Conectar

Ver Versão Completa : Proprietários de CJ3B - Relação Muito Curta!!!!

educamarabr
25/07/2006, 10:59
Amigos,

possuo um Cj3b - 1953 com motor BF161 6cc, mas a anos eu enfrento 1 problemao: A relação do bixo é curta demais, nao passa de 70 km/h sem "esgoelar" o motor.

O que pra trilha é bom, mas pro asfalto é ruim demais!

Eu já procurei de todas as formas 1 relação nova para os diferenciais, mas me parece que o diferencial DIANTEIRO é o problema, por ser menor, o que faz com q nao existam relações disponiveis no mercado pro mesmo...

Enfim, nao sei mais o que fazer!! Só é possivel melhorar esse problema trocando o eixo dianteiro mesmo???? O que nossos amigos proprietários do CJ3b fizeram??

Abraços em dúvida!

Edu Camara

proença
25/07/2006, 11:13
Amigos,

possuo um Cj3b - 1953 com motor BF161 6cc, mas a anos eu enfrento 1 problemao: A relação do bixo é curta demais, nao passa de 70 km/h sem "esgoelar" o motor.

O que pra trilha é bom, mas pro asfalto é ruim demais!

Eu já procurei de todas as formas 1 relação nova para os diferenciais, mas me parece que o diferencial DIANTEIRO é o problema, por ser menor, o que faz com q nao existam relações disponiveis no mercado pro mesmo...

Enfim, nao sei mais o que fazer!! Só é possivel melhorar esse problema trocando o eixo dianteiro mesmo???? O que nossos amigos proprietários do CJ3b fizeram??

Abraços em dúvida!

Edu Camara

SALVE EDU

TB POSSUO UM CJ3B (AP 2.0 ÁLCOOL E RELAÇÃO 44 X 9)
TÔ ESTRANHANDO 2 COISAS
1ª COMO COUBE UM MOTOR 6 CILINDROS NO SEU JIPE?
2ª COMO PODE ANDAR TÃO POUCO?
EU USAVA A RELAÇÃO ORIGINAL (43 X 8) E MOTOR AP 1.8 E ANDAVA BEM PRA K7 (CHEGAVA A 90/100 KM/H NA BOA)
QDO TROQUEI A RELAÇÃO, TIVE QUE MUDAR O DIFERENCIAL DIANTEIRO
REALMENTE NÃO CABE NA "BOLA"

[ ]´S

educamarabr
25/07/2006, 11:34
1- Como o Capo do Cj3b é mais alto, bastou chegar a parede corta-fogo uns centimetros pra trás que o motor coube beleza.

Mas agora estou comprando um motor de opala 4cc, pq eu to achando esse Bf161 muito xoxo. Será q pode ser isso ?

2- Anda apenas a 70/h ...passou disso, esgoela... Nao sei o que é mas será q tem a ver com a motorização? (Bf161 + cambio original 3marchas) ... Se o meu andasse a 90km/h na "boa", eu tava mais q satisfeito!

Qual o diferencial que vc usou? Como eu devo procurar pelo mesmo? (dana 44???)

educamarabr
25/07/2006, 11:34
1- Como o Capo do Cj3b é mais alto, bastou chegar a parede corta-fogo uns centimetros pra trás que o motor coube beleza.

Mas agora estou comprando um motor de opala 4cc, pq eu to achando esse Bf161 muito xoxo. Será q pode ser isso ?

2- Anda apenas a 70/h ...passou disso, esgoela... Nao sei o que é mas será q tem a ver com a motorização? (Bf161 + cambio original 3marchas) ... Se o meu andasse a 90km/h na "boa", eu tava mais q satisfeito!

otavio_gomes
25/07/2006, 14:13
Edu,

Eu tenho um CJ3A com motor, cambio eixos e diferenciais originais com a relação de diferencial mais longa e pneus 700x16.

O meu motor tem menos torque e potência que o BF 161 porém tem as mesmas faixas de rotação - a potência máxima é alcançada e 4000 rpm.

