Ver Versão Completa : Freio Engesa!!!
Olá Pessoal, Acabei de comprar um Engesa FI 87, porém queria trocar o sistema de freio que está hoje para um com melhor performance.
Hoje: Freio da Kombi na frente e tambor na traseira.
Sugestão que o antigo dono falou que ele iria fazer: Colocar o freio do Bandeirantes na frente, trocar o eixo flutuante da traseira pelo da Ensimec e colocar freio do Kadett GSI.
O que vcs acham??? ou sugerem alguma outra coisa???
ABRAÇO
Bruno cf
26/07/2006, 14:32
de que jeep é o eixo flutuante?
se for da toyota..vc pod colocar o da toyota mesmo...o dianteiro é o mesmo do trazeiro...o freio da toyota é o mesmo da pick-up F-1000...
Amigo..nunca se desface de um eixo flutuante...isso é seriu mesmo...
Parabéns pela aquisição. A combinação que ele ia fazer é 10. Provavelmente,ele queria trocar as pontas de eixo traseiras pelas fabricadas pela Ensimec, flutuantes. Eu particularmente acho caro. Eu só coloquei um Kit de freio da SBD, daqueles para Wyllis, porém sem a furação do disco de fábrica (5 furos x 6 furos no Wyllis). Furei depois em um torno. Este kit é 10, com hidrovácuo/cilindro mestre da D20. Dianteiro: Toyota. Boa sorte na nova viatura. Abraços enlameados!
O eixo traseiro do engesa (que não é flutuante) solta o begala (semi-eixo) com facilidade mesmo?
José Augusto
26/07/2006, 20:08
Carlos, não solta não:discordo: , quebra mesmo:parede: :putz: e a roda sai atropelando.
Existem vários casos desse problema, engesa com pneus acima de 31" tem que colocar flutuante, não tem como, se não tem grana para colocar flutuante não põem pneu grande.
Só para confirmar no meu Engesa eu tenho eu eixo que nâo é flutuante porém quero trocar por um flutuante pois como uso pneu 35 fica muito fácil de quebrar então além desse da Ensimec que me falaram que é meio caro vocês conhecem algum outro que eu poderia colocar???
Tem como adaptar o sistema flutuante do eixo traseiro da toyota no dana 44 do engesa?
José Augusto
27/07/2006, 12:53
Que eu saiba, antes desse kit da ensimec, quem fazia os kit's flutuantes, era o Marcelo Bush, meu cunhado (o Pedro) tem esse, mas eram bem mais caros, saiu coisa de R$ 3.500,00 em 1998 ou 99 não lembro bem.
Minha Rural tb gastei coisa de R$ 2.000,00 quando fiz em 2002, no meu caso como uso planetária de 30 estrias a enfer que fazia os semi-eixos errou no estriado (ficou com folga) aí devolvi, tive que resolver por aqui.
Parece que a enfer fabrica os semi-eixos traseiros para o engesa, que usam o cubo da Band, não sei se sai mais barato e não sei quem usa.
É possivel fazer pouco mais barato desde que, se tenha tempo, disposição, trabalhe no ramo e conheça quem faz o que e onde.
então, mesmo pra quemnão faz trilha precisa trocar por eixo flutuante com pneu 33" ?
José Augusto
27/07/2006, 16:35
gomila, independente de se fazer trilhas ou não, pois acima de 31" tem que por flutuante.
O eixo original sofre esforços combinados de flexo-torção, o rolamento recebe toda a carga vertical e fica bem junto a panela, com a velocidade a tendência do rolamento é esquentar os esforços combinado são majorados pelo tamanho dos pneus e o aumento offset do conjunto, com o aumento da temperatura (agravado se os rolamentos estiverem ruins, provocados pelos pneus grandes) a resistência do aço cai um pouco, os esforços atuantes são majorados e consequentemente a vida util cai (devido ao número de ciclos e sua relação com a fadiga).
Com flutuante a situação é bem diferente pois o peso do veículo fica na manga de eixo, além do que são 2 rolamentos por roda, o semi eixo que antes sofria de esforços combinados de flexo-torção estão sujeito apenas a esforços de torção (com condição de fadiga bem acima) e sem ter problemas com o calor no caso de um rolamento ruim.
opa! Jose Augusto,
Obrigado pela informação, mas tenho uma dúvida:
Sou TOTALMENTE LEIGO em mecânica, me diga, o que tenho que trocar no eixo traseiro? quais peças? o diferencial inteiro???
Se possível, alguma dica de onde fazer este serviço e se é caro?? rota4x4???
muito obrigado desde já!
José Augusto
27/07/2006, 19:20
Se vai ficar flutuante, aí freio a disco na traseira (sai tambor, entra disco e pinça), semi-eixos, cubo de roda, manga de eixo, 2 rolamentos por roda, retentores, porcas da manga, juntas, dependendo do semi-eixo vai precisar de presilhas, queixo duro (flange estriada), parafusos e mais algumas coisas que não me lembro.
A rota4x4 faz, alem de muitas outras é um serviço relativamente simples e rápido se tiver tudo em mãos.
rodrigo camper
28/07/2006, 10:13
Meu amigo desculpe a franqueza mais se voçe usar peças originais a roda não caira!
