PDA

Ver Versão Completa : Tração no 4.9i

B737
24/07/2006, 12:58
Olá pessoal:
Tenho uma Rural 75 onde instalei o motor e caixa do 4.9i da F-1000.
O problema agora é como tracionar ela... Quero um conjunto 4x4 com reduzida.Mas que transferência aguenta esse motorzão? E como adapatar na caixa? Aguardo o socorro de vcs!
Um Abraço: Márcio.

ribon
24/07/2006, 16:01
Amigo,

Eu tenho um caixa 4x4 para vender, só que a mesma não tem reduzida. Veja em classificados.

Outra opção para vc é colocar a propria caixa 4x4 da F-1000 ou adaptar um t-case da Hilux.

[ ]´s

JrGurak
24/07/2006, 16:08
Fala Marcio,
Pra esta motorzera tem q ser uma caixa porreta.
A caixa de C-10 da certo, adaptando o eixo piloto e capa seca.
Acredito que fazendo estas adaptações de eixo piloto e capa seca outras cxs tbem dao certo.

ribon
24/07/2006, 16:52
JrGurak,

Pelo que entendi da msg do Marcio, ele já esta com o cambio no lugar.. O problema que ele tem hoje é a t-case.

Hoje ele pode usar:

1 - a que tenho - É ligado por cardã então independe o cambio;
2 - Instala a da F-1000 mesmo - Vai ser facil no cambio que tem;
3 - Usa a de Hilux ou de Bandeirantes - vai ter de fabricar uma flange;
4 - Usa a do Willys - Tem flange no mercado se seu cambio for um 2205 ou 260F.

[ ]´s

rural4x4
24/07/2006, 18:19
Usa logo uma da Engesa 4x4 e reduzida, falando nisso eu tenho uma dessa pra venda.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18739

Ate mais

rfdex
24/07/2006, 19:54
Colegas, tenho uma F1000 1997 equipada com esse motorzão 4.9i. Seguinte, a caixa de marchas dela é uma Mazda. Semana passada troquei o atuador da embreagem e o disco/platô. Morremos em 1900 reais, isso mesmo. Ligando em São Paulo, nas lojas citadas nos tópicos sobre Explorers aqui mesmo no 4x4Brasil, obive tais telefones. Ficava em 1100 reais essas peças em SP, porém eram paralelas. O câmbio e o motor nunca apresentaram um problema sequer. Já rodaram mais de 150 mil kms trabalhando pesado e nada de manutenção, a não ser completar nível do fluído de arrefecimento e trocar óleo e filtros de 5 em 5 mil kms. Me falaram que esse câmbio equipou as primeiras Rangers (a partir de 1998, argentinas e não aquelas antiguinhas americanas!). Assim, saiu versões 4x4 da mesma. Se realmente tais pickups foram equipadas com esse câmbio Mazda, certamente a tcase da Ranger casará certinho no danado. Quanto à essa informação, melhor coisa é confirmar com alguém entendido em Rangers. No tópico sobre pickups aqui no 4x4Brasil tem o Walter e o Edintruder (e outros colegas, claro!) que poderão ajudar nisso, pois ambos possuem uma Fordinha! Tente chamá-los via MP ou transferir o tópico para aquela seção. O câmbio das F1000 4x4 são carésimos. Não sei nem se vale a pena. Abraços

José Augusto
25/07/2006, 17:22
O torque desse motor é alto mas não é nenhum exagero, o Ribon já deu as opções, eu particularmente acho a 3a a melhor e mais confiável se bem que é a mais trabalhosa. A 4a seria minha opção seguinte, ficaria um pouco frágil, o CL-2205 estaria no ainda dentro do limite e a reduzida do Willys não se dá bem com rotação elevada.
As outras opções não oferecem redução.

JrGurak,

Pelo que entendi da msg do Marcio, ele já esta com o cambio no lugar.. O problema que ele tem hoje é a t-case.

Hoje ele pode usar:

1 - a que tenho - É ligado por cardã então independe o cambio;
2 - Instala a da F-1000 mesmo - Vai ser facil no cambio que tem;
3 - Usa a de Hilux ou de Bandeirantes - vai ter de fabricar uma flange;
4 - Usa a do Willys - Tem flange no mercado se seu cambio for um 2205 ou 260F.

