650,00. Depois foi + R$ 60,00 de m.o.

E seria bom seria vc colocar este item lá no COMPRA-SE PEÇAS.

Abraço

Petri

guilhermeabreu
28/07/2006, 20:01
Jhzf

As Pinças Da Toyota Bandeirantes Não Fabrica Mais , As Minhas Dei Sorte Porque Ainda Fabricava , Paguei R$185,00 Cada Uma , Se Achar Novas , é Pq Deve Ser Estoque Antigo E Vai Pagar Gosto Mesmo , Sugiro Não Comprar Usadas , Pois Pode Comprar Com Defeito E Ficar No Prejú.

O Hidrovácuo Sugiro Colocar Os Da Toyota Bandeirantes , Pois Fortes Resistentes E O Diametro é Quase O Mesmo Que O Do Gol , Só Que é Mais Robusto .

CAVESO
31/07/2006, 14:46
Guilherme e demais amigos,

Li recentemente na área aqui do fórum reservada às Toyotas, que a Varga voltou a fabricar as pinças da bandeirantes.

Dêem uma olhada lá ou nas lojas que podem esclarecer melhor.

rodrigo camper
11/08/2006, 07:25
Marcos esse kit que usa pinças de Toyota e o mesmo que usa Pinças de
S-10,Porque perguntei a SBD qual kit poderia usar na dianteira da Camper, eles me recomendarão o que usa as pinças da S-10.

Eduardo Valaretto
11/08/2006, 10:24
Rodrigo, pelo que escutei em São Paulo (rota4x4 e Marcelo Buchili) não é bem assim não.
Segundo ambos, a utilização do disco da Toyota com a pinça da S-10 só fica boa até metade da vida útil das pastilhas uma vez que o disco da toyota e mais fino que o da S-10 e a partir da metade das pastilhas as pinças vão ficando sem atuação.
É o que ouvi.

Abraços,

Eduardo.

rodrigo camper
11/08/2006, 10:48
OK, Eduardo, esse problema e facíl e só tornear uma pastilha usada assim ela faz a vez de um disco mais grosso,Comprei os discos de S-10 a dois minutos atráz por telefone, e paguei 160 laskas cada com as pastilhas.

rodrigo camper
11/08/2006, 15:28
Oi Guilherme, O trabalho de torno seria essa cavinha da foto em anexo??,porque os disco de Toyota tem a base lisa,não e mesmo!!

rodrigo camper
11/08/2006, 15:32
Opá, Digo, Marcos e não Guilherme. RsRsR...

Ralado/SP
11/08/2006, 17:15
Tenho as pinças de S10 e disco de Bandeirastes... até onde sei o problema desse mix é que a pastilha não é aproveitada até o fim pois a pinça da S10 é 10mm mais larga, em relação á da Band. Ou seja as patilhas ficam com 5mm de vida útil á menos.
Li sobre a idéia de se fazer um "calço" na pastilha, alguém sabe me falar como faz isso??? Alguém tem uma outra solução pra isso?????

Ralado

rodrigo camper
11/08/2006, 19:06
Ralado, v/c está na minha frente porque já usa este kit, eu já comprei as pinças creio que até Terça- feira elas cheguem aqui no buraco onde moro.
Como não tenho muita informação vou seguir esta adaptação com calma,caso não de certo nos discos originas da Camper vou encomendar um kit da SBD que usa pinças de S-10 creio que com esse kit não terei o problema de perder a metade das pastilhas.
Quanto ao seu caso v/c pode usar outra pastinha torneada atráz da pastilha nova,isso é, se tiver espaço para prender as duas ao mesmo tempo.

guilhermeabreu
11/08/2006, 19:34
RODRIGO CAMPER E MARCOS

A pergunta deveria ser para mim mesmo , pois coloquei o disco da band no meu , e tive de fazer aquela cavilha mesmo , e eu já disse aqui várias vezes e agora o RALADO tb que O DISCO DA BAND É MAIS ESTREITO QUE O DISCO DA S-10 , LOGO A PINÇA DA S-10 VAI FICAR BEM FOLGADA NO DISCO DA BAND , SEGUNDO RALADO 1CM .
No meu coloquei disco e pinças da BAND , NA ÉPOCA AINDA EXISTIA .

ESTE NEGÓCIO DE USAR SÓ 50% DA VIDA ÚTIL DA PASTILHA É ARRRISCAR MUITO , VAI QUE VC ESQUECE DE VERIFICAR A VIDA DA MESMA E PRECISAR DE FREAR FUNDO E NÃO TER PASTILHA , NEM MAS NEM PENSAR MESMO , É UMA OPÇÃO SUICIDA . NUNCA QUE EU COLOCARIA UMA COISA ASSIM .

Ralado/SP
14/08/2006, 12:17
Galera, ainda não instalei o kit Pinças S10 e disco de Band pois essa difrença de 10mm não me inspira segurança... Por isso coloquei que tenho o Kit, mas ainda não uso - foi mal, não me fiz entender.
O grande segredo, acho que fica em como corrigir essa diferença??? Foi aí que li essa saída de fazer um apoio com uma pastinha usada ( depois de dar um trato ) ou também de usar o SBD, quais são as peças da SBD que foram utilizadas?? de qual carro elas são originadas e pra qual carro são aplicadas? pois tenho vontade de usar eixos de TOYO

Marcos Petri
14/08/2006, 17:08
Pessoal, isto é muito sério !!

Eu acabei de falar como Mauro, da SBK e ele me garantiu que as pinças da S-10 NÃO DÁ CERTO , pelo motivo já expoxto ( os discos da S-10 são mais grossos).

Pior, alguém vendeu algum kit, alegou que era da SBD, não era, a pinça gastou e infelizmente ocorreu um acidente, pois o ENGESA ficou sem freio. Ele só descobriu isso porque o acidentado foi reclamar com ele. O engraçado é que a adaptação vendida não tinha nada a ver com a da SBD.

Bem, de bom nesta história, é que eles - da SBD - acabaram de comprar algum lote remanescente das pinças das Toyota e estão vendendo o Kit completo, só não sei o preço.

Destaco que não tenho procuração da SBD para falar em nome deles, apenas dei um relato de um jipeiro que não quer ver os amigos num acidente.


Petri - F I "mula"

CAVESO
14/08/2006, 17:51
Pessoal,

Li no tópico reservado às Toyotas aqui no fórum, que a Varga voltou a fabricar as pinças da Toyota.

Confirmem nas lojas mais próximas de vocês antes de pensarem nessas outras adaptações.

Ralado/SP
14/08/2006, 18:24
PUTZ!!!!!
realmente as pinças de TOYOTA estão sendo fabricadas novamente e quem gatou grana como eu comprando as pinças de S10 de deu mal porém nem tudo está perdido é só se desfazer dessas pinças e comprar as originais... é melhor gastar um pouco mais e ter um carro 100%

Abraços à todos

Ralado

rodrigo camper
15/08/2006, 07:10
E isso ai,Realmente as pinças da S-10 não serve,embora seja a mesma, ela foi projetada para um disco muito mais largo e não tem como usar calço atráz porque ela não usa pinos como as pinças da Kombi, e tem mais, conforme o uso a chance das pastinhas sairem pelo vão da pinça e grande,analisando essas condições devolvi as pinças de S-10,e sentei no colo do Japonés da SBD que me cobrou um caminhão de dinheiro no kit um absurdo porque a única coisa que e fabricado e o flange, os disco são identicos ao Toyota original que deverão ser torneados 3 decímos para que entrem no cubo,as pinças não encontrei e acabei comprando na SBD e pagei mais caro do que qualquer um dos amigos que participa deste forúm.E digo mais esse foi o mair gasto que já tive com minha Camper depois da adaptação do motor Diesel ,e pior, tudo isso em um DANA 30.

Eduardo Valaretto
15/08/2006, 23:24
Quanto pagou pelas pinças?
Há dois meses adquiri o jogo de pinças por 750,00 (um assalto) com o Edu (acho que foi na Toyocap).

Eduardo.

rodrigo camper
17/08/2006, 06:49
Ainda estou em 1°, 750 latinhas e um preço razoavel, quando eu for superado no ranque dos troxas eu aviso.

CARLOS SIQUEIRA
19/08/2006, 18:43
Amigos, estou fazendo esta adaptação em meu F1 que veio com o eixo da rural e freio a tambor (citado em topico especifico), achei o kit completo da Band (pinças+discos+mangotes) na TOYODIESEL (GARCIA) - 0XX1149721392, por R$ 820,00 + frete. O que ficou "salgado", foi a adaptação WILLIS X BAND, da SBD (2 flanges para pinças, parafusos, 4 espaçadores), R$ 1040,00 + frete, segundo o Mauro por não ser de sua linha de fabricação. Aproveitando, o cilindro mestre + "cuica" da Band, encaixa-se sem necessidade de adaptações ao sistema original? Carlos Siqueira

rodrigo camper
19/08/2006, 19:40
Carlos,qual e o servo e burrinho original do Engesa, v/c disse que serve sem adaptação? quanto v/c pagou?
Estou instalando o kit toyota na dianteira, eo kit que estava na dianteira com pinças de Kombi na Traseira da Camper,meu medo e que o burrinho mestre não de conta de pressurisar essas 4 pinças cuiudas.!!!Alguem ai já fez isso no Engesa.??

guilhermeabreu
19/08/2006, 23:49
RODRIGO CAMPER

Respondendo por CARLOS , o hidrovácuo e cilindro-mestre original do ENGESA é do gol , e o hidrovácuo e o cilindro-mestre do TOYOTA BANDEIRANTE , cabe certinho sem adaptação no ENGESA , e são suficientes e eficazes para o ENGESA com freio a disco da TOY na frente , e frio a disco do ENGESA com pinça de KOMBI na trazeira .

É COMO ESTÁ NO MEU , SÓ QUE TRAZEIRA , COLOQUEI PINÇAS DE OPALA QUE ESTOU TROCANDO AGORA PELAS DO TEMPRA , PQ AS DO OPALA DEU DEFEITO EM UMA E NÃO TEM NEM REPARO NEM PINÇA NOVA PARA SE COMPRAR , IRIA COLOCAR AS DE KOMBI E PERDER O FREIO DE MÃO , MAS ACHEI NA ÚLTIMA HORA UM PAR DE PINÇAS TRZEIRAS USADAS DO TEMPRA POR R$150,00 , E O MEU ENGESÃO ESTÁ PARADO HOJE PARA FAZER ESTA TROCA .

VAI FUNDO QUE VAI FICAR SATISFEITO COM O CILINDRO - MESTRE E HIDROVÁCUO DA TOYOTA BANDEIRANTE , SÓ QUE TEM UM DETALHE :
A PARTIR DE AGORA SE A ESPOSA ESQUECER DO CINTO DE SEGURANÇA , ELA VAI QUEBRAR O PARA-BRISA COM A TESTA .

rodrigo camper
20/08/2006, 06:47
V/c sabe quanto custa nas lojas o hidrovacuo e cilindro-mestre Toyata?
Eu optei em usar as pinças de Kombi na traseira PQ as de Kadet que uso, tem um freio de mão ineficiente, Na minha Camper não passa de um freinho CHOCHO.!!

rodrigo camper
20/08/2006, 13:05
[Eu optei em usar as pinças de Kombi na traseira PQ as de Kadet que uso, tem um freio de mão ineficiente, Na minha Camper não passa de um freinho CHOCHO.!![/QUOTE]

ChóChó!! hoje ao desmontar as pinças de Kadet,constatei que uma delas estava travada, e converçando com um amigo mecânico achamos melhor trocar os reparos e eliminar o mêcanismo interno do freio manual, mantendo assim as pinças de Kadet na traseira e poupando alguns $$ e complicações .

guilhermeabreu
20/08/2006, 15:42
RODRIGO

Estou achando que vai acontecer a mesma coisa com a do tempra que estou adaptando agora , pois vi com meus próprios olhos como ela funciona , o mecanico faz uma força estupenda para o embolo voltar , e ele volta torcendo igual a um parafuso , como que no uso do dia dia este embolo voltará sozinho em cada freada que dermos .

Acho que a engenharia foi infeliz neste projeto , mas se der zebra de novo , devo fazer o que vc fez , (retirar o esquema de freio de mão ) desta pinça do tempra para tentar diminuir o prejú e ficar sem freiom de mão que já não temos .

