PDA

Ver Versão Completa : Grand Vitara soltando uma fumaça branca, estranho...

Guilherme Rocha
24/07/2006, 11:20
Olá, galera!!

É o seguinte - notei que minha viatura (Grand Vitara 1.6 16V 3p) as vezes está expelindo uma fumaça branca pelo escapamento... Tem um cheiro forte essa fumaça.

Isso já aconteceu com alguém? É algo normal?

Abraço a todos!

Morcego
24/07/2006, 13:41
Fumaça demais saindo do escape nunca é normal, repare se isto acontece somente quando você para a viatura muito inclinada, se for é porque existe algum tipo de folga e o oleo passa.

Iuri Pereira
18/11/2013, 14:07
Srs, tive esse mesmo problema: carro inclinado na subida e gerou uma fumaça branca!
Esse é meu primeiro 4x4 e fiquei preocupado.

O colega abaixo mencionou 'folga'. Aonde poderia ser?

Fumaça demais saindo do escape nunca é normal, repare se isto acontece somente quando você para a viatura muito inclinada, se for é porque existe algum tipo de folga e o oleo passa.

Digao
19/11/2013, 19:17
Fumaça branca geralmente é queima do líquido de arrefecimento, talvez pela junta do cabeçote. Uma menor possibilidade é de queima do fluido de freio.... sim, fluido de freio. Se o cilindro mestre estiver com defeito o fluido passa pro hidrovácuo e é aspirado para a admissão pela mangueira do vácuo. Isso se a fumaça for branca mesmo. Não confunda com fumaça azul, que é da queima de óleo.

Abs.

lolsasquatch
03/06/2014, 10:44
Olá

Minha GVIII 2.0 2009 está fumando na primeira partida do dia. O meu mecânico disse que provavelmente é retífica do cabeçote, e que as borrachas podem ter se ressecado de ter ficado muito parado. O carro tem só 53.000 km, eu sou o terceiro dono e até 40.000 km tem a manutenção no caderninho. O dono anterior me deu a nota da última troca de óleo dele aos 47.000 km.

Alguma dica ou cuidado extra? Será que vale a pena aproveitar a abertura e fazer alguma coisa de preparação para melhorar potência?

Preciso fazer uma lista de peças e confirmar com o mecânico, porque não quero ficar muito tempo sem o carro depois que abrir o cabeçote.

Para começar, imagino que
Jogo de juntas do Motor Suzuki G.VITARA 2.0 16V Geração III Após 2006 - Original - Motor - RETENTOR/JUNTA (http://suzucar.com.br/loja/retent-juntas/motor/jogo-de-juntas-do-motor-suzuki-g-vitara-2-0-16v-gerac-o-iii-apos-2006-original.html)
Retentor de Valvulas G. VITARA 2.0 16V (http://suzucar.com.br/loja/retentor-de-valvulas-g-vitara-2-0-16v.html)

[]s

Troller-a-vista
03/06/2014, 10:46
busque outro mecanico.

LFC
03/06/2014, 11:29
Retificar o cabeçote é para o caso de empeno, causado por super aquecimento e isso não faz o carro fumar (= fumaça azulada de óleo) pela manhã. Troca de retentores de válvulas ok, deve (provavelmente vai) precisar trocar a junta do cabeçote tb. Mas é muito estranho um carro Suzuki com essa quilometragem ter esse problema. Talvez seja o caso de vc pesquisar mais com outro mecânico.
Abs,
LFC

lolsasquatch
03/06/2014, 12:08
Pois é. Em defesa do mecânico, ele não olhou o carro, eu só falei com ele pelo telefone. Ele disse que as juntas podem ter ressecado por o carro ter ficado muito parado. Para abrir e olhar precisa da junta do cabeçote e dos retentores, certo? Senão vou ficar com o carro parado :-)

LFC
03/06/2014, 12:37
Converse com o meca se necessariamente vai precisar da junta do cabeçote só pelo fato de abrir para olhar, isso se ele for abrir mesmo.
Abs,
LFC

lolsasquatch
03/06/2014, 12:40
Converse com o meca se necessariamente vai precisar da junta do cabeçote só pelo fato de abrir para olhar, isso se ele for abrir mesmo.
Abs,
LFC

Beleza, vou perguntar para ele.

Obrigado.

lolsasquatch
05/06/2014, 14:58
Update: depois de fumar duas manhãs seguidas, já fazem dois dias que não fuma. Estou monitorando.

LFC
05/06/2014, 15:23
Não era vapor não? Por causa do frio por aí.
Ou houve um super aquecimento antes da fumada?
Imagino que não seja nada pois esses carros não costumam apresentar esse problema mesmo com quilometragem maior.
Abs,
LFC

lolsasquatch
05/06/2014, 18:29
Não era vapor não? Por causa do frio por aí.
Ou houve um super aquecimento antes da fumada?
Imagino que não seja nada pois esses carros não costumam apresentar esse problema mesmo com quilometragem maior.
Abs,
LFC

Não teve superaquecimento, as duas vezes foi no primeiro horário. Até pode ser algum vapor, mas achei meio denso... muito engraçado.

João Muraro
06/06/2014, 17:48
Não teve superaquecimento, as duas vezes foi no primeiro horário. Até pode ser algum vapor, mas achei meio denso... muito engraçado.

Acho que vale a pena observar direito antes de mexer no motor...como citado anteriormente pode ser apenas vapor por conta do frio.

lolsasquatch
06/06/2014, 17:55
Acho que vale a pena observar direito antes de mexer no motor...como citado anteriormente pode ser apenas vapor por conta do frio.

Pois é, até porque só o jogo de juntas já sai quase mil reais...

Glaicon
07/06/2014, 07:29
Abrir o motor de uma viatura com essa pouca idade e Km é a última coisa que eu faria.
É quase impossível esse motor dar algum tipo de problema.
A primeira coisa que faria seria usar a gasolina atual até chegar na reserva, colocando em seguida gasolina pódium e pegando a estrada, fazendo o motor trabalhar de forma constante.
O uso somente urbano dos veículos é prejudicial.
Troque também as velas.
Ah, e como disseram antes, troque de mecânico!:concordo:

lolsasquatch
07/06/2014, 09:23
Abrir o motor de uma viatura com essa pouca idade e Km é a última coisa que eu faria.
É quase impossível esse motor dar algum tipo de problema.
A primeira coisa que faria seria usar a gasolina atual até chegar na reserva, colocando em seguida gasolina pódium e pegando a estrada, fazendo o motor trabalhar de forma constante.
O uso somente urbano dos veículos é prejudicial.
Troque também as velas.
Ah, e como disseram antes, troque de mecânico!:concordo:

Hehehe o coitado do mecânico só me atendeu por telefone. As velas estão boas (foram trocadas faz uns 5000 km e revisadas faz uns 1000 km). Vou tentar trocar de posto também.

Glaicon
08/06/2014, 09:44
Hehehe o coitado do mecânico só me atendeu por telefone. As velas estão boas (foram trocadas faz uns 5000 km e revisadas faz uns 1000 km). Vou tentar trocar de posto também.
Mesmo atendendo pelo telefone ele já plantou o terror em você.
Poderia ser mais alternativo e light.
Veja só: houve um outro tópico do tipo "barulho estranho no motor". Depois de diversas dicas assombrosas dos usuários, por telefone um mecânico disse para o rapaz jogar um pouquinho de água nas correias do alternador e direção hidráulica. Pronto!
Parou o barulho.
Era só o correia ressecada.
O mecânico foi elogiado, mesmo tendo atendido só pelo telefone.
Esse é o espírito da coisa.:concordo:

lolsasquatch
08/06/2014, 09:59
Mesmo atendendo pelo telefone ele já plantou o terror em você.
Poderia ser mais alternativo e light.
Veja só: houve um outro tópico do tipo "barulho estranho no motor". Depois de diversas dicas assombrosas dos usuários, por telefone um mecânico disse para o rapaz jogar um pouquinho de água nas correias do alternador e direção hidráulica. Pronto!
Parou o barulho.
Era só o correia ressecada.
O mecânico foi elogiado, mesmo tendo atendido só pelo telefone.
Esse é o espírito da coisa.:concordo:

