Ver Versão Completa : Engate da Tração 4X4 - Arranhando quando engata andando
ramonpoa
26/07/2006, 17:35
Olá pessoal!
Tenho uma Tracker 02 (igual a Grand-Vitara) que levantei 5 polegadas e calcei com pneu 265/70/16. Ficou excelente de andar.
O trabalho de suspensão feito no Beto paraná em POA ficou excelente, carro estável, gostoso de andar, etc.... Foi realizado, inclusive, o levantamento do diferencial dianteiro de forma a diminuir a pressão sobre o conjunto.
Contudo, desde dito "levantamento', o engate do 4x4 andando provaca "arranhões". Parada não.
Os pneus tem o mesmo tamanho, o sistema 4x4 funciona (tava entupido um cano do vácuo, troquei), as caixas e diferenciais estão com óleo, os mecânicos dizem que a levantada no carro não tem correlação.
Alguém tem alguma idéia?
teoricamente o fato de vc levantar a suspensao nao deveria influenciar em nada no engate da tracao... provavelmente os sicronizadores da sua Tcase estao com problemas
T+
dah uma olhada se nao tem nada torto entre a alavanca e o t-case.
desconheco o sistema desse carro. acredito q seja por "links" .
comeca por ali. se precisar ajuste.
pede pro mecanico q fez diagnosticar.. nao tem correlacao, entao qual eh o problema ??
Ramon, quanto o Beto te cobrou pelo serviço de levantar o bicho?
Ficou "duca", to pensando quando trocar os meus pneus começar a tranformar em "Big foot"... heheheh
Abraço.
Diogo
Sugiro que leia o manual de ploplietário do seu carro...............
Márcio Magalhães
27/07/2006, 12:05
Pessoas,
Pode tracionar o bicho andando???
[]´s,
Beto Lacerda
27/07/2006, 12:18
teoricamente o fato de vc levantar a suspensao nao deveria influenciar em nada no engate da tracao... provavelmente os sicronizadores da sua Tcase estao com problemas
T+
tcase de vitara / grand vitara é sincronizada ??? achei que era normal que só podia engatar parado ...
[]'s
samukanvas
27/07/2006, 12:47
Pra mim tb só engatava parado..... :pensativo:
Volta lá na oficina porque cairam umas 3" desse carro.... Pede pra reapertar tudo pra não cair as outras 2". :concordo:
Caros, a tração do Grand Vitara enagata em movimento até 80 km/h... Pelo menos é o que o "manuel" diz. Só ´pra reduzida tem que parar o carro.
Pelo menos o meu que é ano 99/2000 é assim.
No Side em baixa velocidade é possivel passar em 4x4 e 4x2, mas se a tração dianteira estiver na roda livre não dá, ou seja qdo engada 4x4 a primeira vez tem que ser parado, dai pra frete da pra altenar entre 4x4 e 4x2
povareu.... a Tcase dos vitaras é sincronizada SIM, só que em VITARAS com RL AUTOMATICA nao se deve faze-lo em movimento, pois dar um tranco, se a RL for manual e estiver TRAVADA pode-se engatar 4x4 em movimento sim... extamente como é feito nos samurais...
o Gvitara em que as RL sao acionadas por vacuo, nao sei bem como funciona, mas deve haver um dispositivo que as aciona assim que vc engata o 4x4 evitando o tranco e obvio sendo possivel o engate em movimente ( conforme afimra o manual do propriotario)
vai ver no caso dele, ( agora que me lembrei) pelo fato de levantar a suspensao as mangueiras de vacuo da RL do Gvitara pode ter se desconectado e assim nao travam, dai quando o cara aciona a tracao arranha mesmo...
T+
Fabil,
Depois de acionada a RL AUTOMATICA (parado) vc consergue alterar ente 4x4 e 4x2 sem problemas desde que não dê uma Ré em 4x2 pois ai elas desarmam ai tem que parar para engatar o 4x4.
é mais facil fazer do que explicar...
Abraços à todos,
sim.. eu sei como é... uma vez travada ela só destava em 4x2 de ré..
T+
ramonpoa
28/07/2006, 14:59
obrigado pelo retorno pessoal....
esclarecendo... tenho o carro há mais de 2 anos e antes engatava andando até 100 km/h... tá no manual, além de utilizar diversas vezes, nunca arranhou....
O suspiro do vácuo estava entupido. Mas troquei, por um de cobre. Revisei as mangueiras de vácuo, mas continua arranhando... mas vou revisar de novo.... obrigado pelas dicas.....
Jeanilson
28/07/2006, 15:43
sim.. eu sei como é... uma vez travada ela só destava em 4x2 de ré..
T+
Pelo que eu sei não é beeeeem assim... :stop:
As rodas Livre destravam quanda engata a ré em 4x4 também, só que voltam a engatar logo em seguida no novo sentido da marcha (tanto que se desengatar a tração e for para a frente as RL destravam). Um bom motivo para acelerar devagar ao mudar o sentido em uma trilha... :?
[]'s
Realmente não sabia disso, então vai dar um tranco qdo muda o sentido? é isso?
Jeanilson
29/07/2006, 11:16
Realmente não sabia disso, então vai dar um tranco qdo muda o sentido? é isso?
Não, mas ao mudar o sentido com o 4x4 engatado você deve escutar o "plec" característico da roda livre, como se estivesse engatando a tração pela primeira vez. Só isso!
Coloquei a mensagem acima como alerta para evitar arrancada forte ao mudar o sentido, como por exemplo a famosa "gangorra" (ir para frente e para trás rapidamente) para sair de atoleiro, para não forçar o mecanismo de engate da roda livre. :concordo:
[]'s preventivos.
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