Qto ao preço do cilindro -mestre e cuíca do hidrovácuo da BAND , aqui em CAMPOS paguei R$185,00 no ciolindro mestre e R$195,00 na cuíca zero na caixa , numa lojinha daqui que só vende peças de TOYOTA .
Posso ver o preço pra vc e te falo depois , estes preços que paguei faz +-1 ano

CARLOS SIQUEIRA
20/08/2006, 16:58
Guilherme, valeu pela informação pois não conseguia resolver esta dúvida, ninguém soube me responder, a propósito, meus pais são de Campos também, gostaria de manter contato com você, pois pretendo ir até ai em breve.
Rodrigo, consultei o valor do conjunto "burrinho + cuica" na TOYODIESEL quando pedi as pinças + discos: "burrinho" => R$ 88,00, "cuica" => R$ 305,00.
Carlos Siqueira.

CARLOS SIQUEIRA
21/08/2006, 00:11
Guilherme e Rodrigo, lembrei-me de um sistema que no caso do freio a disco na trazeira que adaptaram pode funcionar melhor, a "tranca carneiro" ou melhor, acionamento por válvulas que mantêem as pinças travadas manualmente. No site "natal 4x4" tem um niva com este sistema, se não me engano com o kit do kadet.

Carlos Siqueira.

rodrigo camper
21/08/2006, 07:12
É meus amigos o cara que projetou essas pinças de kadette e um fela da put..
Elas nunca funcionarão bem, em jeep neum, uma vez um cara me disse que ela só assiste a frenagem dianteira, eu disse a ele que ela assistia bem de longe se bobiar de binoclo.rsrsr

Vamos ver se eliminando esse sistema de rosca do embolo ela vai parar de travar e freiar com mais eficíencia, ontem uma delas só desgrudou do disco na base da marretada.
Quanto ao freio hidraulico eu não confio, quase perdi uma Rural morro abaixo.
O
oléio vai esfriando e o freio vai soltando, se não sou bom de corrida ela tinha despinguelado da pedra partida na Cantáreira, foi cômico, a Rural foi descendo no meio do colonhão com os farois ligados pulando e derrubando as poucas arvóres que tinha pela frente.

CAVESO
21/08/2006, 10:51
A própria Carneiro avisa com todas as letras que o dispositivo não deve/pode ser usado com freio de estacionamento.

rodrigo camper
21/08/2006, 19:33
O cilindro- mestre Toyota tem 1 polegada de diamêtro o da Kombi t/b o D-20 e D-40 usa 1.1/4 qual usar? Estou tentando com o da Kombi e não da freio de jeito nenhum, estou com receio de comprar o cilindro da Toyota e continuar na mesma.Alguem tem uma dica, de onde estou errando?

Rodrigo kuca quente ...@$£¨&8

wilson ghetti
22/08/2006, 11:46
Rodrigo, vou te deixar mais em duvida ainda:parede: , na minha Camper (freios de Kombi(original) na frente e tambor à tras) eu usei o sistema da S10 e coloquei uma válvula estabilizadora da D10/20 na traseira, pois se freia muito e travava a roda traseira, e se não usar cinto, vc dá com a cabeça no parabrisa:putz:.


[]'s freiados

Obs. NUNCA SE USEM O SISTEMA HIDRÁULICO COMO FREIO DE MÃO.

rodrigo camper
22/08/2006, 12:19
Coisa doida em ? Seu freio e bom assim é... Essa valvula de S-10 eu usava em uma Rural que tive, inclusive eu podia aumentar e diminuir a pressão de dentro do carro, mais na Camper isso não foi preciso.

Eduardo Valaretto
22/08/2006, 17:37
Rodrigo estou na mesma condição que vc.
Atualmente tenho freio dianteiro de Toyota Hilux e traseiro com os pistões de D-20 (a traseira não trava com esses pistões, maiores que o da C-10 - original), servo de Kombi e hidrovácuo de Santana.
O pedal está duro e o freio deixa a desejar. Me disseram que o conjunto cuica+servo da s-10 resolve, mas não acredito pois o diâmeto do servo é igual (talvez o curso seja maior ou o hidrovácuo faça a diferença).
Pensei em adaptar o conjunto da D-20 (cuica + servo), mas não é uma adaptação muito fácil devido ao pouco espaço da camper.
Ainda não decidi o que fazer e estou com dó de gastar mais grana em uma adaptação sem resultados.
Obs:
1) em freio de Camper e Engesa já fiz quase tudo e o resultado é no máxima satisfatório.
2) Nunca utilize o circuito do fluido como freio, o sistema todo ficará sob pressão constante e os vazamentos fatalmente irão ocorrer.

Eduardo Valaretto.

Ralado/SP
22/08/2006, 18:22
Galera,

mais um palpite... baseado em reflexões: Toyota é muuuito mais pesada que a Engesa e se bobear que a Camper também. Quando ela tem o freio à disco na dianteira ela se torna mais confiável e seguro, mas nós queremos mais que isso, então partimos pra disco nas 4 rodas - que o pouco que conheço fica IGNORANTE - digo isso pois já dirigi uma Toyo longa e fechada com disco nas 4 e freia de verdade.
Pensando assim, pq fazer mais uma salada de frutas ??? - coisa que a ENGESA jáfez de sobra em nossos carros -
Essa teoria serve para a questão: será que o cilindro dá conta de disco + tambor e também disco nas 4...

Gostaria de saber se vcs acham dessa reflexão de um "palpiteiro" que não tem base técnica e tenta ajudar a resolver a questão... até pq tenho uma ENGESA

Abraços

CAVESO
22/08/2006, 18:35
Alguém já sabe qual o conjunto usado pelo Marruá? Dizem que ele freia bem...

rodrigo camper
22/08/2006, 19:16
E pessoal o coisa está feia, não tem cilindro-mestre que de conta de encher as pinças de toyo que instalei,hoje comprei o cilindro da toyota e continuou na mesma com pedal bem baixo e não tem ar no sistema porque sangrei primeiro o cilindro, e depois as rodas, estou pençando em partir pro MB 13/13 e ver se vai...Ou ir logo para as kbças e istalar o freio com ar comprimido o meu mecânico fica toda hora dizendo para eu fazer isso.

Da uma ajuda ai PÓ.

Eduardo Valaretto
22/08/2006, 20:49
Agora voce me deixou com mais dúvida ainda, acho que não vou arriscar o conjunto servo-hidro da S-10.
Pior é que já tive uma toyota longa 83 que foi adquirida com freios a tambor que troquei pelos discos (tudo original varga), mesmo mantendo o conjunto antigo (servo+hidro) o freio não ficou só bom, ficou brutal, freiando mais que carro pequeno e travando as 4 rodas de maneira equalizada.
Não entendo porque conjunto similar na Camper/engesa não funcione da mesma forma.
Acho que vou acabar instalanda a pedaleira e todo o conjunto da D-20 mesmo, se não funcionar só mesmo indo para o freio a ar de caminhões.
OBS: cada carro é um carro mesmo, a outra camper, gasolina automática freia bem (ainda não é o ideal) com o conjunto original. Não dá para entender pois não pode ser só pelo peso, já que é 4 portas e portanto tem quase o mesmo peso da diesel.


Eduardo Valaretto.

rodrigo camper
23/08/2006, 06:49
E Eduardo t/b estou cada vez mais intrigado com essa situação,eu não sou mecânico e sim curiosa, mais o cara que trabalha comigo e, é dos bons.
Estou começando a achar que as pinças estão com defeito, onten nos ligamos uma roda no servo, o pedal subiu e deu freio, mais mesmo assim bem baixo.

Eu acho que o servo D-20 e uma boa opçaõ para v/c ele mede 1.1/8, mais compre somente o cilindro mestre , Já estive vendo e percebi que só muda a furação que acopla no hidro.

fpandur
23/08/2006, 07:49
Uma receita que passaram por esses dias na lista de Camper:
- cilindro mestre + hidrovácuo da S10
- pinças da S-10
- discos da D-20

Se quiser completar o conjunto, troca os burrinhos traseiros pelos da S10 também. (mesma furação de fixação, mas com diâmetro interno menor)
Detalhes dessa instalação, pelo que pude apurar na lista:
- precisa fazer um novo suporte p/ as pinças (o original da Camper não dá) - um trabalhinho no torno nos discos
- o hidrovácuo da S-10 é mais comprido, pois usa membrana dupla. Então pode haver problemas de encaixe em viaturas sem lift de carroceria (pode bater na coluna do amortecedor)


- utilizar um tal de booster da F-250 no lugar do hidrovácuo. Esse sistema usa o óleo hidráulico da DH, sendo bem pequeno e cabe na Camper.
- utilizar pinças do Diplomata 90 6 cilindros. Neste caso fica-se com o mesmo suporte e discos originais.
- utilizar pinças e discos da Hillux

Como minha Camper tem lift, estou quase optando pela 1ª solução, pela facilidade de encontrar peças, custo das mesmas e também por não precisar depender de discos de freio exclusivos p/ Camper/Engesa. ;-)

fpandur
23/08/2006, 07:53
não tem cilindro-mestre que de conta de encher as pinças de toyo que instalei,hoje comprei o cilindro da toyota e continuou na mesma com pedal bem baixo e não tem ar no sistema porque sangrei primeiro o cilindro, e depois as rodas, estou pençando em partir pro MB 13/13 e ver se vai.

Qual o sistema da traseira ? Tem válvula equalizadora ? Pode ser que o sistema traseiro esteja "consumindo" todo o óleo que o cilindro-mestre está enviando e sobre muito pouco p/ as pinças dianteiras.

rodrigo camper
23/08/2006, 09:52
OK,Fpandur na trazeira estou usando pinças de Kadett,que estava com defeito como relatei nos topícos acima,Se v/c tiver como me passar o diamêtro do do cilindro mestre da S-10 vai me ajudar muito.
PS: V/c conhece Porto Primavera?, eu Já morei lá.

fpandur
23/08/2006, 09:56
Rodrigo, eu não tenho a medida do cilindro-mestre da S-10 ... :x Vou tentar descobrir e qualquer coisa, posto aqui.

Conheço Porto Primavera só de nome, nunca estive por lá. :mrgreen:

Eduardo Valaretto
23/08/2006, 10:09
Caro Flávio.

O consumo da traseira não pode ser o motivo da falta de freio na dianteira, pois mesmo se houver vazamento na traseira a dianteira tem de atuar pois o servo tem acionamento duplo (com duas câmaras independentes). De acordo com sua construção, mesmo que se perca todo o fluido das rodas traseiras (que é o mesmo fluído que aciona o pistão interno do servo das dianteiras) a partir de certo ponto o primeiro pistão empurra mecanicamente (e não hidraulicamente) o segundo (na camper/engesa é o da dianteira).

Não sei se consegui explicar, mas se buscar uma vista explodida de um servo entenderá mais facilmente.

Assim, independente do que se tenha na traseira a dianteira deve frear a contento, apesar do pedal mais baixo.

Com relação ao servo da D-20, estive em uma loja e observei que não é apenas a furação para o hidrovácuo que é diferente, mas o acionamento também (se observar o hidro da D-20 verá que o acionamento do servo é feito por um pino muito maior do que as demais -S-10, Toyota, Ranger e Volks). Talvez seja possível adaptar, mas o acionamento definitivamente é diferente.

Eduardo Valaretto.

rodrigo camper
23/08/2006, 10:25
E Eduardo V/c esta completamente certo, nos temos que tomar cuidado com as informações que passamos nos topícos, Porque as informações obtidas aqui podem atrapalhar ao inves de ajudar.

Internautas de Plantão. VAU TRABALHAR... RSRSRS

guilhermeabreu
23/08/2006, 13:50
RODRIGO CAMPER , EDUARDO VALARETTO , E OUTROS

Tenho a impressão que sou mentiroso PÔ .

niguem acredita que o freio do meu CORAÇÃO VALENTE ficou BRUTUS ? PÔ , É só perguntar ao CARLOS AUGUSTO VEGGI , que dirigiu ELE .

No meu ENGESA F-1 87 está COM FREIO DIANTEIRO com : CUÍCA , CILINDRO MESTRE , PINÇAS E DISCO DA TOYOTA BANDEIRANTE , COMPRADOS 0K DA MARCA WARGA
E na trazeira : DISCOS originais DIANTEIROS do ENGESA E PINÇAS DO OPALA , QUE ESTÃO SENDO TROCADAS PELAS DO TEMPRA .