Pois é. Difícil arranjar mecânico perfeito, ainda mais no interior :)

Vários anos atrás morava em POA e levava meu Fiesta para revisar num mecânico que trabalhava também com protótipos. Uma vez ele esqueceu de revisar as pastilhas e perdi os discos também. :-/ Depois dessa, sempre olho.

manuelsampaio
08/06/2014, 16:18
Eu tive o mesmo problema com esse motor, quilometragem parecida 60.000 e ano da viatura 2009. No meu caso, eu era o terceiro dono então não sei como era o estilo de troca de óleo dos donos anteriores e nem posso confirmar se esses 60.000 eram a quilometragem real. O motor estava muito carbonizado, tive que fazer uma descarbonização completa e troca dos retentores e juntas, o carro ficou zero e melhorou muito o consumo. Esse motor é muito resistente, mas é muito sensível a carbonização.

lolsasquatch
08/06/2014, 16:22
Eu tive o mesmo problema com esse motor, quilometragem parecida 60.000 e ano da viatura 2009. No meu caso, eu era o terceiro dono então não sei como era o estilo de troca de óleo dos donos anteriores e nem posso confirmar se esses 60.000 eram a quilometragem real. O motor estava muito carbonizado, tive que fazer uma descarbonização completa e troca dos retentores e juntas, o carro ficou zero e melhorou muito o consumo. Esse motor é muito resistente, mas é muito sensível a carbonização.

Pode ser um pouco o caso, mas as primeiras trocas de óleo estão documentadas no caderninho.

Achei muito interessante que o filtro de gasolina só troca com 100 mil Km. Isso não deve dar muito certo aqui na huehuelândia.

manuelsampaio
08/06/2014, 16:25
Pode ser um pouco o caso, mas as primeiras trocas de óleo estão documentadas no caderninho.

Achei muito interessante que o filtro de gasolina só troca com 100 mil Km. Isso não deve dar muito certo aqui na huehuelândia.

É que o filtro desse carro é diferente dos outros, é apenas uma telinha que fica dentro do tanque junto com a bomba de combustível.

lolsasquatch
08/06/2014, 16:30
É que o filtro desse carro é diferente dos outros, é apenas uma telinha que fica dentro do tanque junto com a bomba de combustível.

Sim, mas... a gasolina aqui não é famosa pela qualidade.

lolsasquatch
08/06/2014, 16:33
Agora, carbonização explicaria muita coisa. Minha média na estrada não está batendo nos 7.5 km/l, na cidade faço 6 km/l ou menos, andando na manha mesmo (real, pelo tanque. Computador dá menos).

manuelsampaio
08/06/2014, 17:16
Agora, carbonização explicaria muita coisa. Minha média na estrada não está batendo nos 7.5 km/l, na cidade faço 6 km/l ou menos, andando na manha mesmo (real, pelo tanque. Computador dá menos).

Eu acho o Grand Vitara um carro espetacular, só troquei o meu por precisar mais de espaço. Agora consumo e desempenho nunca foram o forte dele, nunca consegui fazer mais que 9 na estrada e meu consumo na cidade era sempre entre 5.5 a 6.5, no meu caso o carro era automático.

lolsasquatch
08/06/2014, 17:31
Eu acho o Grand Vitara um carro espetacular, só troquei o meu por precisar mais de espaço. Agora consumo e desempenho nunca foram o forte dele, nunca consegui fazer mais que 9 na estrada e meu consumo na cidade era sempre entre 5.5 a 6.5, no meu caso o carro era automático.
9 na estrada no meu AT é um sonho :-) Comprei usado, substituindo meu Civic praticamente da mesma idade, fazendo 11km/l a 120 km/h (mas com mais quilometragem) por conta do espaço.

Pelo menos é mais rápido na chuva :-)

lolsasquatch
16/06/2014, 13:35
O meu New Civic lembro que fizeram o ajuste das válvulas com 40 mil km. Está na tabela de revisões inclusive. Não estou com o manual à mão, senão diria se o GV também tem essa verificação.

Deu mais duas fumadas de manhã. Hoje coloquei um tanque de Premium e vamos ver o que acontece. Interessante que o computador de bordo deu uma pirada e está marcando 7.5km/l dentro da cidade (nunca marcou mais que uns 6km/l). Como não é muito confiável, principalmente no início do tanque, vamos ver como fica.

Glaicon
17/06/2014, 06:38
O meu New Civic lembro que fizeram o ajuste das válvulas com 40 mil km. Está na tabela de revisões inclusive. Não estou com o manual à mão, senão diria se o GV também tem essa verificação.

Deu mais duas fumadas de manhã. Hoje coloquei um tanque de Premium e vamos ver o que acontece. Interessante que o computador de bordo deu uma pirada e está marcando 7.5km/l dentro da cidade (nunca marcou mais que uns 6km/l). Como não é muito confiável, principalmente no início do tanque, vamos ver como fica.
Se engasgar e tossir é porque deu algum resultado.:concordo:

lolsasquatch
17/06/2014, 21:16
Interessante como ele faz menos barulho para ligar com a Premium. Será que dá pré-detonação com a comum e ele atrasa o ponto no momento que liga?

Marco Antonio Helio
18/06/2014, 00:00
Interessante como ele faz menos barulho para ligar com a Premium. Será que dá pré-detonação com a comum e ele atrasa o ponto no momento que liga?

Talvez seja pré-detonação. O motor 2.0 do GV tem taxa de compressão de 10,5. Todos os motores com taxa acima de 10 têm que usar gasolina de alta octanagem, para evitar a pré-detonação e dar melhor desempenho.

Na gasolina comum o consumo também é maior do que com a Podium. Eu só uso Podium e o motor funcional redondinho.

lolsasquatch
18/06/2014, 07:22
Talvez seja pré-detonação. O motor 2.0 do GV tem taxa de compressão de 10,5. Todos os motores com taxa acima de 10 têm que usar gasolina de alta octanagem, para evitar a pré-detonação e dar melhor desempenho.

Na gasolina comum o consumo também é maior do que com a Podium. Eu só uso Podium e o motor funcional redondinho.

No meu ex-Civic (e no C3 da minha esposa) sempre colocava ou premium ou um pouco de álcool. Imaginei que, como o motor do GV não é flex, daria menos problema de pré-detonação. Mas se notava a pré-detonação apenas quando fazendo força em baixa velocidade.

lolsasquatch
27/06/2014, 10:48
Updateando a saga, coloquei um tanque de premium. Estou na metade dele e não vi mais fumaça.... começando a desconfiar que peguei uma gasolina com muito álcool ou outra adulteração antes.

Glaicon
28/06/2014, 06:41
Updateando a saga, coloquei um tanque de premium. Estou na metade dele e não vi mais fumaça.... começando a desconfiar que peguei uma gasolina com muito álcool ou outra adulteração antes.
Bom, ainda falta meio tanque, mas já é motivo para sorrir com essa alteração no resultado.:palmas:
Pegou rodovia?:pipoca:

lolsasquatch
28/06/2014, 07:27
Bom, ainda falta meio tanque, mas já é motivo para sorrir com essa alteração no resultado.:palmas:
Pegou rodovia?:pipoca:

Não, mas estou forçando mais a rotação nas saídas, tecla AT Power ligada inclusive.

lolsasquatch
11/09/2014, 14:06
Deu fumaça branca de novo essa manhã.... acho que algum retentor deve ter mesmo ido pro pau.

Glaicon
12/09/2014, 08:06
Deu fumaça branca de novo essa manhã.... acho que algum retentor deve ter mesmo ido pro pau.
Mas e nesses dois meses e meio, desde a última postagem, havia melhorado?:pipoca:

lolsasquatch
12/09/2014, 08:21
Mas e nesses dois meses e meio, desde a última postagem, havia melhorado?:pipoca:

Pois é, nesses dois meses eu não vi nada de mais... não deu para acompanhar o nível do óleo porque a porcaria do filtro soltou e fez uma meleca do inferno na minha garagem :-) Tive que trocar o filtro, por mais dois litros de óleo (ele perde bastante na hora de tirar o filtro, fora o que já tinha perdido), e ainda não ficou no nível máximo. Como devo trocar em outubro de novo, não me importei muito com o último detalhe.

