PDA

Ver Versão Completa : Substituição de motor da Explorer



conder
24/07/2006, 20:34
Ola amigos!

Estou tentando ingressar no meio off-road, após a leitura de alguns post, chegei a conclusão de que o veiculo que atende minhas nescecidades é uma Explorer V6. A minha pergunta é existe posibilidade técnica e mecanica de se substituir o V6 de 4.0 por um diesel de 2.8, o da S10 ou o da Ranger?

Alguém já fez isso? ou conhece quem faça?:pensativo: :pensativo: :pensativo:

nelsonnrc
24/07/2006, 21:25
Existe a possibilidade, mas é trabalhoso.

Desculpa perguntar, mas por que trocar o motor?
-Visto que vai gastar uns R$10mil brincando, seria melhor comprar um veiculo Diesel de fábrica;fora o fato que é praticamente impossível de fazer o seguro de um carro com motor "modificado ou adaptado".

Vale ressaltar que se vc roda menos de 3mil km por mês um veículo a Diesel não é vantajoso.

Abs

Eron Pessanha
31/07/2006, 18:06
Caro Conder
Já fiz este questionamento no início do ano e fui convencido, por a+b que não valeria a pena.
Minha Explo é XLT 95 Manual e já tive uma Ranger XLT que me serviu super bem, por conta disso também fiquei curioso em saber da existencia de algum aventureiro desavisado que tivesse tentado tal empreitada.
Procure pelo forum que vc vai achar.
Achoa que o título era "troca de motor gasolia por diesel da Explorer"
Forte abraço
Eron - RJ

Amostardeiro
31/07/2006, 19:41
Ola amigos!

Estou tentando ingressar no meio off-road, após a leitura de alguns post, chegei a conclusão de que o veiculo que atende minhas nescecidades é uma Explorer V6. A minha pergunta é existe posibilidade técnica e mecanica de se substituir o V6 de 4.0 por um diesel de 2.8, o da S10 ou o da Ranger?

Alguém já fez isso? ou conhece quem faça?:pensativo: :pensativo: :pensativo:

Conder

Vi uma Explorer com todo o conjunto ( motor, câmbio, caixa de transferência )
da Ranger diesel, segundo o dono ficou muito bom tanto o desempenho como o aspecto economia.

Abraço

conder
01/08/2006, 00:42
vou tentar manter o topico em up para ver se encontro um corajoso que tenha feito ou tentado.

de obrigado aos amigos que responderam.

conder
01/08/2006, 00:44
Existe a possibilidade, mas é trabalhoso.

Desculpa perguntar, mas por que trocar o motor?
-Visto que vai gastar uns R$10mil brincando, seria melhor comprar um veiculo Diesel de fábrica;fora o fato que é praticamente impossível de fazer o seguro de um carro com motor "modificado ou adaptado".

Vale ressaltar que se vc roda menos de 3mil km por mês um veículo a Diesel não é vantajoso.

Abs
a questão é que tenho afinidade com a explorer, se for possivel conjugar com as vantagens do oléo ai tudo fica blzzz

Eron Pessanha
02/08/2006, 11:35
Caro Conder
Estive pensando ...(fedeu!) é depois de tudo que ouvi a respeito desta tarefa considero menos trabalhoso comprar uma Ranger do jeito que vc quer, tirar a carroceria e adaptar a carroceria de uma Explorer em cima...depois vende tudo aos pedaços...tanto a carroceria da Ranger como o chassi da Explorer...Vai até ganhar dinheiro campeão...risos...
Pense bem...o GNV atende perfeitamente as especificações da Explorer....ela continua igualzinha pelo que já pude verificar...
Forte abraço
Eron

conder
02/08/2006, 14:05
Caro Conder
Estive pensando ...(fedeu!) é depois de tudo que ouvi a respeito desta tarefa considero menos trabalhoso comprar uma Ranger do jeito que vc quer, tirar a carroceria e adaptar a carroceria de uma Explorer em cima...depois vende tudo aos pedaços...tanto a carroceria da Ranger como o chassi da Explorer...Vai até ganhar dinheiro campeão...risos...
Pense bem...o GNV atende perfeitamente as especificações da Explorer....ela continua igualzinha pelo que já pude verificar...
Forte abraço
Eron

Valeu Eron!!