"ATENÇÃO" NÃO EXISTE NADA MELHOR E MAIS BARATO , FICA UM PUTA FREIO , É DE QUEBRAR PARA-BRISA SE NÃO TIVER COM CINTO .

ARRASTA AS 4 RODAS SE PISAR FUNDO .

"ATENÇÃO SE VC FIZEREM ÍSTO E NÃO TIVER FREIO É PQ TEM AR NO CIRCUITO E NÃO ESTÃO SABENDO TIRAR .

NUMA CONSCESSIONÁRIA TOYOTA APRENDI COMO SE TIRA AR DO CIRCUITO DE FREIO , QDO ESTÃO DANDO SANGRIA ELES COLOCAM UMA MANGUEIRINHA IMERSA NO ÓLEO DE FREIO E CONECTADA NA SAÍDA DA SANGRIA , PQ QDO VC FICA PEDALANDO , BOMBANDO O PEDAL DE FREIO O AR SAI PELA SANGRIA E QDO ELES MANDAM TIRAR O PÉ , NÃO ENTRA AR DE NOVO PQ A SAÍDA DE AR ESTÁ IMERSA NO ÓLEO NUM GARRAFINHA DE REFRIGERANTE PERTO DA SANGRIA , AÍ SE TIVER DE PUXAR , VAI PUXAR ÓLEO DE FREIO DE VOLTA , AÍ SIM O CIRCUITO FICA SEM AR .
VCS JÁ FAZEM ASSIM ?

E AGORA VEJA OS PREÇOS DAS PEÇAS ORIGINAIS WARGA PARA FREIO A DISCO DE TOYOTA BANDEIRANTE :
1º - Hidrovácuo ou cuíca ------R$140,00
2º - Cilindro-mestre------------R$90,00
3º - Pinça---------cada--------R$190,00
4º - Disco---------cada--------R$75,00

PREÇO REAL DE HOJE 23/08/06 A VISTA.

ENDEREÇO : TOYOMAR - CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ.
FONE : "22" 2734-9244 OU ""22"" 9833-8350 com MARQUINHO ,É só vcs falarem com ele que foi recomendação minha .

Tem honestidade e eu garanto .

ESPERO TER AJUDADO

fpandur
23/08/2006, 14:23
Eduardo Valaretto, sim eu sei que os cilindros-mestres funcionam da forma como descreveu. Ocorre que você tem que considerar também o curso do pedal de freio. Considere uma situação sem fluído p/ a parte traseira: o pedal vai afundando e ainda não acionou nenhum sistema do freio (o traseiro aciona primeiro, certo ?). O pedal já estará quase no final do curso quando o embolo do 1º estágio (traseiro) chegará no dianteiro e aí sim começará a ir fluído p/ as pinças dianteiras. Mas nessa altura o pedal já chegou no fim de curso. Se tivesse mais curso no pedal, sem problemas, mas não há .... Ou seja, você ainda tem um POUCO de freio, mas não eficiente, pois não tem curso no pedal suficiente p/ empurrar mais o óleo p/ as pinças dianteiras.

Quer um exemplo menos "radical" ? Quando as lonas traseiras estão desgastadas ou desreguladas. O freio fica baixo porque ? Até o fluído "encher" os cilindros traseiros, de tal forma a que eles movimentem as lonas e encostem no tambor, não haverá pressão hidráulica suficiente p/ empurar de forma eficiente o êmbolo dianteiro. Só quando houver pressão no circuito traseiro, que o fluído passará a acionar de forma eficiente o circuito dianteiro. Mas aí você já está quase no fim do curso do pedal do freio.

fpandur
23/08/2006, 14:31
guilhermeabreu, sua viatura é um Engesa, certo ? Não sei como é no Engesa, mas em se tratando de Camper o espaço é limitado, por conta da caixa de rodas. Tem Campers com essa sua configuração (a exceção dos discos na traseira), mas há alguns incovenientes, como a dificuldade razoável de trocar o cabo de embreagem (ele entra bem por detrás do hidrovácuo) e a necessidade de esmerilhar um pouco as pinças p/ roda aro 15 de liga. De qualquer forma, essa sua solução é com certeza uma (boa) opção a ser considerada.

Quanto ao sangramento, faço exatamente do jeito que você mencionou, para evitar de entrar ar no sistema quando estiver sangrando. ;)

rodrigo camper
23/08/2006, 15:27
O Guilherme v/c me entedeu mal, eu não quiz dizer que v/c e mentiroso, foi só um comentário que serve para todos nóis.
Quanto a sanguia não era assim que eu estava fazendo.
Vou seguir o seu conselho de agora em diante. E as pinças do seu amigo estão baratas prá caranba, pena que eu já comprei as minhas pelo dobro do preço.


Valeu e cuidado com a pressão alta hem !!! rsrsr

guilhermeabreu
23/08/2006, 19:13
RODRIGO CAMPER E OUTROS

Não precisa se desculpar , não fiquei puto não nem nervoso , e vc adivinhou que tenho pressão alta . Estava apenas enfatizando do que eu fiz , ter ficado muito bom e estou vendo , digo lendo vcs batendo cabeça para resolver o tal do freio da CAMPER , acho que o espaço da caixa de roda da CAMPER , não ser impedimento , mas realmente tem que esmerilhar um pouco as costas das pinças para não roçarem na roda de liga aro 15" .

RODRIGO , só tem uma coisa que me tira do sério , e lidar com SAFADO , BANDIDO , TRAPACEIRO , eu fico louco e tenho vontade de beber o sangue do cara .
AQUI NO FÓRUM SÓ TIVE PRAZER DE CONHECER TODOS VCS , NÃO TIVE NENHUMA DECEPÇÃO AINDA , E ESPERO NÃO TER NUNCA .

ESTIVE NA ÉPOCA DO IBIRA E CONHECI UM MONTE DE VCS , COMEÇANDO PELO NERO E OUTROS .

Agora para quem ainda não comprou estas peças ficou gravado aqui o canal aqui em CAMPOS -RJ . , minha terra que é bem mais barato do que é aí onde elas são fabricadas , pode?

ABRAÇÃO A TODOS

rodrigo camper
23/08/2006, 19:52
E Guilherme, pressão pra lá Diabétis pra cá, Jipeiro que e jipeiro anda junto até juntar tudo e jogar fora,rsrsr.

Eu paguei 450 laskas em cada pinça na SBD, mais não tem nada não,a vida e assim mesmo, fica ai o recado para nossos amigos do fórum.

Mais se meu freio ficar bom, já me sentirei consolado, atualmente estou morando em uma cidade bem pequena com apenas uma loja de auto peças que nunca tem nada eo diabos do vendedor só sabe falar,(vou ficar te devendo essa amigão).
Como o Flavio já disse,o pouco espaço da camper me deixa com poucas opções de peças, mais com jeitinho e uma boa serra tico-tico tudo se ajeita.

Vejão voçêis o aperto que e.

fpandur
23/08/2006, 20:02
guilhermeabreu, como você resolveu o problema do suporte da pinça ? Comprou em algum lugar pronto ou seu mecânico/torneiro fabricou um ? :pensativo:

rodrigo camper
23/08/2006, 20:04
Opá,
a foto esta muito grande vou ver oque faço amanhã.

guilhermeabreu
23/08/2006, 23:03
FPANDUR

O suporte da pinça foi confeccionada pelo mecanico que adaptou o freio .

É a coisa mais fácil ded fazer , tendo um pouco de boa vontade , é só recortar com um massarico uma chapa de espessura de +- 12 mm em forma de meia lua sendo que a parte concava será soldada no eixo e na parte convexa , faz -se a furação da bitola da pinça .
Aí , é só aparafusar a pinça no suporte , colocar a pinça no disco , colocar um palito de fósforo entre a parte externa do disco e o fundo da pinça , para que a pinça não fique roçando no disco , pisar no freio para centrar a pinça no disco e soldar com solda MIG O SUPORTE NO EIXO .

PRONTO : aí é só partir pra galera e frear bonito e gostoso , com um simples toque no pedal o BICHÃO VAI PARANDO SUAVEMENTE .

CAVESO
23/08/2006, 23:12
Pessoal,

Como disse o Guilherme Abreu, o freio do Engesão dele ficou o bicho mesmo!

Andei na viatura e frea pra caramba!

Sou da opinião de que se for adaptar, que adapte o conjunto todo de outro veículo (como a Toyota por exemplo).

No meu caso vou manter o sistema original, com hidrovácuo e cilindro mestre de santana (no lugar do original do Gol a ar) e ver no que vai dar.

Se não ficar bom, vou colocar tudo da toyota!

Guilherme Abreu: Apareceu alguma direção hidráulica de Opala aí em Campos num preço de irmão?

Estou precisando adaptar, mas apertado de grana!

A bomba hidráulica original do opala já ajuda, o setor eu consigo um aqui!

Abraços

rodrigo camper
24/08/2006, 07:44
Calma... Carlos,eu vou te vender a bomba pelo preço sujerido, só não sei quando.

Eduardo Valaretto
24/08/2006, 10:10
Não sei se foi impressão ou o modelo diferente (ano) mas estive em uma loja hoje para ver o servo de uma Toyota bandeirantes e o diâmetro das saídas para a linha de freio me pareceu ligeiramente maior que o do gol/Kombi utilizados originalmente nas Camper/Engesa. Foi impressão minha ou é fato e também devemos trocar os machos da tubulação ou colocar algum adaptador?

Eduardo Valaretto.

rodrigo camper
24/08/2006, 11:19
Foi só impressão Eduardo, porque os cilindros são identicos ao da Kombi inclusive no tamanho, Agora tenho uma pergunta aos colegas, os sangradores das pinças Toy são virados para baixo?ou para cima?se ue montei do lado errado pode realmente haver ar no sistema.

fpandur
24/08/2006, 14:10
guilhermeabreu, valeu pela "receita" e dicas sobre o suporte :concordo:

rodrigo camper
24/08/2006, 19:29
Hoje liguei para um amigo do Jeep Club Comando Oeste o Lú irmão do Poka, explicando o problema do pedal baixo, que troquei as pinças por Toy e tudo mais, o cara matou a charada na mesma hora!!!
As pinças estavão com o sangrador virados para baixo, quando o correto e para cima desta forma eliminando todo o ar do sistema, Viva Lú...
Bom menos um problema, amanhã vou começar as modificações no freio trazeiro aproveitando a dica do Guilherme, menos aquela parte de cortar o suporte da pinça no meio (concava será soldada no eixo e na parte convexa) não era melhor tirar a ponta de eixo?, meu caro Guilherme?

GH
25/08/2006, 11:25
Amigos,

Entrem no site da Varga ou Frum e verão que os discos de freio da D-20 são similares aos da Toyota, porém com diâmetro ligeiramente inferior, o suficiente para não precisar esmerilhar as pinças...

A propósito: as pinças da Bandeirante são as mesmas da S-10, muda apenas a fixação.

ZYKAO
25/08/2006, 14:14
Ae Galera,

Estava Lendo A Discussão De Voces Sobre As Pinças De Freio E Mexendo Na Garagem, Descobri Duas Pinças Usadas Que Estou Vendendo R$100,00 Cada, Agora Não Sei Se São Da S-10 Ou Da Band, Se Alguem Tiver Interesse Avise.

Tenho Tambem O Suporte De Pinça Traseiro Do Kadett Utilizado No Cj, Fabricado Pela Sbd.


Abs

rodrigo camper
25/08/2006, 15:46
Gustavo, as pinças de S-10 forão produzidas para um disco mais largo que o Toyota, por esse motivo não são as mesmas.

fpandur
25/08/2006, 18:21
Gustavo Heck:

Entrem no site da Varga ou Frum e verão que os discos de freio da D-20 são similares aos da Toyota, porém com diâmetro ligeiramente inferior, o suficiente para não precisar esmerilhar as pinças...

A propósito: as pinças da Bandeirante são as mesmas da S-10, muda apenas a fixação

rodrigo camper:

Gustavo, as pinças de S-10 forão produzidas para um disco mais largo que o Toyota, por esse motivo não são as mesmas.