Interessante que o cara do posto (onde arrumei, não onde coloquei originalmente) diz que é o terceiro GV que eles veem com esse problema. Acho que os filtros do mercado não são idênticos ao original.

Mas essa já é outra odisséia hehehe

lolsasquatch
23/10/2014, 20:30
Update: meu connector ODB-II finalmente chegou. Está acusando P0030, P0031 e P0037, que é problema no sensor de aquecimento do oxigênio (sonda lambda em português?).

Vou ter que dar uma olhada nos fusíveis e tensões antes de ter certeza que tem realmente problema no sensor. Como é um sensor usado para decidir se esquenta ou não os gases do escapamento, me parece que pode ter relação.

Glaicon
24/10/2014, 07:02
Update: meu connector ODB-II finalmente chegou. Está acusando P0030, P0031 e P0037, que é problema no sensor de aquecimento do oxigênio (sonda lambda em português?).

Vou ter que dar uma olhada nos fusíveis e tensões antes de ter certeza que tem realmente problema no sensor. Como é um sensor usado para decidir se esquenta ou não os gases do escapamento, me parece que pode ter relação.
Bom, pelo menos continua não sendo problema de cabeçote, conforme o começo deste tópico.
Ainda está barato o conserto.:concordo:

lolsasquatch
24/10/2014, 07:16
Bom, pelo menos continua não sendo problema de cabeçote, conforme o começo deste tópico.
Ainda está barato o conserto.:concordo:

Mais ou menos barato, parece que a sonda lambda na CCS é mais de mil reais. Já andei dando uma olhada e tem usada por 400-500 reais ou as genéricas, mas dai tem que recortar chicote.

Pior que até já estou com o jogo de juntas comprado (de teimoso).

lolsasquatch
24/10/2014, 07:29
E detalhe: me dei conta que P0030-1 é o primeiro sensor e P0037 é o segundo.... o negócio é rezar para ser o maldito fusível.

Glaicon
25/10/2014, 08:03
Mais ou menos barato, parece que a sonda lambda na CCS é mais de mil reais. Já andei dando uma olhada e tem usada por 400-500 reais ou as genéricas, mas dai tem que recortar chicote.

Pior que até já estou com o jogo de juntas comprado (de teimoso).
Hehehe, ainda está barato, em comparação a um serviço de cabeçote. Fique tranquilo.
Não compre peças genéricas, pois sensores têm uma padronização bem definida.
Se comprar algo fora do ponto correto, é capaz de ainda manter alguma falha.
Sinceramente? Eu levaria numa concessionária para fazer o diagnóstico com o scanner deles.
Uma viatura dessas merece!:concordo:

lolsasquatch
25/10/2014, 08:16
Hehehe, ainda está barato, em comparação a um serviço de cabeçote. Fique tranquilo.
Não compre peças genéricas, pois sensores têm uma padronização bem definida.
Se comprar algo fora do ponto correto, é capaz de ainda manter alguma falha.
Sinceramente? Eu levaria numa concessionária para fazer o diagnóstico com o scanner deles.
Uma viatura dessas merece!:concordo:

O scanner vai dar o mesmo resultado, ele lê direto do computador. Eu estou com o manual de serviço e tem uma série de procedimentos de diagnóstico, porque não necessariamente o problema é nas sondas. Vou dar uma olhada no que dá para ver em casa (tipo fusível).

Ontem resetei os erros e deixei 4 minutos ligados (conforme manual) e os erros voltaram. O que notei foi que fumou de novo e parece óleo mesmo. Ou seja, quase certo que estou com dois problemas. Premiado.

Os genéricos que falei são da Bosch e pelo site deles diz que tem indicação para GV. Será que não servem?

[]s

lolsasquatch
25/10/2014, 11:07
O fusível estava queimado, troquei e resetei as falhas. Vamos ver se elas voltam. Tem uma P0031 (que é a primeira sonda lambda com leitura baixa) pendente, mas ainda não é permanente.

Glaicon
26/10/2014, 07:57
O fusível estava queimado, troquei e resetei as falhas. Vamos ver se elas voltam. Tem uma P0031 (que é a primeira sonda lambda com leitura baixa) pendente, mas ainda não é permanente.
Aguardando.
Já deu pra perceber que gosto do Grand Vitara?:mrgreen:

lolsasquatch
26/10/2014, 08:27
Aguardando.
Já deu pra perceber que gosto do Grand Vitara?:mrgreen:

Acho que sim.

mas.marco
26/10/2014, 21:47
Acho que sim.

Alguem mexeu na sonda?

Tire-a e limpe-a...

lolsasquatch
27/10/2014, 07:19
Alguem mexeu na sonda?

Tire-a e limpe-a...

Ninguém ainda. O que recomenda para limpar?

mas.marco
27/10/2014, 12:09
Ninguém ainda. O que recomenda para limpar?

limpador de componentes (casa de eletronica)
acho que é o álcool isopropílico (confirme)

tire, burrife (espere...), seque e plugue de volta.

teu motor são 4 cilindros? desculpe, não olhei as paginas anteriores...

lolsasquatch
27/10/2014, 12:14
Sim, 4 canecos.

eder oliveira
27/10/2014, 14:31
O scanner vai dar o mesmo resultado, ele lê direto do computador. Eu estou com o manual de serviço e tem uma série de procedimentos de diagnóstico, porque não necessariamente o problema é nas sondas. Vou dar uma olhada no que dá para ver em casa (tipo fusível).

Ontem resetei os erros e deixei 4 minutos ligados (conforme manual) e os erros voltaram. O que notei foi que fumou de novo e parece óleo mesmo. Ou seja, quase certo que estou com dois problemas. Premiado.

Os genéricos que falei são da Bosch e pelo site deles diz que tem indicação para GV. Será que não servem?

[]s

lolsas, essa fumaça ao ligar pela primeira vez o carro, é 99% de chance de ser os retentores das valvulas. Tive um GV, que estava na mesma situação, começou só na hora de ligar, com o tempo começou a soltar fumaça quando o carro ficava em marcha lenta, tipo num semaforo. Só resolvi quando abri o cabeçote e troquei os retentores de valvulas, nunca mais tive esse problema de fumaça. Se for mecher, compensa colocar retentores originais, são bem mais caros, um jogo de retentores originais está na faixa de 400,00, e os paralelos por volta de 150,00, mas em questão de durabilidade do serviço, não tem comparação, voce não terá mais problemas com esse motor.
abraço.

lolsasquatch
27/10/2014, 14:55
lolsas, essa fumaça ao ligar pela primeira vez o carro, é 99% de chance de ser os retentores das valvulas. Tive um GV, que estava na mesma situação, começou só na hora de ligar, com o tempo começou a soltar fumaça quando o carro ficava em marcha lenta, tipo num semaforo. Só resolvi quando abri o cabeçote e troquei os retentores de valvulas, nunca mais tive esse problema de fumaça. Se for mecher, compensa colocar retentores originais, são bem mais caros, um jogo de retentores originais está na faixa de 400,00, e os paralelos por volta de 150,00, mas em questão de durabilidade do serviço, não tem comparação, voce não terá mais problemas com esse motor.
abraço.

Meu mecânico está apostando nisso. Comprei o kit original de juntas e mais os retentores na Suzucar e gaste uns 900 reais com o frete.

Hoje marquei com ele para tentarmos fazer o serviço semana que vem, já aproveitando para trocar óleo, olhar as sondas lambda. Vai ficar uns dias no estaleiro, mas vamos ver.

Um irmão de um aluno meu que trabalha em manutenção de máquinas agrícolas numa escola técnica daqui falou para ele que estão tendo muito problema com os retentores por causa de solvente no combustível. Pode ter sido o caso.

mas.marco
29/10/2014, 12:32
4 cilindros só usa 1 sonda... que bom.

Como ainda não levou pra trocar os retentores, não custa limpar a sonda logo.
Vai lá, aproveita a hora de almoço.

Sucesso!

lolsasquatch
29/10/2014, 12:51
4 cilindros só usa 1 sonda... que bom.