O sistema de travamento de ponta de semi-eixo do Engesa eo mesmo da f-1000 que pesa o dobro, pode usar pneu 35´´ e fazer trilha a vontade.
Atenção não se deve soldar a trava do rolamento,pois ira destemperar a ponta do semi-eixo.
Pois é....
Agora fiquei com medo!!
Meu engesa é 85/86 Fase 1
Tudo Original nos eixos, menos a relação que troquei depois de por o Diesel...
Lá vem mais gasto com esse tal de flutuante ae...... :(
rodrigo camper
28/07/2006, 12:42
Gomila,Fica frio,Se você trocou os rolamentos as travas e fez tudo com peças originais Dana, suas rodas não vão cair. Pelo contrário!!! e melhor por flutuante mesmo, poque as vezes o barato sai caro.
José Augusto
28/07/2006, 13:41
All, não querendo fazer terrorismo, mas quando falo que sai a roda é por que sai mesmo, não é apenas um caso, aqui no encontro de São Bernardo do Campo, existe pelo menos 2 casos (que conheço) de engesa de colegas que tb tratam muito bem do jipe e tem cuidado, estes colegas tb tiveram a roda solta, o meu cunhado (Pedro aqui do Forum) também pensava que não tinha muito problema (,engesa F1 86 original ele usava BF MUD 33"), sempre trocando rolamento e tal, mecânica absolutamente em dia, é o carro dele de uso diario, até que um belo dia a roda pulou deu duas kikadas passou por cima do corredor do troleibus a mais ou menos 4 m de altura e foi aterrizar em cima de um chevette. Depois disso ele até pensou em vender o engesa, mas o pessoal da jipenet comentou do Marcelo Bush e ele fez o serviço lá.
Para não esticar ainda mais o assunto, nos arquivos da jipenet existem outros casos, a roda sai mesmo, é um problema crônico dos engesa com pneus grandes, nos CJ tb quebram os semi-eixos, mas não se houve falar que a roda cai.
Marcos Petri
28/07/2006, 14:23
Colegas, tenho em FI , ano 88 , 4 cc à álcool (por enquanto) e é o meu único carro. Uso o danado no dia-a-dia e rodo uns 70 km por semana. Até pretendo ter um eixo flutuante mas por enquanto está sem.
Já faz 1 ano que estou com ele e, pelo menos até agora, a roda não saiu. São pneus 33'.
Moral da estória: se tem dinheiro , coloca o eixo flutuante. Do contrário, relaxa. Acidentes acontecem e jipeiros tem que saber conviver com eles. Faço trilhas regularmente e algumas bem pesadas e até agora o bicho tá aguentando.
Para finalizar, quanto fica o eixo flutuante da ENSIMEC ? É o mesmo da ROTA4x4 ? Se são diferentes, quais são vantagens e desvantagens de cada um ?
Petri
José Augusto
28/07/2006, 14:55
Aí Marcos, como vai?
Hoje como existem algumas opções, independente de quem instale o kit, o gosto é do fregues, vc pode até comprar o kit da ensimec diretamente com o leovalle aqui do fórum, ou então fazer orçamento em vários locais e pedir para especificarem quem fabrica os semi-eixos.
Ok?
O kit da Ensimec ta R$ 1320,00 eu não conheço muito mais me falaram que fica muito bom e ainda da pra coloca o disco do Kadett GSI. Abraço
Na Rota esta 2900,00 + 300 de mao de obra, mas troca um monte de coisa que nem sei o nome, com o freio incluido, deixa o carro na parte da manhã e pega a noite, acho que semana que vem levo o bicho la pra fazer, que acham???
rodrigo camper
28/07/2006, 18:06
nesse caso concordo com o José Algusto, se tem o dinheiro e melhor trocar.
Gerson Jacareí
28/07/2006, 19:08
Eu estava com este problema , depois de toda trilha escutava um toc toc na roda e mandava no mecânico , ele ajustava e depois de outra trilha a mesma coisa , dai fiz um orçamento na ensinec e me deram um valor de 1300,00 mas tinha que comprar algumas peças para poder montar , dai fiz um orçamento na rota4x4 e tudo ficava em 2300,00 mas com muito muito choro , eu mesmo instalei com a ajuda de um colega que é mecânico (ele fez quase tudo) , não tive mais problema , com relação aos freios , eu tinha um problema de frear mais a traseira que a frente , isto acabou , mas estou sentindo que este novo sistema de pinças do Kadet freia menos do que o tambor , mas pode ser o hidrovacuo que no meu caso é o original o mesmo do gol a ar , eu pretendo trocar pelo hidrovacua da D20 para ver se melhora .
guilhermeabreu
28/07/2006, 19:50
GERSON JACAREÍ
No meu ENGESA F-I 87 coloquei os da band a disco ventilado na frente , e coloquei o hidrovácuo da band tambem , porque eu coloquei a embreagem hidráulica da band , e o espaço não daria para colocar o da D20 , pois a cuíca é maior .
Sem falar que o conjunto de freio ficou todo ORIGINAL WARGA DA TOYOTA BANDEIRANTE , com o cilindro mestre , hidrovácuo pinça e disco da BANDEIRANTE , ROBUSTO E BARATO E COMPATÍVEL PARA O ENGESÃO .