Será que os discos da D-20 são tão espessos quanto aos da S10, de forma que cabem plug-play nestas pinças S-10 ? :pensativo:

E se os discos da D20 foram da mesma espessura dos da Toyota, então não poderia se usar o conjunto discos D20 + pinças Toyota ? :pensativo:

rodrigo camper
25/08/2006, 18:58
Flávio, se v/c for adaptar o disco da D-20 porque não usar as pinças D-20 ?????
Estou quase terminando os freios da minha Camper, na semana que vem irei iniciar um tópico contando os detalhes.

fpandur
25/08/2006, 20:42
rodrigo camper, li não lembro onde (aqui no Forum mesmo ou na lista da Camper) que as pinças de D20 são muito grandes. Não sei se procede ... :pensativo:

Deixo a palavra com o Heck, autor da receita cilindro S10 + pinça S10 + disco D20 :mrgreen:

rodrigo camper
26/08/2006, 06:35
A Tá...

Pô o link do Gustavo sumiu!!!

rodrigo camper
26/08/2006, 07:18
rodrigo camper, li não lembro onde (aqui no Forum mesmo ou na lista da Camper) que as pinças de D20 são muito grandes. Não sei se procede ...



Flávio,lembrei que as Campers originais a diesel usam as pinças de D-20.
E agora!!

fpandur
26/08/2006, 08:51
Agora então furnicou tudo, pois minha Camper é original Diesel e usa as pinças da Kombi .... :mad:

guilhermeabreu
26/08/2006, 11:05
RODRIGO CAMPER

Não entendi qdo vc diz que farei a mesma coisa menos a parte de cortar o suporte da pinça no meio , eu não disse ísto . Disse que ao cortar uma chapa de +- 12mm de espessura em forma de meia lua , ésta chapa qdo cortada que fica com o formato de meia lua é a que serve de suporte da pinça .
E qdo digo que a parte concava do suporte será soldada no eixo , digo extremidade do eixo diferencial , a parte concava veste certinho no eixo , não entendi como tiraria a ponta do eixo , se o eixo é o diferencial , se tirar a ponta do diferencial para soldar o suporte não teria como referencia os estorvos que tem bem próximos a esta adaptação como o olhal da panhar , o suporte das molas , e como soldaria novamente esta ponta do eixo-diferencial centrada certinho novamente? Tem que fazer esta solda do suporte da pinça com tudo no lugar , inclusive o semi-eixo como se tivesse faltando só colocar as rodas no lugar , para que o suporte fique fixado no eixo diferencial bem alinhado com o disco , qdo digo SUPORTE , quero dizer A PINÇA QUE TRABALHA NO DISCO , pq se o suporte não estiver alinhado tant na altura qto na profundidade , vc não terá a pinça alinhada , POR ÍSTO , que eu digo que qdo soldar o suporte tem que está pisando no freio , para que as pastilhas se assentem no disco xcentralizando o suporte para que possa soldar o mesmo .

Fui muito prolíxo ,m esmo assim não sei se me fiz entender .

Qquer dúvida pode perguntar de novo .

E este assunto de freio a disco nas 4 rodas VAI DAR UM LIVRO AINDA .

RESPONDENDO A FPANDUR ,

A cuíca e o cilindro mestre que usei DO TOYOTA BAND.sem adaptação deu certinho pq usei tb o sistema hidráulico da TOYOTA BAND. PARA A EMBREAGEM , digo cilindro superior e cilindro inferior que foram adaptados com bastante simplicidade . Daí não tive problemas com cabo de embreagem.

rodrigo camper
26/08/2006, 15:45
E Flávio, o pessoal da Engesa costumava fazer essas coisas, que ano e a sua Camper?

Guilherme, a princípio fiquei meio tonto com as coisas que v/c escreveu.
V/c fala muito díficil HOMI.

Mais agora eu entendi ! v/c fez um suporte soldado, eu fiz parafuzado, veja a foto.

Eu cortei o suporte no diametro do semi-eixo para não ter que extrair o rolamento,após fazer a furação da pinça eu soldarei-ò novamente.

Nossa se minha proféssora ler isso e bolachada na certa.

rodrigo camper
26/08/2006, 16:07
O Flange em questão e este,

guilhermeabreu
26/08/2006, 23:47
Rodrigo

é ísto Aí , Estamos Agora Falando A Mesma Língua.

rodrigo camper
27/08/2006, 10:19
Uma foto vale por mil palavras.

rodrigo camper
27/08/2006, 10:24
A cuíca e o cilindro mestre que usei DO TOYOTA BAND.sem adaptação deu certinho pq usei tb o sistema hidráulico da TOYOTA BAND.


Guilherme, que disco v/c usou na traseira?

guilhermeabreu
27/08/2006, 16:38
Rodrigo

Usei Na Trazeira O Disco Original Do Engesa Dianteiro , Eu Passei O Disco Da Frente Para Tras . E Do Toyota Band . Ventilado Na Frente .

rodrigo camper
28/08/2006, 07:11
Mais ai v/c prescisaria tronear a ponta de eixo para o disco entra na frente do semi-eixo, ou fazer furos e rosca para usar o disco atrás do semi-eixo, estou certo?

GH
28/08/2006, 09:46
Rodrigo,

O fórum não tá me notificando pra responder, vou ver o porquê...

Seguinte: as pinças de D-20 não cabem na Camper, são muito grandes, trariam problemas com as rodas.
Já vi em Engesa, mas com rodas Mangels Daytona (ferro) e de 10 polegadas...
E em eixo de Rural, sem chances.
Já as pinças de S-10 servem certinho no disco de D-20, que deve ter a mesma espessura dos de S-10 (acho q isso é meio padrão...).

Ok, tem que fazer o cavalete...mas é pouco serviço, fácil de fazer e fixar no munhão (de aço anodizado, que aceita solda com mais qualidade que o munhão da Rural, por exemplo).

Então, com pinças de S-10 4x2 (fácil nos desmanches), discos de D-20 (muito baratos nas lojas, marca Frum) e kit servo/cilindro de Bandeirantes (nas Camper 94 como minha ex, cabe sem problemas, mas nas anteriores a 93, sugiro kit de S-10 ou Ranger), termina o problema de freio da Camper.
Se bem me lembro, não precisa nem usar mais a válvula de retençao do freio traseiro, que tava lá pra não bloquear as rodas. Acontece que com o freio fortão na dianteira, ela fica equilibrada.

guilhermeabreu
28/08/2006, 19:35
RODRIGO CAMPER

INCRÍVEL, como vc sintonizou no mesmo canal nossa linguagem , É ÍSTO MESMO , eu coloquei o disco na traseira por tras do cubo (digo semi-eixo), por ísto tive que tornear um pouco por tras do semi-eixo para o disco ascentar certinho no cubo do semi-eixo e furei abri rosca e aparafusei o disco no cubo (digo semi-eixo)por tras e usei os estojos originais do cubo do semi-eixo para fixar as rodas como era antes .

Só tem uma diferença , é que vc fez uma flange que serve para o rolamento não sair aparafusado na cabeça do eixo-diferencial e que ao mesmo tempo serve para apafusar a pinça do freio certo ? Ou seja , esta flange que vc fez , serve de suporte da pinça tambem, certo ?

Já no meu eu fiz o suporte separado e foi soldado no eixo-diferencial . Tudo entendido?

OUTRA IDÉIA QUE ME VEIO :

Qdo vc cita que o disco da TOY COM PINÇAS DA TOY fica com diametro grande para colocar com rodas de liga 15" e tem que desbatar um pouco a parte externa das pinças , CONCORDO COM VC , mas no meu ENGESÃO este desbaste foi muito pequeno , eu uso rodas BINNO 15" BBS TALA 10" E PASSA DE FININHO CONCORDO , AÍ me veio esta ideia AGORA :
Antes de vc colocar o disco , é só tornear o mesmo no DIAMETRO , ísto é : DIMINUIR O DIAMETRO DO DISCO EM TORNO DE 3mm que acho suficiente para as pinças não roçarem na roda e sem prescisar desbastar as pinças , OK? ENTENDEU?

CARLOS SIQUEIRA
28/08/2006, 20:53
Guilherme, realmente este preço desta loja aí em Campos é imbativel. Após abrir o "kit" que comprei na TOYODIESEL, como disse anteriormente, verifiquei que neste veio também o suporte para as pinças, parafusos, chapa de proteção e porca para o eixo(completando a informação), que pretento repassar/vender. Embora não faça parte deste tópico, gostaria de saber detalhes desta adaptação do sistema hidráulico de embreagem da BAND, pois pretendo colocar o hidrovácuo desta, para manter o sistema original, e segundo você e o Rodrigo comentaram fica apertado para a passagem do cabo de embreagem do ENGESA.
Guilherme, acho que você não leu minha mensagem em que digo que em breve irei a Campos e gostaria de manter contato e/ou visitá-lo. Aguardo resposta.

Kim
28/08/2006, 22:09
Caros amigos!

Fiquei interessado no tópico!

Resumindo...
Pinça da S-10 4x2, com disco de freio da D-20;
Disco diânteiro colocado no eixo traseiro, podendo ser:
a) pinças originais dinânteiras ou
b) pinças com cabo para freio de mão.
Não consegui entender bem a colocação do disco na traseira!
Teria que retirar o semi-eixo para colocá-lo?
Teria como fazer como a colocação da campana?
Uso o "burrinho" e hidrovácuo do gol GTS com quatro linhas independente, cruzadas, DD - TE, DE - TD. D=diânteira; T=trazeira D=direita, E=esquerda.

Não tinha o que reclar do freio, mais coloquei uns 33" e ficou meio lento nas frengens, principalmente depois que o sistema esquenta!

Agradeço se puderem me esclarecerem.

Abraços

Kim

guilhermeabreu
29/08/2006, 00:06
CARLOS SIQUEIRA

Desculpe por ter sido desatento ao que vc passou para mim .

Será o maior prazer em recebe-lo em minha cidade e casa .

Qdo postei aqui sobre a EMBREAGEM HIDRÁULICA DA TOYOTA BAND. QUE COLOQUEI NO MEU ENGESA , foi tambem para acabar com o problema do cabo , por onde ele iria passar . porque falaram aqui no FORUM que o ESPAÇO PARA PASSAR O CABO DA EMBREAGEM COM A CUÍCA DE FREIO DA TOYOTA ACABARIA , ÍSTO É , NÃO DARIA PARA PASSAR O CABO DA EMBREAGEM COM A CUÍCA DE FREIO DA TOY.

Logo com O SISTEMA DE EMBREAGEM HIDRÁULICO DA TOY , NÃO TERÁ PROBLEMA DE ESPAÇO COM O CABO , PQ COM O SISTEMA HIDRÁULICO ACABA COM O USO DO CABO , SÓ USA CILINDRO SUPERIOR , CILINDRO INFERIOR E CANOS DE ÓLEO DE FREIO .
NA ADAPTAÇÃO DO CILINDRO SUPERIOR VC FAZ O SUPORTE DO CILINDRO SUPERIOR IGUAL AO SUPORTE DA CUÍCA DO FREIO HIDROVÁCUO . E NA DEBAIXO O MECANICO FAZ TB UM SUPORTE QUE VC SOLDA OU APARAFUSA NO CHASSI OU NO MOTOR , DEPENDENDO DE QUAL MOTOR VC TEM , PARA QUE O EMBOLO DO CILINDRO INFERIOR DÊ PARA EMPURRAR OU ASCIONAR A EMBREAGEM . sÓ TEM QUE USAR A IMAGINAÇÃO .

MEU TELEFFONE É (22) 2722-5582 , qdo vier por aqui não deixe de ligar para mim com um pouco de antescedencia para podermos nos encontrar , pq eu trabalho quase a semana toda fora daqui , nos municípios vizinhos .


ABRAÇÃO . JÁ ESTOU AGUARDANDO SUA PRESENÇA

fpandur
29/08/2006, 08:23
Alguém que tenha o hidrovácuo da Toyota poderia fazer uma gentileza ? Medir o diâmetro ou o perímetro do hidrovácuo (o que for mais fácil), p/ eu ter idéia se caberia no espaço da minha Camper ou não ? :pensativo:

CARLOS SIQUEIRA
29/08/2006, 19:09
Valeu Guilherme, quando tiver definida a data te ligo. Quanto ao sistema de embreagem hidráulica, pergunto:1) o reservatório do fluído é independente; 2) o fluído é de freio(DOT3 ou 4) ou de direção hidráulica(vermelho); 3) os tubos são da BAND ou outros(cobre flexível). Possuo um NIVA que utiliza fluído de freio com reservatório da KOMBI/FUSCA.
Abraços, Carlos Siqueira.

rodrigo camper
30/08/2006, 07:33
Olá, desculpe a demora, estava viajando.