Como ainda não levou pra trocar os retentores, não custa limpar a sonda logo.
Vai lá, aproveita a hora de almoço.

Sucesso!

Acho que são duas sondas. :)

mas.marco
30/10/2014, 13:50

Pior então, né? rsrss

é uma no bloco e outra no escape, né? lá embaixo...

mais trabalho pra vc... ahahah limpe as duas!

lolsasquatch
05/11/2014, 08:09
Trabalho adiado para semana que vem...

Mas só melhora, desconfiei de porque a luz do motor não ligou com as falhas registradas dos sensores lambda. Fui verificar, fusível da luz OK (senão nem liga o carro, porque tirei e não funcionou mais quase nada).

Ou seja, a luz OU está queimada OU foi deliberadamente retirada. Vou ter que abrir o painel para ver isso. Mas só vi dar problema nessas luzes de indicação quando minha mãe mandou lavar o cofre de uma Elba.

lpalacio
06/11/2014, 17:28

Por curiosidade, gastou quanto nesse serviço?

lpalacio
06/11/2014, 17:51
Estou com um problema bem parecido...
A minha também é 2009, uns 70k rodados e está com a luz de CHECK ENGINE acendendo.
Ta fumaçando um pouco na primeira partida e óleo está baixando mas não suja o chão da garagem.
O óleo está baixando bem devagar, tipo quando chega nos 5mil esta com o nível bem baixo mas não chega a acender a luz do óleo.
O consumo piorou muito. Caiu de 6,5 - 7 para 4,5 - 5.
Esse problema já vem a um certo tempo, comecou somente coma luz acendendo mas o carro nao falhava e o consumo foi piorando aos poucos. Pelo codigo de erro, que era algo relativo aos gases emitidos, o mecanico da concessinaria suspeitou do catalizador. Como era muito caro trocar e não estava afetando praticamente em nada o desemplenho resetei o erro e continuei. Fiz isso algumas vezes e a luz sempre voltava embora o carro estivesse "normal".
Mais recentemente fiz uma viagem e deixei o carro parado uns 20 dias. Quando voltei estava falhando, engasgando.
Estava tambem na época de troca de óleo. Levei na suzuki e o mecanico disse que precisa ir para retifica.
Ele simplesmente limpou as velas e colocou 2l de oleo e sugeriu que eu fizesse o servico no motor.
Fiquei de observar se estava fumacando e decidir sobre fazer o servico.
Depois que sai de la o consumo voltou para a casa dos 6,5 - 7 e o carro perfeito.
Agora, uns 2 meses depois, a luz já acendeu de novo e o consumo já esta na faixa dos 5,5 -6. Embora o carro não esteja falhando.

Gostaria muito de saber como resolveu o seu problema.
Se alguém tiver mais alguma sugestão será bem vinda :)

lolsasquatch
06/11/2014, 17:51
Por curiosidade, gastou quanto nesse serviço?

Como eu ainda não fiz o serviço, posso apenas dizer que gastei +- 900 reais só em juntas e retentores (na Suzucar, originais).

lolsasquatch
06/11/2014, 18:03
lpalacio, se forem os retentores, é só abrir e trocar. Não deve falhar, mas vai descendo óleo por ali.

Sobre o consumo, as sondas lambda podem estar sujando com o óleo e não funcionando corretamente. Já tentou limpá-las?

Quais eram os códigos de erro do motor?

Rafa_Marques
06/11/2014, 20:27
lpalacio, se forem os retentores, é só abrir e trocar. Não deve falhar, mas vai descendo óleo por ali.

Sobre o consumo, as sondas lambda podem estar sujando com o óleo e não funcionando corretamente. Já tentou limpá-las?

Estou com o mesmo problema galera, fiz descarbornização quimica e melhorou por um tempo, mas a fumaça voltou, ligando pela manhã e e ficar muito tempo parado na lenta..... Será que é possivel trocar os retentores sem retirar o cabeçote? Tem alguns carros que dá.

GV3-2014
15/11/2014, 19:19
Como eu ainda não fiz o serviço, posso apenas dizer que gastei +- 900 reais só em juntas e retentores (na Suzucar, originais).

lolsasquatch já conseguiu descobrir o problema do seu motor? Tenho acompanhado suas mensagens e gostaria de saber qual a causa do problema.

abs e boa sorte,

Ricardo

eder oliveira
15/11/2014, 19:47
Estou com o mesmo problema galera, fiz descarbornização quimica e melhorou por um tempo, mas a fumaça voltou, ligando pela manhã e e ficar muito tempo parado na lenta..... Será que é possivel trocar os retentores sem retirar o cabeçote? Tem alguns carros que dá.

Rafa, neste motor j20a, tem que abrir o cabeçote para trocar os retentores.

lolsasquatch
15/11/2014, 20:07
Ainda não abri o cabeçote, meu mecânico é um cara ocupado. Mas talvez consiga ver essa semana.

Mantenho vocês atualizados.

lpalacio
18/11/2014, 14:19

O código de erro é o P0420 - Catalyst System Efficiency Below Threshold (Bank 1)

lolsasquatch
18/11/2014, 14:57
Ele está dando muita variação entre a medida da sonda lambda 1 e 2 (ele chama de A/F a primeira no manual, HO2S2 a outra, pelo que entendi).

Pelo que vejo aqui no manual, pode ser algum vazamento no escapamento, pode ser problema em uma das sondas (ou nas duas). Tens o manual de serviço? Lá tem os passos para verificar qual destes é.

lpalacio
18/11/2014, 15:11
Ele está dando muita variação entre a medida da sonda lambda 1 e 2 (ele chama de A/F a primeira no manual, HO2S2 a outra, pelo que entendi).

Pelo que vejo aqui no manual, pode ser algum vazamento no escapamento, pode ser problema em uma das sondas (ou nas duas). Tens o manual de serviço? Lá tem os passos para verificar qual destes é.

Não tenho manual...
Essa diferença de medidas pode ser por causa do catalisador?

lolsasquatch
18/11/2014, 16:59
Não tenho manual...
Essa diferença de medidas pode ser por causa do catalisador?

Parece que sim. Página 194.

https://dl.dropboxusercontent.com/u/3040030/manuais/99500-64J00-01E.zip

GV3-2014
05/12/2014, 17:54
Olá losasquatch, já conseguiu descobrir e resolver o problema do seu motor? abs Ricardo

lolsasquatch
05/12/2014, 20:11
GV3-2014, ainda não... essa semana fui eu (e não o mecânico) que não tive tempo.

Espero conseguir resolver isso semana que vem (mas já venho dizendo isso há um tempo, então não votem em mim :-)

lolsasquatch
08/01/2015, 07:51
Atualizando: as duas sondas lambda foram limpas, a da frente estava com uma sujeira cinza claro. Limpei os códigos de erro e liguei o carro, por enquanto não ativou novamente.

Creio que em breve vou conseguir trocar o retentor.

Glaicon
09/01/2015, 09:41
Atualizando: as duas sondas lambda foram limpas, a da frente estava com uma sujeira cinza claro. Limpei os códigos de erro e liguei o carro, por enquanto não ativou novamente.

Creio que em breve vou conseguir trocar o retentor.
Voltando aos princípios do tópico, trocou de mecânico?:pipoca:

mas.marco
10/01/2015, 11:51
ahahah

que ótimo.

desde a 1a pagina falando da sonda lambda...

lolsasquatch
10/01/2015, 14:10
Voltando aos princípios do tópico, trocou de mecânico?:pipoca:

Não, estou teimando com o mesmo :-) Apesar da demora, ainda acho que é o melhor que vou conseguir na região. Tem especializada em Toyota aqui (concessionária e não-concessionária), mas Suzuki só vi uns dois outros na cidade. O que mata é que ele pega uns serviços com carros exóticos e eles ficam um tempão abertos no pouco espaço dele, esperando peça. Tem uma BMW X5 que deve estar lá faz um meio ano. Menos mal que eu já vou com as peças compradas :-)

mas.marco: pois é, sonda lambda.... original R$ 1290,00 só a peça na CCS (liguei quinta). Possivelmente foi o que fez um dos donos anteriores vender com a luz de problema no motor desligado (ou queimada, mas esses leds duram um monte).

