PDA

Ver Versão Completa : Farol de Milha para Cherokee Sport



COUTINHO
24/07/2006, 23:17
Gostaria que alguem me orientasse em onde (endereço / e-mail )obter cotação e eventualmente adquirir um par de farois de milhas para colocação abaixo do parachoques. Pelo menos para quem já ultrapassou os 60, sinto necessidade de melhorar a luz desse excelente carro. Em uma concessionária, há mais de um ano, cotaram , se não me engano em R$ 1,0 mil.
Obrigado

Wallace
25/07/2006, 12:56
O farol de neblina auxiliar original é caro mesmo nos EUA, mas pode adapatar um parecido.
Mas recomendo antes trocar as lampadas do farol normal pela Silver Star H4 da Osram que custam no maximo uns R$ 40,00 o par mas dão uma boa diferença para o original.

COUTINHO
25/07/2006, 13:48
Wallace, muito obrigado pela orientação.

Coutinho

Luís Arato
07/08/2006, 09:58
Coutinho

Se entendi, você está precisando de farol de milha, não farol de neblina, certo?
Se for isso, conto o que fiz: comprei um par de farol de milha (R$ 125,00 o par), para longo alcance (diferente dos faróis de neblina - que no caso, já tinha no carro), lâmpadas de 100W cada, lente redonda de 100 mm de diâmetro, e montei por cima do parachoque, com um suporte que eu mesmo fiz (chapa 1,5 mm, dobrada em serralheiro). Ai, com uma ligação elétrica que custou R$ 70,00, com mão-de-obra e peças - relé, fios, conectores, etc, ficou muito bom.

Em recentíssima viagem, de noite, com os faróis de milha ligados era "covardia", dá para ver TUDO, o que aumenta a segurança e ajuda a manter a velocidade; só que nem pensar em usar quando outro carro vem em sentido contrário ---- "derrete os óios do disinfeliz".

Farol de neblina em geral vai por baixo do parachoque para justamente iluminar bem baixo, para não causar o "estouro" de luz na "parede branca" da neblina. Em condições normais, a distância e altura são menores do que o farol baixo do carro.

Agora, a opção de trocar as lâmpadas do próprio farol do carro, como disse Wallace, é muito boa mesmo, pois dá para usar na cidade e no dia-a-dia; o farol de milha é muito "animal".

Com certeza, iluminação é tudo!!!

Arbass
07/08/2006, 15:20
Luís Arato, O Iluminado.
Ou seria O Iluminador?

Abraço,

COUTINHO
09/08/2006, 23:08
Obrigado. Vou optar pela troca das lampadas , anteriormente sugerida pelo Wallace.
Cordialmente,

Coutinho


Coutinho

Se entendi, você está precisando de farol de milha, não farol de neblina, certo?
Se for isso, conto o que fiz: comprei um par de farol de milha (R$ 125,00 o par), para longo alcance (diferente dos faróis de neblina - que no caso, já tinha no carro), lâmpadas de 100W cada, lente redonda de 100 mm de diâmetro, e montei por cima do parachoque, com um suporte que eu mesmo fiz (chapa 1,5 mm, dobrada em serralheiro). Ai, com uma ligação elétrica que custou R$ 70,00, com mão-de-obra e peças - relé, fios, conectores, etc, ficou muito bom.

Em recentíssima viagem, de noite, com os faróis de milha ligados era "covardia", dá para ver TUDO, o que aumenta a segurança e ajuda a manter a velocidade; só que nem pensar em usar quando outro carro vem em sentido contrário ---- "derrete os óios do disinfeliz".

Farol de neblina em geral vai por baixo do parachoque para justamente iluminar bem baixo, para não causar o "estouro" de luz na "parede branca" da neblina. Em condições normais, a distância e altura são menores do que o farol baixo do carro.

Agora, a opção de trocar as lâmpadas do próprio farol do carro, como disse Wallace, é muito boa mesmo, pois dá para usar na cidade e no dia-a-dia; o farol de milha é muito "animal".

Com certeza, iluminação é tudo!!!

Paulo de Andrade
10/08/2006, 14:17
Aconselho também a instalação de um relê duplo para os faróis. Eu fiz isso no meu e a potência do farol praticamente dobrou, sem precisar trocar as lâmpadas. Com as lâmpadas sugeridas pelo Wallace, então, vai ficar excelente!
Com os faróis originais e o relê, até a polícia nume blitz reclamou que os meus faróis estavam muito fortes e não dava pra ver que estava no interior do carro :-D

Use um relê parrudo, daqueles com fusíveies externos.