1- Guilherme, eu prescisei esmirilhar a pinça porque o kit SBD veio fora de medida, a pinça batia no supurte original do eixo e não na roda.

2-Gustavo,Creio que esta configuração D-20 e S-10 e a melhor opção, V/c usa no seu Engesa?

3-Flávio, o cilindro-mestre Toy e identico ao dá Kombi, só que o TOY tem duas saidas, em quanto da Kombi tem 5 saidas o que e muito bom.

4-Siqueira, t/b uso embreagem hidráulica, por que meu motor e um 14B,atualmente estou usando o conjunto completo Toy 14B cilindro-mestre, cilindro auxiliar e flexivel só o reservatorio que e do Fusca.

fpandur
30/08/2006, 08:27
Flávio, o cilindro-mestre Toy e identico ao dá Kombi, só que o TOY tem duas saidas, em quanto da Kombi tem 5 saidas o que e muito bom.

Na verdade eu queria saber o diâmetro do hidrovácuo da Toy, p/ saber se cabe na minha Camper 93 ;)

GH
30/08/2006, 08:58
Rodrigo,

Eu usava em minha camper, que já vendi.

André Pereira
30/08/2006, 11:34
Companheiros,

Comprei um fase dois em que farei umas modificações, entre as quais os eixos (transformarei o traseiro em flutuante e trocarei o dianteiro por dana 44 ou troller).
Preciso porém de uma sugestão sobre configuração (já testada e aprovada por alguém) de freios.
Pretendo, se necessário, em razão do uso que darei ao jipe (dia-a-dia, viagens com família, etc..), trocar tudo no sistema de freio (embora custo mais baixo também me interesse).
Alguma sugestão?

Obrigado,

André Pereira

rodrigo camper
30/08/2006, 14:12
Flávio não sei nada a respeito do hidro da Toy por que uso o hidro do Gol.

André, o eixo de Troller usa a bola do diferencial do lado esquerdo os engesas do lado direito, v/c terá que trocar o T-case para dar certo.

Mexa somente no freio, e esqueça todo o resto.

fpandur
30/08/2006, 14:40
Rodrigo, você usa cilindro Kombi + hidro Gol, é isso ?
Hoje fui olhar com mais detalhe a instalação que tenho na minha Camper: o hidro é gigantesco, é o maior hidro possível de ser colocado ali, pois ele já está muito próximo da fibra da caixa de rodas, praticamente encostando. Por isso que queria saber o diâmetro do hidro da Toy, porque de repente nem vou precisar trocar o meu, basta trocar meu cilindro-mestre (algum carro VW, acho que Gol) pelo da Kombi, que tem o mesmo diâmetro da Toy, certo Rodrigo ?

E com relação à parte debaixo, será que o conjunto pinças Toy + disco freio D-20 fica bom ? Gustavo ? :pensativo:

Peguei preços hoje em uma loja do material da S10 (teria que encomendar). Vejam só a facada ...
Pinças: 285,00 cada (Varga)
Cilindro-mestre: 430,00 (Bosch)
Hidrovácuo: 640,00 (Bosch)
Disco D20: 60,00 cada

Tudo peça nova, mas esses preços me fizeram pensar se não daria certo a seguinte solução: hidro que tenho (muito grande, como disse antes) + cilindro-mestre Kombi + pinças Toy + discos D20 (ou Toy)

Queria evitar fazer essas "saladas" e colocar tudo de um único carro, mas .... :rolleyes:

Ralado/SP
30/08/2006, 17:33
estou achando o seu cilindro mestre e o hidrovácuo muuuuito caros... o preço que vc escreveu dá pra comprar o cilindro, o hidrovácuo e o reservatório da Toyota e volta um troquinho pra tomar café.... Paguei recentemente uns 290,00 tudo zero

Ralado/SP
30/08/2006, 18:16
FPAndur: aproveitando que a peça está aqui na minha mão, vou te passar as medidas: Cuíca ou hidrovácuo - diâmetro 21 cm por 8 cm de profundidade e cilindro mestre: 1 pol. de diâmetro e 15,5 de comprimento, sendo esse medido apenas a parte externa. lembrando que essa é a cuíca do modelo 87 até 92

A Leoni
30/08/2006, 18:42
Caros colegas,

Tenho acompanhado esse tópico desde o início pois também estou modificando o freio do meu Engesa (chega de tomar susto....). Pelo que foi discutido até o momento, a melhor adaptação (e a mais simples) parece ser dos discos, pinças, cilindro mestre e servo da Toyota bandeirantes, mantendo a traseira original até uma futura adaptação de disco. Para essa montagem, quais modificações são realmente necessárias? Como fica a fixação das pinças? Alguns sugerem reduzir o diâmetro do disco e/ou fazer uma usinagem na face e isso é realmente necessário? Como fica a montagem do hidrovácuo + cilindro mestre no suporte original do Engesa, é possível?
Desculpem pelas perguntas até certo ponto repetidas, mas muitas vezes quando as respostas estavam chegando aos detalhes da adaptação o assunto era desviado para outros, não menos importantes, como eixo flutuante, etc...

Grato desde já pelas informações.

fpandur
30/08/2006, 20:30
Ralado, caracas, muitíssimo obrigado !!!! Você não imagina o galhão que quebrou. :palmas::palmas::concordo: Vou medir e comparar com o meu hidro.

Eu também achei muuuuito caro esses valores. Tá certo que liguei somente em uma loja, ela é especializada em freios. Mas desanimei com esse conjunto da S10 por conta do preço.
Eu estava querendo peças da S10 por ser um carro ainda em produção. Toyo Band já foi descontinuada a algum tempo (aliás, pararam no mesmo ano das Camper ...) e temo dificuldades em manutenções futuras (vide as pinças, que a Varga tinha parado de fabricar, agora parece que voltou ...) :rolleyes:

Mas diante dos preços, acho que vou ter que ir de Toyo Band mesmo. Vou medir meu hidro, estou achando que não vai precisar trocar não. Até tirei umas fotos, posto em anexo. Vejam como o hidro está já muito perto da fibra. Hidro maior que esse definitivamente não vai caber ...

Minha idéia agora, mas vou precisar de um pouco mais informações de vocês, colegas do Forum (peço um pouco mais de paciência, please ... :oops:):
- manter o mesmo hidro que tenho (acho que é grande o suficiente, vejam fotos em anexo. não sei de que carro é)
- trocar o cilindro-mestre pelo da Kombi (segundo o Rodrigo tem o mesmo diâmetro da Band. Como meu cilindro-mestre já é VW, acho que vai ser plug-play)
- usar pinças da Band
- usar discos da Band (diminuídos um pouco no diâmetro, p/ ficar do mesmo tamanho dos da D20 e diminuir os problemas das pinças rasparem nas rodas)

Então pergunto: o disco da Band, a furação bate com os Engesa ? Poderiam detalhar um pouquinho qual o trabalho a ser feito nele, em termos de tornearia ?

Só estou esperando isso p/ começar a comprar as peças ... :dance:

Abraços e obrigado mais uma vez a todos pela excelente discussão a respeito. O tópico está rendendo ... ;)

Eduardo Valaretto
30/08/2006, 21:41
Flávio, esses preços estão para lá de salgados.
Aqui no fim de mundo que estou (interior da Bahia) a cuica e o servo de S-10 Originais custam 450 reais. Procure melhor.
Aparentemente seu hidrovácuo é o do Santana (o maior que cabe na camper) e nesse caso o servo da kombi é plug and plaY (foi o primeiro upgrade que fiz na camper há quase 10 anos atrás).
No sistema original a colocação deste conjunto eleva o pedal e o torna mais duro, melhorando muito pouco a atuação do conjunto. Quanto instalei as pinças da Hilux (a meu ver uma das melhores opções, já que permite o uso da roda de aro 15 de liga) o pedal abaixou e ficou um conjunto quase bom.
Meus problemas começaram quando troquei os burrinhos traseiros pelos da D-20 (os anteriores apresentaram vazamento). O pedal baixou, a eficiência do sistema caiu (estou utilizando duas válvulas de zero bar).
No próximo fim de semana pretendo tirar uma das válvulas e ver o que acontece.
Tambem já pensei em colocar o conjunto da bandeirantes mas depois que descobri que o diâmetro do servo é o mesmo (1 polegada x 25 mm) desisti da idéia.

Eduardo Valaretto.

fpandur
30/08/2006, 22:24
Eduardo, você acha que vale a pena trocar esse hidro que tenho + cilindro-mestre Kombi pelo sistema da Band ? Tô achando que não, visto que os cilindro-mestres possuem o mesmo diâmetro. :rolleyes: Acho que mesmo o sistema da S10 seria equivalente a este hidro + cilindro da Kombi ... :pensativo: O problema é não saber o diâmetro do cilindro da S10, acho que vou na loja dar uma olhada nele e tentar descobrir (recondicionado eles têm a pronta-entrega).

Qual sua opinião a respeito da minha solução (postei na mensagem anterior).

Com relação aos cilindros traseiros, teve 2 dicas na lista da Camper: da S10 ou Sprint. Ambos possuem a mesma fixação do original, mas diâmetro interno menor :wink:

rodrigo camper
31/08/2006, 07:32
Mais uma dica, ao trocar o cilindro-mestre e melhor não exgerar, por que quanto maior o diamêtro maior a altura do pedal, porém com menor potência.

No meu caso estou usando hidro do Gol, mais meu motor e um 14B que possui bomba de vacúo.

Na minha opnião o kit com disco e pinças Toy ea opção mais facíl, porém não e a melhor creio que devemos nos aprofundar no kit pinças D-20 ou S-10, com discos D-20.

Kit trazeiro quase pronto...

Eduardo Valaretto
31/08/2006, 11:34
Caro Flávio,

Nunca tive a oportunidade de dirigir uma camper com o conjunto da Band, mas já tive Band com freio a disco e o freio era brutal (mas descobri que varia de carro para carro, pois tenho um amigo com uma Band 2001 curta impecável que não freia igual a minha longa freava).
Observando o disco e a pinça da band, elas até parecem superdimensionadas para as campers, de tão reforçadas. O único problema que vejo neste conjunto é a dificuldade de utilizar rodas aro 15 de liga, de resto é só alegria (aliás possuo outra camper em São Paulo que esta sendo adaptado o 4x4 pelo Marcelo Buchili e ele me convenceu a colocar esse conjunto, garantindo que dá para colocar rodas de aro 15 de liga sem diminuir os discos, estou pagando para ver, mas só saberei o resultado em outubro).

Caro Rodrigo,

Tambem descobri que o aumento do servo não traz grandes benefícios, já que o pedal fica mais alto e mais duro. Ele tem que ser dimensionado para encher encher o sistema com um curso razoável e nada mais.

Eduardo Valaretto.

Eduardo Valaretto
31/08/2006, 11:58
Algumas fotos do meu projeto de pedaleira de D-20 modificada para Camper.
Notem a redução do tamanho dos pedais e a manutenção do sistema do cabo de embreagem.

Eduardo Valaretto.

rodrigo camper
31/08/2006, 13:36
Mais porque v/c está trocando a pedaleira??

fpandur
31/08/2006, 15:17
Hoje liguei em outra loja p/ ver o preço do conjunto completo novo da S10. Os caras aqui estão malucos, o preço é um pouco mais barato que o da loja anterior, mas ainda assim muuuito caro. :mad:

Encontrei um conjunto usado completo da S10 por R$ 320,00 (cilindro + hidro + 2 pinças. Se bobear, vem o suporte das pinças junto). Estou pensando em pegar esse conjunto e trocar os reparos ... :pensativo: Amanhã passarei no local p/ ver como está o estado das peças.

Aproveitando, fiz algumas pesquisas no site da TRW (Varga) e peguei alguns números:

CILINDRO-MESTRE (diâmetro):
S-10 e D-20: 25,4 mm
Kombi: 23,81 mm (e tem um modelo de 19,05 mm)
Toyo Band: 23,81 mm
Gol (original das Camper/Engesa): 20,64 mm

HIDROVÁCUO (diâmetro):
Toyo Band: 250 mm
Kombi/Quantum/Santana: 230 mm
Gol/Parati: 200 mm
OBS: infelizmente não achei as medidas do hidro da S-10 ... :rolleyes: Mas se eu comprá-lo, meço e coloco aqui depois.

