Ver Versão Completa : Mais um CHIP de Potência na L200 HPE (exclusivo Via Jap)...
Bruno Sander
25/07/2006, 13:34
Pessoal,
Ontem ao ir até a Via Jap (cobrar a entrega logo do meu carro), a vendedora me ofereceu um CHIP Importado (Mais ou menos do tamanho de 03 CDs - um sobre o outro - e pesando cerca de 01kg).
Segundo ele, este CHIP aumentaria a potência da minha L200 Outdoor HPE de 141cv para cerca de 165cv.
Disse também que o aumento no consumo do carro é praticamente desprezível e que "vale muito a pena"!
O Valor: R$3.500,00 (instalado na própria Via Jap e sem perder a garantia original do carro). Além disto, segundo ela, o CHIP pode ser retirado quando eu for vender o carro e instalado em qualquer outro carro.
A garantia é de um ano.
Algum de vocês saberia me dizer algo sobre este CHIP, se vale a pena, se está caro, se aumenta o consumo ??????????????
Por favor, dêem opnião!
João Pedro
27/07/2006, 07:08
Melhor certificar-se bem com essa história de que ñ perde a garantia. Pois, se fosse usual a Mitsubishi já teria oferecido como opcional.
Outro fator a considerar é se o motor teve solucionado seus problemas com refrigeração/arrefecimento. Senão, aumentar a potência pode significar aumento de problemas.
Talvez, o consumo seja o quesito menos importante. Extrair mais potência, sem outras modificações, é exigir ainda mais de todo o conjunto propulsor sem a devida contrapartida.
murilloaquino
30/07/2006, 16:29
Esse é o unichip.Nao perde a garantia por causa d um acordo q fizeram entre a mit e a toyota.Fui la conferir na Turbotech, mais nao coloquei na minha ranger.O mecanico nao estava lá e fiquei com receio na hora de retirar.Como nao tem o power plug, teria q religar os fios por meio d conectores..Fica meio ´´nao original``.
Vo estudar mais um pouquim...
João Pedro
30/07/2006, 17:15
Esse é o unichip.Nao perde a garantia por causa d um acordo q fizeram entre a mit e a toyota.Fui la conferir na Turbotech, mais nao coloquei na minha ranger.O mecanico nao estava lá e fiquei com receio na hora de retirar.Como nao tem o power plug, teria q religar os fios por meio d conectores..Fica meio ´´nao original``.
Vo estudar mais um pouquim...
Murilo.
Mas ñ é exigir demais do motor da L200 não? Logo rlr que tem apresentado problemas de arrefecimento com a potência original.
Bem, de qualquer forma, deve ficar o "bicho", rss.
João Pedro
30/07/2006, 17:17
Murilo.
Mas ñ é exigir demais do motor da L200 não? Logo rlr que tem apresentado problemas de arrefecimento com a potência original.
Bem, de qualquer forma, deve ficar o "bicho", rss.
Ops! onde se lê: "Logo rlr que tem apresentado problemas..."
Leia-se, por favor: "Logo ELE que tem apresentado problemas..."
Erro de revisão
.... a vendedora me ofereceu um CHIP Importado....... .........segundo ela, o CHIP pode ser retirado quando eu for vender o carro e instalado em qualquer outro carro........
???????????
Por favor, dêem opnião!
1o. vc disse vendedora !!!! 2o. e ela disse qq outro carro !!!!!
o primeiro jah explica muita coisa. o segundo n acredito.
pode ser qq outro carro do mesmo ano ou inferior e mesmo modelo.
normalmente a cada ano as montadoras atualizam o ECM(computador) do carro.
Por varios motivos, consertar um problema, emissoes, performance...etc..
Pede para eles instalarem e vc testa o carro.
ou tente encontrar alguem q jah tem.
quanto a garantia, pode ateh ser verdade. muitas concessionarias vendem produtos de terceiros e oferecem garantia.
mas liga para outra concessionaria e pergunta. Garantia de fabrica eh uma coisa garantia da concessionaria eh outra.
Imagina vc no rio, seu carro dah problema e a concessionaria de lah poe culpa no chip. a concessionaria daqui vai t reembolsar ?
murilloaquino
30/07/2006, 18:30
Se vcs procurarem mais um pouco no forum, ja existem varias discurssoes sobre o UNICHIp.Dá pra teoricamente usar em qualquer outro carro q tenha injeçao eletronica.Basta reprogramar...
to pensando em colocar na ranger...
abraços
Com relação a garantia , todas as montadoras não aceitam que se instale absolutamente nada em seus veiculos , exeto acessórios delas proprias.