[ ]´s

Beto Lacerda
25/07/2006, 17:38
José Augusto tenho de discordar o 4.9i tem 35 m.kgf a 2.400 rpm. cara é um put@ torque pricipalmente se comparar c/ os motores ciclo otto disponiveis no mercado nacional
[]'s

José Augusto
25/07/2006, 17:45
Beto sei que o torque é alto, eu mesmo disse isso, comparativamente (o torque é identico ao da Blazer V6) só que existem situações mais extremas e mesmo nessas situações existe no mercado nacional soluções, o que torna bem mais fácil de se encontrar no caso do 4.9i, lembrando que temos jipes equipados com o S4T (com seus 47 kgfm a apenas 1600 rpm) que tem reduzida.

Esclareci?

Beto Lacerda
25/07/2006, 17:55
s4t é diesel ... e dentre os diesel é famoso pelo absurdo torque me baixas rotações mas garanto que não anda junto com um 4.9i tive uma d-20 , otimo carero mas ele demora p/ encher e 4.9i enche rapidinho nenhum carro meu andava junto com essa f-100 até 140km/h .. acima disso não tenho coragem de pisar com ela :mrgreen: mas passa facil de 160 .. to com relação longa e pneu 32"
fora que s4t é turbo , turbina e taxa um 4.9i e me diz o resultado hehehehehe....
o 4.3 vortec tb é uma usina de força mas na boa não sei pq mas a f-100 com 4.9i atropela a s-10 v-6 do cara que trabalha comigo .. todo dia ele vem com gracejos e come pó na marginal .. retomada do 4.9i assusta
o torque é consideravel sim
[]'s

José Augusto
25/07/2006, 18:17
Beto enquanto eu editava minha mensagem anterior (tava dificil de entender) vc postou a sua, concordo que o 4.9i tem uma aceleração muito boa e que gira bem, por isto tb alertei o B737 com o problema da reduzida do willys.

Grande abraço

Beto Lacerda
25/07/2006, 18:34
entendi seu ponto :concordo: e concordo que a reduzida willys vai abrir o bico se abuzar dela .... p/ 4.9i na minha opinião o melhor conjunto seria clarck 5m na capa seca do V8 acoplado a uma tcase toy hilux para os ceticos , e para os que sabem as vantagens um belo C4 de landau na tcase hilux .
[]'s

B737
26/07/2006, 08:59
Amigos:
Desde já agradeço todas as sugestões. Quanto ao cambio do Landau(com 3 marchas)...Ele não deixaria esse baita motorzão muito "preso" na estrada? Apesar de eu concordar com as vantagens da caixa automatica na trilha...

Kerosene
26/07/2006, 09:39
é Senhores....

Tem Um Amigo Com 4.9 Aqui... E Já Rachou Umas 3 Caixas Willys.....

Depois Colocou Da Toyota Moderna ...e Já Tá Durando 1 Ano....

Só Que Teve Canseira......

O Clark Num Fica Muito Bom Não....

Eu Colocaria O Outro Clark Grande 240v, Que A Primeira é 6,3:1 E Cê Num Precisaria De Reduzida Pois A Primeira Desse é Mais Forte Que A Primeira Do Willys Reduzida Daí Usa Tração Engesa Que Num Precisa De Reduzida....

Agora Se A Idéia For Não Desmontar O Cambio Nem Tirar Nada Do Carro... Pode Por A Caixa Da Engesa Mesmo Ligada Com Cardã... Que Teu Motor Num Pede Reduzida De Jeito Nenhum..... Se Pedir Reduzida Garanto Que é Falta De Braço.....