DISCO FREIO (diâmetro):
Toyo Band: 319 mm
D-20: 283,5 mm
Hillux: 288,5 mm
S-10: 278,8 mm (pela foto, o cubo vem junto do disco ...)

É isso pessoal, espero que esses números sirvam de parâmetro p/ as modificações dos freios de nossas viaturas. :-D

rodrigo camper
31/08/2006, 18:00
Bela pesquisa em Flávio!! hoje andei um pouco para testar os novos freio da Camper, E ficou extamente como o Guilherme falou, Brutal, arrasta as 4 rodas,porém puxa um pouco para a esquerda vou esperar as pastilhas acentarem p/ ver se melhora.

fpandur
31/08/2006, 18:59
Obrigado Rodrigo, como disse, espero que sejam úteis como parâmetros na hora de pensar em um novo sistema de freios. ;-)

Parabéns pelo sucesso no upgrade ! Mas creio que seja importante fazer uma ressalva: o freio a disco na traseira acho que ajuda bastante nessa performance, não ? ;) 8-)

Você conseguiu adaptar a pinça dianteira no eixo traseiro original, sem flutuante ? :pensativo:

rodrigo camper
01/09/2006, 09:06
Obrigado Flávio,a adaptação foi não foi facíl, mais no final eu senti o prazer de ver tudo 90%, ok,Na trazeira eu optei por usar os discos SBD que já possuia, porém com pinças dianteiras do Gol 1.8, Eu digo 90% por esse detalhe as pastilhas são 5 m/m mais largas que o disco, mais mesmo assim ela freia muuuuuito mais que as meia boca do Kadett.

Eu até poderia usar os discos de Kombi como o Guilherme, mais não achei viavel por que eu teria que tornear os semi-eixo e (fazer furos com roscas para fixas os disco por traz do semi-eixo),já que não uso o flutuante.Notei que conforme as pastilhas vão assentando no disco o pedal vai subindo eo freio vai ficando mais suave,talvez ainda tenha ar no sistema que esta saindo com a temperatura.

fpandur
02/09/2006, 15:08
Mais um "capítulo" do assunto ... :rolleyes: Hoje fui a uma loja de freios ver ao vivo as peças. Conversei um bocado com o atendente, que pelo que vi entende bem do assunto. As conclusões que cheguei e vou compartilhar aqui:

- o hidro (cuíca) da S10 é bem comprido. Mesmo na minha Camper que tem lift de carroceria de uns 10 cm, provalmente teria problemas de pegar na coluna do armotecedor. Para terem uma idéia, pelo que medi a peça no carro, com o cilindro mestre o conjunto todo iria chegar no vaso de água do limpador de parabrisa ...
- o cara me confirmou que o cilindro-mestre da S10 tem 1" (25,4 mm). E o cilindro da Toyo tem o mesmo diâmetro do usado na Kombi 15/16" (23,8 mm). Essa informação bate com os dados que coloquei aqui no tópico anteriormente.
- uma opção interessante que vi lá seria usar o conjunto da D-10 ou F1000 antiga (antes de 92). Possuem cilindro de 1" e o hidro cabe na Camper, pois é semelhante ao Toyo Band mais antigas (até 92, como o Ralado reportou aqui, diâmetro 210 mm).
- Os hidros das Toyo 93 em diante possuem 250 mm de diâmetro, que pelo que medi NÃO cabem nas Camper 93 p/ baixo (ou se couber, vai ficar muito justo).

Bem, lá descobri que o hidro que tenho instalado é o do Santana, Kombi e Gol 1.8, que tem 230 mm e fica intermediário entre o Band mais antigo (210 mm) e o Band 93 em diante (250 mm). O melhor da história é que descobri que o cilindro-mestre que tenho já é o da Kombi e não o original do Gol. :dance:

Minha conclusão: como o cilindro que tenho é do mesmo diâmetro do da Toyo Band, e que dá conta de encher as pinças da mesma, que são idênticas às da S10 (tirando a fixação), vou manter a parte de cima usando o seguinte na parte debaixo:
- discos da D20: 100,0 o par original da Delco. É menor no diâmetro que os da Toyo Band e possue a mesma espessura do disco da S10 (30 mm)
- pinças da S10 (200,00 no ML, com garantia e revisadas) e que podem ser usadas com o disco D20.

Conforme já reportado aqui mesmo no tópico, pinças S-10 com discos da Band não dá muito certo, pois o disco da Band tem 20 mm de espessura, contra 30 mm dos da S10. Logo, a pinça da S10 fica "sobrando" no disco da Band, o que não ocorre usando o disco da D20 (30 mm de espessura)

E já estou com uma idéia aqui p/ não precisar fazer as cavilhas no disco da D20, p/ encaixar ele no cubo da Camper. Mas só vou ter certeza a hora que desmontar o conjunto e botar a mão-na-massa.

Conforme for fazendo, vou informando aqui ou no tópico que o Rodrigo abriu sobre freios, colocando fotos inclusive :wink: 8)

rodrigo camper
02/09/2006, 16:00
Estou torcendo para tudo dar certo, creio que a configuração pinças S-10 e Disco D-20 ea melhor opção, Há, não esqueça, sangardores para cima hém.

Boa sorte !!!


O tópico adaptações freios Camper.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20299

fpandur
02/09/2006, 20:25
Beleza Rodrigo, obrigado. Ainda não entendi bem como é possível colocar a pinça invertida com relação ao sangrador , uma vez que não estou com as pinças na mão. Mas surgindo alguma dúvida, eu escrevo p/ você. :)

E vou colocando o relato lá no tópico novo, que acredito que está com o título mais adequado ao tema. Talvez fosse interessante colocar uma mensagem lá indicando o link deste aqui, pois muita coisa boa sobre o sistema de freio em geral foi discutido aqui :wink:

guilhermeabreu
03/09/2006, 10:23
CARLOS SIQUEIRA

Qto ao sistema da embreagem hidráulica
1- o reservatório do fluido , é acoplado ao cilindro superior , original das TOYOTAS BANDs.
2- fluído não me lembro se é de freio ou de direção hidráulica , vou verificar .
3-os tubos , são de cobre flexível comprado a metro .

DESCULPE PELA DEMORA NA RESPOSTA

CARLOS SIQUEIRA
04/09/2006, 11:22
Guilherme, obrigado pelas informações, soube aqui pelo forum que está vendendo o "CORAÇÃO VALENTE", é verdade?

Abraços, Carlos Siqueira.

Ralado/SP
04/09/2006, 17:51
Mais novidades...
desde o dinal da semana estou com o Kit intalado na minha engesa (fase 1 e motor 4cc álcool), não sei entrar em detalhes de como foram instalados os discos e pinças, pois não entendo muito e não fiquei vemdo o serviço ser feito, mas sei que pra quem mexe ou tem uma boa noçã, não é um serviço complicado - até mesmo pelo que o mecânico me cobrou, o mesmo preço que cobrou pra tirar o kit do outro carro.
Posso dizer que hoje em dia a minha engesa BRECA pakas e se der bobeira vai parar no vidro... até brinquei com o meu irmão que o nome do Para-brisa será reformulado....

Resumo da epopéia: O carro está com TUDO da TOYOTA 92. O Servo freio ou CUÍCA que tinha antes ( gol )não deu conta do recado, mesmo tendo as medidas externas quase iguais - o mecanico falou que além de ser um pouco maior, internamente é diferente - na prática um é ineficiente e o outro é bom.
O cilindro mestre também é Toyota, achei melhor trocar o antigo, pois chega de multimarcas e pq o da Kombi tem 4 saidas - pra alguns isso é mérito, mas pra mim quanto mais simples melhor... tanto que duas delas já estavam tampadas -.

Geral: comparando o freio que tenho, em relação ao freio que o meu amigo tinha na sua engesa a diesel e com o mesmo kit, o meu freio ficou um pouco mais baixo e parece um pouco macio, mas isso se dá ao fato dos carros à diesel terem um compressor só pra encher o sistema de freios - isso acaba OTIMIZANDO o sistema -, já os gasolina e álcool utilizam o ar do motor pra encher o sistema.
O cara travava as 4 rodas usando pneus mudzila 35... eu não sei se travo os 35, mas com os 32 que tenho consigo brecar muuuuuito bem. Ainda estou me acostumando com o freio, mas já consigo fazer o carro afundar bastante a frente na hora que eu piso fundo....

PS: como o meu é fase um, tive que fazer um serviço de torno no parafuso que vai para o pedal, pois o original ficou curto... coisa boba, foi só alongar 4 dedos

guilhermeabreu
05/09/2006, 00:30
CARLOS SIQUEIRA

Estou vendendo sim meu CORAÇÃO VALENTE , com muita pena , a razão ERA SIMPLES , MAS NÃO TÃO SIMPLES ASSIM .

Eu sou apaixonado pelo meu ENGESA , mas sou tambem apaixonado por UMA CAMPER , assim , só poderia ter uma CAMPER se vendesse o ENGESA .
É o mal dos brasileiros , sou trabalhador e não sou rico para poder ter os dois

Mas o tempo foi passando e niguem se interessou , a gente vai pensando tambem . É que eu tb tenho uma HILUX SW4 93 IMPECÁVEL , DÍESEL 4X4 , ETC.
Aí ficaria com uma SW4 E UMA CAMPER ,que são carros semelhantes .

Logo , estou pensando em desistir de vender meu CORAÇÃO VALENTE , mas eu sou homem , e enquanto eu não tirar o anúncio do forum , não posso fugir de alguem que queira comprar , eu vendo sim .

O que mais me encanta no CORAÇÃO VALENTE , é o que próprio nome sugere , É MACIO PRA CARAMBA E TEM UM MOTOR QUE É UMA USINA DE FORÇA , ÍSTO É , É VALENTE PRA BURRO .

Inclusive , tive que fazer viagens rápidas daqui pro RIO DE JANEIRO a noite por umas 4 vezes em 2 meses , que optei em ir nele ao inves da TOYOTA HILUX sw4 , apesar dela ser turbinada por fora , é bem mais lenta nas retomadas e em final que o ENGESÃO , logo torna - se menos cansativa uma viagem de 270 km a noite com o ENGESA .

VENDO AINDA MAS COM MUITO PESAR .

ABRAÇO

Ralado/SP
05/09/2006, 18:05
Quem não estiver satisfeito com o freio da Engesa, eu recomendo colocar TUDO da Toyota.....
Ontém passei algumas horinhas conversando com um amigo - que entende - e ele me falou que o meu freio por ser álcool assim como os gasolina, tem que ser tão bom quanto ou melhor que diesel, pois o VÁCUO que vai na cuíca desse tipo de carro é mais eficiente que os do diesel - como o diesel não tem vácuo no sisitema interno de combustão, utiliza uma bomba pra suprir isso...
E aí, chegamos a comclusão de que o freio traseiro não estaria tão ajustado, provavelmente pq o sistema ainda estava se ajustando - por ser recém instalado - , e surgiu a idéia de puxar um pouco o freio de mão, só pra ajustar a lona - coisa de 3 "clikis"-... e lá fui eu.
Tuxei o pé no acelerador sem dó de gastar álcool, numa rua quase deserta perto de casa, e pisei do freio... caramba eu não estava de cinto e quase virei adesivo.
Agora com cinto de segurança no devido lugar, repeti a manobra, porém pisando no freio com mais vontade... acreditem, pela primeira vez a minha engesa arrastou os pneus - que não são GIGANTES, mas são 32'' -

Resumo da Epopéia: Cuíca de Toyota 92, com cilindro, pinças e discos ventilados da Toyota é alegria na certa....

CAVESO
05/09/2006, 18:41
Ralado,

Se o seu frei traseiro for original (tambor), você não precisa andar com freio-de-mão puxado.
Basta regular a rosca que aproxima as lonas do tambor.

Qualquer mecânico sabe fazer isso e é bem fácil de fazer em casa.

Se não souber como fazer, posso tentar te explicar por aqui.

guilhermeabreu
06/09/2006, 13:02
Ralado

Este Seu Relato , Já Foi Feito Por Mim Hà Bastante Tempo Atrás , E Repepetí Várias Vezes O Mesmo Relato Da Eficiencia Deste Conjunto Original Da Toyota Bandeirante No Engesa , Pois O Meu Coração Valente , Tem Este Conjunto + Freio A Disco Original Do Engesa Na Trazeira Com Pinças De Tempra Que Estão Sendo Colocadas Agora , Antes Era Pinça Trazeira Do Opala .