Muitos funcionários de autorizadas prometem garantia porque normalmente conseguem esconder o fato da montadora na maioria das vezes.
O problema aparece se por acaso acontecer um problema de garantia sério (caro), aí quem vem avaliar geralmente é um inspetor da fábrica e ele vem a fim de encontrar algo para não ter que pagar a garantia.Aí o bixo pega.
Pergunta para o cara da autorizada do veiculo se ele vai dar nota fiscal DO UNICHIP e garanttia de que mantem a garantia original do veiculo por escrito...DUVIDO.
Se voce for num instalador de unichip fora da autorizada , o preço deverá ser menor , poderá levar nota fiscal e até garantia por escrito DO UNICHIP mas não do veiculo.
Homero
Aqui no Rio, as MIT instalam o CHIP.
Elas cobram em média 1.000 reais a mais que as instaladoras. Justificam que tem que colocar um power-plug, o que facilita a remoção do chip.
Chequei com uma instaladora, que no passado instalava os turbos nas L-200 e Pajeros. É verdade. Porém, o chip pode ser perfeitamente instalado sem o tal power plug, emendando os fios (com solda e bem acabdos, logico!), afinal 1000 pratas por um simples conector..... mesmo que tenha nome de heroi de quadrinhos japones, não sei se justifica. Ainda acho que fazer a instalação fora da autorizada MIT depois deles dizerem por escvrito que instalam, e que mantem a garantia, já justifica que voce procure o "fabricante" e mande fazer a instalação se voce deseja o chip.
[ ]s desejando boa sorte.
Vamos esclarecer alguns pontos:
- O chip a que vocês se referem, provavelmente é o unichip da Dastek.
- Não acredite nesse numero de 165Cv. A L200 não ganha muito potencia com ele, geralmente vai a pouco mais de 147Cv.
- Existem 6 tipos de Unichip: A, B, C, D, Q e PP. O da L200 Sport HPE é o D-12. Se seu proximo carro tambem aceitar o chip D, você pode intalar nele sem problemas.
- Não há perda de garantia nesse caso, des de que você não corte a fiação original do carro (usar power plug).
Comentários:
Não vale a pena instalar esse chip na L200. Ele não mexe na pressão da turbina, logo, ele usa mais combustivel para ganhar potencia. Mais combustivel em um carro a diesel quer dizer maior explosão dentro da camara de combustão, e maior explosão gera mais calor. Para um carro que já tem problema de esquentar, isso é critico.
O ganho de potencia tambem não vale o "investimento" de R$3000 sem o power plug.
O unichip vale MUITO para carros Eletronicos com injeção Common Rail.
Ai sim o salto de potencia compensa o investimento de R$3000.
A Ranger por exemplo vai de 163Cv para 196Cv (existem rumores de uma com 215Cv)
A Dodgem RAM, de 330Cv passa para nada menos que 423Cv.
A Hilux, de 163Cv para 191Cv.
Lembrando que em nenhum caso ele mexe em pressão da turbina. Ele mexe apenas na mistura ar/combustível.
Abraços.
Abreu,
Voce com poucas palavras conseguiu ser muito claro e preciso na caracterização do unichip para a L200.
Quanto ao common rail , apesar dos resultados , deixa eu discordar um pouco:
-Common rail /unichip ao meu ver é uma adptação do problema (aumentar a potencia) com a solução existente(unichip) e não uma solução otimisada para o problema especifico.
O unichip foi criado para motores a gasolina , onde o ar e o combustível devem entrar na camara dentro de uma proporção adequada,proxima a estequiométrica +- 10% .Com 10% a menos (em relação a estequiométrica) se obtem a maior economia , com 10% a mais se obtem a maior potencia.
As injeções originais tem o compromisso primeiro de atender a lei de emissões e trabalham em regime com exatamente a proporção estequiométrica que nem é a mais econômica , nem a de melhor performance , mas a que gera quantidades de co, o2 e nox adequadas para o perfeito funcionamento do catalizador que por isso é chamado de tres vias.(resulta depois do catalizador somente água ,co2 e n2 se tudo correr bem).Esse controle é conseguido atraves da sonda lambida.
Acontece que todas as injeções quando na carga máxima(WOT=pé na tábua) enriquecem a mistura em direção aos 10% , por um lado porque se quer mais potencia , mas tambem para proteger o motor contra superaquecimento e oxidação interna(mistura rica refrigera a camara).A lei de emissões se preocupa mais com as situações de regime pois não é de se esperar que se ande WOT 100% do tempo.