Devo partir para uma genérica da Bosch 4 fios, pelo catálogo serve no Grand Vitara.

lolsasquatch
10/01/2015, 14:12
Aliás, só para reportar: o carro já ficou muuuito mais esperto. Fui a POA e voltei sexta. O computador de bordo marcou 7,2 km/l (sendo que quando ele estava marcando 6,2 km/l, eu tinha feito quase 7,5 km/l). Quando encher o tanque vou saber exatamente quanto deu, mas já deve ser perto dos 8,5 km/l com pé embaixo.

lolsasquatch
24/01/2015, 15:46
Sonda lambda da frente do catalisador foi pro pau mesmo. Fui numa loja local comprar um Bosch 4 fios e o cara não recomendou (mas o Bosch dele não tinha caixa de Bosch...). Ele ficou de ver o preço da original e me ligar segunda-feira. Na autorizada de POA, 1290 dilmas.

lolsasquatch
25/02/2015, 10:46
Bom, foi para abrir o motor hoje... vejamos o que dá. Encomendei uma sonda lambda de SP (desmanche, 20K km pelo que diz o vendedor). Consegui por R$ 300 + frete com um pouco de choro e pesquisa.

GV3-2014
25/02/2015, 20:49
Bom, foi para abrir o motor hoje... vejamos o que dá. Encomendei uma sonda lambda de SP (desmanche, 20K km pelo que diz o vendedor). Consegui por R$ 300 + frete com um pouco de choro e pesquisa.

lolsas,

boa sorte com o motor,

abs

Ricardo

lolsasquatch
25/02/2015, 20:51
Obrigado, Mr. GV3-2014.

lolsasquatch
17/03/2015, 10:11
Motor está aberto. Detalhes interessantes: alguém já tinha mexido na admissão e colocado a mesma junta com silicone. Dois cilindros do meio estavam com um pouco mais de carbonização. Fora isso, parece tudo limpinho.

A sonda lambda pré-catalisador é uma Denso 65J0 211200-4520, que aparentemente não é dessa versão do Grand Vitara. Se alguém puder confirmar... também parece que está com algum mal contato e uma das resistências fora de especificação.

A sonda que comprei em desmanche (Stop Car Imports) ainda não chegou e o carinha não me responde... começando a ficar preocupado.

helvecio
18/03/2015, 00:54

Boa noite a todos , sou novo por aqui, também tenho um GVIII 2010 2.0 4x4 manual, esse motor J20A 140cv tem duas sondas lambda, a primeira antes do motor pode ter uma variação tipo de 0,1 a 1,1 na leitura de funcionamento e a segunda após o catalizador não pode ter leitura alta (acho que acima de 0,6) aparecendo na leitura do OBD2 travada(sem ocilação) porque o catalizador está funcionando pereitamente, caso exista variação ,existe um problema ou no catalizador ou no sistema de injeção.
(assim foi explicado em alguns vídeos no you tube sobre o assunto.)
Após um checkup de rotina ,um mecânico (mal informado ou mal intencionado) me disse que estava estragada e teria de trocar pela bagatela de R$400,00, mesmo sem nenhuma luz acesa e problemas de consumo, pesquisei a respeito e descobri que não existia problema, no máximo uma limpeza das mesmas.
(vida ùtil da sonda lambda mais de 100.000km)
http://i.ebayimg.com/images/g/9ggAAOSweW5U%7Eg8p/s-l1600/r.jpg

helvecio
18/03/2015, 01:38
http://i.ebayimg.com/images/g/a44AAOSwqu9U%7Ehlq/s-l500/r.jpg

GV3-2014
18/03/2015, 09:16
http://i.ebayimg.com/images/g/a44AAOSwqu9U%7Ehlq/s-l500/r.jpg

Helvécio,

esta fotografia esta com marca dágua da bosch. Porque? Ela é da bosch? vc tem o código dela?

abs

Ricardo

nanito
18/03/2015, 10:18
Acompanhando o tópico, já estou até desistindo de pegar um GVIII pra mim, 1200 paus numa sonda lambda?!?!

Eu tô com um probleminha na MAF do meu velho Vitara e já estou roendo as unhas.

A propósito, assim como fiz com o meu problema, fizeram uma investigação profunda a respeito do que possa ter estragado a sonda?! Eu estou super receoso de não ter descoberto o real motivo da minha MAF ter dado pau (velha? sujeira? velas desgastadas? cabos de velas falhando?), que estou com medo de colocar uma nova e logo dar pau de novo.

Recomendo a investigação, pra não levar tufo em dobro.

Grande abraço e sorte pra todos nós com as viaturas.

lolsasquatch
18/03/2015, 10:24
nanito, é isso ai, 1290 mangos numa sonda original na concessionária. O bicho pega porque parece que as genéricas não funcionam direito. Estou esperando minha semi-nova chegar para ver se a que eu tinha era original. Na real, acho que o dono anterior levou em um mecânico duvidoso que não tinha scanner e saiu fazendo coisas à la louca, o que explicaria o parafuso trocado na admissão e a junta colada com silicone... (lembrando que o fusível das sondas estava queimado quando comprei o carro!).

Meu mecânico promete que vai ficar zerada.

nanito
18/03/2015, 10:51
nanito, é isso ai, 1290 mangos numa sonda original na concessionária. O bicho pega porque parece que as genéricas não funcionam direito. Estou esperando minha semi-nova chegar para ver se a que eu tinha era original. Na real, acho que o dono anterior levou em um mecânico duvidoso que não tinha scanner e saiu fazendo coisas à la louca, o que explicaria o parafuso trocado na admissão e a junta colada com silicone... (lembrando que o fusível das sondas estava queimado quando comprei o carro!).

Meu mecânico promete que vai ficar zerada.

Sem querer te desanimar, mas acho que muitos donos fazem uma "meia-sola" pra vender a viatura.

É muito comum nos Vitaras antigos, o pessoal jumpear a luz do check engine com a luz do óleo, para que não acenda quando tem problema no motor.

Quanto à junta colada com silicone, muitos fazem isso quando desmontam o motor (no caso a admissão) e recolocam, sem trocar a junta. Daí fica entrando ar falso. O silicone serve para vedar.

Sobre a fumaça que saía na partida, não me recordo se chegou a mencionar a cor dessa fumaça? Era esbranquiçada, azulada ou escura?

Abraço!

lolsasquatch
18/03/2015, 11:04
Sim, nanito. Imagino que seja isso. E esse jumper, onde colocam? Na caixa de fusível mesmo? Não achei nada quando desmanchei o painel (só não tirei aquele papel com os números).

A cor da fumaça sempre foi branca.

Eu pretendo ficar com a viatura pelo menos por mais um ano e não curto meia-sola. Já foi um parto me auto-convencer a tentar uma sonda lambda de desmanche, mas podendo trocar quatro pelo preço de uma e sendo uma peça que eu consigo facilmente monitorar, acho que vou estar tranquilo.

Pior que eu dei meu New Civic na troca desse carro e expliquei exatamente TUDO que eu tinha feito e TUDO que ele ia ter que fazer em breve. Até contei que tinha trocado todo o carpete por causa de um alagamento.

mairo
18/03/2015, 11:37
não li o tópico todo, mas vou dar meu pitaco, fumaça causada pela queima de óleo é branca azulada e o mais importante, facilmente se nota o CHEIRO de óleo queimado! se não tiver cheiro, provavelmente é vapor!

se queima óleo somente na primeira partida e não queima mais durante o resto do uso, o problema é no cabeçote, o óleo desce de cima para o pistão durante a noite, ou enquanto estiver um período maior sem uso!
o problema mais comum é vedante de válvula, somente com a troca resolve, mas poderá ser guias de valvula, neste caso precisa ir para retífica!
se for vedante, irá precisar somente da junta do cabeçote nova, não precisa tirar os coletores!

nanito
19/03/2015, 10:55
Sim, nanito. Imagino que seja isso. E esse jumper, onde colocam? Na caixa de fusível mesmo? Não achei nada quando desmanchei o painel (só não tirei aquele papel com os números).

