Conectar

Ver Versão Completa : Qual o melhor calço de carroceria?

nelson sganzerla
26/07/2006, 11:06
Olá galera,

arranquei a carroceria da viatura, para meu espanto os calços dianteiros eram feitos de pneus, ou seja dois pedaços de lona cortados.
Vou colocar calços novos, vi alguns na Donatti tipo roda de skate.
Pergunta : qual o melhor calço? esses da Donatti são resistentes? tem alguém que fabrica calços de verdade, ou seja; que sejam resistentes e não quebrem?
fui

Marcelo Godoy
26/07/2006, 11:28
Prezado,

No meu Jeep utilizava anteriormente calços de 1/2" de borracha. Numa segunda etapa pós-reforma troquei p/calços de PU de 1" fabricados pela Damper e não houve mais problemas de a carroceria "trabalhar", pois a borracha ao longo do tempo vai deformando. Observe-se de que não utilizo em trilhas, somente passeios e viagens.
Esses calços são facilmente encontrados em lojas especializadas em acessórios p/Jeep, diga-se de passagem de que não são os mais baratos.

Abraços,

nelson sganzerla
26/07/2006, 11:35
Valeu meu caro, vou pesquisar salientando tudo que é bom é em geral caro....rs

abç
nelson

rafaelsouza
26/07/2006, 13:58
Opa, os melhores calços de carroceria que vc pode encontrar estão aqui
www.topkits.com.br
são feitos de um derivado do neoprene, qualquer duvida me mande um e-mail contato@topkits.com.br
[],s

Hudson Buck
26/07/2006, 15:20
Rafael,

Qual é a dureza dos calços da top kits?

Abraços.

ariel kleinubing
26/07/2006, 15:32
Caro Nelson:

Tinha os calços originais que coloquei novos em meu CJ3A.

Pelo fato de serem de borracha de pouca dureza, não davam nenhuma flexibilidade na lataria e acabavam amassando e quebrando.

Troquei tais calços por calços de motor de opala, que tem mais ou menos duas polegadas de altura e o jeep ficou bastante macio, sem contudo causar a quebra do calço, pois são bem resistentes, já que aguentam o peso do motor e na lataria existem muitos calços.

Outra dica: Na minha ranger fiz body lift, que é exatamente o que se faz no jeep, levantar a cabine e a carroceria. Nela, utilizei tarugos de nylon, que são vendidos como sobra das indústrias, no diâmetro que você desejar. É só procurar um torneiro, cortar e furar no tamanho desejado. Só que o Nylon é bastante duro, você não terá maciez nenhuma, mas tambémnão quebra.

Vantegem em ambos os casos - baixo custo.

Calço de motor do opala no ferro velho - R$ 4,00

Nylon - R$ 40,00 a barra que da 15 calços, mais torneiro R$ 30,00.

Não sei se ajudei, mas vai a minha experiência.

Boa sorte e abraços.

Ariel

Thiago Rodeghel
26/07/2006, 15:39
Vá numa autopeças para caminhões:-D e peça pra ver o coxin do câmbio do Scania ou do motor dele.

É um coxim muito resistente:concordo: , se não me engano do cambio é um pouco mais alto do que do motor:pensativo: .

[s]

rafaelsouza
26/07/2006, 15:56
Opa Hudson, a dureza é de aprox 60 Shore A, livre de resistencia ou seja sem aperto
[],s

Diego Massenz
26/07/2006, 16:35
Beleza galera do forum!!
Me metendo no assunto, ja vi muita gente usar os coxins do radiador do caminhão mercedes não é carro, deixa o jeep macio, e ainda levanta a carroceria do chassi fica muito bom.......vale a pena conferir...

Carlos Alberto da Silva
26/07/2006, 17:03
ola dependendo da autura que vc quer, pode usar o cal;o do radiador do cminhao mercedes, com o cal;o do motor do opala fica muito bom uso nos meu, e os dois primeiros que ficam debaixo dos pes uso o cambio do caminhao scania sao da mesma altura do opala

jeisonk
26/07/2006, 17:58
Opa Hudson, a dureza é de aprox 60 Shore A, livre de resistencia ou seja sem aperto
[],s

Rafael, traduzindo, o que quer dizer isso?