Então para se aumentar a potencia de um motor a gasolina só tem um geito:-aumnetar o ar admitido.Somente colocar um unichip pode ganhar uns 2 a 3% por conta de um ligeiro adiantamento na ignição devido a margem deixada no desenvolvimento original.
Por outro lado quando se troca comando de valvulas , retir-se o catalizador e aumnta o diametro do escape , a injeção original já não vai alimentar direito o motor e ai um unichip pode funcionar, digo pode pois em geral nas injeções que usam MAF(sensor de vazão de massa de ar) tem boa capacidade de sentir esse aumento de ar admitido e corrigir a alimentação.Na injeções que usam MAP(pressão absoluta do coletor) é feito um calculo de quanto ar entrou e para isso usa parametros do motor que mudam com qualquer mudança por menor que seja.Então com essas injeções o unichip consegue otimisar a injeção para a nova condição.
O unichip basicamente toma 3 informações dos sensores (pode ser mais):
-posição do acelerador - essa informação é dividida em 13 faixas que serve para endereçar posições do mapa do unichip.
-sensor de rotação -essa informação é usada para endereçar juntamente com a posição do acelerador o mapa como também pode ser modificada pelu unichip e enviado a ECU para alteração do ponto.
-MAF ou MAP dependendo da injeção que representa a carga no mapa e é modificado pelo unichip para ser enviado a ecu.
Então um unichip vem sem programa de forma que ele não altera os sinais de rotação nem carga.A programação consiste em colocar em cada uma das 221 posições de memoria do unichip (13 de posição do acelerador X 17 das faixas de rotação , 13X17=221) valores para a correção do sinal de rotação para ajustar o ponto e para o sinal de carga para enriquecer ou empobrecer a mistura.
Para isso ´s necessário um dinamometro de freio(de inercia não serve) que consiga manter rotação constante pois precisa ficar dentro de cada uma das 17 faixas de 500 a 8200 rpm , enquanto varia a celeração dentro das 13 faixas .Para cada combinação ajusta-se o ponto para mais ou menos , assim como a mistura olhando para o resultado no dinamômetro.
Por isso o unichip custa caro pois está incluso essa otimização no veiculo e se bem feito pode levar mais de um dia pois existe aquecimento e outros detalhes.Parece que somente a Multiturbo tem condições de fazer isso.A maioria faz nas coxas , mas cobra integral.O power plug já vem com programa e não otimisa teu carro , que seria a vantagem do unichip "sintonizar" seu motor , se bem que mesmo sintonizado , ao se variar a altitude essa otimisação desaparece , a temperatura ambiente também tem influencia , mas, para quem alterou bastante o motor , deve com o unichip obter resultados.
No motor diesel o que ocorre é que sempre a queima ocorre com excesso de ar para não poluir.Então é so aumentar a injeção que a potencia aparece .Se aumentar a pressão do turbo , como entra mais ar pode-se aumentar mais ainda a injeção e se tira mais potencia.
O unichip com common rail deve alterar somente o simal do MAF pois alterar o ponto ao meu ver é complicado pois o motor com 3 injeções em um mesmo ciclo(piloto ,pré injeção e principal) e tenho certeza que diferentemente do motor a gasolina onde a montadora deixa uma margem de segurança contra batida de pino por combustível ruim etc, no diesel isso não ocorre devido a ignição por compressão.Mais ainda eu pelo menos na minha Ranger 2.5 tentei alterar o ponto e sem a menor dúvida o ponto original foi sempre o melhor.
Então como os motores common rail tem MAF(vazão) o unichip altera essa informação dizendo a ECU que está entrando mais ar , a injeção aumenta o volume injetado e ai a potencia aumenta.
Me parece que o unichip tem mais recursos do que realmente é usado com common rail.
Existe no exterior "chips" mais baratos para diesel que parece que alteram somente a informação de um ou mais sensores.
Pode-se alterar a informação de vazão(MAF) ou a informação de pressão do rail .
O aumento de potencia declarado pela dastek na Ranger e Hilux ´é relativamente pequeno(20%) pois acredito que mais deve acender a luz da injeção.
Tem uns doidos que afirmam que para aumentar a potencia com common rail eles fazem um furo na mangueira depois do turbo.Teoricamente é correto pois o ar que se perde pelo furo passou pelo MAF e a injeção deve aumentar o volume injetado .
Quem tem Ranger , se apertar o WG e aumentar uns 10% a pressão deve consguir uns 180 cv GRATIS .Ou então comprar um unichip por 3000,00.
Homero
se o motorzinho da mit já ferve com pouco mais de 140 hp, imagene se pasar dos 160, vais espirrar pedaço de cabecote pra todo lado,
Bruno Sander
05/08/2006, 13:50
Pessoal...