Relatei Inclusive Que Minha Esposa Estilhaçou , Quebrou O Para-brisa Por Estar Sem Cinto De Segurança Qdo Precisei Dar Uma Freada Repentina E Forte .

E Suscesso E Muita Alegria Para Aqueles Que Puderem Colocar Este Conjunto .

Alertaando Mais Uma Vez , A Toyomar Daqui De Campos-rj. Vende Muito Barato Estas Peças Novas E Originais Warga .

rodrigo camper
07/09/2006, 07:19
Ralado, este seu freio traseiro deve estar prescisando de uma revisão por que a regulagem do mesmo e automática.

Guilherme o freio ficou exatamente como v/c disse bem equalizado e muito confiável, ontém fiz uma viajem de 700 km com a minha Camper e nas abusadinhas que dei notei que está freiando + que carros de passeio.

Vale lembrar que o conjunto e, kit Toy na dianteira e pinças do Gol 1.8 na trazeira com hidró original e cilindro mestre de Kombi.


Guilherme boa sorte com as pinças de Tempra,ou meus pezames!!!

fpandur
07/09/2006, 13:46
Vale lembrar que o conjunto e, kit Toy na dianteira e pinças do Gol 1.8 na trazeira com hidró original e cilindro mestre de Kombi.
O hidro é o original da Camper (usado pelo Gol) ? O pedal não ficou muito duro Rodrigo ? :pensativo:

rodrigo camper
07/09/2006, 21:21
Flávio, o pedal ficou ótimo, mais pode ser porque o motor tem a bomba de vacúo.

guilhermeabreu
08/09/2006, 12:32
RODRIGO CAMPER

Eu já sabia que ficaria abismado com a capacidade deste conjunto de freio , o traseiro é só para ajudar a monstruosa pinça e disco da TOY na dianteira .

Mas não precisa já me azarando com as pinças do tempra , já sei que se precisar de reparo para estas pinças encontrarei dificuldades para conseguir , aí é pesames mesmo .

Mas se der esta MERD. de novo idem pinças do opala , sou teimoso , troco novamente para pinças de KOMBI OU GOL , que estão em produção ainda e perco o freio de mão , ou coloco de outra marca GM OU FIAT porque como vão as coisas a VW parece que tá indo pro brejo , fechar , aí eu não aguento mais trocar de pinças trazeiras rsrsrsrsrsrsrssrsss.

Mas fiquei feliz por vc ter agora um PUTA DE UM FREIO BÃO .

fpandur
08/09/2006, 13:09
Flávio, o pedal ficou ótimo, mais pode ser porque o motor tem a bomba de vacúo
Legal, é só p/ ter uma possível idéia de como ficaria na minha Camper, que tem já hidro Quantum + cilindro-mestre Kombi. E como meu motor é diesel (S4T), também tem a bomba de vácuo :wink:

rodrigo camper
08/09/2006, 17:56
Então mãos a obra Guilherme e Fávio, e quando estiver tudo pronto, mande as fotos.

fpandur
09/09/2006, 23:44
2ª feira estarei comprando as pinças p/ S10. E depois os discos da D20.Mas ainda vai demorar uns dias p/ mexer em tudo, pois preciso me acertar p/ parar a viatura, que é a principal de uso em casa. E como sou eu que vou fazer todo o serviço, tenho que me programar. Mas pode deixar que documentarei tudo com fotos e postarei o relato completo da "saga" .. :mrgreen:

guilhermeabreu
10/09/2006, 17:22
FPANDUR

Vc já conferiu se os discos da D-20 dão certinho na CAMPER ? A NÍVEL de profundidade do cubo do disco? Pois os discos da S-10 tem o cubo do disco muito baixo e não deu pra colocar no ENGESA . Por ísto coloquei todo o conjunto da TOY BAND. , realmente ficou um cabelo de sapo para as pinças roçarem nas rodas 15" , mas pensando depois com a cabeça fria seria só diminuir no torno o diametro do disco da TOY uns 5 mm que não roçaria mais .

Mas se os discos da D-20 cabem certinho tudo bem e bom trabalho .

fpandur
11/09/2006, 00:28
Ao vivo ainda não vi os discos,vou amanhã na loja dar uma olhada. Mas olhando os números "teóricos", veja só a comparação da "altura" dos discos:

Toyo Band: 77 mm
Hillux: 64,3 mm
S-10 : 87 mm
D20: 61,5 mm

Os da S10 não dariam certo, pois são muito "largos" na altura (além disso, parece-me que o cubo é embutido no disco). Tem um relato no Clube da Camber que colocaram o disco da Hillux (64,3 mm) sem muitos traumas. O da D20 é menor ainda, ou seja, 61,5 mm. Então, basta uma "bolacha calço" de ferro maciço entre o disco e o cubo. Posso regular como eu queira a pronfundidade do disco em relação a montagem geral, bastante para isso deixar a espessura da bolacha-calço no padrão que precisarei. Com isso não preciso tornear discos nem qualquer trabalho neles, pois é a bolacha-calço que terá as cavilhas p/ não pegar nos prisioneiros do cubo. :wink: E elas eu faço uma vez só.

fpandur
11/09/2006, 16:05
Guilherme, Rodrigo ou outro que tenha instalado o disco da Toyo Band: no caso dessa adaptação, o disco vai por fora do cubo ? No original Engesa/Camper o disco vai preso por dentro com os allen, mas como o disco da Toyo é mais "alto" em profundidade, presumo que ele tenha que ser colocado pelo lado de fora do cubo, é isso mesmo, ficando preso pela própria roda ao ser instalada ? No caso, teve que trocar os prisioneiros da roda também (ficaram curtos) ?

Hoje fui ver ao vivo o disco da D20 e o centro e furos não batem com o da Camper. Embora ele teria que ir por dentro do cubo, o centro menor não teria problemas, mas a furação vou ainda desmontar a roda e tirar o cubo p/ ver.

Achei discos da Toyo BAnd por R$ 55,00 cada aqui ... :pensativo:

rodrigo camper
12/09/2006, 09:11
Flávio, o disco Toy e usado por fora do cubo, v/c vai eliminar os parafuzos que fixam os discos originais, deste modo não ira prescisar das cavinhas.


Com a troca do disco v/c não terá problemas o mais complicado e a adaptação das pinças.

fpandur
12/09/2006, 10:16
Certo Rodrigo. No disco então não precisaria fazer nada. Teve que mudar os prisioneiros de roda ? Pois com o disco por fora, não ficaram curtos p/ prender as rodas ?

rodrigo camper
12/09/2006, 12:05
Os parafuzos que tenho saõ mais longos.No seu caso e por e testar!!


Maõ a obra...

fpandur
12/09/2006, 13:29
Belê Rodrigo ! Lembro que uma vez troquei um prisioneiro da viatura e na loja me apresentaram 2 modelos: longo e curto, ambos da D20. Se não me engano, o meu é curto. Hoje vou retirar a roda novamente e avaliar as dificuldades p/ pôr o disco da D20. Aí vou decidir entre D20 + pinças S10 ou então tudo Band, como você fez.

guilhermeabreu
17/09/2006, 20:05
RODRIGO CAMPER E FPANDUR

Na última sexta feira , desmontei um lado da frente para verificar uns estalos que estava dando qdo virava a direção .

Constatei que : no meu ENGESA , a adaptação do freio a disco da TOY , foi colocado o disco por tras do cubo , foi retirado os estojos de rodas (prisioneiros) originais do cubo e colocado o disco por tras do cubo , e colocado NOVOS PRISIONEIROS mais longos por tras do disco da TOY , transpassando o disco da TOY e o cubo do ENGESA e assim colocando a roda . Para que o disco da TOY não ficasse solto , ísto é só preso pelos prisioneiros , foi feito uma furação no disco da TOY e no cubo do ENGESA , sendo que no cubo do ENGESA foi aberto rosca , aí foi aparafusado por tras com parafuso hallen o disco da TOY no cubo do ENGESA , ficando assim uma peça só . ENTENDERAM ?

Daí foi só aparafusar o suporte da pinça na mesma e soldar o suporte no eixo , LEMBRANDO SEMPRE QUE : para soldar o suporte no eixo , teve que fazer esta operação com o freio sendo pisado , para que a pinça ficasse centrada no disco , não esquecendo tb de colocar um pequeno calço de +- 2mm entre a extremidade do disco e a pinça , para que a pinça não ficasse raspando no disco , ENTENDERAM?

fpandur
17/09/2006, 23:24
Estranho ter sido feito a montagem dessa forma, pois o disco Band dá certinho com a furação dos Engesa, p/ colocar ele por fora do cubo. Esse jeito que relatou é a fixação original. Não entendi porque teve que abrir furo no cubo do Engesa, uma vez que já existem 6 furos com rosca nele, justamente p/ ficar o disco original.

Bem, no Sábado eu comprei os discos da D20. Medi a furação dos 2 discos (original e D20) e eles são idênticos ! Tem até as cavilhas do original, p/ não pegar na cabeça dos prisioneiros. Agora estou esperando chegar as pinças da S10 p/ começar a empreitada ....

rodrigo camper
19/09/2006, 07:51
Viziiiii, quanta complicação em Guilherme, na Toy o disco não e preso em nada e não solta quando se tira a roda,contatei isso quando fui balancear as rodas da minha Camper na semana passada.


E Guilherme, o que v/c achou das pinças que Tempra?
E a Valvúla de S-10, ela tem que ficar solta ou apertada, para aliviar a frenagem traseira.

guilhermeabreu
20/09/2006, 22:57
FPANDUR

Desculpe minha falha , foi aberto furo no disco da TOY que aproveitou a furação com rosca do cubo que prendia o disco original para fixar o disco da TOY no cubo por tras com os parafusos hallen . Poderia ficar sem eles mas o mecanico achou que ficava melhor assim . Pois se não aparafusasse , qdo fosse trocar pneu o disco ficaria só preso pelos prisioneiros que estariam transpassando pelo cubo . Se fosse colocado por fora como disse o RODRIGO CAMPER , ficaria com odisco solto tb , não teria problema , niguem iria tirar o disco do lugar a toa , e como RODRIGO mesmo disse , que no dele nem saiu do lugar qdo trocou pneu .
Mas o meu meca. achou melhor colocar por tras para facilitar na confecção do suporte da pinça , ele relatou que se colocasse por fora , o suporte ficaria de uma expessura muito fina , assim foi feito dessa forma .

RODRIGO CAMPER

As pinças do TEMPRA , ainda não deu pra sentir direito pq eu tirei o ENGESA da oficina e andei muito pouco ainda , não deu para elas assentarem ainda não , e acho que este outro mecanico que fez esta adaptação não deve ter sangrado direito ,pois tenho que pedalar 2 a 3 vezes para o pedal subir , e está meio borracha , e não observei tb se foi colocado a sangria para cima .
Não pude acompanhar o serviço . Mas de dou notícias mais para frente .

fpandur
21/09/2006, 21:57
Guilherme,:concordo:

rodrigo camper
23/09/2006, 13:10
Terminou os freios Flávio????

fpandur
24/09/2006, 20:20
Ainda nem comecei Rodrigo ... :roll: As pinças S10 que comprei o cara me enviou sem os cavaletes :confused: Depois de muito custo, conseguiu me arrumar um jogo de cavaletes e postou p/ mim no Sábado. Então semana que vem chegará p/ mim. Os discos D20 já estão comprados, chegando as pinças vou começar a ver como montar o "quebra-cabeças" ... :mrgreen:

CARLOS SIQUEIRA
24/09/2006, 21:39
Amigos, estou enviando fotos da adaptação que estou fazendo no meu F1,com o kit da SBD(Mauro), como já havia comentado anteriormente neste tópico. Alerto a todos que tenham adaptado o eixo dianteiro da RURAL(meu caso) que alguns detalhes devem ser verificados antes, como:
1) Situação dos cubos das rodas,no meu caso tinham sido trabalhados e suas medidas alteradas em relação ao original, não possibilitando a montagem e além disso a face de encosto do disco não estava perpendicular ao eixo o que ocasionava oscilação no disco. A solução foi acrescentar um "miolo" de um disco usado e torneá-los.
2) Condições dos parafusos(roscas) das mangas de eixos, no meu em uma das rodas abriram outra rosca. Resolvi usando parafusos "alen" que não batiam no cubo.
Esta semana espero concluir a montagem e verificar se o hidrovácuo e o cilindro darão conta do acionamento das pinças ou se terei que trocá-los pelos da BAND, postarei mais fotos.
Até lá.
Carlos Siqueira.

