PDA

Ver Versão Completa : Como calcular a velocidade real de qualquer carro....



Nuvo
15/02/2004, 13:17
dae povo...

tava navegando aqui de bobeira quando achei algo um tanto útil (e também um tanto inútil... :lol: )...

uma fórmula para se calcular a velocidade real de um veículo a partir de algumas informações como: relação de marchas, tamanho do diferencial, medida dos pneus.

a fórmula é a seguinte:


Como calcular a velocidade real (quase real na realidade) usando uma calculadora boqueta que vc ganha quando compra um barbeador:

Pneu: 185/60 R14
18,5 * 0,6 * 2 = 22,2 cm ( * 2 é pq o diâmetro do conjunto roda/pneu é perfil + roda + perfil, portando perfil * 2 )
Roda aro 14 polegadas
14 * 2,54 = 35,56 cm

22,2 + 35,56 = 57,76 cm de diâmetro

Circunferência do pneu: 57,76 * 3,1416 ( pi ) = 181,45 cm = 1,8145 m

Fórmula :
(Circ.do.pneu * RPM * 0,06) / (diferencial * marcha) = velocidade

(1,8145 * 3000 * 0,06) / ( 4,11 * 0,68 ) = 116,15 km/h

0,06 é um fator de conversão de m/min para km/h

a RPM vc utiliza a que vc quiser.... por exemplo: se quiser saber a velocidade do carro a 5500 RPM é só colocar este valor na fórmula... (para saber a velocidade máxima é só colocar a RPM em que se atinge a potência máxima do motor)

[]'s

Quando eu disse que a velocidade é quase real é pq vai ser na realidade um pouco menor do que a calculada, por causa da deformação do pneu. (Todo mundo já reparou que o único pneu que fica redondo no carro é o estepe...)

apliquei a fórmula as medidas do Troller e obtive:

1a. - 27,60 km/h
2a. - 49,19 km/h
3a. - 76,49 km/h
4a. - 112,60 km/h
5a. - 139,18 km/h
Ré - 30,63 km/h

as medidas de pneu, diferencial e a relação de marchas que eu usei são as que estão no site da Troller (http://www.troller.com.br/tecnica.asp), e é bem assim mesmo na real.... (usei 3200 RPM, que é a rotação que o motor atinge sua potência máxima (115cv))

e a título de curiosidade fiz os cálculos simulando o uso da redução:

1a. - 11,13 km/h
2a. - 19,83 km/h
3a. - 30,84 km/h
4a. - 45,40 km/h
5a. - 56,12 km/h
Ré - 12,35 km/h

(para se calcular com a reduzida tem que multiplicar o diferencial pela reduzida.... no caso do Troller: 4,09 (diferencial) * 2,48 (reduzida) = 10,1432 (número que vai ser usado na fórmula no lugar do diferencial))

qualquer dúvida é só perguntar...

(achei útil para aqueles que não tem velocímetro saberem a que velocidade estarão a X RPM em alguma marcha...)

Marcelo
16/02/2004, 22:20
Nuvo,

Nas fórmulas citadas foram esquecidos dois fatores muito importantes que e que influenciam diretamente no resultado final: coeficiente aerodinâmico e peso do automóvel.

Imagine um motor que desempenha sua potência máxima aos 6000 RPM, só que um equipando um Vectra e o outro um Gol. O Gol certamente é muito mais leve que o Vectra, assim necessita de menos potência para locomovê-lo, porém o Vectra possui um melhor coeficiente aerodinâmico, que conseqüentemente, tem uma maior penetração aerodinâmica. Sendo assim, não poderíamos dizer que o mesmo powertrain equipando os dois veículos trará a mesma velocidade final para ambos.

Se fosse assim, qualquer motor que desempenhasse 6000 RPM na potência máxima e tivesse as relações de câmbio/diferencial/pneu semelhante teriam praticamente a mesma velocidade final. :wink: :wink:

Nesse caso, o que também deve ser considerado é a potência que esse motor está despejando nesse RPM máximo, pois sabemos que quanto maior a velocidade, maior é a força necessária para vencer a resistência do ar. A quantidade de força necessária para vencer esse resistência é diretamente proporcional à velocidade do veículo. Ou seja, quanto maior a velocidade, maior a resistência e subseqüente, mais potência.