Saiu na ediçaõ de hoje do Estado de Minas (Caderno Veículos, Pág 06) uma "Denúncia" da Via Jap (sobre o tal UNICHIP que me ofereceram)!
Na "Denúncia" diz que o tal do UNICHIP não é catalogado pelaos Orgãos Reguladores de Trânsito aquí no Brasil... e que, se instalado (mesmo que seja na autorizada) o carro PERDE A GARANTIA DE FÁBRICA!
A reportagem (apesar de pequena) está MUITO boa... E o melhor, pega todas as mentiras da vendedora e ainda põe a Via Jap em Xeque...
A Mitsubishi Motors do Brasil, em Nota ao EM, disse que NENHUMA autorizada Mitsubishi tem permissão da marca para vender este tipo de produto!
Bem feito para a Via Jap...
Marcello Ladeira
05/08/2006, 22:48
Pessoal...
Saiu na ediçaõ de hoje do Estado de Minas (Caderno Veículos, Pág 06) uma "Denúncia" da Via Jap (sobre o tal UNICHIP que me ofereceram)!
Na "Denúncia" diz que o tal do UNICHIP não é catalogado pelaos Orgãos Reguladores de Trânsito aquí no Brasil... e que, se instalado (mesmo que seja na autorizada) o carro PERDE A GARANTIA DE FÁBRICA!
A reportagem (apesar de pequena) está MUITO boa... E o melhor, pega todas as mentiras da vendedora e ainda põe a Via Jap em Xeque...
A Mitsubishi Motors do Brasil, em Nota ao EM, disse que NENHUMA autorizada Mitsubishi tem permissão da marca para vender este tipo de produto!
Bem feito para a Via Jap...
Vi isso também Bruno e não achei a reportagem pequena não foi de uma página e eles tentaram também colocar uma simulação de Nota Fiscal dos Serviços... Com certeza alguém denunciou... Você viu também que a MMC falou que vai investigar o caso... hehehe
E ai já pegou sua OutDoor? Tá gostando? Que dia vai coloca-la na terra? Já trocou os pneus?
[]s
Marcello Ladeira
Pequeno jr
06/08/2006, 00:36
Acho q não tem uns 2 ou 3 meses atrás que alguem comentou aqui de outra revendedora da Mit e em outro estado, que ela estava oferecendo o Unichip por la tbm.
Não sei se funciona, mas se fosse eu, e eu tivesse uma L-200 como a d vcs, antes d eu colocar isso no meu carro meu eu mandaria uma e-mail para a MIT (não sei se eles respondem) dizendo que a autorizada falou sobre o caso da perda ou não da garantia.
Uma coisa e colocar por opção própria na rua, a outra é colocar numa autorizada que diz q a garantia não acaba.
Leo_Multi
18/06/2010, 11:56
Abreu,
Voce com poucas palavras conseguiu ser muito claro e preciso na caracterização do unichip para a L200.
Quanto ao common rail , apesar dos resultados , deixa eu discordar um pouco:
-Common rail /unichip ao meu ver é uma adptação do problema (aumentar a potencia) com a solução existente(unichip) e não uma solução otimisada para o problema especifico.
O unichip foi criado para motores a gasolina , onde o ar e o combustível devem entrar na camara dentro de uma proporção adequada,proxima a estequiométrica +- 10% .Com 10% a menos (em relação a estequiométrica) se obtem a maior economia , com 10% a mais se obtem a maior potencia.
As injeções originais tem o compromisso primeiro de atender a lei de emissões e trabalham em regime com exatamente a proporção estequiométrica que nem é a mais econômica , nem a de melhor performance , mas a que gera quantidades de co, o2 e nox adequadas para o perfeito funcionamento do catalizador que por isso é chamado de tres vias.(resulta depois do catalizador somente água ,co2 e n2 se tudo correr bem).Esse controle é conseguido atraves da sonda lambida.
Acontece que todas as injeções quando na carga máxima(WOT=pé na tábua) enriquecem a mistura em direção aos 10% , por um lado porque se quer mais potencia , mas tambem para proteger o motor contra superaquecimento e oxidação interna(mistura rica refrigera a camara).A lei de emissões se preocupa mais com as situações de regime pois não é de se esperar que se ande WOT 100% do tempo.
Então para se aumentar a potencia de um motor a gasolina só tem um geito:-aumnetar o ar admitido.Somente colocar um unichip pode ganhar uns 2 a 3% por conta de um ligeiro adiantamento na ignição devido a margem deixada no desenvolvimento original.