Abraço.

pedro y
30/07/2006, 13:19
Colegas, tenho uma F1000 1997 equipada com esse motorzão 4.9i. Seguinte, a caixa de marchas dela é uma Mazda. Semana passada troquei o atuador da embreagem e o disco/platô. Morremos em 1900 reais, isso mesmo. Ligando em São Paulo, nas lojas citadas nos tópicos sobre Explorers aqui mesmo no 4x4Brasil, obive tais telefones. Ficava em 1100 reais essas peças em SP, porém eram paralelas. O câmbio e o motor nunca apresentaram um problema sequer. Já rodaram mais de 150 mil kms trabalhando pesado e nada de manutenção, a não ser completar nível do fluído de arrefecimento e trocar óleo e filtros de 5 em 5 mil kms. Me falaram que esse câmbio equipou as primeiras Rangers (a partir de 1998, argentinas e não aquelas antiguinhas americanas!). Assim, saiu versões 4x4 da mesma. Se realmente tais pickups foram equipadas com esse câmbio Mazda, certamente a tcase da Ranger casará certinho no danado. Quanto à essa informação, melhor coisa é confirmar com alguém entendido em Rangers. No tópico sobre pickups aqui no 4x4Brasil tem o Walter e o Edintruder (e outros colegas, claro!) que poderão ajudar nisso, pois ambos possuem uma Fordinha! Tente chamá-los via MP ou transferir o tópico para aquela seção. O câmbio das F1000 4x4 são carésimos. Não sei nem se vale a pena. Abraços

A peça para acoplar a T.Case é a N1010 que aparece no detalhe da T.Case da Ranger. Creio ser a mesma furação no câmbio da F1000.
No rodapé das imagens aparecem os nomes das peças. Parece que a carcaça de extensão são iguaizinhas... Mera suposição minha.

Estou pensando em usar esta idéia, girando a TCase para conectar o diferencial pelo lado direito (original da f75). E acho que é plug & play a tranferência da F1000 e Ranger... Quando puser a mão na massa eu terei certeza.
Mas não vai se agora. Se alguém quiser, vendo a que tenho e compro outra mais tarde.

carlosee
27/09/2006, 20:25
Amigo,

Eu tenho um caixa 4x4 para vender, só que a mesma não tem reduzida. Veja em classificados.

Outra opção para vc é colocar a propria caixa 4x4 da F-1000 ou adaptar um t-case da Hilux.

[ ]´s

Fala Ribon, tudo bem!?

Vc jah viu alguem adaptar uma caixa de hilux neste cambio!? Conhece quem faca este tipo de servico!? Tenho interesse neste conjunto tambem pra minha F75 ... Jah tenho o motor, a caixa da hilux... porem, ainda nao tenho cambio!... pois nao sei ao certo o que fazer!!

Um abraço

Carlos Eduardo Eloy

pcervieri
01/10/2006, 19:31
E ai galera do mal.
Tambem tenho um motorZINHO desse 4.9 parado aqui em casa, estou pensando em montar uma f75 com ele mas nao achei um cambio/t-case ideal, quem ja fez essa adaptacao me de uma luz.
Cambio automatico ficaria bem? Que cambio e tracao utilizaria?

Um abraco.

carlosee
01/10/2006, 21:43
Fala Paulo, tudo bem!?

Entao... estava querendo utilizar um cambio 260f + t case hilux, ... mas estou comecando a achar uma coisa meio inviavel $$$, pois... tem que ser confeccionado uma flange cambio x tcase, fora a adaptacao do cambio no motor... ou seja, em 3 conjuntos, sao praticamente 2 adaptacoes... A adaptacao apesar de viavel, creio que deva finalizar quase que o mesmo preco, senao mais caro do conjunto completo da toy bandeirantes, sendo que fica apenas a adaptacao motor x cambio, sendo esta a mais facil ao meu ver, utilizando a capa seca do motor v8 do maverick. Estou estudando seriamente o cambio + tcase da toy bandeirantes, 4m sincronizado... devido ao custo beneficio. É uma caixa bastante robusta, e creio que deva aguentar bem o torque deste. Estou pra receber uma resposta amanha de um conjunto deste aqui proximo da minha cidade, e a pessoa esta pedindo R$2500,00 ... :-D e quase nao estou dormindo pra saber se o cara jah vendeu ou nao! :cry:

Vamos ver no que vai dar!

Carlos Eduardo Eloy