Ver Versão Completa : Motor F-1000/Caixa Ranger
Olá amigos:
Tenho um conjunto de motor e caixa originais da F1000 4.9i gasolina equipando minha Rural.O problema é que eu quero tracionar a camionete.Pergunto:
-é posivel adaptar a sobre-caixa da Ranger no meu conjunto?
-e adapatar caixa e sobre-caixa direto no meu motor?
Aguardo opinião dos experts.
Abraços: Márcio.
Beto Lacerda
25/07/2006, 12:37
cara o cambio original da fmil é mazda né .. não conheço nnehuma flange p/ esse cambio . só fazendo mesmo , o Marcel (equipeminas4x4) tem feito as mais variadas flanges com sucesso . principalmente p/a as t-case de hilux que ainda são relativamente baratas pelo que oferecem .
ja o cambio clarck é facilmente adptavel em t-case toyota que aguenta o serviço sem duvidas ... e p/ plugar um clarck no 4.9i é baba , use a capa seca do V-8 tudo pnp ...
minha F-100 tem motor 4.9i acoplado ao cambio clarck 3m original usando a embreagem e capa seca do V-8 , sem adaptações só montar um no outro .
agora o que EU faria no seu lugar ...
eu compraria um cambio C-4 automatico do landau (esta mais barato que qqer clarck hj em dia , cambio auto preserva o sistema e é muito superior em performance off road ) , acoplava ele ao 4.9i e comprava a flange C4/tcase hilux do Marcel de BH ( a t-case de hilux é muito forte , roletada , tem kit de redução 4.7:1 no mercado , original é 2.28 :1 e band 1.9:1 se não me engano, e o melhor custa 1/3 das de band :mrgreen: ) fica um conjunto grande mas espaço não é problema numa rural ....
[]'s
Beto:
Sera que esse baita motorzão não vai ficar muito preso na estrada com uma caixa de 3 marchas do landau?
Abraço: Márcio
Beto Lacerda
26/07/2006, 12:18
cara landau tem motorzinho V-8 5.0 lembra ? :mrgreen:
a caixa da minha F-100 tem cambio 3m original ligado no 4.9i ,uso difrencial original dela (13/46) com pneus 32" ando a 110km/h a 2.400 rpm ... ... a 3ª é 1:1 igual a 4ª de cambio 4m .. os 5m tem 5ª desmultiplicada mas na boa um diferencialzinho mais longo ja resolve ...
Valeu Beto:
Gostei da tua ideia. Eu tava pensando em substituir minha caixa e adaptar via flange um conjunto completo(caixa e sobre-caixa) da toyota ou ranger...O problema é o preço dessa brincadeira!
Sera que essa opção caixa c4/flange Marcel/tcase hilux sai muito cara?
Um Abraço e muito obrigado :Márcio.
Beto Lacerda
26/07/2006, 16:54
uma tcase de hilux esta na faixa dos seus 1-1,5 mil , o C4 idem , a flange cambio tcase é uns 1,4k se não me engano com tudo que rpecisa (rolamento , luva retentor etc etc) , ou seja por uns 4k vc consegue fazer usando o C4 e tcase hilux .
com 4k vc compra só o cambio 5m da toy band ainda falat tcase e adapta-lo ao motor ...
o de ranger sai por menos ... mas a tcase de ranger é por corrente e manda o cardã dianteiro pelo lado do motorista e não sei se ele se acopla ao 4.9i sem adaptação ...
[]'s
O da ranger não acopla direto no 4.9.tem que adaptar e ainda virar o diferencial dianteiro( mas acho que isso é o de menos).Vc tem o e-mail do Marcel que faz a flange p/ o c4?
carlosee
24/09/2006, 21:03
Estou com a mesma indecisao na minha f75!
Tenho o motor 4.9i, e estou indecido entre:
Caixa Original Mazda MRII + TCASE Hilux (alguem jah acoplou alguma TCASE nesta caixa de marchas???) ou
Caixa 260F + TCASE Hilux!