Por outro lado quando se troca comando de valvulas , retir-se o catalizador e aumnta o diametro do escape , a injeção original já não vai alimentar direito o motor e ai um unichip pode funcionar, digo pode pois em geral nas injeções que usam MAF(sensor de vazão de massa de ar) tem boa capacidade de sentir esse aumento de ar admitido e corrigir a alimentação.Na injeções que usam MAP(pressão absoluta do coletor) é feito um calculo de quanto ar entrou e para isso usa parametros do motor que mudam com qualquer mudança por menor que seja.Então com essas injeções o unichip consegue otimisar a injeção para a nova condição.
O unichip basicamente toma 3 informações dos sensores (pode ser mais):
-posição do acelerador - essa informação é dividida em 13 faixas que serve para endereçar posições do mapa do unichip.
-sensor de rotação -essa informação é usada para endereçar juntamente com a posição do acelerador o mapa como também pode ser modificada pelu unichip e enviado a ECU para alteração do ponto.
-MAF ou MAP dependendo da injeção que representa a carga no mapa e é modificado pelo unichip para ser enviado a ecu.
Então um unichip vem sem programa de forma que ele não altera os sinais de rotação nem carga.A programação consiste em colocar em cada uma das 221 posições de memoria do unichip (13 de posição do acelerador X 17 das faixas de rotação , 13X17=221) valores para a correção do sinal de rotação para ajustar o ponto e para o sinal de carga para enriquecer ou empobrecer a mistura.
Para isso ´s necessário um dinamometro de freio(de inercia não serve) que consiga manter rotação constante pois precisa ficar dentro de cada uma das 17 faixas de 500 a 8200 rpm , enquanto varia a celeração dentro das 13 faixas .Para cada combinação ajusta-se o ponto para mais ou menos , assim como a mistura olhando para o resultado no dinamômetro.
Por isso o unichip custa caro pois está incluso essa otimização no veiculo e se bem feito pode levar mais de um dia pois existe aquecimento e outros detalhes.Parece que somente a Multiturbo tem condições de fazer isso.A maioria faz nas coxas , mas cobra integral.O power plug já vem com programa e não otimisa teu carro , que seria a vantagem do unichip "sintonizar" seu motor , se bem que mesmo sintonizado , ao se variar a altitude essa otimisação desaparece , a temperatura ambiente também tem influencia , mas, para quem alterou bastante o motor , deve com o unichip obter resultados.
No motor diesel o que ocorre é que sempre a queima ocorre com excesso de ar para não poluir.Então é so aumentar a injeção que a potencia aparece .Se aumentar a pressão do turbo , como entra mais ar pode-se aumentar mais ainda a injeção e se tira mais potencia.
O unichip com common rail deve alterar somente o simal do MAF pois alterar o ponto ao meu ver é complicado pois o motor com 3 injeções em um mesmo ciclo(piloto ,pré injeção e principal) e tenho certeza que diferentemente do motor a gasolina onde a montadora deixa uma margem de segurança contra batida de pino por combustível ruim etc, no diesel isso não ocorre devido a ignição por compressão.Mais ainda eu pelo menos na minha Ranger 2.5 tentei alterar o ponto e sem a menor dúvida o ponto original foi sempre o melhor.
Então como os motores common rail tem MAF(vazão) o unichip altera essa informação dizendo a ECU que está entrando mais ar , a injeção aumenta o volume injetado e ai a potencia aumenta.
Me parece que o unichip tem mais recursos do que realmente é usado com common rail.
Existe no exterior "chips" mais baratos para diesel que parece que alteram somente a informação de um ou mais sensores.
Pode-se alterar a informação de vazão(MAF) ou a informação de pressão do rail .
O aumento de potencia declarado pela dastek na Ranger e Hilux ´é relativamente pequeno(20%) pois acredito que mais deve acender a luz da injeção.
Tem uns doidos que afirmam que para aumentar a potencia com common rail eles fazem um furo na mangueira depois do turbo.Teoricamente é correto pois o ar que se perde pelo furo passou pelo MAF e a injeção deve aumentar o volume injetado .
Quem tem Ranger , se apertar o WG e aumentar uns 10% a pressão deve consguir uns 180 cv GRATIS .Ou então comprar um unichip por 3000,00.
Homero
Prezado Homero,
Só hoje vi este post sobre o Unichip.
Me sinto na obrigação de esclarecer alguns pontos do seu post.
O Unichip foi concebido para viabilizar a otimização de qualquer motor a combustão interna, independente do combustivel utilizado.