A cor da fumaça sempre foi branca.

Eu pretendo ficar com a viatura pelo menos por mais um ano e não curto meia-sola. Já foi um parto me auto-convencer a tentar uma sonda lambda de desmanche, mas podendo trocar quatro pelo preço de uma e sendo uma peça que eu consigo facilmente monitorar, acho que vou estar tranquilo.

Pior que eu dei meu New Civic na troca desse carro e expliquei exatamente TUDO que eu tinha feito e TUDO que ele ia ter que fazer em breve. Até contei que tinha trocado todo o carpete por causa de um alagamento.

Cara, nos Vitaras antigos esse jumper era tosco mesmo, era na lâmpada do painel mesmo, que era ligada na lâmpada do óleo. Assim as duas luzes acendiam e se apagavam juntas. O normal e é elas se apagarem em tempos distintos depois que é girada a ignição.

Sobre a fumaça, verifica se não é vapor de água. A água não estava baixando? É bom sempre verificar direto no radiador, abrindo a tampa, o recipiente de expansão não é nada confiável. Caso a água esteja baixando, a junta pode estar com defeito, o cabeçote pode estar empenado ou trincado.

Recomendo que faça uma boa varredura no sistema de injeção, pois ocorrem muitos erros por interferência (cabos de vela sem resistência, por ex.) e acabam resultando um diagnóstico impreciso. Muitas vezes a sonda lambda é condenada pelo check engine, mesmo ela sendo inocente no caso. Isso ocorre às vezes quando o sensor MAF ou MAP está com defeito. Aponta defeito na sonda lambda, se faz a correção da sonda, e depois o check aponta o defeito no MAF ou no MAP. Não sei se isso ocorre com os suzukis, mas já vi em carros de outras marcas, onde o check engine do veículo dá um diagnóstico por vez. Triste né?!

Mas pelo que eu vi, vc passou no scanner, então a probabilidade de um diagnóstico equivocado é mais baixa.

Grande abraço e sorte pras viaturas!

lolsasquatch
23/03/2015, 15:29
Finalmente chegou a sonda lambda. Foi postada duas semanas depois da compra... e veio com os fios meio mascados. Parece que foi arrancado de qualquer jeito (o que eu queria, né)?

Toquei-lhe fita isolante e estou torcendo pelo melhor.

Quanto à água: não creio que seja. A água nunca baixou (até onde eu possa ter notado). O carro está com o cabeçote aberto e não tem nada aparente de umidade dentro.

O meu mecânico deve me devolver o brinquedo essa semana, dai vamos ver se fez diferença ou não.

O próximo passo é ir no eletricista resolver essa luz do painel. Com o scanner eu não preciso TANTO assim, mas é bom para apontar algo de diferente durante uma viagem, por exemplo.

[]s

GV3-2014
23/03/2015, 19:10
Finalmente chegou a sonda lambda. Foi postada duas semanas depois da compra... e veio com os fios meio mascados. Parece que foi arrancado de qualquer jeito (o que eu queria, né)?

Toquei-lhe fita isolante e estou torcendo pelo melhor.

Quanto à água: não creio que seja. A água nunca baixou (até onde eu possa ter notado). O carro está com o cabeçote aberto e não tem nada aparente de umidade dentro.

O meu mecânico deve me devolver o brinquedo essa semana, dai vamos ver se fez diferença ou não.

O próximo passo é ir no eletricista resolver essa luz do painel. Com o scanner eu não preciso TANTO assim, mas é bom para apontar algo de diferente durante uma viagem, por exemplo.

[]s

Boa Sorte losas, estou torcendo para tudo dar certo,

abs

Ricardo

lolsasquatch
24/03/2015, 10:57
Boa Sorte losas, estou torcendo para tudo dar certo,

abs

Ricardo

Obrigado. Medi as resistências da sonda e estão dentro da especificação... pelo menos isso.

Vou comprar uma fita auto-fusão para melhorar a vedação dos fios, aqui é muito úmido. Usei essa fita em umas instalações no pátio e por enquanto estão bem.

lolsasquatch
24/03/2015, 12:29
Algumas fotos de hoje:

1. Sonda velha (preta) e "nova" (verde).

496770

2. Cabeçote já ajustado. Todas as válvulas estavam com vazamento... pelo menos não precisou dar passe. Os retentores estavam todos muito ressecados.

496771

3. Cilindros (ainda falta limpar).
496772
4. Comandos de válvulas (em ótimo estado).
496773

Acho que vou ter outro carro quando terminar :-D

GV3-2014
25/03/2015, 20:32
Algumas fotos de hoje:

1. Sonda velha (preta) e "nova" (verde).

496770

2. Cabeçote já ajustado. Todas as válvulas estavam com vazamento... pelo menos não precisou dar passe. Os retentores estavam todos muito ressecados.

496771

3. Cilindros (ainda falta limpar).
496772
4. Comandos de válvulas (em ótimo estado).
496773

Acho que vou ter outro carro quando terminar :-D

Bem, certamente o "novo" motor o deixará feliz!!! A que seu mecânico atribuiu a situação do seu motor?

abs

Ricardo

lolsasquatch
25/03/2015, 20:47
Bem, certamente o "novo" motor o deixará feliz!!! A que seu mecânico atribuiu a situação do seu motor?

abs

Ricardo

Ele não teorizou muito a respeito. Acho que o dono anterior pegou uma combinação de gasolina ruim/carro parado por muito tempo/mecânico ruim (abriu e fechou a admissão com silicone e deixou as sondas com o fusível queimado).

Aquela velha história, vamos fazer pelo mais barato para vender...

mairo
26/03/2015, 10:51
acho que meu palpite andou perto! hehehehe

lolsasquatch
26/03/2015, 11:32
Pois é, tinha que ter feito um bolão.

lolsasquatch
31/03/2015, 18:28
Peguei o carro.... parece outro! Em baixa está respondendo bem melhor. O serviço do cabeçote (ajustar as válvulas que estavam com folga, basicamente) foi R$ 300,00 e o resto da mão de obra do motor foram mais R$ 850,00.

Trocamos a sonda lambda também, mas está acusando o P0031 ainda. Vou ter que levar numa oficina de injeção para dar uma olhada se é algo de fiação ou ECU... duas sondas bichadas é muito azar!

E a bateria ficou duas semanas paradas e foi para o pau também... ferveu. Acho que já não era nova, coloquei uma Moura de 80A no lugar. Mais R$ 385,00 na conta.

Ainda tenho que trocar o óleo. Me ofereceram o Shell Helix 5W30 sintético no lugar do Mobil semi. Mais barato inclusive.

PS. Aceito doações :-)

GV3-2014
31/03/2015, 21:48
Parabéns lolsas, boa sorte com seu "novo" carro!!!!

abs

Ricardo

lolsasquatch
31/03/2015, 22:15
Parabéns lolsas, boa sorte com seu "novo" carro!!!!

abs

Ricardo

Obrigado! Vou olhar a questão da fiação e mantenho a thread atualizada.

lolsasquatch
02/04/2015, 09:33
Quanto à fumaça, dois dias e nada dela.

GV3-2014
03/04/2015, 14:39
Lolsas, ainda bem que ela parou de fumar, pra saúde dela e prá sua também, brincadeira, boa sorte e motor prá pelo menos 300k km,

abs

Ricardo

lolsasquatch
14/04/2015, 12:25
Agora parece que está baixando água, coisa que não fazia antes... possivelmente alguma junta no cabeçote?

Levei também em um especialista em injeção eletrônica que me deu um diagnóstico meio triste: provavelmente alguém deu curto e queimou parte do controle da injeção, porque agora a sonda lambda está dentro dos parâmetros...

LFC
14/04/2015, 13:56
Se não baixava e passou a fazê-lo depois da troca da junta do cabeçote, há grandes chances de ser isso. Mas sempre um tempo depois de trocar a junta tem que voltar no mecânico para reapertar, veja isso.
Abs,
LFC

lolsasquatch
14/04/2015, 14:27
Se não baixava e passou a fazê-lo depois da troca da junta do cabeçote, há grandes chances de ser isso. Mas sempre um tempo depois de trocar a junta tem que voltar no mecânico para reapertar, veja isso.
Abs,
LFC

Vou ver.