Mais diretamente, quais as vantagens de um calço Top Kit em relação à um de PU?

Abraços

ribon
26/07/2006, 18:18
Galera,

Isso já foi muito discutido aqui no fórum.. Tem um tópico sobre este assunto...

Coxim de Mercedez/Opala - Macio não trinca a carroceria, ganha em lift, mas tem o problema dos parafusos não serem passantes, sendo assim se ele quebrar a carroceria fica solta.

Originais – Macios, e muito limitados em altura.

PU - São duros (isso faz a carroceria trincar nos apoios), transmite toda a vibração e solavancos para a carroceria e pro condutor, geralmente o material é ruim e ele estraga logo... A única vantagem é poder fazer o lift da carroceria, muitas vezes até em exagero (maior que 2" polegadas).

Top Kits - Macio, durável, tem opções de lift, parafusos passantes (como deve ser um calço de carroceria) o único inconveniente que muitos vêem é o preço. Custa em media duas vezes mais carro que os de PU, só que acabam durando no mínimo 4X mais.

Qualquer coisa estamos ai...

[ ]´s

rafaelsouza
26/07/2006, 19:49
Jeison, nestes dois tópicos vc pode encontrar informações sobre os TOP KITS
espero que os links funcionem:-D
[],s:concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=14428&page=2
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=997&page=6

jeisonk
26/07/2006, 19:56
Obrigado Rafael, tava agora mesmo fazendo uma pesquisa sobre isso, e quando o meu e-mail apitou aqui abri e vi que tu mandou uns links.
Vou dar uma fuçada, quero trocar meus calços, tão bem judiados.

Obrigado e abraços.

DougBRSP
27/07/2006, 09:13
Eu utilizo os calços da topkits, fornecidos pelo Rafael, além do produto e atendimento serem de 1ª linha. Eu posso dizer: os calços são excelentes, não são aquela "pedra" como os de PU nem gambi como lonas de pneu. De início parece um brinquedo destes pra criança brincar de encaixar, e assim vc escolhe a altura do calço, além de terem acabado com o "nhec-nhec" têm uma montagem muito firme, devido à utilização de contra-calços. Recomendo. :concordo:

[]'s

rafaelsouza
27/07/2006, 09:56
Obrigado Douglas:concordo:

nelson sganzerla
27/07/2006, 15:42
Valeu galera, tá resolvido vou de TOP KITS, mas gostei da idéia dos coxins de caminhão.

abçs

Aurélio
27/07/2006, 16:24
vou de TOP KITS,

Escolheu o melhor :concordo:

[]´s

Alvaro Pereira
29/07/2006, 00:28
Obrigado Douglas:concordo:
ESTOU ENTERESADO NO JOGO DE CALÇO kekos@wnnet.com.br

jeisonk
29/07/2006, 10:09
Ta faturando por aqui heim Rafael.:lol: :lol: :lol: :lol:

rafaelsouza
29/07/2006, 13:40
Ta faturando por aqui heim Rafael.:lol: :lol: :lol: :lol: Dá trabalho mais eu chego lá:concordo: :-D :-D

ceveiga
29/07/2006, 22:21
Rafael, conversei contigo na sexta sobre os calços de 1'' para um CJ3B, se você fizer em 3x tá fechado (não custa chorar um pouco, né?)

Se puder me mande uma mp para acertarmos, ok?

Abraços,

Sergio Antunes
14/08/2006, 14:38
Oi, Pessoal.

Aproveitando o tópico.
Os suportes onde ficam os calços no meio da carroceria, no meu Jeep, estão péssimos. Achei umas fotos na net, onde tem um Jeep com esses suportes maiores é um pouco a cima da parte superior do chassi, alem de um bem maior que vai até a lateral da carroceria (fotos em anexo). Achei interessante, pois assim poderia ganhar em altura sem colocar calços altos. Alguém vê algum problema em fazer isso?
Abraços.

Sergio Antunes.

ribon
14/08/2006, 14:44
Sergio,

Isso só é viável se vc mudar todos os suportes. Pois se mudar só os que estão abaixo do motorista e carona, vai ter duas medidas de calços no CJ.