E O TRAZEIRO COLOQUEI OS DISCOS DO ENGESA E PINÇA DO DIPLOMATA , que comprei usada e com problema , devo trocar pelas do KADETT GSI , que consegue reparos do cilindro para futura manutenção .
OS FREIOS DIANTEIROS E TRAZEIROS FICARAM MUITO BONS , A EXCESSÃO DAS PINÇAS COM DEFEITO POR SEREM USADAS DEMAIS .
O freio do Toyota cabe sem nenhuma adaptação???Abrç
guilhermeabreu
29/07/2006, 22:43
jhzf
O disco da TOYOTA deu QUASE CERTO , teve apenas dar um pequeno passe no torno na ponteira para poder encaixar certinho , assim pode-se fazer 6 furos e abrir rosca no disco para fixa-lo na ponteira com parafusos halem , qquer mecanico que faz adaptações faz ísto de olhos fechados . É coisa simples para eles . E fica perfeito , igual a um conjunto ORIGINAL e com a mesma SEGURANÇA E DURABILIDADE , PODE FAZER QUE EU GARANTO , vale o investimento .
rodrigo camper
08/08/2006, 20:15
Que maravilha hem,v/c poderia tirar algumas fotos,pois e sábido que uma foto vale por mil palavras,se for possivel e claro.
E desculpe minha folga!!
Rodrigo Camper,
Você é de Barão de Cocais mesmo?
Costumo ir aí levar minha irmã que trabalha num programa de alfabetização de adultos em parceria com a Vale do rio doce.
Quem sabe uma dias desses a gente se esbarra por aí...
rodrigo camper
09/08/2006, 06:35
Carlão, sou de São Paulo, mais estou morando em Barão a 3 meses.
Vou enviar o numero do meu telefone por M.P e quando v/c estiver vindo para Barão v/c me avisa. OK
Caramba!
Sair de sampa e morar em B.C. deve dar um choque de tédio, não?
Mas, como tudo na vida, tem as vantagens e as desvantagens, os prós e os contras e por aí vai...
Anotarei seu fone e quando for aí te ligo!
guilhermeabreu
11/08/2006, 19:47
RODRIGO CAMPER
Qdo falei que fiz um passe na ponta de eixo , errei , o passe foi dado na bengala traseira ,ou seja no semi-eixo trazeiro ,para que o disco do ENGESA acoplasse perfeito no cubo do semi-eixo , este passe foi dado na face interna do cubo, já no dianteiro foi feito apenas aquelas cavilhas que vc postou aqui no disco da band , que foi colocado na frente .
COMO FALEI ANTERIORMENTE , QUE UMA PINÇA TRAZEIRA DO OPALA QUE COLOQUEI ESTAVA COM DEFEITO E NÃO TEM REPARO PARA COMPRAR , ACABEI DE COMPRAR UM PAR DE PINÇAS TRASEIRA DO TEMPRA USADAS NUM DESMANCHE , PAGUEI R$150,00 NO PAR COM OS CONDUITES E O CABO DE AÇO DE PUXAR .
rodrigo camper
13/08/2006, 07:13
OK.Guilherme foi bom v/c me avisar já estrava achando que inha comido bola esta adaptação,quando eu terminar a minha posto aqui algumas fotos ok,
E Carlos,no meu ramo e assim mesmo cada hora em um canto e em neum canto ao mesmo tempo.
rodrigo camper
15/08/2006, 07:39
Estou gastando tanto no freio que estou ficando enjoado.
guilhermeabreu
18/08/2006, 20:58
RODRIGO CAMPER
Mas vai ficar muito satisfeito com o investimento feito , não terá nehum arrependimento , ísto é , terá sim , de não ter feito ísto hà mais tempo .
PARABENS , vc usará 30% da força que fazia no pedal do freio no dia-dia .
FábioGondim
23/02/2007, 23:53
então, mesmo pra quemnão faz trilha precisa trocar por eixo flutuante com pneu 33" ?
Meu Engesa quebrou o rolamento da roda traseira direita e, por muito pouco, o pneu não sai atropelando tudo... A sorte foi que eu estava muito devagar e ouvi o barulho estranho e parei. Detalhe: NUNCA fiz trilha, então, o problema independe de fazer ou não fazer trilha. Tem pneu grande, use kit flutuante.
Meu Engesa quebrou o rolamento da roda traseira direita e, por muito pouco, o pneu não sai atropelando tudo... A sorte foi que eu estava muito devagar e ouvi o barulho estranho e parei. Detalhe: NUNCA fiz trilha, então, o problema independe de fazer ou não fazer trilha. Tem pneu grande, use kit flutuante.
Fala fábio, você sumiu aqui do fórum cara!
Sorte mesmo estar devagar...
Deus me livre!
Acho que nessa semana a montagem do meu kit flutuante fica pronto..... o que mais deu trabalho foi definir qual seria a nova configuração de freio.
Apesar da alto valor investido nesse up-grade tenho certeza que o investimento foi válido.
[]'s com freio à disco nas quatro patas + T Rex Bone !!!