62343

62344

62345

62346

CARLOS SIQUEIRA
24/09/2006, 21:53
Mais fotos.

62347 62348 62349 62350 62351

guilhermeabreu
25/09/2006, 19:28
carlos siqueira

Olhando na foto do disco e pinça em close , da a impressão de que a pinça não ficou centrada no disco , correto? Ou é impressão minha . Ísto é , da a impressão que a pinça ficou encostada no disco por dentro , e sobrando mais espaço pelo lado externo .

CARLOS SIQUEIRA
26/09/2006, 01:17
É isto mesmo Guilherme, esta foto eu tirei após várias tentativas. Resolvemos com a inversão dos cubos, que apresentavam variação de +/- 1mm, exatamente o que faltava para centrar os discos. Verificaremos agora se a rosca dos mangotes flexíveis são iguais as das pinças, para concluirmos a montagem e testarmos tudo.

Abraços,
Carlos Siqueira.

guilhermeabreu
15/10/2006, 00:02
RODRIGO CAMPER

Já usei bastante o freio e as pinças do tempra que usei na trazeira ficaram ótimas , qdo vc me perguntou , tinha andado muito pouco e as pastilhas não haviam acentadas ainda , agora o pedal do freio subiu e a frenagem é perfeita mesmo em alta velocidade , ele trava as 4 rodas por igual sem desgovernar o carro .

FICARAM MUITO BOAS E FREANDO COM PRECISÃO , VALEU A PENA .

rodrigo camper
17/10/2006, 07:50
Mais que beleza, o freio de mão t/b funciona perfeitamente?

guilhermeabreu
18/10/2006, 23:46
RODRIGO

Neste aspecto , ficou devendo , ísto é , não ficou freando bem , vc puxa bem o freio de mão , ele segura um pouco em pequenos declives , mas em uma rampa maior , não segura , ajudaria sim , se vc estiver para abrir uma cancela em pouco declive , não precisa desligar o carro para ele parar , mas se a cancela estiver num morro , não irá parar , FICOU DEVENDO NESTE ASPECTO .

CONCLUÍNDO : A meu ver , eu não ficaria procurando mais pinças de TEMPRA para colocar para usar o freio de mão , colocaria as de GOL mesmo , elas são mais fáceis de achar , inclusive os reparos deve achar com mais facilidade e mais barato , e ficaria sem freio de mão .

E outra : com as do TEMPRA, se vc esquecer de abaixar a alavanca?, o carro anda sem vc perceber que o freio está puxado , só vai perceber qdo vc sente um cheiro de pastilha queimando . Então , por um lado foi bom , em pequenos declives vc tem freio de mão , e por outro , se vc esquecer puchado , anda com freio freando um pouco e gastando pastilha e disco , AÍ VC DECIDE , SE PÕE AS PINÇAS DO TEMPRA , OU AS DO GOL .

rodrigo camper
20/10/2006, 10:00
Era oque eu prévia, foi por esse motivo que eu tirei as pinças de Kadet da minha Camper, além do freio-de-mão não freiar quase nada, as pastilhas gastavam somente do lado de dentro.

Preste atenção quando isso acontecer no seu Engesa.

Giovani
23/10/2006, 02:01
Uma boa notícia!:concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=302533&postcount=474

[]'s

Ralado/SP
03/04/2008, 12:23
Aguardamos fotos, detalhes e preços....

Ralado

CAVESO
03/04/2008, 14:26
Giovani,

O acionamento desse sistema se dará hidraulicamente?

Não ficará ineficiente ao ficar acionado por períodos longos (mesmo problema dos freios de estacionamento hidráulicos)?

O sistema pelo cardã é ótimo, mas tem que ser acionado por cabos, o que pretendo fazer em meu engesa.

Giovani
03/04/2008, 22:37
Giovani,

O acionamento desse sistema se dará hidraulicamente?

Não ficará ineficiente ao ficar acionado por períodos longos (mesmo problema dos freios de estacionamento hidráulicos)?

O sistema pelo cardã é ótimo, mas tem que ser acionado por cabos, o que pretendo fazer em meu engesa.

Desenterraram mais um tópico...:)

O kit de freio no cardã é acionado por cabo, não solta com o tempo e segura meeeesmo.:concordo:

Sobre o kit do Engesa, tem fotos no tópico dos kits UBD, clique no link da minha assinatura.

O Berga está participando do fórum agora. Podem fazer as encomendas e tirar dúvidas diretamente com ele.

[]'s

motorcon2001
06/09/2008, 22:30
RODRIGO CAMPER , EDUARDO VALARETTO , E OUTROS

Tenho a impressão que sou mentiroso PÔ .

niguem acredita que o freio do meu CORAÇÃO VALENTE ficou BRUTUS ? PÔ , É só perguntar ao CARLOS AUGUSTO VEGGI , que dirigiu ELE .

No meu ENGESA F-1 87 está COM FREIO DIANTEIRO com : CUÍCA , CILINDRO MESTRE , PINÇAS E DISCO DA TOYOTA BANDEIRANTE , COMPRADOS 0K DA MARCA WARGA
E na trazeira : DISCOS originais DIANTEIROS do ENGESA E PINÇAS DO OPALA , QUE ESTÃO SENDO TROCADAS PELAS DO TEMPRA .


"ATENÇÃO" NÃO EXISTE NADA MELHOR E MAIS BARATO , FICA UM PUTA FREIO , É DE QUEBRAR PARA-BRISA SE NÃO TIVER COM CINTO .

ARRASTA AS 4 RODAS SE PISAR FUNDO .

"ATENÇÃO SE VC FIZEREM ÍSTO E NÃO TIVER FREIO É PQ TEM AR NO CIRCUITO E NÃO ESTÃO SABENDO TIRAR .

NUMA CONSCESSIONÁRIA TOYOTA APRENDI COMO SE TIRA AR DO CIRCUITO DE FREIO , QDO ESTÃO DANDO SANGRIA ELES COLOCAM UMA MANGUEIRINHA IMERSA NO ÓLEO DE FREIO E CONECTADA NA SAÍDA DA SANGRIA , PQ QDO VC FICA PEDALANDO , BOMBANDO O PEDAL DE FREIO O AR SAI PELA SANGRIA E QDO ELES MANDAM TIRAR O PÉ , NÃO ENTRA AR DE NOVO PQ A SAÍDA DE AR ESTÁ IMERSA NO ÓLEO NUM GARRAFINHA DE REFRIGERANTE PERTO DA SANGRIA , AÍ SE TIVER DE PUXAR , VAI PUXAR ÓLEO DE FREIO DE VOLTA , AÍ SIM O CIRCUITO FICA SEM AR .
VCS JÁ FAZEM ASSIM ?

E AGORA VEJA OS PREÇOS DAS PEÇAS ORIGINAIS WARGA PARA FREIO A DISCO DE TOYOTA BANDEIRANTE :
1º - Hidrovácuo ou cuíca ------R$140,00
2º - Cilindro-mestre------------R$90,00
3º - Pinça---------cada--------R$190,00
4º - Disco---------cada--------R$75,00

PREÇO REAL DE HOJE 23/08/06 A VISTA.

ENDEREÇO : TOYOMAR - CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ.
FONE : "22" 2734-9244 OU ""22"" 9833-8350 com MARQUINHO ,É só vcs falarem com ele que foi recomendação minha .

Tem honestidade e eu garanto .

ESPERO TER AJUDADO

Caro guilherme eu quero colocar no meu engesa o sistema da toyota bandeirante da maneira que vc descreveu, mas toyota de qual ano são as peças, um abraço Alexandre

guilhermeabreu
07/09/2008, 18:38
AMIGO ALEXANDRE

A novela do freio a disco do meu ENGESA é longa demais , mas vamos lá :

Hoje tenho o freio a disco da BAND nas 4 rodas do meu ENGESA , utilizei os discos e pinças originais da BAND , sendo que na frente utilizei a manga de eixo e cubo do própio ENGESA , e na traseira utilizei as mangas de eixo + cubos + discos e os suportes das pinças da BAND , lógico colocando o KIT flutuante na traseira .

Inicialmente qdo coloquei o disco e pinças da BAND na frente , coloquei os discos dianteiros do ENGESA na traseira com pinças de TEMPRA , ficou funcionando perfeito , MAS AS PASTILHAS GASTAVAM MUITO RÁPIDO .

Daí qdo coloquei o KIT de eixo flutuante na traseira , aproveitei e troquei os discos e pinças traseiras que estavam , pelas originais da BAND iguais aos da frente que já havia colocado no ENGESA .

Só que com ísto criei outro problema , O FREIO TRASEIRO TEM QUE SER DE TAMANHO MENOR DO QUE O DIANTEIRO , para que não haja o travamento das rodas traseiras primeiro , COMO COLOQUEI IGUAL AO DIANTEIRO , AS RODAS TRASEIRAS ARRASTAM A UM SIMPLES PISAR NO FREIO e com ísto o carro fica desgovernado , para resolver este problema estou colocando VÁLVULAS EQUALIZADORAS DE FREIO EM SÉRIE , já estou com 3 em série e o freio esta com 90 % do problema resolvido , acredito que se colocar mais uma irei resolver este drama , MAS VALE O INVESTIMENTO .

Os discos + pinças + mangas de eixo + suporte das pinças que utilizei só na traseira , comprei das BANDS mais novas de 90 em diante , pois os discos são duplos e ventilados .

Na dianteira confeccionei uma chapa de 10 mm de espessura com 4 furos , dois mais próximos nos quais aparafusei esta chapa no suporte original da pinça do ENGESA , e os dois furos mais altos e mais distantes para aparafusar as pinças da BAND , não soldei nada , olhando parece ser original , tem fotos no meu frota 4x4 com o título de : ENGESA E4 87 F-1 : Enfim o quase CORAÇÃO VALENTE .
E acho que tem tb no tópico de freio do ENGESA que o meu amigo meca professor colocou as fotos deste suporte em close , ele tem um formato da letra H com a parte de cima mais aberta do que a de baixo .

É muita coisa para explicar e com palavras as vezes fica difícil de esclarecer , mas qquer dúvida é só perguntar .

ABRAÇÃO , e boa sorte na colocação do freio a disco da BAND no seu ENGESÃO , VALE A PENA .


OBS:

Já ía esquecendo : ao colocar os discos e pinças da BAND no ENGESA , vc terá que usar rodas de ferro ou de liga aro 16" , eu uso as de liga aro 15" , NESTE CASO EU ESMELHIREI UM POUCO AS PINÇAS , SENÃO ELAS FICAM ROÇANDO NAS RODAS DE LIGA ARO 15" , fiz ísto qdo tive uma BAND e agora com meu ENGESA .

Não roçam , mas fica com um espaço entre a pinça e a roda muito pequeno . Mas é assim que esta o meu e nunca tive problema por ísto .

CAVESO
10/09/2008, 13:13
Rodrigo Camper,

Vi você passando na praça de Tiradentes no sábado do final de semana passado...

Pena que você não parou pois rolou no domingo o encontro de jipeiros estrada real...

Abração!

guilhermeabreu
29/09/2008, 17:16
SÓ PARA ATUALIZAR

Estive hoje fazendo alinhamento do CORSA da minha esposa , e tinha um FIAT STILO no elvador sem rodas , OBSERVEI QUE : o disco dianteiro dele tem EXATOS 22 mm de espessura , não sei ainda a espessura do disco da D-20 e nem da BAND , me parece mais com a espessura da BAND e a pinça do STILO embora seja mais difícil de achar em desmanche , MAS É DE MENOR TAMANHO TANTO EXTERNO QTO AS PASTILHAS , quem sabe não seria uma boa opção para se colocar na traseir do ENGESA sem que fique com o problema de TRAVAR AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO qdo se coloca os 4 discos no ENGESA com as 4 pinças da BAND com ocorre com o meu .

CONCLUÍNDO :

Sendo a pinça de menor tamanho e pastilhas de menor tamanho , mas não muito pequenas como as do KADETT , talvez tenha uma boa equalização nas freadas . Esta pinça é da marca BOSCH , tem a boca , ou seja a abertura que pega num disco de 22 mm de espessura .