É legal sim fazer um suporte maior e mais reforçado, mas manter a altura dele igual aos originais.

[ ]´s

Sergio Antunes
14/08/2006, 14:59
Oi, Ribon.

É...Tem esse detalhe. Muito trabalho heheh.
Valeu.
Abraços.

Sergio Antunes.

JeepDennis
15/08/2006, 00:41
Eu ja uso ah bastante tempo os calços de PU, faço várias trilhas e nunca tive problemas.. tive q colocar calço grande por causa dos pneus 35, o calço deve ter uns 10cm.. foto em anexo

Marcelo Faria Mendes
19/08/2006, 15:06
:grin:Pessoal,
No início meu jeep eu tinha calços tabajara tipo de recorte de pneus:putz:. Daí instalei calços de PU de 1". O bicho ficou um pouco mais macio. Depois tive oportunidade de instalar coxim do motor de Opala. Eles são de 2" e custa + ou - Lt$ 10,00. Ficou muito bom, parece outro jeep8). Eles absorvem bem aquelas pequenas vibrações que os feixes deixam passar:twisted:.

Até mais...

CAVESO
20/08/2006, 02:55
No meu engesa eu retirei os do opala e mandei fazer os calços com borracha de pneu de caminhão fora-de-estrada (tarugos de 2" de borracha).
Ficaram ótimos e com parafusos transpassando!

Flexibilidade, resistência, segurança e baixo-custo...

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
20/08/2006, 12:56
O calço tem de ser macio e não só. Deve levar um contra-calço com arruelas de modo que a lataria fique no meio dos dois (feito sandwich). Se o conjunto ficar rígido quebra (geralmente a lataria). Os da Top Kit parecem bons... a não ser pela dureza. Vou experimentar no meu CJ. Coxins funcionam também, desde que você use dois (mesmo sandwich).

marcelo nunes
20/08/2006, 20:30
Também uso os coxins de motor do Opala 4 cilindros, absorvem até as vibrações do motor para a carroceria, afinal são feitos para isso...
Mas compre coxins de primeira linha, tem umas porcarias à venda por aí.
O mais caro não passa de 10,00 cada.

ribon
20/08/2006, 21:37
Assim como o Antonio continuo afirmando que calço não deve ser só macio...

Tem de ter contra calço e parafuso passante...

Coxim de motor é macio, mas não foi projetado para isso.. É perigoso por não ser passante...

O top kit é ainda a melhor opção nacional... Não é pq uso e vendo.. É pq é bom mesmo...

[ ]´s

lairtosartor
16/09/2006, 21:08
ola amigos só pra deixar o pessoal mais integrado eu coloquei estes aqui que são os coxins da (scania ou f4000) vejam a foto é muito bom tambem . mas lembrem se de que se colocar calços mais altos vai ter de fazer outras adaptações tambem , como altura dos pedais , altura da alavanca de cambio dentre outras que aparecem na hora H .

pcervieri
16/09/2006, 21:23
E ai Nelson, blz??
Olha so, ja utilizei todos tipos de calco que existem no mercado, donatti, pneu, coxim de f1000 ate sem calco ja andei no meu jeep.
Atualmente estou utilizando o calco da top kits, nao faz muito tempo, uns 4 meses mas parece que e o melhor.
Acho que seria uma otima opcao e o valor nao e muito elevado.

tavio_g
05/10/2006, 11:57
Pessoal, estou procurando algo para aumentar um pouco a carroceria e deixar o jeep um pouco mais macio.
Vi que as recomendações são para que sejam calços passantes, mas os que tem o do Opala, F1000, etc... o que me dizem???
A propósito, quanto de aperto deve ter um calço de carroceria???
[]s

alexrib2005
06/10/2006, 20:26
Bah, galera o tavio, falou tudo a galera que tem os coxins, por favor coloquem umas fotos também, com as respostas do tavio....

tavio_g
09/10/2006, 10:10
Pessoal, ví uns calços semelhante ao que o lairtosator porstou.
da marca REI. Segundo um amigo que tem uma transportadora, são muito bons.
EU achei ele legal, mas o preço... uns 15 cada... aí já viu para onde vai..
to achando que os topkits é a melhor opção mesmo..

rafaelsouza
09/10/2006, 10:58
...to achando que os topkits é a melhor opção mesmo..