Não sei como poderia encaixar todos esses fatores numa fórmula ou algo assim... :roll: :roll:

Sei que o cálculo que você postou é apenas aproximado, mas achei interessante comentar esse outros importantes fatores. :wink: :wink:

[s] calculados,

Nuvo
17/02/2004, 00:13
Nuvo,

Nas fórmulas citadas foram esquecidos dois fatores muito importantes que e que influenciam diretamente no resultado final: coeficiente aerodinâmico e peso do automóvel.

Imagine um motor que desempenha sua potência máxima aos 6000 RPM, só que um equipando um Vectra e o outro um Gol. O Gol certamente é muito mais leve que o Vectra, assim necessita de menos potência para locomovê-lo, porém o Vectra possui um melhor coeficiente aerodinâmico, que conseqüentemente, tem uma maior penetração aerodinâmica. Sendo assim, não poderíamos dizer que o mesmo powertrain equipando os dois veículos trará a mesma velocidade final para ambos.

Se fosse assim, qualquer motor que desempenhasse 6000 RPM na potência máxima e tivesse as relações de câmbio/diferencial/pneu semelhante teriam praticamente a mesma velocidade final. :wink: :wink:

Nesse caso, o que também deve ser considerado é a potência que esse motor está despejando nesse RPM máximo, pois sabemos que quanto maior a velocidade, maior é a força necessária para vencer a resistência do ar. A quantidade de força necessária para vencer esse resistência é diretamente proporcional à velocidade do veículo. Ou seja, quanto maior a velocidade, maior a resistência e subseqüente, mais potência.

Não sei como poderia encaixar todos esses fatores numa fórmula ou algo assim... :roll: :roll:

Sei que o cálculo que você postou é apenas aproximado, mas achei interessante comentar esse outros importantes fatores. :wink: :wink:

[s] calculados,

Na verdade a fórmula leva em conta estes fatores sim...

Por um simples motivo: se o veículo atingiu as 6000 RPM citadas, é porque já venceu o atrito e a resistência do ar...

Portanto se um Gol e um Vectra com mesmo motor, caixa, rodas e pneus estiverem em 5a. marcha a 6000 RPM, ambos estarão na mesma velocidade, já que para alcançar 6000 RPM eles já venceram a resistência do ar e o atrito...

Acho que ficou claro...

Pense no seguinte: se o motor está girando a 6000 RPM em determinada marcha, significa que estas 6000 RPM estão sendo transmitidas ao solo (a não ser que o conta-giros esteja com defeito :lol: )...

A única coisa que a fórmula faz é calcular quanto essas 6000 RPM equivaleriam a velocidade.... levando em conta: tamanho do diferencial, relação da marcha, tamanho dos pneus e rodas... e isso pq são estas peças que giram para que o carro se movimente....


Acho que agora esclareci melhor... qualquer dúvida é só perguntar...

8)

Marcelo
17/02/2004, 08:37
Por um simples motivo: se o veículo atingiu as 6000 RPM citadas, é porque já venceu o atrito e a resistência do ar...

Portanto se um Gol e um Vectra com mesmo motor, caixa, rodas e pneus estiverem em 5a. marcha a 6000 RPM, ambos estarão na mesma velocidade, já que para alcançar 6000 RPM eles já venceram a resistência do ar e o atrito...
Nuvo,

Desculpa, mas vou discordar disso.
Como o Gol possui um maior coeficiente aerodinâmico, essas 6000 RPM não tem força suficiente (junto do RPM tem os cv sendo despejados para as rodas) para vencer o atrito com o ar, coisa que um vectra faria com mais facilidade pelo menor coeficiente.

Vamos pegar um exemplo real: :D

Gol GT 1.8 - 99cv/5600 rpm - vel. final = 180 km/h
Gol GTi 2.0 - 112cv/5600 rpm - vel. final = 185 km/h

Se ambos tem o mesmo câmbio/diferencial, mesma medida de rodas/pneus e mesmo RPM na potência máxima, por que o o GTi (com mais potência) tem uma maior velocidade final? Justamente pelo fato de nos 5600 RPM o GTi estar despejando mais potência para as rodas, vencendo com mais facilidade a resistência do ar.