OTTO HEITZMANN
28/02/2007, 22:07
gnecchi, coloquei na minha viatura no em novembro de 2006 o kit flutante e o freio a disco traseiro com pincha de Kadett, show de bola, agora o engesa freia certinho, ( mais ou menos ´é jeep ), e mantive o cabo do freio de mão original, um investimento que vale a pena, na frente eu ja usava o disco da Toyota, com a pinça da S10, hidrovaco do Gol e cilindro mestre da Kombi, o conjunto até que esta bom, só as pastilhas do kadett que tem ficar de olho, a vida util, acho que não chega a 10.000 km, mas é facil de trocar e facil de encontrar nas auto peças ( em torno de 50R$ o jogo )
gnecchi, coloquei na minha viatura no em novembro de 2006 o kit flutante e o freio a disco traseiro com pincha de Kadett, show de bola, agora o engesa freia certinho, ( mais ou menos ´é jeep ), e mantive o cabo do freio de mão original, um investimento que vale a pena, na frente eu ja usava o disco da Toyota, com a pinça da S10, hidrovaco do Gol e cilindro mestre da Kombi, o conjunto até que esta bom, só as pastilhas do kadett que tem ficar de olho, a vida util, acho que não chega a 10.000 km, mas é facil de trocar e facil de encontrar nas auto peças ( em torno de 50R$ o jogo )
Otto,
No meu Engesa eu coloquei o freio à disco da Toy (ventilado) na dianteira com as pinças de Toy tb. O freio traseiro ficou com o disco da Toy (rígido) com as pinças originais da Kombi. Para o freio de mão irei montar inicialmente o freio hidráulico enquanto trabalho numa adaptação de freio no cardã (provavelmente de Land). Meu conjunto de hidrovácuo e cilindro mestre são de D20.
Inicialmente tinha pensado em colocar o conjunto completo do freio à disco da Toy no eixo traseiro, mas ía dá merda, porque o bicho travaria muito fácil. A pinça de freio da Toy é muito maior que as originais (Kombi).
[]'s
guilhermeabreu
21/04/2007, 11:29
GNECCHI
Gostaria de saber de vc se as pinças de KOMBI na trazeira estão gastando muito rápido como as da KADETT , pois concordo com vc que as pinças de TOY na trazeira iria frear com muita intensidade , apesar de aqui no FORUM terem recomendado elas .
Mas no meu coloquei inicialmente as do OPALA , mas uma estava com defeito e logo troquei para as do TEMPRA , que as pastilhas são praticamente do mesmo tamanho , logo , o desgaste realmente é muito rápido , em torno de 10.000 km , comigo foi 8.000 km . Mas tive uma idéia que acho ter sido interessante : tive a idéia de verificar as pinçaas dianteiras do OPALA , surpresa : " AS PINÇAS DIANTEIRAS DO OPALA SÃO MAIORES QUE AS DO KADETT ( DIGO TB PASTILHAS ), E TEM 2 CILINDROS , UM DE CADA LADO DA PINÇA , E OUTRA , É MUITO BARATO NO FERRO VELHO , E TEM PASTILHAS EM QQUER LUGAR , ASSIM COMO OS REPAROS , EM CASO DE MANUTENÇÃO " .
Vou trocar na próxima oportunidade .
GNECCHI
Gostaria de saber de vc se as pinças de KOMBI na trazeira estão gastando muito rápido como as da KADETT , pois concordo com vc que as pinças de TOY na trazeira iria frear com muita intensidade , apesar de aqui no FORUM terem recomendado elas .
Mas no meu coloquei inicialmente as do OPALA , mas uma estava com defeito e logo troquei para as do TEMPRA , que as pastilhas são praticamente do mesmo tamanho , logo , o desgaste realmente é muito rápido , em torno de 10.000 km , comigo foi 8.000 km . Mas tive uma idéia que acho ter sido interessante : tive a idéia de verificar as pinçaas dianteiras do OPALA , surpresa : " AS PINÇAS DIANTEIRAS DO OPALA SÃO MAIORES QUE AS DO KADETT ( DIGO TB PASTILHAS ), E TEM 2 CILINDROS , UM DE CADA LADO DA PINÇA , E OUTRA , É MUITO BARATO NO FERRO VELHO , E TEM PASTILHAS EM QQUER LUGAR , ASSIM COMO OS REPAROS , EM CASO DE MANUTENÇÃO " .
Vou trocar na próxima oportunidade .
Na semana que vem o Predator sai do estaleiro para começar a fazer os primeiros testes com o novo sistema de freio. Acredito que com o atual conjunto as pastilhas de freio de Kombi que estão na traseira irão durar mais do que quando estavam na dianteira, pois serão menos solicitadas já que o trabalho pesado ficará com as piças + discos de Toy que estão na dianteira.
Usar pinças que tenham 2 cilindros de acionamento realmente é melhor que o sistema simples com apenas 1 cilindro trabalhando. Não sei ninguém que tenha testado as pinças do Opala, mas devem ser uma boa alternativa em função da facilidade de reposição, mautenção e custo.
Depois conto como foram os primeiros testes do freio do Predator em ação.
[]'s
Daniel Lima
22/04/2007, 16:28
Gnecchi, Também Quero Colocar As Pinças Originais Dianteiras (kombi) No Eixo Trazeiro, Só Que Estou Tendo Muita Dificuldade De Achar O Disco De Freio Rígido Da Toyota...por Acaso, Este Disco é Aquele Que Acompanha O Kit Da Super Break Disc? Ou Por Acaso Eu Teria Outra Opção De Disco, Uma Vez Que Estou Com As Pinças Da Kombi Na Mão?