Comecei a cotar a central, 3000 na Suzucar.

Rafa_Marques
17/04/2015, 10:12
coloca uma central da fueltech ou Pandoo, será mais barato e vc terá muito mais recurso de regulagem do motor do seu carro.

lolsasquatch
17/04/2015, 10:39
coloca uma central da fueltech ou Pandoo, será mais barato e vc terá muito mais recurso de regulagem do motor do seu carro.

A Fueltech mais barata que tem entrada para sonda lambda está na faixa dos 3K também. Pandoo eu não conheço. Meu medo é ter problema com a caixa de câmbio automático e o custo extra para instalar.

O especialista em injeção eletrônica que fui disse que pode tentar arrumar o módulo, dependendo da configuração interna dele. Não pegou agora o carro porque foi viajar, mas quando ele voltar vou deixar ele dar uma olhada.

Rubasso
24/04/2015, 21:59
Estou procurando aqui no ES um GV3 4x4 usada, encontrei apenas 3, sendo que o menos rodado é 2011, tem 49000 Km e estão pedindo 69K (achei um absurdo e fora do meu bolso). Lendo o relato dos problemas enfrentados pelo colega forista, fico ainda mais receoso em comprar uma viatura usada. Gastar uma grana alta e o vendedor empurrar um carro com problemas ocultos é o fim da picada. Torço para que colega consiga resolver tudo e seja feliz com a viatura. Acompanharei o desenrolar dessa história. Boa sorte!

lolsasquatch
25/04/2015, 17:17
Rubasso, sugiro fortemente que leve a um mecânico e que também passe um scanner. Se eu tivesse feito isso, provavelmente tinha fugido da bomba.

Esses preços são de GV V6 em SP, tinha até uma anunciada faz pouco nos fórums. Boa sorte.

helvecio
27/04/2015, 02:19
boa noite amigo GV3 2014,desculpe pela demora na resposta, não tenho o código, porém na autorizada vc consegue este número, o pessoal da autorizada aqui de bh é bem solicito , procure na via natsu bh o responsável pelo setor de peças Ilvecio ( quase meu xará) Avenida Raja Gabáglia, 959 - Cidade Jardim, Belo Horizonte - MG, 30380-090

(31) 3116-3100
ou então em sp,

RAKKI SP procure o vendedor do setor de peças Márcio.RAKKI-Santo Amaro Av. Nações Unidas19667
Santo Amaro
Sao Paulo / SP
Tel: (11) 2526-6000

Suzukar ,R. Luís Araújo Faria, 171 - Jardim Monte Kemel, SP, 05633-040

(11) 3744-9954

minas impoTel: (31) 9794-8402. Av.Ivaí,497- Dom Bosco-BH/MG.

GV3-2014
21/05/2015, 22:57
A Fueltech mais barata que tem entrada para sonda lambda está na faixa dos 3K também. Pandoo eu não conheço. Meu medo é ter problema com a caixa de câmbio automático e o custo extra para instalar.

O especialista em injeção eletrônica que fui disse que pode tentar arrumar o módulo, dependendo da configuração interna dele. Não pegou agora o carro porque foi viajar, mas quando ele voltar vou deixar ele dar uma olhada.

Caro Lolsas,

conseguiu resolver seu problema com o módulo? está tudo ok agora?

abs

Ricardo

lolsasquatch
22/05/2015, 07:04
GV3, ainda não foi para esse serviço (ou eu ou o especialista não podíamos). Hoje ligo de novo para o cara para ver se posso deixar lá.

O consumo na cidade já foi para 6,2 km/l e o computador de bordo está marcando certo agora. Para referência, o C4 hatch da minha esposa (auto também) está fazendo na casa dos 6,7 km/l, embora os percursos dela sejam ainda mais travados que os meus.

Ccosti
22/05/2015, 08:17
Bom dia!
Também tive esse mesmo problema com o meu vitara 09/10, recentemente adquirido.
Fumava na primeira partida, e estava com a luz da injeção acessa, levei a um mecanico que me disse que estava com os retentores de valvulas ruins e etc, igual ao teu, e a luz acessa no scanner mostrava que era sonda lambda.
Como estava na garantia de compra (3 meses) levei na garagem que levaram no seu próprio mecanico, que trocou os retentores e etc, porem depois de uns dias rodando a luz da injeção acendeu novamente, levei no mecanico e dizia sonda lambda no scanner, pra confirmar levamos na concessionaria e no scanner deles afirmou que é problema no catalisador.
Segundo o mecanico da concessionaria pode ter sido por causa da fumaça que fazia antes.
O preço dos catalisadores na concessionaria passa dos R$ 7.000,00

lolsasquatch
22/05/2015, 08:22
Oi CCosti

O meu não é problema no catalisador, porque dai a segunda sonda lambda ia dar problema, e não a primeira.

Aparentemente deram um curto que estragou parte do módulo de injeção, além da primeira sonda e o fusível...

GV3-2014
22/05/2015, 14:53
Bom dia!
Também tive esse mesmo problema com o meu vitara 09/10, recentemente adquirido.
Fumava na primeira partida, e estava com a luz da injeção acessa, levei a um mecanico que me disse que estava com os retentores de valvulas ruins e etc, igual ao teu, e a luz acessa no scanner mostrava que era sonda lambda.
Como estava na garantia de compra (3 meses) levei na garagem que levaram no seu próprio mecanico, que trocou os retentores e etc, porem depois de uns dias rodando a luz da injeção acendeu novamente, levei no mecanico e dizia sonda lambda no scanner, pra confirmar levamos na concessionaria e no scanner deles afirmou que é problema no catalisador.
Segundo o mecanico da concessionaria pode ter sido por causa da fumaça que fazia antes.
O preço dos catalisadores na concessionaria passa dos R$ 7.000,00

CCoste,

boa tarde, este preço pedido na concessionária é uma extorsão. sugiro que vc reclame na Suzuki. No exterior é possível encontrar catalisadores universais a partir de US$ 250,00 e outros a partir de US$ 175,00 (https://www.rockauto.com/catalog/raframecatalog.php?carcode=3225681)

abs

Ricardo

lolsasquatch
01/06/2015, 14:59
Opa

O especialista em injeção testou três sondas de carros diferentes (além da sonda original) e o módulo de injeção continua dando o mesmo erro. Ele disse que o módulo é lacrado e não quis abrir antes de se consultar com um outro colega.

Basicamente está se encaminhando para uma troca do módulo inteiro... que dor.

lolsasquatch
01/06/2015, 18:43
Aliás, será que o módulo é o mesmo do SX4? Achei uma foto dele aberto e se for isso, deve dar para abrir o da GV também.

GV3-2014
01/06/2015, 18:55
Aliás, será que o módulo é o mesmo do SX4? Achei uma foto dele aberto e se for isso, deve dar para abrir o da GV também.

Lolsas, você já levou o modulo numa concessionária para testá-lo? será que não valeria a pena antes de gastar bastante com o modulo substituto?

abs

Ricardo

lolsasquatch
01/06/2015, 20:10
Lolsas, você já levou o modulo numa concessionária para testá-lo? será que não valeria a pena antes de gastar bastante com o modulo substituto?

abs

Ricardo

A concessionária mais próxima fica a 250km e 3 pedágios :-) Mas estou considerando. Vou ter que ir a POA semana que vem, só não sei se dá tempo.

GV3-2014
01/06/2015, 23:06
A concessionária mais próxima fica a 250km e 3 pedágios :-) Mas estou considerando. Vou ter que ir a POA semana que vem, só não sei se dá tempo.

Lolsas já estive em Pelotas, ótima cidade, e sei que é longe de POA, onde imaginei que haveria a concessionária mais próxima, mas pelo menos vc teria uma certeza maior do diagnóstico do problema e quem sabe um meio melhor de resolve-lo. Boa sorte,

abs

Ricardo

lolsasquatch
31/08/2015, 13:50
Segue um update que não atualiza muita coisa:

Ontem tirei novamente o relé que controla o aquecimento da sonda (entre outras coisas) e testei. Funcionando perfeitamente.