X2 :mrgreen:

tavio_g
09/10/2006, 11:11
X2 :mrgreen:

Então... qto tá mesmo???
qual é o brecim que você vai fazer bro brimo??
Vou precisar do de 2"

[]s
ps. ja com o desconto da publicidade que fiz aqui no tópico :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

rafaelsouza
10/10/2006, 00:06
Otávio, mandei uma MP
[],s

lairtosartor
10/10/2006, 00:10
Pessoal, ví uns calços semelhante ao que o lairtosator porstou.
da marca REI. Segundo um amigo que tem uma transportadora, são muito bons.
EU achei ele legal, mas o preço... uns 15 cada... aí já viu para onde vai..
to achando que os topkits é a melhor opção mesmo..

ola amigos se vc encontrou neste preço tah baratin mesmo porque eles vem sem os parafusos e arruélas tb ai ja sabe parafusos tem de ser de aço e aruelas tb ai vai ficar +ou- uns 18,00 cada.:-D

valmor
20/02/2007, 18:23
Ressuscitando este topico ......

Quanto aos calcos de PU :

qual o diametro deles ?
qual a "dureza" ideal do PU ???
QUANTOS e ONDE eles ficam instalados no CJ5 ???[]'s

Carvalho
25/02/2007, 20:31
Comprei os topkits do Rafael Souza, realmente são muitos bons e resistentes.Só recomendo não comprar com os parafusos, pois troquei todos para ficar sob medida.

Carvalho

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
25/02/2007, 21:45
Ressuscitando este topico ......

Quanto aos calcos de PU :

qual o diametro deles ?
qual a "dureza" ideal do PU ???
QUANTOS e ONDE eles ficam instalados no CJ5 ???[]'s

Valmor, sei que está pensando fabricar os seus próprios calços... eu também pensei nisso (e tenho torno mecânico), mas cheguei à conclusão de que seria melhor comprar feitos. Ia gastar muito mais! Vá de TopKits que não tem erro, mas com estes não deverá exceder 2 polegadas (eles mandam um esquema com os pontos onde vão os calços) e peça dois a mais (logo verá porquê). Eu só não gostei daquelas arruelas grandes cujo furo interno é grande demais... poderiam ter adequado e fabricado arruelas na medida. Mas é apenas um detalhe contornável. Você pode optar por parafusos de inox ou não.

JUNINHO_BITTENCOURT
26/02/2007, 08:02
Bom dia, Eu a um tempo atras levantei a carroceria do meu antigo feroza com calços de nylon, uma solução viavel e você pode fazer os calços da altura que quizer, agora na reformar do meu 54 irei utilizar do mesmo material, pesquise o material com a menor dureza, mande tornear e faça o body lift :grin:

Doutor Gory
14/04/2007, 22:37
Caro Rafael

Quanto sai o Kit de 2 1/2"´para CJ5 com os parafusos de inox ?
Quais formas de pagamento ?

Obrigado

Dieselboy
14/04/2007, 22:48
Dr. Gory??? :shock: :shock: :shock:

http://garfieldridge.typepad.com/photos/uncategorized/dr_gori.jpg

Kraka, quem assistiu ao seriado do Spectreman ainda deve lembrar :dance: :dance:

jeisonk
16/04/2007, 07:39
É Dieselboy, a idade tá pegando, também lembro dessa época.

Dieselboy
16/04/2007, 08:46
"... É Dieselboy, a idade tá pegando, também lembro dessa época ..."
Cara, ainda bem que alguém por aqui também teve infância, já estava achando que era o único :mrgreen:

rafaelsouza
16/04/2007, 15:09
PUTZZZZZ vi o tópico só agora !!!:twisted: :twisted:
Para mim vai ser um prazer atender o Dr Gory. ainda na sextafeira entrei em numa comunidade do orkut do spectreman e tive o prazer de ouvir a musica da abertura em mp3 quase chorei.....:palmas: :palmas:
Bons tempos.......
agora vamos falar dos calços:
Não estamos indicando calços maiores que 2" pois nestas "alturas" não é mais seguro a aplicação do material. se tiver interesse o kit para CJ5 2" sai por R$ R$ 389,00 (completo com todos os parafusos inox)
qualquer coisa me mande uma MP

jeisonk
16/04/2007, 15:24
Nossa, p%ta flash back, lembrei agora até da musiquinha do Topo Gigio.