Abraços Aos Engeseiros...
Daniel Lima
Engesa F2,Diesel,Eixos Band, Flutuante,work12000,ac Etc...
Gnecchi, Também Quero Colocar As Pinças Originais Dianteiras (kombi) No Eixo Trazeiro, Só Que Estou Tendo Muita Dificuldade De Achar O Disco De Freio Rígido Da Toyota...por Acaso, Este Disco é Aquele Que Acompanha O Kit Da Super Break Disc? Ou Por Acaso Eu Teria Outra Opção De Disco, Uma Vez Que Estou Com As Pinças Da Kombi Na Mão?
Abraços Aos Engeseiros...
Daniel Lima
Engesa F2,Diesel,Eixos Band, Flutuante,work12000,ac Etc...
Daniel,
Eu não comprei o disco com o Mauro da SDB.... se não me engano todas as peças de Toyota foram compradas na TOYOMAX. Com o Mauro eu comprei apenas suporte adaptador para fixar as pinças da Kombi.
Tente nesses locais achar as peças de Toy (não se estão atualizados esses fones):
TOYOMAX - 3832-2963
TOYOBENZ - 4472-2722
TOYOAGRO - 3209-4088
[]'s
guilhermeabreu
22/04/2007, 18:30
DANIEL
Eu coloquei os discos do ENGESA na trazeira sem problemas . Seria outra opção .
Daniel Lima
23/04/2007, 21:52
Guilherme e Gnecchi, obrigado pelos telefones e pelas dicas...
Hoje tive a felicidade de encontrar as pinças originais da toyota (usadas claro) a preço de banana e não hesitei, comprei na hora. Como já utilizo os eixos da band, vou ficar com o sistema todo composto de pinças e discos originais, o que me deixará tranquilíssimo. De qualquer forma agradeço muito a ajuda dos amigos engeseiros.
Abraços
Daniel Lima
Engesa f2,q20b turbo, eixos band, flutuante, work12000,etc
guilhermeabreu
25/04/2007, 23:44
DANIEL
Depois que colocar , favor informar sua impressão para nós , de como ficou o esquema com freio a disco da TOY BAND nas 4 rodas , perguntando com mais clareza : Se ao frear , como ficou a freada ,ísto é , se este freio trazeiro não ficou freando em demasia , travando as rodas trazeiras primeiro .
Grato , um abraço .
Daniel Lima
26/04/2007, 22:01
Ok Guilherme, ao receber irei fazer os primeiros testes e postarei aqui o desempenho dos freios...Mas antes vou ter que solucionar um problema que surgiu em virtude de alguma falha na adaptação dos eixos da band:
*Os discos de freio ficaram pegando no suporte do amortecedor na parte de baixo....e pra isso fiz dois alargadores para as rodas trz.Como a largura é pequena(do alargador), provavelmente usarei os mesmos parafusos de roda.
No mais tá tudo certo só não a minha ansiedade pra pisar nos freios e ver aquelas 2 tolenadas parando facil, facil...
Um abraço a todos
Daniel Lima
Engesa f2,q20bturbo,work12000,AC,e agora disco nas 04 rodas...
Daniel Lima
13/05/2007, 17:20
Caros amigos, voltei para deixar minha impressão sobre os freios....
Ficaram simplesmente ótimos, sem arrastar d+, freando com muita segurança. Assim recomendo o uso deste sistema a todos que possuam engesa.
Se alguém quizer mais detalhes é só falar...Abraços
Daniel Lima
Engesa f2, q20b, work12000,a/c,eixos band,flutuante e agora disco nas 4
PessoALL!
Estava divagando em meus pensamentos sobre o freio estacionário...
...gostaria da opinião de todos!!
Haveria possibilidasde de se colocar um cilindro mestre no sistema de alavanca do freio de mão para acionar um par de pinça que seria colocado somente para o freio estacionário. então haveria dois pares de pinça atraz, um para o freio normal e outro para o freio estacionário; Poderia se utilizar umas pinças baratinhas, de qualquer carro, o cilindro, não haveria necessidade de servo, pois o "peso" na alavanca ajudaria na percepção de quanto puxar.
Agradeço a todos.
Abraços.
Kim.
Kim,
Se não me engano o Mauro da SBD tem um projeto desse para colocar freio estacionário nas viaturas que estão com freio à disco na traseira sem as pinças de Kadet.
Disse que ainda não está fabricando porque está sem bala para bancar o custo do molde do suporte para adaptar a 2a pinça de freio no conjunto.
Meu freio tb ficou muito bom (discos ventilados de Band + pinças de Band na dianteira e discos rígidos de Band + pinças da Kombi na traseira), entretanto tive que colocar o sistema de freio de "dedo" com aquela válvula hidráulica para o freio de estacionamento....... com esse freio de estacionamento tabajara é nítido perceber que em períodos prolongados a eficiência da frenagem vai pro vinagre, ou seja, sempre aciono a vávula e deixo a 1a marcha engata.... se tiver que estacionar na rua também deixo o pneu dianteiro escorado da guia.
Fiz um teste de travar o freio em dia de chuva e em rua de paralelepípedo.... resultado: quem chega a travar é o freio dianteiro e ainda assim pára rapidinho. No seco precisa tomar cuidado pra não atravessar o para-brisa. Com a configuração original quem travava era o freio traseiro, sem contar que o bicho não parava fácil não.
[]'s querendo instalar um freio de mão que seja eficiente.
TcheRenato
13/05/2007, 22:08
PessoALL!
Estava divagando em meus pensamentos sobre o freio estacionário...
...gostaria da opinião de todos!!
Haveria possibilidasde de se colocar um cilindro mestre no sistema de alavanca do freio de mão para acionar um par de pinça que seria colocado somente para o freio estacionário. então haveria dois pares de pinça atraz, um para o freio normal e outro para o freio estacionário; Poderia se utilizar umas pinças baratinhas, de qualquer carro, o cilindro, não haveria necessidade de servo, pois o "peso" na alavanca ajudaria na percepção de quanto puxar.
Agradeço a todos.
Abraços.
Kim.
Fala Kim, blz?
Minha humilde opinião:
Acho válida a idéia, mas não seria mais simples usar este sistema hidráulico para acionar um (apenas um) servo acoplado ao cardan. Isso evitaria alguns metros a mais de tubulações, problema com espaço para as pinças, menor quantidade de peças para dar problemas,...
Confesso que já cheguei a divagar sobre este assunto também e cheguei a pensar em colocar um outro cilindro mestre (em paralelo com o pricncipal) para usar como freio de estacionamento, fazendo uso do sistema já existente de tubulações e servos.
Enfim, tem gente que usa um ou dois tocos de madeira para segurar o carro no lugar :-D As soluções possíveis são muitas, o sistema existente de fábrica é muito precário e o uso de nossas viaturas exige bastante do freio de estacionamento. Creio que quaisquer soluções que resolvam definitivamente o problema, de um modo eficaz, justifica nossa empenho. Assim que terminar de resolver outros problemas mais urgentes da minha vtr, certamente vou encarar uma empreitada para sanar o problema do freio de estacionamento.
[ ]'s
rodrigo camper
13/05/2007, 22:45
Kim, talvez vc possa usar uma valvula solénoide diretamente na pinça trazeira amenizando assim o efeito de dilatação do fluido.
Caro amigo Rodrigo!!!
Poderia me descrever melhor sua idéia!!!!!
Tô achando interessante.
Abraços.
Kim.
Eduardo Valaretto
15/05/2007, 10:27
Tenho certeza que muitos não concordarão, mas tenho que colocar novamente minha opinião sobre freio de estacionamento:
- NÃO UTILIZEM FREIO DE ESTACIONAMENTO BASEADO NA PRESSÃO DO SISTEMA HIDRÁULICO.
Este sistema não funciona e além disso, as diversas peças do sistema de freio não foram feitas para trabalhar com pressão constante. Pode funcionar até por algum tempo, mas FATALMENTE, o sistema irá apresentar vazamentos do fluído hidráulico.
Falo por experiência própria com a utilização por muitos anos das trava carneiro.
Além disso o sistema não traz segurança alguma, já que vc vai ficar sempre na aguardo de haver uma falha (vazamento) e o engesão descer moro abaixo.
É o caminho mais simples mas não vai a lugar algum.
Também estou querendo adaptar flutuante no eixo traseiro e só não fiz ainda porque não quero ficar sem freio de estacionamento. Quando resolver esse problema (ou achar pinças com freio de estacionamento decente) aí sim parto para o flutuante.
Se é para adaptar acho melhor copiar o sistema das Band.
Abraços,
Eduardo Valaretto.
- NÃO UTILIZEM FREIO DE ESTACIONAMENTO BASEADO NA PRESSÃO DO SISTEMA HIDRÁULICO.
O sistema de freio do Predator ficou uma maravilha.... tá parando mais fácil que a minha XJ, mas realmente o freio de estacionamento hidráulico é um lixo !!!!!
Só serve para paradas rápidas, como por exemplo em trilha, ou para alguma manobra.... para a função de estacionamento nem pensar. Sempre que paro na rua, viro o pneu pra a guia e deixo o bicho engatado. Já corri atrás do Engesa 2 vezes porque estava apenas com freio hidráulico acionado sem estar engatado !! :parede::parede:
Voltando de uma trilha em Arujá, estávamos numa churrascaria almoçando às 16hs.... até que veio um tiozinho correndo na nossa mesa dizendo que um dos jipes tinha ido parar no meio da rua :shock::shock:... sai correndo, pois sabia que só podia ser meu jipe...... ainda bem que não aconteceu nada e foi só o susto. :parede:
Agora que vou partir para CA, ficou fácil,,, parking nele e quero ver o bicho andar.
[]'s
Caro gnecchi!
Como é que funciona?
O meu é o freio com cabo...
... não é uma consul, mais é uma brastem bem boa!!!:mrgreen::mrgreen:
Abraços.
Kim.
Caro gnecchi!
Como é que funciona?
O meu é o freio com cabo...
... não é uma consul, mais é uma brastem bem boa!!!:mrgreen::mrgreen:
Abraços.
Kim.