O carro continua dando P0031, que é o aquecedor da primeira sonda lambda com problemas. Pode ser a sonda (que eu troquei), pode ser fiação, pode ser relé (testado!) ou pode ser o ECM.

Por enquanto vou deixar o carro assim. Depois de abrir o cabeçote, reassentar as válvulas e trocar a sonda, estou conseguindo 6,7km/l na cidade (eu fazia 5,6 km/l antes e o C4 da minha esposa está fazendo mais ou menos uns 7 km/l no mesmo percurso). Está andando muito bem (para o peso) e acho que não vale a pena trocar a ECM (se for realmente o caso, que só tenho como saber indo a POA ou trocando no escuro).

Vou ficar com o carro mais um tempo e depois vender, avisando o comprador, claro.

rbrunato
03/09/2015, 09:23
Que tal gasolina velha?
Isto já ocorreu comigo em um outro carro que ficou parado quase 6 meses.
Após abastecer com gasolina nova (neste caso era alcool) o problema acabou.
Ou, como dito acima, o problema pode ter sido vapor.
Você comprou o carro agora?
Já pensou na possibilidade do odometro ter sido alterado?
Quando vc compra um carro, o correto seria trocar todos os fluídos tão logo seja possível.
De repente, a ultima troca e oleo foi com 47m e o carro está com 90m km, mas teve o odometro alterado.
Vai saber...

Brunovaes
21/10/2015, 14:15
Boa tarde amigos , o meu carro 2009/ 2010 aut. Está com 52 mil km , faz a mesma coisa , pela manhã sai uma fumaça branca , nada com cheiro muito forte , parece mais cheiro de catalizador , o óleo baixa pouco dentro do permitido , 300 ml a cada 1000 km no máximo... Será que é retentor de válvula ? Como fazer o teste ? O carro está consumindo muito combustível tbm 5,0 na média na cidade e 9,0 na estrada ... Não falha nada mas se eu abastecer com gasolina comum ou aditivada em subidas tem pré ignição , se for com Podium o barulho some , o que vocês acham ?

Brunovaes
21/10/2015, 14:18
Olhando pela tampa do óleo e pelo bujão de escoamento quando fui trocar o óleo , aparentemente não há carbonizacao, aparentemente , mas essa fumacinha branca quando ligo pela manhã está me deixando maluco ... Outra coisa que percebo é que no engarrafamento , parado em marcha lenta o carro está vibrando , chegando a incomodar ...

lolsasquatch
22/10/2015, 15:20
rbrunato, pelo estado dos pneus e pelo caderninho de revisão, acho quase impossível terem adulterado o odômetro. Eu troquei os fluidos quando comprei também.

Brunovaes, se faz fumaça branca de manhã apenas é exatamente o que o meu tinha. Retentores tinham ressecado. Tem que abrir para ter certeza, mas dai tem que trocar uma série de juntas e fazer idealmente o reassentamento das válvulas. O meu carro ficou outra coisa.

No entanto, continua com essa vibração -- como nunca tive um GV zero, não sei se é normal do carro ou não. É bem chato sim.

Brunovaes
22/10/2015, 20:30
Observei também que sai água pelo escape , mas não baixa nada de fluido do arrefecimento ,antes de abrir o cabeçote existem outras possibilidades a ser observadas ?

Brunovaes
23/10/2015, 10:24
Se fossem os retentores , não era pra sair óleo pelo escape ? A fumaça é branca ... Não baixa água e nem misturou no óleo , o escape não tem nenhum vestígio de óleo mas ao ligar pela manhã sai muita água , uma quantidade boa mesmo ee depois de uns 20 segundos com o carro ligado eu posso acelerar do jeito que for que não sai mais fumaça , ainda estou encucado com isso

Ricardo Passoni
23/10/2015, 11:15
Bruno meus 2 centavos rs! pode ser a junta do cabeçote , digo isso porque tive um carro e acontecia isso , veja com seu mecânico de confiança se não pode ser isso .
Abraço

Brunovaes
23/10/2015, 13:13
Ricardo , se fosse a junta essa água teoricamente estaria vindo do arrefecimento , não seria isso ? Mas a água do radiador não baixou absolutamente nada ....

Brunovaes
23/10/2015, 13:15
Poderia ser vela , não queimando direito o combustível ??? Ou bobina ? Estou encucado com isso , ao ligar o carro pela manhã ele cospe muita água

Ricardo Passoni
23/10/2015, 14:05
Bruno veja no sistema de arrefecimento , no vaso de expansão se não formam bolhas . Inicie com substituições simples , velas , troque de posto , mas veja este vídeo :
Abraço

https://www.youtube.com/watch?v=G4GthAqbc-0

Brunovaes
23/10/2015, 14:25
Ricardo , vou primeiramente trocar de posto quando esgotar essa gasolina que tem no carro , com certeza , vendo o vídeo acho que no meu caso não chega a ser junta pois a água não baixa e nem borbulha nada , está lá intacta com aditivo limpinha , o carro também não falha e não sai essa fumaça consistente como mostra no vídeo , sai tipo um tufo de fumaça e para logo em seguida ai começa a pingar água pelo escape , se eu acelerar o carro não sai mais fumaça mas cospe água ... Depois de chegar na temperatura normal eu pedi pra acelerarem bem o carro e fui olhar se fumava , não saiu fumaça também ... É só pela manhã quando liga o carro

Brunovaes
23/10/2015, 14:27
Se for retentor de válvula , quais são os sintomas ? Quando está passando óleo pelo retentor ele sai no escape obrigatoriamente , ou não ?

bobweg
09/04/2017, 15:45
Update: meu connector ODB-II finalmente chegou. ...

Colega, qual conector OBDII comprasse?

Parapa_Sam
13/07/2024, 23:56
Saudações a todos!
Saberiam informar o número da sonda lambda Denso pós catalisador da GV3 2015?

Chuva
05/05/2025, 09:35
Olá, alguns videos no youtube de algumas manutenções na GV3, sei que no meio tem um sobre a troca dos retentores de válvula que faço sem retirar o cabeçote (sem desmontar o motor todo e seus custos periféricos adicionais) com ferramenta específica em ângulo e não alavanca tradicional que pode entortar as hastes de válvula.

A fumaça ao queimar óleo (diferente da de água na mijolina) é resultado principalmente dos retentores de válvula fadigados a partir dos 100kkm em uso extremo e aos 170kkm (médias!!) de uso de shopping, ou seja, km não quer dizer muita coisa, mas como foi a vida útil da viatura, como foi o peso do pé do piloto nos últimos anos.

Tem carro que fuma com 80kkm, baixando mais de 1 litro a cada 5kkm e há carros com mais de 190kkm que não baixam isso, carro de idoso. A maioria, depois de todos esses anos que nunca fizeram essa manutenção já baixam mais de um litro, já vi até 3L em menos de 5kkm!! (catalizador já era, diga-se de passagem)..

O ideal, depois de DIVERSAS medições, considerando os 4,7L de troca com filtro de volume original (Mann), a pelicula interna não escorrida a quente na troca, o perdido pela válvula PCV, o pouco que vaza ou perde nas juntas, anéis de vedação de pistões em bom estado, o esperado pelo projeto do motor j20a e os 200ml perdidos no chão durante a troca, concluí que o volume de perda QUEIMADA em 5kkm de óleo Sintético decente (lubrax, motul, mobil, elaion, quartz, valvoline) com carro usando retentores de válvula muito saudáveis (zero de ou recém trocados de viton) é de aprox. 200ml!!!!!!!!!!! Ou seja, muito pouco.

Suzuki Grand Vitara III - Algumas peripecias - YouTube (https://www.youtube.com/playlist?list=PL0M9HusgYq4slmPmWQx5VUmL7eDSngty4)

CelioMN
24/06/2025, 18:20
Comprei uma Grand Vitara 2015 com 160k. Ao acelerar ela hj, percebi que ela está fumando um pouco. É normal nessa quilometragem esse carro começar a fumar? É algo que devo preocupar de imediato ou esse motor ainda pode rodar muito desde que o oleo seja sempre monitorado?