A caixa de marchas, de 3 ou 4 marchas tem a última marcha na relação 1:1 - não faz diferença colocar uma caixa de marchas de 4 marchas.

A maneira mais barata de trocar a relação de marchas é trocar o tamanho dos pneus
a roda montada com pneu original 600x16 tem 73 cm de diametro
a roda montada com pneus 750x16 tem 81 cm de diâmetro o que dá uma diferença de 11% - isso significa 11% acréscimo na velocidade final e 11% pior na arrancada, 11% de erro no velocímetro etc. Assim, na rotação que você andava a 70 km/h, com pneus maiores, você anda a 77,7 km/h e o velocímetro marca os antigos 70 km/h.

Se as engrenagens dos diferenciais estiverem ruins, vale a troca por outra relação mais longa. Os diferenciais são dana 44 para o eixo traseiro e dana 25 para o eixo dianteiro. De acordo com o site "the cj3b page" existiam 2 relações para o seu Jeep na época de sua fabricação 4.27:1 (5.38:1 optional) talvez o seu seja a relação mais curta.

Um abraço,

proença
25/07/2006, 16:41

estou usando o diferencial "canela grossa" do cj5

[ ]´s

educamarabr
25/07/2006, 16:58
Bom, como praticamente arrematei o motor do opala4cc, vou primeiro colocalo e ver o comportamento do jipe...

Com certeza o diferencial do meu eh o mais curto, sendo que justamente por ser dana 25 na frente, nao pega mais nenhum tipo de coroa/pinhao...o que é ruim...

Por outro lado, a bola menor do diferencial na trilha ajuda, pois eh mais dificil de pegar nos facões.

Agora, vou tratar de vender meu BF161, q tá mto bem conservado!

Abraços

rural4x4
25/07/2006, 17:12
O CJ3B pode ter relaçao 8x43(a maioria) e 8x39 na dianteira e 9x44 na traseira(muito poucos vieram assim).

Porem tem uma relação 10/41 para dana 25 que da certo com a 11x45 do dana 44.

Entao na verdade, existe relaçao disponivel pra alongar o diferencial dianteiro dos CJ3 porem nao e facil encontrar tais relaçoes, e importar nao deve ser tao barato.

Ja tive uma relação 10x41 que foi num 51 que eu vendi, e hoje tenho uma 8x39 guardada(que casa com o 9x44 da traseira, mas nao esta a venda), o engraçado e que a marca do conjunto nao é Dana , é Salisbury.

Ate mais

educamarabr
25/07/2006, 21:37
Rural4x4, tenho quase certeza q nos meu CJ tenho a relação 8x43 entao!

Vc vê alguma chance de melhoras com o Powertrain que pretendo instalar nele - Motor Opala 4cc + Caixa de marchas original (3marchas)....??

É certo que o motor vai ser trocado, e se eu conseguir manter o diferencial e alcançar ai uns 90km.h com ele tá bom!

Mais 1 pergunta...To na Zona Oeste de Sampa, alguem recomenda 1 mecanico competente e nao careiro pra eu instalar meu motor de opala?

Abraços

ceveiga
25/07/2006, 22:26
Rural4x4, tenho quase certeza q nos meu CJ tenho a relação 8x43 entao!

Vc vê alguma chance de melhoras com o Powertrain que pretendo instalar nele - Motor Opala 4cc + Caixa de marchas original (3marchas)....??

É certo que o motor vai ser trocado, e se eu conseguir manter o diferencial e alcançar ai uns 90km.h com ele tá bom!

Mais 1 pergunta...To na Zona Oeste de Sampa, alguem recomenda 1 mecanico competente e nao careiro pra eu instalar meu motor de opala?

Abraços

Educamarabr,

Também possuo um CJ3B só que um pouco mais novo. Com o motor original (Hurricane 4cc) cheguei a pegar 80km/h mas a velocidade de cruzeiro era de 70km/h mesmo.

Agora estou instalando um GM151 4cc alcool, se quiser a indicação da oficina me mande um mensagem privada que te passo o detalhes, mas te adianto que tá custando R$720 de m.o. (fica na Casa Verde).

Abraços,

rural4x4
25/07/2006, 23:15
So pra deixar com vontade, relação 4x88 para dana 25 nova na www.tellico4x4.com só U$100,95.

educamarabr
26/07/2006, 10:33
opa, que maravilha Rura4x4!! Nao sabia q tinha essa relação disponivel no exterior!

Com certeza é mais barato que trocar o eixo todo. Mas me diga 1 coisa... essa relação à venda 4x88 no site, equivale a qual para eu comprar pro DANA44 da traseira?

Renatocp57
26/07/2006, 13:13
Edu,
Estou numa empreitada parecida!! Também tenho um CJ3, e estou precisando fazer o motor dele (opala 4cc). Estou procurando alguns lugares para isso, entao se voce puder me indicar algo ajudaria bastante.
Valeu!!
Abraço.

educamarabr
26/07/2006, 14:08
Até agora consegui 1 mecanico em Sao Jose dos Campos, por 800 reais! :(

otavio_gomes
26/07/2006, 15:28
Edu,

A troca pura e simples do motor BF 161 pelo do GM 151 não lhe trará melhorias no sua velocidade de cruzeiro.

Os dois motores tem curvas de potência e torque equivalentes.
Ambos tem potencia máxima proximo a 4.000 rpm e torque máximo a 2000 rpm, além disso a potência dos dois é equivalente.

Você conseguiria mudança na velocidade de cruzeiro se colocasse um motor cuja potência máxima se situasse em outra faixa de rotação - por exemplo o AP 2.0 tem potencia máxima próximo de 5000 rpm (verifique isso)

Agora, o motor GM 151 tem vantagens sim - é mais leve e mais econômico.

Como o pessoal indicou aqui, a mudança da relações o mudança dos pneus é mais interessante. A troca do motor necessita de uma passagem no DETRAN para documentar o motor novo, so deve ser considerada se o motor instalado no carro apresenta defeito grave.

Um abraço,

educamarabr
26/07/2006, 17:30
Otavio, fale mais amigo,

quer dizer que o BF161 é igual ao Opala 4cc...??????
Sendo assim, nao vou fechar com o amigo que quer vendê-lo! (nao comprei ainda!!!!)

Só o que muda é o peso a e economia?

Puxa, entao o meu BF161 guenta a trilha na boa como os opalas 4cc...?

Abraços completamente perdidos

Marco Costa
26/07/2006, 22:51
SALVE EDU

TB POSSUO UM CJ3B (AP 2.0 ÁLCOOL E RELAÇÃO 44 X 9)
TÔ ESTRANHANDO 2 COISAS
1ª COMO COUBE UM MOTOR 6 CILINDROS NO SEU JIPE?
2ª COMO PODE ANDAR TÃO POUCO?
EU USAVA A RELAÇÃO ORIGINAL (43 X 8) E MOTOR AP 1.8 E ANDAVA BEM PRA K7 (CHEGAVA A 90/100 KM/H NA BOA)
QDO TROQUEI A RELAÇÃO, TIVE QUE MUDAR O DIFERENCIAL DIANTEIRO
REALMENTE NÃO CABE NA "BOLA"

[ ]´S

E dai proença..blz..cara eu tenho um cj3a e uso para fazer raid..tenho motor de opala 4cc e 4marcha original..fora..freio a disco,dh,molas toyota..etc..a minha pergunta é...o moto ap2.0 fica legal mesmo..eu quero trocar e colocar a clarkett..o jeep fica com o torque muito fraco para trilha ....ou é so ligar a reduzida e blz..

