Ver Versão Completa : Parafusos da roda
Rafael TED Ferreira
27/07/2006, 15:26
Pessoal,
a minha Hilux tem seis parafusos em cada roda. Esses dias eu fui num borracheiro para consertar um bico q estava vazando e, na hora de tirar a roda, ele acabou quebrando um desses parafusos. Eu fui num mecânico para trocar o tal parafuso quebrado e ele me disse q não valia a pena desmontar o cubo da roda apenas para isso. Segundo ele, eu poderia rodar tranquilamente só com cinco dos seis parafusos até q eu realmente precisasse mexer no cubo, como para trocar pastilhas ou coisa assim.
Qual é a opinião de vcs?
Walter L. L. Casitta
27/07/2006, 17:46
Na Ranger desde que se tenha a ferramenta pra isso não é preciso desmontar o cubo. Deve ser o mesmo com a Hilux. Procura outro meca. Alem do mais, esses parafusos que são itens de segurança quebram porque foram apartados com excesso anteriormente. Provavelmente os outros também vão quebrar e seria bom que não quebre na mesma roda com um já faltando.
Telmo Petrucci
27/07/2006, 20:08
sou do pensamento de que, se 5 parafusos fossem suficientes, viria assim de fábrica!!!!
Edintruder
27/07/2006, 22:12
Não custa nada consertar! E além do mais, esse tipo de coisa é um detalhe que deixa com cara de ralaxamento...
...na hora de tirar a roda, ele acabou quebrando um desses parafusos. Eu fui num mecânico para trocar o tal parafuso quebrado e ele me disse q não valia a pena desmontar o cubo da roda apenas para isso.
Rafael,
Tive o mesmo problema que você, logo que comprei a Toya. Mas foi no eixo traseiro. Eu mesmo fiz o serviço. No cubo o serviço é mais demorado e delicado. Mas tem que ser feito. Não deixe prá depois.
E para evitar, pode passar um pouco de graxa comum no corpo de rosca de todos os prisioneiros. Nunca mais vc terá este problema.
Abraço
Edintruder
28/07/2006, 07:24
Se esses parafusos são prisioneiros para remover seria necessário tirar o tambor ou o disco do freio e soldar um parafuso no que restou do prisioneiro e remover o pedaço quebrado. se não quebrou abaixo da superfície, dá para tentar desenroscar com uma talhadeira fna e um martelo.
Se não for prisioneiro, é pino posto de dentro para fora, daí tem que abrir um espaço para trocar e o quebrado sai com um punção e um martelo.
Mas tenho quase certeza que é prisioneiro.
... Se não for prisioneiro, é pino posto de dentro para fora, ... É isso aí, Edintruder. Tens razão, não é prisioneiro o termo correto. De fato é um pino com cabeça, colocado de dentro para fora. Há que se bater nele com um saca-pino. Mas essa parte é bem simples. Rudimentar, até. O delicado é desmontar e remontar o cubo dianteiro.
José Augusto
29/07/2006, 16:11
Como já disseram troca de mecânico, esse cara fica escolhendo serviço, 5 parafusos pode até ser suficiente, mas o fabricante não ia por 6 sem necessidade, vai saber o que mais este cara deixa de fazer porque não interressa a ele.
Já quebraram uns cinco parafusos da minha hilux também. Me disseram para trocar todos por outros mais resistentes, acho que vou fazer isso.
fica caro arrumar esses parafusos?
Quebra quando se aperta com parafusadeira pneumática cujo torque está elevado. É frequente. Veja se as demais porcas não estão muito apertadas.
Abraços.