Wallace
11/08/2006, 16:09
No minimo um rele original já tem.

Paulo de Andrade
11/08/2006, 17:51
Tem o relê original, porém esse não é ligado diretamente na bateria. Passa pelo chicote até os comandos, etc., por fios fininhos. Além disso, é um relê relativamente pequeno, desenhado para obter o maior custo/benefício pro fabricante.

Quando a gente instala um relê sómente para os faróis, ligado diretamente à bateria com um fio grosso, acontecem três coisas: primeiro, aumenta a carga elétrica aos faróis, pois os fios finos e outros componentes causam perda. Segundo, (isso dito pelos eletricistas) os relês maiores usam bobinas que também aumentam a carga elétrica, fazendo a potência dos faróis aumentar. E terceiro - e muito importante - toda a amperagem que antes ia para a alavanca de farol alto/baixo, interruptor do farol, etc, agora vai diretamente para o farol, poupando esses (caros) elementos, que passam a funcionar com amperagem baixa.

Pode parecer besteira, mas eu só acreditei quando um amigo instalou o relê em uma Land e os míseros faróis originais viraram dois holofotes. Resolvi instalar na Cherokee, também, e fiquei rindo à toa com o resultado. Não só os faróis, que eu sempre achei fracos, ficaram mais fortes que do Classe-A da minha mulher, como também ficaram com a luz mais branca. Colocando as lâmpadas que o Wallace sugeriu, aí então deve ficar um absurdo. Mas não foi só isso - as lanternas trazeiras ficaram bem mais fortes, também, pois agora não têm mais que dividir o circuito com os faróis. E até a iluminação interna do carro melhorou, pela mesma razão.

Portanto, por experiência própria, eu recomendo mesmo essa pequena e barata mofificação que é a instalação do relê.

Wallace
12/08/2006, 12:23
Paulo tem coisas que você fala que para mim não fazem sentido.
O rele do farol original esta lá justamente para toda a corrente não passar pela chave de acionamento.
E até onde sei os fusiveis das lanternas traseiras são outros.
E tem que tomar cuidado como e onde instala tais reles, principalmente para quem faz uso fora de estrada.

Paulo de Andrade
13/08/2006, 02:49
Wallace, entendo sua desconfiança, pois parece mesmo não fazer sentido. Porém, na prática o resultado é surpreendente. Quando eu for a Sampa, vou te mostrar pessoalmente e tenho certeza que você vai querer fazer a mesma coisa no seu. A diferença é enorme. Assim como outras modificações que fazemos nas Cherokees.

É provável que você saiba que fios mais grossos oferecem menos resistência que fios finos - daí fios finos esquentarem demais quando a corrente é muito elevada. Quanto maior a resistência, menos corrente efetiva chega ao destino - no caso os faróis. Você já viu que o pessoal que coloca som mais parrudo no carro puxa logo um fiozão direto da bateria? Isso porque os amplificadores necessitam de mais corrente. Se o chicote original segurasse, era só aproveitar a fiação original do rádio. O que acontece se fizer isso? O som fica sem portência e as luzes do carro chegam a diminuir quando o volume é maior, principalmente nos graves.

O mesmo acontece com os faróis ligados na fiação original: eles puxam um montão de corrente. Só que através dos fios fininhos do chicote, que vão lá pra trás do painel e aí voltam pros faróis. Daí eles praticamente dividem o mesmo circuito elétrico com o resto do carro. Ao ligarmos um relê parrudo diretamente na bateria, com um fio grosso, oferecemos maior corrente aos faróis, sem que esta passe pelo chicote do carro. Portanto os faróis trabalham com a corrente que realmente precisam em um circuito próprio. E o resto da iluminação do carro trabalha mais folgado, sem a corrente que o farol puxa. As lanternas traseiras, embora tenham fusíveis individuais, passam pelo mesmo interruptor (e circuito) que os faróis. Quando o relê é instalado, só a corrente mínima necessária para ativá-lo passa pelo interruptor, já que a corrente que alimenta as lâmpadas passa a vir direto da bateria, liberando mais corrente para as lanternas.

O relê original dos faróis tem a capacidade mínima para o funcionamento do circuito e é bem menor e mais barato que o relê que mencionei, sem contar que a corrente que vai para os faróis chega a ele pelo fio fininho do chicote. Faz mais sentido, agora?