Abraços
Obs.sê possivel manda umas fotos do seu jeep
marcosax7@hotmail.com

proença
26/07/2006, 23:13
eu usava até AP 1.8 até o ano passado e já era bom pra k7, tanto na cidade/estrada como em trilhas
agora que estou com AP 2.0 a coisa ficou melhor ainda
tenho certeza de que vc não precisa ter esse temor de que o motor é tão fraco assim, conforme mencionado (o jeep fica com o torque muito fraco para trilha ....ou é so ligar a reduzida e blz..)
o meu cj3b reduzido anda muito (mas muito mesmo!) nas trilhas
pra ter idéia das trilhas que encaramos, já fizemos telégrafo, descampado (eldorado x barra do turvo) 3x, trilha do 90 e outras pela região e sempre nela tinha uma boa quantidade de jipes com motores AP (na última tinha 4!)
fotos da minha viatura (no antigo álbum tinha mais, mas não sei onde foi parar) estão em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2973

[ ]´s apzados

educamarabr
27/07/2006, 09:17
O custo pra por AP é muito mais alto que os outros?

Qdo meu BF abrir o bico eu vou de AP tb!!

proença
27/07/2006, 09:57
O custo pra por AP é muito mais alto que os outros?

Qdo meu BF abrir o bico eu vou de AP tb!!

acho que o custo é o mais em conta, senão vejamos:
1. o preço do motor AP (varia se vem completo, se é carburado ou injetado etc)
2. o valor da flange, que vai entre o câmbio willys e a capa seca do motor AP (tem colega vendendo no fórum http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18214)
3. suporte dos coxins do motor
4. dá pra usar radiador original (tem que adaptar cebolão e ventoinha elétrica) ou o do motor AP
5. embreagem tem que original da vw (a recondicionada não aguenta!)
6. mufla e filtro de ar (vale a criatividade do jipeiro :pensativo: )
resto é só acelerar e mandar ver

[ ]´s

otavio_gomes
27/07/2006, 15:35
Otavio, fale mais amigo,

quer dizer que o BF161 é igual ao Opala 4cc...??????
Sendo assim, nao vou fechar com o amigo que quer vendê-lo! (nao comprei ainda!!!!)

Só o que muda é o peso a e economia?

Puxa, entao o meu BF161 guenta a trilha na boa como os opalas 4cc...?

Abraços completamente perdidos

Edu,

no arquivo de download http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=14886
a parte B é um arquivo ZIP tem no 11.jpg as especificações de potências nominais dos motores GM de 4 e 6 cilindros.

O de 4 cilindros tem potencia bruta = 88,8 HP a 4500 rpm
e torque máximo bruto de 18 KGM a 2800 rpm isto para o motor equipado com carburador simples.

Você encontra o manual do proprietário do Jeep Willys em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18411
e, na página 5 tem Dados geraris do motor BF161:
a potencia do motor 90 HP a 4400 rpm e
17,98 KGM a 2000 rpm

Assim, os dois motores são equivalentes mesmo! É claro que o motor BF 3000 preparado é muito mais potente ou que o motor GM 151 pode receber preparação e ficar mais potente.

É mais interessante fazer uma boa manutenção em seu motor atual que substituí-lo e ter de passar mais uma vez no detran para regularizar o carro.

Se você observar direito, o BF 161 ainda ganha do GM 151 pelo fato que o primeiro tem torque máximo em rotação mais baixa, é um motor mais flexível que o do opala.

Um abraço

Marco Costa
28/07/2006, 22:49
acho que o custo é o mais em conta, senão vejamos:
1. o preço do motor AP (varia se vem completo, se é carburado ou injetado etc)
2. o valor da flange, que vai entre o câmbio willys e a capa seca do motor AP (tem colega vendendo no fórum http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18214)
3. suporte dos coxins do motor
4. dá pra usar radiador original (tem que adaptar cebolão e ventoinha elétrica) ou o do motor AP
5. embreagem tem que original da vw (a recondicionada não aguenta!)
6. mufla e filtro de ar (vale a criatividade do jipeiro :pensativo: )
resto é só acelerar e mandar ver

[ ]´s

Vou colocar o motor ap..só vou esperar um pouco$$$$$$$$$

Vc mora a onde..heim..eu coloquei uma bateria de 80amperes antes tinha uma de 100...mas a tua ahahah ganhou heim...é de onibus..ahaha..brincadeira.heim..não leve a mal.. ..eu tb prefiro que sobre do que falte na hora do aperto..

valeu..