Motores a gasolina:
Fazemos um ajuste fino na mistura e no avanço em cada rpm e cada posição do acelerador como vc explicou muito bem.
O resultado destes ajustes é um ganho de potencia e uma redução no consumo.
O resultado obtido nestes ajustes depende EXCLUSIVAMENTE da margem que a montadora deixa nas estrategias de calibração.
Em alguns modelos turbo de fabrica , podemos fazer pequenas alterações no mapa de pressão do turbo e com isso aumentar o ganho obtido em relação ao motor original.
Estes ajustes mantem o motor conforme a legislação de emissões.
A mistura em carga parcial continua em lambda=1 e a plena carga, menos rica que o original, mas o necessario para atingir a melhor performance.
Uma regulagem feita ao nivel do mar pode ser utilizada em qualquer outra altitude, pois a ECU original continua trabalhando e alterando parametros conforme alterações das condições atmosféricas.
Motores a diesel:
Fazemos os mesmos ajustes do motor a gasolina.
Ao contrario dos motores a gasolina, a margem dos fabricantes utilizada nos motores diesel é bem maior.
Os resultados que apresentamos no nosso site são reflexos destes ajustes, inclusive SEM ALTERAÇÃO NA PRESSÃO DO TURBO !
O sinal do MAF num motor diesel não altera em nada a calibração do combustivel, nestes motores manipulamos o sinal da linha de combustivel.
O Unichip é um produto extremamente confiavel, não desrregula e não necessita de manutenção.
Uma vez instalado e calibrado, basta seguir a manutenção regular do motor.
Aqui no Rio, fazemos o trabalho de instalação e calibração no dyno carro a carro.
Entretanto isso não invalida a comercialização de Unichips já previamente configurados.
A grande maioria dos carros, acabamos usando mesmo aqui o mesmo arquivo que enviamos para os nossos revendedores.
Esta polemica sobre a garantia de fabrica é uma questão interessante.
A fabrica GARANTE que o seu produto não tem DEFEITO de fabricação.
Os prazos de garantia tem aumentado porque as montadores e revendas chegaram a conclusão que os clientes só frequentam as concessionarias durante o periodo de garantia.
Dificilmente um carro vai apresentar um problema de falha de fabricação depois de 2 anos.
As revendas autorizadas que comercializam o Unichip, vendem ASSUMINDO a garantia perante o consumidor baseado na experiencia de comercialização do Unichip.
Como o Unichip trabalha interceptando alguns sinais, não existe a possibilidade de causar nenhum dano ao veiculo ou a ECU.
No caso extremo de uma pane total do Unichip o maximo que pode acontecer é o motor não pegar.
Quem conhece e usa o produto pode dar um testemunho MAIS CONFIAVEL a respeito da diferença de qualidade, performance e consumo (original x Unichip).
Qualquer outra duvida a respeito do Unichip, estamos as ordens para esclarecer.
Marcelo Pantaneiro
18/06/2010, 13:29
Vamos esclarecer alguns pontos:
- O chip a que vocês se referem, provavelmente é o unichip da Dastek.
- Não acredite nesse numero de 165Cv. A L200 não ganha muito potencia com ele, geralmente vai a pouco mais de 147Cv.
- Existem 6 tipos de Unichip: A, B, C, D, Q e PP. O da L200 Sport HPE é o D-12. Se seu proximo carro tambem aceitar o chip D, você pode intalar nele sem problemas.
- Não há perda de garantia nesse caso, des de que você não corte a fiação original do carro (usar power plug).
Comentários:
Não vale a pena instalar esse chip na L200. Ele não mexe na pressão da turbina, logo, ele usa mais combustivel para ganhar potencia. Mais combustivel em um carro a diesel quer dizer maior explosão dentro da camara de combustão, e maior explosão gera mais calor. Para um carro que já tem problema de esquentar, isso é critico.
O ganho de potencia tambem não vale o "investimento" de R$3000 sem o power plug.
O unichip vale MUITO para carros Eletronicos com injeção Common Rail.
Ai sim o salto de potencia compensa o investimento de R$3000.
A Ranger por exemplo vai de 163Cv para 196Cv (existem rumores de uma com 215Cv)
A Dodgem RAM, de 330Cv passa para nada menos que 423Cv.
A Hilux, de 163Cv para 191Cv.
Lembrando que em nenhum caso ele mexe em pressão da turbina. Ele mexe apenas na mistura ar/combustível.
Abraços.
O chip mexe apenas na parte de alimentação?
Ele faz o mesmo trabalho de abrir a bomba na bomba mecânica?
Leo_Multi
18/06/2010, 14:30
Sim, podemos alterar o combustivel a cada rpm a cada posição do acelerador.