Doutor Gory
16/04/2007, 16:55
Caros

Depois da morte do Karas e de pular do penhasco me aposentei como gênio do mal, vim morar em Floripa e começei com essa mania boba de Jeep.

HAUHAUHUAUAUAH

[]´s

Wagner (vulgo Gory)

rafaelsouza
16/04/2007, 18:39
rsrsrsrsrsrs KKKKK fugindo só um pouco do tópico aí vai um link pra quem tem saudade desta época
http://www.infancia80.com.br/musica/mp3/
tem de tudo he-man, she-ra, thunder cats, etc
[],s

Luiz Marcos
08/05/2007, 22:31
Vou arrancar a carroceria do bailarino na semana que vem pra reformar e tô com uma duvida. Nos meus CJ os calços são colocados em lugares diferentes, inclusive no bailarino no lado direito em um lugar e no esquerdo em outro lugar. Enviei um e-mail para a topkits, na semana passada, solicitando um desenho com as posições dos calços que comprei em março mas não recebi nenhuma resposta, alguém pode me ajudar?

ADRIO DIAS
17/08/2007, 10:46
Tchê, ja li e reli diversas vezes esses topicos sobre calços de carrocerias e ja ate tinha me decidido pelos calços de motor do opala.Mas o pessoal que tem Jeep aqui perto de casa vivem malhando esses calços dizendo que nao duram nem 6 meses!!!Ai ,ainda to com o pé atras.Ate acho dificil a questao de os 15 calços quebrarem ao mesmo tempo e a carroceria ficar toda solta(pelo fato de nao terem parafusos passantes) .Mas eu gostaria que alguem que tenha esses calços (ou os da F4000) me desse o veredito final,dizendo a quanto tempo ta usando os calços e se ja teve que trocar algum(por quebra ou deformaçao).Lembrando que eu vou colocar em uma Rural e que praticamente vou utiliza la somente no asfalto.
:concordo:

Claudio Bernucci
17/08/2007, 13:30
Nelsão, o meu caso era o mesmo que o seu: minha carroceria era calçada com "tecos" de pneu velho, pus esses calços de PU de 2,5 polegadas e contra-calços de 0,5, ficou show, "nem mole nem duro" e bastante resistente. Estou com esses calços há mais de 2 anos, faço trilhas e ando frequentemente com o bichão e até agora tudo ok!
Veja as fotos, espero que ajude!
[]s!!

ADRIO DIAS
20/08/2007, 02:33
Pessoal que ja usou calço de motor de Opala postem ai suas impressoes!!!
Da pra confiar nestes calços em uma Rural que vai rodar basicamente no asfalto e de vez em quando em estrada de areia?Quanto tempo duraram os calços e se ja tiveram que trocar algum por quebra ou deformaçao?:concordo:

DUGOES
26/08/2007, 10:37
Usamos os calços do opala aqui em Manaus, fazemos trilhas média/forte todos os sábados, nunca quebramos os calços do opala... O que nós fizemos aqui?? Colocamos todos os calços, depois colocamos um reforço somente em 2 atrás e 2 na frente, ou seja, cortamos os parafusos do calço e fizemos um furo no meio com broca de 10mm para passar o parafuso pelo meio e prender o coxim no chassis, sendo assim, 4 coxins tem parafusos passantes só para garantir ainda mais segurança.... OBS: Uma carroceria de jeep não pesa nem 800kg, o coxim foi projetado para trabalhar com vibração e peso relativamente alto, sem contar as constantes arrancadas que fazemos em trilhas.... na carroceria usamos 11 calços, dividindo pelo peso da carroceria, não ficará 70 kg por coxim...

fivovo
03/09/2007, 21:30
pessoal eu usava no meu jeep calcos de carroceria de poluorietano ,acho q e assim ne rsrsr.
troquei pelos top kits meus amigos e outro jeep. parece q ando nas nuvens heheh
muito mais macio o carro, e acho q isso ajuda a conservar a carroceria tambem ne :palmas: