PDA

Ver Versão Completa : Motor do JPX (Peugeot XUD-9A)



jokerwww
15/02/2004, 00:06
Eu estou procurando um jipe para comprar, e estava pensando em um JPX, pesquisando na internet, achei o forum de vcs, q achei mt interessante, porem vi varios de vcs comentando, q o motor do JPX, XUD - 9, não é bom. Eu como não entendo praticamente nada de carro queria saber o quanto devo me preocupar com o motor do JPX? O uso dele para mim seria principalmente cidade.

Outros modelos q estou cogitando de comprar são o Suzuki JLX, o SideKick, e o Daihatsu Feroza. Algum alerta especial sobre algum deles?

P.S. Pretendo comprar um usado na faixa de 16.000

Agradeço qualquer conselho,
Jonas.

Martin Melcop
15/02/2004, 09:32
Jonas,

eu comprei a uns 2 meses e meio um JPX 95 com esse motor totalmente original, inclusive o radiador (para uns o grande calacanhar de aquiles do carro). Posso dizer q eh um carro bom e dependendo da sua utilização vc nao vai ter problemas com esse motor, desde q o mesmo esteja em ordem. Jah q vc nao conhece muito carro pela sua msg, quando for ver um carro q realmente te interessa, leve um mecanico de confiança.

[]´s desejando boa sorte com o carro "novo"

Polvora
15/02/2004, 16:48
Jonas,

Seja bem vindo ao Fórum.

Quanto a sua pergunta eu diria que o JPX é uma ótima pedida, assim como o Suzuki. Tenho um amigo que já está a uns dois anos com o "Jotinha" e o carro é usado para trilhas "pesadas" e cidade, não lembro do cara reclamando do carro. É todo original incluindo o radiador a unica alteração que ele fez foi a mudança do alternador para cima do motor por estar sujando de barro e danificando os componentes.

[]´s e manda ver no Jotinha

cassiolm
10/03/2004, 22:18
E ai Jonas,

Já comprou o jipão?


[]'s curiosos


----

gvogetta
11/03/2004, 00:27
Caros Amigos,

O JPX é um excelente jipe, mas dispensa grandes cuidados na aquisição...

Antes de comprar um JPX pesquise bastante sobre o veículo. Ele tem alguns problemas crônicos de projeto que dependendo do cuidado dispensado à manutenção da viatura podem acabar aborrecendo o proprietário em algum momento.

Quanto ao motor ele não é ruim, mas fraco para a proposta do veículo e por ser fraco, conjugadamente com erros de projeto do sistema de arrefecimento e na adaptação da turbina notoriamente causam algumas dores de cabeça, mas todos esses problemas do JPX podem ser corrigidos...

Sugiro antes de fechar qualquer negócio verificar muito bem o real estado do motor (principalmente o seu cabeçote - principal peça do motor que sofre problemas com aquecimento demasiado) e do veículo como todo. Dê uma olhada também em http://jpx.4x4brasil.com.br e verifique o que pode ser feito para corrigir eventuais problemas...

Saudações e um grande abraço,

Valdez Steinle de Carvalh
19/03/2004, 14:21
Muito bom o site Mundo JPX, eu estou neogciando um, o qual pretendo repontenciar (provavelmente um MWM e câmbio e transferencia Land Rover), acho que algo assim foi feito com o famoso Aranha de Prata, que adotei como modelo, minha dúvida esta nos eixos e diferenciais, o conjunto que pretendo usar seria bem dimensionado para eixos da Rural ou existiria algo mais apropriado, ouvi dizer que os eixos da Hilux são muito bons, mas o problema é que o diferencial é no meio e dificultaria a conexão com o câmbio, isso procede? Agradeço aos amigos que poderem me ajudar numa configuração.

Abraços a todos.

J. Alberto Berwanger
05/04/2004, 03:19
Boa noite...Valdez, estou adquirindo um JPX, ano 1994, com motor MWM 2.8 Sprint e caixa 5 marchas, originários da S-10 2000. Foi mantida a caixa de redução original. Fui a duas trilhas pesadas e não consegui atolar, nem em areia nem em lama. É um trator e o consumo é a parte melhor faz de 11 a 12 km/l uso misto (na trilha deve fazer uns 7 a 8 km/l). Estou encontrando problemas com peças originais para o sistema de freio. Estou estudando substituição pelos eixos do CJ5 (canela grossa). Razão: custo baixo de manutenção e por ter uma diversidade incrível de combinações das relações de diferencial. Tive informações que peças de reposição de eixos Toyota Bandeirante estão cada vez mais difícil de ser encontradas e cada vez mais caras. Estes eixos são exclusivos p/ Toyota, já os do CJ5 são Dana e os diferenciais são comuns a muitos veículos nacionais. Estamos no mesmo barco só que aqui o trator já está andando.
Ah! O que mais me faz decidir pelo JPX é sua suspensão, é ótima, abraços e boa sorte.

elmestizo
07/04/2004, 09:32
Olá,

Alguém sabe me dizer o peso, especificações e as dimensões do XUD sem a turbina?

Falando em dimensões e peso, podemos compara-lo com qual motor?

Leonardo Truccolo
07/04/2004, 21:58
Boa noite...Valdez, estou adquirindo um JPX, ano 1994, com motor MWM 2.8 Sprint e caixa 5 marchas, originários da S-10 2000. Foi mantida a caixa de redução original. Fui a duas trilhas pesadas e não consegui atolar, nem em areia nem em lama. É um trator e o consumo é a parte melhor faz de 11 a 12 km/l uso misto (na trilha deve fazer uns 7 a 8 km/l). Estou encontrando problemas com peças originais para o sistema de freio. Estou estudando substituição pelos eixos do CJ5 (canela grossa). Razão: custo baixo de manutenção e por ter uma diversidade incrível de combinações das relações de diferencial. Tive informações que peças de reposição de eixos Toyota Bandeirante estão cada vez mais difícil de ser encontradas e cada vez mais caras. Estes eixos são exclusivos p/ Toyota, já os do CJ5 são Dana e os diferenciais são comuns a muitos veículos nacionais. Estamos no mesmo barco só que aqui o trator já está andando.
Ah! O que mais me faz decidir pelo JPX é sua suspensão, é ótima, abraços e boa sorte.
Por um acaso o Jota que vc está adquirindo é cinza?
Seria esse?
[]´s

Leonardo Truccolo
07/04/2004, 22:10
O motor do JPX é leve, bem parecido com um AP.
[]´s

gvogetta
09/04/2004, 14:27
Caros,

O XUD-9A que equipa os JPX tem realmente características muito próximas dos AP 1.9 diesel, em dimensões e peso. Pesei o meu quando o retirei da viatura e obtive, para o conjunto todo (motor, BI, turbina e coletor) um peso de 148 Kg. Apesar de não tê-lo medido, seu tamanho é praticamente igual aos AP 1.9 Diesel TD que já vi, inclusive quanto ao diâmetro do volante do motor.

Desculpe a curiosidade, mas o que pensa em fazer com um XUD?

Saudações,

gvogetta
09/04/2004, 14:54
Caros Amigos,


Respondendo a algumas das dúvidas que vi nas Msgs anteriores, a opção de conjunto eixos/diferenciais é um dos problemas que temos enfrentado. Por isso várias sugestões e considerações:

1. Eixos Toyota Hilux: são ótimos, mas por terem os diferenciais localizados no meio do eixo, só conseguem ser usados com a mecânica inteira da Hilux, coisa muito comum nos casos de repotencialização (troca de motor/câmbio)

2. Eixos Willys / canela grossa: há quem diga que seriam fracos (?) para o uso no JPX devido ao motor diesel, principalmente naqueles repotencializados com motores de maior torque (MWM, HS 2.5 e etc.). Nunca vi nenhum com esta configuração de eixos e particularmente acho que este argumento de fraqueza não procede. Infelizmente não temos notícias de alguém que tenha concluído esta mudança...

3. Eixos Toyota Bandeirantes: alteram um pouco a bitola do veículo mas oferecem robustez e desempenho compatível para o JPX. Como atualmente estão valorizados pela escassez de peças, acabam saindo caro.

4. Eixos Land Rover Defender: Ao meu ver uma das melhores configurações disponíveis para os JPX atualmente. O conjunto é muito bom mecanicamente, porém é um tanto caro. Grande sacada seria utilizar um conjunto mecânico de caixa de câmbio, caixa de transferência e diferencial central blocante do Defender, como foi feito no JPX Aranha de Prata que aparece no site http://jpx.4x4brasil.com.br - seção JPX dos Amigos

5. Híbridos: existem diversos JPX rodando com eixos Carraro porém usando outros diferenciais, geralmente os Dana 44, que oferecem muitas opções de relações. Estes arranjos, apesar de envolver soluções "alternativas" geralmente ficam muito bons se o serviço for bem executado. Opções neste sentido estão sendo desenvolvidas principalmente pela Tecno Diesel, do amigo Marcelo de Pouso Alegre (antiga Veidiesel), que hoje é uma das melhores oficinas especializadas em JPX do Brasil, que tem sempre buscado soluções práticas para os problemas dos nossos jotas... Vejam por exemplo o tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3055

Saudações jipeiras a todos,

elmestizo
10/04/2004, 15:52
Penso em colocar num samurai. Será que rola? Fica bom? Lembrando que penso em coloca-lo aspirado!

gvogetta
10/04/2004, 16:24
Caro elmestizo,

Acho que não vai ser um bom negócio...

Fatores a considerar:

1. Dificuldade de encontrar um XUD-9 realmente confiável e em perfeito estado de funcionamento (os que estão à venda por aí já foram retirados dos JPX por problemas...);

2. Dificuldade posterior em obter peças de reposição (este motor não tem peças de reposição no mercado nacional, nem mesmo nas concessionárias Peugeot);

3. O custo de um motor VW AP 1.9 diesel novo é de aprox. R$ 5.000,00, o que acho bastante razoável se a idéia é colocar diesel no Samuca... Estes motores são encontrados nas concessionárias VW e suas peças não são tão complicadas de encontrar quanto às do XUD, sem falar na confiabilidade...

Saudações,

elmestizo
15/04/2004, 18:31
Onde acha 1.9 a 5 pilas? O mais barato que vi foi de 6.5k

gvogetta
18/04/2004, 17:30
Caro Elmestizo,


O AP 1.9 diesel, vi numa concessionária aqui de Curitiba (Copava VW) por R$ 5.200,00 novo, na caixa, há uns dois meses atrás... Tomei como base este preço...

Saudações,

Dendrobates
20/05/2004, 20:57
Olá a todos primeiramente.
E se fosse adaptado o motor do 608 no jpx? Já que este é muito mais duravel e o preço normalmente é mais barato(claro que um usado) e tem sua manutençao mais fácil e barata. Corrijam-me se estiver errado!!! Assim, quais as modificaçoes que eu teria que fazer?

Fabil
22/05/2004, 11:32
motor MB do 608?? acho que nao cabe no cofre do JPX....
T+

Nelson Freitas
01/06/2005, 22:25
Olá. Alguém que trocou o seu motor XUD 9 por outro tem motor completo para vender (motor, bomba, bico, alternador etc...)? Se tiver pode entrar em contato comigo. (nelson.luiz.freitas@terra.com.br).

Meu motor funciona bem, gostaria de comprar um outro para deixar um motor pronto para eventualidades. (pode parecer estranho, mas gosto do XUD 9).

Nelson Freitas

marrogmed
03/06/2005, 12:34
olá Nelson,

Recentemente comprei um jpx 96 e como já tenho um motor MWM sprint de um projeto anterior mau sucedido, estou muito propenso a fazer a adptação, já que vou casar com o carro.
Este motor é muito bom, não vejo nada de mau nele é só um pouco pequeno para o veículo, usado com uma "guida" tranquila é muito bom.
Então; Tenho um motor e um câmbio que no momento estou usando, acredito que fica mais fácil de avaliar as condições em funcionamento.
Estou em Santo André.

Um abraço.

Marcos

Nelson Freitas
03/06/2005, 23:21
Marcos,

Como estamos bem perto podemos marcar. Entre em contato via MP ou e-mail nelson.luiz.freitas@uol.com.br acertamos o que é possível fazer.

Abraços e até breve,

Nelson

nepomuk
22/09/2005, 08:32
Pessoal,

Comprei um Jota 96 com o motor recém retificado. Está zerado, sem nenhuma fumacinha. Minhas idéias seriam duas:
Ouvi dizer que reduzindo-se a pressão da turbina, ou até mesmo desativando-a, aumentamos a confiabilidade do XUD-9. Alguém já fez esse teste? Pois pelo que ví, o pessoal sempre cai na tentação de aumentar a compressão.

Segundo: Caso não seja possível (ou ineficiente) realizar o procedimento acima, pretendo vender meu XUD-9 com a caixa de transmissão Peugeot (ambos em perfeito estado) para adaptar um 2.2 gasolina da Blazer.
Algém sabe a média de preço desse conjunto?


Abraços,
[]'s transformistas (quê?... Ta me estranhado.... :x ).

ricardolm
22/09/2005, 09:18
Ola Nepomuk,

Tem um dos membros ( :putz: hehehehe) do forum que o pai dele tem um jota e ele tirou a turbina, eu acho que ele resolveu o problema do aquecimento, mas ganhou outro, o jota ja nao tem muita forca com turbo, nao consigo imaginar como ficou sem :pensativo: .

Eu refiz meu motor a +/- 5.000km, ate hoje nao tive outros problemas (espero que continue assim), é so vc respeitar os limites do motor (rotacao nunca superior a 3.500) olhar sempre o nivel do oleo e da agua, sendo que a agua deve sempre ter o etileno-glicol (aditivo), uma coisa que eu sempre faco é prestar atencao em vazamentos, principalmente de agua ( muito mais do que vazamento de oleo), pois este é o calcanhar de Aquiles do Jota.

Qto ao valor da venda, acho que varia muito, pois a procura nao é grande, tem outra pessoa do forum que esta vendendo 2 motores (com problemas) por 1.500 os dois e vai vender o que esta na viatura para colocar um MWM (se nao me engano), coloque um preco viavel e veja as ofertas!!

Boa sorte!

[]s

nepomuk
22/09/2005, 09:31
De repente não precisa nem desligar a turbina, basta reduzir a pressão. Mas sou a favor da sua idéia também. Tentar controlar a "cabeça quente" dele no pé mesmo.

Um colega aqui em Sorocaba vendeu o dele (em ordem) por $4000,00. Estava pensando em algo em torno disso mais $1000,00 da transmissão.

O Meu motor tá redondo. De repente nem é negócio vendê-lo. Vou pegar uma estrada com ele e ver como o motor se comporta. Se a 90km/h não sobre-aquecer fico com ele mesmo. (sai mais barato Aumentar o tempo de viagem do que encurtar a conta bancária.... :mrgreen: )

Abraços,
Obrigado pelas dicas.

Jambu
01/01/2009, 22:01
Por favor, alguém saberia me dizer quanto pesa um jpx? Pergunto isso porque penso em colocar um motor diesel no meu troller e estou avaliando inclusive o XUD. Grato. (O troller pesa 1.600kg sem carga)

joão k. chikui
01/01/2009, 22:53
José
Pesquise documentação . Acho que não mais consegue documentar. Talvez conseguisse se fosse um diesel common Rail EuroIV. Não sei aí no Pará.

cRiPpLe_rOoStEr
02/01/2009, 00:02
José
Pesquise documentação . Acho que não mais consegue documentar. Talvez conseguisse se fosse um diesel common Rail EuroIV. Não sei aí no Pará.

não é assim... se o motor cumprir com a legislação ambiental que vigorava no ano de fabricação do troller não tem problemas para documentar...

joão k. chikui
03/01/2009, 17:50
Errado
No caso da troca de combustível , vai ter que atender a legislação da data da troca . Se o troller dele já fosse diesel aí só trocaria o numero do motor no cadastro.

cRiPpLe_rOoStEr
03/01/2009, 18:07
Errado
No caso da troca de combustível , vai ter que atender a legislação da data da troca . Se o troller dele já fosse diesel aí só trocaria o numero do motor no cadastro.

só se é assim aí em são paulo... quando o meu tio passou o vitara para diesel no ano passado usou um motor de kombi...