Kim,
Não tive como colocar freio de mão à cabo, porque usei as pinças originais da Kombi no disco de Toy traseiro. Sendo assim a opção que me restou foi usar essa válvula hidráulica ligada no circuito do freio traseiro.
Quando se quer acionar esse freio hidráulico, tem que pisar "forte" no freio e fechar a válvula com o freio pressionado.... com isso fecha-se o fluxo de óleo e mantem-se as pinças travadas no disco traseiro.
Ontem a noite estava no bar da frente à oficina do meu mecânico... papo vai, papo vem e daqui a pouco o Fernando me diz: olha o Engesa andando !! :putz::putz: tá uma merda esse sistema VTC... comprei essa vávula com o Mauro da Super Break Disk que aliás me disse que eu poderia confiar nessa vávula porque é do tipo industrial :evil::evil::evil:. Não tem jeito a concepção desse sistema é uma furada mesmo.
[]'s dando total razão ao Eduardo Valaretto
Caro gnecchi!
Muito obrigado pela resposta.
Estava pensando em colocar um solenoide da Jacto, que é 12v e, de alta pressão, então, com sua informação desisti da idéia.
Mudando de pato para ganso...
Já mandou confeccionar a flange para a t-case?
O pessoal da equipeminas4x4, que diga-se de passagem é muito atencioso, me vendeu uma t-case nas mesmas condições de pagamento (que eu pedi).
Agora vou retirar o câmbio do carrom e mandar as peças para lá, quando estiver tudo pronto, vou colocar no Brancão-Lost.
Acho que ate o final deste ano está pronto.
Abraços.
Kim.
Eduardo Valaretto
04/07/2007, 13:31
O problema não é a válvula, é a concepção toda que está errada.
Longe de mim querer ser o dono da verdade mas, para segurança dos companheiros do forum volto a repetir:
NENHUMA PEÇA DO SISTEMA DE FREIO FOI DIMENSIONADA PARA TRABALHAR COM PRESSÃO CONSTANTE.
O freio é um sistema de segurança e tem de ser visto como tal, não brinquem com freio de mão hidráulico, GARANTO QUE É UMA QUESTÃO DE TEMPO (e bem curto) para se arrependerem.
Abraços,
Eduardo Valaretto.
rodrigo camper
05/07/2007, 20:04
Caro Kim, o maior problema com freio estacionario hidráulico, ea dilatação do oleo , mas se v/c colocar a válvula solénoide direto na pinça isso ira diminuir a dilatação do sistema.
Atenção e só uma ideia, não quer dizer que funcione. quero frisar isso antes que neguinho fique com lição de moral pro meu lado.
TcheRenato
06/07/2007, 08:58
Amigos,
Creio que o Eduardo Valaretto está coberto de razão!
Vejam bem: o sistema de freio hidráulico foi projetado para imprimir pressão no fluido por períodos muito curtos de tempo.
O uso de um sistema hidráulico para freio de estacionamento (com pressão constante), certamente vai ocasionar desgaste prematuro do sistema. O sistema de freio estacionário hidráulico funcionaria da mema maneira que um macaco hidráulico, por exemplo. Quem nunca percebeu que ao deixar um carro em cima de macaco por período de tempo maior percebeu que o macaco lentamente foi descendo o veículo?
O pior, é que em um sistema de freio estacionário, qualquer mínimo retorno do fluido, ou mesmo a diminuição da temperatura do sistema (que faz com que o volume do fluido diminua) iria diminuindo progressivamente a pressão sobre as pastilhas.
Conforme o Rodrigo citou a aplicação de válvula o mais próximo possível da pinça, minimizaria o efeito da temperatura, mas mesmo assim fico com o Eduardo: muito perigoso...
Como tenho motor diesel, que segura bem o veículo engatado, eu usaria um freio hidráulico de cardan, como opção para uma eventual falha no sistema de freio principal, ou para paradas rápidas (abrir uma porteira sem precisar desligar o motor), mas sempre deixaria a viatura engatada quando estacionada.
[]'s
O meu problema de freio de estacionamento estou resolvendo de vez ....
agora será parar a viatura e colocar o câmbio em Parking :dance:
o meu hidrovácuo de D20 foi pro saco.. estou colocando o conjunto (hidro + cilindro mestre) da Blazer/S10.
[]'s
Eduardo Merege
21/07/2007, 18:26
O meu problema de freio de estacionamento estou resolvendo de vez ....
agora será parar a viatura e colocar o câmbio em Parking :dance:
o meu hidrovácuo de D20 foi pro saco.. estou colocando o conjunto (hidro + cilindro mestre) da Blazer/S10.
[]'s
Fala Marcão :-D
A pouco vi que minhas MPs nao foram :parede:
Bom, é o seguinte, o P trava o carro legal, muito seguro, alias hoje puxei uma toyota com meu guincho e o engesa travado em Park.:dance:
Porem, no dia a dia, ao estacionar em ladeira o peso contra do nosso carro acaba fazendo a engrenagem do freio meio que "travar" (ou encavalar:pensativo:) , ficando pesado para sair da posição (ops:putz:) .
O Park funciona perfeitamente, só tem esse pequeno porém, acho que vale manter o freio de estacionamento ou fazer ou comprar um sisteminha tipo o freio Fess , nas rodas dianteiras. É um algo mais:concordo:
E quando estiver tranquilo por ai e quiser dar uma voltinha num Engesa CA, é só aparecer:grin:
[]'s
Huuummmm...:pensativo:
Também estou convidado para dirigir um Engesa automatic?????
Sobre freios de Engesa, o Tio aqui do Forum me ajudou muito!!!
Ele achou a válvula equalizadora certa para a viatura e, agora parou aquele negócio de arrastar as rodas trazeiras quando freia!!!! O Flávio que o diga (haudrich), levou um grande susto!!!!:shock::shock: (ainda bem que o bolo fecal não estava próximo ao esfincter retal).
Do mais agora é só alegria!!!
Abraços.
Kim.
Eduardo Merege
21/07/2007, 18:52
Porr@ Kim,
E vc ainda pergunta?
heheheh
Claro! se aproxegue hhehehe
Abraços
Huuummmm...:pensativo:
Também estou convidado para dirigir um Engesa automatic?????
Sobre freios de Engesa, o Tio aqui do Forum me ajudou muito!!!
Ele achou a válvula equalizadora certa para a viatura e, agora parou aquele negócio de arrastar as rodas trazeiras quando freia!!!! O Flávio que o diga (haudrich), levou um grande susto!!!!:shock::shock: (ainda bem que o bolo fecal não estava próximo ao esfincter retal).
Do mais agora é só alegria!!!
Abraços.
Kim.
Kim,
De qual carro/modelo/referência é essa válvula equalizadora?
O Tio achou do próprio engesa!!!
R$ 30,00 + correios.
Cara!!!! valeu cada centavo!
Abraços.
Kim.
Caro Caveso!
O lugar foi:
Irmãos Almeidas Com. de Autos Peças LTDA.
Estrada do M'Boi Mirim, 1148- Piraporinha - SP.
11 5514 6560 ou 6865 5080.
Pela nota, parece ser uma empresa específica de freios.
Mais, conversa com o Tio.
Abraços.
Kim.
Caro Caveso!
Esse é o tio:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2101
Abraços.
Kim.
Eduardo Valaretto
22/07/2007, 13:22
Passei boas horas procurando esta foto em anexo. É oque pretendo fazer antes de colocar o eixo flutuante na camper automática.
Não me lembro em que site vi isso para vender, mas custava US$ 200,00 e as opiniões eram que o freio ficava ótimo.
Seria bom se o Marcel desenvolvesse algo parecido para as tc de Hilux que estamos adaptando utimamente.
Abraçõs,
Eduardo Valaretto.
Porem, no dia a dia, ao estacionar em ladeira o peso contra do nosso carro acaba fazendo a engrenagem do freio meio que "travar" (ou encavalar:pensativo:) , ficando pesado para sair da posição (ops:putz:) .
Grande Edu,
Isso acontece com qualquer veículo com CA.
Na XJ isso tb ocorre quando paro numa ladeira em "P" sem acionar o freio de mão..... na hora de tirar do "P" dá um tranco mais ou menos.
De qualquer jeito irei manter o freio hidráulico, afinal já está lá mesmo :concordo:
[]'s
Me desculpem minha ignorância, mas será que chegamos num consenso quanto ao tipo de freio estacionário mais adequado para os que não tem CA???
Outra coisa, vi uma matéria no último domingo, no AutoEsporte sobre o sistema de freios ABS, impressionante como esse sistema é eficiente. Fizeram um comparativo em dias de chuva com o mesmo grau de frenagem e o Fox sem o sistema rodopiou, quanto que o que utilizava o sistema, além de não rodopiar levou 30% de espaço a menos pra freiar totalmente.
Pergunto: O que acham desse sistema ABS???
[ ]'s.
haundrich
22/08/2007, 22:21
Para fazer trilha, até seria interessante, se não for muito caro de adaptar e não encrencar a toa.
Apesar que, para descer uma ladeira enlameada, nada como usar reduzida e a marcha certa para descer, sem pisar no freio a ponto de travar as rodas.. apenas dosando no acelerador, e caso comece subir muito o giro, um leve toque no freio para segurar mais o embalo... isso já é um pseudo-abs, hehehehe
No asfalto, sem dúvida, mais segurança.
No barro, freando ou não, o jipe não pára de jeito algum, rs.
É mas no asfalto, mesmo com sistema SBD, numa freada brusca, como a frente do Engesão é mais pesada (motor, guincho), a tendência é sair de traseira. De repente seria uma pensar nessa possibilidade da utilização do ABS; claro, desde que não se desenbolsasse muito $$$$$$ pra isso...
Vou pesquisar, e qq coisa, posto novidades aqui.
[ ]'s.
Fala galera!!!
Bem, outro dia me intrometi num tópico de CJs e, achei algo muito interessante.
Então venho a compartilhar com vocês.
Olhem aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31115&page=8
Na página #8, posts #73; 74; 75; 76; 77 e 78, versam sobre o freio do engesa (o meu é claro) e, uma solução quanto ao problema de freiar em demasia o sistema trazeiro em relação ao diânteiro.
Vale a pena a leitura, não só pelos engeseiros, mais a todos que forem fazer melhorias em freios.
Abraços.
Kim.
Vlw pela iniciativa Sir KIM.
[ ]'s