Você lembrou bem sobre a importância da localização do relê novo! Sendo um carro para o uso fora de estrada, este tem que ser colocado o mais alto possível. O meu eu coloquei no cofre do motor, acima do pára-lamas, no lado do motorista. Se a água chegar até lá, já tá dentro do distribuidor antes. Como medida extrema de segurança, pode-se aplicar um silicone onde a capa do relê encontra com o corpo, garantindo vedação total.

Abraço,

Paulo

Arbass
13/08/2006, 06:50
Segundo, (isso dito pelos eletricistas) os relês maiores usam bobinas que também aumentam a carga elétrica, fazendo a potência dos faróis aumentar.


??????? Será q esse rele aumenta a voltagem? Aí faria mais sentido.

E aí como fica a vida útil da lâmpada?

Não passa por fusível? Se não passar e houver um curto, pode trazer consequências para outros componentes?


Saudações,

Wallace
13/08/2006, 12:07
Como falei, se os farois originais tem Rele é porque a fiação que passa pela chave é a minima só para ativar o rele.
Não é a questão de colocar o rele mais alto, mas ele e seu conector tem que ser especificos para tal aplicação. Alem de uma refrigeração adequada.
Ary, rele não muda a voltagem.
Tem que passar por fusível sim e de preferencia um para cada farol.

zemarcio
13/08/2006, 20:03
Não é sobre farol de milha....mas seguindo uma dica do Wallace procurei e achei facilmente os farois de neblina paralelos para minha ZJ.Se encaixaram como uma luva e paguei o equivalente a R$ 40 o par.Se alguem se interessar dou mais detalhes.

Arbass
13/08/2006, 21:20
Wallace,

Exatamente! Será q ele está falando mesmo de um relê?

O que é "aumentar a carga elétrica"? É a amperagem, é a voltagem?

Abs,

slip_Diego
14/08/2006, 01:58
Coutinho

Se entendi, você está precisando de farol de milha, não farol de neblina, certo?
Se for isso, conto o que fiz: comprei um par de farol de milha (R$ 125,00 o par), para longo alcance (diferente dos faróis de neblina - que no caso, já tinha no carro), lâmpadas de 100W cada, lente redonda de 100 mm de diâmetro, e montei por cima do parachoque, com um suporte que eu mesmo fiz (chapa 1,5 mm, dobrada em serralheiro). Ai, com uma ligação elétrica que custou R$ 70,00, com mão-de-obra e peças - relé, fios, conectores, etc, ficou muito bom.

Em recentíssima viagem, de noite, com os faróis de milha ligados era "covardia", dá para ver TUDO, o que aumenta a segurança e ajuda a manter a velocidade; só que nem pensar em usar quando outro carro vem em sentido contrário ---- "derrete os óios do disinfeliz".

Farol de neblina em geral vai por baixo do parachoque para justamente iluminar bem baixo, para não causar o "estouro" de luz na "parede branca" da neblina. Em condições normais, a distância e altura são menores do que o farol baixo do carro.

Agora, a opção de trocar as lâmpadas do próprio farol do carro, como disse Wallace, é muito boa mesmo, pois dá para usar na cidade e no dia-a-dia; o farol de milha é muito "animal".

Com certeza, iluminação é tudo!!!


vc não desliga quando ve outra pessoa ?????
não esquece q o mesmo pode ter ser ofuscado e sofrer um acidente .. e ateh msmo colidir com vc .. pense nisso ..

Luís Arato
14/08/2006, 10:36
Ary,

nada disso, o certo é:

Luís Arato, O "Cego" !!!!!!!



Luís Arato, O Iluminado.
Ou seria O Iluminador?

Abraço,

Luís Arato
14/08/2006, 10:57
Slip Diego,

repare na mensagem que afirmo: "só que nem pensar em usar quando outro carro vem em sentido contrário ---- "derrete os óios do disinfeliz".

Pode traduzir como um indicativo de que não uso e nem recomendo o uso quando outro veículo bem em sentido contrário.

E pode crer que "pensei nisso antes".

Na viagem passei por sua terra.

Abraços

Wallace
14/08/2006, 11:13
Wallace,

Exatamente! Será q ele está falando mesmo de um relê?

O que é "aumentar a carga elétrica"? É a amperagem, é a voltagem?

Abs,A voltagem é regulada pelo alternador, não tem muito como mudar.
O que se pode fazer, que é o caso do discutido é minimizar perdas para se ter a correta para a lampada, pois ai ela vai ter a maior potencia.

Luís Arato
14/08/2006, 11:39
Ary, como sempre vou dar meus palpites....

Primeiro ajustamos alguns conceitos: a tensão, ou voltagem, é fixa, no caso 12 V; em eletricidade quando nos referimos à carga estamos falando em capacidade de realizar algum trabalho, que é dado pela capacidade de o sistema suportar uma demanda de corrente elétrica (amperagem).

No caso de um farol, a demanda vai ser dada pela energia consumida, ou mais comumente chamada de "potência", medida em Watts. Quando digo "vai ser dada'" ,é porque só haverá corrente elétrica ser fecharmos um circuito com tensão (voltagem), ou seja com potencial de "gerar" corrente elétrica (amperagem).

Como a tensão é fixa, a corrente máxima demandada também é fixa.

Então toda a problemática reside na PERDA DE CARGA e não no AUMENTO DE CARGA; sim, pois já falado, há dissipação de energia nos fios, conexões, chaves, etc.

Quando se instala fios mais grossos, busca-se exatamente diminuir a perda de carga na fiação; os relés são chaves remotas, que controlam um circuito de alta demanda de energia, através de outro com baixa demanda; em geral, evitam que uma corrente alta passe pelos interruptores dos painéis, pois poderiam esquentar até derretê-los, além de serem mais um "gargalo" de carga.

Como foi dito, o relé usa a energia (de baixa amperagem) liberada pelo interruptor do farol para ativar uma bobina, que por sua vez fecha, ou abre, uma outra chave, que então libera a carga demandada (de alta amperagem), que, em geral, ligamos direto da bateria, justamente para diminuir as tais perdas de carga.

Os fusíveis são necessários para proteger contra curtos, que detonariam chaves, lâmpadas, baterias, fios, etc.

Em relação à contrução do relé, a corrente máxima que podem controlar depende da maneira como são feitos os contatos, para suportar o aquecimento normal, advindo da corrente elétrica e o problema do faiscamento que ocorre durante a abertura ou fechamento dos contatos, principalmente no controle de determinado tipo de carga indutivas, como motores; no caso dos faróis, as cargas são resistivas, mas também podem gerar um faiscamento.

Nossa, vamos resumir.

FAROL DE MILHA = INSTALAÇÃO ELÉTRICA COM DIREITO A RELÉ PRÓPRIO, FUSÍVEL E FIO GROSSO.

Se o carro já tiver tudo isso, nem precisa se preocupar, senão ..... veja a validade da carga do extintor de incêndio.

Abraços,

Ricardo Bambhoo
14/08/2006, 11:48
Srs;
Eu tinha um Feroza com farol que não iluminava nada. Meu eletricista fez uma "gambi" destas e o farol ficou muito bom.
O que muitas vezes acontece é que o rele original já está meio desgastado, meio oxidado, meio isto e meio aquilo, o que provoca perda de corrente (amperagem baixa diminui a potência da lâmpada: P = V x I) deixando a luz fraca. Com a substituição ou a adição de outro rele pode melhorar sim dependendo de qual é o problema !
E a minha Cheroka vai pro mesmo caminho: tem o farol amarelado e fraco.
[]'s

Marcelo Carvalhal
14/08/2006, 14:05
Meninas.....eu acho que vc estao enfiando muito o dedo na tomada..http://smiley.onegreatguy.net/flush.gif

Vao tomar choque....http://smiley.onegreatguy.net/burned.gif...


Algumas XJ tem o regulador de voltagem dentro do PCM, do modulo central do carro.....
Fica mexendo e da daqui a pouco..http://smiley.onegreatguy.net/dead.gif o modulo de vcs!!



Vou consultar e http://smiley.onegreatguy.net/bolt.gifja volto

Arbass
15/08/2006, 19:07
Ary, como sempre vou dar meus palpites....



Continuo s/ entender como um relê vai "aumentar a carga elétrica". Mas deixa prá lá.

Acrescentando ao q o mestre Carvalhal já expôs, gostaria de lembrá-los q focinho de porco não é tomada. E vc, q é advogado com certeza sabe q nem sempre é fácil provar isto e só o tempo irá dizer...

kct... nonsense total... tô meio revoltado hoje...

Saudações,

Ruidemar Freire da Rocha
15/08/2006, 21:33
Um dos farois de milha da minha estava retendo água, achei que iria ter problema para encontrar, o da marca NINO tem um custo de R$ 50,00 cada, já com a lâmpada, e fácil de encontrar, em qualquer auto elétrica. Espero ter ajudado.

Marcelo Carvalhal
16/08/2006, 14:47
Bom tinha certesa, mas confrimei...:concordo:

A voltagem é regulada pelo modulo do carro...PCM

Cuidado nas ligaçoes, vi que sugerirao relês com fusiveis ligados diretamente na bateria, se fizerem isso sem que interfira na corrente que sai do modulo e alimenta os sistemas nao tem problema...:concordo:
Mas se por algum motivo houver picos de energia na corrente, acontece a queima das seçoes do modulo...e disso eu entendo...pelo menos entendia:evil:

Luís Arato
16/08/2006, 17:20
Ary


Continuo s/ entender como um relê vai "aumentar a carga elétrica". Mas deixa prá lá.

Acrescentando ao q o mestre Carvalhal já expôs, gostaria de lembrá-los q focinho de porco não é tomada. E vc, q é advogado com certeza sabe q nem sempre é fácil provar isto e só o tempo irá dizer...

kct... nonsense total... tô meio revoltado hoje...

Saudações,


Relé não aumenta a carga, mas pode evitar perda de carga, e evita que muita corrente elétrica passe pelo interruptor do painel, esquentando-o e, eventualmente, derretendo-o. Só isso.

Gostou dos "-o"?

Mestre Carvalhal tem razão, pois sabe até aonde a filosofia da cag.... monstra (revelada por um nosso sábio colega - conhece?) pode levar a um inocente e esperançoso cherokeiro.

Assista aos programas eleitorais que qualquer tipo de revolta passa rápido!!!!

Abraços,

Benoni Apolidorio
01/04/2014, 13:43
Gostaria que alguem me orientasse em onde (endereço / e-mail )obter cotação e eventualmente adquirir um par de farois de milhas para colocação abaixo do parachoques. Pelo menos para quem já ultrapassou os 60, sinto necessidade de melhorar a luz desse excelente carro. Em uma concessionária, há mais de um ano, cotaram , se não me engano em R$ 1,0 mil.
Obrigado


Caro amigo,
Então gostaria de colocar um farol de milha no lugar certinho em baixo do para choque da Cherokee, e parece que você o fez, se sim ficou bom? e mais ou menos quanto ficou?

Balboa
25/10/2016, 10:08
Comprei dois farois LED para a minha XJ 2000 e tentei ligar nas tomadas do milha original que fica no parachoque. Mas ao testa-lo não tem corrente, como faço para ativa-los (obs: ela nuca teve miha, só o local) tem algum fusível desativado? falta ligar o chicote em algum lugar? o Botão do milha traseiro liga o dianteiro?

Gadelha
26/10/2016, 17:55
Comprei dois farois LED para a minha XJ 2000 e tentei ligar nas tomadas do milha original que fica no parachoque. Mas ao testa-lo não tem corrente, como faço para ativa-los (obs: ela nuca teve miha, só o local) tem algum fusível desativado? falta ligar o chicote em algum lugar? o Botão do milha traseiro liga o dianteiro?

Se a sua XJ não tiver o botão de neblina dianteiro não vai funcionar.
538228

A minha é assim. Não lembro se só a Rubicon vinha com esse botão.

T+:-)

PDAPACHECO
01/11/2016, 00:18
Aconselho ligar na luz alta, caso for milha. Mas se for neblina dá para usar a fiação que vem original, mas tem que ativar um relê, eu fiz isso semana passada na minha, funcionou bem. Mas como o projeto futuro é outro, tirei da rede interna (botão) e deixei direto quando liga a luz baixa.

Essa história de relê duplo no farol funciona?

Gadelha
01/11/2016, 20:55
Essa história de relê duplo no farol funciona?

Pra usar com que finalidade? Deixar ligado direto o farol com o interruptor desligado?

T+:-)

andreandrade
26/04/2018, 17:08
Aconselho ligar na luz alta, caso for milha. Mas se for neblina dá para usar a fiação que vem original, mas tem que ativar um relê, eu fiz isso semana passada na minha, funcionou bem. Mas como o projeto futuro é outro, tirei da rede interna (botão) e deixei direto quando liga a luz baixa.

Essa história de relê duplo no farol funciona?

O que vc quis dizer com "mas tem que ativar um relê"? Fala do relê do farol de neblina que consta no manual (e que fica junto do motor)?