Sua ideia é boa mas a minha grana é custa, teria que comprar dois carros para fazer isso, quanto ao GNV, aqui nos postos o pessoal nem seque ouviu falar.

hshshshsss

Eron Pessanha
02/08/2006, 14:47
A propósito Conder
Eu e a galerinha aqui de casa estamos pretendendo dar um pulo a São Luiz e ver de perto os Lençóis Maranhenses...
Até onde eu terei abastecimento em GNV? Pelo que já pude pesquisar em Fortaleza temos, não?
Outro grande trecho sem GNV é entre o norte do ES e Feira de Santana ou Salvador na BA...depois parece que temos em todos os estados, salvo em alguns pequenos trechos que provavelmente vou ter que deixar a bichinha queimando só gasolina...para meu desespero...
Forte abraço.
Eron

conder
02/08/2006, 15:08
A propósito Conder
Eu e a galerinha aqui de casa estamos pretendendo dar um pulo a São Luiz e ver de perto os Lençóis Maranhenses...
Até onde eu terei abastecimento em GNV? Pelo que já pude pesquisar em Fortaleza temos, não?
Outro grande trecho sem GNV é entre o norte do ES e Feira de Santana ou Salvador na BA...depois parece que temos em todos os estados, salvo em alguns pequenos trechos que provavelmente vou ter que deixar a bichinha queimando só gasolina...para meu desespero...
Forte abraço.
Eron

hehehehe
É verdade tem muito trecho sem GNV, mas no ceara e no Piaui, mais precisamente em terezina tem postos de abastecimento. mas passou pro maranhão o povo até desconhece.

sandersondf
15/08/2011, 19:14
Olá amigos.

Estava conversando com um amigo que compra sucata e ele mencionou que tem um motor V8 5.0 302 de uma Explorer Limited 99 em bom estado e me ofereceu pra trocar pelo V6.

É possível essa troca? O que precisaria trocar: suportes, sensores, ECU, radiador, bomba de gasolina, etc?

É possivel usar a caixa manual atual (M5OD-R1)e o mesmo diferencial? Precisa adaptar algo? Se não qual caixa manual pode ser usada?

A maioria vai achar ideia de maluco, mas carro beberrão por beberrão, que seja um V8! :twisted:

carlos francisco
16/08/2011, 14:33
naum entendo de mecânica...mas se der certo vai postando, para nos acompanhar a transformação...boa sorte...

jeb
16/08/2011, 14:55
Colega

Não faço ideia, mas já vi explorers com motor powerstroke diesel, incluindo troca de câmbio automático para manual. Nessa lógica, um V8 seria factível.

O problema é a mão de obra e tempo de uso do motor. Veja se esse V8 está em melhor estado que seu V6. Particularmente, eu não trocaria. Melhor pegar uma Limited V8 de uma vez.

J.

lcdalzoc
16/08/2011, 15:09
Minha pequena contribuição:

Se for pra trocar de motor, coloca logo um powertrain diesel. Senão mantenha a sua original ou troque por uma Limited de uma vez.

Rustão
17/08/2011, 11:18
Concordo com o Icdalzoc

sandersondf
17/08/2011, 19:27
Realmente, com o valor do motor + mão de obra + uns 4 conto dá pra pegar uma Limited inteira

Mas a adaptação é interessante. A minha é 4x2, nao da pra legalizar um motor diesel.

Outra coisa bacana seria um cambio manual no V8 ao inves do tradicional automatico por motivos de manutenção

O problema mesmo é achar alguem que faça isso e faça funcionar certinho

Alessandro,
22/08/2011, 10:31
Seu câmbio está com problemas?
Pela grana dessa troca, dá pra fazer manutenção do câmbio por "algumas vezes".