Tenho facilidade em adquirir todos os componentes, porem... nao sei o que realmente devo colocar. Nao pretendo usar a F em trilhas extremamente pesadas... vai ser mais meu carro de dia a dia, passeios e vez ou outra uma trilhinha media... (afinal, ninguem eh de ferro...)
Alguma sugestao!?
Abracos
Carlos Eduardo Eloy
Ktranger
26/09/2006, 18:03
Nao pude deixar de ler , e ficar curioso
no meu caso tenho uma ranger com cambio original 4x2, o t-case da hilux serve no cambio mazda , vai ser nescessario cortar o aluminio e adaptar uma flange ? qual serio o custo disso , no caso do cambio 4x4 e da t case da ranger , como fica o comando eletrico ? outra duvida num cambio 4x4 eh possivel uma t-case hilux pnp ou flange ?
Edintruder
26/09/2006, 20:24
Nao pude deixar de ler , e ficar curioso
no meu caso tenho uma ranger com cambio original 4x2, o t-case da hilux serve no cambio mazda , vai ser nescessario cortar o aluminio e adaptar uma flange ? qual serio o custo disso , no caso do cambio 4x4 e da t case da ranger , como fica o comando eletrico ? outra duvida num cambio 4x4 eh possivel uma t-case hilux pnp ou flange ?
Vamos separar as perguntas para melhorar:
no meu caso tenho uma ranger com cambio original 4x2, o t-case da hilux serve no cambio mazda, vai ser nescessario cortar o aluminio e adaptar uma flange?
Só entre o câmbio e o motor. Porém como a caixa de transferência ou t-case fica atrás da transmissão, não precisa alteração nenhuma. Isso se a Caixa de Transferência da hilux realmente for adaptável no câmbio Mazda sem problemas.
qual serio o custo disso, no caso do cambio 4x4 e da t case da ranger , como fica o comando eletrico?
O câmbio é 5 marchas, a caixa de tranferência é que proporciona o 4x4. O comando elétrico é apenas no sistemna da caixa de transferência da S-10 ou da Ranger, no caso da Hilux tem que adaptar a alavanca no assoalho da tua Ranger. O custo é da caixa, mais eixo dianteiro completo da 4x4 e mão de obra.
outra duvida num cambio 4x4 eh possivel uma t-case hilux pnp ou flange?
O quê? pnp é plug n' play. Flange é a área de ligação entre a caixa de marchas e o motor, ou entre a caixa de marchas e a caixa de transferência.
Théo_Augusto
26/09/2006, 21:08
Só pra lembrar...
os cambios mazda que equipam as rangers 4x2 é o mesmo que o da 4x4, bastando trocar o "canhão" traseiro pela flange original que equipa os carros 4x4.
Se não for usar em trilhas hard core a tcase da ranger aguenta tranquilo.
Abraços
Théo
Walter L. L. Casitta
26/09/2006, 23:18
Só pra lembrar...
os cambios mazda que equipam as rangers 4x2 é o mesmo que o da 4x4, bastando trocar o "canhão" traseiro pela flange original que equipa os carros 4x4.
Théo,
Você ta enganado, o eixo principal também é diferente e é uma das peças mais caras do câmbio. O jeito é trocar o câmbio inteiro pro outro da versão 4x4 já com a CT montada.
Ktranger
27/09/2006, 23:02
A minha duvida eh se o cambio da 4x2 eh igual ao da 4x4 ? ou simplesmente cortar a flange traseira do cambio que vai a t-case , no caso jah respondida.
no caso do comando eletrico (ranger), me disseram que eh nescessario o chicote , mais a centralina, por isso a minha duvida, e no caso da hilux T-case manual , apenas adaptar as alavancas ? SE encaixar no cambio da 4x2 OU SE servir no cambio da 4x4 ? ambas nescessitam de adaptacoes ? ou apenas a 4x4 irah aceitar a adaptacao ?????
Pnp ..eh plug'n play
e ultima duvida a t-case da toyota dianteiro a esquerda ou direita ?
Ktranger
27/09/2006, 23:06
flange entre a transmissao e o T-case
ou vulgo canhao
obrigado
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.