Regulamos todas as condições de modo que a mistura nunca fique inferior a 17,5:1.
Este é o limite para o motor não fumaçar.
Na maioria dos casos deixamos até 19:1, ou seja uma margem bem maior que a necessaria
Marcelo Pantaneiro
19/06/2010, 15:08
E qual seria o limite de regulagem na bomba mecânica, para não fumacear?
Obrigado.
Abs
Leo_Multi
20/06/2010, 09:13
E qual seria o limite de regulagem na bomba mecânica, para não fumacear?
Obrigado.
Abs
Este é o limite para todos os motores a diesel.
O problema da bomba mecanica é que não temos como fazer uma regulagem para cada rpm e cada posição do acelerador.
Quando a bomba é construida no fabricante, sua curva de injeção de combustivel é baseada na eficiencia volumetrica do motor original.
Se vc alterar a regulagem de débito de óleo, vc estará alterando todas as curvas de injeção da bomba.
Numa bomba mecanica, vc não vai conseguir alterar a regulagem sem que apareça fumaça em alguma condição, exceto a regulagem original.
Para não causar danos ao motor vc deve evitar uma regulagem que apresente fumaça depois que o motor estiver a plena carga ( acelerador todo pisado e turbo com pressão).
Marcelo Pantaneiro
21/06/2010, 17:45
Este é o limite para todos os motores a diesel.
O problema da bomba mecanica é que não temos como fazer uma regulagem para cada rpm e cada posição do acelerador.
Quando a bomba é construida no fabricante, sua curva de injeção de combustivel é baseada na eficiencia volumetrica do motor original.
Se vc alterar a regulagem de débito de óleo, vc estará alterando todas as curvas de injeção da bomba.
Numa bomba mecanica, vc não vai conseguir alterar a regulagem sem que apareça fumaça em alguma condição, exceto a regulagem original.
Para não causar danos ao motor vc deve evitar uma regulagem que apresente fumaça depois que o motor estiver a plena carga ( acelerador todo pisado e turbo com pressão).
Ok, obrigado!
Abç
UNICHIP
Galera,
ví este tópico e vou dar meu pitaco com relação ao UNICHIP:
um amigo trouxe pra mim do país da Copa, onde é fabricado, com o PLUG, para ser instalado na minha Toyota Prado, TDI, 1kzte, 2006.
Depois de muito pesquisar, perguntar e estudar "about" dentro e fora do país, de imediato, sentí a diferença.
Ele já veio pronto para o carro. Só ligar.
O resultado ???
Não podia ter feito investimento melhor. O carro é "outro" !
Suave, resposta muito rápida de aceleração, muito prazer em dirigir...não alterou nada com relação a rotação, etc. Só alegria. A potencia está como uma Hilux 2006, +- 163 CV, cujo motor é TODO o mesmo, só mudando o cabeçote/comando da injeção. Porisso tem reserva de potencia !
O consumo, melhorou + de 20% !!! Não interfere em nada, plug and play. Eu mesmo instalei, em 20 minutos, sendo q a maior parte do tempo foi gasto em remover o porta luvas, para acessar a centralina. O restante, é como instalar uma lâmpada !
Vale cada centavo, aliás,...já está pago, pela economia e satisfação.
Isso, numa Prado, q todo mundo sabe q é meio "lerda e beberrona".
Numa L200, com estes problemas todos de sobreaquecimento e etc, "característicos" da marca, EU não instalaria, jamais !
Pra Prado, UNICHIP é 10 !
Tenho dito.
Abraços,
moisespeabiru
22/06/2010, 07:56
UNICHIP
Galera,
ví este tópico e vou dar meu pitaco com relação ao UNICHIP:
um amigo trouxe pra mim do país da Copa, onde é fabricado, com o PLUG, para ser instalado na minha Toyota Prado, TDI, 1kzte, 2006.
Depois de muito pesquisar, perguntar e estudar "about" dentro e fora do país, de imediato, sentí a diferença.
Ele já veio pronto para o carro. Só ligar.
O resultado ???
Não podia ter feito investimento melhor. O carro é "outro" !
Suave, resposta muito rápida de aceleração, muito prazer em dirigir...não alterou nada com relação a rotação, etc. Só alegria. A potencia está como uma Hilux 2006, +- 163 CV, cujo motor é TODO o mesmo, só mudando o cabeçote/comando da injeção. Porisso tem reserva de potencia !
O consumo, melhorou + de 20% !!! Não interfere em nada, plug and play. Eu mesmo instalei, em 20 minutos, sendo q a maior parte do tempo foi gasto em remover o porta luvas, para acessar a centralina. O restante, é como instalar uma lâmpada !