Só se justifica esse investimento se vc for apaixonado pelo seu XLT e tiver diversas personalizações.

jeb
01/09/2011, 23:44
Colegas

Vi um anúncio no mercadolivre de uma Explorer com motor de Hilux 3.0. Nunca imaginei esta possibilidade: MercadoLivre: EXPLORER HILUX - R$ 40000.00 (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-199765863-explorer-hilux-_JM)

J.

lcdalzoc
01/09/2011, 23:53
Colegas

Vi um anúncio no mercadolivre de uma Explorer com motor de Hilux 3.0. Nunca imaginei esta possibilidade: MercadoLivre: EXPLORER HILUX - R$ 40000.00 (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-199765863-explorer-hilux-_JM)

J.

Como será q o cara conseguiu legalizar sendo 4x2 ???

valdir junior 43
26/05/2012, 22:18
Caro amigos do forum quero trocar meu motor 4.0 gasolina da minha Explorer por diesel da ranger, qual o melhor motor, meu cambio da gasolina serve no motor diesel da Ranger e que tipo de adaptações devo fazer minha Explorer 4x2 XLT 97

Pedro Eduardo Patussi
26/05/2012, 22:54
olha só... não compensa não....ainda mais tua explorer sendo 4x2.... mas a melhor opção seria colocar o international 2.5 ou 2.8 da ranger...inclusive tem um usario do forum q tem uma explorer 2.5... sua explorer é automatica??se sim... é melhor colocar logo todo trem de força da ranger...dará menas dor de cabeça...e menas gambiarra...

Vinicius Hauagge
27/05/2012, 14:32
Coloquei a mecanica completa da ranger 3.0 na minha explorer... adaptação trabalhosa e cara, mas valeu cada centavo.... criei um topico sobre isso!
Abraco,
Vinicius!

miguelcps
27/05/2012, 14:55
Pelo que sei sobre a legislaçao, só pode colocar motor diesel se o carro tiver REDUZIDA, portanto, sendo 4x2, nao tem reduzida, entao nao consegue legalizar depois.

Pedro Eduardo Patussi
27/05/2012, 20:07
muito bem lembrado miguelcps.... ainda tem esse porem... o veiculo precisa transportar no minimo 1T ou ter CT com 4x4 high e 4x4low...(se transportar 1t e for 4x2 passa tranquilo...) como sua explorer não se encaixa em nenhum dos 2 requisitos...vai te dor de cabeça pra conseguir documentar no detran....

Alessandro,
28/05/2012, 17:54
A Explorer 4x2 tem capacidade de carga menor que a 4x4?

miguelcps
28/05/2012, 19:29
Acho que a capacidade é a mesma, só que para instalar um motor a Diesel tem que ter capacidade de carga acima de 1t ou ter cambio 4x4 com reduzida (Jeep), caso contrario nao se consegue documenta-la.

ELMY FERNANDO DE LACERDA
25/07/2014, 22:20
Tenho uma Explorer 4x4 reduzida e quero colocar um motor diesel 2.8 vou precisar trocar também caixa de cambio e algo mais. Tenho duvidas também sobre a parte elétrica.

rfdex
26/07/2014, 00:06
A sua é automática ou mecânica? Se usar o conjunto motor-câmbio já original (do veículo que irá ser retirado), fica bem mais fácil a troca. A parte elétrica é tranquilo, já que o 2.8 não é eletrônico. Daí a ligação é bem simples mesmo. Abraço

ELMY FERNANDO DE LACERDA
26/07/2014, 02:34
Mecânica, precisa mudar a posição dos calços do motor e da caixa

rfdex
26/07/2014, 11:45
Mecânica, precisa mudar a posição dos calços do motor e da caixa

Talvez, precisaria saber de quem já fez esta transformação. Mas se tiver que mudar, é coisa simples. Como o conjunto virá de uma Ranger, é possível que muita coisa case com o chassi da Explo! Abraço

ferraz
27/11/2014, 09:28
Caso eu transforme uma ranger 4x2 em 4x4, esta modificação deve constar na documentação?

Constando esta alteração poderia instalar uma mecânica diesel?