De nada adianta alto RPM se não há potência junto desse RPM. :wink:

[s]

Dennis Figueiredo
17/02/2004, 08:49
Pela formula meu Jeep a 5000rpm estará a 198km/h :shock: :shock: :shock:

Dennis Figueiredo
17/02/2004, 09:12
Por um simples motivo: se o veículo atingiu as 6000 RPM citadas, é porque já venceu o atrito e a resistência do ar...

Portanto se um Gol e um Vectra com mesmo motor, caixa, rodas e pneus estiverem em 5a. marcha a 6000 RPM, ambos estarão na mesma velocidade, já que para alcançar 6000 RPM eles já venceram a resistência do ar e o atrito...
Nuvo,

Desculpa, mas vou discordar disso.
Como o Gol possui um maior coeficiente aerodinâmico, essas 6000 RPM não tem força suficiente (junto do RPM tem os cv sendo despejados para as rodas) para vencer o atrito com o ar, coisa que um vectra faria com mais facilidade pelo menor coeficiente.

Vamos pegar um exemplo real: :D

Gol GT 1.8 - 99cv/5600 rpm - vel. final = 180 km/h
Gol GTi 2.0 - 112cv/5600 rpm - vel. final = 185 km/h

Se ambos tem o mesmo câmbio/diferencial, mesma medida de rodas/pneus e mesmo RPM na potência máxima, por que o o GTi (com mais potência) tem uma maior velocidade final? Justamente pelo fato de nos 5600 RPM o GTi estar despejando mais potência para as rodas, vencendo com mais facilidade a resistência do ar.

De nada adianta alto RPM se não há potência junto desse RPM. :wink:

[s]



Ai cara sem querer ser grosseiro mas tu ta viajando, RPM significa o número de voltas que o eixo da em um minuto, se os dois motores estão girando no mesmo RPM, indiferente que seja um motor de ferrari ou de Fusca, com mesma relação(caixa, diferencial e rodas) eles darão a mesma velocidade. A diferença é que com um motor com maior Torque e CV, você pode botar um relação bem mais longa que ele vai tocar, ao contrário de um motor de mesmo RPM mas de baixa potência. Em uma relação curto o motor de Ferrari e o de Fusca a 4000RPM darão a mesma velocidade claro que a ferrari acelerará muito mais rápido, mas estamos falando de vel. final. Agora se você botar uma relação beeeem longa a ferrari aumentará a velocidade mas o fusca não terá força para tocar a relação, logo não chegará a 4000RPM e não dará a velocidade. Um exemplo prático para isso é com nosso jeeps. Antes eu tinha um motor AP motor de alto giro, usava diferencial 43x8... bem curtos, depois coloquei um 4.1 6 cilindros, motor muuuito mais potente, o jeep ficou muito travado com velocidade muito inferior a do AP por que?? Porque o 4.1 tem muito menos RPM que AP, entao tome-lhe relação longa 47x12 ele ficou bom.... agora creio eu que com essa relação o jeep com motor AP não conseguria nem engatar a segunda, o giro do motor nem iria subir. Portando se o carro está naquele certo RPM é porque o motor venceu todos os contras porque se ele chegou a certo giro é porque tem potencia. Deu pra entender??????

Marcelo
17/02/2004, 12:10
Senhores,

Pensei... refleti... analisei... fiz umas contas malucas... imaginei... e percebi que realmente estava viajando... :oops: :oops: :oops:

Tens razão... se o motor conseguiu chegar aos 6000 rpm, ele teve força suficiente para deslocar o veículo e todo o seu peso, vencer a atrito com o ar, além é claro, de fazer girar todo o conjunto câmbio/diferencial/roda. :lol:

Nada como trocar idéias, certo? :wink:

[s] entendidos e esclarecidos,

17/02/2004, 13:19
Pela formula meu Jeep a 5000rpm estará a 198km/h :shock: :shock: :shock:

Isso é um dragster off-road? :-)

Dennis Figueiredo
17/02/2004, 13:49
Pela formula meu Jeep a 5000rpm estará a 198km/h :shock: :shock: :shock:

Isso é um dragster off-road? :-)



O que deve ser meio improvável ele alcançar esse giro de utilma marcha. Imagine o jeep com aquela arodinâmica de uma escrivaninha gigante hehehehehe :D :D :D :D

Dennis Figueiredo
17/02/2004, 14:32
Calculei do meu jeep.....