Vale cada centavo, aliás,...já está pago, pela economia e satisfação.
Isso, numa Prado, q todo mundo sabe q é meio "lerda e beberrona".
Numa L200, com estes problemas todos de sobreaquecimento e etc, "característicos" da marca, EU não instalaria, jamais !
Pra Prado, UNICHIP é 10 !
Tenho dito.
Abraços,
será que o consumo de uma ranger melhoraria também? uma com 196hp como o povo comentou atrás deve fazer uns 230 não?
DieselPower
22/06/2010, 22:07
O consumo da L200 é prejudicado, também, pela relação muito curta.
davilsantos
29/06/2010, 23:48
e em baixa....ela melhora significantemente...quero dizer da lenta ate 1600 2000rpm.
pq existe a possibilidade de abrir o debito dela manual...apenas mexendo no parafuso e isso ajuda fazendo com q a turbina entre antes....e quanto de rendimento eu ganho???
e tambem ja ouvi falar de gente que coloca 2 modulos hpe....que dai alem de aumentar o diesel aumenta pressao da turbina, deixando pelos 1,4kg depois de estabilizado...que vc me dize a respeito disso
e em baixa....ela melhora significantemente...quero dizer da lenta ate 1600 2000rpm.
pq existe a possibilidade de abrir o debito dela manual...apenas mexendo no parafuso e isso ajuda fazendo com q a turbina entre antes....e quanto de rendimento eu ganho???
e tambem ja ouvi falar de gente que coloca 2 modulos hpe....que dai alem de aumentar o diesel aumenta pressao da turbina, deixando pelos 1,4kg depois de estabilizado...que vc me dize a respeito disso
Esse negócio de abrir o débito... Que parafuso é esse? Já li algumas coisas sobre melhoras em motores diesel (MWM) apenas com alguns ajustes simples como esse. Mas para o motor 2.5 Mit, algum ajuste se aplica? Parece bem mais complicado.
davilsantos
01/07/2010, 00:02
leo..acho que foi com vc que falei pelo fone hj durante o dia......ja me esclareceu as duvidas perguntadas acima....
jk sim tem condicoes de abrir o debito da bomba...vc adianta o grau dela...fazendo com que a turbina entre antes....nao vai aumentar pressao, so faz ela encher antes...e joga mais diesel pra dentro. o meu consumo ta na casa dos 6.5 cidade e estrada 6.7
DieselPower
01/07/2010, 19:49
jk sim tem condicoes de abrir o debito da bomba...vc adianta o grau dela...fazendo com que a turbina entre antes....nao vai aumentar pressao, so faz ela encher antes...e joga mais diesel pra dentro.
Apenas "dando um tombo" no parafuso do débito, você não irá alterar o ponto!
Apenas irá aumentar a quantidade de diesel injetada, e com isso gerando mais gases no escape e por consequencia tendo "picos" de pressão mais elevados.
Na Mit isso não seria recomendado, pois o velho 4D56 nas Sport tem controle eletrônico da BI.
PauloLimited
01/07/2010, 20:13
Apenas "dando um tombo" no parafuso do débito, você não irá alterar o ponto!
Apenas irá aumentar a quantidade de diesel injetada, e com isso gerando mais gases no escape e por consequencia tendo "picos" de pressão mais elevados.
Na Mit isso não seria recomendado, pois o velho 4D56 nas Sport tem controle eletrônico da BI.
Ue então nas l200 Sport num tem como abrir a bomba ?
pra andar mais .
DieselPower
01/07/2010, 20:32
Ue então nas l200 Sport num tem como abrir a bomba ?
pra andar mais .
Tem.
Unichip, ou reprogramação.
Tem.
Unichip, ou reprogramação.
Diesel, será q com um daqueles scanners superbaratos e superchineses vendidos pelo site dealextream eu não consigo reprogramar a BI? Tá US$77,00. Nunca usei isso, mas lendo no site acho que tem umas funções aparentemente úteis.
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.35022
DieselPower
02/07/2010, 10:20
Diesel, será q com um daqueles scanners superbaratos e superchineses vendidos pelo site dealextream eu não consigo reprogramar a BI? Tá US$77,00. Nunca usei isso, mas lendo no site acho que tem umas funções aparentemente úteis.
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.35022
Acredito que não.
E mesmo que fosse possível, um leigo reprogramando provavelmente iria fazer alguma cag***!
Murillus
21/12/2013, 17:08
Vou ficar curiando o topico pois logo logo vou incrementar a L200...
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