Estou apenas supondo imagine o quanto não sairia tudo isto?

rfdex
27/11/2014, 11:09
Em tese precisa alteração no documento, mas se alterar ninguém percebe. Todavia, para fins de enquadramento para motor diesel, eu já respondi noutro tópico (citando a legislação pertinente) que a lei não permite alterar a característica de um veículo de modo a deixá-lo "apto" para instalação de motor a diesel. Entendeu? Abraço

ferraz
27/11/2014, 20:55
A questão é que a lei permite altera-lo para 4x4 com redução, pois segundo a lei qualquer alteração deve ser descrita em documento.

Caso conste esta alteração futuramente se tornaria possível instalar motor diesel.

rfdex
27/11/2014, 22:53
Amigo, a norma é expressa nesse sentido. É proibido. Agora, se cumprem ou não a lei, já é outra questão...

ferraz
27/11/2014, 23:33
Saberia dizer se há jurisprudência a respeito, pois fica claro que se deve constar toda alteração no veiculo a própria letra da lei abre caminho para a legalização de novas alterações.

Irei pesquisar, caso encontre algo concreto, lhe envio se permitir.

Pois este questionamento surgi de uma conversa com uma migo tem possui uma ranger STX, sabendo de algo lhe informo.

Boa noite.

Mulambo
28/11/2014, 11:00
Valdir, me desculpe, sei que nao tenho nada a ver com isso, mas...pra que vc quer fazer isso? trocar o V6 por um Diesel?

rfdex
28/11/2014, 11:09
Exatamente, concordo com o Mulambo. A trabalheira e o custo ATUALMENTE não compensa mais... e friso novamente: não é permitido alterar a característica do veículo a fim de torná-lo apto a ter motor a diesel. Abraço

JOSUEL
06/07/2015, 09:47
coloquei a mecanica completa da ranger 3.0 na minha explorer... Adaptação trabalhosa e cara, mas valeu cada centavo.... Criei um topico sobre isso!
Abraco,
vinicius!

bom dia!!!

Como vcs fizeram para regularizar no detran, pois troquei o motor da minha explorer, 4x4, com redução, pelo motor maxi. 2.5 da ranger, e o detran aqui do amazonas nao quer regularizar, estão me pedindo informações de alguma outra explorer que já foi regularizada assim no brasil... Alguem que ja fez essa adaptação pode me ajudar?? Mandar informações como fazer os tramites?? As bases legais para isso??? Por favor me ajudem!!!

rfdex
06/07/2015, 23:36
Tem varias a diesel no Brasil. Aqui mesmo no forum tem umas 2. Essa aqui (HOW6559) tava a venda aqui no DF, documentada diesel. Abraço

Maycon Arruda
02/07/2020, 22:11
estou pensando em adaptar um motor diesel numa Explorer xlt 1994 v6. gostaria de saber se dá ? se terá como eu utilizar o tem de força original dela já q ele aguenta 160 cv ? como fica o painel de instrumentos . temperatura , RPM , etc....

Jonga@badbull4x4
29/05/2022, 18:38
Boa noite a todos,

Sou novo no mundo 4x4 e em dezembro/2021 surgiu a oportunidade de comprar uma explorer v6 4x4 94, estou apaixonado pelo carro e nao pretendo vender nunca mais, "ja achei ate propostas boas" mas seguindo, o carro é maravilhoso, no geral a mecanica é bem simples, "sou mecânico amador" e ela nunca me deixou na mão, criei um instagram para o carro pra poder compartilhar as experiencias de off road, mas hj eu sinto muito o consumo do carro, na ultima viagem que fiz, sai de salvador para mangue seco que fica a 235 km de distancia, andou bem, rodei nas dunas, nas praias, na vila, estimo ter rodado total de 560 km na viagem e o consumo me deixou muito triste pois o carro fez 5,9 km/l e eu achei absurdo, não coloquei altas velocidade nem forcei ela tanto assim.

então a duvida é a seguinte:

qual motor ideal para colocar nela?
preciso mudar a relação?

busco economia para viajar.

de antemão agradeço a todos e se quiserem conhecer o carro pode chegar no insta @badbull4x4