Pneu 33'' 33'' x 2,54= 83.82cm
83.82 x 3.1416 = 2.63 M - circunferencia do pneus

Diferencial 47x12 , 3.92 redução.

Redução da 4ª marcha = 1.00 : 1

(2.63 x 5000 x 0.06) / (3.92 x 1)= 201.27km/h :shock: :shock:


Mas claro que meu jeep nunca chegará a esse giro de 4ª marcha.

Alexandre X
17/02/2004, 18:23
Nesse calculo não ta sendo levado em conta a relação da caixa de transferencia em HIGH, se no Williys for 1 então tá correto (não é o caso do Samurai)

De qualquer forma você pode usar o Personal Calculator Tabajara para facilitar: http://www.suzukioffroad.com.br/tecnica/calculator.php

[]s




Calculei do meu jeep.....

Pneu 33'' 33'' x 2,54= 83.82cm
83.82 x 3.1416 = 2.63 M - circunferencia do pneus

Diferencial 47x12 , 3.92 redução.

Redução da 4ª marcha = 1.00 : 1

(2.63 x 5000 x 0.06) / (3.92 x 1)= 201.27km/h :shock: :shock:


Mas claro que meu jeep nunca chegará a esse giro de 4ª marcha.

Dennis Figueiredo
18/02/2004, 07:43
Nesse calculo não ta sendo levado em conta a relação da caixa de transferencia em HIGH, se no Williys for 1 então tá correto (não é o caso do Samurai)

De qualquer forma você pode usar o Personal Calculator Tabajara para facilitar: http://www.suzukioffroad.com.br/tecnica/calculator.php

[]s

Sim, a transfência do Wilizinhu é 1.00:1 :D

serga
16/02/2007, 11:00
Fiz Uma Tabela No Excel, Onde Coloquei As Varias Relações Possivel, Para Meu Caso.
Quem Quiser Usa-la, é Só Alterar Os Valores E Aproveitar A Formula
O Diametro Do Pneu Deve Ser Colocado Em Polegadas .
EU TB LEVEI EM CONTA A CAIXA DE TRANFERENCIA, SE NORMAL OU REDUZIDA.

serga
16/02/2007, 11:04
Em Anexo A Tabela (tive Q Zipar Pra Aceitar!!!)

Lobo dos Morros
22/02/2007, 17:48
eu até concordo com o cálculo e com a lógica existente. Na verdade eu criei o tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25744 , sem saber da existencia do presente, justamente com o objetivo de calcular a velocidade final do veículo levando em consideração as principais variáveis: motor (rpm), caixa, diferencial e pneus.

Fiz o cálculo e cheguei ao mesmo resultado com ambas as formas de calcular, ou seja, meu jeep, com motor de opala, caixa de cinco marchas do opala com 5ª overdive (relação 0,84:1), diferencial 43/8 (5,375) e pneus argentinos 700/16 (80 cm), deveria chegar a 100 km/l a 3000 RPM.

Na prática não ocorre. Como disse FHC, na prática a teoria é outra.

Acho que deve haver alguma outra variável.

Sergio Rocha
22/02/2007, 18:09
Não sou expert no assunto.pela fórmula que eu tenho seu pneu não tem 80 cm de diametro.
700 de altura da borda : 7,00 x 25,4= 177,80
16 polegadas ; 16x25,4 = 406,4
O diametro do pneu seria 2 vezes a borda mais uma vez o diametro da roda
(177,80 x 2) + 406,4 = 762 mm ou 76,2 cm

[ ]´pode estar aí a diferença.

Lobo dos Morros
22/02/2007, 18:32
peguei esta medida no endereço eletrônico www.fate.com.ar, peneus de caminhonete modelo super agarre. lá indica que o diâmetro externo seria de 806 mm, com variação de 1,5%, mas acho que a melhor forma de chegar a uma conclusão é pegar uma fita métrica e medir. eheheh

De qualquer modo, vou fazer o cálculo com a medida sugerida.

Sergio Rocha
22/02/2007, 19:03
peguei esta medida no endereço eletrônico www.fate.com.ar (http://www.fate.com.ar), peneus de caminhonete modelo super agarre. lá indica que o diâmetro externo seria de 806 mm, com variação de 1,5%, mas acho que a melhor forma de chegar a uma conclusão é pegar uma fita métrica e medir. eheheh

De qualquer modo, vou fazer o cálculo com a medida sugerida.

Não sou expert no assunto.Eu prefiro acreditar na formula do que numa informação de um site.Outro detalhe, não se esqueça que qualquer desgaste no pneu altera a conta.E mais isso se o pneu não tiver "barriga".Estiver quase explodindo de tanto ar dentro.Ele apoiado no chão, com o peso do jeep não tem essa altura.
Tem diversas variáveis.Essas contas ou qualquer outra são meramente de referencia.
[]´

Cavalcante
22/02/2007, 23:15
Sergio, é bem por aí.

O Personal Calculator Tabajara tá mais próximo da realidade. Simplesmente compara um pneu com o outro. Só não diz que a conta só vale pro pneu zero, e que vc tem de medir o diâmetro do pneu de tempos em tempos, principalmente no nosso caso, onde a diferença entre um pneu zero e um pneu careca pode chegar a mais de 15 mm.

Bora fazer umas contas: um pneu 31" zero tem diâmetro (d) de 31" (óbvio:-D ) = 78,7 cm. O comprimento da circunferência do pneu, ou seja, a distância que ele percorre em uma volta, é de PI (3,14) x d. Isso dá cerca de 2,47 m.

Depois de uns tempos, gastamos 5 mm de banda do pneu. então o diâmetro passa a 77,7 cm e o comprimento de circunferência vai para 2,44 m.

Isso dá uma diferença de indicação de velocidade de 1,2%

Mas antes tinhamos um pneu de, sei lá, 73 cm de diâmetro, originalzinho do carro. O comprimento de circunferência dele é de 2,29 m.

Isso já dá uma diferença de indicação de velocidade de 7,2% em relação ao novo pneu zero e de 6,7% com o pneu meia vida. E o que é pior: para menor!!!

O velocímetro capta o número de rotações da transferência (em carros 4x4) ou do câmbio (em carros 4x2) e, com base no diâmetro de pneus originais do carro, indica a velocidade do carro. Isso é o tal coeficiente W que colocamos nos Totem ou Compass da vida, quantas voltas o cardan dá por metro percorrido. Nada a ver com a rotação do motor, mas sim com a relação do câmbio, arraste aerodinâmico, atrito, perdas, diabo a dez. E tudo vai pro vinagre se uma roda sai do chão... Por isso que a gente corige odômetro a cada referência de planilha...

Trocando em miúdos, basta subtrair de 1 o resultado da divisão do comprimento da circunferência do pneu original pelo do pneu instalado e multiplicar por 100 para ter o percentual de diferença de indicação do velocímetro. Se der mais de 7%, cuidado!!!! Você pode estar sendo multado:mrgreen:

Sergio Rocha
23/02/2007, 12:18
Sergio, é bem por aí.

O Personal Calculator Tabajara tá mais próximo da realidade. Simplesmente compara um pneu com o outro. Só não diz que a conta só vale pro pneu zero, e que vc tem de medir o diâmetro do pneu de tempos em tempos, principalmente no nosso caso, onde a diferença entre um pneu zero e um pneu careca pode chegar a mais de 15 mm.

Bora fazer umas contas: um pneu 31" zero tem diâmetro (d) de 31" (óbvio:-D ) = 78,7 cm. O comprimento da circunferência do pneu, ou seja, a distância que ele percorre em uma volta, é de PI (3,14) x d. Isso dá cerca de 2,47 m.

Depois de uns tempos, gastamos 5 mm de banda do pneu. então o diâmetro passa a 77,7 cm e o comprimento de circunferência vai para 2,44 m.

Isso dá uma diferença de indicação de velocidade de 1,2%

Mas antes tinhamos um pneu de, sei lá, 73 cm de diâmetro, originalzinho do carro. O comprimento de circunferência dele é de 2,29 m.

Isso já dá uma diferença de indicação de velocidade de 7,2% em relação ao novo pneu zero e de 6,7% com o pneu meia vida. E o que é pior: para menor!!!

O velocímetro capta o número de rotações da transferência (em carros 4x4) ou do câmbio (em carros 4x2) e, com base no diâmetro de pneus originais do carro, indica a velocidade do carro. Isso é o tal coeficiente W que colocamos nos Totem ou Compass da vida, quantas voltas o cardan dá por metro percorrido. Nada a ver com a rotação do motor, mas sim com a relação do câmbio, arraste aerodinâmico, atrito, perdas, diabo a dez. E tudo vai pro vinagre se uma roda sai do chão... Por isso que a gente corige odômetro a cada referência de planilha...

Trocando em miúdos, basta subtrair de 1 o resultado da divisão do comprimento da circunferência do pneu original pelo do pneu instalado e multiplicar por 100 para ter o percentual de diferença de indicação do velocímetro. Se der mais de 7%, cuidado!!!! Você pode estar sendo multado:mrgreen:

É isso aí.Pra se ter certeza da velocidade correta, só com aquela rodinha acoplada atrás.:mrgreen:

Em jipe quase tudo é no mais ou menos, se tratando de instrumentos de painel.
[]´

fontana
23/02/2007, 19:29
dae povo...

tava navegando aqui de bobeira quando achei algo um tanto útil (e também um tanto inútil... :lol: )...

uma fórmula para se calcular a velocidade real de um veículo a partir de algumas informações como: relação de marchas, tamanho do diferencial, medida dos pneus.

a fórmula é a seguinte:



apliquei a fórmula as medidas do Troller e obtive:

1a. - 27,60 km/h
2a. - 49,19 km/h
3a. - 76,49 km/h
4a. - 112,60 km/h
5a. - 139,18 km/h
Ré - 30,63 km/h

as medidas de pneu, diferencial e a relação de marchas que eu usei são as que estão no site da Troller (http://www.troller.com.br/tecnica.asp), e é bem assim mesmo na real.... (usei 3200 RPM, que é a rotação que o motor atinge sua potência máxima (115cv))

e a título de curiosidade fiz os cálculos simulando o uso da redução:

1a. - 11,13 km/h
2a. - 19,83 km/h
3a. - 30,84 km/h
4a. - 45,40 km/h
5a. - 56,12 km/h
Ré - 12,35 km/h

(para se calcular com a reduzida tem que multiplicar o diferencial pela reduzida.... no caso do Troller: 4,09 (diferencial) * 2,48 (reduzida) = 10,1432 (número que vai ser usado na fórmula no lugar do diferencial))

qualquer dúvida é só perguntar...

(achei útil para aqueles que não tem velocímetro saberem a que velocidade estarão a X RPM em alguma marcha...)

não sei como se anexa um arquivo aqui no forum, mas se vc me pedir em pvt eu tenho varias tabelas prontas pra calcular velocidade.....
é só colocar os dados e sai a velocidade......

AKPG
23/02/2007, 19:50
Se vc quiser anexar os arquivos aqui na mensagem, clique em R.R. e depois clique no botão modo avançado. Será apresentada uma nova tela com vários ícones e com um campo de texto maior pra vc digitar.
Se vc olhar mais para baixo, verá que tem outro botão chamado Gerenciar Anexo. Pronto: é só clicar nele e anexar os arquivos.
Caso vc não consiga, me mande em PVT que coloco eles aqui.

Um abraço,

fontana
23/02/2007, 20:01
teste.....não sei se consegui anexar.......

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
25/02/2007, 18:27
teste.....não sei se consegui anexar.......

Galera, MHO isso só serve como curiosidade. Não para medir a velocidade de um veículo.
Se você não tem um velocímetro (obrigatório) pra que vai ter um conta-giros (útil)?
Os velocímetros (todos eles) que equipam os nossos carros apresentam erros grosseiros, não só pelas variantes (pressão, desgaste, arrasto) como pelo sistema intrínseco (aí, alguém vai comentar sobre precisão dos velocímetros/odômetros digitais... mesma eca).
Na verdade não há instrumento que não dê erro (aí se incluem os conta-giros). Até os radares da polícia são falhos por não levarem em conta certas variantes como: temperatura, umidade e refração do ar; "shape" da superfície refletora; etc.
Os cálculos matemáticos são precisos em si apenas. Na prática, para essa finalidade, não. Esqueçam as tabelas, giros e diâmetros de pneus.
É chato dizer isto, mas o que se faz na aula da faculdade com fórmulas e calculadoras, tem pouca aplicação na prática... pelo menos nestes casos.
Qualquer pequeno erro no tacômetro ou no diâmetro resultará em grandes erros na determinação da velocidade.
Porquê?!... Porque estaremos partindo de grandezas menores para apreciação de grandezas bem maiores.

Levem o carro para a estrada e, num trecho reto, procurem manter uma velocidade constante (aí velocímetro/conta-giros funciona) e quando passarem por um marco de quilometragem acionem o cronômetro. Passem vários marcos e travem o cronômetro. Pronto, é só calcular e aplicar a correção ao instrumento. Façam várias verificações em velocidades diferentes. Mesmo que a distância entre um ou outro marco não esteja tão correta, este erro é bem menor que aquele dos instrumentos ou, pior ainda, dos cáculos.

Ah!... Aquela roda de bicicleta, posicionada atrás do veículo (usada nos testes da 4 rodas) funciona sim. O princípio é o mesmo dos marcos da estrada.

Tio Eddie
29/03/2007, 22:47
Ou então pega um ZéPS (GPS), vai para um trecho com boa leitura, solta o ZéPS na mão do navegador e tem uma boa idéia da velocidade do deslocamento....por satélite!!!

My 2 cents

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
30/03/2007, 07:44
Ou então pega um ZéPS (GPS), vai para um trecho com boa leitura, solta o ZéPS na mão do navegador e tem uma boa idéia da velocidade do deslocamento....por satélite!!!

My 2 cents

Ó isso... com erro de cerca de 10%, que é bem menor que o de qualquer velocímetro.

Cavalcante
30/03/2007, 07:58
Nada, precisão da medida de velocidade em GPS é imoral: 0,05 m/s, ou 0,18 km/h!!!

A de posição não é tão precisa, mas a de velocidade...

JairoM
30/03/2007, 19:02
To contigo Cavalcante,

É o bixo a velocidade dada pelo GPS.

Comparei a indicada (velocimetro) com a Calculada (GPS) na minha pickup (L-200) com pneus 31".

Aproximadamente 5% a diferença.

Fico com o resultado do GPS.... :) :) :)

luishsfreitas
22/07/2016, 10:52
Bom Dia meu caro!

Gostaria de saber como se calcula o DIFERENCIAL?

Pois na fórmula que você postou para saber a velocidade final do veículo, há o valor do diferencial.
E também estou precisando desse valor para calcular outros cálculos.

Desde já agradeço muito.

Willian Del Piero Rocha
22/07/2016, 18:14
Luis,,vc tem que saber as medidas da coroa e pinhão do diferencial ,,, ai divide a coroa pelo pinhão,, meu Jeep Willys os diferenciais são coroa 44 e pinhão 9 ,,,o que dá uma relação de diferencial de 4,88 : 1

Willian Del Piero Rocha
22/07/2016, 18:19
Vc não colocou qual seu veiculo ,,,se tiver o manual dele ,lá tem a relação do diferencial,,,caso contrario é fácil de encontrar na internet.

xibiu!!!
22/07/2016, 18:33
Pela formula meu Jeep a 5000rpm estará a 198km/h :shock: :shock: :shock:

Não sei se tem uma fórmula pra calcular essa velocidade, mas seria a maneira "mais rápida" do amigo chegar no céu...rapidinho!!!